Sei sulla pagina 1di 22

1/22

CeticusPlus
Plulas de Raciocnio Lgico
Vide posologia e modo de usar ao final da bula.

Deuses e mitos
Render-se ignorncia e cham-la de Deus sempre foi prematuro. E continua prematuro at hoje.
(Isaac Asimov, 1920-1992, bioqumico e escritor norteamericano)

Afirmar que Deus fez isso no nada mais do que uma admisso de ignorncia vestida enganadoramente como uma explicao.
(Peter Atkins, 1940-, qumico ingls, professor e patrono da Universidade de Oxford, Inglaterra)

Alegaes extraordinrias exigem provas extraordinrias.


(Carl Sagan, 1934-1996, cientista, astrnomo e escritor norteamericano. Foi tambm professor de cincias espaciais e consultor da NASA desde os anos 50)

Deus foi inventado para explicar o mistrio. Deus sempre inventado para explicar essas coisas que voc no entende. Agora, quando voc finalmente descobre como algo funciona, voc tem algumas leis que est tirando de Deus; voc no precisa mais dele.
(Richard Feynman, 1918-1988, fsico e professor norteamericano, um dos pioneiros da eletrodinmica quntica. Entre 1951 e 1952 chegou a lecionar como convidado no Centro Brasileiro de Pesquisas Fsicas, no Rio de Janeiro. Prmio Nobel de Fsica em 1965)

A palavra de Deus para mim nada mais que expresso e produto das fraquezas humanas. A Bblia uma coleo de lendas venerveis, mas primitivas e infantis.
(Albert Einstein, 1879-1955, fsico terico alemo, radicado nos EUA. Prmio Nobel de Fsica em 1921, Einstein foi um dos maiores - seno o maior - gnios da Histria, formulador de diversas teorias cientficas que mudaram os rumos da humanidade, dentre elas a Teoria da Relatividade Geral e a Teoria da Relatividade Restrita. Sua equao E=mc, que sinteticamente demonstra que massa e energia so equivalentes, provavelmente a expresso cientfica mais conhecida fora dos ambientes acadmicos, sendo citada inclusive por quem no faz a menor ideia do que significa. Em 2009, um grupo formado pelos 100 fsicos mais renomados da atualidade o elegeu como o mais influente de todos os tempos. Muito se questionou a religiosidade de Albert Einstein ao longo da Histria, fato corroborado por frases fora de contexto retiradas de entrevistas ou livros, mas uma anlise mais profunda das suas obras escritas - dentre elas o livro Como Vejo o Mundo - e das cartas trocadas com outros cientistas ou pensadores no deixa dvidas de que Einstein no acreditava num Deus cristo. Judeu de origem, fato que o fez fugir da Alemanha to logo Adolf Hitler ascendeu ao poder, Einstein vrias vezes foi irnico em relao ao prprio Judasmo. Em outras oportunidades o gnio chegou a manifestar certa simpatia pelo Budismo, que ele considerava a religio terrena mais prxima de um "Deus", mas isso muito mais para explicar a incoerncia de um Deus de acordo com o imaginado/moldado pelos cristos do que propriamente no sentido de professar tal religio. Dos anos 40 at o ano de sua morte, 1955, so inmeras as evidncias de que Einstein se tornara ateu. Uma delas a frase acima, presente em uma carta enviada ao filsofo Eric Gutkind em 3 de janeiro de 1954)

2/22

Invocar o no-conhecvel para explicar o desconhecido um beco sem sada intelectual.


(autoria no-identificada com segurana [na internet atribuda a Neal M. Stevens])

O invisvel e o inexistente se parecem muito.


(Delos B. McKown, ????-, filsofo, professor e ex-padre norteamericano)

No basta apreciar a beleza de um jardim sem ter que imaginar que h fadas nele?
(Douglas Adams, 1952-2001, escritor e comediante ingls, famoso por ter assinado alguns episdios da srie televisiva Monty Python)

Deveramos questionar a lgica de um Deus onisciente e todo-poderoso, que cria humanos defeituosos para depois culp-los por seus prprios erros.
(Gene Roddenberry, 1921-1991, roteirista e produtor norteamericano, criador da srie Jornada nas Estrelas)

Se Deus quer ser obedecido, ele deve se expressar melhor. Pessoas sensatas vo esperar at que ele diga claramente o que deseja antes de lhe dar ateno.
(Samuel Butler, 1835-1902, escritor e novelista ingls)

Deus, o demnio, o bem, o mal, tudo isso est em nossa cabea, no no cu ou no inferno, que tambm inventamos. No nos damos conta de que, tendo inventado Deus, imediatamente nos tornamos Seus escravos.
(Jos Saramago, 1922-2010, escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta portugus, Prmio Nobel de Literatura em 1998)

Deuses so coisas frgeis; eles podem ser mortos com uma baforada de Cincia ou com uma dose de senso comum.
(Chapman Cohen, 1868-1954, escritor, conferencista e ativista ingls)

Deus o asilo da ignorncia.


(Baruch Spinoza, 1632-1677, filsofo racionalista holands, considerado pai do criticismo bblico moderno)

O que foi dito sobre deus ou ininteligvel ou perfeitamente contraditrio; e por esta razo deve ser uma hiptese absurda para todo homem de bom senso.
(Paul-Henri Thiry, 1723-1789, filsofo iluminista francs, nascido na Alemanha, tambm conhecido como Baro de Holbach)

A afirmao que Deus criou o homem sua prpria imagem est tiquetaqueando como uma bomba-relgio nas fundaes do Cristianismo.
(Arthur C. Clarke, 1917-2008, inventor e escritor ingls, autor do conto O Sentinela, que daria origem ao filme 2001: Uma Odisseia no Espao, maior clssico de fico cientfica de todos os tempos. dele tambm a autoria do conceito de rbita geoestacionria, que passaria a ser utilizada pela imensa maioria dos satlites postos em rbita a partir da dcada de 40)

No como na Bblia, onde Deus criou o homem sua imagem. Mas, ao contrrio, o homem criou Deus sua imagem.
(Ludwig Feuerbach, 1804-1872, filsofo alemo, telogo humanista que teria influenciado Karl Marx)

O homem criou Deus sua imagem e semelhana: intolerante, machista, homofbico e violento.
(autoria no-identificada com segurana)

3/22

Onde esto os filhos dos deuses que amaram as filhas dos homens? Onde esto as ninfas, as deusas dos ventos e das guas? Onde esto os duendes que costumavam pregar peas nos mortais? Onde esto as fadas que podiam gorar ou abenoar o corao humano? Onde esto os fantasmas que assombravam esse globo? Onde esto as bruxas que voavam pelos lares dos homens? Onde est o diabo que uma vez andou pela terra? Onde esto eles? Foram-se juntamente com a ignorncia de quem acreditou neles.
(Lemuel K. Washburn, ????-, filsofo norteamericano)

Os homens acham que a epilepsia divina simplesmente porque no a entendem. Mas se chamassem divino a tudo que no entendem, tudo acabaria sendo divino.
(Hipcrates, 460-377 a.C., filsofo e estudioso grego da sade, pai da Medicina)

A ideia de um Ente Supremo que cria um mundo no qual uma criatura deve comer outra para sobreviver e, ento, proclama uma lei dizendo No Matars to monstruosamente absurda que no consigo entender como a humanidade tem aceito isso por tanto tempo.
(Peter de Vries, 1910-1993, editor e novelista norteamericano)

Deus um ser mgico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que no acreditam nele... porque os ama.
(Steven Knight, 1959-, roteirista ingls)

Quando o primeiro espertalho encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.


(Millr Fernandes, 1923-, escritor, desenhista, humorista, dramaturgo e tradutor brasileiro)

Para ter certeza que minha blasfmia est minuciosamente clara, por meio desta declaro minha opinio que a noo de um deus uma superstio bsica; que no h evidncia para a existncia de nenhum deus; que diabos, demnios, anjos e santos so mitos; que no h vida aps a morte, paraso nem inferno; que o Papa um dinossauro medieval perigoso e intolerante; e que o Esprito Santo um personagem de estria em quadrinhos digno de risadas e escrnio. Acuso o deus cristo de assassinato ao permitir o Holocausto sem mencionar a limpeza tnica sendo pontualmente feita pelos cristo no mundo , condeno e vilipendio essa divindade mtica por encorajar o preconceito racial e comandar a degradao da mulher.
(James Randi, 1928-, mgico ilusionista e ctico canadense, naturalizado norteamericano. Conhecido por ser um combatente da pseudocincia, Randi comanda um programa televisivo nos EUA onde oferece US$ 1 milho para quem demonstrar evidncia de evento paranormal, sobrenatural ou de poderes ocultos)

No ano 2000 ns iremos, eu espero, criar os nossos filhos para acreditar no potencial humano, no em Deus.
(Gloria Steinam, 1934-, jornalista e escritora norteamericana, ativista dos direitos das mulheres)

F, crena, prece, milagre, superstio


A f pode ser definida brevemente como uma crena ilgica na ocorrncia do improvvel.
(Henry Louis Mencken, 1880-1956, jornalista, editor, ensasta e crtico social norteamericano)

4/22

A funo da f lhe permitir acreditar naquilo que sua inteligncia rejeita.


