Sei sulla pagina 1di 20

Metodologia de projeto arquitetnico participativo em empreendimentos habitacionais autogeridos em So Paulo

A experincia recente da assessoria tcnica Usina junto aos movimentos populares de sem-teto (UMM) e sem-terra (MST)
Flvio Higuchi Hirao, USINA-CTAH, arquiteto, Universidade Estadual de Campinas Curso de Arquitetura e Urbanismo, flavio.higuchi@gmail.com, brasileiro.
Professor da Universidade Bandeirantes, onde ministra as disciplinas de Planejamento Urbano e Planejamento Urbano e Regional, participa do Grupo Risco desde 2005 e da Usina desde 2008.

Kaya Lazarini, USINA-CTAH, arquiteta, Universidade Estadual de Campinas Curso de Arquitetura e Urbanismo, kaya.lazarini@gmail.com, brasileira.
Arquiteta formada pela Universidade Estadual de Campinas, j trabalhou em projetos de centros educacionais em So Paulo, participa do Grupo Risco desde 2005 e da Usina desde 2010.

Pedro Fiori Arantes, USINA-CTAH, arquiteto, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de So Paulo, pedroarantes@uol.com.br, brasileiro.
Doutor pela Universidade de So Paulo, professor da Universidade Federal de So Paulo, membro da Usina desde 1999 e seu coordenador geral desde 2005. autor do livro Arquitetura Nova (Editora 34, 2002).

Instituio
USINA Centro de trabalhos para o ambiente habitado Rua Baro de Campinas, 693 CEP 01201-000 So Paulo-SP Brasil Tel/Fax: 55-11-32250914 www.usinactah.org.br / e-mail: usina@usinactah.org.br

Resumo Aps a crise do sistema de financiamento e proviso habitacional do regime militar no Brasil, no incio dos anos 1980, por meio de uma articulao entre grupos universitrios, organizaes populares, da igreja progressista e do Partido dos Trabalhadores (PT) configurou-se uma alternativa democrtica-popular na poltica de moradia cujo grande momento se deu em So Paulo, na gesto de Luiza Erundina (1989-1992). Naquela ocasio foram realizadas 100 obras geridas diretamente pelos movimentos populares, os chamados mutires, envolvendo 15 mil famlias de baixa-renda, com o apoio de 23 assessorias tcnicas interdisciplinares, parte delas organizada como coletivos autogestionrios, como a Usina. Nos vinte anos que se seguiram, a poltica de habitao por gesto direta sofreu diversos reveses e foi combatida pelos governos conservadores. Recentemente, contudo, abriram-se novas brechas para a retomada dessa modalidade de produo habitacional, sobretudo por meio das polticas do governo federal. Trata-se, evidentemente, de um contexto diferente, no qual o PT e as organizaes populares j no so portadores das mesmas energias utpicas da redemocratizao. Por sua vez, amadureceram questes relacionadas a projeto, tecnologia e gesto das obras, resultando num descompasso tcnico-poltico: avanamos no campo tericoprtico enquanto a possibilidade de transformao social mais ampla recuava. nesse impasse que pretendemos apresentar e avaliar a metodologia de projeto consolidada pela Usina nestes vinte anos a partir da descrio de dois empreendimentos recentes: a Comuna Urbana do movimento sem-terra (MST), iniciada em 2007, constituda por 128 sobrados, e o projeto de 142 apartamentos com o movimento de luta por moradia (UMM), iniciado neste ano, em duas cidades da regio metropolitana de So Paulo. Nos dois casos o projeto de arquitetura e urbanismo foi elaborado conjuntamente por tcnicos e trabalhadores em uma seqncia de reunies e atividades que duraram cerca de 3 meses e que adotaram diversas estratgias de participao e debate, com suportes fsicos e digitais. nesse momento que os saberes acadmicos e populares se combinam para alcanar um objetivo comum: a produo integral de um trecho da cidade cuja lgica se pretende distinta de seu entorno, seja na qualidade

das edificaes, nos usos complementares moradia, ou ainda nas condies de trabalho, na escolha de materiais e na definio dos sistemas construtivos. Nos dois projetos, a discusso com as famlias foi muito alm da moradia, permitiu que se pensasse espaos de trabalho e educao, iniciativas culturais e de lazer, a sustentabilidade ambiental e a qualificao da vida urbana. Ambos os terrenos so pblicos, com cesso de uso coletiva, fruto de processos locais de Reforma Urbana. Nosso objetivo est em demonstrar que a forma como so conduzidas as definies de projeto, do regime fundirio, das fontes de financiamento e do sistema de planejamento da obra determinante do processo produtivo que segue, tanto nas suas condicionantes restritivas quanto nas possibilidades abertas. nesse momento que o desejo de construo de uma espacialidade diferenciada se desdobra em novidades em vrios nveis: do tipo de propriedade fundiria ao tamanho e qualidade das habitaes, dos espaos de uso comum ao controle do processo produtivo e dos meios de produo pelos trabalhadores.

Contextualizao do problema Os arquitetos que atuam nas periferias ao lado dos movimentos populares, e que, em dilogo com os trabalhadores ensaiam solues para os seus problemas mais elementares, ao mesmo tempo em que mobilizam a imaginao mais aguda para pensar uma nova sociedade e outra cidade, tm alguns antecedentes que precisam ser mencionados. Essa aliana entre uma frao minoritria dos arquitetos e grupos de trabalhadores bastante recente, data dos anos 1960,1 pois historicamente estes profissionais sempre ofereceram seus servios aos donos do poder e do dinheiro. Atuar ao lado das organizaes dos trabalhadores , por isso, uma ruptura com os pressupostos elitistas (e tambm subalternos) da profisso, cujas conseqncias ainda precisam ser melhor compreendidas. O que procuraremos discutir nesse texto como a ideologia da arquitetura e o mtodo de projetar2, quando nossos aliados so outros, podem ser subvertidos graas ao dilogo com os trabalhadores, em busca de resultados transformadores. Isto , ensaiase a o que pode vir a ser a produo coletiva do espao e da vida, quando um grupo de livres produtores procura superar as relaes heternomas de trabalho e criao. O que passa com o momento do projeto, nestas circunstncias, talvez seja uma antecipao, em pequena escala e menor complexidade, do projeto revolucionrio em escala mais ampla com todos seus paradoxos e idiossincrasias, como no poderia deixar de ser, e ainda com questes a superar. No custa lembrar que o Movimento Moderno na arquitetura, desde seus primeiros manifestos, na dcada de 1920, definiu um programa que elegia como principal aliado e exemplo a ser seguido o capital industrial mais adiante, o prprio Estado e as burguesias nacionais. O projeto moderno em arquitetura e nas cidades apoiou-se na figura do arquiteto demiurgo, aquele que tinha em seus planos e desenhos respostas para todos os males sociais. Figura emblemtica deste tipo-ideal da planificao da cidade foi Le Corbusier, cuja influncia sobre ns latinoamericanos foi enorme so devedores dele Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Clorindo Testa e Carlos Villanueva, entre outros arquitetos. Sejam eles comunistas ou liberais, as solues que apresentavam sempre vinham acompanhadas do poder de um Estado desenvolvimentista capaz de executar grandes obras sem veleidades democrticas. Esse projeto civilizador moderno, contudo, no apenas revelou-se abertamente autoritrio como redundou em seu contrrio os planos e edifcios para uma sociedade reformada reafirmaram as contradies que lhe davam origem: a desigualdade, a segregao, a violncia, a depredao do territrio e a explorao do trabalhador. Seu projeto de modernidade no esteve, nem poderia estar, dissociado do projeto de modernizao conservadora capitalista, que na Amrica Latina adquiriu feies particularmente violentas e predatrias. Em seus projetos mais audaciosos, como a construo de Braslia, a utopia do novo pas encarnada na capital que se erguia, reitera a desigualdade entre os donos do poder e o populacho
1 2

Uma histria dessa aliana em So Paulo narrada em ARANTES, 2002 e ARANTES, 2009. Sobre a ideologia dominante no campo da arquitetura, ver TAFURI, 1985 e FERRO, 2006.

convocado a erguer a cidade monumental e, depois, sem lugar para nela habitar3. Ali, a prpria arquitetura moderna e no limite, o prprio capitalismo reiterou (a seu favor) as condies de atraso que prometia superar. Na contradio em grande escala entre formas arrojadas que expressavam o desejo latino-americano de equiparar-se rapidamente aos pases centrais e seus canteiros de obra em evidente situao de atraso na evoluo das foras produtivas, havia uma disparidade entre a aparncia de modernidade e a base econmica real que expunha, por extenso, o carter prprio da modernizao perifrica e dependente. O centralismo autoritrio na poltica e na economia, que produz o clima geral de inchamento do poder tpico do desenvolvimentismo, chega arquitetura como acentuao da hegemonia do projeto, da autoridade do desenho (FERRO, 2006). A conseqncia o aprofundamento da dominao, com a crescente explorao e alienao dos trabalhadores. De um lado, a plstica dos volumes puros, das capas brancas, encobre o fazer desqualificado dos candangos, numa autonomizao da obra em relao aos produtores. De outro, os imensos canteiros de obra, onde se emprega muita fora de trabalho e paga-se pouco, so verdadeiros mananciais de extrao de mais-valia, no por acaso, contemporneos ao programa de industrializao do pas dali saa a massa de valor que alimentava os setores de ponta, ao mesmo tempo em que o suporte material para a produo automobilstica. A violncia no se instala, assim, com os golpes militares na Amrica Latina, para os trabalhadores ela intrnseca ao prprio projeto desenvolvimentista: Essa necessidade do plo autoritrio, demandada pela urgncia do acmulo de capitais foi o que levou a que a violncia ainda disfarvel de Braslia passasse a no poder mais ser escondida a partir da ditadura (FERRO, 2006). O projeto moderno em arquitetura esteve intrinsecamente associado modernizao perifrica e, nos anos de chumbo, seus ideais humanistas e reformistas deram lugar a uma poltica degradada de segregao dos pobres em grandes conjuntos habitacionais e a execuo de obras faranicas de infra-estrutura, muitas delas para beneficiar o transporte individual das classes mdias em seus automveis.

