Sei sulla pagina 1di 15

cidos cidos tm sabor azedo. Se ons hidrnio so encontrados em uma soluo, a soluo cida em natureza.

. ons hidrnio (ou hidroxnio) so os nicos ons com carga positiva (ctions) formados quando um cido dissolvido em gua. Todas as propriedades de um cido se devem presena destes ons. A frmula qumica de um on hidrnio H 3O1+. cidos so conhecidos como 'doadores de prtons'. Exemplos de cidos Aqua Regia contm cido Ntrico concentrado e cido Clordrico concentrado na razo 1:3. Aqua Regia significa 'gua Real' em Latim. Ela usada para dissolver metais nobres como ouro e platina. O leite contm cido ltico. cido ltico nomeado a partir da palavra em latim 'lac', que significa leite. O vinagre cido actico bem diludo. O vinagre utilizado para fins culinrios contm aproximadamente 4% de cido actico. A frmula qumica do cido actico CH3COOH. O cido sulfrico usado na manufatura de baterias de carro. Ele tambm conhecido como 'leo de Vitriol'. A frmula qumica do cido sulfrico H2SO4. O cido carbnico responsvel pelo gs nos refrigerantes. O cido carbnico se decompe em bolhas de dixido de carbono. A frmula qumica do cido carbnico H2CO3. cido Ascrbico o nome qumico da Vitamina C. Deficincia de Vitamina C no organismo pode causar uma doena chamada escorbuto. A frmula qumica do cido ascrbico C 6H8O6. Bases Bases tm sabor amargo e so semelhantes ao sabo quando as tocamos. Se ons hidroxila so encontrados em uma soluo, a soluo bsica em natureza. ons hidroxila so os nicos ons com carga negativa (nions) formados quando uma base dissolvida em gua. Todas as propriedades de uma base se devem presena destes ons. A frmula qumica de um on hidroxila OH1-. Bases so conhecidas como 'aceitadoras de prtons'. Exemplos de Bases Anti-cidos ajudam a neutralizar a acidez (do cido clordrico) no estmago. Eles geralmente contm duas bases, chamadas hidrxido de magnsio e hidrxido de alumnio. A frmula qumica do hidrxido de magnsio e hidrxido de alumnio Mg(OH)2 e Al(OH)3 respectivamente. Hidrxido de Sdio tambm conhecido como 'Soda Custica'. Sua frmula qumica NaOH. Hidrxido de Potssio tambm conhecido como 'Potassa Custica'. usado na manufatura de baterias alcalinas. Sua frmula qumica KOH. Amnia um gs bsico o qual usado na manufatura de fertilizantes como a Uria, nitrato de amnio e sulfato de amnio. A amnia produzida para fins comerciais atravs do processo de Haber. Quando dissolvida em gua, a amnia forma uma base conhecida como hidrxido de amnio. A frmula qumica da Amnia NH 3. Sais Um sal definido como um composto formado pela substituio completa ou incompleta do on hidrognio de um cido por um radical bsico.

Um sal normal formado pela substituio completa do on hidrognio de um cido por um radical bsico enquanto um sal cido formado pela substituio incompleta do on hidrognio de um cido por um radical bsico. Exemplos de Sais Sulfato de Sdio um sal normal enquanto Bisulfato de Sdio um sal cido. Cloreto de Sdio solvel em gua enquanto o Carbonato de Cobre, Cloreto de Chumbo e Sulfato de Brio so insolveis em gua. Carbonato de Sdio usado na manufatura de detergentes e do vidro comum. Sulfeto de Zinco insolvel em gua enquanto Fosfato de Potssio, carbonato de Amnio e Cloreto de Brio so solveis em gua. Nitrato de Amnio usado na fabricao de fertilizantes.

1. cidos: So compostos covalentes que reagem com gua (sofrem ionizao), formando solues que apresentam como nico ction o hidrnio, H3O1+ (ou, conforme o conceito original e que permanece at hoje para fins didticos, o ction H1+).

Exemplos: H2SO4 HCl H3O1+ + HSO4- ou H3O1+ + Cl1- ou H2SO4 HCl H1+ + HSO4-

H1+ + Cl1-

1.1 cidos principais: cido Sulfrico (H2SO4), cido Fluordrico (HF), cido Clordrico (HCl), cido Ciandrico (HCN), cido Carbnico (H2CO3), cido fosfrico (H3PO4), cido Actico (H3CCOOH) e cido Ntrico (HNO3).

