Sei sulla pagina 1di 14

FOUCAULT: UMA HISTRIA CRTICA DA VERDADE

Cesar CANDIOTTO1

RESUMO: O artigo versa sobre a possibilidade de uma histria crtica da verdade no pensamento de Michel Foucault, ressaltando seu distanciamento do vnculo tradicional entre sujeito e conhecimento da verdade em benefcio da articulao entre prticas histricas (prticas discursivas, prticas sociais e prticas de si) e produo de verdade. Destaca ainda em que aspectos sua investigao est inserida no projeto crtico inaugurado por Kant e em que medida, paradoxalmente, dele se afasta. PALAVRAS-CHAVE: Foucault; Kant; Verdade; Sujeito; Histria.

A investigao de Michel Foucault objeto de anlise de diferentes domnios. Da psicologia psiquiatria; da criminologia sexologia, da sociologia s cincias polticas, da lingstica antropologia. Entretanto, no entremeio de tais domnios perpassa um motivo filosfico indissocivel de seu pensamento que a problemtica da verdade. Os sistemas filosficos tradicionais estabelecem um vnculo originrio entre sujeito e conhecimento, de modo que a natureza do sujeito designada como origem e fonte da verdade. Kant delimitara o alcance do conhecimento s formas a priori da sensibilidade e s categorias a priori do entendimento. Nada alm do fenmeno pode ser conhecido, embora possa ser pensado. A crtica pergunta em quais condies pode haver enunciados verdadeiros

1 Professor Adjunto do Departamento de Filosofia e do Programa de Ps-Graduao em Filosofia da Pontifcia Universidade Catlica do Paran-PUC-PR. Artigo recebido em set/06 e aprovado para publicao em nov/06.

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

65

seja por suas condies formais, seja por suas condies transcendentais. Ela a crtica dos limites e possibilidades do sujeito de conhecimento. O fio condutor do pensamento de Foucault tambm a problemtica da verdade. No entanto, trata-se de tomar distncia dos privilgios do sujeito de conhecimento para debruar-se na produo histrica da verdade. Significa salientar a enunciao de discursos que funcionam entre diferentes prticas como justificao racional de verdade, como se fossem verdadeiros. Na arqueologia, analisa-se o jogo de regras estabelecido entre as prticas discursivas de uma poca; na genealogia, como aqueles jogos atuam ao modo de legitimao para estratgias e tticas de poder presentes nas diferentes prticas sociais; na genealogia da tica, como eles funcionam na condio de auxiliadores nos diversos processos de subjetivao que se desdobram das prticas de si. Desde a arqueologia do saber, Michel Foucault tem procurado distanciar-se da anlise do enunciado proposicional do conhecimento cientfico, normalmente definido pela relao neutra e objetiva entre sujeito e objeto. Com isso pretende estabelecer diferenas fundamentais entre a maneira clssica de entender a verdade e sua prpria concepo, por ns denominada nesse estudo de histria crtica da verdade. Na histria crtica da verdade no h o sujeito e o objeto como unidades universais e necessrias; eles assim se tornam mediante prticas, que podem ser jogos tericos e cientficos, prticas sociais ou prticas de si. O distanciamento do sujeito constituinte e do objeto emprico dado torna a problemtica da verdade proposta pelo filsofo o modo de aplicao de uma histria crtica do pensamento (Foucault, 1994, p.632).2 Por pensamento, designa-se o mbito no qual so desenvolvidas prticas histricas raras, jamais repetveis, entre as quais so constitudas ou modificadas relaes entre sujeitos e objetos.3 Um objeto ou um sujeito isso ou aquilo, dependendo da relao histrica que o determina. No se trata de uma histria dos objetos, pois no se parte nem da representao de um objeto preexistente nem da criao pelo discurso de um objeto que no existe (idem, p.670); tampouco, diz respeito a uma filosofia do sujeito, posto que procura sair de uma anlise que privilegia um princpio transcendente do ego ou um sujeito sem histria.

2 O propsito fundamental dos momentos epistmico, poltico e tico de sua investigao a histria das relaes entre o pensamento e a verdade, a histria do pensamento como pensamento da verdade (Foucault, 1994, p.669). 3 Em Les mots et les choses, Foucault afirmar que na poca contempornea s possvel pensar a partir do vazio da disperso do homem; nesse vazio, o pensamento saber e modificao do que sabe, reflexo e transformao daquilo sobre o qual reflete. Ele transforma aquilo que toca e altera o ser do homem. Pensar um modo de agir, de um agir perigoso que assume riscos, afeta ou resiste, fere ou reconcilia.