Construo de Braslia pelos operrios candangos

Maior conjunto habitacional da Amrica Latina, em So Paulo

Durante o regime militar (1964-1985), uma das alavancas do milagre econmico brasileiro foi o Banco Nacional de Habitao (BNH), responsvel pela construo de 4 milhes de unidades habitacionais para todas as classes sociais.4 Foi neste perodo que se constituram as principais empresas do setor imobilirio e que se formou um verdadeiro circuito imobilirio de acumulao capitalista nas cidades brasileiras. A construo civil tambm se constituiu na grande
Como suporte para a construo da capital, foram formadas as cidades satlites, onde se instalaram os operrios que trabalhavam na construo da capital. As cidades satlites se consolidaram como bairros perifricos de Braslia. 4 Sobre a poltica habitacional durante o Regime Militar brasileiro, ver BOLAFFI, 1979 e MARICATO, 1987.
3

porta de entrada dos trabalhadores migrantes nas cidades, pagando os menores salrios e oferecendo as piores condies, mas sem exigir qualificao prvia. Nesse sentido, a ditadura tinha como perspectiva uma poltica econmica continuada de crescimento econmico baseado na mercantilizao progressiva da cidade e da fora-de-trabalho migrante. O objetivo ento era o de expanso capitalista sem necessariamente a repartio de seus ganhos, que ficaram concentrados, sobretudo nas classes mdias urbanas e empresas privadas. O sistema habitacional do regime atuava como um verdadeiro moinho de expanso da forma-mercadoria, por meio de mecanismos atrasados e modernos articulados, mobilizando terras, capitais, trabalhadores e consumidores numa mquina de produzir riquezas e consensos sociais. Ou seja, ia muito alm da questo da moradia. Do ponto de vista ideolgico, o mote da casa prpria e do emprego passou a ser a bandeira conservadora para a cooptao das classes trabalhadoras. Na prtica, eram realizados grandes conjuntos habitacionais nas periferias, como forma de segregao dos pobres e humilhao social, ao mesmo tempo em que geravam grandes negcios urbanos, na compra de terras e na construo, por meio da expanso da mancha urbana sobre reas rurais (ponto mximo da renda diferencial da terra). Esse sistema colapsa com a crise da dvida externa na Amrica Latina e a interrupo do fluxo de recursos pblicos para a produo habitacional, agora dirigido para os credores. Com a crise do sistema de financiamento e proviso habitacional do regime militar, no incio dos anos 1980, por meio de uma articulao entre grupos universitrios, organizaes populares, da igreja progressista e do Partido dos Trabalhadores (PT), configurou-se uma alternativa democrtica-popular na poltica de moradia cujo grande momento se deu na gesto de Luiza Erundina em So Paulo (1989-1992) e que foi comparada a Viena Vermelha, administrada pelos socialistas nos anos 1920 e a Bolonha comunista dos anos 1970. Durante o governo do PT foram realizadas 100 obras geridas diretamente pelos movimentos populares, envolvendo 15 mil famlias de baixa-renda com o apoio de 23 assessorias tcnicas interdisciplinares, parte delas organizada como coletivos autogestionrios, como a Usina. O modelo de produo habitacional, os chamados mutires, se configurou como a grande alternativa popular ao falido BNH dos militares. Nos vinte anos que se passaram de l para c, a poltica de habitao por gesto direta dos movimentos populares sofreu diversos reveses, sendo atacada violentamente pelos governos conservadores. Mais recentemente, com o segundo mandato do governo Lula abriram-se novas brechas para a retomada dessa modalidade de organizao e gesto da produo pelos movimentos sociais e seus tcnicos. Evidentemente, trata-se de um contexto diferente, no qual o PT e as organizaes populares j no so portadores daquelas energias utpicas da redemocratizao. Se no h mais o mesmo cho histrico que correspondia forma original daqueles processos autogestionrios, por sua vez, amadureceram questes relacionadas a projeto, tecnologia e gesto das obras, resultando num descompasso tcnico-poltico: avanamos no campo terico-prtico enquanto a possibilidade de transformao social mais ampla recuava. nesse impasse que pretendemos apresentar e avaliar a metodologia de projeto consolidada pela Usina nestes vinte anos a partir da descrio de dois empreendimentos recentes: a Comuna Urbana do movimento sem-terra (MST), iniciada em 2007, constituda por 128 sobrados, e o projeto de 142 apartamentos com o movimento de luta por moradia (UMM), iniciado neste ano, em duas cidades da regio metropolitana de So Paulo. Nos dois casos o projeto de arquitetura e urbanismo foi elaborado conjuntamente por tcnicos e trabalhadores em uma seqncia de reunies e atividades que duraram cerca de 3 meses e que adotaram diversas estratgias de participao e debate, com suportes fsicos e digitais. nesse momento que os saberes acadmicos e populares se combinam para alcanar um objetivo comum: a produo integral de um trecho da cidade cuja lgica se pretende distinta de seu entorno, seja na qualidade das edificaes, nos usos complementares moradia, ou ainda nas condies de trabalho, na escolha de materiais e na definio dos sistemas construtivos. Nos dois projetos a discusso com as famlias foi muito alm da moradia, permitiu que se pensasse espaos de trabalho e educao, iniciativas culturais e de lazer, a sustentabilidade ambiental e a qualificao da vida urbana. Ambos os terrenos so pblicos, com cesso de uso coletiva, fruto de processos locais de Reforma Urbana.

Nosso objetivo est em demonstrar que a forma como so conduzidas as definies de projeto, do regime fundirio, das fontes de financiamento e do sistema de planejamento da obra determinante do processo produtivo que segue, tanto nas suas condicionantes restritivas quanto nas possibilidades abertas. nesse momento que o desejo de construo de uma espacialidade diferenciada se desdobra em novidades em vrios nveis: do tipo de propriedade fundiria ao tamanho e qualidade das habitaes, dos espaos de uso comum ao controle do processo produtivo e dos meios de produo pelos trabalhadores.

O projeto da Comuna Urbana A Comuna Urbana na cidade de Jandira, originada de famlias que sofreram uma ao de despejo e foram a partir de ento organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais SemTerra (MST) a primeira iniciativa de um assentamento urbano desta organizao popular, historicamente ligada luta por reforma agrria. A questo que motivava a Usina neste trabalho era justamente essa: o que o maior movimento de massas da Amrica Latina iria propor de novo em sua entrada nas cidades? O que estavam entendendo por uma Comuna? Qual seria o resultado de aproximao dos militantes do movimento com populaes fragilizadas das periferias urbanas das grandes metrpoles? Jandira uma cidade-dormitrio de 110 mil habitantes, com alguma presena industrial dada sua localizao favorvel ao lado de uma das principais rodovias de So Paulo. A cidade fica ao lado do maior complexo de condomnios de luxo da regio metropolitana, o Alphaville e adjacncias, e alimentada por uma linha de trem de subrbio que leva ao centro da metrpole. Nas margens dessa linha, numa rea de vrzea, formou-se no ano 2000 uma favela com 250 famlias, denominada Vila Esperana. No apenas os moradores sofriam com as cheias do rio Barueri Mirim, situao recorrente dos pobres nas cidades brasileiras, para os quais a alternativa de moradia acaba sendo reas ambientalmente frgeis e fora da chamada cidade legal (MARICATO, 1997), como no ano seguinte comearam a ser ameaadas com a ao de reintegrao de posse por parte da companhia de trens. Foram quatro anos de resistncia por meio de mobilizaes da comunidade e interposies judiciais dos advogados que apoiavam a Vila Esperana. Um brao da Igreja progressista brasileira logo chegou ao local, por meio da Pastoral da Moradia e do Padre Joo Carlos, e colaborou decisivamente para que as famlias se organizassem e se defendessem. Na iminncia do despejo, a Pastoral da moradia entrou em contato com a Pastoral da terra e o MST, que passaram a procurar alternativas para as famlias. Ao perceberem que o interesse daquela comunidade no era participar de um acampamento para reivindicar um assentamento de reforma agrria, os militantes da frente de massas do MST avaliaram que os conflitos urbanos, enfim, deveriam ser enfrentados na prpria cidade e no fora dela. Em novembro de 2005 ocorre o despejo, com a presena da polcia militar e imediata derrubada dos barracos. Metade das famlias aceita fazer uma nova ocupao, agora no mais espontnea, mas com carter poltico e organizada pelo MST. assim ocupado um enorme edifcio h 30 anos abandonado, uma estrutura de concreto projetada por um dos mais renomados arquitetos modernos brasileiros, Joaquim Guedes, para ser um seminrio de Padres Salesianos. Os custos da obra foram acima do que a congregao poderia suportar e os padres venderam o edifcio antes mesmo que fosse concludo. Dos anos 1980 para c, a estrutura foi se transformando em runas e o ltimo proprietrio, um industrial, afirmava pretender utiliz-la para uma fbrica de chocolates. Mas nada foi feito e os impostos acumulavam, totalizando naquele momento uma dvida de 300 mil reais em IPTU (cerca de 180 mil dlares). O grupo de 120 famlias que foi para o Seminrio passou a se denominar Comuna Urbana Dom Helder Cmara. A homenagem a um dos principais bispos brasileiros e que fez oposio ditadura no era casual a influncia da Igreja progressista em comunidades como essa no Brasil ainda significativa, apesar do avano dos grupos evanglicos. Uma das mximas de Dom Helder que passou a ser reproduzida nas assemblias e que ilustra o progressismo a que nos referimos era a seguinte: Quando dou po aos pobres me chamam de santo, quando pergunto

pelas causas da pobreza, me chamam de comunista. A ocupao do Seminrio reforava o nexo religioso que movia a unidade das famlias. Mas o claustro era profanado com atividades mundanas, festas e futebol. Esse sincretismo entre a vida cotidiana da comunidade, a mstica religiosa e a organizao poltica esteve sempre presente em todo o processo e na definio que cada um dos agentes dava ao significado de Comuna (para uns sinnimo de comunidade, para outros de comunho e para alguns de comunismo). J instalados na ocupao, o padre Joo Carlos e o MST, com o apoio da prefeitura local, naquele momento gerida pelo PT, conseguiram obter um repasse de recursos do Ministrio das Cidades para a compra de um terreno que permitisse um projeto habitacional para as famlias. Para obter o recurso foi realizado um projeto preliminar por parte da prefeitura, com prdios iguais carimbados no terreno de forma burocrtica e irresponsvel. Aquele desenho heternomo e mesmo degradante no correspondia, evidentemente s ambies que a Comuna tinha para si.

