Sei sulla pagina 1di 10

Abdome agudo obstrutivo / Francisco MC et al.

Ensaio Iconogrfico

Abdome agudo obstrutivo: revisando pontos fundamentais


Marina Celli Francisco1, Felipe Trentin Neves2, Thiago Giansante Abud3, Ramiro Colleone Neto4, Samuel Reibscheid5, Jacob Szejnfeld6, Henrique Manoel Lederman7
Resumo
O abdome agudo obstrutivo uma doena comum, cujo manejo seguro e efetivo depende do diagnstico rpido e preciso. A radiografia simples permanece a primeira escolha dentre os exames de imagem, por possuir fcil acesso, baixo custo e poder ser realizada seriada conforme a evoluo clnica do paciente. A ultra-sonografia no possui radiao ionizante, um exame dinmico e em tempo real. A tomografia computadorizada fornece informaes adicionais no aparentes nas radioDescritores:
Dor abdominal; Abdome agudo; Radiografia convencional; Tomografia computadorizada; Ressonncia magntica.

grafias, como confirmao da obstruo, grau e local de uma ocluso, presena de isquemia e causas de obstruo. A ressonncia magntica tem apresentado grandes avanos tecnolgicos e, futuramente, pode ser uma opo vivel. O objetivo deste ensaio pictrico revisar os diferentes mtodos de imagem usados no diagnstico de abdome agudo obstrutivo.

Recebido para publicao em 25/4/2007. Aceito, aps reviso, em 18/12/2008. Trabalho realizado no Departamento de Diagnstico por Imagem da Universidade Federal de So Paulo/Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), So Paulo, SP .
1 Mdica Residente do Departamento de Diagns-

tico por Imagem da Unifesp/EPM. Mdico Residente de Cirurgia Geral do Hospital Ipiranga, So Paulo, SP .
3 2

Mdico Ps-Graduando do Setor Corpo/Abdome do Departamento de Diagnstico por Imagem da Unifesp/EPM. logia Cirrgica da Unifesp/EPM.

4 Professor Afiliado da Disciplina de Gastroentero5

Professor Afiliado do Departamento de Diagnstico por Imagem da Unifesp/EPM.

Professor Livre-Docente, Chefe do Grupo de Abdome do Departamento de Diagnstico por Imagem da Unifesp/EPM.

Professor Livre-Docente do Departamento de Diagnstico por Imagem da Unifesp/EPM. Correspondncia: Dra. Marina Celli Francisco. Rua Pedro de Toledo, 544, ap. 509, Vila Clementino. So Paulo, SP 04039-001. E-mail: nana_celli@ , hotmail.com

causada pela presena de um obstculo mecnico ou alterao da motilidade intestinal que impede a progresso normal do bolo alimentcio[1]. Aproximadamente 20% das internaes hospitalares so decorrentes de obstruo intestinal, sendo que 80% delas ocorrem no intestino delgado e 20%, no intestino grosso[2]. Classicamente, a literatura oferece seis categorias que possibilitam a classificao do abdome agudo obstrutivo[2]: Quanto altura: alta (obstculo situado no delgado proximal) ou baixa (delgado distal ou colo); Em relao luz intestinal: ocluso por fatores intraluminrios ou extraluminrios; Quanto ao grau de ocluso: parcial ou completa; Quanto ao tempo de instalao: aguda ou crnica; Quanto integridade do suprimento sanguneo e vitalidade das alas intestinais: simples ou estrangulada; Quanto forma da obstruo: ala fechada ou aberta. Em ala fechada quando existe obstculo em dois nveis, impedindo tanto a progresso quanto o refluxo do contedo da ala; em ala aberta quando a obstruo apenas distal. O exame clnico continua sendo o primeiro passo a ser tomado na avaliao do abdome agudo. Atrasos no diagnstico correto aumentam consideravelmente a morbi-mortalidade desses pacientes[3]. Com os recursos atuais de tratamento, a mortalidade dos doentes portadores de obstruo intestinal menor do que 10%[2]. So causas de obstruo do intestino delgado: aderncias (Fig. 1), hrnias inguinais, leo biliar (Fig. 2), bezoar (Fig. 3), infeces (bolo de scaris (Fig. 4), estrongiloidase (Fig. 5), tuberculose), massas abdominais tumorais (linfoma, adenocarci-

