Sei sulla pagina 1di 11

O Pragmatismo e a Bauhaus: influncias sobre o ensinar, aprender e fazer do design

Gabriela Dam, gabrielamdame@gmail.com Lucas Colusso, lucascolusso@gmail.com Rodrigo Silva, rodrigosilva.dg@gmail.com

Resumo
Este artigo buscou mostrar a influncia do pragmatismo no processo de formao do designer na escola Bauhaus, o qual influencia as demais escolas, ainda nos dias de hoje. Embora conhecida por sua perspectiva modernista e humanista e tambm pela metodologia funcionalista, este trabalho tem por objetivo situ-la no contexto do pragmatismo mostrando de que maneira esta escola filosfica influenciou o ensinar, o aprender e o fazer design. Tambm, pretendeu realizar pela reviso de literatura e pesquisa analtica demonstrar como o pragmatismo permeou o desenvolvimento da escola alem, que acabou por desenvolver no s um mtodo de ensino do design como tambm mudou a forma de fazer design. Palavras-chave: Bauhaus, pragmatismo, design.

Introduo
O presente trabalho demonstra, a partir de pesquisa analtica, como o pragmatismo influenciou e permeou a escola Bauhaus na maneira como ela desenvolveu o mtodo de ensino e aprendizagem, que por fim influenciou o processo de trabalho do designer. Fundada por Gropius no incio do sculo XX esta escola teve, em seu corpo docente, artistas de renome que auxiliaram a desenvolver um mtodo de ensino que uniu a teoria com a prtica desenvolvendo assim no s um mtodo de ensino mas tambm um modo (processo) de fazer design, disseminado pelas escolas de design no mundo todo. A partir da reviso de literatura foi desenvolvida a fundamentao terica sobre o pragmatismo e tambm sobre mtodo de ensino da Bauhaus e, em seguida, foi realizada discusso afim de demonstrar como o pragmatismo de Dewey, por ele denominado instrumentalismo, permeou e influenciou o mtodo pedaggico desenvolvido na Bauhaus. Neste artigo, foram enfatizadas as contribuies de Dewey, j que, alm de ser um dos fundadores do pragmatismo, tambm esteve envolvido diretamente com os avanos e

desenvolvimento nos mtodos pedaggicos daquela poca, quando buscou-se esclarecer a necessidade da unio da prtica com a teoria. Aps discusso, o artigo apresenta as consideraes finais, onde chegou-se a concluses sobre a influncia do pragmatismo no design, admitindo que a pesquisa poder ser aprofundada no sentido de debater a influncia de outras escolas filosficas que estavam em voga naquele momento da histria, em que a Bauhaus surgiu e se desenvolveu.

Bauhaus
Fundada por Walter Gropius em 1919 na cidade de Weimar na Alemanha, passando futuramente por Dessau e tendo suas atividades encerradas em Berlim no ano de 1933, a Bauhaus foi muito mais do que uma escola de artes, ela foi uma experincia pedaggica, influenciada e inspirada pelos movimentos de reforma educacional da poca, incio do sculo XX. Nesta escola, alm da arquitetura e das artes, o design era ensinado e focado na prtica, entretanto, sem perder de vista a concepo terica. Entre os principais professores estavam nomes como Johanes Itten, Lsl Moholy-Nagy, Paul Klee, Wassily Kandinsky, Josef Albers e Marcel Breuer (FONTOURA, 2009).
Bauhaus funcionava no apenas como um nome lendrio de uma escola de arte famosa, mas tambm como um cdigo abrangente para a evoluo da modernidade artstica, uma relao crtico-racional para com o mundo, e uma atitude criativa e esttica evolucionria em direo arte, cultura e sociedade virtualmente como um smbolo do pensamento utpico, bem como um workshop para as atividades orientadas, pragmticas e funcionalistas (ULBRICHT, 2009, p. 355; traduo nossa).

