Sei sulla pagina 1di 10

POLTICAS EDUCATIVAS DE INCLUSO EM AMBIENTES DE MARGINALIZAO SOCIAL

Cynthia Dias

Introduo O objetivo desse trabalho era, a partir da observao da Escola Secundria com 3 Ciclo D. Dinis, observar qual o tratamento dispensado s comunidades mais marginalizadas, as medidas de incluso social no mbito das escolas, e os reflexos da desigualdade social na educao. Apesar da observao em sala de aula ter sido vetada por parte dos professores da escola, seguiremos analisando o interessante projeto pedaggico da Escola D. Dinis, junto com uma anlise da evoluo das polticas educativas em Portugal, e teorias de pedagogia social.

A desigualdade social fruto do atual sistema econmico vigente, em que para uma minoria manter seus previlgio de classe, oprime a maior parte da populao atravs da dominao dos meios de produo. A escola, que funciona como um microcosmos da nossa sociedade, acaba por reproduzir a lgica de funcionamento do sistema, com suas hierarquizaes e excluses. Dificilmente um/a estudante de uma escola de zona perifria ter as mesmas oportunidades de acesso ao ensino superior do que um/a estudante proveniente de uma escola de zona central, a comear por causa da origem dos/as estudantes dessas escolas, que costuma ser diferente. A escolas de zonas perifricas costumam ser depsitos de crianas problemticas. Essas escolas ficam afastadas dos centro e tambm de opes de emprego, lazer, etc. Muitas so provenientes de famlias desestruturadas, convivem com a violncia dentro de casa e tambm com a pobreza. E como crianas problemticas que os rgos governamentais relacionados a educao as tratam, no investindo na formao dos professores, em infraestrutura para escola, em apoio famlia, etc. Com o descaso dos governos, que voltam seus investimentos para escolas em que vo obter retorno (reconhecimento, votos, etc), as escolas das periferias ficam fadadas a esse sistema em que quem tem pouco, recebe menos. Outro fator para o pouco investimento, que essas escolas so invisveis. Tudo que no desejvel afastado dos grandes centros, e se no est a vista das classes dominates, logo deixa de existir para elas. Tudo isso se reflete nas altas taxas de insussesso escolar, criminalidade juvenil, gravidez na adolescncia, e outros problemas tpicos de escolas de zonas perifricas. Bourdieu foi um dos primeiros a enxergar reproduo e legitimao das desigualdades sociais nas escolas, no lugar do discurso dominante de que essa instituio promove a igualdade de oportunidades e a justia social. Problematizando isso, vemos que os governos usam o sistema educacional para a manuteno do capitalismo, e assim manter seus previlgio, afastando a populao do acesso a educao.

A Escola Secundria com 3 Ciclo D. Dinis surgiu em 25 de Novembro de 1986 com o nome de Escola

Secundria da Pedrulha, nos arredores de Coimbra, e, desde ento, convive com o preconceito e a marginalizao do resto da cidade, como vemos nesse trecho do projeto pedaggico da escola: B. Imagem Pblica Desde cedo se desenhou um perfil non gratus para a escola nascente. O contexto socioeconmico e geogrfico em que se inseria (e se insere) a sua actividade ter sido determinante, tendo-nos sido colada uma imagem de subrbio. O perfil dos/as estudantes da Escola Dinis o perfil padro das escolas de zonas de periferia, onde os pais tem pouca escolaridade:

Devido ao seu perfil diferenciado, o ensino no voltado unicamente para o ingresso no ensino

superior, j que a maior parte dos/as alunos/as dessa escola procuram se inserir no mercado de trabalho assim que terminam o secundrio, portanto no seria funcional que o ensino fosse desenquadrado da realidade local. A Escola d. Dinis tem a peculiaridade de obter pra si o conceito de escola de perfiferia ou de subrbio e trabalhar em cima disso, visando dar acesso a educao a populao local, acima de qualquer preconceito. Analisando o projeto pedaggico da escola, observamos que a direo tem pleno conhecimento da realidade da escola, e uma viso crtica do que est a ser feito, alm de medidas para superar problemas, como vemos nestes itens:

Como observamos, os problemas de falta de estrutura e investimento so uma apenas uma pequena parcela aspectos negativos da escola. Um aspecto que aparece vrias vezes a falta de participao da comunidade e falta de sentimento de pertena escola. Isso acontece por que os estabelecimentos de ensino ainda so vistos com receio comunidade, que se sentem inseguras ao lidar com um ambiente letrado. Isso se d por muitas vezes os ambiente escolares serem elitistas e tratarem com desdm aqueles que tem pouco estudo. Isso muito comum principalmente entre professores mal preparados e com pouca ou nenhuma tica social, que ao lidarem com pais de alunos, os tratam com arrogncia. Isso cria um ciclo, onde uma pessoa que no teve acesso aos estudos e tentar dar essa oportunidade aos

filhos, se sente envergonhada justamente por no ter educao e no se sentir bem em ambientes acadmcos. E a falta de sentimento de pertena ocorre tambm entre os professores, que, ao no serem preparados para trabalhar em ambientes especficos, consideram isso como apenas um emprego qualquer, e no se envolvem com a realidade dos alunos. Portanto um dificuldade constante integrar no s as crianas e jovens escola, mas toda a comunidade local e tambm os professores.

O projeto pedaggico da Escola D. Dinis resultado de um longo processo das polticas educativas em Portugal, onde as consecutivas reformas do sistema educativo portugus surgiram sempre integradas nos diferentes contextos que as produziram, sendo eles polticos, sociais ou econmicos. Alguns pontos da histria foram primordiais para evoluo das polticas educativas portuguesas, no qual destacamos: Criao das primeiras escolas em territrio portugus, primeiramente na S Braga, no Sculo VI, onde j existia o conceito de escola e alguns alunos. No incio do sculo XII, existem referncia a duas escolas, na S do Porto e no mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, ambas exclusivamente voltadas para uma forte componente teolgica; em 1636, Joo Ams Comnio, em sua Didctica Magna, afirma que no apenas os filhos dos nobres devem receber educao, mas tambm os pobres, meninas, pessoas do campo, etc. Em uma primeira tentativa de democratizao do ensino. Nos finais do sculo XVII, a educao da criana recebe importncia, e diminui-se a idade do incio da aprendizagem, conceito de tbula rasa; Em 1772, o governo de Sebastio Jos Carvalho e Melo desenvolve um Sistema Nacional de Ensino, que tranfere a responsabilidade do ensino primrio da Igreja para o Estado; Em 1835, atravs do Decreto de 7 de Setembro estipula-se que o ensino primrio deve ser gratuito para todos os cidados; Em 1911, a Constituio de 1911, no nmero 11 do seu art 3, estabelece que o ensino primrio elementar seja obrigatrio e gratuito; Em 1936, cria-se a Obra das Mes, onde tenta-se aumentar o nmero de alunos pobres nas escolas atravs do fornecimento de cantinas; Em 1952, lanado o Plano de Educao Popular, sob o coomando de Pires de Lima, com a finalidade de erradicar o analfabetismo. Muitas outras medidas fossam feitas ao longo da histria de Portugal, na tentativa de elaborao de um currculo, de erradicao do analfabetismo, mas em matria de inscluso, poucas medidas foram tomadas exclusivamente para esta questo. Muito se deve ao medo de que uma populao com mais estudas possa ter acesso a leituras subversivas, alm do inevitvel questionamento da realidade que os cerca, o que pode prejudicar quem quer se manter no poder.

Conclundo, vemos que a Escola D. Dinis tem uma metodologia fascinate, em que, apesar das dificuldades, tenta integrar escola e comunidade, com um currculo adequado para a realidade local e um projeto pedaggico que no enconde seus ideais de incluso social.

Bibliografia BENAVENTE, Ana, A Escola na Sociedade de Classes ARROTEIA, Jorge Carvalho, Anlise Social da Educao DIAZ, Andrs Soriano. Uma Aproximao Pedagogia-Educao Social .Rev. Lusfona de Educao [online]. 2006, n.7, pp. 91-104. ISSN 1645-7250. MENDES, Jos Manuel e SEIXAS, Ana Maria. Escola, Desigualdades Sociais e Democracia: As Classes Sociais e a Questo Educativa em Pierre Bourdieu http://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC19/19-4.pdf CAVALCANTI, Jos Carlos. A Escola reproduz desigualdades sociais? http://creativante.com.br/download/A%20escola%20reproduz%20desigualdades%20sociais.pdf SEBASTIO, Joo. As Desigualdades Sociais na Escola em Contexto de Massificao http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/316.pdf CAPUCHA, Lus. Inovao e Justia Social. Polticas activas para a incluso educativa.

Potrebbero piacerti anche