O abdome agudo obstrutivo representa uma sndrome de obstruo intestinal

Rev Imagem 2008;30(2):5160

51

Francisco MC et al. / Abdome agudo obstrutivo

Fig. 1 Ocluso intestinal por bridas. (A) Radiografia em ntero-posterior, decbito dorsal. Observam-se alas de delgado muito distendidas, com as vlvulas coniventes contrastadas pelo gs intraluminar (setas). H pequena quantidade de ar no sigmide (cabea de seta). (B) Radiografia em ntero-posterior, ortosttica. H nveis de lquido em alas distendidas do delgado (setas brancas). O hemi-abdome inferior tem elevada densidade radiolgica devido ao contedo lquido dentro das alas ocludas. Rotineiramente chamado de abdome vazio (seta preta tortuosa). O estmago com nvel de lquido demonstrado (seta preta reta). H gs no colo transverso. Radiologicamente, o quadro sugestivo de uma semi-ocluso ou ocluso recente do intestino delgado.

Fig. 2 leo biliar. Fstula colecisto-entrica. Ocluso intestinal do delgado. (A) Tomografia computadorizada com contraste intravenoso. A rea circulada representa o duodeno e o estmago em ntimo contato. H densificao da gordura adjacente e gs dentro da vescula. H alas do delgado muito dilatadas, por vezes com vlvulas coniventes individualizadas. (B) Tomografia computadorizada com contraste intravenoso. Notase, no leo terminal, imagem arredondada com calcificao perifrica representando clculo biliar (cabea de seta). As setas tortuosas demonstram alas do delgado dilatadas, por vezes com nveis de lquido.

noma (Fig. 6), metstases peritoneais, tumores mesenteriais) e massas abdominais no-tumorais (apendicite (Fig. 7), diverticulite, invaginao, doena de Crohn (Fig. 8), endometriose, plipos (Fig. 9), hematomas intramurais)[4]. Compresses extrnsecas tambm podem levar a obstrues, causadas por abscessos, pseudocistos, aneurismas e pseudo-aneurismas. A principal causa de obstruo colnica so os adenocarcinomas primrios do clon, responsveis por 55% dos casos, seguidos por toro ou volvo em 12% dos casos e diverticulite em cerca de 10%[2].

Quando longos segmentos intestinais esto acometidos, deve-se ter trs causas em mente: carcinoma, diverticulite e volvo (Fig. 10)[5]. A idade do paciente um dado importante, pois certas causas tm sua maior freqncia em determinadas faixas etrias. No neonato devem ser lembrados volvo, leo meconeal, m-rotao (Fig. 11), imperfurao anal (Fig. 12), atresia duodenal (Fig. 13) e doena de Hirschsprung. Nos lactentes devem ser consideradas invaginao intestinal (Fig. 14), hrnias complicadas e obstrues por divertculo de Meckel (Fig. 15)[6]. No adulto jovem e
Rev Imagem 2008;30(2):5160

52

Abdome agudo obstrutivo / Francisco MC et al.

Fig. 3 Ocluso intestinal por bezoar causado por velas ingeridas. (A) Radiografia em ntero-posterior, ortosttica. Observam-se alas de delgado muito distendidas ocupando principalmente o hemi-abdome superior, com inmeros nveis de lquido (setas retas). A cavidade plvica (seta tortuosa) tem elevada densidade radiolgica pelo grande contedo lquido dentro das alas (alas vazias). (B) Radiografia do estomago e duodeno aps ingesto de brio. Observamse duas falhas lacunares de enchimento (cabeas de setas) de grandes dimenses, mveis, localizadas no interior do estmago.

Fig. 4 Bolo de scaris. Enterite. Semi-ocluso intestinal. (A) Radiografia em ntero-posterior, decbito dorsal. As setas curvas apontam o colo dilatado. As setas retas apontam grande numero de formaes esfricas, com densidade de lquido, projetando-se em meio ao contedo gasoso do colo e do reto. (B) Radiografia em perfil do abdome. Observam-se formaes alongadas, caractersticas da presena de grande quantidade de vermes em ala do intestino grosso distendida (seta).

