Sei sulla pagina 1di 45

A Lenda I: O Elixir Encantado No sei ao certo o que seria o comeo.

Na verdade, o que o comeo para alguns pode ser o fim para outros. Julguei que o comeo seria este: uma aldeia est sendo atacada. No era um ataque de destruio em massa, como numa guerra, mas os soldados queriam algo que aparentemente os aldeos no estavam dispostos a dar. Uma mulher dava luz uma criana. Seu marido a ajudava no trabalho de parto. O beb limpo e envolto em fraldas. Nesse instante, entram no casebre soldados e arrastam para fora o homem com o beb, com certa violncia, violncia que julguei desnecessria. Dentro do casebre, a mulher acaba de ter uma parada cardaca, talvez devido ao tumulto. Em consequncia morre. Nesse exato momento, o rei da cidade ao sudeste daquela aldeia havia sido chamado para contemplar o nascimento do seu filho. Mas nem tudo so flores. Coincidncia ou no, a me desse beb no suporta o parto e tambm morre. Na aldeia, aquele beb que fora tirado fora com o pai do casebre, jogado no lago que a banhava. Como a aldeia havia sido destruda e todos habitantes dela haviam se transformado em prisioneiros, no houve problemas para o soldado ter feito o que fez. Todos os prisioneiros, homens, mulheres, idosos e crianas, foram conduzidos at uma floresta prxima dali. Algum tempo depois, chega uma mulher s runas da aldeia. Os soldados j estavam retornando ao castelo, por isso ela no teve problemas com o que ia fazer: pilhar. Na verdade, no era como aqueles mercenrios que atacam e destroem um povoado para roubar, no, apenas queria tornar dela o que no seria de mais ningum. Mas o que com certeza ela no esperava encontrar era um beb boiando no lago. Qualquer um se perguntaria como aquilo seria possvel, pois o normal era que o beb afundasse. Ela levanta a saia ao entrar no lago e captura a criana, que estava ainda envolta em fraldas, mas quase sem peso. Quando chega ao castelo, que era um tanto diferente e no tinha um jardim ou qualquer coisa atrs dos seus muros at o prdio principal, na verdade no tinha nem muro, era simplesmente uma casa maior que as outras, cuja entrada dava direto na rua, entra silenciosamente e assim segue at seus aposentos. O beb dormia. Algum caminhava pelo corredor em direo ao quarto dela. Outro beb chorava. Ela gela. O rei abre a porta. Majestade, eu... Estava sua procura. Ele estranha o beb. De quem esse beb? Eu encontrei, majestade, na aldeia, estava boiando no lago. Na aldeia? J pedi para evitar fazer isso. Como vou ficar diante da assembleia se souberem que meus empregados roubam? No farei novamente, majestade. Quanto ao beb, o que pretende fazer com ele?
1

O que me permitir fazer, majestade. A propsito, como disse que o encontrou? Estava desse jeito mostrando como o beb estava boiando no lago. Boiando? O rei acha estranho, mas era como se soubesse de algo mais. Ele tambm estava leve, muito leve, majestade. Leve...!? Depois dessa exclamao meio indagativa, murmura algo. E quanto aos aldeos? Foram todos levados a um bosque prximo. No! Como eles ainda puderam fazer isso!? O rei faz uma pausa Desculpeme, o que sugere que eu faa com esse beb? Conheo uma mulher que pode amamentar os dois, majestade. Muito bem. Quanto origem, advirta a todos neste castelo para dizerem que ele tambm meu, se perguntarem. Desde que o rei chegou, o beb que ele segurava havia parado de chorar. O rei o entrega mulher e se retira. Com os devidos cuidados, os bebs foram criados juntos. Com todo o trabalho do rei, a sede do Reino Central foi transferida para a cidade de Lynna, onde tudo ocorreu. Os bebs estavam apenas com um ano. Quando completaram onze anos, a cidade de Lynna completaria dez anos de sede e, devido a isso, o rei estava pensando em comemorar de maneira diferente. Entretanto, desde alguns dias, ele vinha se sentindo mal. S estava vivo e ativo devido ao ch de ervas que comeou a tomar. Os meninos passeavam pela cidade, que estava em festa. Independente das decises do rei, os cidados sempre comemoravam o aniversrio da cidade. Embora fosse uma poca festiva, ningum se vestia to bem quanto um homem que tambm passeava pela cidade. Eles logo perceberam. O homem era alto, cabelo curto, muito escuro, tinha uma barbicha e usava vestes verde-esmeralda. Por um pequeno intervalo de tempo os garotos o seguem e, como qualquer um, o homem logo percebe. Na praa onde aconteciam as festividades, havia muitas barracas com as mais variadas coisas para vender. O homem caminha entre elas e os meninos logo o perdem de vista. Quando desistem de procurar e decidem voltar para o castelo, o homem de repente aparece no meio do caminho. Os meninos se assustam e, em unssono, perguntam: Quem voc? Ele d um sorrisinho e pergunta: E o que fazem duas crianas soltas por a? O garoto de cabelos dourados responde primeiro. Ns somos daqui. De onde voc ? Quem pensa que para querer saber das nossas vidas? Bem, vocs que estavam atrs de mim. Vamos, digam, o que querem? T bom, vamos comear de novo, eu sou Edward Era o garoto de cabelos negros, um pouco mais baixo que o outro, embora mais forte. E eu Ludwig. Agora voc, apresente-se, por favor. Horcio. Digam, o que querem comigo?

Na verdade, ns s achamos a sua roupa diferente da de todo o mundo. De onde voc ? Edward tentava se redimir pelo encontro inusitado. Eu sou do mundo, viajo os quatro cantos e vivo a vida assim. Edward achou isso o mximo, Ludwig queria saber ainda se podia confiar nele. Voc trabalha em qu? Eu... ele comea a pensar se deve dizer mesmo a verdade, mas acredito que no temeu dizerisso a duas crianas inocentes sou o Rei dos Ladres, vocs no sabem? Enquanto Edward se espanta, em Ludwig cresce certa repugnncia. Ento voc rouba dos outros, por isso est sempre viajando. Na verdade, garoto, eu retiro o excesso dos que o possuem e dou a quem no tem nada. As pessoas, para mim, no se distinguem pelo que possuem, mas pelo que so, por suas atitudes. Ento voc vai gostar do que vou fazer. O qu? Convid-lo para entrar. Vamos, venha. Ele aparentava seus trinta anos e no e muito normal que um adulto pare para conversar com duas crianas, mas aparentava ter gostado de ambos. Quando v que ele vai em direo ao castelo, estranha e pergunta: Vocs so da realeza? Somos. Acho que no uma boa ideia. Que nada, no liga pra isso, vem. Edward parecia, pelo menos, ter mais lhaneza que Ludwig. Quando chegaram, foram direto para um recanto do lado esquerdo da entrada do castelo, parte usada para receber visitas informais. Mas nos diga, Horcio, como ento voc tem essas roupas bonitas assim, como se alimenta se disse que tudo o que rouba para quem necessita? No v dizer que rouba para isso tambm. Ludwig parecia interessado agora. No, no. Na verdade, Ludwig, eu sou s um membro de uma grande organizao e ns ganhamos nosso sustento atravs do nosso trabalho. Sim, voc j disse que conseguia tudo roubando mesmo. Ainda Ludwig. No, de fato eu ajudo as pessoas assim, mas ns, quer dizer, os ladres associados so contratados por um reino para defenderem suas causas, por exemplo, na guerra. Ento vocs so mercenrios? Pergunta Edward. No, no. Mercenrios fazem qualquer coisa que forem pagos para fazerem, nos fazemos apenas por uma causa nobre. Se assim, ento por que no entramos e falamos com papai para voc trabalhar aqui? Sugere Edward, meio encantado ainda. No, no. Acho que no seria uma boa ideia. No se preocupe, ele um homem bom, ele vai entender sua causa. Rapidinho, espera aqui. Edward sai correndo de onde estava. Quando volta, Horcio se espanta. Seja bem-vindo, Horcio, o Rei dos Ladres.
3

Os garotos olham para ele com espanto e admirao. Por que no nos disse que era o REI de todos vocs. Edward se admirava cada vez mais, mas parecia ter esquecido que ele j dissera. Na verdade, uma longa histria, garotos. Majestade, mais uma vez, me perdoe. Vocs j se conheciam? Ludwig achou excessiva a intimidade. Na verdade, fui eu quem roubou esse reino onze onze anos atrs, se no me engano. Os meninos de fato no conheciam a histria. Acho que esse o melhor momento para que eu esclarea tudo. O rei decide ento contar aos dois o que aconteceu. Talvez no fosse a hora certa, porque eles eram crianas, mas do jeito que Augusto, o rei, contava o efeito devia ser aquele em qualquer um. Tentei minimizar os detalhes, mas a sntese esta: Na verdade, Edward, seu pai foi um grande amigo meu. Os meus guardas atacaram sua aldeia e uma das nossas o trouxe aqui. Edward sentia algo na garganta. Olhava para cada um dos trs em intervalos de tempo parecidos. Os olhos estavam cheios de lgrimas. Mas por que eles atacaram? Ele ainda estava confuso. Acho que a que eu entro. Todos olham para Horcio. Hoje sou classificado Rei dos Ladres, naquela poca estava na graduao. Qual era o ltimo teste? Roubar o tesouro de algum reino. Era jovem ainda e no sabia o que estava acontecendo aqui. Foi at fcil. Ele aponta para Augusto ordenou que os guardas fossem a nordeste, contudo foram para noroeste. Ento foi culpa sua? Ludwig sentiu pena quando se lembrou do que seu pai contou sobre o trgico fim dos pais de Edward. Agora com o que Horcio disse, atribua a culpa a ele. No, Ludwig, no bem assim. Pense: se no fosse Horcio, ns nunca nos conheceramos. verdade Um momento de silncio, curto at, que se perpetuou para cada um como o cair da ltima ptala da rosa mais alta. Edward triste. Ludwig com pena. Augusto com compaixo de Edward e Horcio, se sentindo culpado, procurava um jeito de se redimir. O rei comea a tossir. Para. A respirao agora ofegante. Acho melhor que eu saia agora. Amanh me encontrem, por favor, pela manh, no mesmo lugar. Ele sai e os meninos ficam assistindo o pai. Havia algum tempo, o rei j se sentia mal. Era revigorado com um ch de ervas que tomava, feito pelas mos de ningum menos que dona Dolores, a mulher que salvou Edward. Ela era um tanto quanto peculiar, embora os meninos no reparassem. No dia seguinte, fazem o combinado. Horcio estava com duas bolsas em mos. Quero tentar ajudar. E que no acontea de novo o que aconteceu. Ontem eu testemunhei. Agora me escutem com muita ateno: ao norte daqui existe uma montanha, a montanha dos Trs Picos. L dentro foi escondido um lquido, conhecido popularmente como elixir, uma espcie de poro da longevidade. Certamente quem colocou l no queria que qualquer um o capturasse. Havia uma porta aps outra.
4

Ento voc j tentou pegar, no foi? Pergunta Ludwig. , mas no vem ao caso agora. Tomem. Ele entrega as bolsas a cada um deles. Dentro delas havia, para cada um, uma corda, duas pedrinhas para fazer fogo, um elstico, outras pedrinhas de outros tipos e dois candelabros com lquido inflamvel. Ah, eu sei que so capazes de conseguirem sozinhos. No temam s porque so apenas crianas. Para chegar l acho que sero necessrios trs dias, mais ou menos, ento no se preocupem com seu pai, pode atrasar vocs. Usem a prpria montanha como orientao, vocs a avistaro medida que forem caminhando. E se algo acontecer com ele por nossa causa? Quanto a isso, repito, no se preocupem, eu vou alert-lo. Eu acredito plenamente que vocs conseguiro. Vocs j estaro na base da montanha quando virem as runas de uma aldeia, destruda h muitos anos. Boa sorte. Agora, vo. Ento, at outro dia. Edward estava convicto. , nos despedimos aqui. Ludwig o acompanhava. Eles do as costas e comeam a correr na direo que lhes foi mostrada. Edward, nunca dormimos longe de casa antes, como acha que vai ser? Alm de ser uma ocasio especial, ns precisamos imediatamente fazer isso. E por que Horcio mesmo no vai? Acho que ele disse que j tentou. Acha mesmo que ns vamos conseguir o que ele no conseguiu? Talvez ele ache que necessrio que ns faamos. Mas Est com medo, Ludwig? No, no mesmo! Como uma injeo de nimo, a ltima frase fez Ludwig, e consequentemente Edward, andarem mais rpido. Logo no comeo eles atravessaram uma ponte sobre o rio que passava por dentro do terreno do castelo. Mais adiante, encontraram um tnel que tiveram de desbloquear. Custou a tarde toda. Eles dormiram l dentro. Mais um dia de caminhada e a montanha j era facilmente vista. Exatamente no terceiro dia, eles encontraram uma aldeia e dela dava para ver toda a montanha. No existia runa alguma. Dois homens abordaram os dois e os conduziu para o chefe da aldeia. Ele era o nico que entendia o idioma deles. Explicaram tudo e ficaram amigos. Recuperaram a comida e a gua e se despediram tardinha. Desde o primeiro dia, o rei estava absurdamente preocupado. A primeira pessoa que mandou chamar: Horcio. Ele explicou tudo e pediu que fosse procura dos meninos. Pelos primeiros dias Horcio o conseguiu convencer, mas no terceiro dia o rei exigiu que fosse procur-los. Como era do costume dele, iria at o rei para cobrar o trabalho, no fosse pelo pssimo estado dele. Decidiu ento faz-lo. Na montanha, subiram por diversos degraus de uma escada desgastada pelo tempo. J caa a noite. Subiram mais um pouco e acamparam numa parte mais plana.

