Sei sulla pagina 1di 4

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAES ELTRICA

1. APRESENTAO O presente memorial visa descrever o projeto eltrico da edificao abaixo: Tipo da Edificao: Residencial

Nmero de pavimentos: 04 pavimentos

2. NORMAS TCNICAS DE REFERNCIA Os projetos de instalaes eltricas foram elaborados dentro das seguintes normas tcnicas: NBR 5410/2004 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso; Ainda, todos os materiais especificados e citados no projeto devero estar de acordo com as respectivas normas tcnicas brasileiras de cada um.

3. DESCRIO DO PROJETO ELTRICO O presente projeto trata das instalaes eltricas do CONDOMINIO RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR de propriedade de NM2R ENGENHARIA LTDA na cidade de Maceio no estado de Alagoas, situado Rua 20 de Novembro, no bairro do Barro Duro e visa estabelecer critrios que regero padres das instalaes eltricas.

DADOS GERAIS DA OBRA:

1- rea total a construir: 636,29m.

2 - Nmero de pavimentos: 4(QUATRO)

3 - Nmero de unidades de consumo: 16(DEZESSEIS)

4 - Potncia instalada prevista: KW

5 - Demanda da instalao: KVA

6 - Tenso de fornecimento: 380/220 V

NORMAS E ESPECIFICAES TCNICAS APLICADAS:

1 - ABNT - NB-5410 e NB-79

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES:

1 - Consulta prvia orientada pelo engenheiro Fernando Antonio.

2 - Projeto eltrico prancha 01 e 02.

3 - Clculo de demanda Memorial Descritivo

d.

DESCRIO DA INSTALAO: Tenso nos bornes secundrios do transformador: 380/220V. 220 V (monofsico) Luminrias e tomadas de uso geral. 380/220 V (bifsico e trifsico) ar condicionado. Centros de Distribuio (CD) e Disjuntores: O CD ser de embutir ou de sobrepor, devero conter barramentos de cobre para as trs fases, neutro e terra. Os barramentos podero ser do tipo espinha de peixe ou tipo pente, respeitando sempre as caractersticas de corrente nominal geral do quadro.

Devero ter grau de mnimo de proteo IP-40. Podero ser metlicos ou de PVC. Devero possuir espelho para a fixao da identificao dos circuitos e proteo do usurio (evitando o acesso aos barramentos). Os disjuntores usados devero ser do tipo termomagntico (disparo para sobrecarga e curto-circuito), com curva caracterstica tipo C (5 a 10 x In), tenso nominal mxima de 440V, corrente mxima de interrupo de pelo menos 10kA, corrente nominal de acordo com os quadros de carga, verificar o nvel de curto. A proteo dos circuitos localizados em reas midas (banheiros e copa com cubas, etc.) dever ser realizada atravs de disjuntores termomagnticos com dispositivo diferencial residual (DR), com corrente nominal conforme os quadros de carga, corrente diferencial residual mxima de 30mA, bipolar tetrapolar, conforme o caso. Os equipamentos eltricos como chuveiros, a serem instalados devero ter sua resistncia interna blindada para evitar fugas indesejveis terra o que ocasionaria a abertura do dispositivo DR. Supressores de Surto de Baixa Tenso Para uma proteo adicional das instalaes eltricas dentro da edificao contra surtos de tenso provenientes de descargas atmosfricas ou manobras eltricas executadas pela concessionria de energia devero ser utilizados supressores de surto de baixa tenso para as fases e para o neutro. Tipo no regenerativos (varistores), classe C, com capacidade para 15 kA de corrente nominal de descarga e 40kA para a mxima corrente de descarga, capacidade de ruptura de 10kA para curtos-circuitos, tempo de

resposta menor que 25ns para uma frente de onda caracterstica 8/20s. A tenso de isolamento nominal dever ser compatvel com a tenso local. Devero ser instalados nos centros de distribuio, ligados em paralelo com o cabo de alimentao geral do quadro e o barramento de terra.

Tomadas: Para a alimentao dos equipamentos eltricos de uso geral foram previstas tomadas de fora do tipo universal 2P+T (10/250V). Para a alimentao de microcomputadores e equipamentos eletrnicos sensveis, foram previstos circuitos exclusivos, sendo que suas tomadas sero do tipo 2P+T (15A/250V). Para a alimentao dos equipamentos de ar condicionado de janela foram previstas tomadas de fora 2P+T (15/250V) trs pinos chatos. Todas as tomadas devero ser conforme as normas NBR e possuir certificao de produto. Interruptores: Os interruptores devero ter as seguintes caractersticas nominais: 10A/250V e estarem de acordo com as normas brasileiras. Sero dos tipos simples, duplo, bipolar, triplo, paralelo. Eletrodutos : Os eletrodutos quando aparentes na subestao sero de ferro galvanizado,quando embutidos ou enterrados sero de PVC rgido antichama, rosqueveis e fixos s caixas com buchas e arruelas galvanizadas. A bitola mnima a ser utilizada ser de 20mm (3/4). Fios: Instalaes Gerais : Sero utilizados condutores e cobre com isolamento termoplstico para 750V do tipo anti-chama); os sem especificao e com isolamento para

600/1000V do tipo anti-chama quando sujeito a instalaes na presena de umidade (enterrados), em leitos e sujeitos a esforos mecnicos na hora da enfiao. A bitola mnima a ser utilizada ser de 2,5mm2 para circuitos de fora e o fio terra.

Potrebbero piacerti anche