Sei sulla pagina 1di 17

COSME LUS DE ALMEIDA LUIZ HENRIQUE ROSSATTO DE MELLO

CASABLANCA OP. 77, DE JAIME ZENAMON

Tema: A Produo Brasileira para Violo

Trabalho apresentado no I Simpsio Acadmico de Violo da Embap de 1 a 6 de outubro de 2007

CASABLANCA, OPUS 77 de Jaime Zenamon - Anlise da obra1


Cosme Luis de Almeida2 Luiz Henrique Rossatto de Mello3

RESUMO: Este trabalho est voltado para a anlise esttico/musical da obra CASABLANCA Op. 77, de Jaime Zenamon. Nesta obra, o compositor constri uma analogia entre a msica e o clssico filme Casablanca, de 1942. Auxiliando-se de efeitos inditos na prtica violonstica, efeitos estes gerados por ventiladores de mo que, percutindo sobre as cordas produzem uma sonoridade inusitada e impactante, cria uma atmosfera diferenciada e inovadora. Pretendemos mostrar como esto dispostas as idias musicais e tambm a soluo encontrada para adaptar estes novos efeitos.

Palavras-chave: Violo. Anlise. Interpretao. Msica Programtica.

INTRODUO

A obra de Jaime Zenamon, violonista e compositor de intensa atividade e grande reconhecimento, situa-se num mbito que envolve influncias de diversas culturas. Tanto por seu conhecimento intelectual quanto pela experincia de vida, Zenamon consegue unir em sua obra, culturas distintas de tal forma a demonstrar um estilo prprio. Podemos observar muito dessas variadas experincias na obra Casablanca, Op. 77, pois esta possui elementos que demonstram claramente o carter de grande parte da produo do compositor, elementos esses que, nesta obra, evocam uma viagem musical atravs do clssico e premiado filme Casablanca (1942), do diretor Michael Curtiz, e ao mesmo tempo uma particularidade, um carter prprio, que demonstra a ntima e ao mesmo tempo intensa relao do compositor com o tema da pea. Neste trabalho sero expostas as solues encontradas para a execuo da obra Casablanca Op. 77, demonstrando as idias musicais com
1 2

Trabalho apresentado no I Simpsio Acadmico de Violo da Embap, de 1 a 6 de outubro de 2007. Cosme Luis de Almeida. Graduando do Curso Superior de Instrumento da Embap (violo), na classe do Prof. Luiz Cludio Ribas Ferreira. 3 Luiz Henrique Rossatto de Mello. Graduando do Curso Superior de Instrumento da Embap (violo), na classe do Prof. Orlando Fraga.

2
exemplos retirados da obra e tambm relacionando-as ao filme. Compartilharemos a soluo encontrada para o uso do ventilador de mo, bem como um pequeno guia para a construo do mesmo.

Biografia do compositor

Jaime Mirtenbaum Zenamon compositor, maestro e concertista (violonista). Nasceu em La Paz, na Bolvia, em 20 de fevereiro de 1953. Em 1972, devido a problemas de sade de seus pais, veio para Curitiba com sua famlia em busca de uma regio de baixa presso atmosfrica, nesta mesma poca naturalizouse brasileiro. O interesse pelo violo veio com uma transmisso televisiva em que um violonista apresentava os clssicos do violo. No inicio dos anos 70, fascinado com as possibilidades do instrumento, passa a estud-lo mais a fundo, alm de ter aulas de harmonia e composio. Em 1978 implantou o curso fundamental em violo na EMBAP. Radicou-se em Berlim em 1980, a convite da Escola Superior de Artes (Hochschule der Kunste), onde ocupou o cargo de professor de Violo at 1992. Jaime Zenamon teve aulas de violo clssico com Abel Carlevaro (Uruguai), Almosnino (Hungria) e Avber Brender (discpulo de Andrs Segvia- Israel); estudou composio com Guido Santorsola (Itlia), Alceu Bocchino (Brasil), Nicola Flagello (Itlia/USA), Wlastimir Nokolovsky (discpulo de Shostakovich

