Sei sulla pagina 1di 1

MESOPOTMIA Antecedentes A estreita faixa de terra localiza da entre os rios Tigre e Eufrates foi chamada pelos gregos, na antiguidade,

, de Mesopotmia, isto , terra entre rios. Localizava-se na regio denominada Crescente Frtil, que englobava tambm outras regies, como Egito e Israel. A Mesopotmia foi o bero da civilizao ocidental. Nosso alfabeto, nossa religio, nosso direito e nossas artes so o resultado de uma longa evoluo que l comeou. Essa rica plancie atraiu uma srie de povos, que se encontraram e se misturaram,

Desenvolvendo conhecimentos adquiridos pelos sumrios, os babilnios fizeram novas descobertas, como o calendrio e o relgio de sol. Babilnia, capital do imprio, tornou-se a cidade mais prspera e rica da poca. Com a morte de Hamurbi, o Primeiro Imprio Babilnico entrou em decadncia e acabou por desaparecer, com invases sucessivas de povos vindos do norte e do leste. HITITAS Os hititas estabeleceram grande dominao na regio da Anatlia, ou sia Menor, entre 1600 e 1200 a.C. A capital, Hatusa, por sua localizao no centro da Anatlia, foi de muita utilidade no controle das fronteiras. A importncia dessa civilizao reside no fato de ter sido ela que nos legou os mais antigos documentos escritos numa lngua indo-europeia at hoje descobertos. A maior parte dos textos, que tratavam de histria, poltica, legislao, literatura e de religio, eram gravados em cuneiforme sobre tabuinhas de argila. O domnio hitita tambm trouxe consigo duas invenes de grande importncia para o progresso da humanidade: a utilizao do ferro e o uso do cavalo. Alm disso, criaram as rodas com raios, utilizadas em carros de guerra. O rei hitita era o chefe do exrcito, juiz supremo e sacerdote. As rainhas dispunham de certo poder. Os hititas criaram um vasto imprio nas atuais Turquia e Sria, e chegaram mesmo a conquistar a Babilnia. ASSRIOS Os assrios habitaram a regio ao norte da Babilnia, entre 1200 e 612 a.C. Constituram vasto imprio e estabeleceram sua capital ora em Nnive, ora em Assur. Este povo destacou-se pela organizao e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram extremamente cruis com os povos inimigos que conquistavam. Impunham aos vencidos, castigos e atrocidades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos. A violncia militar assria tinha legitimidade por meio da religio: a conquista de territrios e riquezas era a misso divina dos reis. O Imprio Assrio no resistiu presso exercida pela aliana entre medos e caldeus. Em 612 a.C., os aliados derrotaram os assrios e destruram Nnive e Assur. CALDEUS Os caldeus e sua supremacia representam o estgio final da civilizao mesopotmica, entre 612 e 539 a.C. O rei caldeu Nabucodonosor e seus seguidores tentaram reviver a cultura da poca de Hamurbi. Este estgio chamado de Segundo Imprio Babilnico. Os caldeus foram os mais capazes cientistas da histria mesopotmica, tendo deixado importantes contribuies no campo da astronomia. Em 587 a.C., Nabucodonosor conquistou Jerusalm, aps submet-la a um cerco. Seguiuse um perodo de prosperidade na Babilnia. Neste perodo, surgiram os Jardins Suspensos da Babilnia e a Torre de Babel. Em 539 a.C., Ciro, rei dos persas, apoderou-se da Babilnia e transformou-a em mais uma provncia de seu poderoso imprio.

Sociedade A sociedade mesopotmica era dividida em estamentos. Os estamentos eram camadas sociais, nas quais a posio social dos indivduos dependia do nascimento. Os sacerdotes, aristocratas, os militares e os comerciantes formavam os estamentos da minoria. A maioria da populao era formada pelos artesos, camponeses e escravos. Mesmo nos estamentos, havia funes sociais diferenciadas. Existiam artesos que detinham tcnicas to desenvolvidas que eram considerados mais importantes que muitos sacerdotes. Na Mesopotmia havia um entrelaamento entre poltica e religio. Os reis exerciam as funes de sumo sacerdote, supremo juiz e comandante militar. Isto denominado poder teocrtico. Religio Os mesopotmicos eram politestas, ou seja, adoravam vrias divindades e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal. A maior parte dos deuses tinham caractersticas antropozoomrficas. Isto significa que eram representados em forma humana e animal. Os deuses se diferenciavam dos homens por serem mais fortes, todo-poderosos e imortais. Representavam elementos da natureza, como o vento, a gua, o sol, etc. Cada cidade tinha um deus prprio e, quando uma alcanava predomnio poltico sobre as outras, seu deus tambm se tornava mais cultuado. Poltica e Economia A Mesopotmia estava dividida em vrias cidades-estados independentes e com governo prprio e autnomo. Cada cidade mesopotmica pertencia a um deus, representado pelo rei. Ele era auxiliado por ministros, sacerdotes e funcionrios. O rei legislava em nome das divindades, assegurava as prticas religiosas, zelava pela defesa de seus domnios, protegia e regulamentava a economia. As principais atividades econmicas eram a agricultura e o comrcio. Os mesopotmicos desenvolveram tambm a tecelagem, fabricavam armas, joias e objetos de metal. Os comerciantes andavam em caravanas, levando seus produtos aos pases vizinhos e s regies mais distantes e trazendo matrias-primas que faltavam na Mesopotmia.

empreenderam guerras e dominaram uns aos outros. Entre estes povos que formaram a chamada civilizao mesopotmica temos: os sumrios, os babilnios, os hititas, os assrios e os caldeus. SUMRIOS Os sumrios viveram no sul da Mesopotmia, entre 4000 e 1900 a.C. Os pntanos da antiga Sumria foram o bero das cidades-estados do mundo. Suas principais cidades-estados foram Ur, Uruk e Nipur. Os antigos agricultores sumrios enfrentaram escassez de chuvas. Para obter gua, abriam canais de irrigao. Embora a roda de oleiro tivesse sido inventada nos tempos pr-histricos, foram os sumrios que construram os primeiros veculos de rodas para facilitar o comrcio. A inveno da escrita atribuda aos sumrios. Em princpio, foi inventada para registrar transaes comerciais. Era escreta na argila mole e o trao deixado tem a forma de cunha, da o nome de escrita cuneiforme. O edifcio caracterstico da arquitetura sumria o zigurate, depois muito copiado pelos povos que se sucederam na regio. Era uma construo em forma de torre, composta de sucessivos terraos e encimada por um pequeno templo. Os sumrios eram muito religiosos, consideravam oculto aos seus deuses a principal funo a desempenhar na vida. Quando interrompiam as oraes, deixavam estatuetas de pedra que os representavam diante dos altares, para rezarem em seu nome. BABILNIOS Os babilnios estabeleceram-se ao norte da regio dos sumrios, entre 1900 e 1600 a.C. Centralizaram seu imprio na cidade de Babilnia. Por volta de 1750 a.C. , Hamurbi, rei babilnico, conseguiu conquistar toda a Mesopotmia, fundando um vasto imprio ao qual imps a mesma administrao e mesmas leis. Suas leis eram baseadas na lei de talioolho por olho, dente por dente. o famoso Cdigo de Hamurbi, o primeiro conjunto de leis escritas da Histria.

Potrebbero piacerti anche