Sei sulla pagina 1di 39

Como instalar o Sistema Geovision

Depois do artigo Acesso Geovision pelo Internet Explorer, muitas pessoas me perguntaram como instalar o sistema Geovision. Ento resolvi escrever este pequeno tutorial. - Coloque o CD de instalao. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Primeiro necessrio instalar os drivers da placa. - Escolha a primeira opo Install or Remove Geovision GV-Series Driver - Ir aparecer a seguinte tela:

- Escolha a primeira opo Install or Remove GeoVision GV-Series Cards Driver. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Clique em Install e espere a instalao terminar depois clique em Exit. - Volte primeira tela, clicando no cone da casinha. - Ir aparecer a primeira tela. - Escolha a terceira opo Install GeoVision V7.0.5.0 system. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Escolha a primeira opo GeoVision Main System - Ir aparecer tela de Licena, s clicar em Yes - Ir aparecer a seguinte tela:

- Aqui voc escolhe a opo de acordo com o modelo da sua placa. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Escolha a primeira opo NTSC. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Aqui voc escolhe a opo de acordo com a resoluo da sua tela. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Clique em Next. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Clique em Next. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Aqui voc escolhe se o sistema Geovision vai inicializar junto com o Windows. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Clique em Continuar assim mesmo toda vez que est tela aparecer. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Clique em Finish para reinicializar o Windows. - Aps a inicializao do Windows, ir aparecer a seguinte tela:

- Aqui voc cadastra o usurio que ser o Supervisor do sistema. - Depois podem ser criados outros usurios. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Esta a tela principal do Sistema. - Embaixo da tela encontram-se os menus de configuraes. - Clique no cone que se parece com ferramentas. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Escolha a primeira opo System Configure(F9) - Ir aparecer a seguinte tela:

- Est e a tela de configurao do sistema. - Marque a opo Start Monitor (Ativa a gravao das imagens). - Marque a opo TCP/IP Server (Ativa o acesso remoto atravs do Remote View). - Marque a opo WebCam Server (Ativa o acesso remoto atravs do Internet Explorer). - Se quiser que o sistema abra automaticamente sem pedir usurio e senha, marque a opo Startup Auto Login e clique na setinha verde ao lado da opo. - Ir aparecer a seguinte tela:

- Aqui coloque o usurio que ser usado para abrir o sistema automaticamente. - Clique em OK e volte tela principal.

- Aqui vai uma dica importante. Se o seu IP da internet no for fixo a porta 80 que utilizada para o acesso remoto atravs do Internet Explorer ser bloqueada pelo provedor. - Para alterar a porta clique no ltimo cone (trs computadores) e escolha a opo WebCam Server(W). - Ir aparecer a seguinte tela:

- V guia Server e altere a porta 80 para alguma outra de sua escolha. - Clique em OK. - Pronto as principais configuraes do sistema esto feitas. - Reinicialize o computador para testar se est tudo OK. - Aps a inicializao do Windows, ir aparecer a seguinte tela:

- Repare que no lado direito abaixo da hora aparecem ativos os servidores TCP e Web. Essa a instalao do Sistema Geovision, se surgir alguma dvida durante processo de instalao e configurao entre em contato que terei o prazer em ajudar

Para acessar as cmeras existem duas opes: 1 Atravs do programa Remote View que acompanha o CD da Geovision. - No servidor das cmeras preciso ativar o servidor TCP. - No roteador preciso direcionar a porta 3550 para o servidor das cmeras. - Ai s instalar o Remote View no micro que vc quiser usar para acessar as cmeras. - A desvantagem do Remote View que s uma pessoa por vez pode acessar as cmeras.

2 Atravs do Internet Explorer. - No servidor das cmeras preciso ativar o servidor WebCam. - No roteador preciso direcionar as portas 4550 e 5550 para o servidor das cmeras. - Ai s digitar o seu ip no IE e seguir as etapas. - Se o seu IP no for fixo vc precisa alterar a porta do servidor WebCam, a porta 80 bloqueada pelo provedor da internet quando o IP no fixo. Como o seu IP no fixo altere a porta 80 do servidor WebCam para alguma outra e direcione no roteador. Use algum programa DDNS para criar um endereo para o seu IP. Qualquer dvida me mande um email tecnico@tecnicoinfo.com.br
Verifique se as portas esto realmente abertas, atravs do site www.meuip.com.br em Ferramentas de Networks em Check Ports. Alm disso voc pode usar o Active Ports e verificar se quais portas realmente utilizadas em uma conexo via rede local e depois abri-las no seu roteador.