de meia-idade devem ser lembradas aderncias, hrnias internas e doena de Crohn. Quanto mais idoso o paciente, maior a possibilidade de neoplasias, seguidas por aderncias, hrnias, diverticulites e fecalomas[2]. As obstrues em ala fechada, embora infreqentes, merecem destaque, visto seu alto risco de compresso vascular e, com isso, caso o seu diagnstico no seja realizado precocemente, sua mortalidade aumenta exponencialmente, chegando a 35% em 36 horas de demora diagnstica[7].
Rev Imagem 2008;30(2):5160

DIAGNSTICO POR IMAGEM Os exames de imagem exercem importante papel como mtodos de auxlio na elucidao diagnstica. Em pacientes com suspeita de abdome agudo obstrutivo, quatro perguntas devem ser respondidas: 1. Existe obstruo? 2. Qual o nvel da obstruo? 3. Qual a causa da obstruo? 4. Existem sinais de estrangulamento ou isquemia?

53

Francisco MC et al. / Abdome agudo obstrutivo

B
Fig. 5 Estrongiloidase macia do intestino delgado. Hiper-infestao. (A) Radiografia do epigstrio em ntero-posterior, decbito dorsal. Observase o estmago (Est) com discreto aumento das dimenses. Alas jejunais (J) e jejuno-ileais (J/I) so bem demonstradas, com aumento do calibre. A seta aponta o bulbo duodenal. (B) Tomografia computadorizada com contraste intravenoso e por via oral. Corte efetuado no nvel do pncreas. Demonstra-se a cabea do pncreas (seta), bem como o corpo e a cauda (cabea de seta) com aspecto normal. (C) Tomografia computadorizada com contraste intravenoso e por via oral. Corte realizado no plo inferior dos rins. Espessamento regular, concntrico e difuso de alas do delgado (cabeas de setas). O colo tem aspecto normal (seta curva).

Fig. 6 Adenocarcinoma anular e estenosante do colo sigmide. Ocluso semitotal. (A) Radiografia em ntero-posterior, decbito dorsal. O colo transverso, com as haustraes e vlvulas semilunares caractersticas (cabea de seta), apresenta-se dilatado. Tambm o ceco e o ascendente mostram significativo grau de dilatao. Existe gs no reto e no sigmide, lembrando ocluso incompleta. (B) Enema baritado. Radiografia em ntero-posterior, decbito dorsal. A seta aponta estenose tipo ma mordida na poro distal do sigmide. O sigmide est dilatado na poro proximal a leso. Observa-se o reto (R) sem alteraes.

54

Rev Imagem 2008;30(2):5160

Abdome agudo obstrutivo / Francisco MC et al.

Fig. 7 Apendicite aguda com quadro de ocluso intestinal. (A) Tomografia computadorizada sem contraste. Corte realizado na altura da pelve. Observa-se grande apendiclito (seta grossa) na fossa ilaca direita com densidade clcica. Alas do delgado ocludas, com aumento do calibre, contedo lquido (seta fina). H nveis de lquido (seta tortuosa). (B) Tomografia computadorizada sem contraste, corte realizado logo abaixo da figura anterior. O delgado (del) est dilatado, com nvel de lquido (seta tortuosa). O apndice cecal apresenta-se espessado, com borramento da gordura vizinha (cabeas de setas).

Fig. 8 Doena de Crohn. (A) Radiografia em ntero-posterior, ortosttica. Observam-se alas intestinais muito distendidas, formando nvel lquido (setas brancas). O hemiabdome inferior tem elevada densidade radiolgica devido ao contedo lquido dentro das alas distendidas. (B) Trnsito intestinal. Radiografia de 240 minutos. Observam-se alas muito dilatadas e com aspecto de continuidade (setas brancas), porm com esvaziamento semitotal. H contrastao do colo transverso do sigmide e reto (setas pretas).

H controvrsias sobre a melhor abordagem para a avaliao das obstrues intestinais[8]. Recentemente, foram publicadas diretrizes sobre a conduta que os cirurgies devem tomar na suspeita de abdome agudo obstrutivo, e a radiografia simples apontada como o primeiro exame de imagem a ser solicitado, visto que, ao ser comparada tomografia computadorizada, apresenta sensibilidade semelhante na diferenciao de quadro obstrutivo e no-obstrutivo. Caso a radiografia seja inconclusiva, sugere-se prosseguir a investigao diagnstica com tomografia computadorizada para elucidaRev Imagem 2008;30(2):5160

o do grau e fator obstrutivo. Os autores referem que a ultra-sonografia e a ressonncia magntica so opes diagnsticas, com sensibilidade similar tomografia, e acrescentam que, caso os sintomas persistam por tempo superior a 48 horas com tratamento conservador, radiografias contrastadas auxiliam no diagnstico[9]. RADIOGRAFIA SIMPLES DO ABDOME A radiografia simples do abdome continua sendo a principal ferramenta para o diagnstico de abdome