No contexto sociopoltico, existia um tom, ao mesmo tempo, idealista e pragmtico na ideologia da Bauhaus, dicotomia que resultou de um nexo de fatores muito especfico Alemanha na dcada de 1920. Segundo Davis (n.d., p. 5), a influente vanguarda russa havia deixado a impresso indelvel de que arte de esquerda significava orientar sobre a fbrica, o design industrial poderia, assim, servir como canal para o otimismo da juventude esperanosa bauhausiana. Por outro lado, a Alemanha havia sido salva pelo capital americano, e o "americanismo" - economizar, eficincia, negcios - tornou-se moda. Em 1925, a Escola ficou perto de fechar pela resciso de contrato com o Estado. Entretanto, ja consolidara boa reputacao e recebeu ofertas de instalao noutras cidades. Sua

fama resultava de seu novo tipo de ensino, que conciliava pratica artistica com instrucao tecnica oficinal. A cidade eleita foi Dessau e, permanecendo como escola estatal, a Bauhaus seguiu sua trajetoria na condicao de instituicao municipal, cuja caracteristica mais determinante e ser um centro de engenharia mecanica, em que se destacava a Junkers, empresa construtora de avioes e maquinas, alem do setor quimico com a fabrica IG Farben (CURTIS, 2010).
Arte e Tecnologia - Uma Nova Unidade" foi o novo slogan que Gropius inventou para conquistar a cidade; "Exatamente o que no queramos", disse Lyonel Feininger1 a Gerhard Marcks2 ao ver o slogan estampado na estao de trem de Weimar para o exposio Bauhaus. No entanto, Feininger entendeu a lgica pragmtica da mudana: "Uma coisa certa - a menos que ns possamos produzir 'resultados' para mostrar ao mundo exterior e conquistar os industririos (...) Agora temos de visar lucros - em vendas e produo em massa! Mas isso um antema para todos ns e um srio obstculo ao processo de desenvolvimento". (DAVIS, n.d., p. 5; traduo nossa)

Curtis (2010) afirma que o municpio de Dessau ofereceu condicoes sociais, politicas e tecnologicas que permitiram a Bauhaus assumir um papel relevante na simplificacao e padronizacao da configuracao formal de muitas categorias de produtos, ao explorar dois fatores: producao de baixo custo e estetica moderna. O design resultava destes aspectos economico-sociais tipicos das forcas produtivas, alem das nocoes esteticas que a abstracao da arte moderna oferecia - a configuracao formal dos produtos era simples, isenta de ornamentos, enfatizando a funcao de uso, pragmatica. Aps esta mudana de cidade, foi introduzida uma oficina de tipografia e design grfico cujo professor era Herbert Bayer. Moholy-Nagy, Walter Dexel, entre outros, tinham como objetivo projetual a clareza eficiente, expurgada da distrao esttica, a mensagem deveria ser clara, objetiva e bem curta (DEXEL, 1927). As formas deveriam ser definidas pelas necessidades do contedo (POYNOR, 2010). Esses pensamentos levaram ao que foi chamado de Nova Tipografia.

Lyonel Feininger era um pintor expressionista que discordava de muita coisa e eventualmente saiu da Bauhaus (DAVIS, n.d., p. 5; traduo nossa). 2 Gerhard Marcks trabalhava com a parte de cermica, que acabou quando a escola se mudou para Dessau. (DAVIS, n.d., p. 5; traduo nossa).

A Pedagogia da Ao proposta pela Bauhaus


O curso da Bauhaus tinha a durao de trs anos e meio e props uma reformulao total no ensino artstico para que a formao do designer fosse adequada a situao industrial da poca.
Nossos esforos visavam descobrir uma nova postura, que deveria desenvolver ua conscincia criadora nos participantes, para finalmente levar a uma nova concepo de vida. Que eu saiba, a Bauhaus foi a primeira instituio do mundo que ousou apresentar este princpio em um programa de ensino definido. A formulao desse programa foi antecedida de uma anlise das condies de nossa era industrial e de suas correntes bsicas. (GROPIUS, 1988, p. 33)

