Sei sulla pagina 1di 52

2010

Apostila: Termodinmica 1

Professores: Vera B. Henriques lvaro Vannucci Monitores: Michel Lacerda Wellington Zorzetti Instituto de Fsica - USP

ndice
Introduo 1. Variveis termodinmicas presso, volume, temperatura 1 - Equilbrio termodinmico 2 - Presso no gs e no liquido 3 - Temperatura: escala e escala absoluta 4 - Gs ideal: propriedades e equao de estado 5 - Trabalho Mecnico na termodinmica 2. Teoria cintica dos gases 1 - Interpretao mecnica da presso 2 - Interpretao mecnica da temperatura 3. Conservao de energia 1 - Quando a energia no se conserva 2 - Energia e funo de estado 3 - Calor e movimento desordenado: a interpretao mecnica do calor 4 - Energia interna no gs ideal 5 - Gs ideal numa transformao sem troca de calor 4. Os processos da natureza tm uma direo no tempo: a entropia cresce 1 - Como se mede a Entropia? 2 - A entropia uma funo de estado do sistema 3 - Variao da entropia nos processos reais e ideais 5. A energia livre diminui essa a direo dos processos de troca de energia em sistemas bioqumicos 1 - Energia livre 2 - Energia livre do gs ideal 3 - Variao da energia livre numa reao 4 - Porque energia livre?

Introdua o
Vimos, no estudo sobre conservao de energia mecnica, que a energia mecnica s se conserva em algumas situaes idealizadas, como na queda livre dos corpos sem atrito com o ar, ou nas oscilaes de blocos sem atrito com o cho. Podemos pensar em muitos destes fenmenos em que a no conservao da energia mecnica acompanhada do aquecimento dos corpos que perdem a energia mecnica, assim como do aquecimento dos corpos prximos. Em outras palavras, em muitos casos de perda de energia mecnica h um aumento de temperatura, ou ainda, o surgimento de calor. Quais as leis fsicas por trs deste fenmeno: perda de energia mecnica calor aumento de temperatura? Quais as equaes que sintetizam essas leis? Quais as variveis fundamentais que devemos utilizar para escrevermos essas equaes? A teoria fsica que descreve esses fenmenos a TERMODINMICA. Como introduo a teoria que vamos discutir, vamos pensar um caso do tipo mencionado acima, como, por exemplo, de um bloco que desliza sobre o cho e acaba parando, devido ao atrito. A mecnica no d conta de descrever esse efeito por dois motivos. Primeiro, porque o fenmeno do atrito envolve a interao entre as molculas do bloco e do cho (da ordem de 10 molculas, utilizando o nmero de Avogadro como referncia) e se escrevemos as equaes da mecnica para essas molculas teremos da ordem de 10 equaes um problema insolvel. Em segundo lugar, e muito mais grave do que isso, as leis da mecnica no conseguem nos explica porque o bloco para, esquentando o cho, mas o inverso se esquentarmos o cho, um bloco parado comea a andar nunca ocorre. Portanto, as variveis mecnicas e as leis que as relacionam no nos ajudam a entender esse tipo de efeito. preciso utilizar outras variveis e outras relaes, outras leis. Mas alguns conceitos da mecnica sero muito importantes. A conservao de energia ser reinterpretada: no caso do bloco em atrito, vamos olhar para a transformao da energia cintica de translao ordenada das molculas do bloco e do cho. Por outro lado, o fato de que todo bloco em movimento acaba parando, ou de que toda bola que cai para de pular, ou que os corpos em contato tendem para uma mesma temperatura, so fenmenos que podem ser descritos por uma lei igual que diz que os processos da natureza tem uma direo no tempo. Para quantificar essa lei necessrio definir uma nova grandeza: a entropia. Finalmente, nos processos de troca de energia dos sistemas biolgicos essa direo da natureza mais facilmente descrita por uma outra grandeza ainda, a energia livre. O ultimo pargrafo resume os dois princpios fundamentais da termodinmica, que vamos estudar neste curso. Na formulao de Clausius, de 1867:

1 - A energia do universo constante: Uma generalizao da conservao de energia mecnica para todas as formas de energia. 2 - A entropia do universo tende para um valor mximo: Uma lei nova, que diz qual a direo, no tempo, dos processos da natureza. Para compreender o significado desses princpios preciso aplic-los a algumas situaes concretas. Quando estudamos mecnicas, aprendemos a calcular o movimento de blocos no plano inclinado, ou de pesos pendurados em polias. No porque a mecnica se aplica apenas a estes casos, mais sim porque so os casos mais simples aos quais a mecnica pode ser aplicada. Ver os princpios da mecnica operando em situaes simples permite entend-los melhor , em princpio, capacita para uma posterior aplicao a situaes mais complexas. A que objeto ou fenmeno vamos ento aplicar as leis da termodinmica, para aprender a lidar com elas? A termodinmica pretende explicar fenmenos que envolvem a temperatura como varivel fundamental. Fenmenos que envolvem a temperatura podem ser muito simples ou muito complexos. Como toda teoria fsica a teoria termodinmica que possumos hoje foi desenvolvida tomando como aplicao os sistemas mais simples: os GASES IDEAIS (aqueles que obedecem a relao PV = nRT) em expanso/contrao e/ou aquecimento/resfriamento. Os gases ideais podem ser descritos por poucas variveis (presso, volume e temperatura) e estas variveis obedecem uma relao matemtica simples. OS gases reais podem, em algumas circunstncias, comportarem-se como gases ideais (da mesma forma que podemos criar situaes quase ideais em que um bloco desliza quase sem atrito). Estudando seu comportamento com os princpios da termodinmica temos como objetivo aprender o significado dessas leis para aplicao em outras situaes mais complexas, como as das reaes qumicas em sistemas biolgicos. Para finalizar esta introduo, me antecipo a uma pergunta comum entre os alunos, para que estudar essa teoria to abstrata que no tem nada a ver com os processos bioqumicos? importante saber o porqu deste estudo, como tambm das limitaes da aplicao desta teoria. Dos porqus (alguns): A termodinmica um instrumento fundamental para verificar a possibilidade de ocorrncia de uma determinada reao qumica; A termodinmica aplica a sistemas em equilbrio est na base da biofsica molecular, e, portanto, de alguns dos fundamentos da engenharia gentica; Qualquer estudo dos processos moleculares, celulares ou da vida, em geral, envolve o estudo de sua termodinmica. Das limitaes (algumas):

A termodinmica, sozinha, no consegue prever a ocorrncia de uma reao qumica. necessria uma anlise simultnea da cintica; A termodinmica que vamos estudar aqui aplicada a situaes de equilbrio, em que a temperatura e a diversidade se igualam em todo o sistema. Obviamente, isto no verdade dos sistemas vivos, em evoluo. A termodinmica aplicada aos processos da vida objeto de estudo muito atual e em desenvolvimento. Os princpios utilizados, no entanto, no mudaram, ainda, donde a abrangncia da teoria que ora iniciamos a estudar.

1.

ar a t r od na r a o o u t

a ratura

Chamamos SISTEMA a qualquer parte do universo que selecionamos para estudo. Assim, sistema pode ser um conjunto de molculas de gs em um recipiente, uma soluo saturada de NaCl, um bloco de ferro, uma membrana biolgica ou qualquer outra coisa. Alguns gases tm uma descrio termodinmica muito simples e, por isso, o estudo da termodinmica se inicia por eles. A descrio matemtica dos fenmenos fsicos requer uma definio precisa de variveis que utilizamos para descrever o movimento de um corpo so muitas (posio, velocidade, acelerao, energia cintica e potencial, quantidade de movimento, e outras), mas bastam algumas delas para definir o estado de movimento do corpo. No caso da termodinmica dos gases, as variveis que costumamos utilizar so: a presso P, o volume V e a temperatura T. Veremos logo adiante que, na verdade, bastam duas delas para definir o estado termodinmico do gs, isto , se estabelecemos a presso P e o volume V de uma determinada quantidade de gs, sua temperatura T est automaticamente determinada (nos: essa a definio de estado termodinmico, que no deve ser confundido com estado gasoso/lquido/slido. Na termodinmica dizemos que a sistema um gs em que est na fase gasosa.)

1.1 - Equilbrio Termodinmico


A termodinmica que vamos estudar a termodinmica de equilbrio. Isso quer dizer que vamos considerar sistemas com densidade e temperatura constantes em todo o volume. Quando comprimimos um gs dentro de um cilindro com um pisto, o gs ficar inicialmente mais denso prximo ao pisto. Quando aquecemos gua numa chama, a temperatura da gua ser mais alta prximo da chama, Se colocamos dois gases que reagem quimicamente dentro de um recipiente, o nmero dos vrios tipos de molcula no constante. No consideraremos processos desse tipo. Consideraremos processos idealizados onde, a cada instante, a densidade e a temperatura so homogneas. Mas como vamos comparar com a situao fsica real? No caso do pisto comprimindo o gs, por exemplo, vamos imaginar um processo real em que fizemos uma pequena compresso, e esperamos que o gs alcance o equilbrio, isto , densidade e temperatura uniformes, pois s ento medi-los. Efetuamos uma segunda pequena compresso e esperamos o equilbrio. E assim repetidamente. 6

Os dois grficos abaixo, de presso versus volume, representam: (a) o processo real (medidas) e (b) o processo idealizado.