Projeto realizado pela Prefeitura, aprovado pelo Governo Federal e rechaado pelas famlias e MST

Seminrio Salesiano ocupado pelas famlias e MST Vazio central do claustro palco de diversas atividades

Foi nesse momento, quando parte dos recursos e a aquisio do terreno j estavam encaminhados, que o MST resolveu convidar a Usina, com quem j trabalhava noutros projetos, sobretudo construindo casas em assentamentos de reforma agrria. A reao imediata dos arquitetos da Usina, ao visitarem o terreno e verem o projeto preliminar da prefeitura, foi apoiar o MST e a Comuna para que reivindicassem um projeto arquitetnico que correspondesse a seus objetivos polticos. A defesa do projeto prprio foi imediatamente encampada, novamente por motivos diferentes, mas no conflitantes: para o padre era a possibilidade de construir uma comunidade (no sentido religioso), cujo imaginrio simblico ele remetia a pequenas vilas italianas, para o MST a possibilidade de indicar uma forma coletivista de organizar os trabalhadores nas cidades, e para as prprias famlias, o desejo muito concreto de morar em casas dignas e no em apartamentos exguos projetados por burocratas e construdos por empreiteiras. A Usina teve que perceber essas diferentes demandas para articul-las como um tema-gerador5 para iniciar o processo participativo do projeto. Essa disposio inicial foi reafirmada durante toda elaborao do projeto e assim resumida no memorial de apresentao da proposta: O desafio da Comuna Urbana o da produo de assentamentos populares urbanos de novo tipo, que congreguem espaos de moradia, lazer, educao e trabalho num mesmo local, restituindo a dimenso de totalidade do ser social (...) Na Comuna Urbana, a materialidade fsica do espao construdo dever ser capaz de suportar e estimular a organizao social pretendida. Por isso mesmo, esse novo espao no poder ser a mera reproduo do existente, dos loteamentos de periferia e tampouco dos conjuntos habitacionais convencionais, que obedecem a uma lgica de produo da cidade que reitera a desigualdade e a segregao, bem como a fragmentao e o individualismo. (USINA, 2007)
5

Conceito da pedagogia emancipadora formulada pelo educador Paulo Freire, em FREIRE, 1970 e 1979.

Em novembro de 2006 a equipe da Usina inicia as atividades de projeto coletivo. A presso era enorme, sobretudo por dois motivos. Os tcnicos da prefeitura e do governo federal no queriam abandonar o projeto por eles realizado e acusavam a Usina e o MST de colocar em risco o financiamento j contratado. Contudo, o argumento de que as famlias nunca haviam sido consultadas e que rejeitariam apartamentos, associado ao fato de que a Usina tinha larga experincia em projetos habitacionais participativos, fazia com que os tcnicos recuassem e aceitassem o projeto prprio desde que obedecidos os prazos exguos por eles solicitados. O fiel da balana foi o prefeito petista de Jandira, Paulo Barjud, que apoiou, ao fim, a iniciativa do movimento e a capacidade tcnica da Usina, mas no sem fazer sua chantagem emocional, ao afirmar que se vocs perderem esse recurso eu renuncio!. O segundo motivo de presso era a iminncia de novo despejo, movido pelo industrial do chocolate e proprietrio das runas Salesianas fato que se consumou em dezembro de 2006, quando as famlias foram relocadas para outro terreno, graas novamente intermediao do movimento e do padre, e as atividades de projeto puderam seguir at serem completadas, em janeiro de 2007. O processo de projeto participativo foi assim parcialmente condicionado por uma situao de urgncia e emergncia, o que significava uma intranquilidade por parte das famlias, do padre, dos militantes e certamente tambm dos arquitetos. Nossas primeiras atividades de discusso do projeto se deram na ocupao do Seminrio, que j nos ensinava diversas novidades interessantes. As habitaes improvisadas foram feitas pelos ocupantes nas prprias celas destinadas aos seminaristas, ainda incompletas, e fechadas por tapumes de todos os tipos, os mais inusitados aqueles retirados de propagandas do mercado imobilirio anunciando apartamentos de luxo. A forma do edifcio propiciou outra relao das moradias com o espao coletivo que se diferenciava da experincia vivida na favela. O enorme vazio central do ptio do claustro no existia na favela adensada na beira da linha frrea. Eles perceberam que o novo projeto poderia ter espaos vazios, abertos para a sociabilidade, como era aquele. O espao de meditao dos seminaristas, contudo, estava ali transformado pelos gritos de crianas, brincadeiras, futebol (inclusive feminino), rodas de samba, mesas de domin, churrasquinho e festas. O terreiro central profanado era o lugar da mstica religiosa, do movimento e da vida cotidiana. Era o ponto focal que permitia igualmente quelas famlias terem uma unidade na luta e na tecitura da vida a comear pelo fato de que estavam h um ano no local sem nenhum assassinato ou ocorrncia grave, acontecimentos cotidianos na antiga favela. Ou seja, a experincia espacial vivida no claustro e de organizao da Comuna (j nucleada pelo mtodo do MST) foi percebida pelos arquitetos como novo tema gerador e iniciamos os debates a partir dos espaos coletivos e no dos ambientes privados, invertendo nossa prtica habitual que parte do desejo mais imediato da moradia individual (como se ver na prxima descrio). Contudo, os espaos coletivos deveriam respeitar a limitante auto-imposta pelas famlias, a urbanizao baseada em casas unifamiliares, o que contraditoriamente reduzia as reas livres mas era o acordo a que chegamos para poder defender o projeto prprio, contra os prdios do governo. A primeira ao foi listar as atividades que eles realizavam na ocupao e que eles gostariam que continuassem existindo no novo projeto, com destaque para algumas questes de gnero: cozinha comunitria, mulheres participando de palestras e atividades de formao, homens tambm cozinhando, futebol de homens e mulheres, festas, espao para as crianas, unio, amizade, respeito etc. Assim foram reivindicados espaos especficos e edificaes complementares moradia. As principais delas, que acabaram contempladas no projeto, foram: creche e escola infantil, quadra esportiva, oficinas de trabalho, lugar de festas, padaria comunitria, praa, horta comunitria, espao para atividades de formao, para assemblias e celebraes. O estmulo imaginao (e indignao) um momento fundamental nessas atividades. Para quem est acampado num barraco, qualquer alternativa parece ser aceitvel, mesmo os apartamentos-padro mais indignos construdos pelo governo. Para superar essa carncia e conformismo, preciso realizar aes e provocaes que agucem a disposio para indagar, conhecer e propor alternativas. Mas no basta restituir a fala sem dela extrair o que a internalizao da prpria dominao. Isso porque acreditamos que para que um povo oprimido

por sculos saiba expressar a transformao social, preciso inventar uma pedagogia que ainda ensine que o impossvel possvel (ARANTES, 2002). Nesse incio das atividades, fizemos um movimento retrospectivo/prospectivo (termo de Henri Lefebvre), isto , reativamos o imaginrio das experincias vividas do grupo para que delas possamos procurar caminhos futuros. Muitas das famlias tiveram outras situaes de moradia significativamente melhores do que na favela. No Nordeste, em Minas Gerais ou no interior de So Paulo, viveram em casas maiores, com quintais, varandas, pomares, cozinhas amplas e agradveis, com forno a lenha, daqueles que perfuma a casa toda com os odores e vapores da comida. A vivncia do morar para eles nem sempre foi a do barraco apertado num centro urbano, desprovido de infra-estrutura e o mnimo de dignidade. Todas essas referncias so, por isso, importantes de serem retomadas dentro do princpio da pedagogia freireana (FREIRE, 1970 e 1979), na qual o novo surge do j conhecido/elaborado pelos indivduos e do que est em vias de apropriao. O tema da migrao e o das condies de vida nas metrpoles ento discutido: porque samos de uma casa boa no interior e viemos parar em um barraco de favela na capital? Ou seja, por que o acesso terra e moradia regulares nas grandes cidades so negados maioria dos trabalhadores? O movimento migratrio na direo do assalariamento em geral corresponde a uma perda na qualidade de vida e nas condies de moradia esse o momento em que o tema da renda da terra, da espoliao dos trabalhadores nas cidades e da Reforma Urbana pode ento ser introduzido e problematizado. A partir desse mapeamento retrospectivo e das mudanas que a migrao representou, introduzimos referenciais externos, como forma de construir um repertrio mais amplo, no qual outras prticas so apresentadas ao grupo para alargar o seu universo de problemas e possibilidades. So apresentadas imagens de projetos habitacionais em diversas regies do mundo, alguns deles recentes outros no, uns melhores outros piores. As interjeies so diversas, dando a entender o que eles consideram mais acolhedor, humanizado e familiar e o que rechaam como espaos montonos, disciplinares e humilhantes. Enquanto eles analisam e comentam as imagens, anotamos as reaes de cada um e do grupo de modo a construir um vocabulrio projetual comum, sabendo o que desejado ou rechaado pelas famlias. Ao fim da atividade possvel afirmar que alguns consensos so obtidos a respeito de onde bom morar e por que referenciais que passam a ser lembrados e perseguidos pelo grupo nas reunies seguintes. A prxima atividade foi realizada no prprio terreno destinado ao projeto. Algumas famlias ainda no o conheciam e outras apenas o viram rapidamente. Fazemos ento uma incurso de reconhecimento e descobrimos que do seu ponto mais alto possvel avistar os arranha-cus do centro financeiro de So Paulo, a famosa Avenida Paulista, a cerca de 40 quilmetros de distncia, como uma miragem no horizonte. O terreno possui 25 mil m e, na sua parte mais baixa, uma nascente e um crrego, que redundam em uma rea de proteo ambiental significativa. O restante do terreno conformado em torno de um talvegue de drenagem natural, com duas laterais ngremes (com 20% de declividade) e uma cabeceira cncava densamente vegetada, na qual se encontra uma antiga casa que foi transformada, no projeto, em creche. Ou seja, trata-se de um terreno complexo mas que, ao mesmo tempo, uma pequena sntese do tipo de territrios disposio dos trabalhadores nas cidades brasileiras altas declividades, vrzeas alagveis e zonas ambientalmente frgeis. H, por isso, algum saber-ocupar destas situaes limites de assentamento humano tanto por parte das populaes empobrecidas quanto de uma parcela minoritria dos projetistas. O nosso caso, do ponto vista da morfologia urbana, no era exceo. No prprio terreno fizemos uma atividade na qual se discutiu a relao entre a rea de moradia e todos os demais usos que o grupo da Comuna solicitava que existissem. Visualizando melhor o terreno aps percorr-lo, os moradores comearam a indicar onde deveria ser o acesso, a rua interna, onde ficaria o campo de futebol, a praa, a escola, a padaria e os renques de casas. Com papis de grandes dimenses pendurados na parede, vrios voluntrios logo aceitaram o convite para opinar e desenhar junto com os arquitetos, o que progressivamente foi delineando uma diretriz de ocupao do conjunto, em grande medida mantida at o final. Nas atividades seguintes finalmente comeamos a investigar a unidade habitacional propriamente dita. Na primeira delas dividimos a assemblia em quatro grupos: jovens at 25