(Luis Fernando Verissimo, 1936-, escritor, tradutor e roteirista, msico nas horas vagas. de longe o autor brasileiro que tem mais textos apcrifos circulando na internet erroneamente atribudos a ele, inclusive com moral religiosa - o que absolutamente impossvel, pois Verissimo agnstico desde quando os bichos falavam)

F o esforo para acreditar naquilo que seu bom senso diz que no verdade.
(Elbert Hubbard, 1856-1915, ator, escritor e filsofo norteamericano)

F significa no querer saber o que verdade.


(Friedrich Nietzsche, 1844-1900, filsofo alemo, autor do livro Assim Falou Zaratustra)

Aqueles que proclamam sua f com orgulho em geral tm medo ou preguia de procurar a verdade..
(F. M. Knowles, 1859-1932, artista plstico canadense)

A f a falncia intelectual. Se o nico modo de voc aceitar uma afirmao pela f, ento voc est admitindo que ela no pode ser aceita por seus prprios mritos.
(Dan Barker, 1949-, ex-pastor norteamericano que tambm foi compositor e msico protestante durante 19 anos, at abandonar o Cristianismo em 1984. autor do livro Perdendo a F na F: de Padre a Ateu, e copresidente da Freedom From Religion Foundation, uma organizao americana de livre-pensadores que promove a separao entre Igreja e Estado)

Acreditar mais fcil do que pensar. Da existirem muito mais crentes do que pensadores.
(Bruce Calvert, 1969-, pesquisador e programador americano da HP, Hewlett-Packard, uma das mais renomadas fabricantes de produtos eletrnicos do mundo)

Por que no ocorrem milagres convincentes, como crescerem de volta uma perna ou um olho perdidos? Por que as curas se limitam a doenas que poderiam regredir mesmo sem interveno divina? A Medicina no explica? E da? Um dia explicar. E, em no explicando, por que a nica outra alternativa seria o milagre?
(Judith Hayes, ????-, educadora canadense)

Pedir por um milagre acreditar que as leis do Universo sero alteradas em benefcio de um nico indivduo que sabe, ele prprio, que no merece.
(Ambrose Bierce, 1842-1914, escritor, jornalista e crtico norteamericano)

Milagre: um acontecimento descrito por aqueles que souberam dele por gente que no o viu.
(Elbert Hubbard, 1856-1915, ator, escritor e filsofo norteamericano)

O jeito de ver pela f fechar os olhos da razo.


(Benjamin Franklin, 1706-1790, jornalista, escritor, cientista, inventor e diplomata norteamericano. Foi tambm um dos lderes da Revoluo Americana e posteriormente se tornou abolicionista)

A vida de um testa uma constante iluso de tica.


(Leo Vines, 1978-, programador e ativista ateu brasileiro)

As crendices se baseiam nas coisas que as pessoas vem acontecer. As que deixam de acontecer elas esquecem e s se lembram das que acontecem.
(Sir Francis Bacon, 1561-1626, filsofo e ensasta ingls, pai da cincia moderna)

5/22

A f poderosa o suficiente para imunizar as pessoas contra todos os apelos de piedade, de perdo, de sentimentos decentes humanos. Ela at as imuniza contra o medo, se elas honestamente acreditarem que a morte de um mrtir ir lev-las diretamente ao paraso. Que arma! A f religiosa merece um captulo para si mesma nos anais da tecnologia de guerra em p de igualdade com o arco-e-flecha, o cavalo de guerra, o tanque e a bomba de hidrognio.
(Richard Dawkins, 1941-, zologo, etlogo, evolucionista e escritor ingls, nascido no Qunia. professor da Universidade de Oxford e autor de diversos livros premiados na rea cientfica)

Rezar para o Sol ou rezar para Deus resulta na mesma proporo de pedidos atendidos.
(Isaac Asimov, 1920-1992, bioqumico e escritor norteamericano)

Se voc rezar por chuva por bastante tempo, ela eventualmente cai. Se voc rezar para que enxurradas se acalmem, elas eventualmente o faro. O mesmo acontece na ausncia de preces.
(Steve Allen, 1921-2000, comediante, msico e escritor norteamericano)

Preces nunca trazem nada Elas podem trazer consolo para o esgotado, o fantico, o ignorante, o aborgene e o preguioso mas para a pessoa culta o mesmo que pedir para Papai Noel trazer algo para o Natal.
(W. C. Fields, 1880-1946, comediante, ator e escritor norteamericano)

Milagres acontecem para aqueles que acreditam neles. Por que a Virgem Maria nunca aparece para budistas, islamitas e hindus que no ouviram falar dela?
(Bernard Berenson, 1865-1959, historiador de arte norteamericano, especializado em arte renascentista)

Se Deus alfa e mega, o comeo e o fim, sabe o que passou e o que est por vir, como afirma a Bblia. Ento por que as pessoas rezam e acham que isso vai fazer alguma diferena?
(autoria no-identificada com segurana [na internet atribuda a Mark Fairclough)

Um passeio casual por um hospcio mostra que a f no prova nada.


(Friedrich Nietzsche, 1844-1900, filsofo alemo, autor do livro Assim Falou Zaratustra)

F um eufemismo para preconceito, e religio um eufemismo para superstio.


(autoria no-identificada com segurana)

A f no racional, emocional. Crentes reagem emocionalmente quando sua f contestada. No fundo de suas mentes, sabem que acreditam num mito e tm medo de que sua crena desabe na presena da lgica. por isso que diferenas religiosas levam guerra, mas no Aritmtica. Quanto menos evidncia existe em favor de uma ideia, maior a paixo, maior a violncia.
(Bertrand Russell, 1872-1970, filsofo e matemtico gals [Reino Unido], um dos mais notrios defensores da lgica)

O que mais provvel: que a natureza quebre suas leis e permita um milagre ou que algum esteja mentindo ou se iludindo?
(Thomas Paine, 1737-1809, poltico, revolucionrio, inventor e intelectual ingls. Foi um dos pais da independncia dos EUA e teve considervel influncia para a Revoluo Francesa)

A crena no sobrenatural reflete uma falha da imaginao.


(Edward Abbey, 1927-1989, escritor e ensasta norteamericano, ativista ambiental)

6/22

Vrios aspectos do mundo natural, que foram considerados milagrosos algumas geraes atrs, esto agora completamente entendidos nos termos da Fsica e da Qumica.
(Carl Sagan, 1934-1996, cientista, astrnomo e escritor norteamericano. Foi tambm professor de cincias espaciais e consultor da NASA desde os anos 50)

O maior pecado contra a mente humana acreditar em coisas sem evidncias.


(Thomas H. Huxley, 1825-1895, bilogo e cientista ingls. Foi um dos principais defensores da Teoria da Evoluo das Espcies, edificada pelo tambm cientista Charles Darwin)

No possvel convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenas no se baseiam em evidncias: baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.
(Carl Sagan, 1934-1996, cientista, astrnomo e escritor norteamericano. Foi tambm professor de cincias espaciais e consultor da NASA desde os anos 50)

Duas mos trabalhando fazem mais que milhares unidas rezando.


(autoria no-identificada com segurana)

Ajude a preservar a crena dos seus filhos no Papai Noel: diga-lhes que o Papai Noel ir mand-los para o inferno se eles no acreditarem nele.
(autoria no-identificada com segurana)

Religio, dogma, fundamentalismo


As religies so como pirilampos: s brilham na escurido.
(Sbastien Faure, 1858-1942, pedagogo, jornalista, poeta, compositor, ativista libertrio e anticlericalista francs)

Como todas as religies, a Sagrada Religio do Unicrnio Rosa Invisvel baseada sobre lgica e f. Ns temos f que Ele rosa; e ns logicamente sabemos que Ele invisvel porque ns no podemos v-lo.
(pardia atesta que critica o princpio da fundamentao do Deus cristo, que baseado sobre o nada e sustentando por coisa nenhuma)

A mente do fundamentalista como a pupila do olho: quanto mais luz voc joga, mais ela se fecha.
(Stephen Hawking, 1942-, fsico terico e professor de matemtica ingls. Hawking considerado um dos maiores gnios do ltimo sculo, a despeito de ter sido diagnosticado aos 21 anos de idade com esclerose lateral amiotrfica, uma grave doena degenerativa que lhe retirou boa parte dos movimentos do corpo, mas que ironicamente no tem implicncias sobre o crebro)

As pessoas defendem apaixonadamente a religio que receberam de seus pais. Defenderiam com igual paixo qualquer outra f, possivelmente oposta, se tivessem nascido em outra famlia. Religio no uma escolha lgica mas o resultado de uma contaminao que depende apenas do acaso.
(Richard Dawkins, 1941-, zologo, etlogo, evolucionista e escritor ingls, nascido no Qunia. professor da Universidade de Oxford e autor de diversos livros premiados na rea cientfica)

A religio vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como til.
(Sneca, 4 a.C.-65 d.C., filsofo e escritor, um dos mais clebres do Imprio Romano)

7/22

A religio faz trs coisas com extrema eficcia: divide pessoas, controla pessoas e ilude pessoas.
(autoria no-identificada com segurana [na internet atribuda a Alice McKinney])

O fanatismo a nica forma de fora de vontade acessvel aos fracos.


