Sei sulla pagina 1di 12

Manual da Escova Progressiva

Ateno!
O sucesso ou fracasso da escova progressiva, ou qualquer outro processo ao qual voc submeter seus cabelos, depende da informao. Nesse manual, tentaremos esclarecer todas as possveis dvidas, derrubando mitos, mostrando prs e contras, explicando quimicamente todo o processo, para que voc saiba exatamente o que cada produto ir fazer em seus cabelos. Somos contra profissionais que fazem suas prprias misturas, sem saber o efeito de cada componente, utilizando-as em sales de fundo de quintal, sem a menor proteo, e que se recusam a dizer a composio e a concentrao do produto. Recomendamos que voc leia todo este tutorial, atentamente, e s ento faa a escova progressiva.

O que ?
A escova progressiva uma nova tcnica de alisamento ou suavizao de cachos e ondas que tem por objetivo quebrar temporariamente a estrutura dos cabelos e reconstrui-la na forma desejada. Como o prprio nome diz, progressiva, isto , quanto mais vezes fizer, mais lisos ficaro os cabelos. Em alguns casos, as concentraes tambm sero progressivas, aumentaro a cada escova. O processo consiste basicamente em lavar os cabelos, aplicar o produto, fazer uma escova, passar a chapinha (piastra), aguardar o tempo de espera e neutraliz-los. No algo difcil, mas para um bom resultado, acaba sendo bastante trabalhoso.

Quem pode fazer?

A escova progressiva pode ser feita em cabelos virgens, com colorao, descoloridos, com reflexos, mechas, luzes, relaxamento, escova definitiva, permanente ou defrisagem. Cabelos com hen precisam passar por um teste, j que utilizam chumbo em sua composio e o uso de mais uma qumica pode danific-los. Aps o processo, preciso aguardar 10 dias (apenas por precauo) para realizar uma nova qumica.

Entendendo a estrutura dos fios


Ao contrrio do que se pensa, os cabelos no so organismos vivos e, sim, uma estrutura formada por protenas (queratina e melanina, principalmente), gua e lipdios (gorduras). A principal funo dessa estrutura proteger o couro cabeludo das agresses externas. Alm dessa proteo, tambm exerce um papel esttico. Mas para estar bonito, os fios precisam estar saudveis. Lavagens em excesso, escovadas, secagem, processos qumicos, cloro, sal, sol causam mudanas negativas. A queratina a principal protena, constitui 80% dos fios e faz as ligaes da fibra capilar. fibrosa, d uma estrutura tridimensional que confere resistncia, elasticidade e impermeabilidade gua. Na parte mais externa dos fios, h uma cutcula, uma camada de escamas protetoras, que, sem cuidados, vai se tornando spera e enfraquecida. Ento ela acaba no retendo gua nem queratina; o cabelo fica poroso e no brilha. O brilho nada mais do que uma reflexo da luz em superfcies lisas, mas voc j deve ter visto vrios cabelos cacheados muito bem tratados e tinham um brilho fora do comum. Isto porque a superfcie lisa a que nos referimos no em relao estrutura (lisa/cacheada) e sim porosidade dos fios (escamas abertas ou fechadas). A estrutura dos fios (HS-SH) se d devido ao fato da queratina interagir entre si atravs de pontes de hidrognio, ligaes muito fortes, que ocorrem entre os S de uma molcula e o H de outra. A falta de disponibilidade de hidrognio faz com que a competio por esse material aumente, causando um torcimento da fibra em torno de seu prprio eixo, dando o aspecto encaracolado.

O que faz a escova progressiva e qual a diferena em relao as outras?


O princpio ativo da escova progressiva o formol (nome da soluo aquosa a 37% de concentrao do formaldedo, um gs incolor), que quebra a ligao original dos fios (HS-SH) e as transforma em (-S-H2C-CH2S-), aumentando a disponibilidade de H, assim este no to disputado e no torce a fibra. Primeiramente as cutculas so abertas, para permitir que o formol entre e reaja. Junto vai a queratina para repor aquela que eventualmente acabou sendo perdida pelas agresses externas ou processos qumicos anteriores. O calor do secador e da piastra aceleram a reao do formol e modelam mais rapidamente (pois seria necessria uma concentrao muito grande de formol e queratina para que somente eles alisassem completamente os cabelos). A fibra no consegue absorver todo o produto, o que sobra acaba servindo de conservante modelador. O cabelo, livre de agresses e qumicas, tem pH (ndice de acidez) entre 4,5 e 6,5 (ligeiramente cido), suas escamas esto fechadas. A vantagem da escova progressiva sobre os outros processos de alisamento est na variao de pH muito baixa. A soluo aquosa do formaldedo tem ndice de acidez entre 2,5 e 4,5 (tambm cida, muito prxima a dos cabelos). Os alisamentos feitos com hidrxido de sdio (soda custica) tem pH por volta de 12, tioglicolato de amnia pH entre 7 e 9 e hidrxido de guanidina, pH 13; portanto so produtos alcalinos. A variao muito brusca de pH faz com que as escamas se abram mais facilmente, porm acabam desnaturando a queratina (que uma protena); so considerados processos mais agressivos, estragam os cabelos a longo prazo. verdade que usado um shampoo de limpeza profunda com pH alcalino na escova progressiva, porm o tempo de exposio muito baixo, os resduos saem mas a estrutura no se altera. Comparando com a escova definitiva, a progressiva acaba sendo melhor pois o resultado mais natural, os cabelos no ficam esticados, com cara de alisante de supermercado. O efeito suave, os cabelos ficam reestruturados, hidratados, lisos, brilhantes, sedosos e renovados. (As tinturas para os cabelos tem pH entre 7 e 9, sem nenhum cuidado, a longo prazo, tambm acabam estragando os cabelos).