66

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

Uma histria crtica da verdade, como modo de aplicabilidade de uma histria do pensamento, investiga a constituio e a modificao da articulao entre objetos e sujeitos mediante modos de objetivao e modos de subjetivao (idem, p.632). Na constituio dos modos de objetivao, no se procura definir as condies formais do sujeito como objeto, mas enfatizar de que modo ele tornou-se historicamente tal para um saber possvel. No existem objetos naturais tais como a verdade, a doena mental, o poder ou a sexualidade; eles assim se tornam mediante prticas histricas especficas e raras. As anlises da doena mental e da sexualidade moderna podem ser verdadeiras; o que no pode ser uma verdade saber o que a loucura e a sexualidade. No porque seria impossvel alcanar a verdade sobre tais objetos, mas porque, j que no existem, neles no h lugar para a verdade ou para o erro (Veyne, 1995, p.176). O mesmo poderia ser dito a respeito do conceito de obra, to discutida em Foucault. No fundo, a obra, como individualidade que deve conservar sua fisionomia atravs do tempo, no existe. Mas ela algo, porque determinada pela relao mantida com cada intrprete.4 H a materialidade da obra, ainda que s exista a partir do momento em que uma relao faz dela isso ou aquilo. Por isso, no estamos diante de uma filosofia do objeto, mas da anlise da constituio histrica de articulaes que fazem emergir, transformar ou desaparecer esse ou aquele objeto. Do mesmo modo, o trabalho de Foucault no uma filosofia do sujeito, mas dos modos de subjetivao. Em vez de decompor as condies empricas ou transcendentais que permitiram a um sujeito em geral tomar conhecimento de um objeto preexistente na realidade, busca-se saber como algum, numa prtica histrica especfica, torna-se sujeito, qual seu estatuto, sua posio, sua funo e os limites do seu discurso.5 Enquanto que a filosofia do sujeito o lugar da pletora da conscincia, a histria do pensamento situa-se na raridade das prticas humanas, elas mesmas, heterogneas e mltiplas. Supondo que a problemtica da verdade esteja inserida na histria crtica do pensamento, infere-se que aquilo normalmente reconhecido como verdadeiro no est no objeto (ele no preexiste, no dado, torna-se tal numa articulao especfica) nem no sujeito (ele no uma essncia, no

4 Provavelmente, podemos dizer que a loucura no existe, mas isso no quer dizer que ela seja nada. Tratava-se, em suma, de fazer o inverso daquilo que a fenomenologia nos havia ensinado a dizer e a pensar, a fenomenologia que, grosso modo, dizia: a loucura existe, o que no significa que seja algo (Foucault, 2004a, p.122). 5 Sobre a legitimidade do discurso e os limites impostos pelos interditos culturais, ver: Foucault, 1971, p.11.

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

67

originrio, torna-se assim nas prticas em que tomado); tampouco na adequao entre um e outro (j que no so unidades fixas e determinadas), mas nas articulaes histricas de sua mtua modificao e constituio. Resulta que a histria crtica do pensamento difere da histria das aquisies da verdade, de seu ocultamento ou da descoberta das coisas verdadeiras; antes, a histria da emergncia dos jogos de verdade que justificam racionalmente modos especficos de objetivao e de subjetivao. Ela , conforme Foucault, a histria sempre provisria das regras segundo as quais, a propsito de certas coisas, aquilo que um sujeito pode dizer pertence questo do verdadeiro e do falso (Foucault, 1994, p.632); ou ainda: o estudo dos modos segundo os quais o sujeito pde ser inserido como objeto [para os outros e para si mesmo] nos jogos de verdade (idem, p.633). A problemtica da verdade crtica no porque procura determinar as condies formais e os limites transcendentais do conhecimento dos objetos, mas porque se volta para prticas especficas a fim de nelas examinar as condies histricas indefinidas de constituio dos sujeitos.