(Friedrich Nietzsche, 1844-1900, filsofo alemo, autor do livro Assim Falou Zaratustra)

Qualquer um que se engaja na prtica de psicoterapia se confronta todo dia com a devastao forjada pelos ensinamentos da religio.
(Nathaniel Branden, 1930-, psicoterapeuta e escritor canadense, membro da American Psychological Association)

A maioria das religies professa o fim do mundo e, em seguida, trabalham ardorosamente para garantir que essa profecia se torne realidade.
(autoria no-identificada com segurana)

A verdade em assuntos de religio simplesmente a opinio que sobreviveu.


(Oscar Wilde, 1854-1900, escritor e dramaturgo irlands, autor de O Retrato de Dorian Gray)

A beleza da mania religiosa que ela tem o poder de explicar tudo. Uma vez que Deus ou Sat so aceitos como a primeira causa de tudo que acontece no mundo mortal, nada deixado sorte a lgica pode ser alegremente jogada pela janela.
(Stephen King, 1947-, escritor e roteirista norteamericano)

Quando uma pessoa sofre de um delrio, isso se chama insanidade. Quando muitas pessoas sofrem de um delrio, isso se chama religio.
(Robert M. Pirsig, 1928-, filsofo e escritor norteamericano)

As religies so todas iguais fundadas sobre fbulas e mitologias.


(Thomas Jefferson, 1743-1826, cientista, arquiteto, arquelogo, educador, advogado e filsofo poltico norteamericano. Foi o principal autor da Declarao da Independncia Americana e acabou sendo o terceiro presidente da histria dos EUA)

Mitologia aquilo em que os adultos acreditam, folclore aquilo que eles contam para os seus filhos. E religio ambos.
(Cedric Whitman, ????-, poeta, filsofo e professor norteamericano)

A religio tem a melhor estria inventada de todos os tempos. Pense a respeito... A religio convenceu as pessoas de que existe um homem invisvel morando no cu. Observando tudo o que voc faz a cada minuto do dia, todos os dias. E esse homem invisvel tem um lista de dez coisas especficas que ele no quer que voc faa. E se voc fizer qualquer uma dessas coisas ele vai te mandar para um lugar especial, com fogo, fumaa, calor, tortura e angstia, para que voc fique l para sempre com sofrimento, queimaduras e gritos at o fim dos tempos. Mas ele te ama. Ele te ama muito e precisa de dinheiro.
(George Carlin, 1937-2008, comediante, ator e escritor norteamericano, um dos pioneiros no humor de crtica social)

Estou enjoado de todas as religies. A religio dividiu as pessoas. No creio que exista qualquer diferena entre o Papa vestir um chapelo e andar para l e para c com uma bolsa fumacenta e um africano pintar a sua cara de branco e rezar para uma pedra.
(Howard Stern, 1954-, locutor de rdio, humorista e escritor norteamericano)

8/22

A religio um subproduto do medo. Na maior parte da histria humana ela pode ter sido um mal necessrio, mas por que ela foi mais m do que o necessrio? Matar pessoas em nome de Deus no uma boa definio de insanidade?
(Arthur C. Clarke, 1917-2008, inventor e escritor ingls, autor do conto O Sentinela, que daria origem ao filme 2001: Uma Odisseia no Espao, maior clssico de fico cientfica de todos os tempos. dele tambm a autoria do conceito de rbita geoestacionria, que passaria a ser utilizada pela imensa maioria dos satlites postos em rbita a partir da dcada de 40)

Religio a maior arma na guerra contra a realidade.


(autoria no-identificada com segurana)

A religio comparvel com uma neurose da infncia.


(Sigmund Freud, 1856-1939, mdico neurologista austraco, pai da psicanlise)

Um dogma a mo dos mortos na garganta dos vivos.


(Lemuel K. Washburn, ????-, filsofo norteamericano)

A religio tem causado mais sofrimento para toda a humanidade em cada fase da Histria do que qualquer outra ideia nica.
(autoria no-identificada com segurana)

Est se tornando claro que a religio est no corao de muitas guerras civis e batalhas internacionais. As pessoas parecem querer matar, mutilar, torturar e morrer pela crena religiosa ou espiritual que as faz acreditarem que sua fonte de divindade a nica fonte Considere: em nome de Deus, um fatwa contra Salman Rushdie. Em nome de Deus, genocdios nos Balcs. Em nome de Deus, o atentado bomba do World Trade Center. Em nome de Deus, o stio em Waco, Texas. Em nome de Deus, hindus e muulmanos se matam na ndia. Em nome de Deus, guerras sangrentas entre protestantes e catlicos na Irlanda. Em nome de Deus, xiitas e sunitas esto se enforcando no Iraque e no Ir, tal qual rabes e judeus no Oriente Mdio. Em nome de Deus, um mdico assassinado porque acreditou no direito de escolha das mulheres. Em nome de Deus, o que est acontecendo?
(Shirley MacLaine, 1934-, atriz norteamericana)

Fundamentalismo cristo: a doutrina que tem uma entidade absolutamente poderosa, infinitamente sbia, universalmente expandida que est profundamente e pessoalmente preocupada com a minha vida sexual.
(Andrew Lias, ????-, ativista ateu norteamericano)

Hoje ns estamos testemunhando tal ressurgimento do fanatismo religioso que ningum pode prever quanto tempo ir levar antes que um perodo igual em nossas escolas seja solicitado para o geocentrismo e a terra achatada, tanto quanto para o criacionismo.
(Thomas S. Vernon, ????-, professor norteamericano de Filosofia)

Onde quer que a religio esteja envolvida, os terroristas matam mais pessoas.
(Bruce Hoffman, ????-, especialista em estudos antiterrorismo e professor norteamericano)

Vocs esto, basicamente, matando uns aos outros para ver quem tem o melhor amigo imaginrio.
(Richard Jeni, 1957-2007, ator e comediante norteamericano)

9/22

Governar grilhando a mente atravs do medo de punio noutro mundo to baixo quanto usar a fora.
(Hiptia, 355-415 d.C., matemtica e filsofa alexandriana, assassinada por uma multido crist. De acordo com relato do filsofo Scrates, numa tarde de maro de 415, quando regressava do museu de Alexandria, Hiptia foi atacada em plena rua por uma turba de cristos enfurecidos. Ela foi golpeada, desnudada e arrastada pelas ruas da cidade at uma igreja. No interior do templo foi cruelmente torturada at a morte, tendo o corpo dilacerado por conchas de ostras [ou cacos de cermica, segundo outra verso]. Depois de morta, seu corpo foi lanado a uma fogueira. Este episdio emblemtico, mas no o nico, de uma srie indizvel de crimes cometidos pelo Cristianismo a partir da ascenso do implacvel imperador Teodsio ao poder - que junto com Tefilo e Cirilo se esforaram para varrer do mapa qualquer outro tipo de religio que no fosse a crist, nem que para isso tivessem que queimar pessoas vivas dentros dos templos onde elas se achavam a salvo das barbries em nome de Deus)

As experincias religiosas so como aquelas induzidas por drogas, lcool, doena mental e privao de sono: elas no contam nenhuma estria uniforme ou coerente, e no h qualquer teoria plausvel para justificar as discrepncias entre elas.
(Michael Martin, 1932-, filsofo norteamericano, professor emrito da Universidade de Boston, EUA)

Eu condeno os falsos profetas, condeno o esforo para afastar o poder da deciso racional, drenar das pessoas sua liberdade de escolha e um monto de dinheiro na barganha. As religies variam no seu grau de idiotice, mas eu rejeito-as todas. Para a maioria das pessoas, a religio nada mais do que um substituto para o mal funcionamento do crebro.
(Gene Roddenberry, 1921-1991, roteirista e produtor norteamericano, criador da srie Jornada nas Estrelas)

