Sei sulla pagina 1di 22

Prof.

Moiss Teles Fernandes

QUALIDADE

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
Qualidade: qual o meu conceito? Quais so as minhas expectativas em relao a Qualidade? At onde a qualidade afeta meu projeto, processo, produtos e servios? O que significa Qualidade para meu Cliente? O que preciso para Gerenciar Qualidade Estou preparado?

HISTRIA DA QUALIDADE

MESTRES DA QUALIDADE
DEMING Os14 princpios da qualidade Juran Perspectiva do Cliente Processos de Gesto da Qualidade: Planejamento Controle Melhoria Contnua FEIGENBAUM Qualidade total CROSBY Zero defeito Fazer certo da primeira vez ISHIKAWA Ferramentas da Qualidade TAGUSHI Qualidade atravs do design do projeto.

CONCEITUANDO QUALIDADE
Qualidade : Adequao ao uso Conformidade s especificaes Servios que atendem ou excedem as expectativas do cliente Um produto ou servio livre de problemas Preveno e correo de falhas

PLANEJAMENTO DA QUALIDADE
Processo necessrio para identificar os padres de qualidade relevantes para o projeto e determinar como satisfaz-los. Projeto realizado com padro de qualidade exige evitar re-trabalho e recursos complementares.

A implementao relativamente barata em relao aos seus benefcios.

GARANTIA DA QUALIDADE
Aplicao de atividades planejadas e sistemticas para garantir a certeza de que o projeto emprega todos os processos necessrios para atender aos requisitos previamente especificados. Envolve planejamento Auditorias nos processos Relacionamento de todas as variveis envolvidas

CONTROLE DA QUALIDADE
Monitorar resultados especficos em relao aos padres para tomada de aes. Determinar polticas e procedimentos necessrios para a melhoria e controle das diversas 'atividadeschave' e processos desenvolvidos por uma organizao. O controle de qualidade deve levar em considerao as expectativas e necessidades dos acionistas, colaboradores, fornecedores, clientes, comunidades e sociedade em geral.

OBJETIVOS DO CONTROLE DA QUALIDADE


Satisfao do Cliente Preveno sobre inspeo Responsabilidade da Direo Melhoria contnua

MODELOS DE GESTO DA QUALIDADE


Certificao Oficial;

Padres e normas aplicveis Qualidade;

Certificao ISO 9000.

ORGANISMOS NORMATIZADORES
ISO - International Standardization Organization for

IEEE - Instituto de Engenharia Eltrica e Eletrnica ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas(Representante da ISO no Brasil

ISO
ISO: grego isos igual;

ISO: International Organization for Standardization Londres 1946 / 1947

composta a partir de organizaes que j existiam: ISA (International Federation of the National Standardizing Associations) e a UNSCC (United Nations Standards Coordinating Committee)

ISO
Produzia recomendaes internacionais. e no normas

Em dezembro de 2004, a ISO chegou a 14.941 documentos internacionais de padronizao. Conta com 150 pases participantes e aproximadamente 50 mil especialistas que contribuem no mundo inteiro para a criao e verificao dos documentos.

Evoluo ISO 9000


ISO 9001:1987 - Modelo de garantia da qualidade para projeto, desenvolvimento, produo, montagem e prestadores de servio - aplicava-se a organizaes cujas atividades eram voltadas criao de novos produtos. ISO 9002:1987 - Modelo de garantia da qualidade para produo, montagem e prestao de servio compreendia essencialmente o mesmo material da anterior, mas sem abranger a criao de novos produtos. ISO 9003:1987 Modelo de garantia da qualidade para inspeo final e teste - abrangia apenas a inspeo final do produto e no se preocupava como o produto era feito.

Evoluo ISO 9000


Para solucionar as dificuldades anteriores, forma combinadas as normas 9001, 9002 e 9003 em uma nica: ISO 9001:2000. A principal mudana na norma foi introduo da viso de foco no cliente. a

Evoluo ISO 9000


ISO 9001:2008: compatibilizao com a famlia da ISO 14000, e maior compatibilidade para as suas tradues, melhor entendimento e interpretao de seu texto.

Normas Brasileiras
ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) rgo brasileiro responsvel por normas de qualidade ABNT foi fundada em 1940 e membro fundador da ISO

Normas Brasileiras Famlia ISO 9000


ISO 9001 (NBR ISO 9001) Sistemas da Qualidade Modelo para Garantia da Qualidade em Projeto, Desenvolvimento, Produo, Instalao e Assistncia Tcnica Aplicao geral: qualquer empresa ou atividade ISO 9002 (NBR ISO 9002) Sistemas da Qualidade Modelo para Garantia da Qualidade em Produo e Instalao Aplicao especial: empresas sem atividades de projeto ou desenvolvimento (exemplo: servios em geral ISO 9003 (NBR ISO 9003) Sistemas da Qualidade Modelo para Garantia da Qualidade em Inspeo e Ensaios Finais restrita rea de inspeo e testes

CERTIFICAO

ORGANISMOS CERTIFICADORES

REF. BIBLIOGRFICA

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. ISO 8402 Gesto da Qualidade e Garantia da Qualidade Terminologia. Rio de Janeiro : 1994. ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. ISO 9000-1 Normas de Gesto da Qualidade e Garantia da Qualidade. Parte 1: Diretrizes para seleo e uso. Rio de Janeiro: 1990. ALMEIDA JUNIOR, Antnio. A evoluo da ISO 9000 rumo qualidade do ano 2000: uma viso europia. Curitiba, 1995. Material do seminrio realizado no CEFET/PR. Apostila.

Potrebbero piacerti anche