Sei sulla pagina 1di 9

CENTRO DE ENSINO UNIVERSITRIO DO MARANHO CEUMA CURSO ARQUITETURA E URBANISMO LEANDRO MENDES TIAGO MENDONA PEDRO WELBER MARTINS

S TEIXEIRA

ARTIGO CIENTIFICA SOBRE GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS URBANOS EM SO LUS/MA E MUNICPIOS PLANEJAMENTO REGIONAL I

So Luis 2012

LEANDRO MENDES TIAGO MENDONA PEDRO WELBER MARTINS TEIXEIRA

ARTIGO CIENTIFICA SOBRE GERENCIAMENTO DE RESDUOS SLIDOS URBANOS EM SO LUS/MA E MUNICPIOS PLANEJAMENTO REGIONAL I
Artigo Cientifica apresenta ao Curso Superior em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitrio do Maranho CEUMA, segunda nota para avaliao do segundo semestre da cadeira de PLANEJAMENTO REGIONAL I Prof. Mrcio Rodrigo da Silva Pereira.

So Luis 2012

Artigo Cientifica sobre Gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos em So Lus/MA e Municpios Planejamento Regional I

Artigo Cientifica Sobre Gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos em So Luis/MA e Municpios


Leandro Mendes Tiago Mendona Pedro Welber Martins Teixeira1 Mrcio Rodrigo da Silva Pereira2

Resumo Este trabalho apresenta como objetivo geral analisar a gesto dos resduos slidos domiciliares gerados na cidade de So Lus - MA e Municpios prximos a capital, com finalidade de contribuir aes que possam melhorar gerenciamento integrado dos resduos slidos urbanos. Foram investigados a gerao, destinao dos resduos slidos e aterro sanitrio. Esta pesquisa permite compreender a importncia de uma gesto integrada dos resduos slidos visando a combater e minimizar impactos ambientais associados aos mesmos, bem como enfatizar a melhoria no aterro sanitrio, necessidade de articular a usina de triagem de resduos slidos domiciliares com coleta seletiva em So Lus-MA, garantindo assim, ganhos sociais, operacionais, econmicos, educacionais e ambientais para os municpios. Palavras chave: Gerenciamento integrado. Resduos slidos domiciliares. Abstract This work has as main objective to analyze the management of solid waste generated in the city of Sao Luis - MA and municipalities near the capital, with the aim of contributing actions that can improve integrated management of municipal solid waste. We investigated the generation, disposal of solid waste and landfill. This research allows us to understand the importance of an integrated management of solid waste in order to combat and minimize environmental impacts associated with them, and emphasize the improvement in the landfill, need to articulate the plant sorting household solid waste with selective collection in St. Louis -MA, thus ensuring social gains, operational, economic, and environmental education to the municipalities. Keywords: Integrated management. Solid waste.
1

CEUMA. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Alunos da disciplina Planejamento Regional I, turma 2013, do Curso de Arquitetura e Urbanismo. E-mail arquitetura.tiago@gmail.com
2

CEUMA. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Professor da disciplina Planejamento Regional I, turma 2013, do Curso de Arquitetura e Urbanismo. E-mail marcio.ceuma@gmail.com

Artigo Cientifica sobre Gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos em So Lus/MA e Municpios Planejamento Regional I

1. Introduo O objetivo deste documento esclarecer aos alunos o formato que deve ser utilizado no artigo a ser desenvolvido, individualmente, como requisito para concluso dos cursos de ps-graduao lato sensu do Departamento de Engenharia Industrial (DEIN) da Faculdade de Engenharia (FEN) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Este documento serve de referncia, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatao. A bibliografia utilizada para a elaborao desse artigo dever ser composta por livros e artigos atuais sobre o tema escolhido pelo autor. Como na maioria dos textos da produo acadmica, o artigo deve ser composto de trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso (BRUNO, 2007). A Introduo descreve sucintamente aspectos que demonstram a relevncia do tema, sua atualidade e pertinncia rea de estudo. Deve-se iniciar a Introduo apresentando fatos e dados extrados da reviso da literatura que produzam o encaminhamento lgico por intermdio do qual iremos ratificar a relevncia de nossa abordagem, assim como sua atualidade. As referncias, ao elucidarem autores, escolas de pensamento e revistas cientficas, revelam, ao mesmo tempo, a pertinncia do tema e do problema de estudo rea temtica. Ainda na Introduo, devem ser informados aspectos bsicos metodolgicos, que orientem o leitor sobre o mtodo de investigao empregado, suas limitaes e vantagens para a consecuo dos objetivos do estudo. A Introduo culmina na descrio sucinta das sees do artigo, que compem a etapa de Desenvolvimento, e apresenta suas principais concluses. Por exemplo: A organizao deste artigo apresenta-se da seguinte forma: a seo dois (primeira seo aps a Introduo) oferece uma breve reviso de conceitos sobre X, enfocando Y e Z. A seo trs discute a noo W especificando a rea de abordagem [enfoque de interesse]. A seo quatro reporta as evidncias do estudo emprico, documental, ou bibliogrfico. A seo cinco apresenta nossas consideraes finais, resumindo os principais resultados e sugerindo possveis e desejveis desdobramentos futuros. Os resultados permitem concluir que os grupos A e B sofrem influncias dos fatores L e N quando as foras F e G esto presentes. Na parte Desenvolvimento, so apresentadas as sees descritas anteriormente. Observe-se a orientao do Roteiro da UERJ, a seguir, apresentada em citao direta:
O desenvolvimento a parte nuclear do trabalho, por vezes denominada corpo do trabalho. Nesta parte, discute-se o problema apresentado na introduo, bem como aspectos da metodologia utilizada para a realizao do estudo. De acordo com as caractersticas do problema, das tcnicas utilizadas e do estilo do autor, pode-se dividir o desenvolvimento em partes ou captulos, e cada captulo em subttulos ou itens sem perder a unidade do trabalho.