No dia seguinte, continuaram a subir. Agora andavam por um lugar estreito, cerca de vinte centmetros de espessura, que diminua. Edward parou e disse: Se continuarmos andando com essas bolsas, acabaremos caindo. E o que podemos fazer? No podemos jog-las. Se fizermos isso, algumas frutas podero se estragar. Vamos ver, tente amarrar sua bolsa na minha. Depois de feito isso, continuaram. O espao diminura ao estremo, mas j dava para avistar um espao largo e uma ponte depois. Quando chegaram ao espao largo, pararam para descansar. No demoraram muito, logo comearam a atravessar a ponte, que de to velha j no tinha mais as tbuas que compunham o piso, e as poucas que ainda restavam no eram to confiveis. Como sempre arranjavam jeito para tudo, desta vez no foi diferente. Puseram-se a andar nas cordas. Por ser um espao grande, as cordas tinham a espessura dos braos dos garotos. Mas, mesmo aquelas cordas to grossas no resistiam ao desgaste do poderoso tempo. Andado pouco mais da metade, Edward j avistava o fim da ponte, que estava cada vez mais prximo. Ele andava claramente mais rpido que Ludwig, que ainda chegava metade. Edward chega e v, no inicio da ponte, a corda se partindo, a da esquerda, da posio em que ele estava. Ludwig, rpido! O qu? A corda, a corda! Mas como acorda, se eu nem tou dormindo, isso hora pra brincadeira, Edward? esta ltima gritando. Ele t maluco?, pensava consigo. A corda, a de baixo, do seu lado direito, t se partindo! Ele no pensa duas vezes e acelera o passo. No adiantou. De repente, ela se parte. Ele continua de um lado s. Completa trs quartos da ponte e continua. A corda em que estava tambm comea a se partir. Quando restavam apenas dois centmetros de corda ainda no partida, um gancho, com trs pontas, parecido com anzis, enrola-se num dos troncos que seguravam as cordas da ponte, do lado onde Edward estava, se fixa e da outra ponta aparece um homem. No mesmo instante a corda se parte e Ludwig cai. Socorro, Edward, me ajuda! Mas mas Ludwig! Ele fecha os olhos e comea a cair. Logo sente como se tudo fosse acabar ali. Por um instante pensa em Edward, depois em Augusto, depois Abre os olhos e v Edward e Horcio. Horcio, o que faz aqui? Muito grato. bem, foi isso, sim. Mas o que veio fazer aqui? que j faz quatro dias que vocs saram, certo? O rei pediu aos guardas para vasculharem toda a cidade na hora do jantar, para aproveitar a ausncia do pessoal nas ruas e no chamar ateno. No dia seguinte, me chamou e perguntou sobre vocs. Eu lhe disse. Pediu para que eu viesse procurar vocs e aqui estou. Ns estamos bem Fale por voc. Se no fosse por Horcio, eu nem estaria mais aqui.
6

Meninos, eu tenho de ir. Peguem estas frutas. Eu achei que vocs estariam sem comida e trouxe isto. Se dependesse de voc, ns estaramos com fome, no , Edward? Sim. Sorte nossa daquela aldeia estar ali. Que aldeia? Pergunta Horcio. Ah, Horcio, no venha me dizer que um ladro da sua categoria Ludwig mangava no sabe que aldeia aquela. Mas do que vocs esto falando? Ora, da aldeia na base da montanha. Mas essa aldeia, Edward, foi extinta h mais de cem anos mas eu tenho de ir. A propsito, isto tambm pra vocs. Ele sai rapidamente. Cem anos? Mas no a vimos ontem? Acho que ele era quem estava com fome. E eu tambm. Voc no, Ludwig? Eles andaram e entraram na caverna que estava logo ali. Comeram e descansaram. Caa a noite. Edward, voc tem alguma lenha ainda? Acho que espera a. S alguns gravetos. Fizeram uma pequena fogueira e dormiram. Era madrugada. Ludwig levanta-se de um salto, com uma expresso de assustado. Ele no quis acordar Edward e tentou voltar a dormir. Sonhava que caminhava numa sala, abre uma porta adiante e v Augusto deitado num sof, impando. Ludwig corre para abra-lo. Imediatamente aparece uma ampulheta sobre ele, com um nmero doze em sua parte superior. Ele escuta uma voz feminina: Voc s tem meio dia De repente acorda, novamente assustado, mas no levanta. O rei tem um sonho parecido, mas a voz dizia: Doze horas, Santo, doze horas mortais para vires at mim. A no ser, claro, que esses meninos no consigam pegar o teu maior tesouro, que colocaste l em cima. Ludwig resolve ento acordar Edward. Conta todo o sonho e seguem caminho. Depois de algumas entradas, eles se deparam com uma porta? Abrem-na e seguem por um corredor em cujo fim encontram outra porta na qual estava escrito: AQUI TUDO COMEA OU TERMINA. Abrem. Aparece uma segunda. Esta tinha um dois enferrujado em sua parte superior e uma chave que parecia ter sido dividida ao meio. Logo depois, com uns trs centmetros de distncia entre cada uma, estava a terceira. Isso se podia saber porque havia um nmero nela, um pouco enferrujado tambm. Eles abrem, entram e depois de alguns passos se veem numa sala fechada. Mais frente havia um porto gradeado. Aproximam-se e entreolham-se. Caminham pela sala olhando para o cho. Eles pareciam estar querendo achar algo. Edward acha uma vara de bambu bem perto da parede e apanha. Ele se aproxima do porto e coloca a vara entre seus dois ferros para que conseguisse apertar uma pedra que estava protuberante na parede, no fim de um buraco curto, mas profundo. Havia duas pedras. Quando apertou a da direita, o porto se abriu da direita para esquerda. De repente, o cho aparece, preenchendo todo o buraco. Eles
7

atravessam uma abertura direita, curvam algumas vezes e param numa sala fechada. Mais frente havia um porto gradeado. Esta sala era idntica anterior. Ludwig percebe a semelhana e diz: Essa sala na parece ser a mesma. Ela a mesma! Ns voltamos ao lugar onde estvamos! Tem certeza, Ludwig? Mas claro! No t vendo que existe o mesmo buraco depois desse porto gradeado? E, venha, ele chama Edward para junto do porto - perceba, as pedrinhas redondinhas no mesmo lugar. Voc apertou a da direita e o porto se abriu da direita para esquerda. Ento, se voc apertar a da esquerda, acontecer o contrrio. Ento o que sugere, apertar as duas ao mesmo tempo? Isso! Ele no poder abrir para as duas direes, ter que cair, mas e o buraco? Talvez ele seja menor que o porto. Agora isso no importa. A questo : como vamos apertar as duas ao mesmo tempo? Ei, Ludwig, e essas bolsas? Deve ter alguma coisa dentro delas. Lgico, n? Eles revistam a bolsa e ambos acham algo ao mesmo tempo e dizem em unssono: Achei! Achou o qu? Perguntam tambm ao mesmo tempo. Espera, Ludwig. Eu achei essas pedras. E eu, estes elsticos. Na sua bolsa tambm deve ter. E, a propsito, aquelas pedras na parede entram com facilidade? Muita. Ento vai ser fcil. Eles fazem uma bugiganga com os elsticos e uns gravetos, se pem diante da grade e, ao sinal de um deles, ao mesmo tempo, atiram. A grade treme e cai por sobre o buraco, servindo de ponte. Eles passam e entram esquerda. Percebem ter voltado ao comeo da caverna. Desta vez, a terceira porta estava aberta. Em Lynna, o rei conversava com Horcio. Faz uma pausa e fala: Se voc for ajud-los, eu pago em moedas de acordo com as minhas possibilidades. Se quiser, dou uma parte agora, mas s te pagaria mesmo se voltasse com eles em dez horas. Combinado. Me d a parte. Traga-os sos e salvos. A primavera logo dar lugar ao vero e eu quero comemorar com eles seus aniversrios. Horcio sai do castelo em direo montanha. Decorria-se meia hora. Na sala da quarta porta, eles tinham dificuldade para enxergar, pois a nica iluminao era uma fresta no teto. Depois de alguns minutos, quando estavam acostumados ao escuro, puderam reconhecer a silhueta de uma porta. Ludwig, passa a mo aqui.
8

Ele percebe o formato de letras no alto da porta. Acho que agora uma boa hora pra acender os candelabros, Edward. Cada um acha o candelabro e uma pedra. Percebeu que Horcio s nos deu uma pedra dessas, Edward? verdade. E se acontecesse de nos separarmos? A eu no sei. Acende o meu primeiro. Eles leram o que estava escrito na porta: Na porta da escurido sempre existe a chave da luz da esperana. Entendeu o que quis dizer, Ludwig? Que a porta se abre com uma chave de luz de esperana? , at essa parte, sim. Faz-se uma pausa. Edward fala: Isso! A luz abre a porta! Ludwig, voc um gnio! Isso perfeito. E como vamos iluminar a porta? Ou a sala! como faremos? Sentaram. Edward abaixa a cabea entre os joelhos. Ludwig fica refletindo. Lentamente olha para cima. Ele ainda estava pensando. Quando realmente bispa para onde estava olhando, d um salto e aponta para a fresta. A luz! O que disse, Ludwig? Perceba: se refletirmos o raio para a porta, talvez ela se abra. Pode ser, mas como voc pretende fazer isso? No sei talvez as faquinhas que Horcio nos deu. Pode funcionar. Venha, ilumine aqui. Ludwig iluminou e Edward tirou a faca da bolsa dele. Ao peg-la, Ludwig reflete na porta o raio de luz e o aponta para o buraco da fechadura. No funciona. Ele ilumina a maaneta. Nada acontece. Quando finalmente decide contornar a porta, depois de trs segundos, as tochas da sala se acedem e a porta se abre. Eles estavam com fome. Caminharam pela porta e mais uma vez voltaram ao incio. Passa-se uma hora desde que comearam. Horcio j estava no meio do caminho, j havia passado pelo tnel. Depois de terem comido o que restava nas suas bolsas, Edward e Ludwig passaram pelas quatro portas e abriram a quinta, cujo nmero estava em vidro. A sala era octogonal e suas paredes eram espelhos. Eles aproveitam a oportunidade para se arrumarem. Ludwig, voc est uma desgraa. Muito obrigado. Voc muito observador. Mas achei que os espelhos quebravam quando voc os olhava. Muito bem, agora voc viu que no acontece. E eu achei que Edward foi interrompido por um brilho no teto. Eram letras e iam compondo uma frase. Lia-se: Como no vs porta, tentars quebrar os espelhos. Se fizeres, estars condenado. Porm se os deixares do jeito que esto, da no sairo. Percebeu isto, Ludwig?
9

Ainda no, mas o que voc ia dizendo? Eu? Dizendo o qu? Eu que pergunto. Por acaso no ia dizer algo antes de as palavras aparecerem? Eu? Eu no. Ele j sabia do que se tratava E tambm no vem ao caso. Digame, como sairemos dessa sala? Vamos pensar juntos, Edward. Sentaram. Eles estavam cansados. Usaram as bolsas como travesseiro para se deitarem no cho. A princpio eles estavam pensando mesmo como escapar, mas aos poucos isso foi sumindo da cabea deles. Horcio acabava de chegar base da montanha. D pena ter de deixar esse cavalo solto, ele vai fugir. Isso explica a velocidade com que chegou montanha. Ludwig, que estava deitado prximo a uma parede, um espelho, apanhou uma pedra e comeou a arranhar o vidro. Estava to distrado quanto um camelo bebendo gua. Edward olha para ele e de repente fala, bem alto: Ludwig, isso! Ele se levanta de um salto graas ao susto. O que aconteceu? Vamos arranhar os vidros! Que susto, Edward! Mas uma boa ideia. E fizeram. Comearam a arranhar as paredes, os espelhos, na parte de baixo. Quando no conseguiram arranhar numa parte de uma das paredes, perceberam que poderia ser a sada. Comearam a contornar a parte que no arranhava. Quando terminaram, as outras paredes voltam s suas verdadeiras formas e exatamente a parte que no arranhava era a porta. Subindo sem cessar a montanha, Horcio atravessara a ponte e chegara ao salo de entrada. Ele estava parado diante da primeira porta de todas. Certo. Vamos ver se funciona. Ele abre, atravessa o corredor e chega diante daquela porta na qual estava escrito Tudo comea aqui ou termina. Ao contrrio, estava escrito: No podereis mais entrar, pois o elixir outros tentam pegar. Logo depois de abrir a porta da sala onde estavam, os garotos se deparam com outra porta. Nela existia o nmero seis em madeira. Estranharam. Eles deveriam voltar ao comeo, como acontecia, e ir abrindo uma por uma as portas. Eles abrem a suposta sexta porta e se veem diante da porta com nmero um. Eles no sabiam, mas ainda estavam na parte intermediria da montanha. Abriram a porta e ficaram diante de uma escada. Achavam tudo isso cada vez mais estranho. Subiram. Pararam num patamar diante de outra porta com um nmero dois. Tudo escurece. Eles ouvem uma voz: Ol, aventureiro. Imediatamente reconhecem a voz. Pai? em unssono.

