Sei sulla pagina 1di 4

Sagarana

MENU PRINCIPAL

Sagarana

Joo Guimares Rosa

Anlise de obra literria


Caractersticas do autor
Joo Guimares Rosa, natural de Cordisburgo, Minas Gerais, nasceu em 1908. Mdico no interior de seu Estado, depois viajou com uma tropa de soldados que impunha a lei e a ordem pelas regies mais afastadas; finalmente, fez concurso para embaixador, tendo vivido em vrios lugares do exterior. Morreu no Rio de Janeiro em 1967, de problemas cardacos. Guimares Rosa classifica-se como o autor mais importante depois de Machado de Assis em nossa literatura. Buscou inovar de fato a prosa brasileira, com experincias principalmente na linguagem. Regionalismo universalizante: substitui o pitoresco e o realismo pela fuso entre o real e o mgico. Uso do serto como tema, mas sem limit-lo geograficamente (O serto o mundo). Temas universais, embora com colorido local: bem X mal; Deus X diabo; sexualidade. Destaque na linguagem elaborada mediante coleta de dados, explorao sonora, sinttica e semntica. Rompimento dos limites entre prosa e poesia. Recursos estilsticos: onomatopias, aliteraes, metforas, metonmias, ritmos, rimas. Criao de linguagem dentro da linguagem.

Anlise da obra
SNTESE

Segundo o prprio autor, no prefcio do livro, trata-se de uma histria verdica sobre um grupo de oito vaqueiros

O Burrinho Pedrs

que se afogam ao atravessar um crrego numa noite de enchente. O heri da narrativa um velho burrinho pedrs que, desprezado pela idade e pela espcie, salva dois dos vaqueiros,

um bbado que o montava e outro que se agarrara sua cauda. uma histria de homens e animais, cujos comportamentos em muito se assemelham.

MENU PRINCIPAL
Joo Guimares Rosa
Personagens Major Saulo, Francolim, Joo Manico, Silvino e Badu... Caractersticas principais lntegrao homem-animal: ternura, dio, comportamentos idnticos, determinismo. Linguagem: preciso dos termos, regionalismos, arcasmos, neologismos, onomatopias e aliteraes. Traos regionalistas: cantos, ditos populares, supersties e crendices. Tema: destaque para a sabedoria e o tino psicolgico do major Saulo, que tudo aprendera observando homens e bois. Argemiro mudara-se para a casa do primo porque tambm era apaixonado pela mesma mulher, embora nunca se tivesse declarado a ela. Num momento de depresso, confessa ao primo sua fraqueza e expulso da tapera por ele. Caractersticas principais Descries detalhadas da natureza: plantas, rpteis, pssaros. Explorao de onomatopias na linguagem. Linguagem: uso do discurso indireto-livre e fluxo da conscincia. Tema: conceito de honra (Ribeiro) e anlise da conscincia (Argemiro). diante de uma casa quando ia observar pssaros e plantas na mata. De repente, perde totalmente a viso. Tateando e guiando-se pelo rumo, chega, todo lanhado, casa do preto velho, invade-a e atira-se sobre ele, que lhe preparara um feitio, colocando uma tira preta sobre os olhos de um boneco. Tudo isso o autor conseguiu porque tambm tinha a sua reza milagrosa (de So Marcos). O preto velho explica que s queria ensin-lo a respeitar os outros. Decorrente disso, passa a tratar o velho com respeito.

Trata das aventuras de um heri pcaro, Eullio Salthiel (Lalinho), que abandona a mulher aps seis meses de casado e vai conquistar o mundo. Antes de viajar, consegue extorquir algum dinheiro de um espanhol interessado em sua mulher e que dela iria tomar conta. Avesso ao trabalho, bem falante, sai-se bem em tudo o que faz. Desiludido com o Rio de Janeiro, retorna sua terra e urde um plano para recuperar a mulher, Maria Rita, e o prestgio junto ao povo do lugar. Com pacincia e astcia, vence todos os obstculos, recupera a mulher, expulsa os espanhis do lugarejo e reconquista o prestgio junto ao coronel para cuja vitria nas eleies contribui. Caractersticas principais Linguagem de conotao altamente irnica. Profuso de ditos populares que louvam a esperteza e a pacincia. Lendas populares da regio.

