Sei sulla pagina 1di 3

CURADOR- SACERDOTE, O MITO VARIANTE DO XAM.

O Xam representante nas sociedades primitivas da Cura e da religiosidade traz ao nosso universo a necessidade de avaliarmos o afastamento que sofremos desse universo religioso. Ao nos afastarmos deixamos tradies e smbolos contidos em nosso inconsciente, eles permanecem sem expresso, sem significado tornando muitos dos nossos dilemas em algo indecifrvel e causadores de doenas psiquicas e transtornos que nos impossibilitam de nos aproximarmos do nosso caminho para a individuao, para a aproximao do self. Tornando assim muitas vezes um projeto de vida vazio, sem alma e transformando nossa alma em manifestaes de doenas e inquietudes doentias. Assim, o propsito dessa aula d-se de forma a nos aproximarmos deste mito, o Xam, trazendo tona seu papel nas sociedades primitivas e sua resignificao no papel do psicoterapeuta. Seu processo Inicitico, que se d aps um "chamado" seja atravs de doenas graves na infncias, delrios, sonhos premonitrios e sempre de forma clara em episdios que pe em risco sua sade fsica e mental, traz tona sua vocao para as atividades xamansticas. Vida e morte, caminham lado lado, como uma necessidade de renascer a cada episdio e o confronto com seus medos e fragilidade diante de um universo totalmente desconhecido, que o aproxima da vida espiritual. Esse duelo entre a vida e a morte travado no seu processo inicitico na busca do contato com o mundo dos espritos, em busca de auxilo para a cura, para a sobrevivncia. Atravs de consideraes feitas por Jung e Marie-Louise Von Franz, quanto ao

processo de aprendizado do Analista na prtica da clnica psicolgica, podemos observar que a vocao se aproxima desse "chamado" e nos convidam a avaliar o processo inicitico de um analista em seu desenvolvimento. Para eles essa vocao sentida de forma a conduzir o Analista a uma busca de si-mesmo, e ao seu prprio processo de cura. O Mito do Curador traz em si, a dor e o sofrimento que ambos, Xam e Psicoteraputa, devero passar no aprendizado para alcanar o contato com inconsciente coletivo e pessoal antes de poder se aproximar de algum no intuito de cur-lo. Assim, preciso vencer a etapa do Mito do Heri para nos aproximarmos do mito do Curador: curador ferido; e atravs dele, naquilo que nos mais precioso e expresso no instinto inato da Religiosidade contido em nosso self, promover um dilogo com a universalidade e humanidade do papel do xam e do psicoteraputa em suas sociedades. Atravs desse processo de vivncia e aprendizado JOSEPH CAMPBELLJ, em o Poder do Mito (1990) escreve:
" ...no precisamos correr sozinhos o risco da aventura, pois os heris de todos os tempos a enfrentaram antes de ns. O labirinto conhecido em toda a sua extenso. Temos apenas que seguir a trilha do heri,e l, onde temiamos encontrar algo abnominvel, encontraremos Deus. E l onde esperavmos matar algum, mataremos a ns mesmos. Onde imaginavmos viajar para longe, iremos ter ao centro da nossa prpria existncia. E l onde pensavmos estar ss, estaremos em companhia do mundo todo."

Um belo convite a reflexo desse processo necessrio para prosseguirmos a cada Morte e Renascimento em ns mesmos, na funo que escolhemos como nosso projeto de vida, nossa alma, de estarmos a disposio do outro, do inconsciente coletivo e da busca implacvel de ns mesmos, como psicoteraputas, analistas numa aproximao do

medicine-man, do xam em ultima instncia, precavidos quanto a arrogncia, do Curador. O xamanismo, religio, morte e renascimento, bem como ritos sero temas abordados nessa aula, com o objetivo de nos remeter a um passado da histria do homem, em que o contexto simblico e religioso era antes de tudo o elixir da alma. Faziam parte do cotidiano o contato com esse universo simblico. Na tentativa de resgatar parte desse conhecimento contido em nosso inconsciente coletivo e pessoal, e para invadirmos o inconsciente coletivo, precisamos antes de tudo confrontar nossos prprios temores em busca de nossas doenas da alma, manter ritos, mitos e interditos trazendo ao ego a possibilidade de integrao desse conhecimento, de nossa religiosidade.

Me Rejane Maria Gomes Leite Natel Psicloga, Mestre em Cincias das Religies (PUC/SP), Membro Trainning da AJB/ IJUSP, Especializao em Psicologia Junguiana pela USF.

Potrebbero piacerti anche