Sei sulla pagina 1di 4

1 FAA SE POSSVEL UMA RELAO ENTRE O CONTEDO DO VDEO E O TEXTO ATITUDE INVESTIGATIVA NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL.

COMENTE As transformaes ocorridas na sociedade, as mudanas nas relaes de trabalho atravs do fim de antigas funes, surgimento de novas demandas, atribuies e espaos ocupacionais e requisitos novos para a qualificao dos trabalhadores especializados, em especial do assistente social determinam reflexes e novas propostas para garantir a autonomia e respeito ao projeto tico-poltico do Servio Social. Refora-se a importncia de proposta de capacitao profissional no mbito terico, metodolgico, tcnico-operativo, e tico-politico dos sujeitos envolvidos na formao profissional. Todos os sujeitos envolvidos tm suas responsabilidades, que compreendem o respeito ao outro, o compromisso com o coletivo e a coerncia entre os valores ticos assumidos e as atitudes prticas. Na relao professor e alunos, estas responsabilidades so diferentes, exigindo do corpo docente uma constante reflexo sobre suas prticas pedaggicas, critrios de avaliao, postura profissional e relao com os demais colegas de campo e docentes. O profissional assistente social s trabalha bem quando capaz de discriminar representaes que se formam a nvel intra-subjetivo para no reproduzir ingenuamente as situaes. Esse trabalhador dever ter capacidade de lidar com a realidade tanto da instituio como o que nela produzido sem perder de vista os seus objetivos e os da instituio, buscando mais uma atitude de procurar o sentido subjetivo dos fatos para poder discut-los dentro de uma realidade. Mediante toda a ampla perspectiva de atuao dos assistentes sociais de um lado e de outro as transformaes societrias atravs da reestruturao produtiva, influncias da globalizao ampliada e da implementao dos ideais neoliberais, o acirramento da desigualdade e excluso social com as mais variadas seqelas na classe trabalhadora e do desfacelamento das polticas pblicas (em especial a educao; nas universidades pblicas, novos projetos de universidade baseado nas leis de mercado com critrios de avaliao a ele pertinentes), confirma-se a necessidade para a implantao de programa continuada. Esta proposta justifica-se por entendermos que a capacitao e aprimoramento profissional so componentes bsicos para o processo de ensino-aprendizagem e contribuem decisivamente para a concretizao da relao teoria-prtica dos assistentes sociais, reconhecendo os nexos entre os conhecimentos do Servio Social e a realidade da prtica de Educao

profissional na sua relao com a demanda, com a instituio e com a realidade social, assim como, contribui para o processo de desenvolvimento das habilidades tcnico-operacionais desejveis prtica profissional, visando o atendimento das demandas frente realidade social e as alternativas de enfrentamento s questes sociais que emergem do cotidiano desta prtica. 2 O QUE E A TEORIA DA COMPLEXIDADE. INTERPRETE R - A complexidade proposta por Edgar Morin se refere a um conjunto de eventos, principalmente aqueles ligados rea cientfica, que ocorreram no final do sculo XIX e que foram sendo debatidos, combatidos e assimilados no decorrer do sculo XX.

3 A RELAAO ENTRE OS TEMAS ABORDADOS NO VIDEO E A PESQUISA. JUSTIFIQUE R - tem-se a revelao de que existem fenmenos que no se consegue explicar. O prprio ser humano um deles, o universo tambm, a vida e a morte, o amor, o dio atravs da reaproximao da filosofia e da cincia. Depois, descobre-se que o mundo pode ser um sistema, um ecossistema, e que suas partes ou fragmentos no esto nem podem ser vistas e estudadas sem a compreenso e aceitao do todo onde figuram. Claro que no se pode explicar de maneira lgica as relaes e inter-relaes deste todo e de suas partes e vice-versa. por isso que se chama pensamento complexo, pois parece no haver uma lgica para estas relaes aparentemente sistmicas, o que Morin denomina a ordem dentro da desordem ou a certeza da incerteza, e justamente por este motivo que se chama complexidade.