1.2 Presso no gs e no liquido


Presso um conceito simples que deriva do conceito mecnico de fora. Uma caixa colocada sobre uma mesa exerce uma presso P sobre a rea A de contato com a mesa dada por: (1) Onde F a fora da caixa sobre a mesa (neste caso igual ao peso da caixa). A fora se distribui igualmente sobre A e por isso a presso a mesma em todos os pontos da superfcie A. A unidade de presso no sistema SI , portanto N/m = 1 Pascal (Pa). tambm muito utilizada a unidade de atmosfera, sendo que 1 atm = 1,01x 105 Pa. Presso no gs: No gs em equilbrio contido dentro de um recipiente fechado verifica-se que a presso exercida sobre todas as paredes a mesma, portanto a presso P dada por um nico nmero. Presso no Lquido: Um lquido em um recipiente fechado exerce a mesma presso nas paredes opostas laterais (a gua quer se espalhar em todas as direes), mas a presso no constante na direo vertical. Vejamos por que. Se tomamos uma superfcie de referncia horizontal, de rea A , como na figura, a presso exercida sobre essa superfcie, de cima, igual ao peso do lquido acima de A mais o peso do gs sobre o lquido divido pela rea A, isto : Portanto, adotando o eixo y da figura b, temos:

(2)

Por que no ocorre o mesmo com o gs, isto , por que a presso do gs no varia com a altura? Na realidade, a presso do gs tambm varia com altura, mas como a densidade do gs muito menor do que a do lquido, essa variao, para volumes pequenos (da ordem de litro a metro cbico) to pequena que no a consideramos. Por exemplo, para o ar presso atmosfrica (Patm=1atm) dentro de um recipiente cbico de 1 m3, a variao da presso com a altura pode ser calculada pela expresso (2). Considerando a densidade do ar de ar = 1 kg/m3, obtemos uma diferena de presso entre o topo e o fundo da caixa de 10 N/m2 = 10-4 atm. Essa variao de 0,01% e, portanto, praticamente desprezvel. Na gua, nas mesmas condies a variao da 4 presso seria de 10 N/m2, ou seja, uma variao de 10%, que no pode ser desprezada. Quando consideramos volumes maiores, a variao da presso com a altura j no pode ser desprezada. Esse o caso da presso da atmosfera. Prximo a superfcie da terra a presso do ar grande, porque a muito gs (ar) acima. A medida que subimos na atmosfera a presso diminui, porque h cada vez menos gs fazendo peso para baixo.

1.3 Temperatura
Temperatura um conceito essencialmente mecnico. Para medir o quente e o frio necessrio um instrumento e a definio de uma escala: o termmetro. Para medir temperatura preciso usar alguma propriedade trmica bem definida: a variao de volume, de resistncia eltrica ou qualquer outra. Mas como escolher o sistema fsico que nos d sempre o mesmo padro de variao de temperatura? Em temperaturas prximas da temperatura ambiente, a variao do volume de alguns gases com a temperatura utilizada como padro e as escalas que utilizamos hoje foram criadas estabelecendo-se que a variao de temperatura diretamente proporcional variao de volume do gs (T V). Mas todos os gases se expandem da mesma forma? Ocorre que esses gases utilizados nos termmetros a gs, apresentam a temperaturas prximas da temperatura ambiente, um comportamento bastante interessante: para a mesma variao de temperatura apresentam a mesma variao de volume, se a presso for mantida constante. Esses gases foram muito estudados e utilizados no desenvolvimento da termodinmica. So os chamados gases ideais. Ainda falaremos bastante deles. A Escala: Que valores atribuir temperatura? Ou, uma expanso de 1 cm3 por litro corresponde a quantas unidades de temperatura? H varias escalas de temperatura. Falaremos da escala Celsius e da escala de temperatura absoluta (Kelvin).

necessrio escolher um ponto de referencia, isto , o zero da escala. Se colocarmos um pedao de gelo retirado da geladeira dentro de um recipiente termicamente isolado contendo gua a temperatura ambiente, poderemos observar, se no colocarmos gua demais ou gelo demais, que aps um certo tempo o gelo para de derreter e a gua de esfriar e permanecem ambos estveis a uma mesma temperatura. Essa temperatura escolhida como o zero da escala Celsius, 0C. A temperatura de ebulio da gua (temperatura em que vapor e gua coexistem), a presso atmosfrica, escolhida como a temperatura de 100C. Utilizando agora o nosso termmetro a gs dizemos que, se o gs tem volume V0 em 0C, um acrscimo de volume de V0/100 equivale a um amento de temperatura de 1C (veja figura ao lado).

O grfico (a) da figura abaixo ilustra o que ocorre para vrios gases tomados com volumes iguais V0, a 0C. A equao que descreve a reta V=V0+t, t em 0C, a inclinao da reta. Escala absoluta (Kelvin): O grfico da figura (a) ao lado d uma motivao simples para entendermos a escala absoluta de temperaturas se supomos que o volume do gs ideal continua a diminuir linearmente com a temperatura, o volume desse gs se reduziria a zero temperatura de 273,16C. Nesse caso, temperaturas mais baixas no teriam nenhum significado fsico (uma vez que definimos nossa escala de temperatura em funo das propriedades do gs ideal). Dentro dessa perspectiva, escolhemos essa temperatura como o zero absoluto e construmos outra escala, a escala absoluta ou Kelvin. Mantendo as divises da escala, a temperatura de fuso do gelo fica sendo 273,16K e a de ebulio da gua presso atmosfrica fica sendo 373,16K. A equao que descreve a variao do volume com a temperatura tambm fica mais simples, , com C uma constante. (3) (A figura b representa o volume e funo da temperatura absoluta).

Cabe observar que os gases reais no apresentam esse comportamento, pois se liquefazem a temperaturas abaixo de -100C. Como dissemos antes, alguns gases reais apresentam esse comportamento linear em temperaturas prximas ambiente. O gs ideal um gs hipottico que apresenta esse comportamento (V T) a qualquer temperatura.

1.4 Gs ideal: propriedades e equao de estado


O gs ideal como vimos aquele cujo volume cresce linearmente com a temperatura, se a presso for mantida constante. Como se comporta a presso desses gases? Estudando os gases reais que tem comportamento ideal, Robert Boyle estabeleceu, ainda no sculo XVII, atravs de uma serie de experincias, que se a temperatura do gs estiver fixa, seu volume decresce inicialmente com a presso isto , volume = constante/presso, ou: , com T constante. (4) Podemos representar as relaes (3) e (4), validas para o gs ideal, em dois diagramas, respectivamente (a) e (b), abaixo:

Por outro lado, a expresso (4) diz que a uma mesma temperatura o volume maior se a presso for menor. Isso implica em que a inclinao das retas V(T) diminui com a presso, como na figura (a). Quanto s hiprboles P(V), a expresso (3) nos diz que fixada a presso, o volume ser maior para uma temperatura maior. Portanto as hiprboles mais a direita representam isotermas a temperaturas crescentes, como na figura (b) acima. Os diagramas PV so utilizados freqentemente para descrever processos idealizados para os gases. importante notar que cada ponto do diagrama PV representa um estado do gs, definido por P, V e T. Assim sendo, as hiprboles so chamadas de isotermas e representam processos isotrmicos, isto , processos em que o estado do gs muda sem que sua temperatura varie. Como ficaria, no diagrama PV, um processo isovolumtrico? E um processo a presso constante?

10

Exerccio 1 Numa expanso isotrmica o gs sofre uma variao de volume de Vi para 2Vi. Se a presso inicial era Pi, qual a presso final? Represente os pontos no diagrama PV. Exemplo 1 Considere uma bolha de ar de 0,1mm3, que sobe a partir de uma profundidade de 100m do oceano. Utilizando para a densidade da gua 103Kg/m3 e supondo que a temperatura da gua seja constante (o que no realista), qual o volume da bolha quando esta atinge a atmosfera? Se a temperatura da gua constante, podemos usar a relao (4). Precisamos da presso da gua a 100m de profundidade. Da relao (2):

Peso da gua por m a 100m de profundidade Da relao (4) temos:

Como relacionar P, V e T? Vamos considerar dois pontos quaisquer, A e C, em um diagrama PV, que representem o gs ideal em dois estados diferentes, caracterizados por (Pa,Va) e (Pb,Vb). Vamos estabelecer uma relao entre as variveis que descrevem os estados A e C. Para isso, vamos considerar que o gs vai do estado A ao estado C atravs de dois processos em seqncia: (1) uma compresso isotrmica, com P = C/V (T constante) e (2) um aquecimento isobrico (V = CT, P constante). Esses dois processos esto representados na figura ao lado. Podemos escrever: Processo (1): Processo (2):

11

Queremos relacionar as duas equaes em termos dos parmetros dos pontos A e C, apenas. Reescrevemos a segunda equao.

Substituindo na primeira equao, temos:

Como Pa, Va e Ta (ou Pc, Vc e Tc) so caractersticas de um estado qualquer do gs, o que deduzimos por uma relao geral entre a presso, o volume e a temperatura do gs ideal em qualquer estado. Isso significa que se conhecemos duas dessas variveis, conhecemos tambm o estado do gs, pois a terceira fica automaticamente determinada, se conhecemos o valor da constante C. Quanto vale C? Na verdade, C s constante para determinada quantidade de gs. possvel imaginarmos dois recipientes com um determinado gs, ambos a mesma presso e temperatura, mas com volumes diferentes, por exemplo, V0 e 2V0. Qual seria a diferena? No segundo recipiente teramos o dobro da quantidade do primeiro, isto , o dobro do nmero de molculas de gs assim, a constante C proporcional ao nmero de moles n. Efetuando-se medidas da presso em N/m2, do volume em m e da temperatura em K, verifica-se que C = nR, onde R chamado constante universal dos gases e igual a 8,31 Joules/molK. A equao de estado dos gases ideais fica finalmente: (5) Exemplo 2 Considere o pneu de um carro cheio de ar presso de 3atm a 20C. Depois de rodar por uma hora, a temperatura do pneu vai a 60C e o volume se expande em 5%. Qual a presso do ar no pneu? T1 = 293 K, T2 = 333K V2 = 1,05 V1 P1 = 3 atm De (5), 12

Exerccio 2 Um cilindro com pisto contm 0.064Kg de oxignio a 1atm e 50C. A rea do pisto 0.1m. a) Qual o volume do oxignio? b) Voc quer tentar levantar o pisto, diminuindo assim a presso do gs. Verifique que para manter o volume expandindo de 0.005m (levantar o pisto em 5cm) voc tem que fazer uma fora maior do que o peso de 80Kg de massa (despreze o peso do pisto).

