Sei sulla pagina 1di 12

Modulao AM e FM

Explicao sobre as modulaes analgicas presentes em radiofrequncias tais como CW,AM,SSB,FM,FSK.

Sidney Pereira da Silva


12/3/2011

Modulao AM e FM

Modulao o processo atravs do qual voz, msica, e outro sinal "inteligvel" so adicionados s ondas de rdio produzidas por um transmissor. Os diferentes mtodos de modular um sinal de radio so chamados de modos. Um sinal de radio no modulado conhecido como portadora. Quando se escuta uma lacuna entre msicas ou anncios em uma estao de rdio, na realidade, est se "escutando" a portadora. Enquanto a portadora no contm nenhuma mensagem, pode-se dizer que est sendo transmitida porque anula a rudo de fundo no seu radio. Por definio, a modulao a variao de um parmetro de uma onda portadora senoidal, de maneira linearmente proporcional ao valor instantneo do sinal modulante ou informao. Por sua vez, a portadora a onda senoidal que, pela modulao de um dos seus parmetros, permite a transposio espectral da informao (ou sinal modulante ). Devido a portadora senoidal ter trs parmetros: Amplitude, Frequncia e Fase, existem trs formas bsicas de modulao : Modulao em Amplitude ( AM ), modulao em frequncia ( FM ) e modulao em fase ( PM Phase Modulation). Para visualizarmos melhor os conceitos apresentados, podemos observar na figura abaixo a forma de onda senoidal que consiste a portadora :

Os diferentes modos de modulao tm suas vantagens e vantagens. Aqui est apresentado um breve resumo. (CW ) Continuous Wave CW ( Onda Contnua ) a mais simples forma de modulao. A sada do transmissor chaveada ligada e desligada, tipicamente para formar os caracteres do cdigo Morse. Os transmissores de CW so simples e baratos, e o sinal CW transmitido no ocupa muito espao em frequncia ( geralmente, menos que 500 Hz ). Entretanto, os sinais de CW sero difceis de serem ouvidos em um receptor normal; voc ir ouvir apenas um rpido e fraco perodo onde o rudo de fundo se torna quito conforme os sinais CW so transmitidos. Para superar este problema, os receptores de radio amadores e de ondas curtas incluem um circuito oscilador de frequncia de batimento ( BFO beta frequency oscillator ). O circuito BFO produz uma segunda portadora gerada internamente que "bate" contra o sinal CW recebido, produzindo um tom que se liga e desliga junto com o sinal CW recebido. Isto como os sinais de cdigo Morse so recebidos nas ondas curtas. (AM) Amplitude Modulation. Em AM - Amplitude Modulada - a fora ( amplitude ) da portadora de um transmissor variada conforme a modulao do sinal varia. Quando se fala no microfone de um transmissor AM, o microfone converte a voz em tenso ( voltagem ) variada. Esta voltagem amplificada e ento usada para variar a potencia da sada do transmissor. A amplitude modulada adiciona potencia a portadora, com a quantidade adicionada sendo dependente da intensidade da voltagem de modulao. Podemos visualizar este processo observando a figura abaixo, que demonstra como a amplitude da portadora est sendo variada para transportar o sinal :

Na figura abaixo, demonstrado o sinal da portadora e o sinal a ser enviado ( sinal modulador ), e o resultado final que o sinal AM :

A amplitude modulada resulta em trs frequncias separadas sendo transmitidas : a frequncia da portadora original, uma banda lateral inferior ( LSB - lower side band ) abaixo da frequncia da portadora, e uma banda lateral superior ( USB - upper side band ) acima da frequncia da portadora. As bandas laterais so "imagens espelhadas" de cada uma e contem a mesma mensagem. Quando o sinal AM recebido, estas frequncias so combinada para produzir os sons que ouvimos. Na figura abaixo, podemos visualizar os componentes do sinal modulado em relao frequncia :

