Sei sulla pagina 1di 6

O Reino De Deus

Intro. No AT, no se encontra a frase, Reino de Deus e nem dos Ceus. Por outro lado temos muitos textos que mostra que Deus reina sobre sua criao. A reao do Senhor diante do pedido por um rei da parte de Israel em 1 Sm mostra que o conceito de Israel ser o Reino de Deus na terra, era forte. A promessa dada a Davi em 2 Sm 7. 14,15 mostra como a vinda dum descendente de Davi reinaria sobre o povo de Deus para sempre, Eu serei por pai, e ele me ser por filho; se vier a transgredir; catiglo-ei com varas de homens e com aoites de filhos de homens. Mas a minha misericrdia se no apartar dele, como a retirei de SaulPorm tua casa e o teu reino sero firmados para sempre diante de ti; teu trono ser estabelecido para sempre. Deus reina nos Salmos Mas o que nos interessa seria a viso escatolgica do Reino que Marcos mostra, isto que Jesus veio para libertar seu povo do exlio. Cita Is 40.3 e Ml 3.1 que ele identifica com a vinda de Elias. Que prepara na pessoa de Joo Batista para a vinda do Messias que guiar o povo num xodo para a Jerusalm restaurada. As boas novas do reino so anunciadas por Jesus como o Servo deveria fazer segundo Is 52.7 Um reino vindouro Dn 2:44 Mas, no dias destes reis, o Deus do cu suscitar um reino que no ser jamais destrudo: este reino no passar a outro povo: esmiuar e consumir todos estes reinos, mas ele mesmo subsistir para sempre. Jesus veio pregando o reino basileia. Significado no territrio mas lealdade e atitude distinta. Zc 9:9 O teu Rei vem montado um jumento Mt 21:5; Jo 12:15 Disse que o reino est prximo Joo Batista disse em Mt 3:2 Arrependei-vos, porque est prximo o reino dos cus. Jesus, aps o batismo, Da por diante passou a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque est prximo o reino dos cus.

Condies de entrar no Reino Pobreza de esprito Mt 5:3 Como criancinha . Em Mc 10.15 Em verdade vos digo: Quem no receber o reino de Deus como uma criana de maneira nenhuma entrar nele. Mt 11,28-29 mostra precisamente que o discipulado quer dizer aprender de Jesus como ser humilde e manso para achar o descanso do Reino. Novo Nascimento Jo 3:5 Quer dizer nascer do Esprito pelo qual esta renovao de natureza ocorrer. Tg 2:5 Ouvi, meus amados irmos. No escolheu Deus os que para o mundo so pobres, para serem ricos em f e herdeiros do reino que ele prometeu aos que o amam. Entrar no Reino futuro At 14:22 sofrimento e tribulao. Lc 9:62 Mas Jesus lhe replicou: Ningum que, tendo posto a mo no arado, olha para trs, apto para o reino de Deus. Mt 19: 12 Porque h eunucos de nascena; e h outros a quem os homens fizeram tais; e h outros que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos cus. Carter dos Sditos do Reino Mateus 5:1-16 mostra os requisitos de arrependimento e santidade.- no est longe da descrio do reino por Paulo em Rm 14.17, Porque o reino de Deus no comida nem bebida, mas justia, e paz, e alegria no ES. Os pobres de esprito Os que choram Os mansos Os que tem fome e sede de justia Os misericordiosos Os limpos de corao

Os pacificadores Os perseguidos por causa da justia Eles so o sal e luz da terra. II. Inaugurao do Reino A. Presente em Jesus Se porem eu expulso os demnios pelo dedo de Deus, certamente chegado o reino de Deus sobre vs Comp. o fato que Jesus viu Satans cair do cu como relmpago (10:18). Observa Prof. Thielmann, Jesus, dentro dos moldes que Isaas trata da maneira que Deus lutaria contra os inimigos do seu povo (Is 40.10; 42.13-17 etc. e gui-lo pelo caminho de volta a Jerusalm (8.27-11.1), ele conduz o seus discpulos elo caminhopara Jerusalm. Vence os demnios (1.16-8.26), ele d viso ao cego (8.22-26; 10.46-52) cura o surdo (7.31-37; 9.13-29), fortalece o coxo (2. 1-12). Marcos entende que a proclamao sobre o Reino de Deus e o estabelecimento desse Reino mediante exorcismos, curas, e alimentao de multides serviam de sinais estava restaurando o seu povo. Lucas 17.20, Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: No vem o reino de Deus com visvel aparncia, Nem diro: ei-lo aqui! Ou: L est! Porque o reino de Deus est dentro de vs (no meio de vs seria a traduo mais provvel). B. Entronizao de Jesus na cruz sua glorificao - Jo 12:31 C. Jesus disse na ltima ceia que no participaria desta pscoa at que ela se cumpra no reino de Deus (Lc 22:16) III. Natureza do Reino nas parbolas A. A semente que o Semeador semeia a palavra do reino (Mt 13:19) 1. Coraes duros o caminho 2. Solo rochoso- ouvem com alegria mas no tem raiz. 3. Nos espinhos- so os que so sufocados com os cuidados e riquezas que sufocam a palavra. 4. Boa terra frutifica cem, sessenta, trinta.