2. Bases: So compostos capazes de se dissociar na gua liberando ons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais o nico nion o hidrxido, OH1-.

Exemplos: NaOH(s) Na1+ + OH1Ca(OH)2 Ca2+ + 2 OH1-

2.1 Bases principais:Hidrxido de sdio (NaOH), Hidrxido de clcio (Ca(OH)2), Hidrxido de magnsio(Mg(OH)2) e Hidrxido de amnio (NH4OH). 3. Sais:So compostos capazes de se dissociar na gua liberando ons, mesmo em pequena porcentagem, dos quais pelo menos um ction diferente de H3O1+e pelo menos um nion diferente de OH1-.

Exemplos: NaCl Na1+ + Cl1Ca(NO3)2 Ca2+ + 2NO31(NH4)3PO4 3 NH4+1 + PO433.1 Sais principais:Cloreto de Sdio (NaCl), Fluoreto de sdio (NaF), Nitro de sdio (NaNo3), Nitrato de amnio (NH4NO3), carbonato de sdio (Na2CO3), Bicarbonato de sdio (NaHCO3), Carbonato de clcio (CaCO3), sulfato de clcio (CaSO4), Sulfato de magnsio (MgSO4), Fosfato de clcio (Ca3(PO4)2) e Hipoclorito de sdio (NaClO). 4. xidos:So compostos binrios (formados por apenas dois elementos qumicos), dos quais o oxignio o elemento mais eletronegativo.

Exemplos: CO2, SO2, SO3, P2O5, Cl2O6, NO2, N2O4, Na2O, etc. 4.1 Principais xidos: 4.1.1 xidos bsicos:xido de clcio (CaO) e xido de magnsio (MgO).

4.1.2 xidos cidos:Dixido de carbono (CO2); 4.1.3 Perxido:Perxido de Hidrognio(H2O2). A dissociao inica est relacionada ao comportamento das bases em presena de gua. Exemplo: a soda custica (NaOH) uma substncia slida que em contato com a gua libera os ons Na+ e OH- que se dissolvem devido atrao pelos polos negativos e positivos da molcula de H2O. Sendo assim, bases so substncias compostas pela combinao de um ction (geralmente de um metal) com o nion OH-. Uma das caractersticas das bases seu sabor adstringente, que amarra a boca, ou seja, diminui a salivao. Da mesma forma que os cidos, as bases tambm conduzem corrente eltrica quando dissolvidas em gua. Os indicadores fenolftalena (soluo) e papel de tornassol tambm mudam de cor em presena de hidrxidos. A fenolftalena incolor torna-se vermelha; papel de tornassol vermelho fica azul: reaes inversas s que verificamos no caso dos cidos. Vejamos as principais bases:

Hidrxido de Sdio (NaOH): Conhecida tambm como soda custica, essa substncia utilizada na fabricao do sabo, celofane, detergentes e raiom, produtos para desentupir pias e ralos, e tambm no processo de extrao de celulose nas indstrias de papel, etc. Hidrxido de Magnsio (Mg(OH)2): Est presente na soluo que comercializada com o nome de leite de magnsia, produto utilizado como laxante e anticido estomacal.

Hidrxido de Clcio (Ca (OH)2): Conhecida como cal hidratada ou cal extinta, essa substncia usada na construo civil: na preparao de argamassa (areia + cal) e na caiao (pintura a cal); as indstrias aucareiras utilizavam o

hidrxido de clcio na purificao do acar comum.

Hidrxido de Amnio (NH4OH): Essa substncia obtida em soluo aquosa do gs de amnia e comercializada como amonaco. usado na fabricao de produtos de limpeza domstica, na revelao de filmes fotogrficos, em detergentes, na indstria txtil, etc.

Hidrxido de Potssio (KOH): Conhecida como potassa custica, usada para alvejamento, na fabricao de sabes moles e no processamento de certos alimentos.

Tm um sabor azedo (como exemplos: o vinagre deve o seu sabor ao cido actico, e o limo ao cido ctrico) Causam mudanas de cor nos corantes vegetais (por exemplo: alteram a cor da tintura azul de tornesol, de azul para vermelho). Reagem com certos metais (como o zinco, o magnsio e o ferro) produzindo hidrognio gasoso. Reagem com carbonatos e bicarbonatos, para produzir dixido de carbono gasoso. As suas solues aquosas conduzem a electricidade.

Grau de ionizao: representado pelo smbolo e corresponde relao entre o nmero de molculas ionizveis e o nmero total de molculas dissolvidas. Exemplo: de cada 100 molculas de HCl (cido clordrico) dissolvidas, 92 molculas sofrem ionizao.