Cada banda lateral ocupa o mesmo espao de frequncia que a mais alta frequncia de udio que est sendo transmitida. Se a mais alta frequncia de udio que est sendo transmitida de 5 kHz, ento o espao total de frequncia ocupado por um sinal AM ser de 10 kHz ( a portadora ocupa espao desprezvel ). O espao ocupado pela transmisso no caso ser maior quando mais alta for a frequncia do udio aplicado a portadora (mais agudo) Para que uma emissora de AM no interfira em outra e caiba assim mais emissoras no ar, o limite de modulao delas de 5 KHZ,(as emissoras so separadas a 10 KHZ) sendo assim os sons mais agudos so atenuados O AM tem a vantagem de ser fcil de ser produzido em um transmissor e os receptores AM so simples em projeto. Sua principal desvantagem sua ineficincia. Aproximadamente dois teros da potencia de um sinal AM concentrada na portadora, a qual no contem "informao". Um tero da potencia est dentro das bandas laterais, as quais contem a informao do sinal. Considerando que as bandas laterais contem a mesma informao, entretanto, uma essencialmente "desperdiada". Da potencia total de sada de um transmissor AM, apenas aproximadamente um sexto realmente produtiva, sada utilizvel! Outra desvantagem do AM sua suscetibilidade esttica e outras formas de rudo eltrico. Afora isto, o AM simples de sintonizar em receptores ordinrios, e isto o porqu de ser utilizado em toda radio difuso de ondas curtas e mdias.

SSB Single Side Band Desde que tanta potencia gasta em AM, os engenheiros de radio vislumbraram um mtodo para transmitir apenas uma banda lateral e colocar toda a potencia do transmissor em enviar inteligncia utilizvel. Este mtodo conhecido como banda lateral nica ( SSB - single side band ). Nos transmissores SSB, a portadora e uma banda lateral so removidas antes do sinal ser amplificado. Tanto a banda lateral superior (USB) como a banda lateral inferior (LSB) do sinal AM original pode ser transmitida. SSB um modo muito mais eficiente que o AM devido a toda potencia do transmissor ser direcionada em transmitir a mensagem. (o SSB vai mais longe) Um sinal SSB tambm ocupa em torno de apenas metade do espao de frequncia de um sinal AM comparvel podendo assim ter mais emissoras no ar. Entretanto, os transmissores e receptores SSB so mais complicados que aqueles destinados a AM. Na realidade, um sinal SSB no pode ser recebido de forma inteligvel em um radio AM. Se sintonizarmos um ssb em um rdio am o que ouviremos so vozes distorcidas, emboladas, sem entendermos nada. Isto porque a portadora do sinal AM de fato tem um papel maior na demodulao (isto , recuperar o udio transmitido) das bandas laterais do sinal AM. Para demodular com sucesso um sinal SSB, necessrio uma "portadora substituta". A portadora substituta pode ser suprida atravs do circuito BFO usado para receber sinais CW. Entretanto, isto significa que o sinal SSB deve ser cuidadosamente sintonizado para precisamente "bater" contra a portadora substituta do BFO. Para melhor desempenho, um receptor SSB requer sintonia mais precisa e estvel que um receptor AM, e precisa ser sintonizado com mais cuidado que um receptor AM. Mesmo quando precisamente sintonizado, o udio de um sinal SSB tem menor fidelidade que o AM (a voz fica afinada ou engrossada, metalizada, nunca igual voz original no impedindo no entanto a compreenso da mensagem) s no servindo no caso para transmisso de msica e consequentemente radiodifuso.