Calndonia/Rssia); estudou regncia com Carlos Prates (Brasil) e Guido Santorsola (Itlia/Uruguai). Tambm freqentou como ouvinte aulas do maestro Hebert Von Karajan (Alemanha) na Academia Karajan Stiftt. Desde o comeo Jaime sentiu interesse pela composio. medida que estudava, compunha de forma mais elaborada e conquistava maior interesse para suas composies, at que um produtor fonogrfico chamado Peter Wirths o convidou, na Alemanha, a gravar suas peas. Foi gradativamente ganhando respeito por seu trabalho. Em 1996 recebeu o prmio de melhor composio do ano para orquestra pelo Instituto Paul Woistschash (Berlim Alemanha), com a msica Orakel. Em agosto de 2000, regeu a Orquestra Sinfnica de Berlim, tornando-se o primeiro brasileiro a reger a sua prpria obra com esta orquestra. Jaime realizou concertos em diversos pases, sua carreira musical inclui turns de concertos e apresentaes para rdios e televises da Amrica do Sul e Oriente Mdio. Praticamente no gravou discos como intrprete de outros compositores, dando preferncia a suas prprias composies. Por ser um compositor muito requisitado tem uma agenda repleta, com uma srie de encomendas de sua editora (Verlag Neue Music Margaux), alm de pedidos de instrumentistas, orquestras e convites para escrever trilhas sonoras de filmes. Pelo

3
fato de falar vrios idiomas e ter morado em diversos pases, as influncias em suas composies vm das mais variadas culturas, alm da bvia influncia de seus grandes professores. A obra de Jaime Zenamon extremamente verstil. Ainda que a preferncia entre os intrpretes recaia sobre obras de carter mais tonal, sua produo abrange reas distintas, como serialismo, modalismo, msica aleatria e msica eletrnica. A msica de carter programtico tambm tem grande destaque na sua produo, sendo uma das mais famosas The Black Widow, onde as sees correspondem aos momentos da cpula da aranha viva negra. Jaime utiliza os instrumentos no s da forma tradicional mas tambm atravs de transformaes, temperamentos, alteraes e invenes de todo o tipo como em Casablanca Op. 77, em que usa ventiladores de mo para extrair sons inesperados do violo. Atravs de aproveitamentos idiomticos do instrumento, tais como a utilizao de harmnicos naturais e artificiais, ligados como efeitos sonoros e cordas soltas acompanhadas por uma seqncia de acordes paralelos que, mesmo provocando uma dissonncia, aumentam qualitativamente o som do instrumento. Atualmente Jaime ministra master classes e participa de festivais internacionais como palestrante e professor.

CASABLANCA - OP. 77 A place, a story and a kiss

Pea para duo de violes foi editada em 2002, por Edition Margaux, Berlin.
4

Dedicada aos amigos Dale Kavanagh (canadense) e Thomas Kirchhoff

(alemo) que, juntos formam o Amadeus Guitar Duo. Foi gravada pelos mesmos, e est disponvel em dois lbuns do Duo: na coletnea Intimate Inspiration e no album Dedication este ltimo produzido somente com peas dedicadas ao Duo. A fonte inspiradora da obra o premiado filme Casablanca (1942), do diretor Michael Curtiz. O roteiro de Casablanca uma adaptao da obra Everybody Comes to Ricks , escrita por Murray Burnett e Joan Alison e foi assinado por Julius J. Epstein, Philip G. Epstein e Howard Koch. Lanado em novembro de 1942, Casablanca ganhou trs Oscars (melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro) e considerado um dos grandes clssicos do cinema americano e mundial. A histria de amor entre o casal Rick Blaine e Ilsa Lund o corao do roteiro de Casablanca. O filme referncia de romance bem articulado e escrito com maestria. A forma como so interligados os personagens de Rick Blaine e Ilsa Lund e a trama que se desdobra
4

Amadeus Guitar Duo Site Oficial http://www.amadeusduo.com/recordings.shtml. Acesso em 03/09/2007. Dedication - Amadeus Guitar Duo. n de registro: haenssler CD 98.338 - Hnssler Classic Alemanha. Intimate Inspiration, Amadeus Guitar Duo. n de registro: haenssler CD 98.214 - Hnssler Classic, Alemanha.