Volatilidade: esse critrio classifica o cido quanto sua facilidade de passar do estado lquido para o estado gasoso, podem ser volteis ou fixos:

Volteis: a maioria dos cidos voltil. Exemplo: quando abrimos um frasco de vinagre, logo percebemos seu cheiro caracterstico. Isto acontece porque o cido actico presente no vinagre um cido muito voltil.

Fixos: so cidos pouco volteis, o exemplo mais comuns o cido sulfrico.

Svante Arrehenius foi um qumico sueco que em 1887, realizou inmeras experincias com substncias diludas em gua e criou a definio acima, e ainda fez algumas observaes sobre os cidos:

- Quando esto em soluo aquosa, os cidos conduzem eletricidade. Isso acontece porque os cidos se desdobram em ons.

- Os cidos se ionizam em soluo aquosa, isto , do origem a ons e ao ction H+ .

- Nas reaes de neutralizao, os cidos reagem com as bases, formando sais e gua.

Outras propriedades dos cidos:

Reao com metais: os cidos podem reagir com muitos metais, gerando assim gs hidrognio (H2) e um sal do metal. O Zinco e o cido clordrico reagem entre si, essa reao pode ser representada pela equao: Zn (s) + 2 HCl (aq) ZnCl2 (aq) + H2 (g) Reao com Carbonatos e Bicarbonatos: quando reagem com cidos, os nions derivados dos Carbonatos (CO2-3-)

e Bicarbonatos (HCO3-) liberam gs carbnico. Veja a reao: CaCO3 (s) + 2 HCl (aq) CaCl2 (aq) + H2O (l) + CO2 (g) Carbonato de clcio

Ao sobre indicadores: Os cidos alteram a cor de certas substncias chamadas indicadores, esses mudam de cor em funo de o meio ser cido ou bsico. O tornassol e a fenolftalena so os indicadores mais comuns. A soluo de fenolftalena vermelha fica incolor em presena de um cido. J o papel de tornassol azul fica vermelho. Quando em soluo aquosa, os cidos se ionizam, isto , do origem a ons, produzindo como ction H+.

- Em soluo aquosa, os cidos conduzem eletricidade. Isso ocorre porque os cidos se desdobram em ons.

- Os cidos tm sabor azedo. O limo, o vinagre, o tamarindo contm cidos; por isso que eles so azedos.

- Os cidos alteram a cor de certas substncias chamadas indicadores. Os indicadores tm a propriedade de mudar a cor conforme o carter cido ou bsico das solues. O tornassol e a fenolftalena so indicadores de cidos e bases. A soluo de fenolftalena vermelha fica incolor em presena de um cido. J o papel de tornassol azul fica vermelho.

- Os cidos reagem com as bases, formando sais e gua. Essa reao se chama reao de neutralizao.

Resumindo, a definio de Arrehenius ficaria assim: cido toda substncia que se ioniza em presena de gua e origina, como um dos ons, o ction H+.

Veja os exemplos de cidos orgnicos (que fazem parte de nossa alimentao), e onde podem ser encontrados:

cido actico = vinagre.

cido tartrico = uva.

cido mlico = ma.

cido ctrico = laranja, acerola, limo.

cido fosfrico = usado na fabricao de refrigerantes base de cola.

cido carbnico = sob a forma de gs carbnico, um dos constituintes das guas minerais gaseificadas e dos refrigerantes.

Existe uma classe de cidos muito perigosos, que se forem ingeridos podem levar o indivduo morte, so os chamados cidos inorgnicos. Exemplos:

cido Clordrico (HCl)--> O HCl impuro comercializado com o nome de cido muritico e utilizado principalmente na limpeza de pisos ou de superfcies metlicas antes da soldagem. O HCl um componente do suco

gstrico, conferindo a ele um pH adequado para a ao das enzimas digestivas gstricas.

cido Fluordrico (HF) --> O HF tem a propriedade de corroer o vidro; por isso, usado para fazer gravaes em vidros e cristais.

cido Sulfrico (H2SO4) --> utilizado nas baterias de automvel, na fabricao de corantes, tintas, explosivos e papel; tambm usado na indstria de fertilizantes agrcolas, permitindo a fabricao de produtos como o sulfato de amnio.

cido Ntrico (HNO3) --> usado na fabricao de explosivos como o trinitrotolueno (TNT) e a nitroglicerina (dinamite); muito til para a indstria de fertilizantes agrcolas, permitindo a obteno do salitre. usado tambm na identificao de amostras de ouro.