O SSB usado principalmente por operadores de radio amadores, servios militares, martimos e aeronuticos, e outras situaes onde operadores habilidosos e equipamentos receptores de qualidade so comuns. (FM) Frequency Modulation Em CW, AM e SSB, a frequncia a portadora do sinal no ir mudar em um transmissor operando normalmente. Entretanto, possvel modular um sinal atravs da mudana de sua frequncia de acordo com o sinal modulado. Esta a ideia atrs da FM - frequncia modulada. A frequncia no modulada de um sinal FM chamada de frequncia central. Quando um sinal modulado aplicado, a frequncia do transmissor de FM ir ondular acima e abaixo da frequncia central conforme o sinal modulado. A quantidade de "ondulao" dentro da frequncia transmitida em qualquer direo acima ou abaixo da frequncia central chamada de desvio. O espao de frequncia total ocupado por um sinal de FM o dobro de seu desvio. Como voc pode suspeitar, o sinal FM ocupa um grande espao de frequncia. O desvio de uma emissora de FM 75 kHz, para um espao total de frequncia de 150 kHz (tornando assim possvel a transmisso de msica em alta fidelidade sem corte nos agudos). A maioria dos outros usurios de FM (departamentos de policia, bombeiros e etc que s transmitiro a voz), usam um desvio de 5 kHz, para um espao total de frequncia ocupada de 10 kHz. Por estas razoes, o FM usado

principalmente em frequncias acima de 30 MHz, onde o espao de frequncia suficiente est disponvel. Isto o porque da maioria da rdios tipo "scanner" receberem apenas sinais FM, devido aos sinais encontrados acima de 30 MHz serem FM. A grande vantagem do FM a sua qualidade de udio e imunidade a rudo. A maioria das formas de rudo esttico e eltrico so naturalmente AM, e um receptor FM no responder a sinais AM. Por se concentrarem em frequncias mais elevadas tambm tornam se mais imunes aos rudos pois

geralmente os rudos eltricos e naturais so de baixa frequncia)Os receptores FM tambm apresentam uma caracterstica conhecida como efeito de captura. Se dois ou mais sinais de FM esto na mesma frequncia, o receptor de FM ir responder ao sinal mais forte e ignorar o resto. A qualidade de udio de um sinal FM aumenta conforme seu desvio aumenta, o qual o porque das estaes comerciais de FM usarem to largo desvio. A principal desvantagem do FM a quantidade de espao de frequncia que um sinal requer. (FSK) Frequency-Shift Keying Parecido com o FM, o FSK ( sintonia por deslocamento de frequncia ) desloca a frequncia da portadora do transmissor. Diferente de FM entretanto, o FSK desloca a frequncia entre apenas dos pontos fixos separados. A maior frequncia chamada de frequncia de marco enquanto a menor das duas frequncias chamada de frequncia de espao. Por contraste, um sinal FM pode ondular para qualquer frequncia dentro do seu intervalo de desvio. Podemos visualizar como ocorre este processo atravs da figura abaixo. Repare que a cada deslocamento de frequncia ou fase, atribui-se um valor binrio, que efetivamente ir conduzir a informao.

O FSK foi originalmente desenvolvido para envia texto atravs de dispositivos de radio teleimpressor. O deslocamento da portadora entre o marco e o espao foi usado para gerar caracteres no cdigo Baudot, o qual

pode ser pensado como uma verso mais elaborada do cdigo Morse. No receptor, os sinais Baudot foram usados para produzir texto impresso em impressoras e , depois, telas de vdeo. Conforme a tecnologia evolui, o FSK foi usado para transmitir mensagens no cdigo ASCII usados por computadores, isto permitiu o uso de caracteres caixa baixa e alta e smbolos especiais. A introduo de micro processador tornou possvel usar o FSK para enviar mensagens com capacidade de verificao e correo automtica de erros. Isto feito atravs da incluso de cdigos de verificao de erro nas mensagens e permitindo a estao receptora requisitar a retransmisso se uma

