Sei sulla pagina 1di 7

Teoria da Constituio, 2 perodo noturno do curso de Direito.

Trabalho sobre hermenutica Constitucional

Camila da Cunha Pereira Plnio Marcos Cortez Mota

Este trabalho tratar dos temas: hermenutica e interpretao constitucional. Sero expostos aqui caractersticas da hermenutica e os mtodos utilizados cronologicamente. Antes do desenvolvimento do assunto acima citado, convido o leitor a uma anlise semntica da prpria palavra hermenutica. Segundo a mitologia grega, Hermes era o deus mensageiro. O responsvel pela intermediao entre homens mortais e os deuses do Olimpo. Esse papel de interlocutor exercido pelo deus emissrio que d origem ao termo hermenutica. No plano jurdico, a hermenutica se d pela necessidade da interpretao da norma. A lei no se explica, no se comunica independentemente. Surge da a necessidade de haver uma metodologia para sua interpretao. Sendo esta a hermenutica constitucional. O poder constituinte do Estado pode ser encarado como o emitente de uma mensagem que tem como destino final a comunidade jurdica. A interpretao constitucional feita atravs da hermenutica vem criar uma relao comunicativa entre esses dois plos. A hermenutica constitucional dotada de uma variedade de mtodos. A enumerao desses mtodos depende do ideal de cada autor. Pois h uma discusso acerca do assunto: alguns defendem que a hermenutica jurdica de forma geral pode tambm ser usada como hermenutica constitucional ao passo que outros defendem o estabelecimento de uma hermenutica constitucional exclusiva, dotada de caractersticas prprias e voltada exclusivamente para o cenrio constitucional. O que ser feito ento a enumerao dos diversos mtodos a comear pelo mtodo jurdico: O mtodo hermenutico jurdico defendido por Friedrich Savigny defende a vertente que trata a Constituio como uma espcie de lei que deve ser interpretada com os mtodos clssicos de interpretao constitucional: Mtodo Gramatical: consiste na interpretao literal da norma constitucional. O mtodo gramatical no d espao a interpretaes que extrapolem o contedo da prpria norma escrita. Mtodo Sistemtico: o texto constitucional deve ser tratado como um sistema interdependente. S h conhecimento de um tema especfico da norma constitucional a partir do conhecimento da mesma como um todo. Defende-se ento a contextualizao obrigatria das leis inferiores com a Carta Magna (Hans Kelsen). O que tambm chamado de filtragem hermenutica. At mesmo a Constituio de 1988 teve contextualizao com a Constituio Portuguesa de 1976 (J.J. Canotilho).

Mtodo Histrico: a interpretao constitucional sob uma tica evolutiva. Ou seja, a observao histrica de constituies e suas interpretaes do passado e a maneira com a qual elas evoluram que vo nortear a interpretao da norma constitutiva atual. Por exemplo, ao interpretar as normas constitucionais da Constituio Federal de 1988 poder ser analisado o processo histrico que inclui as constituies de 1824, 1946, 1967 etc.. Ao estudar o processo histrico constitucional do Brasil e seu processo de desenvolvimento, cria-se uma base terica para a interpretao da norma atual. Outro exemplo da interpretao histrica a observao da presena de valores antagnicos na CF/88. Pois esta refletia a dicotomia entre socialismo e capitalismo em 1987. Mtodo Sociolgico: Ao final do sculo XIX, com o advento da Sociologia, a efetividade e eficcia sociais das normas constitucionais passam a ser observadas. H ento uma mudana na viso kelseniana de que a lei deveria encontrar respaldo exclusivamente na lei superior ou na evoluo histrica. A Constituio passa a ter compromisso de ser interpretada de acordo com a realidade social na qual ela exerce poder. Um exemplo disso a divergncia entre a Constituio e os socilogos sobre o salrio mnimo. De acordo com a Constituio o salrio mnimo deve atender as necessidades bsicas do cidado e assim o faz. J a tica sociolgica pe em questo quais so essas necessidades e diz que no. Elas no esto sendo atendidas propriamente. Mtodo Teleolgico ou finalista: a anlise teleolgica busca interpretar a finalidade de cada parte escrita da lei. Busca dar norma constitucional um sentido mais amplo, abrangendo idias que, apesar de no estarem escritas, possuem analogia com as idias presentes no corpo do texto. Um exemplo atual foi a recente votao da ADPF 54 que torna legal o aborto de fetos anencfalos. O texto da lei permite o aborto em caso de risco a sade da me ou no caso de estupro da mesma. Mas ao aplicar uma anlise teleolgica do artigo em questo, observou-se que no se pode punir a me que tem vontade de cessar o sofrimento de uma gravidez que no possui absolutamente nenhuma chance de vingar devido ausncia do crebro no beb. Estes so os mtodos clssicos de interpretao jurdica. Porm, como citado anteriormente, alguns autores defendem a criao de mtodos exclusivos que se aplicariam especialmente hermenutica constitucional. Abaixo sero citados e explicados tais mtodos. importante lembrar que os mtodos que seguiro no excluem os citados acima. Mtodo Tpico-Problemtico (por Viehweg): prioriza o exame do caso concreto para uma posterior fundamentao constitucional, a anlise do caso concreto vista com mais importncia o que diverge do pensamento positivista. H uma primazia do problema sobre a norma que pode causar certa insegurana interpretativa e um excesso de solues alternativas, ou seja, solues muito diversas e divergentes para um mesmo caso concreto.