55

Francisco MC et al. / Abdome agudo obstrutivo

B
Fig. 9 Sndrome de Peutz-Jegher. Invaginao intestinal do delgado. (A) Tomografia computadorizada com contraste. Alas de delgado dilatadas (setas grossas) com contedo lquido no seu interior. Evidenciam-se as valvas coniventes (setas finas) atravessando as alas de parede a parede. O colo aparece em vrios segmentos com aspecto colabado, caracterizando status ps-obstrutivo (cabeas de setas). (B) Tomografia computadorizada com contraste. Corte realizado abaixo da figura anterior. Em meio s alas de delgado distendidas evidenciam-se duas imagens de plipos projetando-se para dentro da luz da ala (cabeas de setas). (C) Tomografia computadorizada com contraste. Corte realizado alguns centmetros abaixo da figura anterior. Em meio cavidade plvica observa-se grupo de alas de delgado formando figura circular (seta) em torno de pedculo vascular. Demonstram-se alas de intestino grosso com aspecto normal (cabeas de setas).

Fig. 10 Volvo de sigmide. Doente com megacolo chagsico. (A) Radiografia em ntero-posterior, decbito dorsal. Observa-se ala colnica dilatada apresentando clssico aspecto em gro de caf. O ntimo contato das paredes da ala em volvo forma a imagem da prega medial (seta) e as pregas convergentes formam um Y (cabeas de setas). O colo proximal ao volvo tem discreta dilatao (seta tortuosa). (B) Enema baritado. Radiografia em ntero-posterior, decbito dorsal. Reto dilatado (R) em razo da presso exercida para introduzir o contraste. O sigmide est dilatado, apresentando a clssica imagem em gro de caf. A prega medial (seta) e as convergentes (cabeas de setas) compem o Y. H pequena quantidade de contraste no interior das alas torcidas, pois o contraste ultrapassava o reto com dificuldade.

56

Rev Imagem 2008;30(2):5160

Abdome agudo obstrutivo / Francisco MC et al.

agudo obstrutivo. Freqentemente, o primeiro, seno o nico mtodo utilizado. Pode indicar o ponto da obstruo em at 80% dos casos e, em exames seriados, a eficcia do mtodo pode se tornar ainda maior[8,10]. A presena de sonda nasogstrica diminui a sensibilidade do exame, por esse motivo, a radiografia deve ser obtida antes da sua introduo[2].

Dependendo da causa da obstruo, existem sinais que podem sugerir sua etiologia[1,2,10]. A obstruo do intestino delgado pode apresentar distenso do delgado superior com calibre maior que 3 cm, colo colapsado, nvel de lquido e espessamento de parede. O sinal do empilhamento de moedas tambm pode ser observado e causado por uma lentificao na reabsoro do ar intraluminar, ficando acumulado entre as vlvulas coniventes. Sinais de estrangulamento incluem edema das vlvulas, pneumatose intestinal e gs na veia porta[2,10]. RADIOGRAFIA CONTRASTADA O trnsito intestinal e o enema opaco so exames que podem ser utilizados na investigao diagnstica do abdome agudo obstrutivo. A radiografia simples pode sugerir o nvel da obstruo e, com isso, iniciar-se com enema opaco, caso a obstruo seja baixa, ou trnsito intestinal, caso seja alta[2,4]. possvel a identificao de alas intestinais dilatadas, com diluio e lentificao da progresso do meio de contraste, mudana abrupta de calibre e espessamento do relevo mucoso, alm de definir, no s o nvel da obstruo, mas tambm, em muitos casos, sua causa[2,4]. ULTRA-SONOGRAFIA

Fig. 11 M rotao intestinal. Radiografia do estmago e duodeno com meio de contraste. Evidenciam-se o estmago (Est) com volume um pouco aumentado e o arco duodenal (D.II) dilatado at o local apontado pela seta. Aps este ponto, o intestino situa-se do lado direito, de calibre normal. O ngulo duodenojejunal est deslocado para a direita.