4
a partir do reencontro deles primorosa. Cria-se a imagem de dois personagens que se completam, mas que o destino insiste em separar. H duas fases distintas na trama: a primeira ocorre quando os alemes invadem e ocupam Paris; a segunda passa-se na cidade que d ttulo ao filme: Casablanca, no Marrocos, sob domnio da Frana, um local efervescente, onde se cruzam pessoas de vrias procedncias, especialmente aquelas que procuram fugir dos tentculos nazistas, rumando por avio ao neutro Portugal.5 Essa atmosfera da cidade de Casablanca desenvolvida tambm na msica de Zenamon. As sees desencadeiam-se criando climas e sensaes que evocam tenso, agitao e romance. Assim, entendem-se tambm alguns elementos da msica tnica marroquina e a insero do tema original do filme (a msica As Time Goes By - de Herman Hupfeld), de maneira quase que literal, criando-se assim uma aluso ao cenrio em que se desenvolve a trama.

FORMA

A pea est dividida em quatro sees distintas, uma transio e a coda final. A tabela abaixo apresenta a descrio completa da forma:

Seo
Introduo A B (Vivo - Danza) Transio (interldio) C (tema do filme) Coda

Compassos
1 25 26 52 53 130 131 147 148 175 176 193

Compasso
4/4 4/4 3/4 4/4 4/4 4/4

Andamento
Molto Lento = 69 Poco Pi Mosso = 80

. = 80
= 80 = 80 = 80

STABOLITO, Ricardo. Casablanca foi eleito como o melhor roteiro de todos os tempos. Disponvel em <http://www.rabisco.com.br/77/casablanca.htm>. Acesso em 04/09/2007.

5
SEES

Introduo - Molto Lento = 69 (Compassos 1 25) A msica inicia com um ostinato em 2as menores, que permanecem em acompanhamento pedal em grande parte desta seo:

Ex. 1

A partir do compasso quatro introduzida no primeiro violo, uma melodia que ser desenvolvida em carter imitativo entre os dois violes at o final desta seo.

Ex. 2

J nesta seo so apresentados alguns efeitos idiomticos, como no compasso nove, em que o primeiro violo realiza um arpejo descendente com a unha do polegar direito na parte posterior pestana do violo.

Ex. 3

6
Seo A

Poco Pi Mosso = 80 (Compassos 26 52)

O segundo violo inicia esta seo com arpejos sobre um acorde de Mi Menor, o qual estar servindo como acompanhamento at o compasso 45. O primeiro violo repete o efeito do compasso nove, e tambm introduz percusses em tambora, no compasso 31.

Ex. 4

O uso dos ventiladores, grande diferencial desta obra, apresentado pelo primeiro violo, no compasso 38, com uma melodia de carter modal, que se estende at o compasso 45.

Ex. 5

No compasso 46 o primeiro violo apresenta uma frase que ser imitada pelo segundo violo a partir do compasso 47, duas oitavas abaixo (tambm com ventilador).

Ex. 6

7
No compasso 52, temos o final da seo, porm de carter distinto do restante, funcionando tambm como ponte para a prxima seo (Vivo - Danza).

Ex. 7

Seo B Vivo (Danza) . = 80

(Compassos 53 130)

De carter mais rtmico e andamento rpido, essa seo apresenta-se em compasso 3/4, porm alternando-se em um resultante 6/8. Podemos subdividi-la em duas partes: a primeira do compasso 53 76 e a segunda do compasso 77 105. O segundo violo mantm um ritmo marcante, enquanto o primeiro apresenta novos elementos meldicos, com influncia da msica tnica marroquina, transferindo a msica para outra atmosfera sonora.

Ex. 8

Nos compassos 61 e 62, existe um erro de edio no primeiro violo: ao invs de tercinas de semicolcheias (como est escrito) deve-se realizar rasgueios em colcheias.6

Informao fornecida pelo compositor em depoimento pessoal.