1.5 Trabalho mecnico na termodinmica


Considere certa quantidade de gs comprimido dentro de um cilindro com tampa mvel, isto , um pisto. O gs se expande, deslocando o pisto. Se a base do pisto tem rea A e o gs est a uma presso P, o gs exerce uma fora sobre o pisto, F = PA. Durante um deslocamento x o gs realiza um trabalho sobre o pisto dado por: W = F x = PA x = P v (6) Onde v a variao de volume do gs durante a execuo do trabalho. Essa a expresso que utilizamos para descrever o trabalho mecnico na termodinmica. possvel calcular o trabalho total realizado no exemplo mencionado? No podemos esquecer que durante a expanso a presso do gs vai diminuindo at se igualar presso atmosfrica. Vamos colocar o estado inicial e o estado final, dados por (Pi, Vi) e (Pf, Vf) no diagrama PV. Para calcular o trabalho realizado pelo gs seria preciso saber como variou a presso do gs durante a expanso. Vamos considerar como exemplo, que a presso tenha variado inicialmente com o volume, como na figura (a) ao lado. A variao total de volume pode ser dividida em pequenas variaes V. Durante uma pequena variao de volume a presso varia muito pouco e podemos consider-la constante. Ento o trabalho realizado pelo gs durante a expanso de V PV, que corresponde tambm rea do retngulo de altura P e base V. Somando as reas de todos os retngulos de alturas P diferentes obtemos a trabalho total realizado pelo gs na expanso Vi Vf, que corresponde rea sob o segmento de reta que liga o estado inicial (Pi, Vi) ao estado final (Pf, Vf). Vamos 13

considerar como um segundo exemplo que durante a expanso a presso do gs tenha variado conforme o representado na figura (b) acima. O mesmo raciocnio (usado no exemplo anterior) pode ser utilizado para calcular o trabalho realizado pelo gs. Conclumos, portanto que no caso (b) o trabalho realizado menor do que no caso (a), pois a rea sob a curva P(V) menor, embora os estados, inicial e final, sejam exatamente os mesmos nos dois casos. importante a compreenso deste ponto: h inmeros caminhos ligando dois estados de um gs e, portanto, o trabalho realizado pelo gs ou sobre o gs quando este passo de um estado a outro depende dos estados intermedirios. Em outras palavras, no basta saber o estado inicial e final do gs para sabermos quanto trabalho ele realizou, necessrio conhecer a histria do gs durante a realizao do trabalho. Exerccio 3 Uma certa quantidade de gs aquecida dentro de um cilindro com pisto mvel, a presso atmosfrica. Durante o aquecimento, o volume inicial de 0,5m dobra. Represente o processo num diagrama PV. Qual o trabalho realizado pelo gs sobre o pisto? Se a temperatura inicial do gs era de 20C qual sua temperatura final?

14

2.
Na seo anterior definimos as variveis que descrevem o estado de um gs (P,V e T) e estabelecemos uma relao matemtica entre eles, que vem da experincia. Na teoria molecular da matria, o gs consiste de um conjunto muito grande de molculas. Como entender a presso e a temperatura do ponto de vista da mecnica do movimento das molculas?

2.1 - Interpretao mecnica da presso


Para definir bem o problema vamos imaginar que as N molculas de gs estejam dentro de um recipiente cbico de aresta L. A presso P do gs indica que as molculas pressionam para fora as paredes do cubo com uma fora F tal que P = F/L. A existncia dessa fora pode ser entendida se imaginarmos que as molculas do gs esto em permanente movimento dentro da caixa e, portanto, se chocam freqentemente com as paredes da caixa. Como o nmero de molculas muito grande (da ordem de 10) e suas velocidades so muito altas, o que percebemos como presso e um efeito mdio dos choques das molculas. Em outra palavra, quando medimos a presso estamos observando uma fora constante, mdia, que corresponde a uma soma de foras intermitentes devidas aos choques das molculas com a parede. (A situao semelhante de uma panela de pipoca em que as pipocas estourassem em ritmo super-rpido: ou ouviramos um som contnuo, ao invs do som intermitente que costumamos ouvir.) Baseados nessa interpretao podemos escrever a presso em funo dos parmetros moleculares (a massa e a velocidade determinam a intensidade dos choques) e do volume da caixa (o volume da caixa determina a freqncia dos choques). Para isso vamos fazer algumas hipteses bastante simplificadoras a respeito do comportamento das molculas: 1. Vamos representar as molculas por pontos, isto , no consideramos o seu tamanho. 2. No h foras de interao entre as molculas. 3. As molculas se deslocam em linha reta, ao longo das trs direes perpendiculares1. Ao se chocarem com a parede invertem o sentido do movimento, mas o mdulo da velocidade se mantm o mesmo. 4. As molculas tm a mesma velocidade mdia em cada uma das trs direes e distribuem-se igualmente entre os trs grupos de molculas.
Se considerarmos outras direes, o resultado ser o mesmo. Embora desnecessria, a segunda parte dessa hiptese simplifica os clculos.
1

15

Calculo da fora mdia Fm Para calcular a fora mdia devido a uma molcula sobre a parede, vamos supor que: Durante cada choque com a parede a molcula atua sobre a parede com uma fora constante F durante um tempo t (veja a figura (a) abaixo). Os choques com a parede se do a um intervalo de tempo t (que o tempo de ida e volta entre duas paredes).

O clculo da fora mdia da molcula sobre a parede inteiramente anlogo ao da velocidade mdia de um carro (veja figuras (c) e (d) acima), isto : (1) Se a velocidade mdia Ca molcula V, o tempo de ida e volta entre duas paredes sempre o mesmo (hiptese 2): (2) Por outro lado, podemos relacionar a fora B e a velocidade da molcula. Se a molcula empurra a parede com a fora f, a parede empurra a molcula com fora f e, portanto, a molcula sofre uma acelerao a = - f/m. Essa acelerao corresponde a uma variao de velocidade vf vi = -v -v = -2v, durante o intervalo de tempo t (hiptese 3). Portanto: (3) Substituindo as expresses (2) e (3) em (1), obtemos: (4)

16

Essa a fora mdia exercida por uma molcula. Como as N molculas se distribuem por igual nas trs direes coordenadas, h N/3 molculas se chocando com cada parede. Portanto a fora total mdia sobre uma parede :

A presso sobre a parede fica:

Nesse modelo que descrevemos, a presso aumenta com o quadrado da velocidade das molculas (podemos tambm pensar na energia cintica), o que coerente com o modelo, pois se a velocidade aumenta, aumenta a intensidade do choque, como tambm diminui o tempo de ida e volta. Por outro lado, um aumento na densidade de molculas aumenta a freqncia dos choques com a parede. Exerccio 1 Considere um mol de oxignio e verifique que a velocidade mdia da molcula de 02, dada pelo modelo cintico, em condies normais de T e P, de aproximadamente 458 m/s. Verifique tambm que, nessas condies, dentro de uma caixa de 1m (contendo, portanto, 1/22,4x10-3 moles) ocorreu aproximadamente 458x1015 choques por segundo por cm2.

(5)

1.2 Interpretao mecnica da temperatura


Vamos agora comparar o resultado terico, baseado em um modelo molecular para o gs, com o resultado experimental para o gs ideal. Da experincia, temos: PV = nRT (6) Onde n o nmero de moles e R o constante universal dos gases (R = 8,31 J/K mol). Do modelo terico, temos:

Onde N o nmero total de molculas. Comparando as expresses podemos dizer que a temperatura T do gs proporcional energia cintica mdia das molculas do gs, se o nosso modelo for um bom modelo. Lembrando que N = n Na, onde Na = 6x10 molculas o nmero de Avogadro, e igualando as duas expresses acima, obtemos:

(7)

(8)

Podemos concluir ento que nos sistemas que se comportam como gases ideais e que tm semelhana com nosso modelo terico, a temperatura uma medida da energia cintica mdia das molculas (que no caso estudado apenas de translao). 17

Assim, imaginamos que nesses sistemas um aumento de temperatura corresponde a um aumento de velocidade mdia das molculas. Mas como saber se o nosso um bom modelo? (bom para que?). Se pudermos explicar outros resultados experimentais (alm de PV = nRT) interpretando a temperatura como medida da energia cintica mdia das molculas, isso significa que essa interpretao ampliou nossa compreenso dos sistemas termodinmicos, e portanto, nosso modelo um bom modelo. Isso de fato ocorre com a teoria cintica como vemos mais adiante. Para finalizar cabe observar que entre os gases que se comportam como gases ideais, em determinadas faixas de temperatura, so propriedades importantes, com relao ao problema em questo: so pouco tensos (em comparao com lquidos e slidos) e suas molculas so pouco interagentes. Essas propriedades tem correspondncia com as hipteses 1 e 2 de nosso modelo. Exerccio 2 Compare as velocidades mdias do hidrognio e do oxignio a uma mesma temperatura T. Pense nessa explicao para o seguinte problema: a velocidade do som no ar de 331 m/s, prxima da velocidade media das molculas de 02 e muito menor do que a velocidade mdia das molculas de H2, Voc saberia explicar por qu? E ainda: por que apesar da velocidade mdia ser to grande, o cheiro do gs (amnia, por exemplo) demora um pouco a chegar do outro lado da sala?