anos, mulheres entre 25 e 45 anos, homens entre 25 e 45 anos e o ltimo, com adultos acima de 45 anos. Nossa proposta, j testada noutras discusses de projeto, era que cada um desses grupos, ora dividido por idade, ora por gnero, tem idias e prticas diferenciadas a respeito do morar. Em cada um dos grupos, um arquiteto-mediador da Usina introduz temas para debate e reflexo a partir de grandes cartes que indicam cada um dos ambientes e funes da casa. Como vocs acham que deve ser tal ambiente? Quais so os mveis? Como so os usos? Quem faz o qu? Etc. Perguntas desse tipo vo motivando reaes diversas que so anotadas e discutidas. E, evidentemente, surgem situaes de dissenso, dentro dos grupos e entre eles. Na assemblia animada em que cada um expe o que foi debatido em seu grupo, comum que surjam vaias e aplausos, sobretudo em afirmaes polmicas que evidenciam as diferenas de gnero, o peso do trabalho domstico e da opresso sofrida pela mulher. Os homens no tm vergonha, por exemplo, de afirmar que sobre a cozinha e a lavanderia a mulherada que tem que opinar, pois eles no teriam nada a dizer sobre isso o que seguido por uma vaia indignada das mulheres. Algumas delas, nas semanas seguintes vm comentar que deixaram os maridos lavando roupa e cozinhando para verem como deve ser a casa nova.

Atividades de projeto participativo na Comuna Urbana

Maquete eletrnica apresentada em assemblia

O prximo reencontro dos arquitetos com as famlias j se d com algumas plantas desenhadas dos sobrados, que so impressas em transparncias e projetadas nas paredes em escala 1:10. Ao lado da projeo, sobre uma mesa, dispomos a planta dos mveis da casa em papel na mesma escala, que podem ser aderidas na parede com fitas adesivas, de modo a povoar os ambientes e verificar se eles contemplam as demandas discutidas. Esse mtodo de investigar o projeto pelos mveis, pois so eles que indicam e organizam os usos, j foi utilizado pela Usina noutros projetos e segue sendo modificado a cada nova atividade como veremos no prximo caso apresentado. Cada arranjo novo que feito, desfeito e consolidado vai sendo registrado pelos arquitetos e fotografado. Nesse momento vamos reconhecendo como a linguagem de projeto muito facilmente aproprivel, pois, no limite, tratava-se de uma brincadeira de casa de boneca. No havia, assim, distncia entre o discurso tcnico e a experimentao levada a cabo, pois se estabelecia uma unidade de ao entre arquitetos e sem-teto decorrente do entendimento ldico daquela ao criadora com elementos simples e ao alcance de todos. Durante a semana, entre uma assemblia e outra, os arquitetos trabalhavam incessantemente no material recolhido, procurando adequar as solicitaes coletivas, as condies do terreno, a legislao ambiental e de uso do solo, os valores do financiamento pblico para a construo das casas, as alternativas tecnolgicas e estruturais etc. A Usina j tinha utilizado diversas vezes a modelagem em computador em seus projetos, mas foi a primeira vez que decidimos lev-la a campo para a atividade de projeto participativo. Com o computador e um projetor, apresentamos o resultado tridimensional das plantas que haviam sido discutidas com as famlias. Eram duas casas geminadas e diferentes, com um desnvel entre elas para permitir a acomodao na topografia. Fizemos um truque de apresentar uma tela em branco com diversas

representaes de pessoas espalhadas no espao iluminado pelo projetor. No slide seguinte apareciam as casas e aquelas mesmas pessoas, nos mesmos lugares, reapareciam ora nas janelas, nas portas, circundando as edificaes etc. A idia era mostrar que as pessoas antecediam o projeto, participavam dele e estavam ali antes das casas, ao contrrio do que ocorria na proviso habitacional do governo. A partir da comeamos a movimentar a maquete eletrnica, circular pelo interior das casas, retirar o telhado, verificar os cmodos, mostrar as sombras ao longo do dia etc. O uso da computao grfica no deixava de trazer novos paradoxos. De um lado distanciava as famlias dos arquitetos, que reafirmavam sua autoridade tcnica, dessa vez no trazendo mveis de papel, mas uma programao digital que elas seriam incapazes de fazer. O espetculo da apresentao os colocava numa postura mais passiva e inebriada, como diante de um show de TV. Por outro lado, o acesso a profissionais e a tecnologias que permitiam que a simulao de tudo o que havia sido discutido pudesse ser mais bem visualizada e compreendida parecia ser uma conquista. Nosso grupo discutiu o efeito da computao e na assemblia seguinte resolveu levar uma maquete fsica, na qual as edificaes haviam sido feitas a partir de barras de sabo cortadas com estilete. O objeto artesanal que levamos, que igualmente entusiasmou os presentes, parecia ser a anttese da tecnologia do computador, mas igualmente introduzia as diferenas entre os arquitetos e as famlias. Mas, afinal, essa diviso do trabalho e a solicitao da presena dos profissionais de projeto era desejada por todos e no vista como uma forma de dominao e opresso. Nesse sentido, independentemente do uso do computador ou da maquete de sabo, estvamos sendo reconhecidos como aliados da Comuna, profissionais contratados mas tambm parceiros polticos. O resultado a que chegamos era a maior prova disto: a grande maioria estava satisfeita e identificada com o processo e o produto final. De fato, realizamos um projeto totalmente diferente dos conjuntos-padro do governo. Todos os espaos coletivos solicitados foram contemplados, includo a escola, a padaria comunitria, a quadra esportiva e as oficinas de trabalho. As casas tinham 68m, 50% maiores do que os apartamentos previstos anteriormente, e todas com 3 dormitrios. A discusso de projeto tambm favoreceu a que se chegasse ao desenho de trs tipologias diferenciadas, que se encaixavam umas nas outras, criando um espao rico em situaes volumtricas e espaciais. Cada grupo de aproximadamente 10 casas formava uma pracinha interna, permitindo que o sistema de organizao por ncleos de 10 famlias, adotado pelo MST, encontrasse no projeto uma espacialidade correspondente. A coerncia entre a proposta mais ampla organizacional e poltica da Comuna e seu projeto arquitetnico havia sido finalmente encontrada e todos estavam reconhecendo que se tratava de uma conquista coletiva, do poder popular6 em ao.

Implantao final do projeto da Comuna Urbana de Jandira

Imagem da obra em andamento (2010)

A expresso poder popular consta do hino do MST e tem sido amplamente utilizada pelas lideranas do MST para designar a capacidade de autoorganizao dos trabalhadores na construo das suas lutas e de uma nova sociedade.