GeoVision: Porta web: (visualizao via navegador): 80 , 4550, 5550, 6550 Porta do cliente(software): 3550

Configurando e Utilizando o NO-IP


Publicado por Mpperes em 22/4/2007 (32795 leituras)

Aps inmeras solicitaes estamos dando continuidade ao artigo referente ao uso de servios de DNS dinmico. Desta vez estaremos abordando o uso do sistema No-IP, desde a criao de uma conta, instalao do cliente de atualizao de IP e conexo com o endereo criado. O No-IP sem dvida um dos melhores e mais utilizados servios de DNS Dinmico do mundo e por sua ampla utilizao e recursos avanados ser o primeiro servio a ser analizado. Se voc iniciante na rea, recomendamos a leitura de nosso artigo anterior sobre DNS dinmico em http://www.guiadocftv.com.br/modules/smartsection/item.php?itemid=7 para um melhor entendimento do artigo. Viso Geral O acesso remoto a servidores e equipamentos baseados em IP via internet muitas vezes esbarra em limitaes causadas pelo tipo de conexo utilizada. Como no Brasil os valores de conexes profissionais ainda so extremamente caros, a utilizao de servios de internet banda larga domsticos para aplicaes profissionais acaba sendo muito comum. Muitas vezes a melhor opo e a mais vivel tambm, mesmo tendo certas limitaes e problemas. Dentre os principais problemas causados pelo uso de conexes banda larga domsticas para operao de servidores e sistemas de CFTV, podemos citar a pequena largura de banda de upload disponvel, instabilidade da conexo, eventual bloqueio de portas e tambm a troca do endereo IP da conexo. O uso de conexes com endereamento IP dinmico em conexes domsticas, no chega a ser um problema muito grave, caso no se tenha a necessidade de acessar

remotamente um computador ou dispositivo atravs desta conexo, pois a internet vai ser fornecida e vai permitir que a maioria dos aplicativos funcione corretamente via internet com a conexo de sada. Mas para a utilizao de servidores de arquivos, Web, aplicativos remotos, conexes de controle tipo VNC e principalmente acesso remoto a dispositivos de CFTV e segurana como DVR's, placas de captura, cmeras IP ou Web Servers o uso de conexes com endereo IP dinmico pode ser problemtico. Felizmente, para resolver estes problemas, foram criados os servios de DNS dinmicos, tambm conhecidos por DDNS. Estes servios criam nomes de domnio para os endereos IP's dinmicos das conexes, utilizam pequenos aplicativos de superviso, que periodicamente enviam a um servidor central uma conexo informando o IP da conexo atual. Alm disso estes servios criam nomes de referncia, que na prtica so muito mais fceis de lembrar que os prprios endereos IP em si. Em uma conexo com um endereo IP fixo, a visualizao remota do sistema de CFTV, seria feito digitando-se o endereo IP da conexo no navegador ou software cliente, caso houvesse troca no endereo IP da conexo seria necessrio verificar manualmente no local, o novo IP da conexo. Com o nome de DDNS, a conexo ser feita a partir do nome de domnio criado junto ao servio de DNS Dinmico e no mais pelo endereo IP, e toda a vez que houver troca no endereo IP o software de atualizao informar ao servidor que apontar para o novo endereo IP. Existem inmeros servios de DNS Dinmico, muitos genricos, alguns gratutos, outros no, alguns especficos de alguns fabricantes, mas dentre todos eles com certeza o mais utilizado o No-IP. O No-IP combina uma excelente funcionalidade em seus servios com uma boa facilidade de utilizao. Alm disso fornece um servio bsico gratuito, que normalmente atende a todas as necessidades de um sistema de CFTV, para sua visualizao e acesso remoto. A partir de agora veremos os principais passos necessrios para criar uma conta junto ao No-IP, para instalar o cliente de atualizao, para configura-lo e como utilizar o servio. 1: Criando uma Conta Abra a pgina do No-IP em www.no-ip.com.

Para criar uma conta clique no link "Sign-up Free!" no topo da pgina, ou clique aqui (http://www.no-ip.com/newUser.php).

Preencha os campos requeridos no formulrio para criar uma nova conta. O e-mail solicitado para o cadastro, deve ser um e-mail vlido, pois ser necessrio acessar o e-mail para clicar no link de confirmao. Confirme a criao da conta escrendo os caracteres de confirmao. Leia os termos de

uso do servio. Para finalizar clique no boto I Accept. Create my Account para confirmar a criao da conta. Aps a confirmao ser mostrada a seguinte tela de confirmao.