Cristianismo/Catolicismo
O Cristianismo no tem nada a oferecer gente feliz num universo compreensvel. Para motiv-las, preciso condenar a felicidade e o prazer, criar a ideia de pecado e ench-las do sentimento de culpa. Convenc-las de que esto condenadas ao inferno e ento vender a salvao em outra vida em troca da submisso a Deus e da renncia autoestima.
(George H. Smith, 1949-, filsofo e escritor libertrio norteamericano, nascido no Japo)

Considero o Cristianismo a grande maldio, a grande corrupo intrnseca e o grande instinto de vingana, para o qual nenhum meio suficientemente venenoso ou secreto, subterrneo e pequeno o suficiente - eu chamo isso de a mancha imortal da raa humana.
(Friedrich Nietzsche, 1844-1900, filsofo alemo, autor do livro Assim Falou Zaratustra)

Eu acredito que a disseminao do Catolicismo o meio mais horrvel de degradao poltica e social deixado no mundo.
(Charles Dickens, 1812-1870, escritor ingls, autor do livro David Copperfield, cujo personagem principal acabou servindo de nome artstico para um famoso ilusionista norteamericano da atualidade)

O estabelecimento do Cristianismo atrasou o desenvolvimento normal das cincias fsicas por mais de mil e quinhentos anos.
(Andrew D. White, 1832-1918, diplomata, historiador e professor norteamericano, cofundador da Universidade Cornell, EUA)

10/22

Vejam como os cristos se comportaram ao longo dos sculos. Se Jesus disse Julguem a rvore pelos seus frutos, ento o Cristianismo uma rvore lamentvel.
(Steve Locks, ????-. No h maiores informaes sobre Steve Locks, exceto o fato de que ele um ex-cristo que se tornou ativista ateu. Mantm o site Leaving Christianity [Deixando o Cristianismo])

A redeno crist se baseia em dois conceitos principais: o sofrimento cancela o pecado e o inocente pode cumprir a pena em lugar do culpado. Fazer o inocente pagar pelo pecador, ainda por cima com um sofrimento improdutivo, no passa de vingana contra a pessoa errada. E s faz juntar um mal a outro mal.
(Anatole France, 1844-1924, escritor francs, Prmio Nobel de Literatura em 1921 pelo conjunto de sua obra)

Cristianismo: mais seguro do que uma lobotomia, mas to eficaz quanto uma.
(autoria no-identificada com segurana)

Os sequestradores da tica
Crena religiosa no uma condio prvia para a conduta tica ou para a felicidade.
(Tenzin Gyatso, 1935-, atual Dalai Lama, lder religioso do budismo tibetano)

O comportamento tico do homem deveria ser baseado em simpatia, educao, laos e necessidades sociais, nenhuma base religiosa necessria. O homem, de fato, estaria em um caminho tenebroso se tiver que ser restringido por medo de punio ou esperana de uma recompensa aps a morte.
(Albert Einstein, 1879-1955, fsico terico alemo, radicado nos EUA. Prmio Nobel de Fsica em 1921, Einstein foi um dos maiores - seno o maior - gnios da Histria, formulador de diversas teorias cientficas que mudaram os rumos da humanidade, dentre elas a Teoria da Relatividade Geral e a Teoria da Relatividade Restrita. Sua equao E=mc, que sinteticamente demonstra que massa e energia so equivalentes, provavelmente a expresso cientfica mais conhecida fora dos ambientes acadmicos, sendo citada inclusive por quem no faz a menor ideia do que significa. Em 2009, um grupo formado pelos 100 fsicos mais renomados da atualidade o elegeu como o mais influente de todos os tempos. Muito se questionou a religiosidade de Albert Einstein ao longo da Histria, fato corroborado por frases fora de contexto retiradas de entrevistas ou livros, mas uma anlise mais profunda das suas obras escritas - dentre elas o livro Como Vejo o Mundo - e das cartas trocadas com outros cientistas ou pensadores no deixa dvidas de que Einstein no acreditava num Deus cristo. Judeu de origem, fato que o fez fugir da Alemanha to logo Adolf Hitler ascendeu ao poder, Einstein vrias vezes foi irnico em relao ao prprio Judasmo. Em outras oportunidades o gnio chegou a manifestar certa simpatia pelo Budismo, que ele considerava a religio terrena mais prxima de um "Deus", mas isso muito mais para explicar a incoerncia de um Deus de acordo com o imaginado/moldado pelos cristos do que propriamente no sentido de professar tal religio. Dos anos 40 at o ano de sua morte, 1955, so inmeras as evidncias de que Einstein se tornara ateu)

Uma das grandes tragdias da humanidade que a moralidade foi sequestrada pela religio.
(Arthur C. Clarke, 1917-2008, inventor e escritor ingls, autor do conto O Sentinela, que daria origem ao filme 2001: Uma Odisseia no Espao, maior clssico de fico cientfica de todos os tempos. dele tambm a autoria do conceito de rbita geoestacionria, que passaria a ser utilizada pela imensa maioria dos satlites postos em rbita a partir da dcada de 40)

11/22

Religio e moral acabaram to entrelaadas na cabea das pessoas que elas acreditam que o atesmo destri a tica, a felicidade e o amor. O que o atesmo combate, na verdade, a ideia de que a moral s possvel atravs de Deus, a ideia de que amor e felicidade s podem ser conseguidos em um outro mundo.
(George H. Smith, 1949-, filsofo e escritor libertrio norteamericano, nascido no Japo)

Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas.
(Ludwig Feuerbach, 1804-1872, filsofo alemo, telogo humanista que teria influenciado Karl Marx)

Tenho observado que o mundo tem sofrido muito mais de ignorncia do que com pretenses de conhecimento. No so cticos ou exploradores, mas fanticos e idelogos que ameaam a decncia e o progresso. Nenhum agnstico jamais queimou algum na fogueira ou torturou um pago, um herege ou um incrdulo.
(Daniel J. Boorstin, 1914-2004, historiador, professor, advogado e escritor norteamericano)

Por ocasio do Prmio Nobel, um reprter me perguntou Como homens sem Deus podem ser bons? e eu lhe disse Como os homens com Deus podem ser to maus?.
(Jos Saramago, 1922-2010, escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta portugus, Prmio Nobel de Literatura em 1998)

Bblia, o passaporte do absurdo


A inspirao da Bblia depende da ignorncia da pessoa que a l.
(Robert Green Ingersoll, 1833-1899, advogado, livre pensador, orador e lder poltico norteamericano)

A Bblia foi interpretada para justificar prticas ms, tais como, por exemplo, a escravido, a carnificina de prisioneiros de guerra, os sdicos assassinos de mulheres acusadas de serem bruxas, punio capital por centenas de ofensas, poligamia e crueldade com animais. Foi usada para encorajar a crena na mais grosseira superstio e para desencorajar o livre ensino de verdades cientficas.
(Steve Allen, 1921-2000, comediante, msico e escritor norteamericano)

Se mais cristos lessem a Bblia, haveria menos cristos.


(autoria no-identificada com segurana [atribudo na internet a Derek W. Clayton])

Lida propriamente, a Bblia a fora mais potente para o atesmo jamais concebida.
(Isaac Asimov, 1920-1992, bioqumico e escritor norteamericano)

O argumento de que a estria literal do Gnesis pode ser classificada como cincia entra em colapso em trs pontos principais: a necessidade dos criacionistas de invocar milagres para comprimir os eventos da histria da Terra dentro do espao de tempo bblico de apenas alguns milhares de anos; a falta de vontade deles de abandonar afirmaes claramente desprovadas, incluindo a afirmao de que todos os fsseis so produtos do dilvio de No; e a confiana deles na distoro, m citao, meia citao, e citao fora de contexto para caracterizar as ideias de seus oponentes.
(Stephen Jay Gould, 1941-2002, paleontlogo, bilogo e professor norteamericano)

12/22

Os personagens e eventos descritos na maldita Bblia so fictcios. Qualquer semelhana com pessoas reais, vivas ou mortas, mera coincidncia.
(Penn Jillette, 1955-, comediante, mgico ilusionista, malabarista, msico e escritor norteamericano)

Voc pode citar 100 trechos da Bblia para mostrar que Deus um tirano sanguinrio, mas se os crentes acharem duas ou trs passagens que dizem Deus amor vo lhe dizer que voc que est tomando as coisas fora de contexto.
(Dan Barker, 1949-, ex-pastor norteamericano que tambm foi compositor e msico protestante durante 19 anos, at abandonar o Cristianismo em 1984. autor do livro Perdendo a F na F: de Padre a Ateu, e copresidente da Freedom From Religion Foundation, uma organizao americana de livre-pensadores que promove a separao entre Igreja e Estado)

A Histria nos ensina que nenhuma outra causa trouxe mais mortes do que a palavra de Deus.
(autoria no-identificada com segurana)