Saber e verdade
A partir do fio condutor anterior, pretende-se indicar algumas amostragens histricas estudadas pelo filsofo. Em primeiro lugar, aventurar-se na empresa crtica implica denunciar o sono no qual dormita qualquer empreendimento filosfico que pretenda atribuir ao homem uma verdade universal, ou ainda, consider-lo o fundamento constituinte de quaisquer conhecimentos tidos como verdadeiros. Em Les mots et les choses (1966), sugerido que aqui comumente denominado com o artigo definido o homem, no existiu sempre; ele apenas uma figura do saber que emerge na Modernidade no vo constitudo entre os domnios da vida, do trabalho e da linguagem; suficiente descrever a rede histrica e, no entanto, annima, dos jogos estabelecidos naqueles domnios para entender como num determinado momento e numa cultura especfica, ele pde ser objetivado e uma verdade sobre ele pde ser estabelecida. Ao contrrio do que se possa pensar, Foucault no nega a constituio de uma verdade sobre o homem, tal como ele foi objetivado na Modernidade; o que nega que em outras pocas outras verdades pudessem ser atribudas a respeito desse mesmo objeto. 6 Foucault indica a dis-

6 Nesse aspecto, Foucault no um ctico. O ctico acredita que atravs do tempo os homens pensaram coisas diferentes do mesmo objeto, como o objeto homem. Em pocas diferentes no se est diante do mesmo objeto, e sobre o objeto de cada poca, a verdade explicvel. Em cada momento, as prticas humanas so o que o todo da histria as faz ser, de modo que a cada instante a humanidade adequada a si prpria com suas prprias verdades (Veyne, 1995).

68

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

perso histrica da figura do homem, sua funcionalidade provisria e sua contingncia cultural, do mesmo modo que nega sua estranha unidade, sua pretensa universalidade e sua suposta necessidade. Foucault quer mostrar que o homem tem um nascimento bem definido, situado entre o final do sculo XVIII e o incio do sculo XIX. Alm disso, que a era do homem no coincide com a pletora da Antropologia, mas com a disperso da Histria. No o sujeito constituinte que fundamenta os conhecimentos verdadeiros; antes, na historicidade dos saberes, num espao no-filosfico, que o sujeito constitudo. A reordenao dos saberes na poca contempornea sugere a abertura de um espao vazio no qual no encontramos a unidade do sujeito, mas apenas o pensamento se exercitando.7 como uma histria dos sistemas de pensamento, do seu exerccio no entremeio do filosfico e do no-filosfico, que a empresa de Foucault pode ser situada. Se numa primeira amostragem, Foucault apresenta o sujeito objetivado nos jogos de verdade com pretenso cientfica, com o propsito de contornar os universais antropolgicos, numa segunda, ele dirige-se s prticas concretas. A verdade produzida pela articulao entre prticas heterogneas, ou melhor, entre prticas discursivas (o efetivamente dito, a materialidade do discurso, o acontecimento de dizer uma prtica, uma prtica discursiva) e prticas no-discursivas.8

Poder e verdade
A partir da dcada de setenta, quando a arqueologia do saber estar articulada pela perspectiva da genealogia Foucault indica que as verdades universalmente atribuveis ao sujeito nos termos do conhecimento cientfico so, em ltima instncia, efeitos de verdade produzidos por mecanismos estrat-

7 Foucault no duvida da verdade das cincias humanas; apenas afirma que seu objeto e a prpria noo de cincia no so eternos. Embora o homem seja um falso objeto, no significa que as cincias so impossveis; elas somente so obrigadas a mudar de objetos. Diante das verdades, das aquisies cientficas, a verdade filosfica foi substituda pela histria e por isso ela no pode fundar as cincias humanas (Veyne, 1995, p.176). 8 O termo: prtica, utilizado por Foucault, foi abordado por Paul Veyne. Para este pensador, a cada conduta assumida historicamente corresponde sempre a uma mentalidade, como, por exemplo, tremer e ter medo, rir e estar feliz. Em Foucault, tanto as representaes quanto a enunciao fazem parte da prtica (Veyne, 1995, p.161). As prticas no so compreendidas pelas teorias, mas por suas relaes com prticas vizinhas (idem, p.166). A filosofia do objeto substituda pela prtica ou pelo discurso; estas lanam objetivaes que lhes correspondem e se fundamentam nas realidades do momento, isto , nas objetivaes de prticas vizinhas, preenchendo o vazio que aquelas prticas deixam e atualizando as virtualidades que esto prefiguradas no molde. Se as prticas vizinhas se transformam, se os limites do vazio se deslocam, a prtica atualizar essas novas virtualidades e j no ser a mesma. Na estratgia de Foucault, as coisas no passam de objetivaes de prticas determinadas (idem, p.62).