10

J abristes uma porta. Faltam cinco. Se alguma for destruda, tudo isso desaparecer. Boa sorte. Rpido, Edward. Vamos! Passa-se uma hora e meia. Horcio havia achado um meio de subir. Ele sabia que estava mais ou menos na metade da montanha. Vamos, suba mais rpido as escadas, j d para ver a porta daqui. Depois que abriram a porta com um dois, outras escadas havia depois dela. A diferena era que a porta estava em chamas. Eles alcanam a terceira porta. Na busca pela quarta, eles passaram por lugares estreitssimos, como passaram antes de chegar onde esto. A porta estava novamente em chamas. Ao chegarem diante da porta, se entreolham, confirmam com a cabea e abrem. Do um passo e caem ambos num buraco, uns dois metros de profundidade, mais ou menos. Ele acabava trs metros adiante. Voltaram para o comeo, onde haviam cado. Olham para cima e veem a parede propcia para ser escalada. Eu no pulo to alto, Ludwig. Mesmo assim, no somos fortes o suficiente para subirmos essa primeira parte s com os braos. Precisamos colocar os ps. Mas tente, suba nas minhas costas com as duas bolsas e veja se as cordas, juntas, alcanam de onde quer que isso acabe, at aqui. Fazem o combinado. Quando Ludwig encosta nas pedras que saam da parede para subir, Edward sente os ps molhados e grita para que Ludwig fosse o mais rpido que conseguisse. Tou indo, calma! A gua t esfriando? Ludwig, isso, a gua vai congelar, anda logo! Ludwig olha para cima e v o topo. Toma flego e continua. Uma onda de m sorte o acerta e ele escorrega. A bolsa pendurada no brao direito cai, mas se prende numa pedra prxima ao p direito. Ele engancha no p e continua. Vamos, Ludwig! A gua j estava passando do tornozelo e ficando mais fria medida que o volume aumentava. Ludwig finalmente chega plataforma e logo amarra as cordas e lana a Edward, que estava saltitando para que os ps no fossem congelados. Ele percebe um tremor vindo da parede abaixo da porta, de onde eles haviam cado. Ela comea a se mexer e a se adiantar. Se ele continuasse ali, trs metros frente seria esmagado. Usando a prpria parede, ele se apoia, sobe, pega a corda e vai ao encontro de Ludwig. Vamos, Edward, temos cada vez menos tempo. Abrem a quinta porta e ficam diante de um corredor. No final dele, era possvel ver a sexta porta. Sem pensar duas vezes, eles comeam a correr em direo porta. Como que por encanto, a porta comeou a distanciar-se deles, a partir de certa distncia. Pararam. Pare, Ludwig. No v que nessas condies nunca sairemos daqui. T bom, espertalho, ento como voc acha que chegaremos porta? Andando de costas? Hum Pode ser. D as costas, Ludwig, porta.
11

Eles comearam a andar de costas e a porta no se mexia, eram eles que mudavam de posio. E a? Quando ns andamos um pouco mais, voltamos para mais perto da porta de onde viemos. V, ande em direo a sada, Edward. Ele faz isso. Ludwig fica olhando. Ele andava at determinado lugar. Depois da ele desaparecia e reaparecia esquerda de Ludwig. Interessante estranho, Ludwig. Estranho, mas interessante. O que acha de - Ludwig levanta a mo, fazendo sinal para que Edward parasse de falar, que ele estava pensando - talvez se Talvez se ns atravessssemos cada um numa direo! - Em unssono, um olhando para o outro. Como conseguir falar exatamente igual a mim? Eu que te pergunto. Vamos logo com isso. Fazem. Quando est na metade cada um, h uma queda de presso sbita e raios seguidos de uma exploso que os joga no cho. As paredes tremem e comeam a se mover. Rapidamente se entreolham, levantam e correm em direo porta. Abrem. De repente, como de costume, esto no comeo de tudo novamente. Do lado de fora da montanha, Horcio avistou o que parecia com trilhos e seguiu subindo por eles. Logo quando abriram a quinta porta, viram a sexta, cujo nmero estava todo colorido com pedrinhas brilhantes. Ludwig toca na maaneta, fecha os olhos e diz: Espero que esteja aberta Estava. E l estava a stima porta. O nmero estava todo trabalhado em ouro e tinha um fundo belssimo. O estranho era o buraco da fechadura, era um de um lado e o outro do outro. Ludwig logo percebeu. Tirou a chave da bolsa e colocou na meia fechadura do lado direito. Nada aconteceu. Tentou girar e tambm no deu em nada. Edward olha, pensa Olha a chave, puxa da fechadura e tenta colocar no outro buraco do lado oposto. Ludwig pergunta: Edward, como voc vai colocar a chave a se ela entrou aqui. Eu suponho que ela no entre nos dois. Ela entra. E agora, o que vai fazer. Suponho que no acontea nada se gir-la para o mesmo lado. Ento vou gir-la ao contrrio. E fez. No deu certo. E Ludwig se pe a falar de novo: Viu s! Agora tenta colocar a chave de trs para frente ironizando. Boa ideia! Coloca e grita: Ludwig, voc um gnio! Eu? Ah, sou sim. Ento como vamos colocar nos dois buracos ao mesmo tempo?
12

Simples: quebramos esta chave e mostrava-a na palma da mo ao meio. Conseguem quebr-la, mas uma parte ficou maior que a outra. Entram numa sala com um cheiro maravilhoso, jamais sentido antes por eles. So conduzidos quase que magicamente a adormecerem. O cho era macio. O som era o do silncio. O cheiro, o da imaginao. Cansados como estavam e num lugar com aquelas condies, logo adormeceram. Irregularmente, em instantes entraram no perodo do sono em que se pode sonhar. No sonho de Edward, ele est sendo conduzido para o final de um caminho. No de Ludwig, ele levado de dentro para a porta de entrada do castelo. Ao abri-la: Edward. Parecia agora que estavam num sonho em comum. Ludwig convida Edward para entrar e o leva para cima por uma escada circular. Logo estariam num campo em que predominavam gramneas e arbustos pequenos. Eles ento deitam e comeam a olhar as nuvens. Edward adverte que no deveriam demorar ali porque havia algo que precisava terminar antes que anoitecesse. Isso faz com que Ludwig se lembre de um lugar para onde precisa ir. Eles levantam dali e esto numa espcie de labirinto. Como se j soubesse o caminho, Ludwig percorre na dianteira cerca de metade do percurso. Quando pareceu ter esquecido para onde ir, Edward se pe em marcha e conduz Ludwig at uma sala onde havia uma chama selada dentro de um cristal de gelo. Depois o gelo derrete e fica derramando gua no interior da chama. Tudo volta ao comeo como se tudo aquilo fosse um ciclo. Eles confirmam uma para o outro e mergulham dentro da chama. Rpido, Ludwig! Ahn? Se lembra a ltima porta que a gente entrou? mesmo Ento aquele sonho Foi real? , parece que foi. E compartilhado, at. Como possvel, ento? Algum precisa de ns mais do que temos pra adivinhar como pode isso acontecer. . Alis, no sabemos nem quanto tempo passamos dormindo. Espero que seja finalmente a ltima. E era. Horcio havia chegado ao fim da linha, literalmente (ou no comeo). Estava diante de um porto de madeira e que parecia muito forte. De repente, ele se abre. Horcio? espantam-se os dois garotos. Edward, Ludwig, vocs conseguiram! Ele entra na sala. Nela havia uma fonte que jorrava um lquido multicor. No centro, no ponto mais alto, havia um clice. Ele estava vazio. Todos estavam encantados com a beleza da fonte. Edward quebra o silncio: Horcio, por que resolveu roubar o elixir? Para me graduar Rei dos Ladres. Mas se voc no conseguiu, como se graduou? Para se tornar Rei dos Ladres necessrio que sejam cumpridos cinco testes, entre os quais o do tesouro de um reino era, na verdade, o quarto e o elixir o ltimo. E um bom ladro no aquele que s sabe roubar, no verdade? Peguei uma taa como esta Roubou, melhor dizendo foi interrompido por Ludwig. , roubei. Como ia dizendo, arranjei uma taa como esta
13

E como voc saberia que taa roubar? Edward ficava curioso. Um bom ladro tem seus informantes, no? Bem ento como eles sabiam Edward continuava a perguntar, Ludwig achou melhor no atrapalhar. Como toda ltima prova diferente, eles acharam uma taa em algum lugar e no viram outra igual nas redondezas. Depois disso, faltava achar o elixir. Ladro viaja muito. Numa dessas minhas viagens, eu achei uma poa dgua com manchas coloridas, apanhei, entreguei e passei. Interessante o modo de um ladro pensar. Ludwig estava encantado. A conversa est boa, mas algum precisa de ns. , meninos, e temos de ir rpido. Mas cad o elixir? S vejo a taa. dessa vez Ludwig. Horcio olha ao redor da fonte e acha alguma coisa. Vocs tm alguma chave? Por qu? Edward falava. Talvez esse buraco de fechadura faa alguma coisa. Que viso das coisas voc tem, Horcio! Queria ser ladro tambm. No diga isso, Ludwig! Tudo voc tem! E ainda mais Augusto seria totalmente contra. Horcio repreendia. Papai! mesmo, Ludwig! Eles correm para a porta e retiram dela a chave e entregam a Horcio, que usa na fonte. Magicamente, a taa se enche. Com o peso da taa cheia ela aperta um boto e quando Ludwig a retira de cima, a fonte desaparece, como se fosse s uma imagem projetada. No lugar aparece o comeo dos trilhos, um carrinho de minerador e uma alavanca. Parecia mais que o elixir era s gua. Era um lquido incolor e inodoro. Vamos! disseram os trs de uma vez s. Subiram no carrinho. Horcio puxa a alavanca. O carrinho comea a andar pra trs. No se preocupem, a taa est segura. De repente, o carrinho lanado para frente e comea a descer a montanha numa velocidade absurda. Eles dispunham de apenas nove horas. Em quanto tempo voc chegou aqui, Horcio? Edward perguntava. Precisei de meio dia. Horcio tambm gritava. Espero que tenhamos mais tempo que s metade de um dia. Eu estou morrendo de fome! O carrinho estava perdendo velocidade. Eles haviam andado por cinco horas. Desceram dele e comearam a correr. Cansaram-se e andaram por meia hora. O castelo estava prximo. Logo chegaram. Augusto estava em sua sala. Estava sentado como se estivesse dormindo. Papai! Ludwig corre em direo a ele com a taa. Espero que tenhamos chegado a tempo Horcio estava ansioso. Augusto bebe o elixir. Se sente muito melhor.

14

Depois de conversarem um pouco, almoaram. Logo os garotos foram dormir. Eles estavam muito cansados. No dia seguinte, quando acordaram, foram surpreendidos por uma grande festa em homenagem. Tambm estariam comemorando o dcimo segundo aniversrio deles, que acontecia todo final da primavera.

A Lenda II: O Orculo do Tempo Depois de dois teros de ano, estavam Augusto, Edward, Ludwig e Horcio sentados mesa, jantando, conversando sobre os preparativos de uma festa que comemoraria o aniversario da cidade. Pela conversa, dava-se a entender que Augusto
15

gostaria de ter feito ano passado, mas, por alguns motivos, um deles a misteriosa doena, descoberta como doena algum tempo depois, a festa que celebraria o decnio da cidade fora adiada. No dia seguinte, Augusto teria uma viagem a negcios com o governo da cidade do sul, que, como era uma cidade porturia, havia crescido muito economicamente e o rei achava proveitoso dividir o progresso com as cidades aliadas. Horcio ficou responsvel pelos meninos e pediu para que eles fossem dormir cedo, que gostaria de contar com o apoio deles para comearem a resolver os preparativos para a festa sem que Augusto soubesse. Seria uma surpresa. Havia passa do um dia desde a partida de Augusto. Os trs estavam conversando ainda sobre a primeira prova do Grande Desafio, que seria a forma de comemorao. Segundo a conversa deles, o Grande Desafio seriam trs provas: A primeira testaria o preparo fsico, a segunda, a capacidade de raciocnio e a terceira ficaria para testar as duas capacidades simultaneamente. De repente, algum entra no castelo gritando. Os trs saem da sala de jantar e pegam-no. Fale! O que est fazendo aqui? Horcio comeava. Eu Soltem-me, preciso falar com o rei! Responde. Somos ns o rei agora. desta vez Ludwig. Mas... O rapaz novamente. Vamos, venha conosco. Por ltimo, Edward. Eles entram na sala de jantar. Ao rapaz foi pedido para que sentasse na cabeceira da mesa. Do seu lado direito sentou-se Edward, na frente deste, Horcio e ao lado deste, Ludwig. Vamos... Horcio fez uma pausa e o rapaz entendeu: Robin, Robin Johnson. comece a contar por onde acha que seria o comeo. Bem, eu, Robin Johnson, o Prncipe dos Ladres Voc o qu? Edward se espanta. O Prncipe dos Ladres. Como eu nunca ouvi falar de voc? E quem voc pensa que ? O REI dos Ladres. Horcio, o Rei dos Ladres? Prazer, sou Robin Johnson, me autodenomino Prncipe dos Ladres. Eu acho que voc j se apresentou falava pela primeira vez Ludwig. Mas, espera um pouco, ele disse autodenomino, portanto no ladro coisa nenhuma. Dessa vez Edward. que o Conselho dos Juzes nunca quis fazer uma graduao menor que a de Rei dos Ladres. Espera mais um pouco, conselho dos JUZES? Mas juiz no serve pra defender os fracos e promover a justia? Muito observador, Edward. Mas os juzes defendem quem defende os fracos, que, nesse caso, somos ns. Mas
16