No conheo nenhum livro que tenha sido uma fonte de brutalidade e de conduta sdica, tanto pblica quanto privada, comparvel Bblia.
(Sir James Paget, 1814-1899, cirurgio e fisiologista ingls. Foi um dos fundadores da cincia da Patologia, estudo das doenas em geral)

Voc no precisa da Bblia para justificar o amor, mas no inventaram melhor ferramenta para justificar o dio.
(Richard A. Weatherwax, ????-, ativista ateu canadense)

Por muitas eras houve bruxas. A Bblia assim o diz. A Bblia ordenou que deveriam ser mortas. Depois de cumprir com seu dever de forma indolente e preguiosa durante uns 800 anos, a Igreja tomou seus intrumentos de tortura e partiu para seu trabalho santo com disposio renovada. Ela trabalhou duro dia e noite durante nove sculos e prendeu, torturou, enforcou e queimou hordas e batalhes de bruxas e limpou o mundo cristo do seu sangue imundo. Foi ento que se descobriu que no existem bruxas e que nunca existiram. No sabemos se para rir ou para chorar.
(Mark Twain, 1835-1910, escritor, humorista e romancista norteamericano, uma das personalidades mais conhecidas de sua poca)

Sempre que lemos as estrias obscenas, os deboches voluptuosos, as torturas, as execues cruis e a vingana implacvel com as quais mais da metade da Bblia est cheia, seria mais coerente que chamssemos isso como a palavra de um demnio do que a palavra de Deus.
(Thomas Paine, 1737-1809, poltico, revolucionrio, inventor e intelectual ingls. Foi um dos pais da independncia dos EUA e teve considervel influncia para a Revoluo Francesa)

Igrejas, emissrios, missionrios


As pessoas vo a uma igreja pela mesma razo que vo a uma taverna. Para se tornarem mais estpidas, para se esquecerem de suas misrias, para imaginarem a si mesmas, ainda que por alguns minutos, livres e felizes.
(Mikhail Bakunin, 1814-1876, poltico e revolucionrio russo)

13/22

Retire da igreja o milagre, o sobrenatural, o incompreensvel, o irracional, o impossvel, o incompreensvel, o absurdo... e nada mais que um vazio permanece.
(Robert Green Ingersoll, 1833-1899, advogado, livre pensador, orador e lder poltico norteamericano)

Havia uma poca em que todos acreditavam em Deus e a Igreja comandava. Essa poca conhecida como Idade das Trevas.
(Richard Lederer, 1938-, escritor, professor e palestrante norteamericano)

A Igreja vive da certeza de que os fatos revelados pelas pesquisas modernas sobre Jesus no so de conhecimento pblico.
(autoria no-identificada com segurana [na internet atribuda a Hans Konzelmann])

Enquanto o padre, esse negador, caluniador e envenenador da vida por profisso for aceito como uma variedade de homem superior, no poder haver resposta pergunta: que a verdade? A verdade j foi posta de cabea para baixo quando o advogado do nada foi confundido com o representante da verdade.
(Friedrich Nietzsche, 1844-1900, filsofo alemo, autor do livro Assim Falou Zaratustra)

Qualquer igreja, de qualquer religio, deveria ser considerada uma sociedade civil a ser legalmente registrada. No deveria ter iseno de nenhum imposto e nenhuma taxa, exceto as referentes a obras de assistncia social, ou estaramos distribuindo por toda a sociedade os encargos por ela devidos, mesmo entre os fiis das outras religies.
(James A. Garfield, 1831-1881, advogado, militar e poltico norteamericano. Foi o vigsimo presidente da histria dos Estados Unidos)

Um clrigo ganha a vida convencendo idiotas de que ele pode salv-los de um inferno imaginrio.
(Henry Louis Mencken, 1880-1956, jornalista, editor, ensasta e crtico social norteamericano)

Quando os missionrios chegaram pela primeira vez na nossa terra, eles tinham as Bblias e ns tnhamos a terra. Cinquenta anos depois, ns tnhamos as Bblias e eles tinham a terra.
(Jomo Kenyatta, 1894-1978, primeiro presidente do Qunia aps a declarao de independncia do pas)

Eles vieram com uma Bblia e sua religio roubaram nossa terra, esmagaram nosso esprito e agora nos dizem que devemos ser agradecidos ao Senhor por sermos salvos.
(Chefe Pontiac, 1720-1769, chefe indgena norteamericano, reproduzindo uma situao que se repetiria em vrios outros lugares do mundo onde haviam ndios para serem explorados e massacrados pelos missionrios - inclusive no Brasil)

A Cincia contra o obscurantismo


A vida sem Cincia uma espcide de morte.
(Scrates, 469-399 a.C., filsofo grego, um dos fundadores da Filosofia Ocidental)

Mais e mais, a ampliao do conhecimento cientfico tem mostrado que os argumentos religiosos so falsos.
(Paul D. Boyer, 1918-, bioqumico norteamericano, Prmio Nobel de Qumica em 1997)

14/22

No reino da Cincia, todas as tentativas de encontrar qualquer evidncia de seres sobrenaturais, de concepes metafsicas, como Deus, imortalidade, infinito etc., falharam. E se ns somos honestos, devemos confessar que na Cincia no existe Deus, imortalidade, alma ou mente fora do corpo.
(Charles Proteus Steinmetz, 1865-1923, engenheiro eletricista e matemtico alemo, naturalizado norteamericano. Desenvolveu a corrente alternada, o que possibilitou a expanso da indstria de energia eltrica nos Estados Unidos)

Eu nunca vi a menor prova cientfica das ideias religiosas de cu e inferno, de vida futura para os indivduos, ou de um Deus pessoal. At agora, a causa religiosa em questo uma maldita mentira. Religio tudo bobagem.
(Thomas Edison, 1847-1931, inventor e empresrio norteamericano. Considerado o maior inventor de todos os tempos, registrou a patente de mais de 1.000 criaes, dentre as quais a lmpada eltrica incandescente, o fongrafo, o cinetoscpio e o microfone de grnulos de carvo para telefones. Por conta da rispidez com que respondia sobre questes de ordem religiosa, chegou-se a pensar que Edison fosse ateu, porm ele esclareceu em cartas que era desta. Ou seja: considerava a existncia de um Deus, embora desprezasse as prticas religiosas e o sentido de Deus criado pelos homens. Na verdade Thomas Edison frequentemente atribua as coisas mundanas Natureza, que ele considerava a grande fora aleatria que criava e destrua)

A ignorncia suplica confiana mais frequentemente do que o conhecimento: so aqueles que sabem pouco, e no os que sabem muito, que afirmam to positivamente que esse ou aquele problema nunca sero resolvidos pela Cincia.
(Charles Darwin, 1809-1882, naturalista e cientista ingls. Em 1859 causou furor ao propor a Teoria da Evoluo das Espcies, que reescreveu a histria dos homens e separou o conhecimento humano entre criacionistas [que creem nas bobagens bblicas] e evolucionistas [que se embasam na Cincia])

O escopo da Cincia limitado? Sim, sem dvida: limitado a tratar daquilo que existe, no daquilo que gostaramos que existisse.
(Andr Cancian, 1982-, escritor e ativista ateu brasileiro)

A Cincia se compe de erros que, por sua vez, so os passos at a verdade.


(Jlio Verne, 1828-1905, escritor francs, autor de clssicos de fico como Viagem ao Centro da Terra, Vinte Mil Lguas Submarinas e A Volta ao Mundo em Oitenta Dias)

Existem muitas hipteses na Cincia que esto erradas. Isso perfeitamente correto; elas so a abertura para descobrir o que certo. A Cincia um processo autocorretivo. Para serem aceitas, novas ideias devem sobreviver aos mais rigorosos padres de evidncia e escrutnio.
(Carl Sagan, 1934-1996, cientista, astrnomo e escritor norteamericano. Foi tambm professor de cincias espaciais e consultor da NASA desde os anos 50)

A Cincia est aberta crtica, que o oposto da religio. A Cincia implora para que voc prove que ela est errada que todo o conceito onde a religio o condena se voc tentar provar que ela est errada. Ela te diz aceite com f e cale a boca.
(autoria no-identificada com segurana)

O cientista anseia encontrar e por fim compreender a verdade; o homem religioso quer que a verdade se encaixe no seu molde preconcebido. Ento, como resultado, o cientista altera a sua percepo conforme os fatos; o homem religioso tenta mudar os fatos conforme suas crenas.
(autoria no-identificada com segurana)

15/22

Algumas pessoas alegam que a Cincia frequentemente altera os conceitos cientficos sobre o universo e sobre as doenas humanas, mas o que elas queriam? Que os cientistas fossem intransigentes como os religiosos? Que se alicerassem sobre uma verdade inicial, imutvel, mesmo com evidncias posteriores em contrrio? O maior trunfo da Cincia justamente esse: aceitar a reviso contnua, buscar a autocorreo constante. Coerncia no defender um conceito at a morte, coerncia aceitar novos parmetros e corrigir o curso. Coisa que a religio definitivamente no faz.
(Marcelo Idiarte, 1972-, diagramador brasileiro)