A ultra-sonografia pode ser utilizada com a finalidade de distinguir leo paraltico de um quadro obstrutivo; mediante identificao das vlvulas coniventes, pode-se diferenciar alas de delgado das alas de intes-

Fig. 12 Imperfurao anal. (A) Radiografia em ntero-posterior, decbito dorsal, realizada 20 horas aps o nascimento da criana. Observam-se alas intestinais muito dilatadas. O hemicolo esquerdo (cabeas de setas) est distendido, bem como alas longas e contnuas do delgado (seta). (B) Radiografia em perfil do reto. O doente est em decbito ventral, com as ndegas elevadas. Nesta posio o gs tende a se acumular na ampola retal. A ampola real est dilatada (seta reta). A poro ocluda est apontada pela seta tortuosa. Foi colocado reparo metlico na fosseta anal (seta curva) e possvel medir a distncia da fosseta at a poro distal do reto.

Rev Imagem 2008;30(2):5160

57

Francisco MC et al. / Abdome agudo obstrutivo

tino grosso[2,11]. A combinao de peristalse, distenso com contedo lquido e espessamento de parede sugere o diagnstico de infarto de parede intestinal[10]. O exame apresenta grande valor em condies ginecolgicas e obsttricas, alm de poder ser utilizado com segurana em pacientes gestantes[11,12]. A ultra-sonografia transvaginal oferece vantagens sobre a abdominal na visualizao de doenas profundas na pelve, como divertculo localizado inferiormente, apendicite e abscesso no fundo de saco de Douglas[11]. Por ser um exame dinmico, tambm pode evidenciar o fluxo sanguneo e a pulsatilidade por meio de estudo Doppler colorido, manobra de Valsalva, efeito da

gravidade, compresso, mobilidade e flexibilidade, viabilizando a realizao no exame no leito, que so vantagens que devem ser somadas[10,11]. Sugere-se que, por ser um exame no-invasivo e com boa sensibilidade, a ultra-sonografia seja realizada, em crianas, logo aps a radiografia simples[6]. TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA A eficcia da tomografia no diagnstico de abdome agudo obstrutivo de grau variado oscila entre 75% e 95%, altera a conduta que seria tomada sem a sua utilizao em 50% dos casos, evita internaes e cirurgias desnecessrias, alm de reduzir a morbi-mortalidade[3,12]. A tomografia um mtodo rpido e eficaz, todavia, apresenta queda de cerca de 30% na sua sensibilidade e 20% em sua especificidade nos casos de obstruo baixa ou intermitente[8,10]. O exame tomogrfico sem contraste via oral pode ser realizado em grande parte dos pacientes com obstruo intestinal, nos quais h acmulo de lquido intraluminal. A presena desse lquido funciona como um contraste natural e, assim, o exame pode ser realizado imediatamente, evitando o atraso do preparo via oral[8]. Os principais sinais tomogrficos de obstruo intestinal so distenso de alas de delgado (acima de 2,5 a 3 cm de dimetro), presena de nveis lquidos e desproporo do calibre da ala, identificando-se segmentos de fino calibre e, dessa forma, podendo-se estabelecer o diagnstico. A utilizao desses sinais prescinde de contraste intravenoso e via oral[2,8,10]. Alguns sinais podem sugerir malignidade, como massa, linfadenopatia ou transio abrupta associada a

Fig. 13 Atresia duodenal. Radiografias em ntero-posterior, decbito dorsal, ortostticas, feitas poucas horas aps o nascimento. Demonstra-se o estmago (Est) distendido com nvel de lquido (cabea de seta). O duodeno encontra-se distendido (seta branca) at o joelho inferior, onde a coluna area interrompe-se bruscamente (seta preta).

Fig. 14 Invaginao intestinal em criana. (A) Radiografia em ntero-posterior, ortosttica. Observam-se alas do delgado (cabeas de setas) dilatadas com nvel de lquido. O colo transverso est apontado pela seta. (B) Ultra-sonografia. Corte sagital do lobo heptico direito (F). Observa-se corte transversal do colo evidenciando imagem hiperecognica contornada por halo hipoecico (cabeas de setas).

58

Rev Imagem 2008;30(2):5160

Abdome agudo obstrutivo / Francisco MC et al.