4 APRESENTE OS 7 SABERES E EXPLIQUE-OS R - Primeiro saber as cegueiras do conhecimento: o erro e a iluso reflexo e percepo; segundo saber Princpios do conhecimento pertinente construo e (des)construo; terceiro saber ensinar a condio humana teatro do improviso; quarto saber ensinar a identidade terrena com a vida nas mos; quinto saber enfrentar as incertezas: simulao de improviso; sexto e stimo saberes ensinar a compreenso e a tica do gnero humano integrao.

Primeiro saber: as cegueiras do conhecimento o erro e a iluso reflexo e percepo. No primeiro saber, a educao deve enfrentar o problema que todo conhecimento comporta o risco do erro e da iluso, sendo imprescindvel fazer conhecer o que conhecer, ou seja, estudar as caractersticas psquicas e culturais que constituem o conhecimento humano. Segundo saber: princpios do conhecimento pertinente construo e (des)construo. O segundo saber diz respeito desfragmentao do conhecimento. Sob esse aspecto, entende Morin que h inadequao cada vez mais agravada entre os saberes separados, fragmentados, compartimentados entre disciplinas e as realidades ou problemas da realidade global, complexa e multidimensional. Acrescenta o autor que o desenvolvimento disciplinar das cincias, apesar de trazerem as vantagens da diviso do trabalho, geraram a hiperespecializao, impedindo de ver o global, pois, espedaando em parcelas o saber e fragmentando os problemas, inibem as possibilidades de reflexo e compreenso do todo. Terceiro saber: ensinar a condio humana teatro do improviso. O centro do pensamento do autor neste saber sobre o ensino da condio humana reconhecer a unidade da identidade comum aos humanos, a sua diversidade e a complexidade da natureza humana. Para Morin, a condio humana como unidade complexa deveria ser o objeto essencial de todo o ensino, mas esse propsito encontra-se impossibilitado pela desintegrao das disciplinas. Quarto saber: ensinar a identidade terrena com a vida nas mos. Este saber nos remete a uma profunda reflexo sobre a relao do homem com o planeta. O autor externa a idia de que preciso compreender o carter humano no mundo, como a condio do mundo humano, que, ao longo da histria moderna, se tornou a circunstncia da era planetria, da prpria sobrevivncia da terra. Quinto saber: enfrentar as incertezas simulao de imprevistos. Neste saber, o autor nos situa diante da imprevisibilidade, das incertezas que nos cercam e da impossibilidade, portanto, de certezas sobre os acontecimentos. papel fundamental da educao, nesta ptica, preparar as mentes para o inesperado e seu enfrentamento. Sexto saber: ensinar a compreenso roda da compreenso Segundo Morin a misso espiritual da educao ensinar a compreenso entre as pessoas como condio e garantia da solidariedade moral e intelectual da humanidade, pois, apesar dos avanos na tecnologia da comunicao, permanece a incompreenso tanto no plano individual como entre culturas e povos de origens culturais diferentes. Stimo saber: a tica do gnero humano integrao. O ltimo saber referido por Morin diz respeito a uma antropotica do humano, consistindo numa deciso consciente e esclarecida de assumir a condio de indivduo, espcie e sociedade na complexidade que ela encerra.

5 A RELAAO DOS 7 SABERES COM O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL O autor ressalta atravs dos 7 saberes que o imperativo na livre expanso e expresso dos indivduos, o desenvolvimento com propsito tico e poltico para o planeta e a integrao da trade indivduo/sociedade/espcie, no apontando respostas prontas, mas traando o caminho pelos passos que sevai desenvolvendo. possvel que a inteno de Edgar Morin, ao longo de sua obra, quando expe o pensamento complexo, seja justamente a de alertar para a prpria existncia da complexidade, contrapondo-se ao convencionalismo cientfico. Neste sentido, infere-se que muitas coisas podem ter sido decididas e feitas por conveno, o prprio conservadorismo pode ser uma conveno, um certo tipo de instinto conservativo em oposio ao instinto formativo.

Potrebbero piacerti anche