No, nossa Cincia no uma iluso. Iluso seria imaginar que aquilo que a Cincia no pode nos dar, podemos conseguir em outro lugar.
(Sigmund Freud, 1856-1939, mdico neurologista austraco, pai da psicanlise)

O local prprio para o estudo das crenas religiosas numa igreja ou templo, em casa, ou num curso sobre religies comparadas, mas no numa aula de biologia. No h lugar no nosso mundo para uma ideologia que procura mentes fechadas, fora obedincia, e retorna o mundo a um paraso que nunca existiu. Os estudantes devem aprender que o universo pode ser confrontado e entendido, que ideias e autoridades devem ser questionadas, que uma mente aberta uma coisa boa. A educao no existe para confirmar a superstio das pessoas, e as crianas no aprendem a pensar quando elas so alimentadas apenas com dogmas.
(Tim Berra, 1943-, professor emrito de evoluo, ecologia e biologia da Universidade Estadual de Ohio, EUA, autor do livro Evoluo e o Mito do Criacionismo)

No h fsicos nas partes quentes do inferno porque a existncia de uma parte quente implica em diferena de temperatura. Qualquer fsico minimamente competente imediatamente iria usar esse recurso para executar um motor trmico e fazer alguma outra parte do inferno ser confortavelmente fresca.
(Richard Davisson, 1922-2004, fsico norteamericano, ironizando um conceito difundido durante vrias dcadas pela Igreja Catlica para amedrontar as pessoas - a ideia de que fsicos e matemticos iriam todos para o inferno por contradizerem as verdades crists. A frase de Davisson tambm mostra a diferena entre um temente a Deus e um cientista: o primeiro aceita e se conforma com o inferno; o segundo modificaria o inferno, caso existisse)

Criacionismo x Evoluo (ou Teologia x Cincia)


O estudo da teologia, como est nas igrejas crists, o estudo do nada. fundado sobre nada, no repousa sobre princpios, procede por nenhuma autoridade, no dispe de dados, no pode demonstrar nada e admite sem concluso.
(Thomas Paine, 1737-1809, poltico, revolucionrio, inventor e intelectual ingls. Foi um dos pais da independncia dos EUA e teve considervel influncia para a Revoluo Francesa)

O verdadeiro contraste entre a Cincia e o mito tocado mais de perto quando dizemos que a Cincia por si s capaz de verificao.
(George Santayana, 1863-1952, filsofo, ensasta, poeta e novelista espanhol, naturalizado norteamericano)

Explicar o desconhecido pelo conhecido um procedimento lgico. Explicar o conhecido pelo desconhecido apenas teologia luntica.
(David Brooks, 1961-, comentarista poltico e cultural canadense, radicado nos EUA)

16/22

O testa e o cientista so intrpretes rivais da natureza. O primeiro retrocede conforme o outro avana.
(Joseph McCabe, 1867-1955, escritor e ex-padre ingls. Num primeiro momento McCabe se assumiu agnstico e posteriormente se tornou um ativista ateu, escrevendo inmeros livros para denunciar as inconsistncias e falcatruas religiosas)

Hoje a teoria da evoluo um fato aceito por todos menos uma minoria fundamentalista, cujas objees so baseadas no em racionalizao, mas em adeso doutrinria a princpios religiosos.
(James Watson, 1928-, bilogo norteamericano, Prmio Nobel de Fisiologia e Medicina pela codescoberta da estrutura do DNA em 1962)

Os fundamentalistas negam que a evoluo aconteceu; eles negam que a Terra e o universo como um todo tem mais do que alguns milhares de anos, e assim por diante. Existem amplas evidncias cientficas de que os fundamentalistas esto errados nesses assuntos, e que as suas noes de cosmogonia possuem tanta base em fatos quanto a Fada do Dente possui.
(Isaac Asimov, 1920-1992, bioqumico e escritor norteamericano)

A Cincia tem provas sem certeza. Os criacionistas tm certeza sem qualquer prova.
(Ashley Montagu, 1905-1999, antroplogo e humanista ingls)

A cincia da criao no entrou no currculo por uma razo to simples e to bsica que ns frequentemente esquecemos de mencion-la: porque ela falsa, e porque bons professores entendem exatamente por qu ela falsa.
(Stephen Jay Gould, 1941-2002, paleontlogo, bilogo e professor norteamericano)

Se ns vamos ensinar cincia da criao como uma alternativa evoluo, ento ns devemos ensinar tambm a Teoria Stork (teoria da cegonha) como uma alternativa para a reproduo biolgica.
(Judith Hayes, ????-, educadora canadense)

Existe uma crena na comunidade em geral quanto hiptese de que muitos matemticos, estatsticos e outros cientistas, consideram as afirmaes [sobre os cdigos da Bblia] como dignas de crdito. Esta crena incorreta. Pelo contrrio, a opinio quase unnime das pessoas no mundo cientfico que estudaram a questo de que a teoria no tem fundamento. Os assinantes desta carta examinaram as evidncias e concluram que elas no so convincentes.
(Declarao de 54 professores PhDs em Matemtica em relao anlise do pseudoescritor Michael Drosnin sobre os supostos cdigos da Bblia)

Suponhamos que a evoluo das espcies no ocorreu. Por que teramos automaticamente que aceitar a verso do Gnesis para a criao? Cada povo tem seu prprio mito da criao. No a Bblia contra o evolucionismo, a Bblia contra os egpcios, maias, nrdicos, gregos, celtas...
(Judith Hayes, ????-, educadora canadense)

Eu defenderia a liberdade dos adultos criacionistas de praticar qualquer perverso intelectual que eles gostem na privacidade de seus prprios lares; mas tambm necessrio proteger os jovens e inocentes.
(Arthur C. Clarke, 1917-2008, inventor e escritor ingls, autor do conto O Sentinela, que daria origem ao filme 2001: Uma Odisseia no Espao, maior clssico de fico cientfica de todos os tempos. dele tambm a autoria do conceito de rbita geoestacionria, que passaria a ser utilizada pela imensa maioria dos satlites postos em rbita a partir da dcada de 40)

17/22

Os criacionistas fazem soar uma teoria como se fosse algo que voc sonhou aps ter ficado bbado a noite toda.
(Isaac Asimov, 1920-1992, bioqumico e escritor norteamericano)

Em ltima anlise toda a teologia, seja crist ou qualquer outra, um maravilhoso exerccio de lgica baseada em premissas que no so mais verificveis ou plausveis que a astrologia, quiromancia ou a crena no Coelho da Pscoa. A teologia pretende procurar a verdade, mas nenhum mtodo poderia levar uma pessoa para mais longe da verdade do que essa charada intelectual. O propsito mais importante da teologia perpetuar o status quo religioso.
(Joseph Daleiden, ????-, estatstico, demgrafo, economista, consultor e escritor norteamericano, autor do livro A Superstio Final: Uma Avaliao Crtica da Herana Judaico-crist)

Eu sou a favor de um dilogo entre Cincia e religio, mas no um produtivo. Estou incomodado com o fato de que muitas pessoas esto tendo a falsa impresso de uma feliz reconciliao entre a Cincia e a religio... Religio um insulto dignidade humana.
(Steven Weinberg, 1933-, fsico norteamericano, Prmio Nobel de Fsica em 1979, refutando a tese do design inteligente - que a nova tentativa desesperada dos cristos para sustentar a ideia de um Deus)

Penso, logo insisto


Quando tinha 10 anos fiz a primeira comunho. A professora de catecismo dizia que no pode morder a hstia, porque um menino na Frana tinha mordido a hstia e tinha sado sangue pela boca. Fiquei com aquilo na cabea. Na primeira comunho eu no tive coragem, mas, uma semana depois, um tio fez bodas de prata e teve uma missa. A fui l receber a hstia, voltei para o meu lugar e mastiguei. No saiu nada e eu virei ateu naquele momento. A partir da, sempre que ouvia as aulas de religio no colgio pensava que aquilo podia ser mentira. E quando voc comea a fazer isso com religio devastador, porque uma questo de f: religio no admite racionalidade.
(Drauzio Varella, 1943-, mdico oncologista e escritor brasileiro, um dos profissionais mais renomados na rea e uma das vozes mais representativas do atesmo no Brasil)

A maioria das pessoas preferiria morrer pensar. De fato, muitas o fazem.