2. Ativando sua Conta No momento em que o adastro confirmado, o No-IP estar encaminhando um e-mail com um link de ativao para a sua conta. Para proceder com a ativao necessrio acessar sua conta de e-mail e verificar o e-mail enviado pelo No-IP, que ter um contedo similar ao mostrado abaixo:

Clique no link indicado para efetuar a ativao da sua conta. Ser aberta uma pgina de

confirmao no seu navegador padro, com a mensagem abaixo:

Aps completar o processo de ativao, sua conta est ativada e pronta para o cadastro dos hosts e domnios.

3: Acessando sua Conta

Para acessar sua conta , acesse o site do No-IP em http://www.no-ip.com, informe seu e-mail e senha nos campos indicados na figura acima, que esto localizados no topo da pgina principal logo abaixo do logo do No-IP. Clique em "Login" para acessar.

4: Adicionando um Host ao seu Domnio Aps acessar sua conta voc pode adicionar um nome de domnio para seu de endereo de host. Para isso clique em "hosts/redirects" no lado esquerdo da pgina, conforme mostrado abaixo:

Clique em "add a host" para configurar o novo nome de domnio. Depois preencha o nome escolhido para o host no campo Hostname, como por exemplo guiadocftv e depois escolha o domnio na lista de domnios disponveis.

So disponibilizados no servio gratuito do No-IP os seguintes domnios: bounceme.net hopto.org myftp.biz myftp.org myvnc.com no-ip.biz no-ip.info no-ip.org redirectme.net servebeer.com serveblog.net servecounterstrike.com serveftp.com servegame.com servehalflife.com servehttp.com servemp3.com servepics.com servequake.com sytes.net zapto.org No servio pago do No-IP so disponibilizadas vrias outras opes de domnios. Logo abaixo, temos a opo Host Type onde feita a seleo do tipo de host, incluindo as seguintes opes: DNS Host (A) Nesta opo o nome mapeado para seu endereo IP que ser constantemente atualizado pelo No-IP DUC.

DNS Host (Round Robin) Similar a opo anterior, com a diferena que pode mapear o nome de DDNS para mais servidores, fazendo um balano de carga, como web e e-mail por exemplo. DNS Alias (CNAME) Ou Apelido de DNS, mapeia seu host para outro nome de host de DNS, este mtodo simplifica a atualizao de mltiplos nomes de host para um mesmo endereo IP. Port 80 Redirect Redireciona o nome de DNS para um host em uma porta especfica, muito til em conexes onde a porta 80 bloqueada, para no ter a necessidade de especificar o nmero da porta no acesso remoto ao host. Esta opo tambm uma alternativa a ser utilizada em clientes que tem dificuldade de memorizar o endereo e porta da conexo. Web Redirect Redireciona um nome de domnio para uma URL especfica (Somente HTTP, no pode ser usada para redirecionamentos para seu PC.) Para sistemas de CFTV o mtodo de redirecionamento mais utilizado o DNS Host (A) e dependendo da aplicao o Port 80 Redirect. Os demais normalmente no tem aplicao prtica para sistemas de CFTV. O campo IP Address ser preenchido automaticamente com o endereo da sua conexo atual, que posteriormente ser atualizado pelo cliente No-IP DUC. O nome do host pode ainda ser associado a um grupo para, atualizao de vrios nomes de host em conjunto para um mesmo Endereo IP. A opo Allow Wildcards (permitir coringas) est disponvel apenas nos planos pagos, onde poderemos utilizar por exemplo www.nomedehost.no-ip.com ou algum outro prefixo antes do nome. Para confirmar a criao do nome de host clique em Create Host. Ser mostrada a pagina de resposta informando que o novo nome de host foi criado, o endereo IP que ser apontado e uma previso de 5 minutos para inicio da operao do redirecionamento. Conforme mostrado na figura abaixo:

Cada conta do no-ip pode efetuar at 5 redirecionamentos. Voc pode criar vrias contas, desde que sejam utilizados e-mails diferentes para o cadastramento das mesmas.

5: Instalando o No-IP DUC no Windows Uma vez que o host j tenha sido criado na conta, ser necessrio instalar o aplicativo cliente de atualizao de endereo IP dinmico, no computador que ser o nosso host, ou ainda em qualquer outro que esteja conectado a mesma rede atravs da conexo de

internet compartilhada. Este software o No-IP Dynamic Update Client ou No-IP DUC, que possui ainda verses para Windows, Linux e Mac. O arquivo de instalao do cliente para Windows, o ducsetup.exe, pode ser baixado gratuitamente na seo de downloads do No-IP ou ainda no Guia do CFTV em: http://www.no-ip.com/downloads.php http://www.guiadocftv.com.br/modules/wfdownloads/singlefile.php?cid=4&lid=14

Para instalar o No-IP DUC execute o arquivo ducsetup.exe e siga os seguintes passos:

Clique em Next para avanar para a prxima pgina, esta a tela de apresentao do software. Na janela seguinte ser indicado o caminho de instalao, que como padro ser a pasta C:\Arquivos de Programas\No-IP, mas poder ser selecionado outro caminho manualmente.