Calma. Eu responderei a todas suas perguntas gradativamente, sem que precise necessariamente perguntar. Eu gostaria de comear por mim. o seguinte: s existem duas graduaes: a minha, a de Rei dos Ladres e ladres comuns. O Rei dos Ladres o sucessor do primeiro juiz que, por algum motivo, venha a falecer E quantos so os juzes? Edward curioso. So trs, mas, por favor, no me interrompa. Portanto, se algum juiz falecer eu serei o sucessor. As pessoas que se dizem normais, quero dizer as pessoas comuns pensam que ns somos maus, que no temos emprego e roubamos para enriquecer. Mas os juzes, sim, so justos. T certo que no so juzes comuns, mas defendem nossos ideais, ns tiramos dos que tm muito para dar aos que no tm quase nada. Nosso alvo: os reis, que acumulam riquezas e deixam os sditos na mesma situao sem poder crescer e se estabilizar financeiramente Ludwig s observava, esperando que ele terminasse de falar para contraargumentar. Nossa segunda ocupao, e eu lhes digo, a mais importante delas, a de trabalharmos secretamente como Espera um pouco, Horcio. Antes que comece a falar, eu preciso te dizer uma coisa: voc s est olhando para o assunto de um ponto de vista nico. Voc pensa que todos os reis so iguais, so egostas, mas no se pode generalizar tudo. Podem existir, ou melhor, existem reis eu diria bons, que se importam com seus sditos T, t, j chega, Ludwig. Eu acho que Horcio j est bem grandinho pra entender isso, no acha? O melhor continuar escutando sobre ladres. , Edward, voc parece um deles. Mas ele precisava, sim, ouvir isso de mim, talvez mude sua concepo. Ele olhava para Horcio nas ltimas palavras. Como adulto que era, Horcio no quis estender aquela discusso, achava que era totalmente desnecessrio fazer esse tipo de coisa com uma criana. melhor voltar para o que interessa, no acham, garotos? Sinceramente, eu prefiro voltar a ouvir sobre ladres. Fale mesmo por voc, Edward. Eu gostaria de ouvir mais tambm, Horcio. Desta vez, Robin. Mas se for pra ficar falando mal dos reis como se todos fossem iguais, eu me retiro. Certo, Ludwig, eu respeito isso, contudo vou continuar falando sobre ladres. Como j havia citado primavera passada, ns somos diferentes dos mercenrios, ns trabalhamos como ninjas. Legal! Edward quase dava um salto. Ludwig comea a se lembrar da conversa que tiveram na montanha do elixir. Comea a raciocinar e unir as coisas. Quando conclui o raciocnio, pergunta: Voc tinha doze anos quando se graduou para Rei dos Ladres!? Ele fica em silncio por um momento, como se estivesse se lembrando de algo. Sim, Ludwig. Por isso disse que conseguiriam roub capturar aquele elixir. Mas como Horcio entende o que ele perguntaria e logo responde, interrompendo a fala dele: Ludwig, isso uma das coisas de que tento esquecer desde que aconteceram.
17

Um clima de tenso surge sobre todos. Percebendo isso, Edward corta o silncio: Podemos continuar, Horcio. Por sermos uma organizao secreta, Edward, no posso entrar em muitos detalhes. Oh, que pena Edward lamenta. Mas melhor, garotos, temos que resolver este aponta para Robin problema. Diga-nos, por que queria falar com o rei? Ele precisa me ajudar, a Guarda Real de Northingel est minha procura, e, definitivamente, no quero ir para a priso daquele castelo. E o que faz voc pensar que meu pai o ajudaria? Perguntava Ludwig. Ele o nico que pode, depois de Rich, que escutou meu problema e tentou ajudar. E quem esse Rich? Ah, o dono do bar, no ? Dessa vez, Edward. Isso ai. Ele permitiu que eu me refugiasse l desde o ano passado, trabalhando para pagar a hospedagem. Depois ele viu que eu realmente queria ajudar, talvez pelo meu esforo, e comeou a contribuir com algo mais para ver se eu conseguiria pagar o que roubei de Northingel. Mas ento ele estaria ajudando um criminoso. Apontava Edward. Ele s estava me dando uma segunda chance e eu no fui desleal com a confiana dele. De repente, ouviu-se muitos passos, ritmados como uma marcha, o som dum trompete, como um chamado pelo rei, lado de fora. So eles! a Guarda Real! Algum deve ter visto! Vamos, Edward, Ludwig. Voc, fique ai. Se for mentira tudo o que falou, vai se arrepender. Foram at a porta e Horcio a abriu. Procuramos um fugitivo. Ele se encontra aqui? Antes de mais nada, por que ele esta foragido? Eram cinquenta homens agrupados em cinco linhas e cinco colunas, todos vestidos com uma roupa em sua maioria vermelha, e o proferidor, o que falava com Horcio, era um homem no to alto, de bigode, e sua roupa, parecida com as demais, era diferenciada pela gola, que tinha uma riqueza de detalhes e ele vestia uma capa. Ele abre um pergaminho e comea a ler: Robin Lupus Johnson, condenado pena de dez anos, dos quais cinco de trabalho forado para a corte, sem qualquer tipo de remunerao, por furto de: um quilo de goiabas, algumas bananas, e o anel real. Ah, e por ter feito quatro refeies numa taverna qualquer e no ter pagado. Isso tudo? Sim. Estamos procura dele principalmente pelo furto do anel real, que faz parte do tesouro da nao. Bem, se isso tudo, eu decido o que acontecer com o ru daqui por diante por aceitar arcar com todas as despesas e prejuzos causados por ele. Os custos somam mais de setenta mil aurinos. O qu?!
18

Com a devoluo do anel o valor cai para vejamos seiscentos aurinos. Assim bem melhor. Mas ainda muito por mseras goiabas. Vou providenciar agora mesmo o anel. Aguarda um momento? Pois no. Horcio entra seguido pelos garotos. Chega sala de jantar. Agora voc quem vai me ajudar. D-me aqui o tal anel. Mas ele t bom, leva pra eles. Bom. Continue aqui. O anel entregue l fora. Agora s faltam os seiscentos aurinos. Corresponde a quanto, em algarismos? Vejamos, trs aurinos correspondem a um algarismo de cobre. Duzentos de cobre so vinte de prata. D-me vinte algarismos de prata e iremos embora. Certo. Tome. Horcio sorria. Pronto, agora vamos entrar. falava com os garotos. Aurino era a moeda da cidade do norte, algarismo, a de Lynna. Era dividido em trs importncias: cobre, a de menor valor, prata, a de valor intermedirio, e ouro, que vale cinqenta moedas de prata e, portanto, quinhentas de cobre. Mas, esperem vocs dois, vocs ouviram o nome completo dele? Ah, verdade. Era Lupus, no era? Ludwig se lembrava. Por que ser que ele no quis nos dizer? o que vo descobrir agora, garotos. J sentados mesa, Horcio comeava a falar: Como mesmo seu nome? Robin Johnson, mas por que a pergunta? Sou eu quem faz as perguntas aqui. E, se no me engano, h mais alguma coisa que precisa nos dizer. Mas eu j falei tudo, por completo. Inclusive seu nome? Como assim? Ah no, o pronunciador! , eu sei o que h entre vocs e essa famlia, mas eu no tenho nada a ver com o trabalho dela. Evito at de pronunciar esse nome. Mas, acredite, qualquer coisa que acontecer daqui em diante, voc ser o primeiro alvo das minhas perguntas, e, voc sabe, no , o que acontece com quem no as responde? Espera a, Horcio, esta vendo aqui? , que gravidade esta com o nome dele? Meninos, isso coisa de gente grande, vocs nunca imaginaro esse tipo de coisa. T certo, melhor que samos e deixemos vocs sozinhos. Vamos, Ludwig.

19

Eles saem do castelo e vo andar pela cidade que em cujas ruas havia movimento intenso. Caminharam ate a praa onde talvez, se todos concordassem, aconteceria a primeira prova do Grande Desafio. Continuaram andando e entraram numa rua onde havia uma garota fazendo uma placa que, ate onde ela havia feito, podia-se ler: Comemoramos o 11 aniversrio Lynna. Havia um espao sob os primeiros nomes que talvez fosse o lugar das palavras que completariam a frase. Quando Ludwig viu o rosto dela, soltou uma exclamao e puxou Edward para que o acompanhasse. Ei, Edward, veja, que bonita, no? Com certeza. Qual o seu nome? A ultima frase para a garota. Ellin, e vocs? Eu sou Edward e este Ludwig. Ei, eu falava da placa! Mas ela tambm no muito bonita?
20

Oh, mas claro! Agradeo a gentileza. Vocs so da realeza? Somos. Ele mais que eu. Como assim? uma longa histria. Mas, me diga, sua esta loja? sim, entrem. J dentro, Ludwig parecia se encantar com a mnima coisa. Por todas as paredes e alinhadas ao centro, havia prateleiras com as mais diversas ferramentas e utenslios. direita da entrada estava o balco. Na frente, do lado esquerdo, estavam dispostas duas prateleiras na vertical que iam at outras duas horizontais no final. Em frente ao balco estavam dispostas trs prateleiras pequenas. Os utenslios iam desde colheres, garfos e facas at loua, chaleiras e xcaras. Havia tambm um completo sortimento de armas brancas e ferramentas relacionadas ao trato da terra. Atrs do balco estava o mostrurio das ferramentas de caa. Era para onde Edward estava olhando, desde a entrada na loja. Que lindo, esse arco! Quase perfeito, feito pelas mos do meu pai, como quase tudo aqui. Mas este foi seu capricho. Edward lia, sobre o mostrurio, Utilidades Johnson. o seu pai? Apontava para o nome. sim. Ei, Ludwig... mas onde est esse cara? Veja ali. Ele parece gostar de tudo aqui. . Nunca o vi assim. Logo, ele j estava prximo. O que houve, Edward? Temos que ir, no acha? mesmo. Mas bem que... ele erguia a vista para o nome Johnson do letreiro. Bem que o qu? Ah, no, nada. Vamos. Tchau garotos! Ela falava alto da porta. Tchau, Ellin. Edward respondia. Tchau. Voltaremos outro dia com certeza. dessa vez, Ludwig. Dentro do castelo, Edward tentava esclarecer o que acontecera na loja. Eu no entendi por que voc parou de falar naquela hora. Era como se tivesse visto um... fantasma! Voc no prestou mesmo ateno, no foi? Em que? A pessoa com quem falamos hoje cedo no tinha nada em comum com o pai dela? Johnson! Era como se a resposta tivesse cado como uma pedra na mente de Edward. Isso mesmo. E se lembra que Horcio no queria dizer o que significava esse nome?
21

No era o nome Johnson, era, se no me engano, Lupus. verdade... Houve uma breve pausa feita por Ludwig. Mas e esse ele tiver omitindo o nome tambm, como fez Robin. mesmo. Mas como podemos descobrir o nome dele ou se existe algum grau de parentesco entre eles? Estamos num castelo, no? E castelo a sede de tudo numa cidade, certo? Portanto, em algum lugar daqui devem existir os registros da populao ou alguma coisa. , mas a nica pessoa que pode saber onde esto tais registros j no est mais aqui. Ento o esperaremos chegar. E assim fizeram. Ficaram conversando sobre o assunto pelo resto da tarde. No dia seguinte, j pelo alvorecer, Augusto chegava e, como em toda viagem, tinha muito o que contar. Os meninos acordaram e receberam-no numa enorme alegria. Como passaram esses trs dias sem mim? Aconteceu tanta coisa. Primeiro Edward. S faltava o castelo ser derrubado. Depois Ludwig. , eu tambm tenho vrios assuntos a tratar com todos, principalmente com a populao. Majestade! Horcio aparecia porta. Recebi a notcia de que estaria aqui. O que aconteceu l em Sulamar? Passou muito tempo desde a ltima viagem e muito desenvolvimento pode ser notado. Agora foi adotado um novo sistema de contagem do ano que, por sinal, sofreu vrias mudanas nesse meio-tempo, dividido em doze meses ou trezentos e sessenta e cinco dias. Eu preciso que o senhor alerte a cidade para que se renam a partir do segundo perodo da tarde, na praa principal. As horas eram chamadas perodos e eram contadas em ampulhetas. Feitas pelo Sr. Johnson, elas possuam um engenhoso mecanismo de troca de plos e contagem automtica dos perodos. O dia possua vinte e quatro perodos, seis deles separados numa parte do dia que seria a manh, outros seis que compunham a tarde e os doze restantes faziam parte da noite. No havia diviso em madrugada. Como ser, papai, o novo sistema? Ludwig tinha pressa. E ele explicou com detalhes tudo aos dois. Tratava-se do tradicional calendrio atual. Segundo ele, estavam em agosto, na primeira semana, na quinta-feira. Mais uma coisa, onde ficam os registros, documentos e coisas desse gnero, aqui no castelo? Na Torre Central, direita no corredor central. Mas como nunca vimos porta alguma? Como , teoricamente, o lugar mais importante do castelo, a entrada foi encantada com magia para no ser violada. Eu, agora, preciso ir. Bom apetite para os dois. Obrigado. Os dois em unssono Papai acabou de dizer a hora em que vamos agir. Ludwig estava com um ar feliz e malicioso.