Riscos reais e mitos

H muita polmica sobre a utilizao cosmtica para cabelos do formol. H tambm muitos mitos que devemos desvendar. Tentaremos apresentar uma opinio imparcial, baseada apenas em dados qumicos/cientficos. O formol (soluo a 37% de formaldedo) deve ser armazenado em embalagem de polietileno (plstico), mantida em local seco, bem ventilado, sem incidencia direta ou indireta do calor. O gs formaldedo (HCHO) muito usado em colas, na produo de compensados e produtos plsticos. Como conservante, est presente em papis, carpetes, mveis, cosmticos e espumas. Na roupa de cama e no vesturio usado para dar o acabamento. Tambm aparece na fumaa de carros e cigarros. temperatura ambiente, os vapores so txicos e contaminam o ar. um gs bactericida que irrita fortemente a pele, os olhos, nariz e gargante. Pode afetar clulas genticas e se tornar cancergeno. No queima nem corri, no acido. Alguns problemas causados pelo contato com o formaldedo sem precauo: - Inalao: pode causar ardor no nariz e na garganta, tosse, rouquido, lgrimas e pressao no peito. Em altssimas concentraes, cimbra, inchao na laringe, edema pulmonar e pneumonia. - Contato com a pele: Endurecimento e rachaduras na pele, em exposio frequente. Em concentraes acima de 10%, podem fazem cair os cabelos. - Ingesto: vmitos, dor abdominal, danos aos rins, lceras no abdmen e intestino. Sales clandestinos no Rio de Janeiro usavam uma concentrao absoluta de formolaldeido (forma pura, diferente da concentrao de formol) entre 30% e 60%. Resultado: muitas pessoas passavam mal, descamavam, tinham a garganta seca e os olhos ardendo. Alguns fatos: - Nada na cincia exato, a causa do cncer desconhecida, se soubssemos porque as clulas do corpo resolvem se multiplicar, j teramos descoberto a cura do cncer. Todos os resultados so baseados em dados empricos (observados, testados), no cientficos. - Profissionais da rea de biolgicas, como veterinrios, mdicos e enfermeiros, esto em contato com o formol constantemente, nem por

isso tem problemas, provando que tomando as devidas precaues, no h risco. - Os esmaltes tambm levam formol em sua composio (variando de 0,05% a 2%), alguns shampoos, como o Seda Lissage tambm. Na concentrao certa (no mximo 2%), o formol permitido pela ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria).

Existe escova progressiva sem formol?


No existe escova progressiva sem formol; este rtulo tem sido usado para no afetar a venda dos produtos legalizados, que tem baixa concentrao (mas tm) visto a grande polmica que o formol causou, principalmente no Rio de Janeiro ou como forma de vender outros produtos de alisamento (com princpios ativos convencionais), prometendo os mesmos efeitos da progressiva (lembrando porm, que esses alisamentos estragam a fibra a longo tempo). O produto licenciado pela ANVISA da marca Glynett e tem concentrao de 0,2%. Durante o processo, comum sair um pouco de fumaa, j que parte do formol evapora com o calor. um bom produto, porm s vendido para cabeleireiros e o preo de cada sesso varia de R$120 a R$300. O efeito demorado, pela baixa concentrao. Tambm h uma escova temporria com produtos do laboratrio TRUSS, que tambm legalizada, porm alguns sales vendem essa tcnica como se fosse a progressiva. Ela no usa formol, e sim cido tiogliclico, um alisante convencional, um pouco menos agressivo que o hidrxido de sdio (soda custica). Existe a marca PROGRESSIV, legalizada, de uma cabeleireira do Rio de Janeiro, mas pelo menos por enquanto, os produtos so usados no prprio salo, no sendo comercializados para outros.