Fig. 15 Divertculo de Meckel. Stimo dia de ps-operatrio de laparotomia branca por suspeita de apendicite aguda, evoluiu com ocluso intestinal, devido a inflamao de divertculo de Meckel. (A) Radiografia em ntero-posterior. H ala jejunal dilatada de situao transversa no hemiabdome superior (seta reta). Abaixo desta ala, todo o abdome tem aspecto homogneo, vazio, caracterstico de grande quantidade de lquido nas alas (setas tortuosas). (B) Radiografia em ntero-posterior. Observam-se alas do delgado muito dilatadas no hemiabdome superior (setas). H nveis de lquido (cabea de seta). O nvel mais baixo demonstrado corresponde a ala do delgado muito longa. (C) Trnsito intestinal. Radiografia de 30 minutos. O contraste percorre o jejuno proximal com o calibre normal, direita da coluna, a seta aponta ala do delgado muito dilatada com sinais de diluio do contraste. Desde que a progresso do contraste era muito lenta, o exame foi suspenso neste momento. (D) Detalhe do hemiabdome superior direito. Observa-se ala de aspecto e calibres normais (seta preta). A seta branca aponta ala muito distendida, com diluio do contraste, portanto, mais prxima do obstculo.

irregularidades na parede intestinal. Na ausncia de massa ou outras anormalidades na rea de obstruo, aderncia constitui diagnstico de excluso na maioria dos pacientes[5]. A sensibilidade da tomografia com contraste intravenoso para isquemia intestinal chega a 90%. A literatura relata a seguinte ordem dos sinais sugestivos de estrangulao, em ordem decrescente: espessamento de ala, ascite, aspecto trilaminar na parede do intestino (contrastao da mucosa e muscular associada a edema da submucosa), contrastao da parede intestinal pobre ou ausente, pneumatose intestinal e gs nas veias porta e mesentricas, toro nos vasos mesentricos significando volvo, tortuosidade e ingurgitamento dos vasos mesentricos, hemorragia mesentrica e, por fim, aumento da atenuao da parede intestinal em exames sem contraste[10]. Com a utilizao da tomografia multidetectores possvel a realizao de imagens multiplanares e reformataes volumtricas, oferecendo vantagens quando comparada tomografia convencional no diagnstico de obstrues intestinais[5,8,13].
Rev Imagem 2008;30(2):5160

Autores afirmam que reformataes coronais, ao serem analisadas em conjunto com os cortes axiais, aumentam a confiana do examinador, so preferidas pelos cirurgies para planejamento cirrgico, facilitam o seguimento de alas intestinais, sem alterar o tempo de realizao do exame ou mesmo de avaliao das imagens. Todavia, alertam que as reformataes coronais no substituem a anlise dos cortes axiais[14]. A tomografia multidetectores com imagens reformatadas tambm se mostra mais clara na identificao de obstrues com ala fechada, podendo reconhecer sinais caractersticos como o sinal do bico (transio em forma de bico de ave de ala dilatada atravs do ponto obstrutivo), arranjo radial de alas e vasos mesentricos e configurao anormal do intestino em U ou C[7].

59

Francisco MC et al. / Abdome agudo obstrutivo of the CT scan in patients with acute abdomen. Colorectal Dis 2005;7:4606. Herlinger H, Rubisen SE. Obstruction. In: Gore RM, Levine MS, Laufer I, editors. Textbook of gastrointestinal radiology. 1st ed. Philadelphia, PA: WB Saunders; 1994. p. 93166. Leschka S, Alkadhi H, Wildermuth S, Marincek B. Multi-detector computed tomography of acute abdomen. Eur Radiol 2005; 15:243547. Babcock DS. Sonography of the acute abdomen in the pediatric patient. J Ultrasound Med 2002;21:88799. Elsayes KM, Menias CO, Smullen TL, Platt JF. Closed-loop smallbowel obstruction: diagnostic patterns by multidetector computed tomography. J Comput Assist Tomogr 2007;31:697701. Freire Filho EO, Jesus PEM, DIppolito G, Szejnfeld J. Tomografia computadorizada sem contraste intravenoso no abdome agudo: quando e por que usar. Radiol Bras 2006;39:5162. Diaz JJ, Bokhari F, Mowery NT, et al. Guidelines for management of small bowel obstruction. J Trauma 2008;64:165164. Nicolaou S, Kai B, Ho S, Su J, Ahamed K. Imaging of acute smallbowel obstruction. AJR Am J Roentgenol 2005;185:103644. Puylaert JBCM. Ultrasonography of the acute abdomen: lost art or future stethoscope? Eur Radiol 2003;13:12036. Federle MP. CT of the acute (emergency) abdomen. Eur Radiol 2005;15(Suppl 4):D1004. Merlin A, Soyer P, Boudiaf M, Hamzi L, Rymer R. Chronic intestinal pseudo-obstruction in adult patients: multidetector row helical CT features. Eur Radiol 2008;18:158795. Shah ZK, Uppot RN, Wargo JA, Hahn PF, Sahani DV. Small bowel obstruction: the value of coronal reformatted images from 16multidetector computed tomography a clinicoradiological perspective. J Comput Assist Tomogr 2008;32:2331. Birchard KR, Brown MA, Hyslop WB, Firat Z, Semelka RC. MRI of acute abdominal and pelvic pain in pregnant patients. AJR Am J Roentgenol 2005;184:4528.