22

, s que temos que pensar em detalhes para nada dar errado e aproveitar por completo o espao de tempo que temos. J chegava a tarde e o rei se preparava para o pronunciamento. Todos j estavam se reunindo na praa e os meninos se preparando para a busca do dia. Passado o tempo certo, o rei sai do castelo em direo praa. Os meninos esperam e quando tudo parece estar em ordem partem para a torre. Comeam a fazer como haviam planejado: bater na parede at achar o som da madeira. Como se j soubessem o que fazer, acharam a porta. que alm de no possuir os itens normais de uma porta, era como a parede. timo, Edward. Achamos a porta. Agora, como entraremos? Simples. Como assim simples? Ora, bater na porta como se quisesse entrar. Ludwig o faz. Muito bem, gnio, e a? At a primavera passada era voc o gnio. Veja! Aparecia agora o buraco da fechadura, do lado direito. Que maravilha, Ludwig. Trouxe a chave que pedi? Que chave? Ah, voc t de brincadeira. E como voc acha que vamos entrar? De um jeito que ela no tivesse com quem eu menos gostaria. E agora, fazer o qu? Edward... Ludwig refletia Venha comigo. Mas... Ele segue Ludwig. Eles sobem a escada no fim do corredor, que levava ao segundo andar e vo at diante da porta do quarto de Augusto, onde Ludwig para. Onde voc acha, Edward, que papai guardaria uma coisa como essa chave? E o que te garante que ele no levou consigo? Ele no iria para um encontro como o de hoje com uma coisa to importante quanto essa chave. verdade... Ei, tenta embaixo do tapete. Por qu? um lugar to bvio. Ludwig levanta o tapete e... Acho que voc precisa de um curandeiro... voc tem muita sorte! Ao chegarem porta, Edward insere a chave e, como que por encanto, surge uma maaneta do lado contrrio. Ele abre at o fim e a porta bate numa parede. A parede some. A porta se mantm em p. Eles procuram a maaneta, mas no encontram. Sem falar, Ludwig chama Edward para atravessarem o corredor para que chegassem ao outro lado da porta. A havia uma maaneta, do lado direito. Edward a gira para o lado esquerdo e abre a porta no mesmo sentido. A maaneta some. Aparece outra no lado esquerdo. Ludwig tenta abrir empurrando, mas no consegue. Edward puxa e ela comea a abrir. Eles acompanham seu movimento, que de apenas noventa graus. A maaneta desaparece novamente e aparece outra no lado direito. Ludwig abre at encostar na
23

parede. Quando eles veem, esto no mesmo lugar com a porta, que antes estava no espao direita deles, na parede esquerda.

Ouvia-se uma voz distante: Edward, Ludwig. Eles se assustam. De repente, Horcio passa no corredor diante da porta e no os v. Voc acha que ns somos invisveis aqui dentro? Sei l. Se isso acontece, ento no tem problema de atender ao chamado dele, tem? Edward deduz. Ludwig d de ombros rapidamente, fazendo sinal de incerteza, e os dois saem pelo espao onde antes havia uma porta. Horcio, estamos aqui! Ludwig? Ah, vocs dois, esto a. De onde vieram? Esqueam. Venham comigo, o rei precisa de vocs. Quando chegam l, o rei comea a falar: E aqui esto eles. Um deles ficar encarregado de fazer as inscries, aqui mesmo, na praa. O outro far um censo sobre os calendrios. Fiquem felizes. Boa sorte. O rei sempre dizia essas duas coisas no final de cada pronunciamento. Talvez influenciasse mesmo, porque os habitantes viviam felizes, em paz. No caminho de volta...
24

De que o senhor estava falando, pai? Lembram-se do grande desafio? Vocs mesmos faro as inscries, at as prprias, se quiserem participar. E o censo sobre aqueles calendrios que eu havia mencionado mais cedo. O que censo? Edward ainda com dvidas. o conjunto dos dados estatsticos dos habitantes de um reino. Neste caso, s uma pesquisa simples. Quando faremos tal pesquisa? Continua Ludwig. A partir de amanh. Com as inscries, no precisam se preocupar muito. No dia seguinte eles se levantam um pouco mais cedo do que de costume devido ao censo. J na casa do Sr. Johnson Bom dia, Ellin. Bom dia meninos. sobre os calendrios? Meu pai gostaria de trs, pode ser? Acho que sim. Ludwig estava indeciso. At mais. Boa sorte para os dois. Quando chegaram taverna de Rich tiveram uma surpresa: Robin. Fazendo uma visita a um velho amigo, no ? Ah, oi Edward, chega mais, Ludwig! Ele estava enrgico. Eu vou ajudar nos preparativos para a festa dos dez anos da cidade, mas continuarei ajudando Rich, meu velho ficava at estranho, porque Rich era um pouco mais velho mesmo. Ento, Sr. Rich... Ludwig interrompido pelo prprio. Senhor nada! Apenas Rich, por favor. T bem, Rich, vai querer o calendrio? Sim, dois, por favor. Mas o movimento t fraco, Robin. Edward continua a conversa enquanto Ludwig prossegue com as anotaes. que nesta poca do ano no aparecem forasteiros. O movimento comear agora que o aniversrio da cidade. Ento, at mais. Na semana seguinte, foram iniciadas as inscries e, como no seria surpresa, Edward e Ludwig foram os primeiros a se inscreverem. Mas no final daquela semana, aconteceu algo com Edward. Era noite de sbado. Os meninos haviam ido dormir um pouco mais tarde. Na madrugada, ouve-se passos pelo corredor do primeiro piso. Era onde ficavam os quartos e coisas ntimas do rei e dos meninos. O segundo era a biblioteca real. Ludwig no costumava dormir tarde, por esta razo ele no conseguia dormir bem nas noites em que isto acontecia. Ele se acorda com o som dos passos. Acha que um sonho e tenta voltar a dormir. De repente, ouve-se o som de vidros quebrando e Ludwig salta da cama. Tenta ver o que havia no corredor, mas no conseguia porque o candeeiro havia sido quebrado. Havia fogo no cho e Ludwig v um vulto: era Edward. Edward, Edward! Vamos, Edward, acorde! Ele dava tapinhas no rosto do irmo.
25

Bah-lu-torre a-vam-venha O que que isso? Vamos, Edward! Ele desperta. Ahn? O que houve? Voc estava bodejando, Edward! Voc parece ser sonmbulo. O qu? Mas Voc falava na torre verdade, ns esquecemos o que estvamos fazendo! O que acha de irmos agora? , mas, e esse fogo a? Esqueceu? Voc sonmbulo, derrubou e voltou pro quarto e eu nem acordei. T bom, se assim Eles descem em silncio. Quando esto em frente aonde seria a porta, encontram apenas um espao na parede com a porta na parede posterior. Quando abrem e entram, uma surpresa: ao fecharem a porta, a torre comea a aumentar seu dimetro. Eles correm para onde seria a parte de trs para eles, mas no acham nada. J no d mais para passar pelo corredor. Se veem presos numa esquina. Do as mos e fecham os olhos. Quando percebem que o barulho parou, abrem de volta os olhos e j se veem dentro da torre. Veja, Edward, como bonito aqui de dentro! Srio mesmo! Era verdade. A sala, logicamente circular, era coberta por um carpete no assoalho inteiro. frente de onde eles estavam havia uma escada, do lado oposto da sala, junto parede. direita, uma lareira muito bem detalhada. No centro, sobre um tapete de uns vinte metros quadrados, havia duas poltronas vermelho-escarlate. O tapete dava a impresso de que tinha sido feito mo, era minuciosamente detalhado. Eu gostaria que meu quarto tivesse esse aspecto. Eu tambm. Mas, Ludwig, como sairemos daqui? que aqui no parece haver uma sada. verdade. Mas temos de fazer o que viemos fazer, no acha? Bora l, ento. Sobem a escada. Depois que deram meia-volta seguindo a escada, estavam no primeiro piso. Havia tambm uma placa na parede em que lia-se: 1 Andar Guarda registros e dados fsicos da cidade de Lynna Acho que no aqui. Edward deduz ao ler a placa. Vamos continuar. Quando chegaram ao segundo, leram: 2 Andar Documentos e diplomacia com os reinos da regio de Planos Brancos. Subiram mais um andar e leram outra placa:
26

3 Andar Registros e documentos do castelo da cidade de Lynna. Ludwig, est ficando um saco subir escadas. S mais um, depois ns voltamos. E sobem mais um. D para se ver a expresso de satisfao no rosto de Edward. O motivo era explicado na placa: 4 Andar Dados completos da populao da cidade de Lynna Eu vou comear a procurar. Pois eu vou ver onde vai dar a escada. Boa sorte. Era o ltimo andar. Ludwig lia a ltima placa: 5 Andar Guardados mapas de todas regies conhecidas pelos reinos da regio de Planos Brancos As salas de cada andar eram circundadas por estantes juntas umas s outras. Nesta havia somente uma estante e uma mesinha. Ludwig vai at ela e abre a primeira gaveta direita. A acha um mapa que em cujo rodap estava escrito: Na casa certa haver uma cruz e at l ela levar quem sobre ela deitar. Para voltar basta bater oito vezes: trs na altura da cabea, duas na altura do joelho, uma de cada lado e uma no centro. Ele guarda o mapa no bolso e desce.

27

E a, Edward, encontrou alguma coisa? No. E voc, o que tinha l em cima? Guardava mapas. S dei uma olhada depois sa. T, tudo bem. Agora me ajuda a procurar. Lembre-se: queremos achar o nome Johnson ou talvez Lupus. Dez minutos depois, Ludwig acha o registro de Horcio. Achei! Achou o qu? O registro de Horcio. O nome dele Horcio Roberto Lupus eles se entreolham e o nome Lupus vem do pai, Humberto Roberto Lupus. Espera, achei mais: o pai dele tem um irmo, Will Lupus, e aqui veja, Robin Lupus Johnson! timo, Ludwig! E aqui Daiana Johnson, a me dele. V se acha o pai de Ellin. Mas no sabemos o nome dele, o primeiro. Ento procura pelo registro dela. Acha. Descobrem que Ellin prima de Robin por parte da me e este, primo de Horcio por parte do pai. Mas qual o segredo que esse nome esconde? No sei, mas vamos descobrir. Amanh, Edward, voc procura Robin e eu, Horcio e os levamos pra sala de jantar. Mas ainda hora de dormir e eu ainda estou com muito sono. onde mora o problema. Tu no entrou aqui por uma porta, nem eu. Bora l pra baixo, ento. Estavam l embaixo. Mesmo assim ainda no conseguiam imaginar nada. Ludwig, e se tentssemos voltar nosso passos, quero dizer, a partir de do lugar onde estvamos quando entramos. Pensei que tinha dito voltar ao passado. E tu acha que isso possvel? Edward achava que seria uma pergunta retrica. E por que acha que no? Depois dessa torre j no acredito mais s no que vejo. , a torre e a montanha do elixir, no ? verdade. Vem, vamos fazer isso. Eles ficam de costas para a parede, em frente escada e comeam a caminhar para trs. Achavam que atravessariam a parede como supostamente fizeram ao entrar. Batem
28

com as costas numa parede. Ludwig pergunta se Edward no teria mais alguma sugesto. Ele sugere tentar de olhos fechados. Do s mais alguns passos e batem numa parede com as costas novamente. Ao abrirem os olhos, percebem que j estavam fora da torre. Talvez o que fizeram por ltimo fosse desnecessrio. Mas, enfim J era domingo. Ainda estava escuro quando voltavam para as camas. As pessoas que costumavam trabalhar de acordo com a disposio acordaram j no alvor. Elas dispunham de um ms para se adaptar ao novo sistema: cinco dias de trabalho e dois de descanso absoluto. Significava que no se poderia trabalhar mais que cinco dias seguidos nem menos. Quando a rocha totalmente aquecida pelo sol, Ludwig acorda. Encontra Robin terminando o caf da manh: Robin, bom dia! Que alegria, Ludwig! Preciso conversar com voc e Horcio, sabe onde ele est? provvel que esteja no terreno do castelo. Voc me espera aqui? Certo. Ah, se Edward aparecer, diga que espere, tambm, por favor. Quando Ludwig chega l, v uma rea enorme, antes aberta, agora envolta por um muro de uns quatro metros de altura. Horcio vinha saindo de uma entrada nesse muro. O que faz aqui, Ludwig? Estava a sua procura. O que ser isso? Ah, o labirinto? Ser a ultima prova do Grande Desafio, O Labirinto dos Reflexos. A propsito, o que queria comigo? Conversar. Venha, venha comigo. Horcio d de ombros fazendo um sinal de dvida. Quando chegam sala de jantar, Edward ainda comia. Quando todos sentaram, por coincidncia ou no, ficaram dispostos do mesmo modo como ficaram quando acharam Robin. Muito bem, o assunto, na realidade, so mesmo vocs. Comeava Ludwig. O que eu fiz agora? Robin se assustava. Nada. O problema est no nome de vocs. Meu nome!? Como assim, meu nome? Sim. Eu e Edward descobrimos que voc tambm tem o nome Lupus e que vocs so primos. Percebendo a convico com que falava Ludwig, Horcio nem tenta se esquivar. verdade. O qu!? Eu sou primo do Rei dos Ladres? Isso mesmo, Robin, voc primo dele. Mas agora explique uma coisa, Horcio, por que o receio com este nome? uma longa histria. Conte-nos! Edward falava pela primeira vez porque acabara de comer. Mostrava agora mais interesse em ouvir que quando Horcio contava a histria dos juzes.
29