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

69

gicos de poder presentes nas prticas sociais. Tal designao significa que eles funcionam como se fossem verdades, com o objetivo de justificar racionalmente aquelas relaes de poder. Alm disso, um discurso investido historicamente de um teor verdadeiro, porque cumpre com uma funcionalidade especfica, qual seja, produzir efeitos de poder estatuindo regras para o governo das pessoas, dividindo-as, examinando-as, adestrando-as, sujeitando-as. No entanto, no quer dizer que nas teorias cientficas os jogos de verdade sejam somente relaes de poder que se pretende mascarar. Apenas prope-se estudar o modo como, nas prticas (clnica, asilar, pastoral, governamental), jogos de verdade e estratgicas de poder podem ser articulados. A medicao da loucura, ou seja, a organizao de um saber mdico em torno dos indivduos designados como loucos, esteve ligada, por exemplo, a uma srie de processos sociais de ordem econmica, num momento dado, mas tambm a instituies e a prticas de poder. Esse fato no impede, contudo, desautorizar a validade cientfica ou a eficcia teraputica da psiquiatria. Tal observao desprende-se da idia de que o arquelogo no est preocupado com a verdade do enunciado cientfico, mas com as prticas de enunciao, com o materialmente dito, no momento, no lugar e na ocasio em que dito. Em vez do problema da verdade, Foucault se preocupa com aquele encarregado de dizer a verdade, da atividade de dizer a verdade (Foucault, 1997, p.111). Uma modalidade de prticas estudadas por Foucault particularmente ilustrativa a esse respeito: a chamada prtica confessional. Percorrendo o domnio plural do asilo, da clnica psicolgica e do confessionrio cristo, observa-se a proliferao da produo da verdade nas sociedades ocidentais. No fundo, so novos lugares e espaos de auto-enunciao, procedentes de antigas formas de exame de conscincia desenvolvidos nos primrdios da vida monstica crist dos sculos III e IV d.C., mas tambm nas escolas helensticas e greco-romanas, como no estoicismo. Nas prticas confessionais so os prprios sujeitos que enunciam e falam de si prprios; nesse caso, a verdade produzida num jogo pelo qual exige-se daquele que fala a dependncia a um outro que escuta e encarrega-se de interpretar o que enunciado: o caso do psiquiatra, do psiclogo e do diretor de conscincia. Entre o psiquiatra e o suposto louco, a verdade produzida num jogo de coero e reconhecimento da loucura; entre paciente e psiclogo, ela constituda no jogo da enunciao de si e da interpretao dos desejos; entre dirigido e diretor de conscincia, no jogo da verbalizao e da obedincia integral. A funo do diretor de conscincia, do psiclogo e do psiquiatra consiste em exigir daquele que verbaliza que trate de ser aquilo que ele diz e reconhece ser, ou seja, um pecador, um desviado, um louco. A enunciao sobre si constitutiva da sujeio da subjetividade cuja exigncia a produo de discursos racionais que conduzam identidade verdadeira.

70

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

Governo e verdade
Uma terceira amostragem da problemtica que nos ocupa concerne introduo do conceito de governo, designado por Foucault de conduo de condutas. No curso Scurit, territoire, population, de 1977, ressaltado que nos seus primrdios o verbo governar no se referia administrao estatal e territorial; pelo contrrio, tratava-se tanto da arte de conduzir algum como tambm de seu contrrio, qual seja conduzir-se diferentemente quela conduo, resistindo-lhe mediante uma contra-conduta. Nas sociedades que so ainda as nossas, constituem modalidades de resistncia no tanto dominao poltica ou explorao econmica, mas ao governo da individualizao posto em prtica no Ocidente pela primeira vez por meio da tecnologia pastoral crist e suas exigncias de obedincia integral, de verbalizao infinita e de extrao da verdade do sujeito. Tais resistncias que no so exteriores ao governo, mas nascem com ele, at como sua condio histrica so tambm denominadas de atitude crtica. O questionamento de um governo qualquer no se d somente pela violncia, mas, principalmente, pela mudana de atitude diante da questo do poder e da problemtica da verdade. A via escolhida por Foucault postular que a atitude crtica diante dos efeitos de verdade que justificam racionalmente o governo das condutas condio para a no-aceitao dos efeitos de poder presentes nos discursos tidos por verdadeiros. Tal via permite desvincular o entendimento da verdade como extenso e difuso do poder, permanecendo entre eles um jogo irredutvel em termos de articulao e de resistncia. Em conseqncia, no amplo campo do governo, as prticas de resistncia podero ser articuladas sem a matriz exclusivamente capilar do poder, possibilitando o deslocamento para as prticas de subjetivao estudadas nos anos oitenta pelo autor, que coincide com nossa ltima amostragem da problemtica da verdade na sua investigao.