(Bertrand Russell, 1872-1970, filsofo e matemtico gals [Reino Unido], um dos mais notrios defensores da lgica)

Nada pode ser mais contraditrio religio e ao clero do que a razo e o senso comum.
(Voltaire, 1694-1778, escritor, ensasta e filsofo iluminista francs, um dos mais importantes intelectuais de todos os tempos)

No confio em gente que sabe exatamente o que Deus quer que elas faam. Sempre coincide com aquilo que elas prprias desejam.
(Susan B. Anthony, 1820-1906, ativista norteamericana dos direitos das mulheres. Susan chegou a ter uma trajetria ligada religio do quakers [mesmo pessoal que criou a Aveia Quaker, a Anistia Internacional e o Greenpeace], de origem protestante, mas depois se afastou e terminou criticada por suas posies antirreligio)

Se existe um ser supremo, ele louco.


(Marlene Dietrich, 1901-1992, atriz e cantora alem, naturalizada norteamericana)

18/22

O mdico v o homem em toda a sua fraqueza. O jurista o v em toda a sua maldade. O telogo, em toda a sua imbecilidade.
(Arthur Schopenhauer, 1788-1860, filsofo alemo que influenciou Friedrich Nietzsche, Sigmund Freud, Carl Jung, Marcel Proust e outros pensadores modernos)

Eu percebi muito cedo que o que torna certas religies insustentveis o conhecimento cientfico detalhado. O conhecimento da verdadeira idade da Terra e os registros fsseis tornam impossvel para qualquer pessoa de bom senso acreditar na verdade literal de cada parte da Bblia, do mesmo jeito que os fundamentalistas acreditam. E se parte da Bblia est notoriamente errada, por que o resto dela deveria ser aceito automaticamente? O que seria mais imbecil do que basear toda a sua viso de vida em ideias que, embora plausveis no passado, agora parecem estar completamente erradas? E o que seria mais importante do que acharmos nosso verdadeiro lugar no universo, retirando um a um esses vestgios infelizes de crenas remotas?
(Francis Crick, 1916-2004, fsico e bioqumico ingls. Prmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1962, Crick conhecido por ser um dos autores do modelo de dupla hlice da estrutura da molcula do DNA, junto com James Watson e Maurice Wilkins)

Eu no acho que fomos feitos para coisa alguma, ns somos apenas produtos da evoluo. Voc pode at dizer Nossa, sua vida deve ser horrvel j que no acredita que h um propsito, mas eu no ligo.
(James Watson, 1928-, bilogo norteamericano. Prmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1962, Watson conhecido por ser um dos autores do modelo de dupla hlice da estrutura da molcula do DNA, junto com Francis Crick e Maurice Wilkins)

Uma conversa entre um ateu e um cristo tende a ser como uma conversa hipottica entre algum lcido e um esquizofrnico: o segundo jura de ps juntos que h uma terceira pessoa na sala, e o primeiro simplesmente no tem como ver. Mas no porque ao primeiro falte algo para poder ver, e sim porque a terceira pessoa s existe na cabea do esquizofrnico.
(Marcelo Idiarte, 1972-, diagramador brasileiro)

Eles dizem que Deus est no alto e que controla o mundo, e que portanto devemos rezar contra o Sat. Bem, se Deus controla o mundo, ele controla o Sat. Para mim, a religio est to cheia de afirmaes erradas e coisas sem lgica que eu simplesmente no posso concordar com ela.
(Gene Roddenberry, 1921-1991, roteirista e produtor norteamericano, criador da srie Jornada nas Estrelas)

Do meu ponto de vista h apenas um lugar onde existe deus, ou o diabo, ou o bem e o mal, que na minha cabea. Fora da minha cabea, fora da cabea do homem no h nada.
(Jos Saramago, 1922-2010, escritor, roteirista, jornalista, dramaturgo e poeta portugus, Prmio Nobel de Literatura em 1998)

No consigo acreditar que o mesmo deus que nos deu inteligncia, razo e bom senso nos proba de us-los.
(Galileu Galilei, 1564-1642, fsico, matemtico, astrnomo e filsofo italiano. Galileu protagonizou um dos episdios mais clebres da histria da Cincia quando, diante de um temvel Tribunal da Inquisio, teve que capitular para no ser condenado morte pelo fato de propor a Teoria do Heliocentrismo [de que os corpos celestes girariam ao redor do Sol] em oposio Teoria do Geocentrismo [de que a Terra estaria parada e seria o centro do universo], esta ltima defendida de forma irredutvel pela Igreja Catlica. Galileu aceitou reconhecer que estava errado para no morrer, mas ao se virar teria exclamado em voz baixa Eppur si muove! [No entanto se move!] em relao Terra)

19/22

Seres humanos nunca pensam por si mesmos, acham muito desconfortvel. Na maior parte, os membros de nossa espcie simplesmente repetem o que lhes dito e ficam aborrecidos quando expostos qualquer ponto de vista diferente. O trao caracterstico humano no o conhecimento mas a conformidade, e a caracterstica resultante a guerra religiosa. Outros animais lutam por territrio ou comida; mas, singularmente no reino animal, os seres humanos lutam por suas crenas.
(Michael Crichton, 1942-2008, escritor e produtor de filmes norteamericano)

Eu no tenho medo de nenhum deus no universo que iria enviar-me, ou qualquer outro homem ou mulher, para o inferno. Se houvesse um ser assim ele no seria um deus, seria um demnio.
(Clarence Darrow, 1857-1938, advogado criminalista norteamericano)

Um metafsico um cego num quarto escuro procura de um gato preto que no est l. E um telogo o tipo que encontra o gato.
(autoria no-identificada com segurana)

Por que existem (muitos) cticos?


Afirmo que ambos somos ateus. Eu s acredito em um deus a menos que voc. Quando voc entender porque rejeita todos os outros deuses possveis, entender porque rejeito o seu.
(Stephen F. Roberts, 1967-, programador norteamericano)

Eu sou ateu porque no h evidncias para a existncia de Deus. Isso deve ser tudo o que se precisa dizer sobre isso: sem evidncia, sem crena.
(Dan Barker, 1949-, ex-pastor norteamericano que tambm foi compositor e msico protestante durante 19 anos, at abandonar o Cristianismo em 1984. autor do livro Perdendo a F na F: de Padre a Ateu, e copresidente da Freedom From Religion Foundation, uma organizao americana de livre-pensadores que promove a separao entre Igreja e Estado)

Por simples senso comum, no acredito em Deus. Em nenhum.


(Charlie Chaplin, 1889-1977, ator, diretor e roteirista ingls)

Um ateu um homem que no tem meios invisveis de apoio.


(autoria no-identificada com segurana)

No ao ateu que falta algo, como um brao ou uma perna. Todos nascem ateus. o crente que desenvolveu um apndice desnecessrio e danoso, a religio.
(Sir Francis Bacon, 1561-1626, filsofo e ensasta ingls, pai da cincia moderna)

Eu sou atia, e tudo. Eu creio que no h nada que sabemos, exceto que devemos ser gentis uns com os outros e fazer o que pudermos pelas pessoas.
(Katharine Hepburn, 1907-2003, atriz norteamericana)

No sou religioso. Respeito todas as crenas, mas os religiosos no tm nenhum respeito pelas pessoas sem f. Quando digo que no tenho religio, acham que sou imoral. como se eu tivesse parte com o diabo.
(Drauzio Varella, 1943-, mdico oncologista e escritor brasileiro, um dos profissionais mais renomados na rea e uma das vozes mais representativas do atesmo no Brasil)

20/22

O ctico no tem iluses sobre a vida, nem uma crena intil na promessa de imortalidade. J que a vida aqui e agora tudo o que podemos conhecer, a nossa opo mais sensata viv-la ao mximo.
(Paul Kurtz, 1925-, filsofo, escritor, editor e professor emrito de Filosofia na Universidade de Buffalo, EUA. considerado pai do humanismo secular. O asteride Kurtz foi assim batizado em sua homenagem)

Eu sou contra a religio porque ela ensina a nos satisfazermos em no entender o mundo.
(Richard Dawkins, 1941-, zologo, etlogo, evolucionista e escritor ingls, nascido no Qunia. professor da Universidade de Oxford e autor de diversos livros premiados na rea cientfica)

A Islndia se destacou em uma coisa. Quando nos perguntaram em que acreditvamos, 90% disseram: em ns mesmos. Eu acho que me encaixo nesse grupo. Se me meto em algum problema, no h deus ou al que vai me salvar. Eu tenho que me virar sozinha.
(Bjrk, 1965-, cantora islandesa, cone da msica alternativa moderna)

Considerar que Deus no existe me d mais espao para a crena na famlia, nas pessoas, no amor, na verdade, na beleza, no sexo, ser bem sucedido, e todas as outras coisas que eu posso provar e que fazem desta vida a melhor vida que eu jamais vou ter novamente.
(Penn Jillette, 1955-, comediante, mgico ilusionista, malabarista, msico e escritor norteamericano)

Acredito hoje no que acreditava quando tinha oito anos na Cincia.