Ex. 9

A partir do compasso 107, o segundo violo introduz uma melodia que evoca a msica tnica marroquina, porm agora com o uso do ventilador, estendendose at o compasso 116.

Ex. 10

A coda final da seo B inicia no compasso 119 e finaliza no compasso 130. Os dois violes realizam uma seqncia de acordes de Si Maior (V) em ritmo marcado, em crescendo, acabando num acorde de Mi menor (I) em fortssimo.

Ex. 11

9
Transio (Interldio) = 80

(Compassos 131 147)

A partir deste ponto a msica passa a ser tonal (Mi Maior). Essa seo tem carter contrastante, criando agora um clima que evoca relaxamento e romance. Os harmnicos realizados pelo primeiro violo sugerem uma textura suave e sem pressa, colocando o ouvinte em outra atmosfera, preparando-o ento para o tema do filme que vir na seqncia.

Ex. 12

importante observar neste trecho outro erro de edio (compasso 132): no primeiro violo est escrito uma semnima no segundo tempo, o que resultaria em um compasso 5/4 (marcado em azul no exemplo acima). Para resultar num compasso quaternrio a execuo que se enquadra fazer as semnimas do segundo e terceiro tempos como colcheias.

Ex. 13

C - Tema do Filme = 80 (Compassos 148 175)

Esta seo contm uma citao da melodia original do tema do filme, porm obviamente adaptada formao, em estilo foxtrot dana social, datando de c. 1910; tal como outras danas de bichos (foxtrot significa o passo da raposa) teve origem nas danas sincopadas do ragtime norte americano. 7

Dicionrio Grove de Msica. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1994. p340.

10

Ex.14

O primeiro violo executa a melodia da cano, e o segundo violo realiza acompanhamento com acordes em ritmo sincopado. No compasso 163, o primeiro violo realiza uma escala em tercinas de semicolcheias. partir deste ponto, o tema vai se diluindo at acabar em um acorde F#M (V/V), gerando tenso para o retorno seo B (Vivo-Danza). Nesta seo tambm temos outro erro de edio, no compasso 155, o F do terceiro tempo sustenido.8

Ex. 15

Coda Final

= 80

(Compassos 176 191)

Esta seo final retoma o uso dos ventiladores em ambos os violes, recordando a seo A. O primeiro violo inicia a melodia que ser imitada, agora fielmente na mesma oitava, pelo segundo violo, terminado na nota Mi da primeira corda, em fermata. A partir do compasso 186 observa-se um dilogo entre os dois instrumentos, agora com o uso de acordes, que se estende at o final da obra.

4. CONCLUSO

Em virtude do que foi observado, conclui-se que o uso de inovaes, aliadas temas j conhecidos, envoltos de atmosferas distintas, d obra
8

Informao verificada com o compositor (Fornecida por Mrio da Silva e Luiz C. Ribas Ferreira).

11
Casablanca, Op. 77, um novo parmetro musical, porm j imbudo de uma repercusso e aceitao invejveis. A obra de grande contribuio ao repertrio para duo de violes. Casablanca, Op. 77 consegue realizar uma fuso de estilos de maneira muito equilibrada, trazendo sensaes de surpresa e curiosidade aos expectadores, reaes estas observadas por experincias em diferentes platias.

12
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CARPEAUX, Otto Maria. O livro de ouro da Histria da Msica, 2 ed. Rio de Janeiro, Ediouro, 2001. ___________ Dicionrio Grove de Msica, editado por Stanley Sadie; editor assistente Alison Lathan. Traduao de Eduardo F. Alves, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

DUDEQUE, Norton. Historia do Violo. 1. ed., Curitiba: Editora da UFPR, 1994.