cido Ciandrico (HCN) --> cido utilizado em indstrias diversas, como nas de plsticos, acrlicos e corantes, entre outras. Mas ele tem tambm um destino sinistro: nos Estados Unidos, usado nas "cmaras de gs" para executar pessoas condenadas morte, este cido libera um gs extremamente txico. Propriedades Tais definies nos ajudaro a entender uma srie de propriedades dos cidos. Note que na dissociao apresentada no Esquema 1 so fornecidos ons soluo. Sempre que uma espcie qumica apresenta tal comportamento, definimos tais solutos como eletrlitos. Vale lembrar que uma soluo de um eletrlito conduzir melhor a eletricidade que o solvente puro. importante realizarmos tal comentrio, deixando claro que somente quando os ons provenientes do cido estiverem presentes que temos uma soluo condutora. O exemplo citado acima deixa claro que apesar de o HCl ser um composto molecular, trata-se de um eletrlito. (Sugesto: ler o texto Solues aquosas - Estudo qualitativo e quantitativo das concentraes.) Para o caso dos cidos, poderamos afirmar que quando o cido est presente somente como ons em soluo (completamente dissociado, por exemplo, HCl), tem-se um eletrlito forte. Quando a soluo constituda por ons e molculas no-dissociadas (por exemplo, HF) trata-se de um eletrlito fraco. Vale ressaltar que esta nossa aproximao foi construda considerando-se solues no muito concentradas. A seguir, enumeramos alguns cidos comuns. Tabela 1 - cidos comuns cido forte (eletrlito forte) HCl HBr HI HNO3 HClO4 H2SO4 cido clordrico cido bromdrico cido ioddrico cido ntrico cido perclrico cido sulfrico cido fraco (eletrlito fraco) H3PO4 H2CO3 CH3CO2H H2C2O4 C4H6O6 C6H8O7 C9H8O4 Fonte: KOTZ; TREICHEL Jr., 2006. cido fosfrico cido carbnico cido actico cido oxlico cido tartrico cido ctrico Aspirina

Classificaes Dos exemplos citados na tabela, destacaremos alguns para introduzir algumas classificaes.

fcil perceber que o tomo de hidrognio comum a todas as espcies citadas acima. Contudo, a presena do tomo de oxignio no geral. cidos que apresentam o tomo de oxignio na frmula so classificados como cidos oxigenados, enquanto que aqueles que no apresentam o oxignio so chamados de cidos no-oxigenados ou hidrcidos. Talvez a propriedade mais conhecida dos cidos esteja associada sua reao com hidrxidos metlicos, formando sal e gua. Alguns exemplos so apresentados a seguir:

(Esquema 3) Tais reaes so conhecidas como reaes de neutralizao. Alm destes exemplos, possvel estender tais reaes para o campo da qumica orgnica, analisando a reao entre cidos e alguns corantes orgnicos. Alguns corantes podem sofrer protonao (receptor de H+) ou desprotonao (doador de H+) de grupos funcionais especficos, geralmente sem que ocorra (mas no necessariamente) a destruio da molcula. Trata-se de um princpio qumico, que permite acompanhar a mudana de cor do corante, dependendo das caractersticas cidas ou bsicas do meio. Esses compostos so conhecidos como indicadores, bastante utilizados em procedimentos analticos de titulao. Por exemplo, a fenolftalena um composto que apresenta caractersticas distintas quando na presena de solues de cidos ou bases. Quando em meio bsico, esse composto apresenta-se na colorao rosa, enquanto que em meio cido torna-se incolor. Talvez a compreenso fique mais clara se analisarmos o comportamento dos indicadores por meio da escala de pH. Neste texto, a escala ser apenas apresentada, sem discusses sobre sua construo e potencialidades de anlise: 0 1 2 3 4 5 6 7 neutro 8 9 10 11 12 13 14

cido

Bsico

Esquema 4: Escala simplificada de PH Um dos indicadores mais comuns para os cidos o tornassol. O tornassol azul muda para vermelho em presena de um cido. Outros indicadores podem ser citados, mas vale ressaltar que suas caractersticas sero dependentes do pH de viragem, ou seja, a simples mudana de cor no ser suficiente para classificar a espcie como cida. Sabor cido: um sabor caracterstico do limo, do abacaxi, e devido presena do ction H + que, diante das clulas da lngua, produz essa acidez. Mas vale lembrar que jamais se deve experimentar um cido, pois so altamente corrosivos.