tica e verdade
A anlise das prticas de subjetivao, abordadas na perspectiva da genealogia da tica, no nega as posturas anteriores a respeito da crtica da verdade. Foucault somente redimensiona a perspectiva da atitude crtica em relao ao governo das condutas, direcionando-a para a constituio do sujeito tico, para o governo de si. No significa a descoberta de um sujeito que Foucault anteriormente havia mostrado sua disperso entre os saberes ou sua produo nas prticas de poder, mas a possibilidade da constituio de subjetividades a partir de prticas de si ascticas. Tais prticas no conformam a sombra projetada de um

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

71

sujeito unitrio; pelo contrrio, a constituio de mltiplas subjetividades a partir delas que se torna factvel. Mediante sua anlise que a articulao entre produo de verdade e modos de subjetivao pode ser estabelecida. Se nos anos sessenta a produo da verdade era descrita nos modos de objetivao estabelecidos no jogo de regras entre os saberes com pretenso cientfica; se nos anos setenta, ela era pensada nos mecanismos do saber-poder ou ainda nas redes de obedincia das tecnologias pastorais, a nfase nos anos oitenta pensar a produo da verdade nas prticas de si ascticas. No h produo de verdade sem a constituio de subjetividades ascticas. Os jogos de verdade produzidos nas prticas de si ascticas so considerados matrizes de ao e escudos protetores para o governo sereno de si quando as vicissitudes da existncia surpreendem algum. A ascese pessoal supe o uso de tcnicas muito comuns entre esticos e epicuristas, tais como a leitura, a escuta ativa, a escritura, a memorizao de conselhos cuja funo a proposio de diferentes modos de ser e de agir. A ascese, que envolve sempre a relao interpessoal mestre-discpulo, tem por funo transformar a enunciao dos discursos verdadeiros (logi) em thos, isto , na aquisio de uma nova arma pessoal para proteger o eu; e isso, apenas quando os acontecimentos exigem, como por ocasio da doena, da perda de algo ou de algum ou diante da iminncia da morte. Para transformar os logi em thos, para subjetivar as enunciaes verdadeiras preciso que algum percorra um caminho, tornando-se suficientemente preparado para enfrentar as peripcias que podero afet-lo. No processo de subjetivao da verdade a partir das prticas ascticas h sempre a tenso tica inacabada entre o que algum j deixou de ser e o que ele est se tornando, na verdade uma tica da inquietude irredutvel angstia provocada pela ciso do sujeito das morais universalistas (Gros, 2003, p.163).9 Da o ttulo paradoxal do curso Lhermneutique du sujet, de 1982. A ltima coisa que Foucault poderia pensar na sua investigao seria a elabo-

9 O sujeito moral permanece tomado no horizonte do conhecimento, quando o si tico se caracteriza pelo agir. Lacan fala a partir da perspectiva de um sujeito moral estruturado conforme a doutrina kantiana enquanto Foucault se detm no si tico. Lacan convoca um sujeito dividido entre o sujeito inconsciente e o eu imaginrio, diviso que se encontra tambm em Kant entre o sujeito tico e o eu sensvel, ou como em Pascal, entre o eu pecador e o sujeito da graa. Trata-se de uma diviso irredutvel. Lacan, Kant, Pascal e Lutero so moralistas, grandes pessimistas, recusando crer que o sujeito possa, depois de uma conduta boa e meritria, se reencontrar numa unidade harmoniosa de um sujeito inteiramente purificado, e reencontrar uma co-presena imediata em si. Essa diviso radical do sujeito se d sempre mediante o conhecimento, ou melhor, por um desconhecimento. Busca-se sempre denunciar as iluses e as mentiras para dar um sentido s nossas condutas. Enfim, a marca afetiva dessa diviso irredutvel do sujeito a angstia, no sentido de sentimento moral, ou seja, derivada de uma estrutura do sujeito moral enquanto dividido, tendo como seu reverso o humor. J o reverso de uma tica da inquietude, no dividida, seria a ironia.