10

Enquanto os debates de projeto ocorriam, a viabilidade financeira da obra foi sendo costurada pela Usina, MST e Prefeitura junto aos rgos federais e estaduais. Para poder alcanar a qualidade almejada, foi necessrio combinar diversos recursos, todos eles altamente subsidiados, mas que at ento nunca tinham sido articulados entre si. Uma das vitrias polticas da luta popular poder disputar o fundo pblico e conquistar uma parcela que corresponda s reais necessidades. Ou seja, trata-se de lutar contra o paradigma da poltica pobre para os pobres, a remediao da pobreza com parcos recursos enquanto o capital financeiro abocanha um enorme quinho do oramento pblico por meio dos elevados juros da dvida. Desse modo, conseguimos combinar recursos de todos os entes da federao: Prefeitura de Jandira, Estado de So Paulo e Governo Federal, alm de recursos subsidiados do Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS). Os valores somados por unidade habitacional, incluindo terreno, infra-estrutura e equipamentos comunitrios totalizam 47 mil reais. Na engenharia financeira que foi montada, as famlias no se tornavam muturias (pagando por 30 anos o financiamento habitacional, como em geral ocorre), mas beneficirias de um repasse que significa uma operao de transferncia de renda, ao invs de endividamento dos trabalhadores (com o risco de despejo aps 3 parcelas em atraso!). A contrapartida das famlias foi de apenas 2 mil reais (1,2 mil dlares) e mais o equivalente a 4 mil reais em trabalho voluntrio na obra, na forma de mutiro. O total por unidade habitacional resultou, em 2008, em 53 mil reais (cerca de 32 mil dlares), um dos valores mais altos j obtidos pelo movimento popular na produo habitacional por auto-gesto at aquele momento. Do ponto de vista da propriedade fundiria, tambm procuramos questionar a apropriao privada de um processo de luta e organizao que coletivo. Isto , o MST e a Comuna, com o apoio da Usina, se posicionaram a favor da propriedade coletiva e da prevalncia do valor de uso. Como restringir a mercantilizao das unidades habitacionais e garantir o coletivismo? Inicialmente pensamos que o empreendimento habitacional poderia ser caracterizado como uma cooperativa na qual todas as famlias estariam representadas. Contudo, no Brasil a propriedade residencial no poderia ser transformada em capital cooperativo na qual cada morador teria uma cota-parte, como se faz no Uruguai. Ns estvamos sendo forados a transformar o projeto em um condomnio residencial no qual a propriedade da terra seria fragmentada, individualizada e privatizada. Como forma de resistir a isso, a Comuna props que a terra continuasse pblica e que os moradores tivessem a cesso coletiva de uso, como forma de inibir a mercantilizao da conquista coletiva. Ainda est em aberto como ser o desfecho desse novo embate contra as regras do jogo. Associado ao projeto participativo, o claro posicionamento a respeito dos temas como o tipo e o tamanho do financiamento e do subsdio pblico, o modelo de gesto e operao da poltica habitacional e o regime fundirio e de propriedade que se pretende conquistar so elementos decisivos para caracterizar o que de fato est em disputa e como o poder popular pretende construir a si mesmo, a sociedade e o territrio. A obra encontra-se atualmente, em setembro de 2010, com cerca de 60% da execuo realizada. O processo de organizao dos trabalhadores para a gesto dos recursos pblicos e do canteiro de obras relatada noutro texto apresentado nesse seminrio, da equipe da Usina que est assessorando cotidianamente a construo da Comuna (BARAVELLI, LORETO e GUERREIRO,
2010).

Passamos do extremo oeste para o extremo leste da metrpole de So Paulo. Dois conjuntos mais que habitacionais Um grupo de cerca de cem famlias moradoras de reas precrias de Suzano, apoiadas pela Central Pr-Moradia Suzanense (CEMOS), filiada Unio dos Movimentos de Moradia (UMM), conquistou do governo local o apoio para realizar dois pequenos conjuntos habitacionais em terrenos pblicos, demarcados como ZEIS (Zona Especial de Interesse Social), e cedidos pela prefeitura, com recursos federais do programa Minha Casa, Minha Vida e com projeto participativo assessorado pela Usina. Essa experincia possui um carter mpar por um motivo principal, resultante do novo contexto histrico e poltico brasileiro e da situao especfica

11

daquele grupo, mas que est se tornando regra. As famlias, apesar de organizadas por um movimento popular, obtiveram terreno, recursos e projeto sem terem que participar ativamente de lutas sociais, ocupaes de terra, marchas e enfrentamentos contra a ordem. A liderana principal que mobiliza e organiza o grupo, Rita Angelos, uma figura histrica na luta por moradia em So Paulo, casada com um advogado militante das causas sociais e que ocupa o cargo de Secretrio de Polticas Urbanas da gesto do PT em Suzano. Esse fato colabora, por vezes, para que as famlias se considerem no como parte de um movimento social, mas de uma comunidade amparada pela esposa de um Secretrio municipal (o que no Brasil pode significar a expectativa de favorecimento e clientelismo). E, de outro lado, foram includas como por acaso no novo programa federal de habitao, cuja linha principal , na verdade, antagnica aos interesses da Reforma Urbana.7 Ou seja, trata-se de um contexto no qual a Usina e a UMM devem saber posicionar-se para que o processo de projeto e construo colabore para uma pedagogia poltica e de autonomia que no existiu a priori. Por outro lado, como afirmou a prpria Rita em uma assemblia, o fato de existir um governo municipal e uma poltica federal que permitem fazer moradia digna por autogesto, sem ter que ocupar terra, um avano e no um retrocesso. Rita conta dos meses acampada, noutras lutas e conquistas, das dificuldades e sofrimentos dessas aes, que politizam, mas tambm deixam os trabalhadores combalidos e desgastados. Apesar dessa ausncia paradoxal da luta poltica, superada (ou suprimida) pelo novo contexto de polticas pblicas, outras questes decorrentes da autogesto dos trabalhadores ainda se mostram pertinentes. Como o novo projeto pode beneficiar a cidade, a vida pblica e no apenas a moradia privada enclausurada em condomnios? Como podemos promover os usos complementares moradia, oficinas de trabalho, espaos de cultura e lazer de modo a superar o gueto habitacional? De que forma podemos avanar no processo participativo trabalhando o projeto e a tecnologia juntamente com o saber popular? Como fazer um projeto arquitetnico preocupado tanto com o produto (edificao) quanto com o processo (canteiro de obras)? Ou seja, como propor o projeto como meio de planejamento autnomo dos prprios trabalhadores, acabar com a alienao e minimizar o desgaste e os riscos envolvidos na obra. Algumas informaes iniciais so necessrias. O municpio de Suzano conta com 280 mil habitantes, faz parte da Regio Metropolitana de So Paulo e, como Jandira, um bairrodormitrio, mas com alguma presena industrial do setor qumico dentre elas uma das maiores fbricas de papel e celulose do pas e laboratrios farmacuticos. Muitos de seus moradores trabalham noutras cidades da regio e utilizam o trem como principal meio de locomoo. Assim, apesar de se localizar a 52 km do centro de So Paulo, Suzano assume o papel de subrbio da capital, dentro de um processo de espraiamento da periferia metropolitana. A cidade cortada pela linha frrea e pela antiga estrada que ligava So Paulo ao Rio de Janeiro, hoje uma das avenidas mais importantes do municpio. Os dois terrenos onde sero construdas as unidades habitacionais esto localizados nas proximidades desta avenida e da linha frrea. Na composio de financiamentos e repasses de recursos pblicos para os projetos, a maior participao do Governo Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade de gesto direta por entidades, que disponibiliza at 52 mil reais por famlia (30,5 mil dlares). O programa destinado a famlias com renda de at R$ 1.395,00 (820 dlares), que necessitam de um alto subsdio pblico para o acesso moradia digna. Nesse sentido, o programa favorvel, altamente subsidiado, e o muturio pagar prestaes de apenas 10% de sua renda, por um perodo de 10 anos, o que representar ao final cerca de 12% a 32% do total do repasse federal. Em segundo lugar, graas a um convnio entre governos federal e estadual em So Paulo, os projetos podem requisitar do Governo do Estado um complemento de at 20 mil reais (11,7 mil dlares), desde que cumpram alguns condicionantes, como desenho universal e certos acabamentos. A Prefeitura de Suzano, por sua vez, apia com recursos prprios a realizao do projeto e promove a cesso de uso de dois terrenos pblicos bem localizados na cidade, o que equivale aproximadamente a mais 4 mil reais por famlia. No total, cada unidade contar com o aporte pblico de 76 mil reais (44,7 mil dlares), mais uma conquista histrica de recursos para habitao popular autogerida. Este montante de recursos pblicos muito superior
7

Para uma anlise crtica do programa Minha Casa, Minha Vida, ver ARANTES e FIX, 2009.

12

ao historicamente investido nos programas de gesto direta e representa o reconhecimento (tardio) de que a habitao de interesse social deve receber subsdios intensivamente. A Usina j acompanhou diversos projetos cujo oramento abaixo do necessrio resultou em conflitos na obra, precariedade nas condies de trabalho, reduo da rea construda e aumento do coeficiente de mutiro (uma sobrexplorao do trabalhador) ou seja, uma internalizao do conflito que deveria ocorrer para fora, na luta pela transformao social e melhoria das condies de vida da classe trabalhadora. Em relao questo fundiria, da mesma forma que a experincia da Comuna Urbana, os terrenos destinados ao projeto foram cedidos pela Prefeitura, mas mantidos como estatais, como exemplo do que deveria ser uma poltica local de Reforma Urbana. Como se trata de uma poltica de interesse social, entende-se que a terra deva continuar pblica, evitando o parcelamento do terreno em pequenas propriedades individuais privadas. Com isso, pretende-se enfatizar que o direito moradia no sinnimo de direito propriedade, procurando restringir a mercantilizao de um bem de interesse social. O movimento, a Usina e a Prefeitura de Suzano buscam com este projeto uma soluo que se contraponha poltica habitacional dominante desde os tempos da ditadura, em que prevalece a construo de grandes conjuntos habitacionais isolados e de m qualidade, para onde a populao urbana pobre exilada e confinada. Em contraste com essa situao, os terrenos do projeto em Suzano esto inseridos na malha urbanizada, bem servidos de infra-estrutura de transporte, prximos a linhas de nibus e estao de trem, escolas, hospitais e reas comerciais. Os terrenos so relativamente planos, facilitando a implantao dos projetos e exigindo pouca movimentao de terra. Normalmente, as reas destinadas habitao de interesse social so os piores terrenos da cidade, com topografia acidentada, nascentes de rios, reas de proteo etc. como vimos no caso de Jandira. Em maro de 2010 a equipe da Usina iniciou os trabalhos com as famlias e o nosso primeiro desafio foi saber como trabalhar com um grupo recm formado que, apesar de fazer parte da UMM, no tinha histrico de lutas coletivas como j mencionamos. Assim, no existia uma identidade coletiva formada em momentos de luta como normalmente se encontra nos movimentos sociais e sequer uma mstica em torno dos smbolos e bandeiras do movimento. Dessa forma, discusses sobre o papel dos movimentos e da luta na conquista de direitos foram necessrias e, ao mesmo tempo, limitadas, pois h aprendizados que apenas a prtica favorece. Uma primeira questo importante foi a problematizao do contexto em que estavam inseridos, ampliando a discusso para o tema da Reforma Urbana e da luta pelo direito cidade e moradia. No entanto, a questo central girou em torno da forma de gesto: o que seria trabalhar em um processo autogestionrio? Quais as vantagens e desvantagens em relao gesto tradicional, em que se entrega o processo nas mos de uma construtora? Seguiu-se uma discusso sobre os conjuntos habitacionais construdos pelas empreiteiras, cujo processo de projeto e obra ignora o trabalhador e o morador. Foi unnime o descontentamento com estes conjuntos, denominados por alguns como presdios com chave na porta: os apartamentos so pequenos, feios e quase inabitveis. De outro lado, a gesto direta no apenas permite produtos melhores como o envolvimento da comunidade na construo. Com um alto nmero de desempregados, a possibilidade de trabalho remunerado na prpria obra foi um motivo importante para a deciso das famlias, que optaram por aclamao pela alternativa da autogesto. Na segunda assemblia a Usina decidiu aprofundar a questo, entendendo que as famlias ainda no tinham total clareza do que seria um processo autogestionrio. Foram mostrados exemplos de outras obras, expondo-se as qualidades e as dificuldades da autogesto. Alguns participantes se mostraram descontentes, enquanto a maioria defendeu a autogesto. Decidiu-se avanar na gesto direta, considerando que as famlias descontentes seriam encaminhadas a outros programas do governo de Suzano, em projetos feitos por construtoras. Esta segunda assemblia se deu no interior de um cemitrio vertical, chamado Memorial do Alto Tiet, local que era prximo aos terrenos e do bairro onde as famlias moravam. Entretanto isso causava um desconforto nos participantes, que diziam estar discutindo a sua futura casa no lugar onde seria sua ltima morada. O contexto de recluso do cemitrio tambm restringia as manifestaes