Presena do elemento hidrognio em sua frmula: os cidos apresentam esquerda da frmula o elemento hidrognio.

Formao de sal e gua quando reagem com bases: a chamada reao de neutralizao, que ocorre quando um cido neutralizado por uma base e a base pelo cido. HCl + NaOH NaCl + H2O

Liberam hidrognio quando reagem com metais: quando um cido colocado na presena de metais como o zinco, mangans (que so metais ativos) possui a propriedade de dissolv-los, liberando gs hidrognio.

2 HCl + Zn ZnCl2 + H2(g) Condutores de corrente eltrica: uma soluo se torna condutora de eletricidade quando contm um cido dissolvido nela.

Classificao dos cidos

Os cidos podem ser classificados de acordo com sua fora cida e quanto ao nmero de hidrognio ionizvel: Fora cida: O meio cido caracterizado pela presena de ons H+ que so gerados pela ionizao. A facilidade com que os cidos se ionizam em gua e outros solventes medida pela fora do cido, sendo que, cidos fortes liberam H+ com maior facilidade. Vejamos:

cidos fortes: HI (cido ioddrico), HBr (cido bromdrico) e HCl (cido clordrico). cido semiforte: HF (cido fluordrico). cido fraco: HCN (cido ciandrico).

Classificao quanto ao nmero de hidrognios ionizveis: Monocidos: esses cidos liberam um on H+ por molcula. Dicidos: dois ons H+ so liberados por molcula. Tricidos: liberam trs ons H+ por cada molcula. Tetrcidos: so liberados at quatro ons H+ por molcula.

Segundo Arrhenius, uma base (tambm chamada de lcali) qualquer substncia que libera nica e exclusivamente o nion OH (ons hidroxila ou oxidrila) em soluo aquosa. Solues com estas propriedades dizemse bsicas ou alcalinas. As bases possuem baixas concentraes de ies H+ sendo considerado base as solues que tm, a 25 C, pH acima de 7. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e so empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (anticidos) entre outros. Muitas bases, como o hidrxido de magnsio (leite de magnsia) so fracas e no trazem danos. Outras como o hidrxido de sdio (NaOH ou soda custica) so corrosivas e sua manipulao deve ser feita com cuidado. Quando em contato com o papel tornassol vermelho apresentam a cor azulmarinho ou violeta. Em 1923, o qumico dinamarqus Johannes Nicolaus Brnsted e o ingls Thomas Martin Lowry propuseram a seguinte definio: Uma base um aceitador de prtons (on hidrnio H+) Mais tarde Gilbert Lewis definiu como base qualquer substncia que doa pares de eltrons no ligantes, numa reao qumica - doador do par electrnico. As bases neutralizam os cidos, segundo conceito de Arrhenius, formando gua e um sal: H2SO4 + Ca(OH)2 2 H2O + CaSO4 (cido sulfrico + hidrxido de clcio = gua + sulfato de clcio)

HCl + NaOH H2O + NaCl (cido clordrico + hidrxido de sdio = gua + cloreto de sdio) Algumas bases (lcalis) conhecidas:


Classificao das bases

Soda Custica(NaOH) Leite de magnsia (Mg(OH)2) Cal hidratada (apagada) (Ca(OH)2) Cloro de piscina gua do mar (devido aos sais e outras substncias diludas nessa gua, ela apresenta um pH relativamente alto, pois isso a torna bsica) Anticidos em geral Produtos de limpeza Amnia (NH3) Sabo (todos) e detergente

[editar]Quanto ao nmero de hidroxilas

Monobases ( 1 OH ): NaOH, KOH, NH4OH, AgOH Dibases ( 2 OH ): Mg(OH)2, Ca(OH)2, Fe(OH)2, Ba(OH)2, NiOH2 Tribases ( 3 OH ): Al(OH)3, Fe(OH)3 Tetrabases ( 4 OH ): Sn(OH)4, Pb(OH)4, Mn(OH)4

[editar]Quanto ao grau de dissociao

Bases fortes: So as que dissociam muito. Em geral os metais alcalinos e alcalino-terrosos formam

bases fortes (famlia IA e IIA da Tabela peridica). Porm, o hidrxido de Berlio e o hidrxido de Magnsio so bases fracas.

Bases fracas: So as bases formadas pelos demais metais e o hidrxido de amnio, por terem carter molecular.