Selecione tambm as opes de instalao, como adicionar Grupo de Programas ao Menu Iniciar e visualizar as modificaes (mostradas na janela seguinte), alm das opoes de visualizar o arquivo Readme.txt e Iniciar o No-IP DUC aps a instalao.

A instalao propriamente dita ser ento executada, com a extrao e cpia dos arquivos, registro de aplicativos e criao de grupos de programas.

Uma vez que o processo de instalao estiver finalizado, a janela ao lado ser mostrada, indicando que a instalao foi completada. Clique em Finish para fechar o programa de instalao.

6: Configurando o No-IP DUC e Tornando seu Host Dinmico Aps instalar o No-IP DUC, necessrio executa-lo e configura-lo de forma adequada, como mostramos nos passos a seguir. Ser mostrada a seguinte tela de inicializao (splesh screen). Caso no queira que esta tela seja exibida quando o DUC for iniciado, selecione a opo Do not display splash screen.

Certifique-se de preencher corretamente o login com o e-mail e senha cadastrados na sua conta no site do No-IP, pois a partir do login da conta que sero informados ao software cliente os dados referentes aos hosts e redirecionamentos.

Pressione Ok para salvar os dados de login da sua conta. A tela principal do No-IP DUC est dividida basicamente em 4 reas. Na parte superior temos o e-mail de cadastro e o boto Edit para alterao da conta.

Logo abaixo temos a lista de hosts e grupos cadastrados em nossa conta do No-IP. Como indicamos anteriormente, em cada conta do No-ip podemos criar at 5 hosts. Estes hosts podero ou no ser usados para a mesma conexo. Se forem utilizados vrios nomes de host para a mesma conexo basta seleciona-las no check-box ao lado da nome de host. Caso utilizemos os nomes de host da nossa conta em diferentes conexes (clientes diferentes), devemos selecionar individualmente os hosts em cada uma das conexes e deixar as demais conexes desativadas. Com o nome de host no selecionado, o cone de status (carinha amarela) ficar indiferente (culos escuros). E para evitar que sejam habilitados os hosts de forma inadequada podemos inserir uma senha para proteger as configuraes. Icone de Status das Conexes

Obs.: Existem outros cones de status Na parte inferior da janela temos os registros de atualizaes do endereo IP e dos nomes de hosts cadastrados. Como padro a atualizao feita de 30 em 30 minutos,

mas este intervalo pode ser modificado nas opes de configurao. No boto Options, podemos configurar vrios parmetros de funcionamento e da forma de atualizao do No-IP DUC. Na primeira Aba temos as opo Standard (Padres), onde configuramos as opes de execuo, inicializao e senha de configurao. Run on startup Quando esta opo est marcada, ser criado um atalho para a interface grfica do No-IP DUC para o menu Inicializar do Windows, para que o aplicativo seja iniciado juntamente com o Sistema Operacional. Use alternate port Utiliza porta alternativa para atualizar o endereamento IP. Run as system service Quando esta opo est marcada, o No-IP DUC ser executado como um servio do sistema, no ser mostrado nos aplicatovos e no poder ser fechado. Deve ser habilitada quando estivermos utilizando o Windows NT/2000/XP. Quando marcada a opo Run On Startup poder ser desabilitada. Require password to restore windows from system tray Esta opo permite configurar uma senha para abrir o No-IP DUC e alterar as suas configuraes.

Clicando na Aba Connection, teremos a opo de configurar o tempo de atualizao do endereo Ip da conexo, que por padro de 30 minutos podendo ser ajustado para um mnimo de 5 minutos deixando a seta totalmente para a esquerda. Para finalizar clique em Ok para salvar as alteraes. Agora podemos fechar a janela do No-IP DUC, sem nenhum problema, pois ele estar rodando simultaneamente as demais aplicaes do PC. Em sistemas Windows, o cliente ficar rodando em segundo plano, com o seu cone ativo no Tray Bar, para abrir a janela do Cliente No-IP DUC, basta clicar duas vezes sobre o cone.

Para o gerenciamento de mltiplas conexes, ou seja de vrios clientes atravs do NoIP, altamente recomendvel que sejam criadas contas individuais para cada cliente, dessa forma no teremos problemas na atualizao de informaes, adicionamento de novos nomes de DDNS, gerenciamento, etc. Mas a principal razo a questo de segurana de deixar cada cliente com sua respectiva senha de configurao e acesso ao servio do No-IP independente das demais.