B. O reino como um homem que semeou boa semente no seu campo: Mt 13: 24-30 1. Joio foi semeado pelo inimigo os dois o joio e trigo cresceram juntos. 2. No juzo sero separados. Os feixes de trigo para o celeiro e o joio para queimar. C. O reino como um gro de mostarda Mt 12: 31s. D. O reino semelhante a fermento escondido numa massa.13:33 E. O reino semelhante a um tesouro oculto em um campo 13:44 F. O reino como uma prola de grande valor 13:45,46 G. O reino como uma rede que recolhe peixes de toda espcie 13: 47-50 Ento lhes disse: Por isso todo escriba versado no reino dos cus semelhante a um pai de famlia que tira do seu depsito cousas novas e cousas velhas.(13: 52). B. Ressurreio At 1:2,3 Jesus ensinou durante 40 dias cousas concernentes o reino. Poder Mt 28:18 exousia fazei discipulos ate os confins do sculo (aion). At 1:8 Recebereis poder(dunamis) e os discpulos sero testemunhas do Senhor Jesus na responde pergunta quando ser inaugurado o reino. Mt 24:14 O evangelho do reino ser pregado em todas as naes. At 20:24,25 Testemunhando o evangelho da graa de Deus agora sei que todos vs, em cujo meio passei pregando o reino, no vereis mais o meu rosto. At 26:18 ...Para os quais eu te envio, para lhes abrir os olhos e convert-los das trevas para a luz e da potestade de Satans para Deus, a fim de que recebam ele remisso de pecados e herana entre os que so santificados pela f em mim.

Cl 1:13 Ele nos libertou do imprio das trevas e nos transportou para a reino do Filho do seu amor. O Reino do Filho o mesmo Reino de Deus. I Co 15:24-28 Ele reinar at que ponha todos os inimigos debaixo dos seus pes. Apoc. 11: 15 O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinar pelos sculos dos sculos...v. 17 Graas te damos, Senhor Deus, Todo-poderoso, que s e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar... Veja a exaltao do Senhor Jesus em Atos 2.36. Apoc. 20 : 4 Vi tronos e nestes sentaram-se aqueles aos quais fui dada autoridade de julgar. ...Os que no receberam a marca na frente e na mo ...e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Reino de Deus futuro 1. Venha o teu reino Mt 6: Lc 11:2. Lc 17:20 ..No vem o reino de Deus com visivel aparncia.(com exrcitos e domnio poltico humano). O Reino no AT a. .Isaas prediz um estgio futuro muito mais glorioso do que agora vemos no perodo da Igreja 65:20. b. Restaurao das condies do incio Is 11:6-9 e em vv. 10-11 as naes estaro no d a impresso que o estado eterno tivesse comeado. No seria justamente o que Pedro disse em sua mensagem no templo, pedindo o arrependimento dos judeus para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que da presena do Senhor, venham tempos de refrigrio, e que envie ele o Cristo, que j vos foi designado, Jesus ao qual necessrio que o cu receba at aos tempos da restaurao de todas as coisas, de que Deus falou pro boca dos seus santos profetas desde a .antoiguidade Atos 3.19-21. c. O reinado de Salomo passa a descrio do reinado do Messias em Sl 72:8-14 at as extremidades da Terra d. Zacarias fala de um futuro em que grandes transformaes ocorrero na terra 14:5-17.

2. At 1:6 Ento os que estavam reunidos lhe perguntaram, Senhor, ser este o tempo em que restauras o reino a Israel? 3. At 14:22 ...atravs de muitas tribulaes entraremos no reino. Corresponde a herdar o reino/ 4. Mt 19:23 Ento disse Jesus a seus discpulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrar no reino dos cus....v. 28 Em verdade vos digo que vs os que me seguistes, quando, na regenerao, o Filho do homem se assentar no trono da sua glria, tambm vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. Apoc. 20 fala de tronos depois da tribulao (promovida pelo Anticristo) em que os mrtires reinaro depois da 2a ressurreio e a volta de Cristo. Reino Presente 1. Confessar Jesus como Senhor sers salvo Rm 10:9 2. Jesus foi exaltado ao trono do Pai destra de Deus(Ef 1:1923). Todos os que morreram e ressuscitaram com Ele tambm ocupam o trono com ele.( Ef 2:6) 3. Est reinando agora, e continuar a reinar at que coloque todos os seus inimigos debaixo dos seus ps. (1 Co 15.24-28) cumprindo o propsito que Deus teve na criao de Ado. Geral Lc 17:21 Jo 3:5 Jo 18:36 Rm 14:17 1 Co 4:20; 15:50

Potrebbero piacerti anche