(Rick Reynolds, 1951-, comediante, ator e escritor norteamericano)

Noto que uma larga poro da raa humana no acredita em Deus, e no sofre nenhuma punio visvel como consequncia. E se houvesse um Deus, eu acho que seria pouco provvel que ele tivesse uma vaidade to incmoda a ponto de se ofender pelos que duvidam de sua existncia.
(Bertrand Russell, 1872-1970, filsofo e matemtico gals [Reino Unido], um dos mais notrios defensores da lgica)

A minha prtica como cientista atesta. Isso quer dizer que quando fao uma experincia eu assumo que nenhum deus, anjo ou demnio vai intervir no seu curso, e essa assuno foi justificada pelo tamanho sucesso que alcancei na minha carreira profissional. Eu seria portanto intelectualmente desonesto se eu no fosse tambm atesta nos negcios do mundo. E seria um covarde se eu no declarasse as minhas vises tericas em pblico.
(J. B. S. Haldane, 1892-1964, geneticista e bilogo ingls, um dos fundadores da gentica populacional. Tambm ajudou a desenvolver as tabelas de mergulho usadas pela marinhas inglesa e americana durante a 2 Guerra Mundial, que serviu de base para as tabelas usadas at hoje por todos os mergulhadores)

Eu me recuso a acreditar em um Deus que a principal causa de conflitos no mundo, prega o racismo, o sexismo, a homofobia e a ignorncia, e, em seguida, envia-me para o inferno se eu sou mau.
(autoria no-identificada com segurana)

Atravs dos anos percebi que o deus para quem eu rezava era o deus que eu inventei. Quando eu falava com ele, falava comigo mesmo. Ele no tinha conhecimento ou qualidades que eu no tenho. Quando percebi que deus era uma extenso da minha imaginao, parei de rezar para ele.
(Howard Kreisner, ????-, ativista ateu e apresentador de TV norteamericano)

21/22

Eu sou ateu, sou sim. Levei um longo tempo para dizer isso. Eu tenho sido um ateu por anos e anos, mas de algum modo eu senti que era intelectualmente inaceitvel dizer que algum um ateu, porque isso assumia um conhecimento que ningum tem.
(Isaac Asimov, 1920-1992, bioqumico e escritor norteamericano)

Quando eu era criana acho que eu fingia acreditar em Deus. Acreditava em Deus e em Papai Noel. Hoje, adulto, acredito em Deus como acredito em Papai Noel.
(Paulo Autran, 1922-2007, ator brasileiro de teatro, cinema e televiso)

Deus, Sat, Paraso e Inferno, todos desapareceram um dia nos meus quinze anos, quando abruptamente perdi minha f [...] e alm disso, para provar meu atesmo recm-descoberto, comprei um sanduche de presunto e ento partilhei pela primeira vez a proibida carde do suno. Nenhum raio caiu em mim. [...] Desde esse dia at hoje eu me considero uma pessoa completamente secular.
(Salman Rushdie, 1947-, escritor indiano, naturalizado ingls. Em 1989 ficou famoso por escrever o livro Versos Satnicos, que foi considerado ofensivo ao profeta Maom e ao islamismo. Por conta disso, o reacionrio Aiatol Khomeini, do Ir, proferiu uma fatwa condenando Rushdie morte, o que o impede at hoje de pisar em naes islmicas)

No existem ateus em trincheiras no um argumento contra o atesmo, um argumento contra as trincheiras.


(James Morrow, 1947-, escritor norteamericano)

Venho de uma famlia catlica [...] Tnhamos missa em casa, com a presena de vizinhos. Mas, quando sa para a vida, superei tudo isso. Vi que o mundo era injusto. No acredito em nada. Acredito na Natureza: tudo comeou no se sabe quando nem como. Eu bem que gostaria de acreditar em Deus. Mas no.
(Oscar Niemeyer, 1907-, arquiteto brasileiro, considerado um dos mais influentes da arquitetura moderna internacional)

No temo morrer e ir para o inferno ou (o que seria consideravelmente pior) para a verso popularizada do paraso. Espero que a morte seja um nada. Por me tirar todos os medos possveis da morte, sou muito agradecido ao atesmo.
(Isaac Asimov, 1920-1992, bioqumico e escritor norteamericano)

Eu no fui criado como um catlico, mas costumava ir missa com os meus amigos, e vi aquilo tudo como um monte de truques muito encantadores. Tem um tipo pendurado no muro na igreja, pregado numa cruz e pingando sangue, e toda a gente est a se culpar pelo tormento desse homem, mas eu disse para mim mesmo: Esquece. Eu no participo desse mal. Eu no tenho pecado original. No h sangue de nenhum mrtir sacro nas minhas mos. Eu rejeito tudo isso.
(Billy Joel, cantor, compositor e pianista norteamericano)

Eu nunca seria membro de um grupo cujo smbolo fosse um homem pregado em duas peas de madeira.
(George Carlin, 1937-2008, comediante, ator e escritor norteamericano, um dos pioneiros no humor de crtica social)

Ser catlico fcil: depois de pecar, basta se arrepender, confessar, comungar e cometer os mesmos pecados novamente.
(Paulo Francis, 1930-1997, jornalista, crtico de teatro e escritor brasileiro)

Se Deus acha que eu estou errado, Ele que deve me dizer isto, no voc.
(Millr Fernandes, 1923-, escritor, desenhista, humorista e tradutor brasileiro)

22/22

ORIENTAES AO USURIO
INDICAES: CeticusPlus ideal para o tratamento de ignorncia crnica, astigmatismo lgico, acuidade cultural restrita, fobias psquicas, hereditariedade cruzada, ausncia de percepo espao-tempo e casos de pnico do incompreensvel. Tambm eficaz para o combate da Sndrome da Bengala, doena maligna que uma vez introjetada em um indivduo resulta em contnuo automenosprezo sua prpria capacidade de enfrentar o mundo sozinho. Imuniza completamente contra a terrvel Doena da Mediocridade, que infelizmente advm de um vrus no-erradicvel, sempre presente no ar. EFEITO DESEJADO: melhora o raciocnio; aumenta a autoestima; reduz os distrbios de ordem psquica; inibe as fobias de qualquer ordem (fsicas e psquicas); aumenta a sensao de autoconfiana; estimula a coragem e a ousadia; desencadeia uma irresistvel busca pelo conhecimento efetivo; reduz a ansiedade por respostas que a Cincia ainda no tem (mas que no tardar ter); amplia a percepo artstico-cultural; propicia uma filtragem mais seletiva daquilo que se l, ouve ou v; reduz consideravelmente a hipocrisia; e, inibe a formao do Cancrum religiosus, um tumor maligno que costuma se alojar na parte do crebro responsvel pelo discernimento e no raro tem um efeito devastador. EFEITOS COLATERAIS: em alguns casos o indivduo pode se perceber subitamente enganado durante vrios anos, o que pode gerar desde excitao leve at desejo de incendiar a igreja mais prxima. Para os casos mais extremos, recomenda-se cautela e a leitura de poemas da Bruna Lombardi como terapia paralela. HIPERSENSIBILIDADE E REAES ADVERSAS: alguns indivduos podem ser hipersensveis a certos componentes da frmula, especialmente Verdadis incontestavelis e Realidadis naturalis, demonstrando irritao e raiva repentina, ainda que teoricamente sejam movidos por amor. No h muito o que fazer nestes casos, uma vez que as plulas so eficazes mas no so mgicas, revelando-se completamente incuas para mentes tacanhas. POSOLOGIA E MODO DE USAR: Adultos e adolescentes: 3 a 4 frases por dia at o trmino do frasco. Crianas a partir dos 6 anos de idade: 1 frase por dia, seguida de acompanhamento e orientao adulta. No indicado para crianas menores de 6 anos que ainda acreditam em Papai Noel e afins, apenas porque esta fantasia - comum nesta idade - inofensiva na maioria dos casos e tende a passar to logo a criana aumente sua percepo da realidade. PODE SER CONSUMIDO SEM RESTRIES POR GESTANTES E LACTANTES. NO CONTM GLTEN, CORANTES ARTIFICIAIS OU DISCURSOS VAZIOS. SUPERDOSAGEM (OVERDOSE): no existe prejuzo considervel para casos de superdosagem, porm h registros de indivduos que eventualmente viraram artistas e escritores de grande talento, intelectuais de enorme respeito ou cientistas que terminaram por mudar os rumos da humanidade. Se voc achar que seu filho ficou viciado nas plulas, acalme-se e no provoque vmito: um dia ele ainda vai ser Prmio Nobel de alguma coisa, vai viajar o mundo inteiro e vai inscrever seu nome na Histria.

Laboratrio Racional | Estimulando a possibilidade humana do raciocnio

Potrebbero piacerti anche