RESSONNCIA MAGNTICA Algumas seqncias rpidas de ressonncia magntica associadas aos mltiplos planos de imagem conseguem avaliar o abdome agudo obstrutivo com alta acurcia e rapidez. Podem utilizar o ar intraluminal como contraste natural e sem limitaes ao estudo prvio com brio ou contrastes especficos. Os sinais que representam ocluso so similares aos encontrados na tomografia, com dilatao das alas proximais obstruo, um ponto de transio e alas distais com calibre variando de normal a colapsado[10]. Em gestantes em que a ultra-sonografia no estabeleceu o diagnstico, a ressonncia magntica uma alternativa vivel[9,15]. Embora ainda no seja um mtodo acessvel tecnologia da ressonncia magntica, continua a se aprimorar e possui potencial para se tornar um excelente mtodo diagnstico na avaliao do abdome agudo obstrutivo. CONCLUSO O abdome agudo obstrutivo uma doena comum, cujo manejo seguro e efetivo depende do diagnstico rpido e efetivo. Os exames de imagem podem firmar o diagnstico e auxiliar na escolha do manejo mais apropriado. A radiografia simples permanece a primeira escolha dentre os exames de imagem, por possuir fcil acesso, baixo custo e poder ser feita seriada conforme a evoluo clnica do paciente. A ultra-sonografia apresenta a vantagem de no possuir radiao ionizante e ser um mtodo dinmico e de fcil mobilizao. A tomografia computadorizada fornece informaes adicionais como confirmao da obstruo, grau e local de uma ocluso, presena de isquemia e causas de obstruo. A ressonncia magntica tem apresentado grandes avanos tecnolgicos e, futuramente, pode ser uma opo vivel.
REFERNCIAS 1. Frimann-Dahl J. The acute abdomen. I. The value and limitations of radiology in acute abdominal conditions. Br J Radiol 1955; 28:5816. 2. Lopes AC, Reibscheid S, Szejnfeld J. Abdome agudo vascular. In: Lopes AC, Reibscheid S, Szejnfeld J. Abdome agudo clnica e imagem. So Paulo, SP: Atheneu; 2005. p. 11125. 3. Salem TA, Molloy RG, ODwyer PJ. Prospective study on the role 4.

5.

6. 7.

8.

9. 10. 11. 12. 13.

14.

15.

Abstract. Obstructive acute abdomen: reviewing important points. The obstructive acute abdomen is a common presentation, for which safe and effective management depends on a fast and accurate diagnosis. Conventional radiograph remains the first choice among the imaging exams because of its availability, low cost and the possibility to be done serially to follow the patients clinical progression. The ultrasonography does not require ionizing radiation. It is a dynamic and in realtime exam. Computed tomography is used increasingly due to the provision of essential diagnostic information not apparent from radiographs, such as the confirmation of the obstruction, degree and place of the occlusion, presence of ischemia as well as the causes of the obstruction. Magnetic resonance imaging has presented great technological advances and it may play a role in the future of obstructive acute abdomen diagnosis. The objective of this pictorial essay is to review the different imaging techniques used on diagnosing obstructive acute abdomen. Keywords: Abdominal pain; Acute abdomen; Conventional radiography; Computed tomography; Magnetic resonance imaging.

60

Rev Imagem 2008;30(2):5160

Potrebbero piacerti anche