Mtodo hermenutico-concretizador (por Konrad Hesse): em contrariedade ao mtodo tpico-problemtico, o mtodo hermenutico-concretizador prioriza o exame da norma para, s assim haver o exame do caso concreto. Porm h na anlise da norma um papel de protagonista do intrprete da norma. O sistema hermenutico passa a ter trs passos bsicos, um a mais que os dois citados no mtodo tpico problemtico. So esses passos: a norma a ser concretizada, a compreenso prvia do intrprete constitucional e, por ltimo, o caso concreto. A compreenso do interprete, por sua vez, dota de trs vias: Pressupostos objetivos: o intrprete mero meio de comunicao entre norma constitucional e caso concreto. Pressupostos subjetivos: o intrprete d nuances de sua prpria concepo da norma ao caso, ou seja, sua interpretao subjetiva, a adaptao feita por ele da norma antes de aplic-la ao caso concreto. O Intrprete carrega a norma com suas prprias crenas, valores e vises. Crculo hermenutico: que seria o ato de alternar entre os pressupostos objetivos e subjetivos para posteriormente chegar-se a um resultado que satisfaz ambos afim de aplicar um produto da viso objetiva e subjetiva da norma feita pelo intrprete ao caso concreto. Um exemplo da aplicao do mtodo hermenutico-concretizador seria o da eutansia. H um conjunto de normas que versam sobre o assunto. O intrprete dever, sob uma anlise objetiva, entender que no se permite cessar a prpria vida por meio de desligamento de aparelhos que a sustentam. Porm, numa anlise subjetiva, pode-se entender que o paciente possui tambm o direito de uma morte digna e de escolher que sua vida transcorra e acabe de maneira natural. Somente depois da anlise dessas duas vises (objetiva e subjetiva) pode-se chegar a uma deciso final que se aplicar no caso concreto do paciente moribundo. Mtodo Cientfico-espiritual (por Rudolf Smend): h um reconhecimento maior de valores no presentes positivamente na constituio tais como a realidade social e valores presentes nas entrelinhas constitucionais. A Constituio deve ser encarada como algo que sofre permanente mutao que acorda com as mudanas da realidade social. Como bem sistematiza J.J. Gomes CANOTILHO: o mtodo busca solues que possam promover a coeso poltico-social. Um exemplo seria a discusso entre o abuso ou no do art. 62 da CF/88 que versa sobre as medidas provisrias. H vertentes de pensamento que tomam a utilizao do art. 62 por parte do chefe do poder executivo um ato at mesmo inconstitucional que promove a interferncia do poder executivo no poder legislativo. Porm, sob a tica cientfica-espiritual, a necessidade de uma medida provisria torna-se aceitvel no caso de uma realidade social que a urge, ou seja, o universo social onde existe a norma influi diretamente na sua interpretao.

Mtodo Normativo-Estruturante (por Friedrich Mller): nesse mtodo, o texto normativo apenas uma pequena parte do processo que d possibilidade para uma infinidade de anlises subjetivas e diferentes resultados quando aplicadas em casos concretos. Ou seja, a prpria interpretao da norma, apesar de importante faz parte de um cenrio maior que envolve no s esta como uma srie de fatores polticos, sociais, etc. "Diante da impossibilidade de se isolar a norma da realidade, na concretizao da norma o operador deve considerar tanto os elementos resultantes da interpretao do programa normativo (norma propriamente dita), quanto os decorrentes da investigao do domnio normativo (realidade social que o texto intenta conformar), pois ambos fornecem de maneira complementar, ainda que de modo distinto, os componentes necessrios deciso jurdica" (MLLER, Friedrich. Mtodos de trabalho do direito constitucional, p. 63, citado, no literalmente, por NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional, 2008, So Paulo: Mtodo, p. 69).