[editar]Quanto solubilidade em gua

Solveis: Todas as bases formadas pelos metais alcalinos so solveis. Podemos citar tambm o hidrxido de amnio, que apesar de

ser uma base fraca, solvel.

Pouco solveis: So as bases formadas pelos metais alcalino-terrosos em geral. Insolveis: As demais bases. Vale lembrar sempre alguma parcela dissolve, mas chama-se insolvel quando essa quantidade insignificante em relao ao volume total.

[editar]Caractersticas

Sabor adstringente Sofrem dissociao quando em soluo aquosa; ha separao dos ons conduzindo corrente eletrica. Base toda a substancia que, em soluo aquosa libera como nion exclusivamente OH- (hidrxido). Quando so dissolvidos em gua, os hidrxidos tem seus ons separados. o ction um metal, e o nion o OH-

. Base toda substncia que em soluo aquosa, sofre dissociao inica, liberando o nion OH - (hidrxido). O que distingue as bases seu sabor adstringente, que amarra a boca, ou seja, diminui a salivao, mas para saber se um composto ou no bsico provar no a maneira mais indicada, pois existem substncias txicas. Veja como caracterizar uma base: Quando so dissolvidos em gua, os hidrxidos tm seus ons separados. O ction um metal, o nion o OH -. As bases tambm transferem correntes eltricas quando so dissolvidas em gua. As bases sofrem reao a partir do contato com os cidos, originando o NaCl (sal) e H 2O (gua): Atravs de indicadores: Papel de tornassol: As bases reagem com indicadores. Esse mtodo muito usado para diferenciar compostos bsicos dos cidos, feito atravs de um indicador cido-base como o papel de tornassol vermelho, que em contato com uma soluo bsica muda de cor e se torna azul. Soluo de fenolftalena: uma soluo incolor que ao entrar em contato com uma base se torna vermelha ou rsea. Indicador cido-base: que pode ser feito em casa, preparado atravs da Flor de hibisco. Esta flor vai se transformar em uma soluo que em meio bsico muda da cor vermelha para a verde.

O nome das bases obtido a partir da seguinte regra: Hidrxido de .......................(nome do ction)

Veja alguns exemplos:

NaOH Hidrxido de sdio

Al (OH)3 Hidrxido de alumnio

Ca (OH)2 Hidrxido de clcio

Existem elementos que estabelecem mais de um hidrxido. Para dar nomes, basta certificar a valncia do ction e acrescentar em algarismo romano o nmero de carga do on.

Exemplos:

Fe(OH)3: Hidrxido de ferro (III)

Cobre (Cu):

Hidrxido de cobre (I)

Cu (OH)2: Hidrxido de cobre (II) Baeses: Anti-cidos ajudam a neutralizar a acidez (do cido clordrico) no estmago. Eles geralmente contm duas bases, chamadas hidrxido de magnsio e hidrxido de alumnio. A frmula qumica do hidrxido de magnsio e hidrxido de alumnio Mg(OH)2 e Al(OH)3 respectivamente. Hidrxido de Sdio tambm conhecido como 'Soda Custica'. Sua frmula qumica NaOH. Hidrxido de Potssio tambm conhecido como 'Potassa Custica'. usado na manufatura de baterias alcalinas. Sua frmula qumica KOH. Amnia um gs bsico o qual usado na manufatura de fertilizantes como a Uria, nitrato de amnio e sulfato de amnio. A amnia produzida para fins comerciais atravs do processo de Haber. Quando dissolvida em gua, a amnia forma uma base conhecida como hidrxido de amnio. A frmula qumica da Amnia NH3. Sabao de carater basico.

sais: Sulfato de Sdio um sal normal enquanto Bisulfato de Sdio um sal cido. Cloreto de Sdio solvel em gua enquanto o Carbonato de Cobre, Cloreto de Chumbo e Sulfato de Brio so insolveis em gua. Carbonato de Sdio usado na manufatura de detergentes e do vidro comum. Sulfeto de Zinco insolvel em gua enquanto Fosfato de Potssio, carbonato de Amnio e Cloreto de Brio so solveis em gua. Nitrato de Amnio usado na fabricao de fertilizantes.

Oxidos: xido de clcio (CaO)

um dos xidos de maior aplicao e no encontrado na natureza. obtido industrialmente por pirlise de calcrio.

Fabricao de cal hidratada ou Ca(OH)2.

Preparao da argamassa usada no assentamento de tijolos e revestimento das paredes.

Pintura a cal (caiao).