72

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

rao de uma hermenutica do sujeito. No entanto, ao deter-se nas prticas de si esticas e epicuristas dos dois primeiros sculos de nossa era ele quer mostrar a gestao iminente daquela forma de pensar a verdade a partir da vida monstica crist, cujas origens remontam ao sculo IV d.C. A diferena fundamental entre hermenutica do sujeito e histria das prticas de subjetividade consiste na articulao com os jogos de verdade. Na primeira, parte-se do sujeito para aceder verdade, na segunda preciso armar-se de discursos verdadeiros para que haja subjetivao; numa o resultado do processo a descoberta de um sujeito de verdade universal; noutra, a aquisio de discursos recolhidos como verdadeiros produz subjetivaes contingentes, j que algum s se torna sujeito no momento em que age ou enuncia algo sobre si e em determinadas circunstncias e lugares. Na hermenutica, a verdade est escondida no sujeito, seja pelo processo da dvida generalizada (Descartes) seja pela verbalizao infinita (confisso crist). A verdade o fundo da sua identidade e o reconhecimento daquilo que ele mesmo . Na histria das prticas de subjetividade, as verdades somente so subjetivadas se forem matrizes de ao e instrumentos vlidos para que algum se torne sujeito de aes, de modo que haja como convm, conforme exige a circunstncia ou o ritual. Em suma, o conjunto daquilo que denominamos at aqui de amostragens indica que a histria crtica da verdade elaborada por Foucault heterognea. Na medida em que ela toma como ponto de partida modos histricos de objetivao e de subjetivao, resulta de tal opo estratgica uma disperso do homem entre os saberes, uma individualidade sujeitada nas tecnologias de poder confessionais, uma subjetividade em incessante transformao nas prticas de si. Para Michel Foucault, aquilo que denominamos verdade no possui um significado unvoco sendo, antes, um jogo histrico, uma enunciao dramtica: ela pode ser o mecanismo do qual dispomos para preencher o vazio que constitui nosso pensamento finito, ou a justificao racional que elaboramos para compreender nossas prticas cotidianas, ou ainda o escudo protetor que adquirimos diante das vicissitudes que nos ameaam. Contudo, o que entendemos por verdade pode estar associado tambm a riscos que assumimos, a resistncias que sustentamos, ao thos filosfico que incorporamos mediante a crtica de nosso ser histrico. Na investigao de Michel Foucault a verdade tanto pode ser reivindicada como justificao racional para aqueles que procuram governar a conduta de outrem quanto instrumento de resistncia para aqueles que enfrentam tal conduo a partir de uma contra-conduta ou atitude crtica. Se no existe a verdade como objeto dado, necessrio e universal, no quer dizer que ela deixe de ser algo determinado pelo jogo rarefeito estabelecido nas prticas histricas.

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

73

O projeto crtico
As diferentes amostragens de uma histria crtica da verdade at aqui desenvolvidas contrastam com o modo predominante pelo qual parte da filosofia ocidental entende a problemtica da verdade, no seu aspecto crtico. H uma tendncia tradicional que aborda a crtica da verdade a partir da definio filosfica de crtica resultante dos desdobramentos analticos da Crtica da razo pura; outra que aproxima a definio de crtica das prticas concretas, dos vnculos entre poder e verdade, dos mecanismos que envolvem governo e resistncias, produo de verdade e ascese, demandando a coragem de verdade. Sem embargo, esse segundo modo de pensar a crtica no est distante daquilo que Kant entendia por Aufklrung. Em 1784, ele a definiu em oposio ao estado de menoridade ao qual a humanidade havia sido mantida autoritariamente at ento; menoridade, que significa incapacidade de servir-se do prprio entendimento sem a direo de outrem. Incapacidade, decorrente do excesso de autoridade associado falta de deciso e de coragem. O processo da Aufklrung justamente o oposto do excesso de autoridade e da falta de coragem. O Sapere aude kantiano indissocivel do projeto crtico. Trata-se de estabelecer a idia justa dos limites do conhecimento, em conhecer o conhecimento. A partir de tais limites o princpio da autonomia ressaltado como o mbito a partir do qual a obedincia privada fundada. Se emancipao implica o desassujeitamento em relao ao jogo do poder e da verdade que mantinha a humanidade em estado de menoridade, conhecer o conhecimento volve-se tarefa primeira de qualquer Aufklrung presente, porquanto a humanidade est em contnuo processo de Aufklrung. Foucault ressalta que Kant estabelece um vnculo indissocivel entre crtica e Aufklrung: a Crtica, como o frontispcio da razo tornada maior na Aufklrung; e inversamente, a Aufklrung, a maturidade da Crtica (Foucault, 1994, p.567). Sem a Aufklrung a Crtica no teria razo de ser; sem a Crtica, a Aufklrung se perderia. Resulta que o carter epistmico da Crtica desemboca necessariamente na autonomia tica e poltica proposta pela Aufklrung; vale ressaltar, porm, que tal autonomia seria vaga e inconseqente sem uma justa idia de seus limites. Para Foucault, o vnculo entre Crtica e Aufklrung estabelecido por Kant foi desmembrado nos sculos XIX e XX. A crtica reduziu-se ao aspecto epistmico, recuando nas dimenses tico-polticas, conforme Kant estabelecera. A tendncia predominante da filosofia ps-kantiana tem sido situar a crtica somente a partir da perspectiva auto-referente do destino histrico do conhecimento no momento de constituio da cincia moderna: em pri-