Artigo Cientifica sobre Gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos em So Lus/MA e Municpios Planejamento Regional I

No h uma regra vlida para se processarem as divises das partes, captulos ou subttulos para todos os trabalhos, indistintamente. Entretanto, observa-se que as subdivises devem ser realizadas em funo da exigncia de logicidade (sic) e da necessidade de clareza. Ruiz (1978) observa que a diviso mais adequada para cada trabalho deve surgir de sua prpria natureza, de sua contextura ou de sua maior ou menor complexidade (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2007, p.47).

Deve-se ressaltar que a Introduo nos artigos ttulo da primeira seo. O Desenvolvimento, entretanto, no consiste no ttulo das partes subseqentes. Estas recebero ttulos prprios e sero numeradas, seqencialmente, iniciando-se pela seo dois. O trabalho encerra-se com a seo Concluso ou Discusses e recomendaes, seguida das Referncias bibliogrficas.

Artigo Cientifica sobre Gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos em So Lus/MA e Municpios Planejamento Regional I

2. Formatao geral O artigo completo deve ter no mnimo dez pginas. O limite mximo de 20 pginas. A margem lateral esquerda e a margem superior devem ter 3,0 cm e as margens inferior e lateral direita devem ter 2,0 cm. O tamanho de pgina deve ser A4. Na seqncia, passo a passo, sero especificados os detalhes da formatao. Ttulo: deve estar na primeira linha da primeira pgina, centralizado, letra Arial tamanho 15, em negrito, com a primeira letra em maiscula e demais letras em minscula. Nomes dos autores: o primeiro autor deve vir duas linhas abaixo do titulo, centralizado, com letra ARIAL, tamanho 10, com primeira letra de cada nome em maiscula e o restante em minscula, em negrito. Deve ser inserida a nota de rodap, incluindo as seguintes informaes: Departamento de Engenharia Industrial da FEN/UERJ, Aluno do curso de ps-graduao em [NOME DO CURSO], turma [ANO]. Informar o email do autor. Nas linhas seguintes, repetir o procedimento para os demais autores (professores orientadores), incluindo Departamento de Engenharia Industrial da FEN/UERJ, formao do professor (Mestre/Doutor em...), professor do curso de ps-graduao em [NOME DO CURSO, turma [ANO]. Informar o e-mail institucional do autor. Resumo: duas linhas abaixo do nome dos autores, o resumo deve ser escrito em portugus, com no mximo 200 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte ARIAL, tamanho 12, com espaamento simples entre linhas, em itlico. Palavras-chave: imediatamente abaixo do resumo, devem ser informados no mximo trs termos indicativos do contedo do artigo, em portugus, com primeira letra de cada palavra em maiscula e o restante em minscula, separados entre si por ponto. Deve-se utilizar texto com fonte ARIAL, tamanho 12, com espaamento simples entre linhas, em itlico. Ttulos das sees: os ttulos das sees do trabalho devem ser posicionados esquerda, em negrito, numerados com algarismos arbicos (1, 2, 3, etc.). Deve-se utilizar texto com fonte ARIAL, tamanho 12, em negrito. O ttulo da primeira seo deve ser posicionado duas linhas abaixo das palavras-chave. Corpo do texto (Introduo, Desenvolvimento e suas sees e Concluso): o corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do ttulo das sees. O corpo de texto utiliza fonte ARIAL, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaamento simples entre linhas. No caso do uso de listagem de tpicos, o marcador a ser utilizado este que aparece no incio desta frase; Caso queira utilizar listas numeradas (1, 2, 3.. ou a, b, c..), devem ser utilizados os mesmos recuos que aparecem nesta lista com marcadores; Aps as listas, deixar um espao simples, como aparece a seguir. 6