A proposta pedagogica era basicamente a unio entre entre arte e indstria, para que os estudantes desenvolvessem habilidades tanto artsticas como de produo industrial. Esse esforo na busca por uma nova sintese da arte com as tecnologias modernas pressupunha um metodo em que a criatividade individual se somava a um fundo coletivo comum.
Nossa relao intelectual com o mundo individual-exata (ex. essa relao individual-exata encontra-se em um estado de transio para urna orientao coletiva-exata). Isso contrasta com as antigas formas de comunicao individualamorfa e, mais tarde, coletiva-amorfa. A prioridade, portanto: clareza inequvoca (...) a comunicao nunca deve ser prejudicada por uma esttica a priori. (MOHOLY-NAGY, 1923, p. 22).

Nos primeiros anos da Bauhaus, Johannes Itten, professor e pintor suic contagiou a o, escola com a teoria educacional progressiva, atraves do aprender fazendo e do estimulo a criatividade individual, (LAUNTENSCHLAEGER, para que o aluno desenvolvesse sua habilidade especifica. 2007). Itten foi fortemente inspirado pelo pragmatismo,

principalmente por Dewey, um dos criadores desta escola filosfica. Johannes Itten comeou a lecionar no dia primeiro de outubro de 1919 na Bauhaus e seu ensino logo se tornou a espinha dorsal da educao na Bauhaus, enquanto ajudava a estender as atividades nas oficinas, onde as operaes foram gradualmente aumentando a partir de sua chegada. O princpio pedaggico no qual o ensino de Itten foi baseado pode ser bem resumido em um par de opostos: "intuio e mtodo", ou "experincia subjetiva e reconhecimento objetivo". (DROSTE, 2006, p. 25)

Todavia, outros professores atuantes abominavam o pragmatismo e o materialismo que tomaram conta do desenvolvimento da sociedade na poca3 (HEMKEN, 2009), enquanto Marcel Breuer - cuja atitude frente ao design permanecia pragmtica - escreveu no famoso texto Form Funktion de 1924, que era necessrio trabalhar sem precisar filosofar antes de cada movimento (BREUER, 2009). Como pode-se perceber, haviam diferentes vises dentro da Bauhaus. Fontoura (2009) inclusive diz que naquela escola existiram vrias escolas, pois cada professor desenvolvia um mtodo diferente para conduzir as aulas. Porm, a mais importante seria a que foi nomeada de Pedagogia da Ao:
No campo da educao geral, a pedagogia da ao foi uma das correntes pedaggicas que nele exerceu grande influncia. O nome e a essncia desta corrente no limitam a compreender o fato educativo como pura atividade fsica, como se pode pensar. A doutrina tradicional aceita o ato mental como meio de aprendizado, pois o aprender intelectual e memorista tambm considerado um tipo de atividade. A pedagogia da ao deu um novo sentido ao comportamento ativo do educando. Ela considera que o processo educativo concentra-se numa ao especfica, numa atividade que no exige do educando algo de fora, mas sim, de uma ao espontnea que vem de dentro para fora. (FONTOURA, 2009).

Desta forma, a pedagogia da ao trata o aprendizado como algo que vem mais por parte do aluno do que sendo uma transferncia de conhecimento que passa de uma pessoa para outra. a partir da experincia prtica somado com estudo terico que a pessoa pode construir o conhecimento. Para Droste (2006), a influncia de Johannes Itten sobre o incio da Bauhaus no pode ser subestimada, pois ele no s organizou e estruturou o curso preliminar, cujas ideias foram perpetuadas - embora modificadas ao longo do tempo em muitos cursos de design existentes hoje - como tambm exerceu uma influncia profunda em atividades nas oficinas. Tambm por isto, Gropius defendia o uso do artesanato no processo de ensino, para ele o aprender passa pelas mos, pela prtica manual. Assim podemos identificar na filosofia da Bauhaus, com facilidade, a influncia direta do movimento da escola ativa de Georg
3

Em seus textos, a gerao de Kazimir Malevich, Wassily Kandinsky, e Piet Mondrian lamentavam o desenvolvimento uni-dimensional da sociedade, agora devotada exclusivamente ao puro pragmatismo e materialismo. As artes de vanguarda deveriam confrontar esta realidade com uma realidade artstica. (HEMKEN, 2009, p. 148).