Na agricultura, para diminuir a acidez do solo. Dixido de carbono (CO2)

um gs incolor, inodoro, mais denso que o ar. No combustvel e nem comburente, por isso, usado como extintor de incndio.

O CO2 no txico, por isso no poluente. O ar contendo maior teor em CO2 que o normal (0,03%) imprprio respirao, porque contm menor teor em O2 que o normal.

O CO2 o gs usado nos refrigerantes e nas guas minerais gaseificadas. Aqui ocorre a reao: CO2 + H2O H2CO3 (cido carbnico)

O CO2 slido, conhecido por gelo seco, usado para produzir baixas temperaturas.

Atualmente, o teor em CO2 na atmosfera tem aumentado e esse fato o principal responsvel pelo chamado efeito estufa.

Monxido de carbono (CO)

um gs incolor extremamente txico. um serssimo poluente do ar atmosfrico.

Forma-se na queima incompleta de combustveis como lcool (etanol), gasolina, leo, diesel, etc.

A quantidade de CO lanada na atmosfera pelo escapamento dos automveis, caminhes, nibus, etc. cresce na seguinte ordem em relao ao combustvel usado: lcool < gasolina < leo diesel.

A gasolina usada como combustvel contm um certo teor de lcool (etanol), para reduzir a quantidade de CO lanada na atmosfera e, com isso, diminuir a poluio do ar, ou seja, diminuir o impacto ambiental.

Dixido de enxofre (SO2)

um gs incolor, txico, de cheiro forte e irritante.

Forma-se na queima do enxofre e dos compostos do enxofre: S + O2 (ar) SO2

O SO2 um srio poluente atmosfrico. o principal poluente do ar das regies onde h fbricas de H2SO4. Uma das fases da fabricao desse cido consiste na queima do enxofre.

A gasolina, leo diesel e outros combustveis derivados do petrleo contm compostos do enxofre. Na queima desses combustveis, forma-se o SO2 que lanado na atmosfera. O leo diesel contm maior teor de enxofre do que a gasolina e, por isso, o impacto ambiental causado pelo uso do leo diesel, como combustvel, maior do que o da gasolina.

O lcool (etanol) no contm composto de enxofre e, por isso, na sua queima no liberado o SO2. Esta mais uma vantagem do lcool em relao gasolina em termos de poluio atmosfrica.

O SO2 lanado na atmosfera se transforma em SO3 que se dissolve na gua de chuva constituindo a chuva cida, causando um srio impacto ambiental e destruindo a vegetao: 2SO2 + O2 (ar) 2SO3

SO3 + H2O H2SO4

Dixido de nitrognio (NO2)

um gs de cor castanho-avermelhada, de cheiro forte e irritante, muito txico.

Nos motores de exploso dos automveis, caminhes, etc., devido temperatura muito elevada, o nitrognio e oxignio do ar se combinam resultando em xidos do nitrognio, particularmente NO2, que poluem a atmosfera.

O NO2 liberado dos escapamentos reage com o O2 do ar produzindo O3, que outro srio poluente atmosfrico NO2 + O2 NO + O3

Os automveis modernos tm dispositivos especiais que transformam os xidos do nitrognio e o CO em N2 e CO2 (no poluentes).

Os xidos do nitrognio da atmosfera dissolvem-se na gua dando cido ntrico, originando assim a chuva cida, que tambm causa srio impacto ambiental. CIDOS cido toda substncia que em gua produz o ction H+. Quando um cido entra em contato com a gua, ele se ioniza e libera H+. Exemplos: HCl + H2O H+ + ClHF + H2O H+ + FH2SO4 H+ + SO2Identifica-se um cido com a presena de um H+ no lado esquerdo da frmula. As principais caractersticas dos cidos so: - sabor azedo (em geral txicos e corrosivos); - conduzem eletricidade em soluo aquosa (em gua); - mudam a cor de certas substncias (indicadores cido-base, que so substncias orgnicas); - reagem com base formando sal e gua. Utilidade - cido sulfrico (H2SO4) produto qumico mais utilizado na indstria, por isso o consumo de cido sulfrico mede o desenvolvimento industrial de um pas. corrosivo e muito solvel em gua. usado em baterias de automveis, na produo de fertilizantes, compostos orgnicos, na limpeza de metais e ligas metlicas (ao). - cido clordrico (HCl) um dos componentes do suco gstrico do nosso estmago. O HCl puro um gs muito corrosivo e txico. O HCl em soluo aquosa sufocante e corrosivo. usado na limpeza de pisos e paredes de pedra ou azulejo. O cido muritico o cido clordrico impuro. - cido fluordrico (HF) utilizado para a produo de alumnio, corroso de vidros (em automveis), decorao em objetos de vidro. altamente corrosivo para a pele. - cido ntrico (HNO3) cido txico e corrosivo. Utilizado na produo de fertilizantes e de compostos orgnicos. Classificao dos xidos