Daiana Johnson Minha me! Surpreende-se Robin. foi a nica mulher numa linhagem de quatro filhos. Todos eram ferreiros. Ah, exceto um que no me recordo o nome agora. Ela foi banida da famlia por ser mulher. Casou-se com Will, meu tio. T certo que ele tambm no era de uma famlia das melhores. Tiveram uma filha. Ele era o caula e ningum, quer dizer, os outros irmos mais velhos da gerao dele ainda no tinham nenhuma filha. Isso implicava o banimento dela tambm, tal como a me fora. Havia ainda outra opo para ele: ter um filho e negar a filha. Se bem que no era melhor que a de antes. Ele optou por fazer isso mesmo. Se no o fizesse, ele prprio seria banido da famlia. Tiveram voc, Robin. Antes que voc nascesse, ele descarta a ideia, foge com a criana e voc, com a sua me. No foi bem essa a verso que ele me contou. Ento o que foi? Ela dizia que meu pai era louco pra fazer da minha irm a maior mercenria da histria. Ela que fugiu dele e queria que eu me tornasse um membro do Conselho de Juzes para lutar contra toda a famlia do meu pai. Mercenrios!? O que realmente eles fazem? O que forem pagos pra fazer, Edward. Horcio explicava. Edward parecia gostar muito daquilo tudo. Ento por isso que voc omite o nome, no , Horcio? Por isso o que, Ludwig? Onde j se viu um membro da famlia rival ser um aliado? Faz sentido o que diz. Mas o Conselho de Juzes no uma linhagem de famlia. Mas agora fale de voc, Horcio. Voc daria um timo ladro, Edward. No, no pra tanto. Mas fale, fale sobre sua me, seu pai, Humberto Como voc sabe o nome do meu pai? , Horcio, nossas fontes so precisas. Mas a partir da eu poderia comear a mentir, no ? Vejam vocs, so crianas! E voc, Robin, uma criana crescida. Ah, a fala o senhor maturidade. Primeiro voc fique quieto Horcio nunca havia falado to srio , depois eu sou muito mais velho que vocs e passei por coisas na idade de vocs que no imaginariam e se uma coisa que eu no vou fazer mexer nas feridas de meu passado. Com licena. Ele se levanta da cadeira com grosseria e se retira. Mas antes de se retirar, ainda fala: Desculpe, Edward, por no poder continuar. Todos pararam. Ficaram todos paralisados por um tempo. Depois Ludwig quebra o silncio: Uma coisa aprendi: nunca mais vou mexer com o passado de Horcio. que s vezes voc meio pedante Robin tenta. Ludwig, se ajeite.

30

As provas j haviam sido planejadas. O labirinto era a terceira. A primeira seria um teste de velocidade, salto, reflexo, memria, fora e esse tipo de coisa. Augusto achou que seria necessrio incluir memria nos testes preliminares, embora no fossem necessrios os msculos. A segunda foi a mais bolada e prestaria uma homenagem a algum. Tudo foi esclarecido num proferimento que Augusto fez numa tarde de sexta, um dia aps o final das inscries: Queridos amigos, cidados de Lynna, Reino Central, com grande alegria que daremos incio, neste domingo, ao Grande Desafio. Aplausos. As festividades acontecero aps o trmino oficial da indita competio. Quero lembrar que se encerraram oficialmente as inscries e no sero admitidas tentativas posteriores. Quero lembr-los tambm que todas as condies foram expostas aos competidores no momento da inscrio. Devo ainda expressar em pblico algumas delas: no sero permitidas desistncias. Se por algum motivo um competidor no puder comparecer, ser desclassificado imediatamente. Se ningum conseguir chegar ao final de alguma prova, esta ser realizada novamente ao final de todas as outras. A primeira prova servir apenas para selecionar os competidores mais aptos. No estava com cabea para dar um ttulo a ela. A segunda far uma homenagem a ningum menos que meus filhos! Aplausos. Vale lembrar que eles esto sob as mesmas condies que todos os outros. Apresento A Recaptura do Elixir Encantado! Aplausos e gritos. Cai, do lado esquerdo de Augusto, um papel enorme, com uma imagem de um clice e, sob ele, Desafio 2. E agora O Labirinto dos Reflexos! Mais aplausos. Cai, desta vez do lado direito, uma folha de tamanho igual anterior. Nela estava desenhado um labirinto com o nome desafio no centro dele. As letras pareciam mais paredes. Havia trs crculos coloridos, cada qual com uma cor primria, no centro das letras d, a e o, cada um, numa. As provas sero realizadas em dupla. Edward e Ludwig se entreolham e comemoram batendo e apertando as mos num s movimento. Como o nmero de moas foi equivalente ao de rapazes, foidecidido que todos os competidores realizaro as provas dispostos em casais, cada qual com uma parceira de idade equivalente. Os dois se olham de novo com expresso de desagrado. Aqui est a relao dos competidores, j aos casais. No sero chamados os sobrenomes dos competidores que tiverem seus nomes nicos entre os demais: , Edward e Andrea, Ellin e Ludwig nesse momento Ludwig d um salto de alegria , Elton e Vernica, , Graa e Tom. Foram chamados vinte e seis casais. Estes venham at aqui. Enquanto todos se dirigiam ao local indicado, ele continua. Sobre a premiao: s o casal coroado receber o prmio, cinquenta moedas de prata alm de um prmio surpresa. Neste momento todos, alm dos casais, se entreolham e cobiam o grandioso premio. E mais alguns lembretes: Nenhum dos competidores est autorizado a entrar em nenhum dos lugares onde sero realizadas as provas seguintes. Que fique bem claro que a punio ser a desclassificao imediata sem direito a contra-argumentao. Todos sero enumerados por ordem alfabtica. A todos boa sorte. Fiquem felizes. Augusto se dirige at os competidores e coloca no peito de todos os casais um crach com um nmero. Edward ficou com o sete e Ludwig, por fazer parte com Ellin, com o oito.

31

Todos os casais estavam prontos na manh do quarto domingo de agosto porque as provas do desafio um comeariam no segundo perodo da manh. Prontos vocs dois? Perguntava Edward. Prontssimo! Ludwig estava ansioso. Mais pronta que vocs trs! Ellin brincava. Ento nos vemos no final da prova. Edward novamente. No se esqueceram de alongar nem de se aquecer, certo? Ellin lembrava. Eu e Ludwig fizemos antes de sairmos do castelo. Besteira de vocs. Pra qu? Andrea estava despreocupada. Sei no hein, depois que distender algum msculo Andrea solta um humpf e puxa Edward pelo brao para um quadrado com um nmero sete. Logo todos os competidores receberam as instrues. Algumas provas seriam realizadas no terreno do castelo, outras na praa principal. Ellin e Ludwig comeariam com a prova da corrida. Deveriam dar dez voltas por um percurso que circundava a praa principal e um quarteiro acima. A trajetria estava cheia de obstculos. A primeira prova de Edward e Andrea era no centro da praa. Competiam com cinco outros casais. Teriam de carregar, os homens primeiro, uma caixa de uns vinte quilos pelo trajeto determinado e entregar parceira que j deveria estar no final deste. Elas deveriam conduzir no sentido contrrio para que depois fosse conduzida at o lugar onde seria quebrada. Na corrida Vamos, Ludwig, falta pouco! Ellin gritava de longe. Eles acabaram ficando em segundo nesta prova. Na da caixa, em terceiro e na de salto, em quarto lugar. Ficaram em primeiro na de memria e na de reflexo. Edward e seu par tambm tiveram uma colocao boa. No final, foram desclassificados os trs ltimos de cada prova. Depois de realizadas todas as provas, foi organizada uma gincana. O ltimo seria desclassificado tambm. ento que acontece algo previsto: Andrea distende um msculo da perna. Est vendo agora? Sua teimosa! Edward fica bravo Isto no vai me parar. Eu vou participar do segundo desafio com voc. Ela mostrava firmeza. Desde que no comprometa nada Eu vou ganhar as cinquenta moedas de prata! Eu quero mesmo conseguir o primeiro prmio do Grande Desafio para Lynna. Voc de onde? Sou da cidade de Mar Aberto, a nica com litoral aqui no Reino Central. Gostaria de ir l um dia. Mais algum veio de l para a festa? Minha prima Graa. Vamos competir contra ela e o parceiro na segunda. Queridos amigos, cidados do Reino Central. Gostaria de dar a relao dos dez casais que foram aprovados no primeiro desafio, que acontecer na prxima quarta. A todos, principalmente aos competidores, boa sorte. Fiquem felizes. No dia seguinte, no castelo, os dois conversavam: O que havia dentro da sua caixa. Ele falava da caixa que tiveram de carregar no primeiro desafio.
32

Uma chave. Deve ser para usarmos na quarta-feira. O que vai fazer at l? Tentar descobrir como ser exatamente o segundo desafio. Ludwig no tinha ms intenes. Mas isso contra as regras! Voc ouviu o que pai disse. E o que voc acha de fazermos uma coisa que j fizemos antes. Ento por que voc ainda quer espionar? Para contar aos outros e deixar a prova mais competitiva, mais divertida. Assim vai deix-la mais difcil. Mas no superar os desafios da montanha, certo? Acho que no E mesmo assim ns ainda ficaremos na vantagem porque para os demais ser tudo novo e de qualquer modo j fomos testados. T certo. Ento, Ludwig, eu te ajudo. Ele parecia ter algo alheio em mente. Talvez fosse algo errado e ele no queria que ningum soubesse. Nem mesmo Edward. L, todas as portas de entrada por sinal, muito parecidas com as da montanha pareciam estar trancadas. E se tentssemos usar a chave? Edward estava com ela. Que praga, eu no t com a minha aqui. Tente abrir. Eu vou buscar. Edward consegue abrir e entra. Do lado de fora, Ludwig faz sinal para que ele prosseguisse e volta correndo para o castelo. Ele nem procura a chave, muito menos volta. Segue por diante da porta principal, pela entrada e para oeste. Mais frente sobe, atravessando uma ponte. Ele seguia o mapa. O tal mapa parecia gui-lo sem obstculos para as runas de alguma aldeia. Era o mapa que ele havia encontrado na torre do castelo. Nas runas, ele encontra a tal casa e a cruz no cho. Estava sob uma cama cujos lenis estavam ensanguentados. Ele afasta a cama. O cho estava frio. Ao deitar sobre a cruz, ela cede uns trinta centmetros. Ele agora no v mais nada. Era como se o sol tivesse se apagado. Sente como se casse. Tudo estava clareando. Estava agora numa caverna iluminada por cristais que brilhavam muito, como uma luz fluorescente. Guarda o mapa no bolso. Comea a atravessar a caverna. Neste mesmo tempo, Edward estava dando por satisfeito na busca, mas achava que deveria esperar pelo chamado do irmo, que, pelo visto, nunca aconteceria. Ludwig se depara com um crculo de cristal de dimetro um pouco maior que sua altura. Ele toca. Era como se fosse lquido. Ondas concntricas so formadas a partir do contato. Ele coloca o brao desta vez. O estranho que, ao tir-lo, ele no fica molhado. Prende a respirao, fecha os olhos e atravessa. Imediatamente ao abrir os olhos, v uma imensa rvore. O tronco tinha mais de trs metros de dimetro. A coma era a mais frondosa que j vira. Alguns galhos se arrastavam pelo cho. Era verossmil que no havia visto rvore to bela. O lugar onde estavam era circular. Havia colunas semelhantes s que conhecemos dos gregos. Ludwig estava encantado. Havia um degrau de uns trinta centmetros. Era um crculo menor, circundado pelas colunas. Seu interior possua a mesma riqueza de detalhes de todo o lugar. Sobre as colunas havia o que seriam mais
33

colunas, embora estivessem na horizontal, com detalhes igualmente ricos. A rvore ficava do outro lado a partir de onde havia entrado. Ele sobe para o crculo menor e olha ao redor. Escrito na prpria pedra, podia-se ler, nas colunas horizontais sobre as demais, Santurio do Destino. No terreno do castelo, Edward estava sem pacincia. Ele decide esperar mais um pouco l dentro. Se demorasse mais, sairia para procurar Ludwig, que no queria que isto acontecesse. Ludwig estava estarrecido com a grandiosidade daquilo tudo. De repente ele ouve: O que deseja, Ludwig? Era uma voz feminina. Ele no sabia de onde vinha. Estava acstica. Ele responde com a voz trmula: Na-nada. Voc deve estar aqui por algum motivo, certo? Mas... h uma pausa Como sabe o meu nome, onde voc est, quem voc? Tenha calma, Ludwig. Eu sou Sina, o Orculo do Tempo. O qu!? Seja sereno. Vamos, sente-se. era uma voz muito doce, suave. Ond... antes que pudesse concluir, v surgindo uma cadeira de pedras em sua frente. Era to bonita quanto o lugar onde estavam. Mas, diga-me, por que est aqui? No sei ao certo. Apenas achei esse mapa e quis explorar. Suponho que voc foi predestinado a vir aqui. Mas eu no acredito nessas coisas.A vida traada a partir das escolhas. No acha que algum pode querer vir aqui tambm? No s de escolhas, Ludwig, mas de oportunidades. Voc acha que voc e seu irmo companheiro de alma tero as mesmas escolhas se tiverem oportunidades diferentes? Mas, mesmo assim... espera a, ns somos o qu? Seja sereno, Ludwig. Ela diz isso com ternura desta vez. Logo voc entender. Ele para por alguns segundos. Conte-me ento sobre voc. Qual a sua funo, qual o sentido de estar aqui? Embora ainda no tivesse certeza, ele falava olhando para a rvore. complicado para voc entender... tambm difcil entender que eu quero respostas!? Mesmo sendo grosseiro, Sina entendia a aflio dele. Certo, Ludwig, eu sou o fim de tudo o que h. Sou o incio de um mundo que no existe e o apocalipse de tudo o que vir. Na verdade... eu sou apenas um meio. Quem mudar a nossa existncia ainda est por vir. Na realidade, voc o conhecer. Qual o nome dele? Ele pensou logo em Edward. Quem decidir voc, Ludwig. Como assim?
34