mensagem ou os cdigos de verificao de erro estiverem em conflito ( ou se o cdigo no foi recebido ). Entre os modos mais comuns tais como o FSK esto o AMTOR ( amateur teleprinting over radio - tele impresso amadora atravs do radio ) e FEC ( forward error correction - correo adiantada de erro ). O FSK o modo mais rpido de se enviar texto pelo radio, e os modos de correo de erro oferecem alta acuracidade e confiabilidade. O espao de frequncia ocupado depende da quantidade de deslocamentos, mas um sinal tpico de FSK ocupa menos que 1.5 kHz de espao. A grande desvantagem do FSK a necessidade de um mais elaborado equipamento de recepo. Terminais de recepo especial e adaptadores esto disponveis para que voc "veja" os modos FSK. Muitos deles trabalham em conjunto com os computadores pessoais. Modos Digitais A mesma tecnologia que torna possvel visualizar esta pgina Web tambm usada no ar. Os modos digitais podem organizar informao em pacotes que contem campos de endereamento, informao a respeito do protocolo que est sendo utilizado, cdigo de deteco de erros, umas poucas centenas de bytes de dados, e bits para indicar onde cada pacote comea e termina.

Ao invs de transmitir mensagens em fluxos contnuos, os modos de pacotes os quebram em pacotes. No terminal de recepo, os diferentes pacotes so reagrupados para formar a mensagem original. Se um pacote est perdido ou for recebido com erros, a estao receptora pode requisitar a retransmisso do pacote. Os pacotes podem ser recebidos fora de sequencia ou at de mltiplas fontes (tais como de diferentes estaes retransmissoras ) e continuaro a ser agrupadas dentro da mensagem original pela estao receptora. Enquanto o modo de pacotes tem sido usado principalmente para enviar texto, qualquer informao que pode ser convertida em formato digital som, grficos, vdeo etc, pode ser transmitida por modos digitais. Outra vantagem dos modos de pacotes que os pacotes podem ser endereados a estaes especificas no campo de endereo de cada pacote. Outras estaes iro ignorar os pacotes no endereados a elas. A grande desvantagem dos modos pacotes a complexidade do sistema necessrio para recepo e transmisso. O espao de frequncia ocupado diretamente proporcional a velocidade a qual as mensagens so transmitidas, e os modos de radio digital so muito lentos comparados a seus equivalentes na Internet. A mais lenta conexo atravs da Internet de 14.400 baud ( 14.4 K ), enquanto a taxa mxima na pratica do modo digital de 9600 baud ( 9.6 K ). Em frequncias abaixo de 30 MHz, ainda mais baixa; velocidade so geralmente restritas a apenas 300 bauds ( 0.3 K ). Como resultado, os modos digitais atravs de radio entregam desempenho muito menor que seu potencial. Adaptadores especiais de recepo para os modos pacotes esto disponveis, e esta usualmente trabalham em conjunto com computadores pessoais. A maioria oferece capacidade de recepo de FSK tambm. Os equipamentos de rdio amadores mais modernos j possuem conexes para essa tecnologia.

Outra forma de modulao digital conhecida como spread spectrum ( espalhamento de espectro ). As maiorias dos outros mtodos de modulao empacotam toda a potencia de sada do transmissor em uma largura de banda de poucos kHz. (Mesmo em FM, a portadora no ocupa muita largura de banda, mesmo podendo sua frequncia ser desviada ao longo de um intervalo largo). O espalhamento de espectro literalmente "espalha" a portadora atravs de um intervalo de frequncia que pode ser tal qual 10 kHz em frequncias abaixo de 30 MHz. (O espalhamento acima de 100 kHz ou maior comum nas bandas de VHF e UHF). Este espalhamento geralmente feito atravs de um "cdigo de espalhamento" contido em um chip interno micro processado. Quando ouvido em um receptor convencional, o espalhamento de espectro soa que nem rudo aleatrio gua "borbulhando". Um receptor equipado com o micro processador que tem o correspondente "cdigo de espalhamento" necessrio para receber adequadamente a transmisso. As vantagens deste mtodo incluem o alto grau de privacidade e liberdade e imunidade a interferncia, porque o receptor de espalhamento de espectro ir rejeitar qualquer sinal que no apresenta o cdigo apropriado. As maiorias dos usurios do espalhamento de espectro abaixo de 30 MHz so vrios servios militares e governamentais.

Potrebbero piacerti anche