7. Configurando o Roteador / Servidor Se voc j consegue acessar seu servidor ou sistema de CFTV na rede local, ento agora basicamente precisamos apenas fazer o redirecionamento das portas utilizadas pelo seu

sistema. Em redes locais no necessrio verificar a abertura de portas, a no ser que seja utilizado um Firewal Pessoal no servidor a ser acessado, pois como padro todas as portas esto abertas para a rede local. Normalmente a informao das portas utilizadas pelo sistema de CFTV est no manual do equipamento, ser informada pelo fornecedor, ou ainda podemos fazer um PortScan para verificar as portas utilizadas. Para que o sistema seja acessado pela internet ser necessrio fazer o devido redirecionamento das portas necessrias no Roteador do sistema, seja ele o prprio modem ADSL, um Roteador ou um servidor.

8: Verificando o Funcionamento do Nome de Domnio Uma vez que o redirecionamento de portas tenha sido corretamente efetuado, j poderemos estabelecer uma conexo remota, atravs do endereo IP externo da conexo de internet. Uma vez que o sistema esteja acessvel externamente atravs do endereo IP externo e o cliente No-IP DUC estiver rodando no servidor, a partir de agora poderemos fazer o acesso remoto via internet, atravs do nome de domnio de DDNS criado junto ao No-IP. Mas antes disso poderamos verificar o funcionamento do DNS dinmico atravs do comando tracert do Prompt do MS-DOS do Windows.

Lembramos que por tratar-se de um redirecionamento a partir de um servio particular fornecido pelo No-IP, no poderemos utilizar o comando Ping, o qual ir verificar os servidores do No-IP. No nosso exemplo poderamos acessar nosso servidor atravs do endereo http://guiadocftv.no-ip.info:porta, o qual muito mais fcil de lembrar que 201.37.86.40 e alm disso estar disponvel, mesmo que ocorra a mudana no endereo IP da conexo.

9. Outras Configuraes e Opes O servio de DDNS No-IP no poder ser atualizado diretamente por equipamentos baseados em hardware, como DVR's e Cmeras IP, e alm disso, o Cliente No-IP DUC pode ser instalado em qualquer computador da rede que tenha acesso a internet, no

tendo tambm de estar rodando no computador que vai ser acessado remotamente. Como forar uma atualizao? Para forar uma atualizao, basta clicar com o boto direito do mouse sobre o host na janela de conexes e clicar em update now. Como atualizar a lista de hosts? Caso tenha sido feita alguma modificao nos hosts em sua conta no site do No-IP, possvel atualizar a lista de hosts, clicando com o boto direito do mouse na janela e clicando em Refresh.
Desativei o Direct Draw Overlay e reiniciei o programa e deu certo. Deixei no modo clone e desde sexta feira esta funcionando tudo perfeito, muito obrigado....

Como acessar as cmeras do Sistema Geovision atravs do Internet Explorer

Acompanhe os passos para acessar seu sistema de cmeras Geovision atravs do Internet Explorer:

1. Abra o internet explorer.

2. Vamos preparar o navegador para instalar o controlador do sistema de cmeras. Para isso, no menu do internet explorer v em Ferramentas escolha Opes da Internet.

3. Na janela que se abre, escolha a guia Segurana e acesse Nivel personalizado.

4. Na lista Configuraes de Segurana - Zona da internet v at o grupo de Plugins e Controles ActiveX.

Voc deve habilitar todas as opes deste grupo Plug-ins e controles ActiveX

5. Confirme ok. Confirme novamente a mensagem de alerta. Confirme ok na janela opes da Internet.

6. Entre com o endereo do seu sistema de cmeras:

http://suaempresa.dvrdns.org:8080

7. Em Selecionar Compresso escolha Visualizar Mpeg4 encoder e confirme em Enviar.

8. Em Selecione sua conexo com a Internet, escolha DSL/CABLE/T-1 e Multi-janelas e confirme em Enviar.

9. Aguarde a execuo do aplicativo e entre com seu usurio e senha para ver as cmeras.

Retorne as configuraes de segurana do Internet Explorer.

10. V ao menu Ferramentas e escolha Opes de Internet.

11. Na guia Segurana, em nveis de segurana desta zona, escolha Restaurar o nvel padro de todas as zonas.

12. Confirme as prximas janelas.

precisa direcionar no roteador as portas 4550, 5550 e a que voc colocou no servidor WebCam para este IP.

Potrebbero piacerti anche