13

espontneas, palmas, falas mais acaloradas e gritos de guerra, dificultando ainda mais a formao da identidade coletiva do grupo. Aps o debate sobre a forma de gesto, a Usina distribuiu s famlias, divididas em grupos menores, cerca de 80 fotografias em grande formato de variados projetos de habitao. A apresentao das imagens tinha como objetivo mostrar referncias diferentes nas solues formais, tecnolgicas, e urbansticas, que contrastassem com os conjuntos habitacionais padronizados. O estmulo imaginao, como fizemos na Comuna de Jandira, essencial para iniciar uma discusso poltica sobre habitao popular. Pudemos perceber que, dada a urgncia em sair das condies precrias em que esto morando, muitas famlias aceitam qualquer tipo de moradia, em um pragmatismo que rebaixa ao mnimo o desejo por qualidades espaciais, ambientais e urbanas ou seja, da sua prpria qualidade de vida. O rompimento com este pragmatismo que, no limite, leva burocratizao e despolitizao da luta por habitao, um grande desafio. Alimentar a imaginao e o reconhecimento de suas reais necessidades o primeiro passo para um processo autogestionrio cujo fim seja em alguma medida emancipador e no a reiterao das opresses. Durante a dinmica das imagens surgiu um questionamento por parte das famlias que norteou as discusses e o desenho do projeto: grande parte dos presentes questionou porque a construo de apartamentos e no de casas trreas, argumentando que essa era a forma digna de morar, e no empilhados em apartamentos. Reivindicavam a presena de um quintal, de espaos amplos, de privacidade e lamentavam o que era feito na produo de apartamentos para habitao social: unidades minsculas, materiais de pssima qualidade, falta de privacidade (ouve-se os vizinhos de todos os lados) e impossibilidade de ampliaes enquanto as casas, mesmo entregues pequenas, poderiam ser reformadas e ampliadas ao longo do tempo. Nesse momento, ao contrrio do projeto de Jandira, onde os arquitetos apoiaram a reivindicao pela construo de casas unifamiliares, foi necessrio defender o adensamento e a verticalizao, dada a situao privilegiada dos dois terrenos cedidos pela Prefeitura. Primeiro foi necessrio mostrar que a construo de prdios nem sempre resultaria em maus projetos e que rechavamos igualmente os mesmos apartamentos padronizados. A autogesto justamente permite apartamentos diferenciados e com quase o dobro do tamanho dos entregues pelas construtoras, e que no demandariam ampliaes. Alm disso, os materiais utilizados seriam de qualidade superior, o que evitaria os transtornos mencionados. Para os arquitetos, a opo pela verticalizao no era apenas por adensamento, pois consideramos diversos aspectos favorveis da proviso multifamiliar para cidades mais justas, sustentveis e compactas. A opo pela casa trrea reproduz um modelo de sociedade individualizada, privatista e com pouco ou nenhum vnculo de solidariedade. A organizao das famlias em pequenos conjuntos favorece a retomada da noo de vizinhana perdida com o avano da massificao capitalista, alm de favorecer as reas comuns e a relao com a cidade. Aceitos os argumentos, as famlias comearam a ver nas fotografias que apresentvamos os aspectos positivos das edificaes verticais. Mostravam que a maioria dos projetos com reas verdes e jardins generosos, ruas de pedestres, seguras e ajardinadas, para as crianas brincarem, e conjuntos com muitas varandas e terraos eram bem avaliados. No interior das unidades o desejo era por espaos amplos, arejados e iluminados, principalmente cozinhas grandes, varandas, e os conjuntos de tijolo vista, mais humanizados. Ao longo da discusso com as imagens, os arquitetos buscam levantar questes em relao qualidade dos espaos, a relao com a cidade, s formas mais interessantes de habitar e, ao mesmo tempo, as famlias permitem-se sonhar com espaos diferentes dos traados por burocratas e construtoras. Ao contrrio da metodologia desenvolvida para o projeto da Comuna Urbana em Jandira, no projeto de Suzano optou-se por comear a discusso pelo interior da unidade habitacional e no pelas reas coletivas, o que j era nossa prtica anterior. O tema-gerador que move a ao das famlias a obteno da casa, de modo que para elas mais palpvel comear discutindo o interior da moradia, seu espao privativo, e trabalhar as questes coletivas aos poucos, medida que o grupo vai amadurecendo e se consolidando. Alm disso, foi particularmente importante comear pela unidade j que as famlias estavam relativamente inseguras em relao opo pelo apartamento, sendo necessrio mostrar ao longo do processo que seria possvel, com o

14

projeto, chegar a solues mais interessantes inclusive que as casas que elas reivindicavam originalmente. A atividade sobre o interior do apartamento se iniciou com a discusso dos diferentes espaos da moradia, com o objetivo de problematizar as relaes sociais que ocorrem dentro da casa, ressaltando os conflitos e diferenas de gnero e idade no uso do espao, tal como realizado na Comuna Urbana. Para isso, as pessoas foram divididas em 4 grupos por gnero e idade, como na dinmica j descrita. Cada arquiteto da Usina acompanhou um grupo e ficou responsvel por estimular a discusso, ressaltando as questes de gnero, idade, diviso do trabalho etc. Nesse momento surgiram novamente os problemas mais elementares de diviso do trabalho domstico, onde as mulheres reivindicavam a participao dos homens e filhos nas tarefas, e estes reafirmaram o seu lugar passivo nos afazeres. Alm disso, de maneira geral, as mulheres deram mais importncia ao coletivo, solicitando que os espaos maiores fossem a cozinha e o quarto dos filhos e deixaram em segundo plano o prprio quarto do casal. A discusso teve continuidade a partir do mobilirio. Entendemos que os mveis significam relaes, usos, necessidades reais do morador. por meio dos mveis que o espao abstrato toma um sentido concreto, vivido. Esta discusso ocorreu em um novo local pois, aps duas assemblias ainda no cemitrio, a coordenao do movimento e a Usina transferiram as reunies para uma escola do bairro, mais arejada e com um ambiente mais favorvel s discusses, gritos, palmas, e o projeto da futura moradia em vida. Para essa dinmica, a Usina pretendeu ampliar a interao das famlias ao desenvolver um novo sistema (sem a dificuldade de manipular papeis e adesivos), em que os mveis foram desenhados em computador, impressos e colados sobre ims, adotando como suporte painis metlicos de 1x1m (o equivalente a 100 m em escala). Os mveis tinham a aparncia de ims de geladeira, produzindo uma familiaridade inusitada aos participantes. Foram cortadas tambm tiras de ims para representar as paredes. Esse novo instrumental ldico permitiu que as famlias montassem cada ambiente utilizando primeiro os mveis, sem a restrio imposta pelas paredes ou qualquer desenho inicial dos arquitetos.

Planta padro Minha Casa, Minha Vida com os mveis colocados pelas famlias.

Ambiente montado pelo grupo, primeiro com a colocao dos mveis, depois com a insero das paredes.