A Volta do Marido Prdigo

Turbio Todo, seleiro de profisso, com deformao que lhe rendera pequeno papo, trado pela mulher com o ex-praa Cassiano Gomes. Ao vingar-se, mata, por engano, em razo da semelhana, o inocente irmo do conquistador. Este, exmio atirador, persegue Turbio durante meses. Turbio vai para So Paulo e Cassiano morre do corao, por ter exigido demais de si mesmo durante as andanas. Na hora extrema, porm, consegue contratar os servios de Timpim Vinte-e-um, a quem ajudara. Voltando de So Paulo e ansioso por rever a mulher, Turbio tem a companhia de um caboclo franzino que, aps certificar-se de sua identidade, assassina-o, cumprindo sua promessa.

Duelo

Conto de cunho autobiogrfico, tudo indicando terem os fatos acontecido quando o autor exercia medicina no interior de sua terra. Narra a histria de Manuel Ful, homem simples e que acaba sendo o ltimo valento do local. Manuel possui dois amores, a mula Beija-Ful e a noiva, Das Dores, com quem se casar. O autor e Manuel esto num bar a beber cerveja e a conversar, quando o cruel valento do lugar, Targino, avisa-o de que, no dia seguinte, passar o dia com a sua noiva e que depois os dois podero casar-se. Desesperado e acovardado, Manuel tem o corpo fechado por Antonico das Pedras, mas em troca da mula BeijaFul. De corpo fechado, Manuel enfrenta o bandido; os tiros no o acertam e ele mata Targino com sua pica-fumo, transformando-se em lenda local.

Corpo Fechado

Dois primos, Ribeiro e Argemiro, atacados de maleita, passam os dias sentados num cocho diante da porta do rancho espera dos ataques. Com eles na tapera vivem apenas uma preta velha e um co. A mulher de primo Ribeiro, Lusa, morena alegre e bonita, fugira com um boiadeiro;

Sarapalha

Conto de tom ntido e confessadamente autobiogrfico. Narra a ida do autor para a casa de tio Emlio durante as frias, a atrao pela prima Maria lrma, a morte de um peo amigo por razes passionais e o conhecimento de Armanda, o amor sbito por ela, com quem viria a casar-se.

Minha Gente

Narra um fato de cunho mstico envolvendo o autor quando rapazola. Descrente e debochado, provoca o feiticeiro local (Mangol) ao passar

So Marcos

Um carro de boi com um guia, ainda criana, Tiozinho, e o carreador Agenor Soronho levam uma carga de rapadura para a vila. Sobre a preciosa carga, um defunto a ser enterrado, o pai de Tiozinho, que falecera naquela manh. Velho, doente e entrevado, assistia mulher em agrados com Soronho, no tendo com ele prprio nenhuma pacincia. Seu filho Tiozinho que lhe dava comida na boca. Ao menino, Soronho tambm tratava com dureza e o moleque chega a desejar a morte do carreiro.

Conversa de Bois

MENU PRINCIPAL
Enquanto andam, os bois falam entre si, intercalando-se s falas dos humanos. Dormitando frente dos bois, Tiozinho deseja a morte de Soronho. Um dos bois parece incorporar-lhe o esprito, entende seu desejo e dispara, derrubando o carreiro que cochilava e passando com as rodas sobre o seu pescoo, matando-o. que sua hora h de chegar. Certo dia, chega ao povoado o jaguno Joozinho Bem-Bem com seu bando. Augusto Matraga hospeda-os em sua casa, tratando-os muito bem. Bem-Bem percebe que, por trs daquele santo, est escondido um guerreiro e convida-o a segui-lo. Apesar da excitao, Matraga resiste. Naquela noite, sonha com um deus valento e, em seguida, decide partir. Montado num jegue, deixa que este o conduza, certo de que ser levado ao destino que lhe est reservado. Chegando a um povoado prximo de onde havia sado meio-morto, topa com o bando de Joozinho BemBem. Embora bem-recebido, obrigado a enfrent-lo, pois Bem-Bem est disposto a matar um rapaz que matara um de seus homens traio e dar suas irms aos capangas por vingana. Duelam os dois e morrem em combate, mas amigos. Nesse momento, Nh Augusto revela sua identidade. Chegara sua hora e sua vez...