18

3.
3.1 Quando a energia mecnica no se conserva
Em nossa discusso sobre conservao de energia mecnica vimos que s possvel afirmar que ela se conserva nas situaes em que o trabalho das foras que agem no sistema no depende do caminho (veja a figura abaixo).

Considerando-se o trabalho desse tipo de fora, a aplicao do princpio experimental da mecnica de que a acelerao proporcional fora que age sobre o corpo e inversamente proporcional a sua massa (a = F/m) permite estabelecer um princpio de conservao de energia mecnica, ou energia de movimento. O diagrama abaixo resume as idias que discutimos:

19

A conservao de energia mecnica expressa idia de que, para foras do tipo 1, a energia de movimento pode se esconder temporariamente sob a forma de energia potencial (de movimento), mas reaparece depois, na mesma quantidade, sem se perder (por exemplo, o pndulo ideal sem atrito, o planeta em rbita elptica, bola que sobe-desce sob a ao da fora gravitacional na situao ideal, sem perdas). Como descrever as situaes (to freqentes) em que a energia de movimento (aparentemente) desaparece? Qual o princpio que rege as situaes em atuam outros tipos de fora? A busca desse princpio, entre outras coisas, levou os fsicos do sculo passado a identificar o calor como uma forma de energia e assim a estabelecer o princpio de conservao de energia. Nesse captulo, vamos discutir esse princpio, escrever a equao correspondente e fazer algumas aplicaes. Vamos relembrar a descrio da mecnica atravs de um exemplo. Exemplo (a) Considere um sistema massa M - mola k, ideal que definiremos como o sistema A. O sistema A oscila, sem atrito com o cho. Para simplificar nosso estudo, vamos nos fixar numa parte da oscilao. Na descrio da mecnica, dizemos que o sistema A possui, em qualquer instante:

Podemos reescrever a ltima relao, que expressa a conservao da energia mecnica da seguinte forma: (1) A variao da energia mecnica zero.

20

(b) Vamos agora supor que o sistema empurra outro corpo, o bloco M, que chamaremos de sistema B. Podemos dizer que o sistema A realiza trabalho sobre o sistema B, pois exerce uma fora sobre o bloco M e o desloca. Nesse caso, a energia mecnica total dos dois sistemas (Sistema A + sistema B) : , ou 0 (2) Queremos reescrever essa relao de outra forma. Observe que a variao da energia cintica do bloco adicional M (sistema B) pode ser vista como o trabalho realizado pelo sistema A (massa M mola k) sobre o sistema B (bloco M), isto , (3) Comparando as situaes (a) e (b) verificamos que no caso (b) o sistema A perde parte de sua energia mecnica para o sistema B. Substituindo (3) em (2), obtemos: , ou seja, (4) A energia mecnica, ou de movimento, perdida pelo sistema A transformou-se em energia de movimento do sistema B atravs do trabalho de A sobre B. (c) Vamos considerar agora uma terceira situao em que a superfcie inferior do bloco adicional de massa M muito spera e, portanto o atrito entre este bloco e o cho no pode ser desprezado. Nesse caso, podemos escrever que a variao da energia cintica dos dois blocos entre dois pontos quaisquer i e f igual ao trabalho da fora resultante, isto , Que pode ser reescrita na forma

O lado esquerdo da equao corresponde variao da energia mecnica do sistema A. No lado direito, a variao da energia cintica do bloco adicional M pode ser interpretada como o trabalho realizado pelo sistema A (massa M mola k) sobre o sistema B (bloco m). Ento temos: (5) Comparando as equaes (4) e (5), verificamos que elas expressam idias fundamentalmente diferentes: no primeiro caso a perda de energia do sistema A transformou-se em energia de movimento do sistema B; no segundo caso, a perda de energia de movimento do sistema A transformou-se em parte na energia de movimento do sistema B e a outra parte no aparece como energia de movimento de nenhum outro corpo. Parte da energia de movimento virou outra coisa. Hoje sabemos que essa outra coisa o calor, que pode ser considerado como energia em trnsito. Mas para se estabelecer isso foi preciso medir o calor e verificar

21

se era igual energia mecnica perdida2. Vamos ver uma das formas como isso foi feito. Vamos comparar dois processos de aquecimento de um corpo: no processo 1 o aquecimento se d atravs de fornecimento de calor e no processo 2 o aquecimento se d atravs de perda de energia mecnica (ou trabalho com atrito). A idia mostrar como se chegou concluso de que calor e energia de movimento eram equivalentes um ao outro. Vamos considerar um sistema composto de uma certa quantidade de gua e que levado de um estado inicial (V, Ti) a um estado final (V, Tf) tal que Tf > Ti (O volume da gua varia muito pouco durante um aquecimento). Processo 1 Levamos a gua da temperatura inicial Ti temperatura Tf aquecendo a gua na chama de um fogo. No temos maneira de descrever esse processo em termos de realizao de trabalho, mas podemos medir a quantidade de calor Q fornecido gua.

Processo 2 Levamos a gua de Ti a Tf atravs de um processo de atrito. Imaginemos que uma hlice de barco em miniatura colocada dentro do recipiente e posta em movimento at que a gua atinja a temperatura Tf. Para manter o movimento das ps da hlice preciso realizar trabalho contra o atrito com a gua. A quantidade de trabalho realizado pelas ps pode ser medida utilizando-se a queda de pesos, como na figura. Quanto ao balano de energia podemos escrever que a hlice perdeu sua energia mecnica realizando trabalho contra o atrito, isto , . Mas onde est a energia perdida, se a gua no ganhou energia de movimento? No h variao de energia cintica e potencial da gua. A mudana que observamos na gua o seu aumento de temperatura, pois a gua sofreu o mesmo aquecimento do processo 1. Uma forma de manter nossa f no princpio de conservao de energia dizer: a energia mecnica perdida da hlice foi absorvida pela gua na forma de calor e o calor recebido pela gua representa um acrscimo de energia da gua. , ento: Nesse caso, se E a conservao de energia implica em que Isto , Q = - Watrito. Nesse caso, o calor fornecido pela chama no processo 1 deve ser igual quantidade de trabalho realizado pelas ps no processo 2.
At que essa nova idia surgisse e fosse aceita, acreditava-se que o calor era uma espcie de fluido independente que existia nos corpos e que se conservava nas trocas entre os corpos.
2

22

Essa experincia, e outras empregando trabalho eltrico, por exemplo, foram repetidas inmeras vezes pelos cientistas do sculo passado at estabelecer que a relao calor/trabalho era sempre a mesma, o que permitia concluir que toda energia mecnica perdida virava calor, o qual deveria se transformar num acrscimo de energia do sistema receptor. Decidiu-se ento que fornecer uma quantidade de calor de 1 caloria era equivalente a realizar um trabalho de 4,186 Joules. Conclumos assim que um sistema perde energia ao realizar trabalho sobre outro corpo ou por ceder calor. Essas duas idias so expressas atravs da equao: (6)

Onde Q positivo quando o sistema recebe calor e negativo quando perde calor, e W positivo quando o sistema realiza trabalho e negativo quando algum trabalho realizado sobre o sistema. Essa equao expressa a conservao de energia, pois diz que a energia de um sistema s varia se vier de outro sistema, seja sob a forma de calor, seja sob a forma de trabalho. Outra forma de escrever a conservao de energia : Onde sistema isolado um sistema que no troca energia com o seu ambiente, ou ainda, Nesses casos, na equao no se explicitam as possveis formas de transmisso de energia. Exemplo 1 Vamos discutir o aquecimento de um gs dentro de um recipiente com mbolo atravs de dois processos: (i) o mbolo est fio e (ii) o mbolo livre para se deslocar. Como varia a energia em cada um desses processos? No primeiro processo, o volume est fixo, portanto a variao da energia do gs provavelmente do calor recebido, isto , E(i) = Q. No segundo processo, a variao da energia se deve a dois fatores simultneos: ganho de energia devido ao calor recebido e perde de energia devido realizao do trabalho de expanso. Ento, E(ii) = Q W, com Q > o e W > o. Se a mesma quantidade de calor for fornecida nos dois processos, teremos E(i), > E(ii) . Sugesto: represente os dois processos num diagrama p v. Represente o trabalho realizado pelo gs nos dois diagramas.

23

3.2 Energia e Funo de Estado


No item anterior discutimos o estabelecimento do princpio de conservao de energia em que afirmamos, no exemplo analisado, que a energia da gua aumenta, quando esquenta, pois recebe a energia mecnica desaparecida da hlice. Mas como definir melhor a energia da gua? fundamental notar que o que muda atravs do processo de aquecimento da gua, nesse caso o estado termodinmico da gua. Se antes do aquecimento ela estava no estado termodinmico definido por (Vi, Ti) o aquecimento leva-o para o estado (Vf, Tf). Podemos associar ao estado inicial uma energia Ei e ao estado final uma energia Ef, com . Dizemos que a energia uma funo de estado, isto , alm das variveis termodinmicas que descrevem o estado do sistema, presso, volume, temperatura, h outra grandeza que tambm caracteriza o estado que a energia. Assim a diferena de energia entre dois estados sempre a mesma, seja qual for a forma como se d a mudana de estado (s troca de calor, como no aquecimento com chama; s realizao de trabalho, como no caso da hlice; ou troca de calor e trabalho simultneos, como no exemplo 1, processo (ii) ). Podemos representar essa idia no diagrama p V de um gs ideal, considerando dois processos diferentes: O estado i definido pelas variveis de estado (pi, Vi) e tambm por uma energia Ei ( pi, Vi) O estado f definido pelas variveis de estado (pf, Vf) e tambm por uma energia Ef (pf, Vf) O processo (i) representa uma expanso sem troca de calor (veremos um pouco mais adiante que, no diagrama pV, a curva que descreve os processos sem troca de calor uma hiprbole) e o processo (ii) representa uma combinao de um resfriamento a volume constante e posterior expanso a presso constante. Em outras palavras, Processo (i) s realizao de trabalho, E = Ef Ei = - W(i) Processo (ii) perda de calor + realizao de trabalho, E = Ef Ei = Q W(ii) (Q < 0) Apesar de muito diferentes, os dois processos ligam os mesmos estados i e f e, portanto E o mesmo nos dois casos.