74

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

meiro lugar, procurando o que j nesse destino assinala os efeitos de poder indefinidos aos quais o conhecimento estar vinculado pelo objetivismo, pelo positivismo, pelo tecnicismo, etc; em segundo lugar, reportando esse conhecimento s condies de constituio e de legitimidade de todo conhecimento possvel; enfim, procurando saber como na histria deu-se a passagem para fora da legitimidade (iluso, erro, esquecimento, recobrimento etc). Foucault denomina tendncia predominante da crtica a investigao da legitimidade dos modos histricos de conhecer. Filsofos dessa linhagem perguntam a respeito de que falsa idia o conhecimento fez de si mesmo e a que uso excessivo esteve exposto, a qual dominao esteve vinculado? (Foucault, 1990, p.47). Foucault assinala os desdobramentos pouco louvveis da valorizao unilateral da crtica do conhecimento na formao da cincia moderna. Conhecimento auto-referente, dono de si mesmo que conduziu a histria dos sculos XIX e XX a situaes contraditrias e nefastas. Para comear, a constituio de uma cincia predominantemente positivista construda a partir da autoconfiana na crtica de seus prprios resultados; alm disso, o desenvolvimento de sistemas estatais que apresentados como racionalidade da histria,10 mas que escolhem como instrumentos procedimentos de racionalizao da economia11 e da sociedade.12 Perniciosa e perigosa a aliana estabelecida entre o positivismo cientfico e instrumental que desempenha papel fundamental no desenvolvimento das foras produtivas, e os poderes de Estado cada vez mais exercidos mediante conjuntos tcnicos refinados. Resulta dessa trama cerrada uma cincia de Estado (idem, p.42). Diante disso, como a crtica pode ser reduzida investigao dos limites e possibilidades do conhecimento auto-referente? Se ela for pensada somente nos termos da legitimidade, se tal legitimidade tem se cruzado historicamente com tecnologias sutis de poder e, se o que resultou daquela articulao ambgua nos sculos XX e XIX foi o excesso de poder (fascismo e stalinismo) que buscava legitimao na verdade das cincias, como no suspeitar dessa verdade e como no consider-la somente efeito de poder? Sob tal perspectiva entende-se por que Foucault declara que, num sentido filosfico, seu pensamento inclui-se na tradio crtica de Kant (Foucault, 1994, p.631). No se trataria tanto de conhecer o conhecimento como

10 Sobre a formao de uma razo de Estado, cf. Foucault, 2004a, pp.245-370. 11 A respeito do papel da economia poltica como princpio de limitao interna da razo governamental, cf. Foucault, 2004b, pp.15-23. 12 Sobre a sociedade civil como campo de referncia para a arte de governar do Estado, cf. Foucault, 2004b, pp.299-320.

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

75

modo de denunciar erros, dogmatismos e ideologias do passado e do presente. A originalidade de Foucault foi ter sublinhado que o projeto crtico inaugurado por Kant irredutvel perspectiva monoltica da razo moderna. Se assim fosse, restaria ao filsofo posicionar-se favoravelmente em relao a ela ou cair no irracionalismo. A alternativa de Foucault outra: tratar de racionalidades especficas, regionais, mltiplas, conforme indicado nas diferentes amostragens estudadas. Significa direcionar as perspectivas da Aufklrung para alm do destino histrico do conhecimento; retomar a questo da Aufklrung no mais pelo seu recuo em relao crtica (identificao da coragem de saber com os limites do conhecimento legtimo), sequer mediante uma nova histria da filosofia ou de uma filosofia da histria. A Aufklrung reativada por Foucault ao modo de prtica histrico-filosfica. Trata-se de indagar at que ponto os discursos de verdade sobre o indivduo, elaborados pelas cincias humanas e pela filosofia, so indissociveis de mecanismos constringentes de poder e de sujeies determinadas. Sua investigao versa sobre a constituio de histrias especficas atravessadas pela questo das relaes entre estruturas de racionalidade que articulam discursos qualificados de verdadeiros e mecanismos de sujeio a eles vinculados. Prtica histrico-filosfica designa a estratgia que articula verdade, poder e sujeito tico.