Artigo Cientifica sobre Gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos em So Lus/MA e Municpios Planejamento Regional I

No caso de diviso em sees, sua ordenao deve seguir o sistema de numerao progressiva, com subttulos de carter informativo. Recomenda-se evitar o excesso de subdivises cujos ttulos devem ser curtos e adequados aos aspectos relevantes do contedo. Notas de rodap: no devem ser utilizadas notas de rodap para referncias que devero constar do final do trabalho, seguindo as normas da ABNT.
Normas para redao e formatao: devero ser observadas as normas da ABNT para redao e apresentao de trabalhos acadmicos, sendo obrigatrio o uso do Roteiro para apresentao das teses e dissertaes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, fornecido no material de aula desta disciplina. 3. Elementos de apoio: formatao de tabelas, quadros, figuras e outros Figuras, quadros, tabelas, ilustraes podem ser includos no corpo do texto. No devem possuir ttulos, mas legendas. Para melhor visualizao dos objetos, deve ser previsto um espao simples entre texto-objeto e entre legenda-texto. As legendas devem ser posicionadas abaixo das Figuras, Quadros e Tabelas. Esses objetos e suas respectivas legendas devem ser centralizados na pgina (ver, por exemplo, Figura 1). Para as legendas, deve-se utilizar fonte ARIAL, tamanho 10, com a palavra Figura (ou Tabela ou Quadro), seguida do nmero e do ttulo correspondente, localizando-se sob a figura que representa. No devem ser includas ilustraes que no sejam citadas no texto.

Figura 1 Exemplo de figura

Nos quadros e tabelas deve ser usada, preferencialmente, a fonte ARIAL, tamanho 12 (mesmo tamanho de fonte do texto). No entanto, caso o quadro tenha muita informao, pode-se utilizar a fonte ARIAL, tamanho 10. O estilo utilizado no interior de Quadros e Tabelas deve ser o estilo normal, o qual pode ser editado (alinhamento, espaamento, tipo de fonte) conforme a necessidade. O Quadro 1 apresenta o formato indicado para os quadros, enquanto que a Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas. Atentar para o fato de que as Tabelas so os nicos objetos cujo ttulo precede a imagem, de acordo com normas do IBGE.

Artigo Cientifica sobre Gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos em So Lus/MA e Municpios Planejamento Regional I

Quadro 1 Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa Fonte: (Adaptado de MAYS, 1996 apud GREENHALG, 1997)

Tabela 1 Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa

Fonte: (Adaptado de MAYS, 1996 apud GREENHALG, 1997)

4. Citaes e formatao das referncias Para citaes, dever ser utilizada a norma ABNT NBR 10520. Para as referncias, a norma ABNT NBR 6023 dever ser empregada. A norma que se padroniza a redao de artigos cientficos a ABNT NBR 6022. De acordo com Bruno (2007), citar a literatura muito importante. Reparem que a citao de autores ao longo do texto feita em letras minsculas, enquanto que a citao de autores entre parnteses, ao final do pargrafo, deve ser feita em letra maiscula, conforme indicado no pargrafo a seguir. Na verdade, citar trechos de trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser considerado plgio (BELTRANO, 2002). Para as referncias, deve-se utilizar texto com fonte ARIAL, tamanho 10, espaamento simples. As referncias devem aparecer em ordem alfabtica e no devem ser numeradas. Todas as referncias citadas no texto, e apenas estas, devem ser includas ao final, na seo Referncias Bibliogrficas.

5. Concluso Neste trabalho apresentamos elementos essenciais para a apresentao de um artigo cientfico nas disciplinas de graduao do curso de Engenharia de Produo. Espera-se que o presente modelo auxilie os alunos a formatar corretamente seus trabalhos acadmicos, padronizando a estrutura dos diferentes artigos cientficos a serem

Artigo Cientifica sobre Gerenciamento de Resduos Slidos Urbanos em So Lus/MA e Municpios Planejamento Regional I

apresentados como DEIN/FEN/UERJ.

avaliaes

de

produto

nas

disciplinas

dos

cursos

do

Referncias
ASSOCIAO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUO. Modelo de formatao de artigos. Disponvel em: http://www.abepro.org.br/arquivos/websites/8/modelo_artigo_2007.doc. Acesso em 10 mar 2008. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6022: informao e documentao: artigo em publicao peridica cientfica impressa: apresentao. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao: elaborao: referncias. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva nas sees de um documento. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: informao e documentao: citao em documentos. Rio de Janeiro, 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. BRUNO, Ana C. M.. Modelo de formatao de artigos. Rio de Janeiro: SENAI-CETIQT. Coordenao de ps-graduao, pesquisa e extenso, 2007. Notas de aula. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rede Sirius. Roteiro para apresentao das teses e dissertaes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2007. 133 p.

Potrebbero piacerti anche