24

3.3 Calor e Movimento Desordenado: A Interpretao da Mecnica do Calor


Baseados em nossa interpretao mecnica da temperatura (temperatura proporcional energia cintica, no gs ideal), podemos interpretar o fluxo de calor tambm de forma mecnica. Para isso, vamos tomar como exemplo uma certa quantidade de gs dentro de um cilindro com pisto mvel que tenha sido aquecido com o mbolo fixo. Se aps o aquecimento soltamos o mbolo, a temperatura e a presso do gs tendero a se igualar a temperatura e presso ambientes. O que ocorre com as molculas do gs? As molculas de gs, em seu movimento desordenado, chocamse contra as paredes fixas e o mbolo. Em decorrncia ocorrem dois processos simultneos: 1 Os choques das molculas empurram o pisto mvel (trabalho); 2- Os choques com o mbolo e as paredes aumentam o movimento (oscilatrio) das molculas das superfcies do pisto e da parede. Esse aumento do movimento propaga-se atravs do pisto e das paredes. Essa propagao do aumento do movimento desordenado das molculas constitui-se no fluxo de CALOR. E, assim, a perda de energia do gs (o sistema em questo) se d: Calor (aquecimento das paredes/pisto/atmosfera) E Trabalho = pV (movimento do pisto) Dentro dessa interpretao tambm podemos entender o que a energia da gua aquecida. Se o aquecimento aumento de temperatura, tambm aumento de energia de movimento das molculas. Nesse sentido, a energia de movimento das ps no desapareceu, mas transformou-se em energia de movimento das molculas de gua. uma energia de movimento interno, ou uma energia interna, de movimento microscpico, desordenado, invisvel a olho nu. O que desapareceu foi apenas o movimento microscpico, ordenado, visvel. Essa idia mais fcil de aceitarmos hoje, quando a teoria molecular da matria j dada do senso comum. Entretanto, no sculo XIX havia intenso debate em torno do problema, sendo que grande parte dos fsicos era totalmente contrria a essa idia.

25

3.4 Energia Interna no gs ideal


Podemos utilizar o modelo que construmos para o gs ideal monoatmico e a interpretao que demos para a temperatura, baseados nele, para obtermos a energia interna do gs ideal. No modelo, conforme discutimos no captulo 2, as molculas tm apenas energia cintica, e, portanto a energia interna do gs ideal a soma das energias cinticas das molculas, isto ,

Teoria: Podemos utilizar a teoria que desenvolvemos no captulo 2 para o gs ideal monoatmico para escrever E em funo das variveis de estados mais precisamente, em funo da temperatura utilizando a equao (8) do captulo 2, temos, para N molculas,

Pois

= nmero de moles n (Na = n de Avogadro). Obtemos assim que a

energia interna do gs ideal monoatmico, em nosso modelo confrontado-com-aexperincia dada por: (7) E, portanto, E depende apenas da temperatura. Esse resultado para o modelo do gs ideal confirmado experimentalmente para os gases monoatmicos que tem comportamento ideal e, portanto obedecem a equao de estado para o gs ideal PV = nRT. Experincia: Verifica-se, por exemplo, que o Helio (He) e o argnio (A), que so gases monoatmicos, apresentam o seguinte comportamento. Para aquec-los de 1 grau de temperatura, com o volume fixo, preciso fornecer 12,47J por mol de calor. Essa quantidade de calor, e portanto de energia, de exatamente R. Da teoria, teramos:

Dessa maneira, a teoria faz uma previso correta de um outro resultado experimental e portanto uma boa teoria pois ajuda-nos a ampliar nossa compreenso do gs.

26

Exerccio 1 Os estados i e f do gs ideal tm a mesma energia E (Ei = Ef = E), pois correspondem mesma temperatura. Descreva os processos (i) e (ii). Houve troca de calor? Houve realizao de trabalho? Escreva a equao de conservao/troca de energia para cada um dos processos. Calcule o trabalho realizado no processo (ii). Quanto calor foi trocado nesse processo? Descreva o que ocorre com as molculas do gs em cada um dos processos.

3.5 O Gs Ideal Numa Transformao Sem Troca de Calor


Uma transformao em que no h troca de calor entre o sistema em estudo e o meio chama-se transformao adiabtica. A partir da conservao de energia podemos deduzir uma equao de estado para o gs ideal (uma equao que relaciona a presso pi e o volume Vi no incio da transformao com a presso pf e o volume Vf no final da transformao). Se a transformao sem troca de calor, ento a variao da energia interna igual ao trabalho realizado, isto , Como para o gs ideal monoatmico temos , numa pequena variao de volume V, a energia interna perdida -pV. Ento: No gs ideal, a presso dada em qualquer estado, por p = nRT/V. Substituindo acima, temos:

Para uma temperatura qualquer T do processo, = rea do pequeno retngulo da figura a. Para o volume V correspondente do processo, = rea do pequeno retngulo da figura b. Se a temperatura varia de Ti a Tf, temos que considerar as reas sob as curvas e o resultado do clculo integral nos d

Portanto:

(8)

27

Assim, durante qualquer processo adiabtico (sem troca de calor) vale a relao entre T e V para um gs ideal monoatmico.

Representao no Diagrama pV: Para representar um processo adiabtico no diagrama pV precisamos de uma relao entre p e V. Essa relao pode ser obtida usando a equao de estado do gs ideal, PV = nRT, que vale para qualquer processo. Escrevendo e substituindo acima, obtemos

Ou pV5/3 = V02/3(nRT0) = cte. Para uma transformao adiabtica do gs ideal monoatmico vale ento a relao:

E a curva que representa essa transformao uma hiprbole.

28

4. Os processos da natureza tm uma direo: a Entropia cresce


O princpio da conservao da energia foi preservado e ampliado na termodinmica, ao incluir os processos com fluxo de calor: essa , at hoje, para ns, uma lei da natureza, pois no encontrou-se nenhuma situao em que tenha sido violada. Esse princpio diz que parte da energia interna de um sistema pode transformar-se em trabalho e/ou calor cedido para outro sistema, ou, alternativamente, que calor fornecido a um sistema pode transformar-se em aumento de sua energia interna e trabalho realizado por ele.

Trabalho

Energia

Energia

Calor

Calor

Trabalho

E = Q W

Q = E + W

Nesse ltimo caso, imaginou-se que seria possvel construir mquinas que recebessem calor e que transformassem todo esse calor em trabalho. A procura da maximizao na transformao CALOR TRABALHO levou o homem do sculo retrasado a perceber que havia outra lei da natureza que deveria ser levada em conta. Existe uma direo para os processos da natureza que no pode ser violada. Exemplos bvios dessa direo so: O fluxo de calor sempre se d do corpo mais quente para o mais frio (em um pas tropical a gua da chaleira sempre perde calor para o ar e o gelo sempre ganha calor do ar, e nunca o contrrio, isto , a gua no esquenta tirando calor do ar e o gelo no esfria cedendo calor para o ar. O gs sempre tende a ocupar o espao vazio e nunca a se "encolher" (o ar comprimido sempre sai pra fora da bexiga e nunca se "aperta" ainda mais l dentro).

29

Todo movimento de translao, na ausncia de um motor, transforma-se em calor.

Como transformar essas observaes da natureza em uma lei fsica expressa matematicamente? Verificamos que nesses processos a variao da energia interna pode se dar tanto no sentido do aumento quanto no sentido da diminuio da energia interna. Na fuso do gelo Egelo < 0, no resfriamento da gua da chaleira Egua < 0, no atrito do corpo em translao Ecorpo < 0. O que h de comum entre estes fenmenos? Uma footnote{Veja notas sobre entropia, no final deste texto} das formas que utilizamos hoje para explicar estes fenmenos dizer que em todos eles h um aumento da DESORDEM, no sentido de que a localizao das molculas torna-se mais indefinida, com o passar do tempo. Vamos discutir caso por caso: 1. Gelo derrete: as molculas do gelo tm posio muito mais bem definida do que as molculas de gua. No podemos mais dizer, quando o gelo derrete, "qual molcula casada com qual, onde mora cada uma".

2.

gua quente esfria: Nesse caso, podemos dizer que as molculas "rpidas" esto na gua quente. Quando a gua esfria, o ar se aquece e as molculas rpidas esto por todo lado. Poderamos comparar: durante a chuva todos se esconderam nas lojas e supermercados; depois da chuva, alguns continuaram suas compras, outros se espalharam pelas ruas, a desordem aumentou. Observe que aqui a ordem da gua aumentou, mas a ordem do todo, gua mais meio, diminuiu.

30

3.

As molculas de gs que se encontravam confinadas dentro da bexiga se espalham por todo o espao. A desordem, no sentido de "quem mora onde", aumentou.