Kerschensteiner, do pensamento de Maria Montessori e principalmente do progressivismo de John Dewey (FONTOURA, 2009). Fazendo um resgate sobre o pragmatismo de Dewey nota-se que esta escola filosfica estava muito focada no ensino infantil, o que caracterizou a Escola de Bauhaus como pioneira na aplicao geral dos conceitos do pragmatismo pedaggico.

Pragmatismo de Dewey
John Dewey4, Charles Sanders Peirce e William James foram os criadores do pragmatismo. Neste artigo, o enfoque dado principalmente encima dos conceitos de Dewey, por este ter se dedicado mais ao pragmatismo em relao a pedagogia e ao desenvolvimento de uma nova forma de pensar a educao. Para Dewey o pragmatismo a doutrina na qual as ideias so instrumentos de ao, que s valem se produzirem efeitos prticos (THOMAZ, 2009). Admitindo assim que as ideias so como instrumentos, Dewey no aceitou o rtulo de pragmatismo preferindo o termo instrumentalismo, segundo aponta Thomaz (2009). Tambm era uma preocupao de Dewey que no fosse confundido pragmtica com prtica. Enquanto a segunda segue as leis morais de Kant5 a primeira est associada a artes e tcnicas baseadas na experincia. O eixo focal no instrumentalismo est no desenvolvimento da capacidade de raciocnio e da crtica pelo aluno. Dewey aplicou os conceitos do instrumentalismo ao meio pedaggico, sendo conhecida como Educao Progressiva, na qual acreditava que esta evolu na medida em que a experincia do aluno vai aumentando e sendo compartilhada com outras pessoas. Segundo Dewey a escola deve proporcionar prticas conjuntas e promover situaes de cooperao, em vez de lidar com as crianas de forma isolada, incentivando o desenvolvimento contnuo (THOMAZ, 2007). Suas obras, publicadas nas primeiras decadas do seculo XX, exerceram enorme influencia sobre educadores do mundo todo. Defensor da aprendizagem atraves da experiencia, Dewey tinha como lema "aprender fazendo", pois defendia que teorias so instrumentos e no respostas para enigmas, as respostas nos permitem descansar tranquilos enquanto instrumentos somente so teis quando utilizados com finalidades prticas.
4

JOHN DEWEY (1859-1952), filsofo, psiclogo e pedagogo liberal anti-americano, exerceu grande influncia sobre toda a pedagogia contempornea. Ele foi o defensor da Escola Ativa, que propunha a aprendizagem atravs da atividade pessoal do aluno. Sua filosofia de educao foi determinante para que a Escola Nova se propagasse por quase todo o mundo. (GADOTTI, 2008, p. 148) 5 Kant na Crtica da razo pura ainda fala de leis pragmticas, distinguindo-as de leis prticas puras (BECKENKAMP, 2003).

A histria da teoria de educao est marcada pela oposio entre a ideia de que a educao desenvolvimento de dentro para fora e a de que formao de fora para dentro; a de que se baseia nos dotes naturais e a de que um processo de vencer as inclinaes naturais e substitu-las por hbitos adquiridos sob presso externa. (DEWEY, 2008, p. 149)