PALISCA, Claude V. Histria da Msica Ocidental. 2 ed. Lisboa: Gradiva, 2001

SILVA JUNIOR, Mrio da. O Violo no Paran : uma abordagem histrico-estilstica. Dissertao. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2002. _________WIKIPEDIA. Casablanca (Filme). Disponvel em <http:// pt.wikipedia.org/wiki/Casablanca_%28filme%29> Acesso em 04/09/2007. WILCZEK, Leonardo Allen. Jaime Mirtenbaum Zenamon. Trabalho acadmico. (Graduao) Curitiba: EMBAP, 2002. Amadeus Guitar Duo Site Oficial http://www.amadeusduo.com/recordings.shtml . Acesso em 03/09/2007. STABOLITO, Ricardo. Casablanca escolhido o melhor roteiro de todos os tempos. Disponvel em <http://www.rabisco.com.br/77/casablanca.htm>. Acesso em 04/09/2007.

APNDICE 1

Como construir um ventilador de mo


Uma das dificuldades para a execuo da obra Casablanca Op. 77, diz respeito ao uso dos ventiladores de mo. Alguns anos atrs esse tipo de ventilador era facilmente encontrado, porm neste ano (2007), mesmo desprendendo um bom tempo procurando este equipamento, no foi possvel encontr-lo. A soluo foi produzir os mesmos em casa, procedimento este que obteve um resultado muito satisfatrio. A seguir ser demonstrado como construir um ventilador de mo.

1. Material necessrio

Esses materiais so encontrados em lojas de eletrnica.

- um motor de DVD ou CD, com alongador e encaixe para CD na ponta; - bateria de 9V; - papelo; - interruptor de boto; - fio condutor (de cores diferentes usaremos azul e vermelho) - fita crepe; - estanho; - estanhador;

2. Preparando o motor

Voc precisar aproximadamente de 15 cm de fio azul e outros dois vermelhos de 8 cm cada. Desencabe-os em 1cm nas extremidades. Ligue o azul no motor e solde com o estanhador. Depois ligue o primeiro pedao do vermelho ao motor e solde. A outra extremidade conecte no primeiro orifcio do interruptor. Conecte o outro pedao de fio vermelho ao outro orifcio do interruptor. Ligue os fios na bateria e teste o interruptor. Se o motor ligar prossiga para o prximo passo.

3. Montando a estrutura

O material mais indicado para montar a estrutura o papelo, pois leve e bem malevel. Corte um retngulo de 10 x 15 cm. Coloque o motor na extremidade, puxe os

fios e veja o lugar onde o interruptor ficar. O indicado que fique em torno de 5 cm da extremidade do motor, entre o motor e a bateria. Faa um furo neste ponto, de maneira que o interruptor fique bem firme. Dobre nas linhas pontilhadas, conforme a figura abaixo:

bateria

interruptor

Fig. 1

Aps dobrar segure tudo firmemente e enrole com fita crepe toda a estrutura, deixando somente a haste do motor para fora, importante enrolar de maneira que fique tudo bem fixado para no ocorrerem eventuais rudos durante a utilizao.

4. Hlices

Este o ponto mais importante do ventilador, pois so as hlices que entraro em contato com as cordas para produzir o som. A qualidade deste som depende do material das hlices. A fita crepe foi o material que mais se aproximou do som ideal, e tambm de fcil colocao. Outro ponto favorvel que ela no agride as cordas, evitando assim um eventual rompimento das mesmas. Para fixar a fita na extremidade do motor (encaixe para CD) deve-se cortar pedaos de 5 cm, dobrando-os no meio e colando as pontas no encaixe. A figura a seguir demonstra como executar a tarefa:

Fita crepe

Dobre aqui

Viso lateral
Viso frontal da hlice

Fig. 2

Outro fator importante o ngulo em que as hlices atingiro as cordas. O mais indicado que este seja oblquo, parecido com o toque lateral dos dedos da mo direita. Isso resulta em um som mais contnuo e equilibrado.

Este equipamento aqui demonstrado atingiu um padro satisfatrio para a execuo da obra Casablanca, porm o uso destes ventiladores tambm depende da familiarizao com os mesmos, pois alm de serem recursos inditos na pratica violonstica tambm exigem treinamento e experimentao para se atingir a qualidade desejada.

Potrebbero piacerti anche