4.

Bloco em atrito: O bloco pra seu movimento devido ao atrito com o cho. o movimento ordenado, de translao, das molculas do bloco, se transformam em aumento do movimento desordenado das molculas do bloco e do cho.

Precisamos exprimir essas ideias quantitativamente, isto , falta-nos definir uma funo caracterstica do estado do sistema associada sua ORDEM, e estabelecer a relao entre essa funo e a energia interna, o calor e a temperatura. O exemplo da gua que esfria mostra que nem sempre a desordem do sistema que aumenta, mas sim a desordem do todo, SISTEMA + MEIO. A grandeza inventada para medir a desordem chama-se ENTROPIA. A entropia S de um sistema "grande" ou "pequena" se sua desordem "grande" ou "pequena" (um cubo de gelo tem menor entropia que um cubo de gelo derretido). Dessa maneira expressamos nosso entendimento dessa lei da natureza dizendo que: A ENTROPIA DO UNIVERSO SEMPRE AUMENTA, ou, numa expresso matemtica:

(Obs: a palavra "forte" universo utilizada propositalmente para lembrar-nos que a entropia do todo que cresce, e no de uma parte.)

31

4.1 Como se mede a entropia?


Vamos definir matematicamente a grandeza entropia com base em um exemplo, visando dar-lhe uma ideia do porque o conceito assim definido.

Vamos considerar o nosso sistema modelo, o gs ideal, passando por dois processos diferentes: Expanso isotrmica de volume V 2V temperatura T1. 1. 2. Expanso isotrmica com mesma variao de volume temperatura T2 (T2 < T1). A energia interna do gs constante nos dois processos, pois a temperatura mantida constante (a energia interna do gs ideal dada por E = 3/2nRT, como mostramos no captulo anterior). Portanto nos dois processos, todo o calor que o gs recebe transformado em trabalho, ou seja, Como o trabalho menor no primeiro caso, temos tambm:

possvel calcular o trabalho em cada um dos casos. O trabalho realizado pelo gs durante uma "pequena" expanso V W = pV. Utilizamos a equao de estado do gs ideal PV = nRT para escrever P, ento: (T constante na isoterma) Na expanso de um volume Vi inicial at um volume Vf final, preciso calcular a rea sob a curva 1/V entre Vi e Vf. O clculo integral nos d o resultado figura). Ento: (vide

32

Para o processo 1, Q1 = W1 = nRT1ln(2) e para o processo 2, Q2 = W2 = nRT2ln(2). Vamos agora discutir a variao da desordem , ou da entropia, em cada um dos dois processos. 1 ideia: Toda vez que um sistema recebe calor, ou aumenta a energia cintica das molculas, e portanto seu movimento desordenado, e/ou aumenta o espao ocupado pelas molculas (expanso), portanto a "desordem" na sua localizao aumenta. Assim, podemos imaginar que a variao da entropia seja proporcional ao calor recebido: (Calor recebido) Para o exemplo acima teramos S1 Q1 T1 e S2 Q2 T2. 2 ideia: No processo isotrmico, como muda a "desordem" do gs ideal? Como a temperatura permanece constante, a velocidade mdia das molculas no varia. Entretanto, a expanso implica em que as molculas passam a ocupar um espao maior, e portanto se encontram mais desordenadas. Como a variao de volume a mesma para os dois processos, vamos dizer que a variao de entropia a mesma para os dois processos. Ento: Para que esse resultado seja compatvel com a primeira ideia, devemos ter a variao da entropia inversamente proporcional temperatura, porque assim: e E portanto S2 = S1. Restaria ainda uma pergunta. Se o calor recebido no processo 1 maior do que o recebido no processo 2, porque no maior o aumento da desordem nesse processo? Ocorre que, nesse caso, da transformao isotrmica, todo calor recebido transformado em trabalho, ou seja, em movimento ordenado (do pisto, por exemplo) e portanto o aumento da desordem est associado apenas com o aumento do espao ocupado. Essa discusso foi feita para tentar mostrar que a definio termodinmica da entropia algo mais do que uma definio matemtica. A entropia para os processos idealizados, de equilbrio, definida como: Nos casos em que o sistema perde calor, Q negativo, e portanto a variao da entropia tambm negativa. Observe que a partir dessa definio possvel medir as variaes de entropia de um sistema qualquer. O grfico abaixo um exemplo desse tipo de medida.

33

Entropia do HCl. (Clculo numrico a partir de medidas de capacidade trmica)

Exerccio: Suponha que nos dois processos isotrmicos discutidos acima seja fornecida a mesma quantidade de calor Q1 = Q2. Como se modificam os trabalhos de expanso, W1 e W2? Represente no diagrama P V os dois processos, como a modificao proposta e explique as diferenas qualitativas entre os dois processos. Compare as variaes de entropia nos dois processos e tente explicar qualitativamente a diferena entre S1 e S2.

4.2 A entropia uma funo do estado do sistema


J discutimos anteriormente que cada estado do sistema est associado uma energia interna e, portanto, que a variao de energia entre dois estados no depende do processo. Dizemos que a energia interna E funo do estado, isto , E = E(p,V). O mesmo no vale para o trabalho realizado e o calor recebido durante o processo (compare W e Q para os processos 1 e 2 que ligam os mesmos estados i e f). E a entropia? Se a entropia caracteriza a desordem do sistema em um determinado estado, independentemente de como o sistema "chegou l", a entropia deve ser uma funo do estado, assim como a energia interna. Como aceitar isso, se a variao de entropia proporcional ao calor recebido e o calor recebido depende da "histria" do sistema? Vamos utilizar novamente o gs ideal monoatmico como exemplo, para mostrar que isso possvel. Vamos tomar dois estados do sistema, i e f, e vamos supor que podemos levar o sistema de i a f por dois caminhos diferentes, em que a quantidade de calor fornecida ao sistema diferente para cada caso. E mostraremos que, apesar disso (QA QB), a variao da entropia nos dois processos a mesma.

34

A figura acima representa o caminho A constitudo por uma transformao isotrmica (T constante), seguida por uma transformao adiabtica (sem troca de calor) e o caminho B constitudo por uma transformao adiabtica, seguida por uma transformao isotrmica. Clculo da variao da entropia S Sf - Si. A entropia do sistema no varia nos processos adiabticos, pois nesses processos o sistema no recebe e nem cede calor, portanto Q=0 e SiB = SAf = 0. Nos processos isotrmicos, a energia interna no varia (a temperatura constante), e portanto todo calor recebido transformado em trabalho, isto , e Podemos ento utilizar os resultados da discusso na seo anterior (discusso que precede a equao (2)) e escrever

Portanto, a variao de entropia no caminho A : E a variao de entropia no caminho B :

35

Queremos provar que Sa = SB, portanto precisamos mostrar que VA/Vi = Vf/VB. Para isso, vamos utilizar as relaes entre volume e temperatura nos processos adiabticos. Da ltima seo, captulo 3, temos Processo A f Processo i B
/ /

= =

/ /

= =

/ /

= =

/ /

Comparando as duas relaes obtidas, temos = Como queramos demonstrar. Verificamos ento que a diferena de entropia entre dois estados do gs ideal a mesma, para dois caminhos diferentes, entre dois estados. Com um pouco mais de trabalho e com as ideias do clculo infinitesimal pode-se provar que a diferena de entropia a mesma para qualquer caminho entre os dois estados e portanto a entropia definida a partir da relao = uma funo caracterstica do estado atual do sistema e no depende do seu passado. ou =

4.3 Variao de entropia nos processos reais e nos processos ideais


Processos ideais: Discutimos no captulo 1 que a termodinmica que estudamos se aplica a estados de equilbrio, em que densidade e a temperatura so as mesmas em todas as partes do sistema. Essa propriedade simplifica muito o estudo, porque precisamos de um nico nmero para a temperatura do sistema, em cada estgio do processo. Assim, estudamos processos em que o sistema vai de um estado a outro passando por estados de equilbrio sucessivos, os quais representam uma curva contnua no diagrama V-T ou p-V (veja a figura adiante). Para esses processos idealizados, verificamos, usando o exemplo do gs ideal monoatmico, que a variao e entropia dada por . Processos reais: Nos processos reais, quando o calor flui para o sistema, por exemplo, a temperatura no pode ser a mesma em todos os pontos do sistema, durante o processo (veja a figura).

36

No entanto, podemos esperar, aps o aquecimento, que o sistema atinja uma temperatura homognea em todo o seu volume, isto , atinja um estado de equilbrio. Dessa maneira, o estado inicial e o estado final, no processo ideal e no processo real podem ser os mesmos. Sendo assim, se conhecemos a variao de entropia no processo ideal, conhecemos tambm a variao de entropia no processo real, isto , = , embora a passagem de um estado a outro se d de formas diferentes no processo real e no processo ideal. exatamente por isso que o estudo de processos ideais tem significado porque podemos utilizar os processos ideais para calcular o que ocorre nos processos reais. Para finalizar, devemos dizer que nos processos reais, temos Como entender isso? Vamos comparar: Processo ideal Processo real =

E = Como compatibilizar essas trs relaes? A explicao que o calor absorvido no o mesmo no processo real e no processo ideal. 37

Exerccios
1) Um cubo de gelo de 8,00 g est a -10C e lanado em uma garrafa trmica que contm 100 cm3 de gua a 20C. Escreva equaes para a variao da energia da gua e a variao da energia do gelo. Obtenha a temperatura final de equilbrio. Obtenha a variao da entropia do gelo, durante a fuso. Dados: capacidade trmica do gelo - 0,52 cal/C, calor de fuso do gelo - 80 cal/g.