A dinmica com os ims foi realizada em pequenos grupos e iniciada com a apresentao de uma planta da casa-padro de 35 m do programa Minha Casa, Minha Vida, sobre a qual foi pedido para as famlias disporem os mveis. medida que tentavam colocar os ims nos ambientes, percebiam que o espao era restrito e no cabia quase nada do que queriam e dos usos que imaginavam. No era possvel colocar uma mesa na cozinha, nem uma pia de tamanho razovel; nos quartos no cabia dois criados mudos para o casal e a cama teria que ser colocadas encostada na parede, na sala no cabia sequer um sof de trs lugares, muito menos dois sofs. Com a cama e o armrio no quarto no seria possvel abrir a porta de entrada no cmodo, no havia espao tambm para abrir a porta do armrio e o morador teria que subir na cama para se trocar, no era possvel colocar duas camas em nenhum dos dois dormitrios, obrigando as famlias a utilizarem beliches etc. As famlias achavam que a planta estava impressa em outra

15

escala ou os mveis eram grandes demais e ficaram irritadas medida que as coisas no cabiam. Aps tentarem sem sucesso mobiliar a casa-padro das construtoras do programa do governo, as famlias passaram a discutir o projeto de sua prpria casa s possvel porque eram as gestoras do processo. Para isso, no foi colocada nenhuma planta inicial (nenhuma parede) e tudo comeou a partir dos mveis que foram sendo fixados, dispostos conforme o uso pretendido pelas famlias. A cada mvel aderido na chapa, os ambientes da casa iam aparecendo. Chegouse ao limite em que, mesmo sem nenhuma parede desenhada, era visvel a planta do apartamento desejado. Cada ambiente que surgia era fotografado e assim foram sendo montadas as plantas das moradias, a partir das necessidades reais das famlias. Com a atividade dos ims pde-se perceber as idias principais, comuns maioria das famlias: espaos adequados para as crianas, onde pelo menos um dos quartos deveria ter espao para duas camas, armrio e mesa de estudos, lugar adequado para lavar, passar e secar as roupas, arejado e amplo, e principalmente a cozinha sendo o principal ambiente da casa, amplo, onde coubesse uma mesa para fazer as refeies e com a possibilidade de juno com a sala, integrando as funes lazer e trabalho num mesmo espao. A maioria das famlias foi favorvel a essa integrao, pois quem estivesse na cozinha trabalhando poderia participar dos momentos de lazer, e quem estivesse na sala poderia ver e ajudar quem estivesse na cozinha. Ao longo da semana os arquitetos continuavam trabalhando no projeto conforme as discusses seguiam, sempre buscando adequar as sugestes das famlias para que o projeto fosse realmente apropriado. Alm dos desejos e necessidades dos moradores, era constante a tentativa de racionalizar o sistema construtivo por meio de modulaes nas medidas das alvenarias em funo do tamanho dos blocos, utilizao de apenas dois tamanhos de painis de lajes, facilitando a montagem, localizao dos shafts de modo a economizar tubulaes e conexes e a padronizao parcial das tipologias entre si, ocasionando vantagens estruturais. O passo seguinte, ao avanar com o projeto das tipologias, foi trabalhar a questo dos espaos coletivos, reas de lazer, espaos de trabalho e cultura. Aproveitando o contexto urbano privilegiado dos terrenos e a busca por projetar conjuntos que no sejam simplesmente murados e dem as costas para a cidade, comeamos a discusso com o questionamento da necessidade de se criar reas nos trreos dos conjuntos voltados para a rua e pudessem abrigar estabelecimentos comerciais, de servios, padarias comunitrias e outras atividades de interesse dos moradores e do bairro. Durante a assemblia surgiram vrias atividades complementares moradia e a observao que a alta taxa de desemprego no grupo aliada carncia de alguns servios nos bairros era fator essencial para lutar por um projeto de uso misto. importante citar que a Lei de uso e ocupao do solo em Suzano, como nos demais municpios do Brasil, favorece a separao de funes ao invs da construo de reas comerciais e de servios junto s reas residenciais, principalmente nos projeto de habitao social, o que reproduz um modelo monofuncional, de um tecido urbano empobrecido em suas potencialidades. Durante as discusses sobre as reas de lazer foi veementemente reivindicado, principalmente pelos jovens, uma quadra de futebol em cada terreno. Porm ao invs de implantar a quadra no interior do conjunto, restringindo seu uso exclusivamente aos moradores, ela foi implantada como um alargamento da calada, formando uma praa pblica que o bairro todo pode utilizar. Uma das grandes conquistas desse projeto foi a urbanidade alcanada com os espaos criados para favorecer iniciativas coletivas de trabalho e cultura e os alargamentos nas caladas formando praas e passeios. Os conjuntos anteriores acabavam sendo murados pela realidade muitas vezes violenta das periferias das cidades, o que fazia com que bons projetos, inovadores e com solues interessantes, fossem fechados em si mesmos, no produzindo grandes efeitos favorveis qualificao da cidade ao seu redor. Nos dois projetos de Suzano a busca por manter os trreos livres e com atividades alm da moradia, e a insero das quadras no limite dos terrenos, permite que os conjuntos sejam generosos com a cidade, produzam alm de uma arquitetura interessante uma urbanidade diferenciada e estimulem a vida pblica. Ainda durante as discusses das reas coletivas, surgiu a questo dos estacionamentos e o conflito entre transporte pblico e privado, gerando um debate sobre a matriz da mobilidade

16

urbana. Apesar da Lei de ZEIS exigir uma vaga a cada duas unidades e analisando a situao das famlias onde de 100 famlias 15 possuam automveis, o coletivo decidiu que seria mais interessante garantir aproximadamente 30% de vagas para carros e complementar com vagas para motocicletas e bicicletas. A opo por favorecer a bicicleta como meio de transporte foi constantemente defendida pela Usina como forma tambm de impedir que as economias das famlias fossem consumidas pela indstria automobilstica e petroleira, propondo debates sobre a real necessidade de se ter um carro individual, inclusive propondo o estudo de carros coletivos, como j implantado na Europa, como um automvel pblico ou condominial. Outra questo tcnica particular desse projeto foi a opo por tornar os tetos acessveis e utilizveis como reas verdes e de lazer complementares. Por uma diferena pequena de custo se ganha muito na qualidade do projeto, pois as reas de lazer so multiplicadas, e as famlias ganham novas perspectivas e pontos de vista para a cidade que so raros. As visuais, como se os tetos-verdes ou pavimentados fossem mirantes, permitem olhar a cidade como paisagem, olhar que no fcil durante os dias de trabalho.

Captura das imagens com o celular

Apresentao da maquete eletrnica e passeio virtual pelo projeto

Anlise da maquete fsica pelas crianas e plantas e imagens pelos adultos

O sistema construtivo proposto para o projeto o mesmo j utilizado pela Usina em mutires habitacionais desde 1990, com algumas inovaes, em funo dos trreos que devem ser livres para usos complementares, das caixas dgua sobre as torres de escada e dos tetosverdes. A alvenaria estrutural cermica possui as vantagens de distribuir a carga (o que favorece a economia nas fundaes), dispensar pilares e vigas, reboco externo e andaimes fachadeiros, podendo receber apenas pintura transparente hidrofugante para acabamento final. A modulao dos blocos colabora com o rigor construtivo, e favorece instalaes embutidas sem rasgos e retrabalhos, alm da baixa perda de material e produo de entulho, e alto desempenho no isolamento trmico e acstico. Nos trreos, que contaro com espaos para uso coletivo e gerao de renda, de modo a permitir uma planta mais flexvel, so propostas vigas e pilares de transio apenas nas situaes estritamente necessrias, quando imprescindvel para o layout. Para a circulao vertical a Usina prope o mesmo sistema que utilizou em diversas outras obras: a execuo de torres de escada metlicas que so posicionadas diretamente sobre a fundao, antes mesmo do erguimento das alvenarias. Deste modo a escada serve de apoio para a circulao vertical de pessoas e materiais e fornece o gabarito para a alvenaria estrutural que erguida ao seu redor. Sobre essas torres esto localizadas os reservatrios superiores de gua. O projeto foi apresentado com maquetes fsicas e maquetes eletrnicas. No caso desta ltima, o software permitia que o ponto de vista fosse manipulado, de forma que as famlias puderam percorrer os caminhos internos, ver como o conjunto estava arranjado, entrar e sair das unidades, ter mltiplas perspectivas. O uso dessa ferramenta, como no projeto da Comuna, mas dessa vez com uma maquete completa de um dos dois conjuntos, foi essencial para a compreenso da proposta, pois a planta tcnica ainda a forma mais abstrata de representao em arquitetura. A maquete fsica, por sua vez, permitiu o toque e a observao mais prxima. Finalmente, foram utilizadas a impresso das plantas e das fotos da maquete, de modo a perceber que existem representaes bidimensionais codificadas que sero utilizadas daqui para a frente e instruiro os trabalhos no canteiro. Tudo era fotografado pelas famlias, que registravam em seus celulares para mostrar aos parentes o andamento do projeto e a maquete eletrnica projetada na parede. O projeto foi aprovado com grande entusiasmo pelas famlias, que passaram

17

a identificar na proposta o resultado de mais de trs meses de trabalho conjunto com os arquitetos. Esse momento da criao coletiva fundamental para que a fase da obra no seja de trabalho alienado e que a gesto direta dos trabalhadores corresponda ao projeto que anteciparam daquele produto a ser executado.