Dewey (2008) afirma que a principal tarefa da escola transmitir corpos de informao e de habilidades que se elaboram no passado nova gerao. No passado tambm foram criados padres e regras de conduta, portanto a escola oferece hbitos de ao em conformidade com tais regras e padres. Visto que as matrias de estudo, tanto quanto os padres de conduta apropriada, nos vm do passado, a atitude dos alunos, de modo geral, deve ser de docilidade, receptividade e obedincia. Livros, especialmente os didticos, preparados para o cotidiano escolar, so os principais representantes do conhecimento e da sabedoria do passado e os professores so os agentes da comunicao do conhecimento e das habilitaes e de imposio das normas de conduta. Na educao mais nova, segundo Dewey (2008) rejeita-se esta imposio de cima para baixo e se prima pela expresso e cultivo da individualidade. O ato de aprender por livros e professores considerado obsoleto, e considera-se aprender por experincia, por meios para atingir fins que respondem a apelos diretos e vitais dos estudantes, em detrimento preparao para um futuro mais ou menos remoto.
Considero que a ideia fundamental da filosofia de educao mais nova que lhe d unidade a de haver relao ntima e necessria entre os processos de nossa experincia real e a educao. Se isto verdade, ento o desenvolvimento positivo e construtivo de sua prpria ideia bsica depende de se ter uma ideia correta de experincia. Quando se rejeita o controle externo, o problema como achar os fatores de controle inerentes ao processo de experincia. Quando se refuga a autoridade externa, no se segue que toda autoridade deva ser rejeitada, mas antes que se deve buscar fonte mais efetiva de autoridade. Porque a educao velha impunha ao jovem o saber, os mtodos e as regras de conduta da pessoa madura, no se segue, a no ser na base da filosofia dos extremos de isto-ou-aquilo, que o saber da pessoa madura no tenha valor de direo para a experincia do imaturo. Pelo contrrio, baseando-se a educao na experincia pessoal, pode isto significar contatos mais numerosos e mais ntimos entre o imaturo e a pessoa amadurecida do que jamais houve na escola tradicional e,

assim, consequentemente, mais e no menos direo e orientao por outrem. (DEWEY, 2008, p. 150)

Bauhaus e suas influncias


Gropius organizou um modelo de ensino e trouxe para a Bauhaus professores que pudessem colocar esta viso prova, e por meio de mestres como Kandinsky, Albers, MoholyNagy, Ittens, exacerbou a importncia da prtica no ensino de Design.
Por que h de ser o conhecimento por si s a meta principal da educao, se a experincia imediata j demonstrou ter a mesma importncia como base para uma formao correta? O ensino terico superestimado. (...) Por isso preciso que a experincia esteja desde o incio unida formao e no seja meramente acrescentada mais tarde, aps o trmino de uma formao acadmica. A experincia prtica o meio mais seguro para desenvolver uma sntese de todos os fatores emocionais e intelectuais na concepo de um estudante. (GROPIUS, 1988, p. 87)

O ensino na Bauhaus era baseado no aprender fazendo e suas realizaes eram embasadas em um formalismo tcnico e no idealismo.(BASSO; STAUDT, 2010, p. 3), verificado, mais tarde, no lema do modernismo: a forma segue a funo. A Escola, assim, promovia atividades de extenso, que inclua publicaes de livros e revistas, alm da criao de um grupo de teatro.(BASSO; STAUDT, 2010, p. 3). No contexto atual, podemos perceber a presena de escritrios modelo nas faculdades de design, laboratrios onde pesquisa e produtos so desenvolvidos por estudantes paralelamente s teorias ministradas em disciplinas, que geralmente tem como trabalho de concluso um produto de design, seja qual for a habilitao.

Consideraes finais
no viajamos mais no lombo dos cavalos, mas em carros, trens e avies. (BAYER, 1939, p. 62).

A partir da reviso de literatura e pesquisa analtica de artigos que abrangem as propostas pedaggicas da Bauhaus e mesmo do instrumentalismo de Dewey, pode-se perceber que o modo de fazer design hoje resultado do desenvolvimento da forma de ensino proposto pela

Bauhaus, fortemente influenciado pelo pragmatismo, a considerar que a mxima nos dois movimentos dialogam e refletem sobre a ao e o conhecimento serem dependentes entre si. Podemos encontrar em diversos currculos de Escolas brasileiras de Design, desde a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), atelis para desenvolvimento de trabalhos prticos, onde o educando colocado frente ao seu objeto de estudo como aprendiz e artista, tendo que envolv-lo de ideia e ao para o apreender, como o pragmatismo de Dewey supe aprender fazendo, tal como a comunicao entre os estudantes e com o professor no ser de cima para baixo.