Sagarana

TEXTO ILUSTRATIVO
O burrinho pedrs (...) Burrico miservel!... desabafa Joo Manico, cravando as esporas nos vazios de Sete-de-Ouros, que abana a cabea, amolece as orelhas, e arranca, nada macio, no seu viageiro assendeirado, de ngulo escasso, pouca bulha e queda pronta. Canio de magro, com um bon de jquei no crnio, l vai Francolim, logo atrs do Major. Eh, boi!... Eh, boi... E, ao trompear intercadente do berrante, j ecoam as canes: O Curvelo vale um conto, Cordisburgo um conto e cem. Mas as Lages no tm preo, Porque l mora o meu bem... Nenhum perigo, por ora, com os dois lados da estrada tapados pelas cercas. Mas o gado gordo, na marcha contrada, se desordena em turbulncias. Ainda no abaixaram as cabeas, e o trote duro, sob vez de aguilhoadas e gritos. Mais depressa, para esmoer?! ralha o Major. Boiada boa!... Galhudos, gaiolos, estrelos, espcios, combucos, cubetos, lobunos , l o m p a r d o s , c a l d e i r o s , cambraias, chamurros, churriados, corombos, cornetos, bocalvos, borralhos, chumbados, chitados, vareiros, silveiros... E os tocos da testa do mocho macheado, e as armas antigas do boi cornalo... Pra trs, boi-vaca!
Guimares Rosa. O Burrinho Pedrs. In: Sagarana.

Nh Augusto Esteves, homem malvado, brutamontes, que no respeita ningum, abandonado pela mulher. Esta foge com outro homem, levando a filha. Apenas por questo de honra, Nh Augusto pretende capturar as fugitivas, porm abandonado, at seus jagunos se bandeiam para o inimigo, major Consilva. Surrado pelos antigos capangas e quase morto, marcado com ferro. Antes da execuo, consegue atirar-se numa grota, sendo considerado morto. Um casal de pretos encontra-o, recolhe-o e trata seus ferimentos, que custam a sarar. Enquanto se recupera, Nh Augusto repensa a vida. A seu pedido, vem um padre com quem se confessa e que lhe d conselhos. Ele decide, ento, salvar sua alma e ir para o cu nem que seja a porrete. Uma vez curado, muda-se com os pretos para um sitiozinho seu no serto. Durante seis anos, reza e trabalha muito, penitenciando-se e ajudando os outros. Um tropeiro que o conhecia passa pela vila, reconhece-o e fala da mulher, que vive com outro, e da filha, que se tornara prostituta. tudo provocao para ele que, firme na busca da salvao, afirma

A Hora e a Vez de Augusto Matraga

CARACTERSTICAS
As melhores informaes so dadas pelo prprio autor no incio da obra. O autor est preocupado em fazer uma obra de arte, em estilo pessoal, prprio. Respeita a linguagem, mas no quer ser limitado por ela. Tem averso ao lugar-comum, por isso a inovao constante. Usa o espao regional de Minas, mas em concepo universal. A obra artesanal, pensada, criada e elaborada. O conto s tem valor quando transcende, tem valor de parbola.

1. Assinale a(s) afirmao(es) correta(s) sobre o livro Sagarana e seu autor. 01) O autor, embora apresente caractersticas regionalistas em sua obra, abandona o lado pitoresco do serto, substituindo-o por valores mais universais, como o misticismo e as relaes humanas. 02) A linguagem de Guimares Rosa adquire conotaes sui generis, resultado de pesquisa e criatividade. 04) No conto Sarapalha, dois primos vivem ss numa tapera, acometidos de maleita espera da morte, tendo junto deles um cachorro miservel e uma negra surda que para eles cozinha.

08) O autor descreve em detalhes a natureza do seu Estado natal, Minas Gerais, fazendo verdadeiras listas de nomes de plantas e animais da regio. 16) Sagarana uma obra de saudade da terra natal, por isso mesmo de intenso lirismo, no havendo espao para o humor ou a tragdia. 32) O Burrinho Pedrs uma histria dentro da qual se desenvolvem vrias histrias paralelas, sempre sobre a relao entre o homem do serto e os animais.