Consideraes
A maior aquisio de Foucault decorrente da inspirao do projeto crtico foi o conceito de atitude crtica. Fundamentalmente, designa a resposta do pensamento s questes colocadas pela atualidade na poca em que vive o pensador, razo pela qual ele no pode repetir solues propostas em outra poca, j que no se tratam das mesmas questes. A atitude crtica que Foucault desenvolve na sua investigao inseparvel da filosofia como atividade, como prtica. Designa o exerccio contnuo de sada das filosofias do sujeito, da neutralidade da verdade, da legitimidade intrnseca do poder, do pensamento daquilo que antes se pensava, a fim de pensar diferentemente. A perspectiva da transformao do modo de viver do ltimo Foucault pode ser reconhecida como sada privilegiada, dobra da curva do inteligvel, elogio da diferena diante da monotonia da mesmice. A crtica na qual sua filosofia se inscreve define-se como gesto filosfico, tenso tica diante dos perigos que ameaam os indivduos.

76

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

CANDIOTTO, C. Foucault: a critical history of truth. Trans/Form/Ao, (So Paulo), v.29(2), 2006, p.65-78.

ABSTRACT: The article deals with the possibility of a critical history of truth in the thought of Michel Foucault, emphasizing its separation from the traditional relation between subject and knowledge of truth in favor of the articulation between historical practices (discursive practices, social practices and practices of the self) and production of truth. It also emphasizes in which aspects his investigation is inserted in the critical project inaugurated by Kant and to what extent, paradoxically, it separates from it. KEYWORDS: Foucault; Kant; Truth; Subject; History.

Referncias bibliogrficas
FOUCAULT, M. Les Mots et les choses: une archologie des sciences humaines. Paris: Gallimard, 1966.

________. Dits et crits, IV. Paris: Gallimard, 1994. ________. Discorso e verit nella Grecia antica. Edizione italiana a cura di Adelina
Galeotti. Introduzione di Remo Bodei. Roma: Donzelli editore, 1997.

________. Quest-ce que la Critique?. Bulletin de la Socit Franaise de Philosophie, Paris, t. LXXXIV, anne 84, n.2, p.35-63, avr./juin. 1990.

________. Lordre du discours. Leon inaugurale au Collge de France prononce le


2 dcembre 1970. Paris: Gallimard, 1971.

________. Le pouvoir psychiatrique. Cours au Collge de France, 1973-1974. dition tablie par Franois Ewald et Alessandro Fontana, par Jacques Lagrange. Paris: Gallimard/Seuil, 2003.

________. Scurit, territoire, population. Cours au Collge de France,1977-1978.


dition tablie par Franois Ewald et Alessandro Fontana, par Michel Senellart. Paris: Gallimard/ Seuil, 2004a.

________. Naissance de la biopolitique. Cours au Collge de France, 1978-1979. dition tablie par Franois Ewald et Alessandro Fontana, par Michel Senellart. Paris/ Seuil, 2004b. GROS, F. propos de lHermneutique du sujet, In: BLANC, Guillaume le & TERREL, Jean. Foucault au Collge de France: un itinraire. Bordeaux: Presses Universitaires de Bordeaux, 2003. p.149-163. KANT, I. Quest-ce que les Lumires?, In: Kant. Vers la paix perptuelle. Que signifie sorienter dans la pense? Quest-ce que les Lumires et autres textes. Traduo de Jean-Franois Poirier e Franoise Proust. Introduo, notas, bibliografia e cronologia de Franoise Proust. Paris: GF Flammarion, 1991.

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

77

KANT, I. Critique de la raison pure. Traduction avec notes par A. Tremesaygues et B. Pacaud. Prface de Ch. Serrus. 9. ed. Paris: PUF, 1980. VEYNE, P. Foucault revoluciona a histria. In: Como se escreve a histria. Traduo de Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp.3. ed. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1982, 1992, 1995. p.150-181.

78

Trans/Form/Ao, So Paulo, 29(2): 65-78, 2006

Potrebbero piacerti anche