2) Considere um certo volume de gs ideal que comprimido a temperatura constante at atingir metade de seu volume inicial. Escreva a equao para a variao de entropia do gs, utilizando a definio de variao de entropia para processos ideais. Verifique que voc pode escrever a variao de entropia numa pequena expanso como . Utilize o resultado do clculo integral para a rea sob a

curva de para obter para a variao total de entropia 2 . Discuta porque a variao de entropia nesse caso negativa para o sistema. O que podemos afirmar sobre a variao de entropia do meio que envolve o sistema (o gs ideal, no caso)?

38

Para concluir este captulo, vale a pena resumir as ideias e conceitos que so muitos.

Existe uma direo nos processos da natureza, a direo da desordem Precisamos inventar uma forma de medir a desordem

O parmetro para medir a desordem deve caracterizar o estado do sistema e no deve depender de sua histria.

Variao da entropia obedece os requisitos acima

0 a desordem do universo sempre aumente

39

5. A energia livre diminui - essa a direo nos processos de troca de energia em sistemas bioqumicos ou bioenergtica
Vamos resumir o estudo que fizemos at aqui. Discutimos detalhadamente os dois princpios fundamentais da termodinmica: A ENERGIA DO UNIVERSO CONSTANTE A ENTROPIA DO UNIVERSO SEMPRE AUMENTA Utilizando como sistema modelo, para entender melhor o funcionamento dessas leis, o gs ideal. Como aplicar esses princpios no caso de sistema bioqumicos? Em primeiro lugar, precisamos definir o sistema bioqumico de que vamos falar. Um dos interesses da bioqumica analisar as relaes qumicas que ocorrem nos organismos vivos do ponto de vista das trocas de energia que ocorrem durante essas reaes. Nesses casos, o sistema termodinmico o conjunto de tomos que participam da reao, por exemplo, na reao: 2 2

O sistema composto dos tomos de C, H e O. O estado inicial do sistema definido pela presso, temperatura e nmero de moles iniciais: , , , , , E o estado final pela presso, temperatura e nmero de moles finais: , , , , ,

Se na situao inicial temos s metano e oxignio, = = , e se a = = . situao final corresponde a de uma reao completa, ento Assim, no case das reaes qumicas temos outras variveis de estado, alm da presso e da temperatura, que so os nmeros de moles dos vrios compostos. Nos processos bioqumicos, muitas vezes p e T no variam, portanto pi = pf e Ti = Tf. Como utilizar os dois princpios fundamentais no estado dessas reaes? Como prever ou explicar o sentido das reaes? A tabela abaixo exemplifica vrios processos termodinmicos espontneos. A tabela mostra que no h uma regra, em termos da variao da energia, ou da entropia, para estabelecer a direo dos processos: h processos com variaes positivas de E e S, outros com variaes negativas de E e S e ainda outros processos em

40

que as variaes tem sinais opostos. Alm disso, a temperatura um parmetro essencial no desencadeamento de certos processos. Processo Gelo derrete gua quente esfria gua congela 6 6 2 T grande pequena pequena Qualquer pequena pequena Qualquer grande E + 0 + S + + + + +

2 Expanso livre e adiabtica de um gs Elstico esticado se encolhe

Um exame mais cuidadoso da tabela mostra alguma regularidade, porm, como mostra a tabela seguinte: E + S + +

T grande T pequena T qualquer

A temperaturas altas ocorrem os processos com aumento de entropia do sistema, mesmo que a energia do sistema tambm aumente. temperaturas baixas podem ocorrer processos com diminuio da entropia do sistema, se a energia do sistema diminui. Os processos em que a entropia do sistema aumenta e a energia diminui ocorrem a qualquer temperatura. At aqui podemos fazer uma anlise qualitativa dos processos espontneos, a partir da tabela. Vamos mostrar a seguir que possvel definir uma funo do estado do sistema que descreve essa briga entre energia e entropia, sob o comando da temperatura. Exemplo: Verifique, para os processos a temperatura constante, que a tabela acima coerente com o princpio fundamental de que a entropia do universo (sistema + meio) sempre aumenta. Suponha que toda a variao de energia do sistema se d por troca de calor. Soluo: Temos ento: 0 <0 , , = = 0 <0 = = Ssist + Smeio + + +

Escrevemos para a variao da entropia do universo: Se a variao de entropia do meio :

Podemos utilizar os dados da tabela anterior para escrever uma outra tabela: E T Ssist + Grande Pequena Quaiquer -, pequena +, grande + + +

41

A temperaturas baixas a energia manda, e deve diminuir. A temperaturas altas, a entropia manda, e deve aumentar. Observe que tudo isso se refere agora ao sistema, e no ao universo todo.

5.1 Energia Livre


Vamos ento mostrar, a partir dos dois princpios fundamentais (Eu = 0, Su > 0) que possvel definir uma funo, associada ao estado do sistema, que descreve a briga energia entropia sob o olhar da temperatura. Essa funo, chamada energia livre, tem a propriedade de diminuir sempre, em qualquer processo a temperatura e presso constantes. Para entender como surge essa funo, vamos considerar um sistema que troca calor e trabalho com o meio, a temperatura e presso constantes (esse sistema poderia ser, por exemplo, uma mistura de gases que reagem dentro de um recipiente com mbolo. Na reao h emisso de calor e expanso do sistema). Os dois princpios dizem que: = Queremos utilizar essas duas relaes para o sistema + meio para obter uma relao apenas para o sistema. Vamos considerar que: A variao de energia do sistema : = A variao de energia do meio : = A variao do volume do meio igual variao do volume do sistema, em mdulo, isto : = Utilizando as relaes (3), (4) e (5) em (1), obtemos que o calor recebido pelo meio igual ao calor perdido pelo sistema, isto : = =

Onde a segunda igualdade vem da relao (3). Para a variao de entropia do meio, podemos escrever:

(veja o captulo anterior). Utilizando a relao (6) obtemos:

42

Substituindo essa ltima relao em (2), temos: Podemos multiplicar a segunda desigualdade por (-T) e mudar a ordem dos termos para obter: 7 A partir dos dois princpios para o universo escrevemos uma relao que envolve apenas as variveis do sistema, para um processo a T e p constantes. Observe que a briga entropia energia est presente: como a soma dos termos deve diminuir, ou diminui a energia, ou aumenta a entropia, e o coeficiente do segundo termo diz que a baixas temperaturas a variao de entropia que sobressai. Vamos agora definir uma funo que chamaremos de energia livre do sistema e que dada por: Em um processo a presso e temperatura constantes, a variao da funo G dada por: = = = 8 Comparando com a expresso (7) acima, verificamos que, em todo processo a T e p constantes, devemos ter: , 9

Assim, a funo energia livre deve diminuir sempre, nos processos a T e p constantes. essa funo, a energia livre, que examinada nos processos bioqumicos de troca de energia. Exemplo 1: Na combusto do metano, na reao 2 A temperatura e presso ambientes (p = 10atm e T = 25C) h liberao de calor (o sistema perde 890,36 KJ de calor) e diminuio de entropia (S = 242,67 J/K). Verifique, analisando a variao de energia livre, se esse um processo permitido pela direo da natureza. Soluo: A variao da energia livre nesse processo ; Portanto Q = E + pV e Mas Q = 890,36 KJ e S = -242,67 J/K. A temperatura de T = (25 + 273,15)K = 298,15 K, obtemos G = -890,36 KJ + 72,35 KJ = -818,01 KJ A variao de energia livre negativa, portanto o processo permitido, segundo nossa teoria. 43

5.2 Energia livre do Gs ideal


Vamos obter uma expresso para a energia livre do gs ideal em funo de sua temperatura e presso. Para isso, vamos considerar um gs ideal em um processo idealizado, a temperatura constante, mas com a presso variando. Da definio de energia livre: Uma pequena variao em que apena T fica constante = = Portanto, = Para obter a variao total de energia livre no processo i f preciso calcular a rea abaixo da curva no segundo diagrama acima (V-p). para isso, precisamos escrever o volume em funo da presso. Da equao de . estado para o gs ideal = Substituindo em (10), temos: = E = =

Reescrevemos a ltima equao,

Fazendo pi = 1atm e pf = p (qualquer), temos para a energia livre do gs ideal:

44

5.3 Variao da energia livre numa reao


A variao da energia livre nas reaes bioqumicas geralmente descrita em funo das concentraes dos reagentes. Para entender porque, vamos considerar uma reao simples entre dois gases que, para nosso propsito, vamos considerar ideais. Vamos considerar a reao: A presso e temperatura constantes. Durante a reao temos uma mistura de O e O2, mas a medida que o O2 se forma, a concentrao X1 de O diminui e a sua presso parcial p1 tambm diminui. Ao mesmo tempo, a concentrao X2 de O2 e a presso parcial p2 de O2 aumentam. Vamos considerar um determinado estado do sistema com concentraes X1 e X2, como na figura abaixo: = = = = = = =

A energia livre de 2 moles de O presso p1 e temperatura T , segundo a equao (11): E a energia livre de 1 mol de O2 a presso p2 e temperatura T : Se a presso total da mistura p = 1atm, podemos substituir p1 = X1 e p2 = X2, conforme a figura acima. A cada mol de O2 que surge, desaparecem 2 moles de O e portanto h uma variao de energia livre de Quando o sistema atinge o equilbrio com e , a energia livre do sistema cessa de diminuir (cessam o fluxo de calor, a expanso, a reao em si), portanto:

45

Assim, se na situao inicial temos 2 moles de O a temperatura T e p = 1atm, e na situao final temos 1 mol de O2 s mesmas temperatura e presso, a variao de energia livre do sistema pode ser obtida a partir das concentraes de equilbrio aps a reao. Em qual, na reao Onde a n de moles do reagente A e b n de moles do produto B, a variao de energia livre do sistema :

Onde a constante de equilbrio definida por:

Verifique que isso que ocorre no exemplo discutido acima. O objetivo da discusso desse exemplo simples foi dar alguma justificativa para a expresso da variao da energia livre em reaes mais comuns. Para reaes com mais reagentes e mais produtos: Temos Com

Esse ser um resultado importante no estudo das reaes bioqumicas. Exerccio: A variao da energia livre na reao discutida acima 2O O2, de -460,20 KJ/mol. Obtenha a razo das concentraes obtido razovel? . Voc acha o nmero

46

5.4 Porque energia livre?


Quando estudamos os processos de variao de energia livre nos gases, verificamos que, ao fornecer calor para um sistema, parte desse calor podia se transformar em trabalho, atravs da expanso do gs. O calor liberado numa reao de um sistema tambm pode ser utilizada para realizar trabalho: trabalho qumico sobre outro sistema. Vamos novamente utilizar a reao 2O O2 para exemplificar. As duas figuras abaixo representam a energia potencial de dois tomos de oxignio.