Os xidos podem ser classificados em trs diferentes grupos: cidos, bsicos ou perxidos.

xidos cidos: tambm chamados de anidridos, eles se formam a partir da reao com gua originando cidos. Exemplo: o cido sulfrico (H2SO4) se forma a partir do trixido de enxofre (SO3) em presena de gua (H2O).

xidos bsicos: nesse caso a reao com bases levando formao de sal e gua. Exemplo: o hidrxido de clcio (Ca (OH)2) provm da reao do xido de clcio (CaO) com a gua. Perxidos: esses xidos possuem dois oxignios ligados entre si. Exemplo: (O-O)2-.

Principais xidos e suas utilizaes: Perxidos: na indstria so usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos, polpa de celulose, etc. Para essas utilizaes sua concentrao superior a 30% de perxido de hidrognio. A soluo aquosa com concentrao de 3% de perxido de hidrognio, popularmente conhecida como gua oxigenada, usada como antissptico e algumas pessoas a utilizam para a descolorao de pelos e cabelos.

Dixido de silcio: o xido mais abundante da crosta terrestre, ele um dos componentes dos cristais, das rochas e da areia.

xido de Clcio (CaO): Obtido a partir da decomposio do calcrio, usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e tambm na preparao de argamassa na construo civil.

xido Nitroso (N2O): Conhecido como gs hilariante, esse xido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar srios problemas de sade; utilizado como anestsico.

Dixido de Enxofre (SO2): usado para a obteno de cido sulfrico e no branqueamento de leos alimentcios, entre outras aplicaes. um dos principais poluentes atmosfricos; em dias midos, combina-se com o vapor de gua da atmosfera e origina a chamada chuva cida.

Monxido de Carbono (CO): Usado para obter certos produtos qumicos e na metalurgia do ao. normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemcias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gs oxignio no organismo.

Os sais so compostos inicos, tm sabor salgado e so slidos. Caractersticas dos sais:

1 - Conduzem corrente eltrica quando esto em soluo.

2 - Os sais tm sabor salgado.

3 - Os sais reagem com cidos, com hidrxidos, com outros sais e com metais.

4 - Ao reagir com um cido, do origem a outro sal e a outro cido, se o cido formado for mais voltil que o empregado na reao.

5 - Quando reagem com hidrxido, do origem a outro sal e a outro hidrxido, se o hidrxido formado for menos solvel que o empregado na reao.

6 - Se reagem com outros sais, do origem a dois novos sais se um deles for menos solvel que os reagentes.

7 - E, por fim, quando reagem com um metal, do origem a um novo sal e um novo metal, se o metal reagente for mais reativo que o metal deslocado na reao.

Principais sais e suas utilizaes:

Bicarbonato de Sdio (NaHCO3) --> usado em medicamentos que atuam como anticidos estomacais. tambm empregado como fermento na fabricao de pes, bolos, etc., uma vez que libera gs carbnico aquecido, que permite o crescimento da massa. , ainda, usado para fabricar extintores de incndio de espuma.

Carbonato de Clcio (CaCO3) --> Componente do mrmore, usado na confeco de pisos, pias, etc. O carbonato de clcio (calcrio) tambm empregado na fabricao do vidro comum e do cimento.

Sulfato de Clcio (CaSO4) --> um sal usado na fabricao do giz e do gesso de porcelana. Cloreto de Sdio (NaCl) --> Esse sal intensamente usado na alimentao e tambm na conservao de certos alimentos; alm disso, um dos componentes do soro caseiro, usado no combate desidratao. No sal de cozinha, alm do cloreto de sdio existe uma pequena quantidade de iodeto de sdio (Nal) e de potssio (Kl). Isso previne o organismo contra o bcio ou "papo", doena que se caracteriza por um crescimento exagerado da glndula tireoide, quando a alimentao deficiente em sais de iodo.

Fluoreto de Sdio (NaF) --> um sal usado na fluoretao da gua potvel e como produto anticrie, na confeco de pasta de dente.

Nitrato de Sdio (NaNO 3) --> Conhecido como salitre do Chile, esse sal um dos adubos (fertilizantes) nitrogenados mais comuns.

Potrebbero piacerti anche