Resultado final do projeto participativo em Suzano

At o incio da obra, previsto para maio de 2011, as atividades que realizaremos com o grupo sero a respeito do sistema de administrao e produo em canteiro. As famlias visitaro alguns conjuntos j realizados ou em construo feitos por movimentos populares em autogesto e podero avaliar o que deles querem incorporar ou no. A Usina est interessada em procurar alternativas ao mutiro, sem deixar de reconhecer sua importncia no processo de autoorganizao dos trabalhadores. preciso compreender o mutiro como espao de trabalho coletivo, poltico e festivo, que deve ocorrer nos momentos em que a obra exija grandes frentes de mobilizao de esforos, como na preparao das fundaes, concretagens, transporte de materiais, limpeza do terreno, plantio de mudas etc. Com isso, pretendemos fortalecer o mutiro como momento excepcional de aprendizado e organizao popular e, ao mesmo tempo, reduzir sua presena cotidiana, prolongada e desgastante ao longo do perodo de obra cuja conseqncia acaba sendo apenas a reduo do custo da obra, o que interessa ao sistema e no aos trabalhadores. Os mutires devem ser dias especiais, de grande mobilizao, festivos no trabalho e ao seu final, resgatando seu significado social, cultural e poltico de ao direta. Nos dias da semana, em que a obra no conta com mutiro, devem ser fortalecidos os grupos de trabalho que tambm se organizem de forma autogestionria e que sejam remunerados justamente pelos servios que prestam na obra, muitas vezes com valores acima do arrochado mercado de trabalho da construo civil. nesse momento que desempregados da comunidade (ou mesmo que deixem seu emprego heternomo e mal remunerado) podem se organizar como coletivos de produtores para executar as tarefas da obra de suas prprias moradias e se remunerar por isso. A Usina, neste perodo de obra, assessora a comunidade na gesto direta dos recursos, nas compras de materiais, no planejamento de atividades, na prestao de contas, na medio da obra junto aos rgos pblicos, e, sobretudo, no fortalecimento das equipes de construtores, tanto nos dias de mutiro quando nos dias da semana de trabalho remunerado. Nosso objetivo encontrar uma coerncia e correspondncia entre o produto e o processo de produzi-lo, de modo que um reforce o outro, ao invs de neg-lo. Um conjunto habitacional que expressa em sua forma e na qualidade de seus espaos e moradias a capacidade do poder popular em projetar e planejar com seus tcnicos novos territrios, deve encontrar no momento da construo o mesmo esprito transformador e emancipador sem o qu a explorao e o capital retornam e reconquistam o seu terreno. Concluso A construo de territrios e edificaes por movimentos populares e seus tcnicos tem um poder renovado de figurar as possibilidades que esto em jogo quando um coletivo de

18

produtores livremente associados toma o comando de seu destino. Visitar conjuntos habitacionais das cooperativas e movimentos sociais em So Paulo, Montevidu ou Buenos Aires, representa mais do que reconhecer ali apenas moradias dignas e alguma boa arquitetura. Tais construes indicam outra forma de se produzir a cidade e a vida, e revelam que o poder popular capaz de se materializar em formas tangveis de existncia cotidiana. Da sua fora enunciadora, como faris da luta social, como tambm so as fbricas ocupadas e os assentamentos dos sem-terra, que anunciam a outra sociedade que poderia existir, mas que no momento apenas resiste em cada um desses locais, sem deixar de se inventar, sempre que possvel. As experincias que aqui brevemente apresentamos, mesmo que descritas apenas no seu momento fundante de discusso e formulao do projeto, nos trazem questes sobre em quais termos pode se dar a aliana entre tcnicos e trabalhadores. Compartilhar os saberes acadmicos e populares, concebidos e vividos, externos e internos a cada comunidade, nos permitiu nessas atividades uma construo coletiva cognitiva (PEYLOUBET, 2010), no apenas do habitat como tambm, indiretamente, de um novo projeto de sociedade e de seu territrio, mesmo restrita a uma experincia delimitada. Exerccios como esses nos preparam para tarefas mais amplas, pois, enquanto no pudermos demonstrar nessa escala e com essa relativa simplicidade de meios e problemas a capacidade transformadora da autogesto popular, no estaremos aptos provavelmente a realizar conquistas maiores em um sentido emancipador. Parece-nos que sem exercer experincias socializadas, mesmo que parcialmente, qualquer alternativa de tomada de poder corre o risco do desvio dirigista das minorias vanguardistas, dos polticos e burocratas profissionais ou ainda da retomada do comando pelo capital. A autogesto social ocorre quando os trabalhadores gerem por si mesmos suas lutas, atravs das quais se conscientizam de que podem administrar a produo e criar novas formas de organizao do trabalho e da cidade (TRAGTENBERG, 1986). apenas ela que pode unificar a luta econmica (motivo bsico da ao do trabalhador, como o caso da conquista da moradia) e a luta poltica, a teoria e a prtica, abolindo tanto a hierarquia da diviso capitalista do trabalho e da propriedade, quanto a hierarquia das organizaes burocratizadas da esquerda. Como afirma Joo Bernardo, a tomada de conscincia faz-se atravs da possibilidade que cada pessoa tiver de colaborar na conduo prtica da luta, sem se limitar a ouvir doutrinas ensinadas por outros. A aprendizagem ideolgica s criativa quando ajuda a conceitualizar experincias j adquiridas ou em vias de aquisio; e quanto mais profundamente vividas forem essas experincias tanto mais longe se pode levar a aprendizagem ideolgica. a luta o fundamento e o principal motor desta pedagogia, e a autonomia ou se aprende a partir de uma base prtica ou no se aprende (BERNARDO, 2005). Trata-se, deste modo de uma prxis transformadora que combina e articula momentos de aprendizados polticos em diversos nveis. No h, contudo, autogesto plena no momento presente, dada a hegemonia avassaladora do capital, mas constantes aproximaes, que precisam ser testadas sucessivamente e sempre avaliadas, sob o risco de se tornarem o contrrio do que se propem ou, ainda, da esquerda j no ter mais qualquer prtica emancipatria que faa diferena o deserto do real, de que fala Zizek. Nos termos ainda de Joo Bernardo: o mximo a que podemos aspirar para j o desenvolvimento de lutas que tendam autonomia, em que a participao de todos tenda a ser cada vez maior, em que a rotatividade nas funes tenda a ser crescente, em que o leque das remuneraes se for caso para existirem tenda a reduzir-se. Este tenda a no se consegue sem luta. Trata-se de uma luta dentro da luta, e s o processo permanente de luta interna pode garantir que as experincias de libertao no se convertam, como at agora tem sucedido, em novas experincias de opresso (BERNARDO, 2005). A produo da arquitetura e da cidade um desses campos experimentais privilegiados, sobretudo nos bolses liberados socialmente pelas organizaes populares (como os assentamentos de reforma agrria ou as zonas de habitao popular nos centros urbanos). Os envolvidos na produo social do espao nessas reas enfrentam, paradoxalmente, uma situao de duplo atraso que, no obstante, surge como favorvel inveno de novas prticas: primeiro, a possibilidade de tirar partido da forma de produo relativamente elementar da arquitetura (ela guarda o sentido experimental da autonomia produtiva melhor do que outros setores da economia); segundo, a grande maleabilidade dessas reas liberadas, uma vez que o grande

19

capital no se interessa especialmente por elas e h recursos pblicos que podem ser mobilizados para no dependermos da servido ao mercado. Se sua condio de no incluso ou ligao frgil com os circuitos de acumulao , evidentemente, parte do fim de linha a que chegou a sociedade contempornea, ela tambm a chance para a inveno de novas formas de organizao social e do espao. , assim, contraditoriamente, que Srgio Ferro, por exemplo, vislumbra a possibilidade de uma aliana entre arquitetura e trabalho livre8 de um coletivo de produtores. O poder da arquitetura (como de um de um grande livro) est em conferir certa perenidade s aes efmeras da vida e das lutas sociais, o que permite que sobrevivam mais duradouramente no tempo. Na definio e implementao de pequenos projetos como os que descrevemos, embries de ao direta em que se ensaia o poder popular e sua capacidade de gerar o novo no caso, visvel na forma dos edifcios e como so apropriados , talvez ainda se possa seguir acumulando fora e conhecimento para que, num momento de nova ascenso de massas, conquistas maiores possam ocorrer. Setembro de 2010 Bibliografia
ARANTES, Pedro e FIX, Mariana; 2010. Como o governo Lula pretende resolver o problema da habitao em Direitos Humanos no Brasil 2009. Rede Social de Justia e Direitos Humanos, So Paulo. Brasil. ARANTES, Pedro Fiori; 2002. Arquitetura Nova: Srgio Ferro, Rodrigo Lefvre e Flvio Imprio, de Artigas aos Mutires. Editora 34, So Paulo. Brasil. ARANTES, Pedro Fiori; 2009. Em busca do urbano: marxistas e a cidade de So Paulo nos anos 1970 em Revistas Novos Estudos-Cebrap n.83, So Paulo. Brasil. BARAVELI, Jos, GUERREIRO, Isadora e LORETO, Leslie; 2010. A autoconstruo contra a autogesto: o caso de um assentamento urbano do Movimento Sem Terra em So Paulo, mimeo. BERNARDO, Joo; 2005. A autogesto da sociedade prepara-se na autogesto das lutas em Pi Piou! n 3, So Paulo. Brasil. BOLAFFI, Gabriel. Habitao e urbanismo: o problema e o falso problema em MARICATO, Ermnia. A produo da casa (e da cidade) no Brasil industrial. Alfa-mega, So Paulo. Brasil. FERRO, Srgio; 2006. Arquitetura e trabalho livre. Cosac Naify, So Paulo. Brasil. FREIRE, Paulo; 1970. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, Rio de Janeiro. Brasil. FREIRE, Paulo; 1979. Educao como prtica da liberdade. Paz e Terra, Rio de Janeiro. Brasil. MARICATO, Ermnia, 1987. Poltica habitacional no regime militar. Ed. Vozes, Petrpolis. Brasil. MARICATO, Ermnia; 1997. Metrpole na Periferia do Capitalismo. Hucitec, So Paulo. Brasil. PEYLOUBET, Paula; 2010 Tecnologa Social. Una herramienta para el desarrollo no excluyente. Mimeo. TAFURI, Manfredo; 1985. Projecto e utopia. Presena, Lisboa. Portugal. TRAGTENBERG, Maurcio; 1986. Reflexes sobre o socialismo. Editora Unesp, So Paulo. Brasil USINA, Coletivo, 2010. Habitao com Autogesto no Municpio de Suzano. Apresentao do Estudo Preliminar: Princpios, mtodos, atividades e propostas. Mimeo. USINA, Coletivo. 2007. Comuna Urbana Dom Helder Cmara. Apresentao do Projeto: Princpios, mtodos, atividades e propostas. Mimeo.

Na definio dada por ele: E o que trabalho livre? Nada a ver com arbitrariedade, improvisao ou preguia. O trabalho livre quando realiza o melhor possvel em dada situao, o melhor do ofcio, o melhor objetivamente inscrito no material, o melhor projeto social. A liberdade, ensina Hegel, no se ope necessidade: ambas consistem em ter todas as razes para serem o que so em si mesmas. A verdadeira autonomia intrinsecamente racional em FERRO, 2006.

20

Potrebbero piacerti anche