MENU PRINCIPAL
2. A leitura do livro Sagarana, de Guimares Rosa, permite afirmar que: 01) o autor um modelo de linguagem de sintaxe correta, bem ao gosto dos clssicos, razo do seu prestgio nacional e universal. 02) o regionalismo sempre presente nos contos do autor, segundo a crtica consagrada, no transcende o interior mineiro, o que restringe o valor literrio de sua obra. 04) para o autor, os limites entre a prosa e a poesia devem ser sempre respeitados, razo por que no usa recursos poticos em seus trabalhos em prosa. 08) contos como Conversa de Bois mostram a preocupao em abordar temas ligados psicologia e mesmo parapsicologia, que transcendem o universo regional mineiro. 16) em Corpo Fechado, h ntidas insinuaes autobiogrficas, pois um dos protagonistas e suposto narrador um doutor, profisso exercida no interior mineiro pelo autor. 32) em razo da simplicidade dos fatos narrados e da limitao expressiva dos protagonistas, o padro de linguagem dos contos simples e de fcil compreenso. 3. Assinale apenas a(s) afirmao(es) verdadeira(s) sobre o livro Sagarana e seu autor. 01) No conto O Burrinho Pedrs, o autor destaca a inteligncia do animal que, ao contrrio do que se pensa, mais esperto do que os cavalos ou bois. 02) Na introduo do livro, em carta pessoal a seu editor, o autor demonstra acreditar apenas na inspirao, negando a necessidade de trabalhar, posteriormente, um texto escrito. 04) A fuso prosa / poesia to intensa em Guimares Rosa que, em vrios contos, surgem letras de canes ou trechos de poemas do cancioneiro popular. 08) No conto Duelo, o autor narra a histria de um valento que, mesmo armado de revlver, morre esfaqueado por um caipira humilde, que tenta salvar a honra de sua noiva. 16) Acreditando no necessrio distanciamento autor / obra, em nenhum momento Guimares Rosa deixa transparecer situaes autobiogrficas nesses contos. 32) Atravs de suas histrias, o autor sempre parece estar passando uma mensagem, como se cada qual fosse uma fbula. 64) Apesar da freqente presena de animais nos contos, o autor sabe diferenciar o racional do irracional; por isso no se encontram termos ou descries que poderiam atribuir qualidades humanas aos bichos. 4. Tomando como referncia o conto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana, assinale apenas a(s) afirmao(es) verdadeira(s). 01) O protagonista Joozinho Bem-Bem, um jaguno malvado que atemoriza as populaes pobres do interior de Minas Gerais. 02) O protagonista Nh Augusto Esteves, que era bom, mas, revoltado, transforma-se em bandido para vingar sua famlia, morta por jagunos. 04) Nh Augusto cruel e desrespeitador; aps ser quase morto, muda de vida e decide dedicar-se ao bem. 08) A converso de Nh Augusto faz com que assuma o nome de Joozinho Bem-Bem e passe a defender os pobres e oprimidos do interior de Minas. 16) A converso de Augusto Matraga se deu na aparncia, e no na essncia, pois seu gnio no havia mudado: continuava um valento, s que ento ao lado do bem. 32) Ao morrer lutando em favor de humildes, Nh Augusto no revela sua verdadeira identidade. 64) O final do conto apresenta uma situao paradoxal, pois os dois contendores, feridos de morte um pelo outro, fazem as pazes antes de morrer. 5. Em um dos contos de Sagarana, o autor narra as aventuras de um heri picaresco que abandona a mulher para viver grandes aventuras no Rio de Janeiro. Retorna desiludido e tenta reconquistar a mulher, negociada com um espanhol antes de partir. Conto e protagonista so: a) O Burrinho Pedrs Major Saulo. b) Corpo Fechado Manuel Ful. c) Conversa de Bois Soronho. d) A Volta do Marido Prdigo Lalinho Salthiel. e) Minha Gente tio Emlio. 6. Na a) b) c) d) e) obra Sagarana no encontramos: submisso do autor a uma sintaxe convencional. regionalismo universalizante. descries da natureza. recursos poticos aplicados prosa. anlise do comportamento humano.

Joo Guimares Rosa

7. Sobre o livro Sagarana e seu autor, assinale a nica afirmao procedente. a) Trata-se de um romance regionalista, em que a convivncia homem-animal intensamente explorada. b) O autor explora a linguagem convencional, preocupado em torn-la acessvel ao leitor de todas as camadas sociais. c) A obra fica restrita ao ambiente do interior mineiro, no tendo qualquer conotao universalizante. d) Guimares Rosa, apesar de estabelecer suas histrias no serto mineiro, d sua obra dimenso universalizante, a partir da temtica, principalmente. e) O autor preocupa-se apenas com a linguagem, para ele um exerccio de liberdade, mas no se preocupa com a fbula ou com a mensagem do conto.

Referncias bibliogrficas
ROSA, Joo Guimares. Sagarana. 31. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

Anlise de obra literria Sagarana Joo Guimares Rosa


1. 2. 47 (01+02+04+08+32) 24 (08+16) 3. 4. 37 (01+04+32) 84 (04+16+64) 5. 6. d a 7. d

Potrebbero piacerti anche