Eu disse que era difcil de entender. Eu sou, enfim, o Orculo do Tempo, fao tudo acontecer relacionado a ele. Ento, posso ver meu futuro? Mas voc mesmo me disse que a vida traada de escolhas. verdade... mas, ento eu posso ver o que j presenciei, certo? Com certeza. E tudo que est relacionado a voc at o limite do seu nascimento. Um brilho forte surge entre Ludwig e Sina na altura do trax de Ludwig. H ento um gigantesco claro repentino, que obriga Ludwig a fechar os olhos. Quando abre, v uma espcie de portal. Dentro havia um vrtice iridescente. As cores corriam em espiral para o centro, para onde dava a impresso de ser o lado de dentro do portal. Eu gostaria de ver o nascimento de Edward. Agora, sim, eu sei por que voc est aqui. Pode ver. Ele a pessoa mais prxima que voc tem. Aprecie. Mais uma vez o portal brilha. Outro claro repentino e estamos na mesma aldeia onde Ludwig esteve mais cedo. Ouve-se um choro de beb. No castelo, Edward acaba de subir para procurar o irmo no quarto dele. Antes de encostar na maaneta para a abrir a porta, ele sente uma sensao boa e decide voltar para onde estava. No caminho de volta, ele se lembra de que havia deixado a primeira porta do desafio aberta. Antes de chegar, v de longe Horcio encostado na parede que dividia a porta que Edward abrira da que Ludwig deveria ter aberto. Foi voc, Edward, que abriu essa porta? Foi sim, mas... interrompido por Horcio. Voc sabe que proibido fazer isso, no sabe? Eu bem que poderia desclassific-lo por isso, mas logo que o conheci, voc se mostrou digno de... Ah, que seja! A minha inteno, quer dizer, a de Ludwig, era divulgar a prova para os outros competidores, para ficar mais leal. Mais uma vez cheio de boas intenes, seu amigo. Meu irmo! o que voc quiser que ele seja. Para mim no passa disso. Voc no percebe que se fosse s para isso ele teria dito para a parceira dele ou a sua ou a quem quer que fosse para vir aqui no lugar dele? Se a inteno era equilibrar ele no deveria ter vindo com voc? A propsito, cad ele? Eu 'tava procurando ele Percebe agora? Ele queria que voc fosse desclassificado. Ele sabe que voc o maior adversrio dele. Sem voc ele ganharia fcil a prova. No verdade! Edward estava enfurecido com Horcio que parecia ter guardado rancor de Ludwig por causa daquela conversa. Mas, de fato, tudo o que havia sido dito fazia sentido. Alm disso, Edward estava descobrindo a desconfiana, algo que nunca sentiu de Ludwig e que, talvez, viesse a sentir mais vezes se toda a histria no fosse tirada limpo. Pense o que quiser, mas o rei ficar sabendo de tudo o que aconteceu aqui.

35

Edward volta correndo para o castelo. Ele estava com certo aborrecimento em relao a Ludwig, mas no queria acreditar em Horcio. Estava mesmo era confuso. Ludwig ouvia passos como os de uma tropa. Ele avista um batalho que entra com certa violncia nas casas. De uma delas um soldado sai com um beb e o joga no lago prximo dali. O homem que parecia ser o pai daquele beb pega uma vara e usa como lana para combater os soldados. Ningum havia falado at aquele momento, mas logo que o beb cai na gua Ludwig escuta uma voz do outro lado da margem do lago: "PESSAEH GRAVIDADE", que ele escuta como "pscoa gravidade". Como se o portal obedecesse ao desejo de Ludwig, sem que ele falasse, a imagem do portal percorre a superfcie do lago, como uma cmera de cinema, at o lugar de onde supostamente havia surgido o som. Parecia ser um homem. Trajava uma capa branca. Ludwig no conseguia ver o rosto dele. Ele fala "PESSAEH" e Ludwig escuta novamente "pscoa". Como se entrasse numa porta ele ia desaparecendo. A imagem muda mais uma vez ao desejo de Ludwig que tenta ver o que havia dentro daquele portal que apareceu do nada. Quando os portais ficam de frente um para o outro Ludwig percebe que o fundo era todo preto. Antes de a imagem sai dali uma face aparece na escurido daquele portal e olha fixamente para Ludwig durante, talvez, menos de um segundo. Ele tem um enorme susto. Por alguns segundos ele fica olhando para o nada, estagnado. Nesta hora ele estava muito confuso. Tantas informaes em to pouco tempo. Volta para olhar o beb. Ele estava flutuando na superfcie do lago. O homem que havia comeado a luta estava imobilizado, preso pelas mos e pelos ps junto com outros homens. Cada homem ia sendo levado por dois soldados e cada mulher, escoltada por um. Enquanto tudo se acalmava, Ludwig deseja ver a mulher que havia dado o filho luz. Estava com as roupas ainda sujas de sangue, suada, morta. De um salto ele se levanta da cadeira onde estava sentado. O portal desaparece e ele comea a falar: Aquele beb era Edward, certo? Correto. Eu posso mudar o jeito como essa histria foi escrita, quer dizer, mudar o nascimento dele, diminuir o sofrimento de todos? H uma maneira, como tudo na vida. Mas receio que j seja hora de voltar Conte-me sobre esse meio. Na verdade voc precisa simplesmente atravessar o Portal do Tempo. Quando fizer isto, todo o tempo aqui fora, em relao a voc, para. como se voc entrasse e sasse ao mesmo tempo. E como eu saio? Basta desejar isso. Mas que fique claro que a partir da existir uma projeo sua neste tempo passado. Como assim? Nada acontece se o mximo que voc representar for espectador. A partir do momento que voc atravessa o portal, criada uma projeo sua naquele tempo. O que significa que voc tambm passa a existir na poca do nascimento dele. Se por acaso voc quiser voltar, ento encontrar a si mesmo, naquele lugar.
36

um tanto confuso E por que no posso ir agora? Por que Edward j descobriu, Horcio j sabe e pode ficar pior se no voltar j! E como sabe Eu sei. tarde eu venho aqui. H mais uma coisa ento que precisa saber: O Portal do Destino, por onde voc passou para chegar aqui, necessita ser purificado. O tempo necessrio est de acordo com o perodo que algum passa aqui dentro. Preciso de pelo menos cinco dias. No s pelo tempo que voc gastou aqui, mas pelo tempo que faz que ningum entra aqui. Mas o Desafio trs ser domingo, a partir da manha , Ludwig, no s as oportunidades, tambm as escolhas Trabalhe rpido, por favor. Ele sai correndo do Santurio do Destino para onde estava a cruz. Se perguntava o que deveria fazer para voltar. Ouve ento a mesma voz feminina do santurio dizer o que fazer: bater oito vezes: trs na altura da cabea, duas na do joelho, uma de cada lado e a ltima no centro da cruz. Era como estava escrito no mapa. Volta correndo para o castelo. J dentro, ainda correndo, sobe as escadas e grita: Edward!? Estava no quarto dele. Murmura algo com os dentes cerrados, estava aborrecido. Ele levanta e vai at a porta. Antes que Ludwig pudesse encostar na maaneta a porta se abre. Os dois param por um instante. ento que Ludwig d-lhe um abrao forte, desmontando-o completamente, e diz: Eu sinto muito, Edward. Eu mudarei tudo. Ele entende como um pedido de desculpas por tudo o que acontecera. Ele realmente no tinha noo do que se passava na mente de Ludwig. Tudo parecia ter sido encaixado de forma impecvel pelo destino Na hora do almoo daquela segunda-feira, Augusto sente falta de uma pessoa mesa. Com licena, Robin, onde est Horcio? Ele no vem agora, pai. Edward responde por ele e em seguida olha para Ludwig. O semblante de Augusto muda para um que mostrava que ele j sabia o que estava havendo. Por favor, v chama-lo, sim? Agora mesmo. Augusto era um homem muito respeitado. Isso era porque era muito respeitoso. Os outros apenas retribuam o respeito oferecido. Alguns minutos depois e Edward j vinha seguido por Horcio. Sentem-se todos, por favor. Horcio tinha a expresso fria. O que h entre os dois? Sem muita demora, mostra claramente que estava falando de Ludwig e Horcio. Entre ns? Nada Ludwig no conseguia mentir para o pai.
37

H sim, majestade. Alm de ele ter ido cocar o lugar da segunda prova Augusto faz um sinal com a mo para que ele parasse de falar. Explique-se, filho, por favor. Ele fala to serenamente quanto Sina, o Orculo do Tempo. Antes disso, papai, o que cocar? o mesmo que espiar, filho. Horcio parecia mudar o vocabulrio ao falar com o rei. Mas agora nos diga por que fez isso. Ele d um suspiro profundo e comea a falar: Como ns j sabemos mais ou menos como ser a segunda prova E o que fazia l? Augusto faz o mesmo sinal para que ele se calasse e pede para que Ludwig continue. Como havia dito, ficaria desleal para os outros competidores. Ento decidi olhar para dizer a todos como realmente seria para ficar mais divertido. Acredito que suas intenes tenham sido das mais nobres, mas se houver reivindicao ocorrer sua desclassificao. Mas onde voc estava nesse meio tempo? melhor que voc no saiba ainda, Edward. Edward faz um movimento que indicava que ia retornar a falar, mas Augusto mais uma vez interrompe: Essa foi a deciso dele, Edward. Ele deve saber a escolha que fez. Mas no foi bem para isso que nos reunimos aqui. Horcio, o que realmente lhe aflige? muito inconveniente, majestade, algum querer que voc relembre o que mais quer esquecer. Espero, portanto, que esse tipo de coisa no mais se repita, Ludwig, e que voc, Horcio no aja mais dessa forma com que agiu, certo? Perdo, Horcio. Do mesmo modo, Ludwig. E que no guarde ressentimento. Fique tranquilo quanto a isso. Neste sentido ele ainda e uma criana. Oxal todos fssemos como crianas E que voc, Horcio, no o perdoe s por perdoar como muitos que dizem perdoar e sequer cumprimentam o prximo nos corredores desta vida No acontecer. Com licena. Ele se retira. Muito grato, papai. Assim deveriam ser as pessoas, filho. O dia acaba feliz. Embora parecesse alheio, Augusto parecia estar muito ciente do que estava acontecendo com todos. Era um homem misterioso, na verdade. Toda aquela bondade com certeza escondia algo. Mas no fundo quantos no queriam um pai que estivesse sempre l na hora da necessidade para pedir conselho. Mas na verdade h No dia seguinte, os dois vo divulgar os detalhes do Desafio da quarta. E claro, s aos outros competidores. Era final de inverno. Estava nublado e fazia um frio relativamente grande. Entre as curvas do caminho, os dois conversavam:
38