Existe, alm dos mtodos, uma srie de princpios hermenuticos. Vejamos alguns. Princpio da supremacia da Constituio: defende o pensamento kelseniano (pirmide hierrquica) de superioridade da Constituio Federal e a reconhece como conjunto de normas fundamentais do sistema jurdico. Lex fundamentalis. Princpio da presuno de constitucionalidade: o intrprete deve partir da premissa de que os atos poder pblico esto compatveis com a CF. Princpio da Interpretao conforme a Constituio: por fora do princpio da supremacia constitucional, o intrprete dever sempre que possvel priorizar o significado que melhor se compatibilize com a norma constitucional, claro atendendo a limites, no podendo prevalecer atos normativos que so patentemente inconstitucionais. Permite declarar a inconstitucionalidade de uma lei adaptando-a Constituio sem retira-la do ordenamento jurdico (Internet, http://www.coladaweb.com/direito/hermeneutica-e-interpretacao-constitucionalmetodos-e-principios)

Princpio da unidade da constituio: Segundo esse princpio, o texto de uma Constituio deve ser interpretado de forma a evitar oposies entre suas normas, e principalmente, entre os princpios constitucionalmente estabelecidos. Esse princpio obriga o intrprete a considerar a Constituio, e procurar harmonizar os espaos de tenso existentes entre as normas constitucionais a concluir.

Princpio da mxima efetividade: necessrio manter a interpretao que conceda lei maior efetividade possvel, podendo abranger a efetividade de um texto normativo toda a realidade social. Ex: art. 37, CF direito de greve dos funcionrios pblicos. Recentemente o STF decidiu sobre a matria, reconhecendo que o direito no pode ser sonegado diante da omisso legislativa, prevendo a aplicao do direito de greve dos funcionrios utilizando as regras do direito de greve no mbito privado. Princpio da justeza: Conforme Marcelo Novelino, "este princpio atua no sentido de impedir que os rgos encarregados da interpretao da Constituio, sobretudo o Tribunal Constitucional, cheguem a um resultado contrrio ao esquema organizatriofuncional estabelecido por ela" (NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional. 2.ed. 2008, So Paulo: Mtodo. p. 79). Este princpio diz que o intrprete no pode mudar as competncias constitucionais. Princpio do efeito integrador: O princpio integrador significa que, na resoluo dos problemas jurdico-constitucionais, deve-se dar prioridade aos critrios ou pontos de vista que favoream a integrao poltica e social e o reforo da unidade poltica. Princpio da proporcionalidade ou razoabilidade: A proporcionalidade em sentido estrito est vinculada verificao do custo-benefcio da medida, aferida por meio de uma ponderao entre os danos causados e os resultados a serem obtidos. A interferncia na esfera dos direitos dos cidados s ser justificvel se o benefcio trazido for maior que o nus imposto (BARROSO, Lus Roberto. Interpretao e aplicao da Constituio, p. 208-209). Neste caso, meio e fim so equacionados mediante um juzo de ponderao, para que sejam pesadas as desvantagens do meio em ralao s vantagens do fim` (CANOTILHO, J.J. Gomes. Direito Constitucional e teoria da Constituio, p. 269)." (NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional. 2.ed. 2008, So Paulo: Mtodo. p. 79-81) Princpio da harmonizao: Este princpio conseqncia lgica do princpio da unidade da Constituio, exigindo que os bens jurdicos constitucionalmente protegidos possam coexistir harmoniosamente, sem influncia, em abstrato, de uns sobre outros.

BIBLIOGRAFIA http://leandroconstitucional.blogspot.com.br/2010/06/hermeneutica-constitucional.html BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Aspectos de teoria geral dos direitos fundamentais. In: Hermenutica Constitucional e Direitos Fundamentais - 2 parte. Braslia, 2002: Ed. Braslia Jurdica, 1 ed., 2 tiragem. Material da 2 aula da disciplina Direito Constitucional, ministrada no curso de ps-graduao lato sensu televirtual em Direito Pblico UNIDERP/REDE LFG.

CUNHA JNIOR, Dirley da. Curso de Direito Constitucional. 2 ed., Salvador: Editora Juspodivm, 2008. MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 13. ed. So Paulo: Atlas, 2003. SILVA, Jos Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 15 ed. Malheiros editores Ltda. So Paulo SP. SOARES, Ricardo Maurcio Freire. Direito, Justia e Princpios Constitucionais, Salvador: Jus Podivm, 2008. Material da 5 aula da Disciplina Teoria Geral do Estado e do Direito Constitucional, ministrada no Curso de Ps-Graduao Lato Sensu TeleVirtual em Direito do Estado Anhanguera-UNIDERP|REDE LFG. Por: Luiz Lopes de Souza Jnior Advogado, Ps-graduando em Direito Pblico, Ps-graduando em Direito do Estado.

Potrebbero piacerti anche