Referncias
BASSO, C. R.; STAUDT, D. A influncia da Escola de Ulm e Bauhaus na estrutura curricular das Escolas. Revista Conhecimento Online. ano 2. v. 2 . set. de 2010. Disponvel em: <www.feevale.br/revistaconhecimentoonline>. Acesso em: 10 jun. 2012. BAYER, H. 1939. Rumo a uma Tipologia Universal. In: Textos clssicos do design grfico / Michel Bierut, Jessica Helfand, Steven Heller e Rick Poynor (orgs.) ; traduo Fernando Santos ; reviso da traduo Anbal Mari. - So Paulo : Editora WMF Martins Fontes, 2010. BECKENKAMP, J. O Direito como Exterioridade da Legislao Prtica da Razo em Kant.Ethic@, v. 2, n. 2. Florianpolis, dez 2003. p. 151-171. BREUER, G., 2009. Design for a New Lifestyle Marcel Breuers Club Chair B 3. In: Bauhaus: A Conceptual Model, ed. 2009. Ostfildern: Hatje Cantz, pg.203-206. CURTIS, Maria do Carmo. Funcionalismo: referencia historica para o design social . In: 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design 2010, So Paulo. Anais do 9 P&D 2010. ISBN: 978-85-212-0566-1, p. 2233 2240. Disponvel em: < http://blogs.anhembi.br/congressodesign/anais/consideracoes-metodologicas-sobredesigntipografico-em-multiescrita > Acesso em: 2 jun. 2012. DAVIS, Ben. , n.d.. The Bauhaus in History, The Bauhaus and the contradictions of artistic utopia, ArtNet Magazine [online] Disponvel em :<http://bit.ly/d7h0Ro> Acesso em: 2 jun. 2012.

DEWEY, John. Experincia e educao. In: Histria das Idias Pedaggicas. Moacir Gadotti (Org.). So Paulo: tica, 2008, p.145-148. DEWEY, John. O desenvolvimento do pragmatismo americano. Sci. stud., So Paulo, v. 5, n. 2, jun. 2007 . Disponvel em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167831662007000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 03 jun. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/ S1678-31662007000200006. DEXEL, W. 1927. O que a Nova Tipografia?. In: Textos clssicos do design grfico / Michel Bierut, Jessica Helfand, Steven Heller e Rick Poynor (orgs.) ; traduo Fernando Santos ; reviso da traduo Anbal Mari. So Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. FONTOURA, Antonio M. 2009. BAUHAUS. A PEDAGOGIA DA AO. Disponvel em: <http://abcdesign.com.br/por-assunto/teoria/bauhaus-a-pedagogia-da-acao/>. Acesso em: 3 jun. 2012. GADOTTI, Moacir (Org.). Histria das Idias Pedaggicas. So Paulo: tica, 2008. GROPIUS, W. Bauhaus: Novarquitetura. So Paulo: Perspectiva, 1988. HEMKEN, K. Were Here! Were Ready! And We Will Succeed!: Processes of Self-Discovery of a Public and Official Avant-Garde. In: Bauhaus: a conceptual model, ed. 2009. Ostfildern: Hatje Cantz, p.145-148. OSINSKI, Dulce Regina Baggio. Ensino da arte: os pioneiros e a influncia estrangeira na arteeducao em Curitiba. Curitiba: UFPR, 1998. Dissertao (Mestrado) Programa de ps graduao em Educacao, Universidade Federal do Paran, Curitiba, 1998. THOMAZ, J. R., 2009. John Dewey - Resenha sobre o pensamento do filsofo e pedagogo norte-americano. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/artigos/john-dewey-resenhasobre-o-pensamento-do-filosofo-e-pedagogo-norte-americano/23044/#ixzz1x2qHHcHe > Acesso em: 3 jun. 2012.

ULBRICHT, J. H., 2009. Timeless Gothic Instead of Dentist-Style with Housing Cubes The National Socialist Opposition to the Bauhaus. In: Bauhaus: A Conceptual Model, ed. 2009. Ostfildern: Hatje Cantz, p. 355-361.

Potrebbero piacerti anche