Acha que ela est certa, Edward? Acho melhor prevenir Vamos voltar l ento e pedir pra que ela nos ajude. Ou melhor, v, eu vou chamar Ellin. Estavam refletindo sobre o que Andrea lhes dissera. Se eles fossem sozinhos dizer de um em um talvez algum no quisesse acreditar, talvez achariam que estavam usando psicologia reversa para que fizessem o contrrio do que diziam e fossem desclassificados logo. Logo que terminaram tudo o que estavam fazendo, foram para a Biblioteca Real a pedido de Edward, que queria um lugar quentinho e tranquilo para ficar. Ludwig, eu serei bem direto, o que estava fazendo hoje de manh? O que voc faria se pudesse voltar ao passado, Edward? E isso tem a ver com o que estava fazendo? S responde Edward fica pensativo por um tempo. No gostaria de corrigir os erros que cometeu? Acho que no Acho que basta que eu me arrependa. Talvez se eu viesse a corrigir esses erros eu no fosse como sou hoje verdade E ento? Viveria tudo de novo, Ludwig, com voc. ento que Ludwig sente como uma flechada no corao. Era fato o que Sina dissera. Era a pessoa que mais gostava dele mesmo. Isso deu-lhe nimo para que continuasse: Fui s runas da sua aldeia, Edward. Por qu? algo que eu possa responder? Se for ento me pergunte! Ele fica aflito. Agora que mencionou, sabe para onde seu pai foi levado? No Nessa hora ele olha para o cho com tristeza. Como sabe que ele foi T vendo? melhor que paremos com esse assunto. Meu pai o mesmo que o seu, Ludwig. Fica assim, no, maninho. Maninho? Vai me chamar assim agora? Pode ser E o dia acaba escuro, triste, como Edward antes que Ludwig subisse seu nimo. Na quarta-feira, os casais estavam quase prontos quando o incio do Desafio adiado em alguns perodos, ficando para a tarde, graas chuva. Quando realmente comea, todos j sabiam o que fazer: usar a chave para abrir a porta de entrada. Logo todos estavam dentro da primeira sala. A porta fechada por fora. A sala era iluminada por candeeiros. Ludwig imediatamente olha a sala inteira no intuito de achar algo. V, portanto, a chave pendurada sobre a porta de entrada. Mostra a Ellin e vai at a parede que separava a sua da sala em que Edward estava. Bate. Edward ouve e se
39

aproxima. Bate tambm. Olha atrs, Ludwig fala quase gritando. Como num movimento involuntrio, ele olha para trs e d com a vista em cima da chave. Mais um casal consegue achar a chave. Estavam os trs casais, assim, na segunda sala. Nela havia uma mesa com um quebra-cabea sobre uma mesa. Eram pedras as peas. Eram meio pesadinhas. Ludwig consegue resolver antes que Edward o fizesse. Quando todos os blocos haviam sido colocados nos respectivos espaos, a mesa comea a ceder. Todos os casais que conseguiram resolver por instinto retiram logo o tabuleiro de cima dela. A chave estava pendurada sob ele. Estavam na terceira sala Ellin e Ludwig, Andrea e Edward, e outro casal. Os demais estavam na sala anterior. A salinha era pequena. Em todas as outras havia nmeros respectivos ordem da sala. Nesta, Edward nota que o quatro estava detalhado demais. Aproxima-se e percebe que ele pode ser removido. Como fizera Ludwig, ele bate na parede e o chama para avisar sobre a chave. Ambos os casais passam para a prxima sala. Esto agora na liderana. Ludwig faz um comentrio sobre a prova a Ellin ao mesmo tempo em que o faz Edward a Andrea. Esses obstculos nem se comparam com os da montanha. timo. Pelo menos estamos sob as mesmas condies. Falava Ellin. Mas veja aquele quadrado ali no meio, parece um boto No o aperte, Ellin, deve ser essa a inteno. Se , ento faamos. No, est bvio demais. Edward faz a mesma advertncia a Andrea, mas ironicamente ela pergunta como vai aperta-lo e passar para a prxima sala. E por que no usar o tabuleiro da sala anterior? Boa resposta. Ellin diz a mesma coisa a Ludwig, que vai ento buscar a o tabuleiro. Um terceiro casal que acabara de passar para aquela sala tambm tem a mesma ideia. Mas decidiram jogar o tabuleiro de longe. O mesmo decidiu fazer Ludwig. Edward vai at ele e coloca o tabuleiro. Andrea percebe, mas tarde demais, uma rede com diversos pesos nas pontas cai sobre cada um juntamente com uma chave amarrada. V, Andrea, v sem mim. V passando, daqui a pouco eu chego. Ela obedece. Est ela, Ellin e Ludwig e o terceiro casal na sala seguinte. Como a anterior, nesta tambm havia um quadrado como um boto. Em cima do quadrado estava uma chave peculiar. Com a dica da sala anterior todos percebem que no devem tirar a chave. Ela era um tanto maior que as chaves normais. Assim era o buraco da fechadura para caber a chave. Andrea volta para onde estava Edward. O teste parecido com o de agora, s que a chave est em cima do quadrado. Acho que se no equilibrar o peso algo acontece. Estou quase saindo calma. Embora colocasse muita fora, s levantava um peso por vez. Pronto. Vamos ver. Ao cegar l certo o seu raciocnio. Eles escutam batidas na parede. Edward vai at l e escuta algo como Tenta o tabuleiro.

40

Bem Andrea, vamos fazer assim: na medida em que eu vou colocando o tabuleiro, voc vai tirando a chave. Ela no deve ser to pesada ao ponto de no poder levant-la. Ele vai buscar o tabuleiro. Fazem o planejado quando ele volta. O tabuleiro era mais pesado que a chave, o que fazia com que o quadrado cedesse um pouco com o peso dele. Andrea vai at a porta e percebe que a fechadura desapareceu. Fazem tudo conforme o original e veem que ela reaparece. Vou tentar copiar o peso da chave, Andrea, tente abrir. Edward foi de uma preciso tremenda, muito embora houvesse uma maneira muito mais fcil de faz-lo. Andrea consegue abrir a porta. A essa altura os outros casais j cegam a esta sala. Os trs casais que estavam na dianteira so os mesmos que sempre estiveram. Nesta sala havia janelinhas gradeadas de dez por vinte centmetros. Andrea e Edward e Ellin e Ludwig cumprimentam-se. T vendo mais algum da, Ludwig? No, e a? No me lembro do nome deles minha prima e seu parceiro. E o que voc acha que pra fazer? Sei no Alguma ideia, Ellin? Acho que Pera, a chave est na porta! Como um movimento involuntrio, todos olham para a chave e correm para o lado de fora. Cumprimentam-se novamente. Havia cortinas. Quando viram o que estava escondido, perceberam que a prova no acabava ali. As taas estavam diante deles com um detalhe: estavam presas em pequenas jaulas cerradas com um cadeado. Era s o que faltava! Edward j estava sem nimo. Como acha que faremos para abri-las? Com uma chave? Ironicamente responde Andrea. mesmo! A chave das portas! V, Ludwig, pegue as suas! Os casais que haviam sado perceberam o que era para fazer quando os viram entrando de volta. A prima de Andrea guardava todas as chaves nos bolsos. a primeira a pegar a taa. Sempre perfeccionista, no , Gracinha? E voc, o que faz esperando a? Distendi um msculo. Fala com desdm. Mas voc tem um parceiro e tanto, hein? Acha ele bonito, ? Ah, voc tambm, que eu sei. Falando nele Edward acerta em cheio a chave que abria o cadeado. Cad Ludwig, Ellin!? Vem ali. Oh, no, Ludwig! Ele derruba umas chaves. Ellin corre em seu socorro. Lamentavelmente o tempo necessrio para que um terceiro casal pegue a taa e termine assim com o Desafio.
41

Meus amigos, cidados de Lynna, apresento a todos os trs casais vencedores. Espere, pai, aconteceu uma injustia, Ludwig j vinha chegando quando derrubou as chaves e Edward, so as regras, assim que tem que ser Mas no Ludwig puxa Edward pelo ombro. Deixa pra l. Pode sujar o nome de papai alm de tudo No, Ludwig, eu queria terminar o terceiro Desafio com voc! Mas h uma condio: Se um membro de cada dupla no puder competir, os outros dois podem fazer uma nova dupla para que possam continuar. Augusto continuava a falar. Viu s, Andrea no vai poder competir mais, ento eu e voc Ele olha para Ellin. Eu entendo voc, Edward. Mas se Andrea sair quem vai com voc sou eu. Voc sabe, s casais mesmo, Edward, Ellin tem razo. Quer jantar conosco? Talvez, Ludwig. Mas que pergunta, Ludwig! Nada demais Vou perguntar a meu pai. No esperem por mim, se der eu apareo. Edward estava muito triste porque via o descontentamento no rosto de Ludwig. Logo chegaram ao castelo e foram tomar banho. Pouco depois chega Augusto. Ellin j estava saindo de casa quando todos sentavam mesa. Eu convidei Ellin para jantar conosco hoje. Formidvel. Me perdoe, mas no havia nada que eu pudesse fazer sobre aquele assunto. Eu estou bem, no se preocupe. No, Ludwig, t no. Vamos conversar de novo hoje, junto com Ellin? Neste exato momento ela entra na sala de jantar. Com licena. Sinta-se em casa, minha filha. Muito grata, majestade. Sem formalidades, por hora. Logo depois do jantar, os trs subiram para a sala no segundo piso. Eu lamento de novo, Ludwig. No foi culpa sua, Ellin. Se o parceiro pudesse guardar a taa e impedir outras duplas Mas no pode ficar assim, deve Acabou, Edward. Ludwig estava inconsolvel, ou pelo menos queria parecer. No! Se tem algum que deve representar Lynna, esse voc. Andrea j no pode ir, portanto injusto que eu v com Ellin no seu lugar. Tambm no culpa sua ela ter se machucado. uma deciso minha: voc vai, eu no.
42

Passaram mais um tempo conversando. Quem falava mais era Edward e Ellin, Ludwig estava pensativo. Pensava ainda no que Sina dissera. Era a mais pura verdade. Edward era no s um irmo, mas um Companheiro de Alma. Embora Ludwig achasse que poderia conciliar a ltima prova com o que ele desejava fazer, ainda dependia de Sina. Na sexta-feira, Augusto fez um proferimento sobre o Desafio do domingo. Logo no fim, chamou os competidores finalistas e a nova dupla Edward e Ellin. Ludwig vai com eles tambm. Augusto explica o uso da taa a todos. Depois disso Edward d o ultimato: A dupla de Ellin Ludwig, e no eu. Ele competir no domingo no meu lugar. V se traz a coroa pra mim, certo? Num outro momento Fiquei to esttico que no consegui fazer nada para impedir essa loucura. Espero mesmo, Edward, fazer algo a voc que retribua tudo o que vem fazendo por mim. Chegar sua hora, Ludwig. , chegar Ele tinha Sina em mente. Mas o que Ludwig no esperava era o que aconteceria na noite do sbado seguinte: Ludwig? Edward, voc? Ludwig? Ele percebe a suavidade da voz. Sina? Sim, Ludwig. O que houve? Espero que aja com sabedoria, Ludwig. O Portal do Destino, aquele que para voc como lquido, foi parcialmente restaurado. E isso no bom? Foi restaurado ao ponto de voc poder entrar, mas para purifica-lo seria necessrio cerca de um ano. Mas por que esse tempo todo? Isso eu no posso dizer. Vim avis-lo que ele passar um curto espao de tempo aberto, mais precisamente pela manh. Mas o terceiro Desafio comear de manh No s de oportunidades, tambm de escolhas. verdade. Amanh ao acordar voc saber o momento exato para vir ao santurio. Boa noite. Muito grato, Sina. Ele no escuta resposta. Volta a se deitar. Fica olhando para o teto. Fica um bom tempo assim, pensando Vai dormindo aos poucos at chegar na perfeita profundidade do sono.

43

Edward, que at aquele momento estava triste, havia dado um belo sorriso depois do que vira. Era pequeno, sim, diante do que havia presenciado. O mar fora uma experincia nica, na verdade. Tira rapidamente a roupa, gira pouquinho para a direita e, com o p esquerdo, lana PERMAFROST, que congela o cho at a margem. No mesmo instante, gira um pouco para a esquerda, num movimento consecutivo, lana, com o p direito, PERMAFROST, que, desta vez, congela a superfcie da gua at mais ou menos o centro. Ele corre sobre o gelo e quando esta preste a se lanar na gua abre os braos e, no movimento simultneo, ergue-os, pula e gira. A poro de gua adjacente ao final da ponte de gelo, que estava prestes a derreter por completo, ascende no ar e, com o pulo, Edward alcana a coluna de gua que jorra para cima, como giser, e o sustenta sobre ela. Como estava agora de frente para os amigos, grita, chamando-os para se divertirem tambm. _ Certo, Edward, eu serei o primeiro! Logo depois de ter respondido, Lucas murmura MIMICA, coloca as mos na altura do trax, com os braos estendidos, e desenha o que seria uma taboa, uma placa invisvel que comea a empurrar enquanto corre. _ Eu serei o prximo, Edward! Ludwig murmura HIPERTERMIA e tambm comea a correr. Lucas, que estava adiante, mas prximo a Ludwig, logo sente o calor do corpo dele. Edward joga, de onde estava, gua de todos os lugares da lagoa. Quando Ludwig pula para mergulhar na gua, Edward lana uma coluna dgua no abdmen dele, com um movimento vertical, com ambas as mos, de baixo pra cima. Os primeiros litros de gua que acerta Ludwig calefam. Edward se espanta e logo abre um largo sorriso.

44

Era finalmente chegada a hora que eles mais aguardavam. Agora, enfim, se tornariam diplomaticamente magos. Como poderiam imaginar isso dois, trs anos atrs? Edward foi o primeiro. No por ordem de merecimento, afinal todos estavam ali. Era ordem alfabtica. A saleta possua ricos detalhes em todas suas dimenses, exceto na parede da porta. Diante dele, distante no mais que quatro passos, um pedestal acomodava o livro. Era o objeto mais comum entre os magos, todavia o de maior cobia. O poder que o mago possua poderia claramente ser medido pela quantidade de conhecimento que continha em seu livro. Os detalhes, antes transparentes, agora brilhavam num azul intenso, que se decompunha em vrias tonalidades. Uma luz azul acompanhava a circunferncia do pedestal e diminua de raio quanto mais ele se aproximava. Quando Edward toca o livro com as mos, imediatamente ele vira gua e escorre pelo pedestal. Depois a gua se une numa bolha de volume igual ao do livro e fica em suspenso diante dele. A gua estava sempre em movimento. De repente, uma grande torrente vinda da parte inferior da bolha, que parecia ter um volume infinito, derrama uma grande quantidade de gua. Aos poucos a sala se enchia e logo a gua j cobria Edward, que estava estagnado com aquilo.

45

Potrebbero piacerti anche