Sei sulla pagina 1di 4

UNIVERSIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

Ant Professor: Marco Antnio

Alunas: Alunas: Francisca Nilce Gastino de Souza, Josevnia Mota da Silva, Helen Sandra Sombra da Costa e Tayn Maria Accio Batista

Letras/Port Portugus Curso: Letras/Portugus 1 Perodo

Vespertino Turno: Vespertino

Disciplina: Disciplina: Lingstica

AC, 2010. Rio Branco, AC, maio de 2010.

1 Na tirinha a ser analisada h quatro quadrinhos fechados com a presena de dois personagens; uma representao de uma mulher trajando um vestido com estampa de bolinhas, estatura mediana, idosa, gorda, cabelos brancos e usando culos. A outra representao de um menino de cabelo arrepiado e usando uma camisa listrada, chamado Calvin. Este pequeno texto narrativo mostra aparentemente, uma representao que acontece na sala de aula, pois podemos ver um quadro negro, livro, caderno e carteira escolar. A mulher com quem Calvin conversa pode ser a representao de uma professora. Ela encontra-se de p em frente representao de um aluno, com o quadro negro ao fundo. A conversa entre eles representada pela linguagem visual e verbal de forma escrita, com a presena de bales que evidenciam a representao da fala de cada personagem. No momento em que a professora diz que se no houver mais perguntas, ela passar para o prximo capitulo, o aluno que tem uma pergunta a fazer. No outro quadrinho percebe-se somente a presena de Calvin, com um livro aberto sua carteira. E devido aparecer dois bales no quadrinho, percebemos que a conversa entre eles continua. E com permisso da professora para falar Calvin pergunta qual a razo da existncia humana. Em seguida, os dois personagens aparecem no quadrinho e a professora de frente para o aluno diz que sua pergunta est fora do assunto explicado antes. Ao ouvir a resposta da professora Calvin mostra uma cara de decepcionado devido o desinteresse dela, em no querer se aprofundar em seu questionamento. A ultima tirinha mostra Calvin de cabea baixa, sentado em sua carteira, triste por no obter resposta e achando que seu tempo poderia ser aproveitado melhor se fossem questionados assuntos de seu interesse. A tirinha chamada OS DIAS ESTO SIMPLESMENTE LOTADOS, de Bel Wathesson, Imagina uma critica referente a importantes assuntos que poderiam ser debatidos em sala de aula e que no existem no contexto escolar. A segunda Tirinha A tirinha a ser analisada possui dois quadrinhos, que apresentam linguagem verbal escrita devido presena de bales que evidenciam as falas de cada personagem, onde existe a representao de duas mulheres que conversam calmamente. Na primeira representao h uma mulher usando um vestido longo com estampas de estrelas e um chapu que lembra um chapu de cozinheiro. E a segunda representao de uma mulher que usa um vestido preto e longo. Em sua cabea est um chapu que lembra os VIKINGS. A representao da mulher de vestido estampado aparenta ser magra e a de vestido preto aparenta ser gorda.

As duas encontram-se sentados frente a frente, segurando cada um pires com uma xcara contendo algo quente, percebemos isso, atravs da fumaa que sobe da xcara. O local onde elas se encontram pode ser uma casa, as mesmas est na sala com duas poltronas e um vaso com flores. A representao da mulher de vestido preto fala para a outra personagem que o marido de Irma parou de beber. Ao falar que sentia muito e pergunta quando ser o enterro, a representao da mulher de vestido estampado fala ironicamente, pois o marido de Irma parou de beber somente porque morreu. Percebemos que nos dois textos h a presena da linguagem Scripto visual, pois h a presena de bales onde temos a linguagem escrita representando a falta dos personagens e tambm a linguagem visual que representa as personagens na forma de desenho temos tambm a linguagem verbal que est sendo usado o cdigo da palavra escrita. E por fim temos a linguagem no verbal com as expresses dos personagens ( exceto o texto 2, no qual os personagens no embarram nenhuma expresso. 2 Questo Podemos afirmar que com base nos quatros textos analisados a linguagem humana se constri, evolui e desenvolve-se de acordo com modificaes sociais e cultura inerentes a cada regio, isto porque a criatividade humana pode sofrer transformaes. Cada texto possui caractersticas que destacam suas peculiaridades regionais, variao na pronncia das palavras e na maneira de escrever. Em cada texto h um modo de falar, expresses populares. H dois textos jornalsticos. Um texto veiculado pelo dirio de noticias de Portugal, com as seguintes expresses: Est a chocar, adaptada, apaixonamos, e o segundo texto publicado em Moambique, com expresses: Mano Paulo, desinteligentes, Ximoteo e Wasso-Wasso. Notamos conflitos gramaticais entre o mbito rural e urbano. Uma distino que surge devido o contexto educacional e histrico, passando de gerao em gerao, observado no texto, Toso de Hilder Hilst, com uma linguagem informal e simples, usando expresses como enuco e todo mundo mijando a cu aberto. Acabaram caindo em desuso certas expresses que eram utilizadas antigamente podemos perceber isto no texto de Carlos Drummond de Andrade palavras como Janotas e completam primaveras. Narrativas que englobam normas cultas, expresses populares tirar o cavalo da chuva! E que sofre influencia europia moderno Selles. Linguagens que so aprendidas atravs de intercmbios entre os pases, e que so absorvidos pela grande maioria da populao.

1 - Podemos dizer que a linguagem humana produto cultural, pois produto do Portugus (Portugal) a muitas semelhanas as quais herdamos dos portugueses que aqui colonizaram o Brasil. 2 Existem expresses diferentes em cada texto (grias e palavras) 3 Escritas diferentes (ortografia e disposio do texto). 4 Mesmo o texto pertencendo, por exemplo, a cultura (brasileira) percebemos que a linguagem juntamente com a cultura se modificam como as palavras e os hbitos que as pessoas falam sofrem modificaes com o tempo.

Potrebbero piacerti anche