Sei sulla pagina 1di 11

1

TRIBUTO CIDADANIA
Voc gostaria de poder destinar parte do seu imposto de renda para uma instituio que trabalhe com crianas carentes e ainda poder ter um ganho financeiro com isto?
Os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, por meio de sua entidade de classe, SINDIFISCO, propem todos os anos aos cidados brasileiros contribuintes do Imposto de Renda o engajamento na campanha "TRIBUTO CIDADANIA" atravs da qual cada um poder decidir sobre a destinao de uma parte de seu Imposto de Renda para as crianas e adolescentes, como garante a lei. QUAL A NOVIDADE PARA O ANO DE 2012? A Receita Federal do Brasil inovou na Declarao de Imposto de Renda a ser entregue neste ano de 2012, entre 01/03 e 30/04, permitindo que se possa destinar at 3% do imposto devido, na forma de doao efetuada at 30 de abril, para uma instituio que trabalhe com crianas carentes e esteja regularmente cadastrada no Fundo Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente, conforme a Instruo Normativa RFB, n 1.246 de 03/02/2012: Art. 10. A pessoa fsica pode optar pela deduo na Declarao de Ajuste Anual, apresentada no prazo de que trata o caput do art. 5, das doaes, em espcie, aos Fundos dos Direitos da Criana e do Adolescente nacional, distrital, estaduais e municipais, devidamente comprovadas, efetuadas entre 1 de janeiro e 30 de abril de 2012, desde que limitadas a 3% (trs por cento) do imposto devido, observado o limite global de 6% (seis por cento) do imposto devido para as dedues de incentivo, inclusive aquela relativa aos Fundos dos Direitos da Criana e do Adolescente para doaes realizadas no curso do anocalendrio de 2011, e sem prejuzo das disposies da Instruo Normativa RFB n 1.131, de 21 de fevereiro de 2011. A grande novidade que, diferentemente das declaraes anteriores em que a doao deveria ser feita at dezembro do ano-calendrio anterior, neste ano a doao poder ser efetuada at o ltimo dia do prazo de entrega da declarao, 30 de abril. Tal sistemtica acarretou duas grandes vantagens: 1. O contribuinte saber exatamente quanto pode doar, aproveitando todo o valor doado como deduo do seu imposto devido! 2. Doando o dinheiro no ms de abril, e tendo valores a restituir, o contribuinte receber sua restituio corrigida pela taxa Selic desde o ms seguinte doao, no ficando nenhum ms sem rendimento - como ocorria quando a doao precisava ser feita at dezembro do ano anterior!

SINDIFISCO-URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

No intuito de auxiliar quem quiser fazer uso de tal benefcio fiscal o SINDIFISCO-URUGUAIANA elaborou este GUIA de como fazer a doao ao Fundo Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente e como declar-la no Imposto de Renda.

1. QUANTO EU POSSO DOAR? Para que o valor da doao possa ser inteiramente deduzido do imposto apurado na declarao de ajuste anual do exerccio 2012, ano-calendrio 2011, devem ser observadas as seguintes condies: A doao precisa ser feita at o dia 30/04/2012 ATENO: MESMO QUE VOC ENTREGUE A DECLARAO ANTES DESTA DATA, PODER INDICAR A DOAO NA DECLARAO E EFETU-LA POSTERIORMENTE, AT A DATA LIMITE CITADA; A doao tem que ser feita para um dos fundos dos direitos da criana e do adolescente; O modelo de declarao utilizado deve ser o completo*. A deduo limita-se a 6% do imposto devido.

* O modelo completo aquele onde so especificadas e utilizadas todas as dedues legais. O modelo simplificado (em que possvel abater 20% da renda, mesmo sem comprovao dos gastos) tem um limite anual de deduo, que, para 2012, de R$ 14.542,60.

SINDIFISCO-URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

3 2. COMO CALCULO OS 3% DO IMPOSTO DEVIDO? muito simples! O prprio programa gerador da Declarao calcular para voc. Basta fazer o seguinte: 1. Preencha toda a sua declarao, sem indicar valores de doao (ou, se for o caso, indicando apenas os valores doados em 2011); 2. Clique na aba Pagamentos e Doaes Efetuados, entre no Cdigo 39 Doaes em 2012 (at 30/04) - Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei n 12.594/2012) e informe um valor fictcio, R$10.000,00, por exemplo. Este valor informado, que deve ser acima dos 3% do imposto devido, far com que o programa abra uma janela indicando que o limite foi excedido e ser informado, com base nos dados de sua declarao, qual o valor mximo de doao que poder ser aceito como deduo; 3. No lugar do valor fictcio informe o valor indicado pelo programa; 4. Anote tal valor e deposite-o na conta do Funcriana at 30 de abril, conforme instrues adiante. Abaixo segue uma ilustrao do explicado acima:

SINDIFISCO-URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

SINDIFISCO-URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

5 A doao declarada aparecer como Deduo de incentivo na aba Resumo da Declarao / Clculo do Imposto, diminuindo o imposto devido, conforme quadro abaixo (clculo para o exerccio 2012, ano-calendrio 2011):

Concluso: O valor doado ser inteiramente restitudo ao contribuinte, com correo da taxa Selic a partir do ms de maio de 2012, aumentando a restituio do imposto de renda ou diminuindo o imposto a pagar. E mais, o seu dinheiro estar rendendo muito mais do que se estivesse depositado em poupana, tendo em vista que a Selic est com uma taxa mdia de 0,9% enquanto a poupana rende apenas 0,6%. A ttulo ilustrativo, utilizando-se as taxas citadas, se a restituio cair no ltimo lote, de dezembro de 2012, o rendimento ser em torno de 7,5%, ou seja 50% a mais do que renderia na poupana, no mesmo perodo, em torno de 5%.

SINDIFISCO-URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

6 3. PARA QUAIS ENTIDADES POSSVEL DOAR? As entidades cadastradas no FUNCRIANA e aptas a receber doaes provenientes do benefcio fiscal, em Uruguaiana, so as seguintes (conforme RESOLUO N 231 012/11, de 02 de junho de 2011, do COMDICAU):
Registro 001 Ncleo de Abrigo Residencial Marlia Sanchotene Felice Registro 002 Lar da Criana de Uruguaiana Registro 003 Lar de Menores do Exrcito de Salvao em Uruguaiana Registro 004 Associao Metodista de Ao-Social - AMAS Registro 005 APAE Uruguaiana Registro 006 CACAU Registro 007 Crculo Operrio de Uruguaiana Registro 008 Centro de Atendimento Scio Educativo - CASE Uruguaiana Registro 009 Sociedade Esprita Paz em Jesus Registro 010 Centro de Equoterapia de Uruguaiana General Fidlis Registro 011 Centro de Integrao Empresa - Escola Uruguaiana Registro 012 CEDEDICA Uruguaiana Registro 013 SOS Mulher Registro 014 Projeto Amigos da Comunidade Registro 015 GRUPO AMOR EXIGENTE DE URUGUAIANA - GAEU Registro 016 PROGRAMA DIA D Programa de Atendimento a lcool e outras Drogas Crianas e Adolescentes Registro 017 PROGRAMA DE ATENDIMENTO DO CENTRO SOCIOEDUCATIVO REGIONAL DE URUGUAIANA.

SINDIFISCO-URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

7 4. COMO FAO PARA DOAR? O Fundo Municipal dos Direitos da Criana e do Adolescente de Uruguaiana possui conta somente no Banco do Brasil: - Agncia 0045-0 - Conta Corrente 4000-2. A doao deve ser feita por depsito identificado. Quem possui conta no Banco do Brasil pode fazer o depsito atravs do Internet Banking. O caminho no Internet Banking para o depsito o seguinte: Conta-corrente e Consultas Transferncias Depsito Identificado Entre contascorrentes. Preencher os campos de Agncia, Conta Corrente, Valor e Identificador 1 (conforme abaixo). ATENO: O campo identificador 1 deve ser preenchido com o CPF do doador e fundamental para identificar o doador e posteriormente o FUNCRIANA poder informar Receita Federal quem doou e quanto. Os campos Identificador 2 e 3 devem ser deixados em branco, conforme ilustraes a seguir.

SINDIFISCO-URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

SINDIFISCO-URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

SINDIFISCO-URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

10 5. COMO OBTER O RECIBO DA DOAO? Aps a doao, dever ser enviada cpia do comprovante do depsito para a COMDICAU no endereo Rua XV de Novembro, 2319 ou atravs do e-mail comdicau.urg@hotmail.com, a fim de receber o Recibo da doao (modelo abaixo).

ATENO: Junto com o pedido do recibo pode ser feita a solicitao de direcionamento dos valores doados para uma das entidades listadas no item 3. Se no for indicada nenhuma das entidades o dinheiro utilizado em projetos cadastrados no COMDICAU.

SINDIFISCO-URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

11 6. COMO O FUNCRIANA INFORMA O VALOR DOADO RECEITA? O COMDICAU enviar para a Receita Federal, por intermdio Programa Gerador da Declarao de Benefcios Fiscais DBF, uma relao dos doadores, com o CPF e o valor doado para o FUNCRIANA.

TRIBUTO CIDADANIA, uma campanha do SINDIFISCO URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. CONTATO: sindifiscouruguaiana@gmail.com FONE: 55-34126957 (pela manh) / 55-81215192 * Este GUIA poder ser reproduzido e distribudo livremente, desde que preservado o texto original e citada a fonte.

SINDIFISCO-URUGUAIANA Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil

Potrebbero piacerti anche