Como se d a transio da situao i para a situao f? o tomo 2 da situao i acelera na direo do tomo 1, ganha velocidade, se aproxima, depois se afasta, oscila e forma uma molcula com grande energia cintica de oscilao. Ao ganhar energia cintica, aumenta a temperatura do sistema.

O aumento do movimento dos tomos e molculas se propaga para o meio: a emisso de calor. O que acontece se no recipiente houver outros tipos de molculas? O grande movimento dos tomos de O provoca o movimento dos tomos dessas molculas, podendo romper as ligaes dessas molculas. Pode, portanto, provocar reaes em que a energia potencial das molculas dos 47

produtos maior do que a energia potencial das molculas reagentes. Dizemos que o sistema composto dos tomos de oxignio realizou trabalho qumico sobre o outro sistema, composto dos outros tipos de molcula. Dessa forma, parte do calor se transforma em acrscimo de energia potencial, parte em acrscimo de energia cintica das molculas do segundo sistema (da mesmo forma que parte do calor absorvido pelo gs puro pode se transformar em trabalho de expanso, parte em acrscimo de sua energia interna, como vimos no captulo 3). A parte do calor que se transforma em trabalho qumico, isto , a parte que se transformou em acrscimo de energia potencial das molculas do outro sistema a energia livre (livre para fazer trabalho qumico). Podemos verificar isso formalmente escrevendo a variao da energia livre:
,

O estudo dos processos de troca de energia nos sistemas vivos mostra que esse tipo de situao que descrevemos muito comum nas reaes qumicas dos organismos. Reaes simultneas, acopladas, em que a liberao de energia livre em um sistema acompanha o aumento de energia livre de outro ocorrem com frequncia nos processos bioqumicos. Representamos essas reaes da seguinte forma: X

A Com B

GXY > 0 GAB < 0 GXY + GAB < 0

O captulo 1 do livro de Okumo, Caldas, e Chom discute em mais detalhe alguns desses processos.

48

Nota sobre a entropia


Entender a entropia como desordem uma das formas de compreender entropia e que se aplica a certo tipo de situao que chamamos de equilbrio em que no h fluxo de calor, nem de matria. Quando gua fria e gua quente so colocadas em contato, elas tendem para a mesma temperatura, isto , para o equilbrio, pois o fluxo de calor cessar. Em processos que levam ao equilbrio, como este, identificamos o aumento da entropia do todo (gua quente + gua fria) com o aumento da desordem do todo (temos menos informao sobre molculas de gua, aps a mistura). No entanto, h outros processos da natureza em que no observamos uma tendncia para o equilbrio: nos processos da vida no h um igualamento de temperatura, nem tampouco uma homogeneidade, um desaparecimento das estruturas ordenadas. Mesmo assim, para estudar estes processos aplica-se o conceito de entropia e acredita-se (a teoria fsica) que a entropia do universo cresa durante os mesmos. Mas se o aumento da entropia pode estar associado ao surgimento de estruturas ordenadas, como no caso da vida, a interpretao da entropia como medida da desordem no serve sempre. Em resumo, entropia pode ser entendida como medida de desordem nos processos que levam ao equilbrio. Para outros processos, longe do equilbrio, a entropia dever ter outra interpretao. A teoria fsica dos processos longe do equilbrio um tema de estudos muito atual e ainda muito pouco divulgada. Um texto interessante, escrito por um dos estudiosos da rea que mais contriburam, mas dirigido para os no especialistas :

49

Exerccios
1 Um mol de gs ideal monoatmico passa pelas seguintes transformaes (representadas na figura): uma expanso a temperatura constante (OA) a partir de um estado inicial definido por (T0, p0, V0) at atingir a presso p0/3; uma transformao a volume constante (AB) at atingir a presso p0/2. Obtenha o volume em A e a temperatura em B

2 Uma gs ideal, a temperatura ambiente, contido em um cilindro, rapidamente comprimido (de tal maneira que no h tempo para troca de calor). Fixa-se o seu volume, aps a compresso, e espera-se que atinja novamente a temperatura ambiente. a) Represente as duas etapas do processo em um diagrama p V. b) Como se deu a variao de energia em cada uma das duas etapas? Por absoro/emisso de calor? Realizao de trabalho? Ambos? c) Utilize o mdulo mecnico para o gs ideal para discutir o que ocorreu com as molculas de gs em cada etapa. 3 Um bloco de massa m cai de uma altura H dentro de um tanque de gua termicamente isolado. Ao cair na gua o bloco perde velocidade rapidamente, enquanto a gua esquenta. Qual a variao de energia da gua? Se a massa da gua M e sua capacidade trmica C, de quanto varia sua temperatura? 4 Mostre que o trabalho realizado pelo gs ideal no problema 1 W = RT0ln3. (Lembre-se de que como a presso varia, o trabalho realizado depende da rea abaixo da curva no diagrama p V. Explique porque). 5 a) Descreva como varia a energia do gs ideal monoatmico do problema 1 nos dois processos. Preencha a tabela abaixo E Q W OA AB

com os sinais + ou (calor absorvido +, calor emitido , energia aumenta +, etc). c) Utilize o preenchimento da tabela e o problema anterior para calcular QOA. d) Utilize a tabela e a expresso para a energia internado gs ideal para obter QAB.

50

6 Numa compresso adiabtica (sem troca de calor) um gs ideal monoatmico reduzido a 1/8 de seu volume inicial V0. De quanto varia a presso com relao presso inicial p0? 7 Um mol de gs ideal monoatmico passa pelas transformaes representadas na figura. a) Analise os dois processos A-B e B-C em termos das formas e quantidades de troca de energia. b) Descreva como se poderia produzir esse processo experimentalmente. c) Dado que o calor especfico por mol a presso constante cp e o calor especfico a volume constante cv, obtenha a variao total de entropia do gs no processo A-B-C. d) Explique, a nvel molecular porque a variao total de entropia do gs positiva. e) Verifique que o calor total QTOTAL recebido pelo gs pV. Voc poderia usar a expresso = para calcular a variao de entropia do gs? Por que? 8 Considere a expanso livre e adiabtica de um gs ideal, conforme a figura. Represente num diagrama p-V o estado inicial e o estado final do gs. Verifique que a energia do gs permanece constante e explique. A entropia do gs muda? Utilizando um processo ideal entre o estado inicial e o estado final do gs, calcule a variao da entropia.

9 Considere certa quantidade de vapor dentro de um cilindro com mbolo mvel. Analise a variao de energia livre do vapor gua durante a fuso. 10 Considere a compresso de um gs ideal a temperatura constante. Verifique que a variao da energia livre positiva. Como possvel? No h contradio com o princpio da natureza de que a energia livre deve diminuir em qualquer processo? 11 possvel a ocorrncia simultnea das reaes: = =

51

Outros exerccios
1 Considere as transformaes de energia de um gs ideal em dois processos: num aquecimento a volume constante e numa expanso a temperatura constante. a) Discuta como varia a energia do gs e quais as formas em que trocou energia com o meio, em cada caso. b) Discuta o que ocorre em cada processo a nvel molecular. c) Discuta a variao de entropia em cada caso. 2 Considere as transformaes de energia de um gs ideal em dois processos: numa expanso adiabtica e numa expanso a presso constante. a) Discuta como varia a energia do gs e quais as formas em que trocou energia com o meio, em cada caso. b) Discuta o que ocorre em cada processo, a nvel molecular. c) Discuta a variao de entropia em cada caso. d) Explique porque a frmula Q = mct 3 Considere um mol de gs ideal monoatmico que recebe 240J de calor durante uma expanso isotrmica a 300K de temperatura. a) Qual a variao de energia do gs e qual o trabalho realizado por ele? b) Qual a variao de entropia do gs? c) Explique suas respostas dos itens a) e b) em termos do movimento das molculas. 4 O grfico representa a energia potencial de dois tomos de oxignio. Considere um recipiente contendo um mol de tomos de oxignio livres que posteriormente se transforma em um gs de molculas de O2. Represente no grfico a) as posies e a energia total de dois tomos de O livres, isto , antes da formao da molcula e b) as posies de dois tomos numa molcula de O2 cuja energia cintica mxima 3eV. c) Supondo constante o volume do recipiente que contm o gs, o que podemos afirmar sobre a variao de presso e temperatura? d) O que podemos afirmar sobre a variao de energia e de entropia do meio no qual est o recipiente com gs?

52

Potrebbero piacerti anche