Precaues para fazer a escova progressiva


O formol txico, causa vrios tipos de irritaes, mas tomando as devidas precaues e no abusando nas concentraes, pode ser usado. Lembre-se que se desejar aumentar a concentrao (acima dos 2% permitidos pela ANVISA), ter que fazer no espao inviolvel de sua casa e no no salo.

Tambm no um produto ilegal, vendido em farmcias comuns e de manipulao, porm, em alguns estados, principalmente no sul do Pas, necessria uma justificao de uso. Providencie todo o material de proteo a seguir, caso falte algum, no faa a escova progressiva por impulso, espere estar com tudo certo: - Um local ventilado essencial, de preferncia, prximo a uma torneira, caso acidentalmente entre em contato com olhos ou pele. Se for um local fechado, abra as janelas, coloque ventiladores e deixe um recipiente grande (como uma bacia) cheio dgua prximo. - Proteja suas mos com luvas cirrgicas de ltex, de silicone ou de vinil siliconizado (essas ltimas so as mais recomendadas por no prenderem nos cabelos). possvel compr-las em farmcias ou supermercados, o preo mdio de R$0,50 o par. - O rosto deve estar com uma mscara de proteo, recomendada a mscara Descarpak 3 camadas (utilizada por mdicos), no dificulta a respirao mas barra gases txicos. - Proteja os olhos com um culos anti embassante que seja vedado para vapor de gases, custa em torno de R$20. Na falta dele, pode substituir-se por um culos de natao, porm o elstico dele vai acabar dificultando o manuseio dos cabelos. - Ao lavar os cabelos pela primeira vez aps a escova progressiva, evite contato da gua com os olhos e se possvel com a pele. - Mesmo com as medidas de proteo, aconselhvel tomar uma capsula de carvo ativado 500mg (a venda em farmcias de manipulao) aps o processo, apenas por precauo. Essa cpsula um medicamento desintoxicante e antioxidante. Um outro antdoto recomendado na falta do carvo ativado uma mistura caseira de 1 pacote de gelatina sem sabor diluida em gua e o suco de 1 limo. Serve para amenizar o efeito de gases inalados como gs de cozinha, cloro, amonaco, inseticidas e tambm formol. - Evite o contato com o couro cabeludo, passe a mistura apenas nos fios. Se ele ficar irritado aps as primeiras 24hrs, passe soro fisiolgico com um algodo apenas no couro, no nos cabelos. No surtir efeito nenhum dentro das formulaes, mas hidratar.

Medidas de emergncia

Caso o formol acabe entrando em contato, mesmo com as protees, tome as seguintes medidas: - Inalao: v para um local com ar fresco e bem ventilado, mantenha-se na posio deitada. - Contato com a pele: lave o local com sabo e deixe em gua corrente por 15min. - Contato com os olhos: lave-os com gua corrente em abundncia por 15min, inclusive sob as plpebras. Retire as lentes de contato, sendo o caso, apenas com auxlio mdico. - Ingesto: beba gua ou leite imediatamente. Procure atendimento mdico.

Quantas sesses so necessrias?


O nmero de sesses depender do estado da estrutura dos fios. Cabelos finos e ondulados tem o melhor efeito, geralmente ficam lisos na primeira aplicao (porm necessria uma manuteno, j que o efeito da escova progressiva temporrio e cumulativo). Cabelos com alisamentos tambm ficam lisos mais rapidamente que cabelos virgens. Fios grossos ficam lisos, em mdia, a partir da terceira sesso. Independente do efeito liso, aps a escova progressiva, os cabelos tero sua fibra capilar melhorada, devido a queratina, alguns acabam abaixando apenas por estarem mais hidratados. Cabelos com muita descolorao, muito ressecados iro demorar mais para atingir o efeito liso, pois as escamas estaro muito abertas, o formol vai demorar a se fixar.

Qual o intervalo entre sesses?


A queratina no alisa os cabelos, ela apenas reconstri a fibra capilar, reestrutura os fios. Em excesso, causa enrijecimento e facilita a quebra da fibra capilar. Note, portanto, que cauterizaes em excesso tambm so prejudiciais aos fios. Recomenda-se um intervalo mnimo de 15 dias, sendo o ideal de 30 dias.

Enfim, o processo e os produtos

Existem vrias frmulas para a escova progressiva caseira. Voc deve analisar o estado dos seus fios e decidir quais dos produtos complementares colocar, porm, sempre conferindo qual foi a concentrao final do formaldeido.

Acessrios necessrios
- Presilhas para separar os cabelos em mechas. - Secador potente para fazer escova (recomendado acima de 1400W). - Chapinha (piastra) de cermica ou porcelana. Pode ser feita com a de metal, mas assegure-se que ir secar completamente os cabelos antes de us-la, caso contrrio, pode acabar danificando os fios. As de cermica/porcelana tambm so recomendadas pelo fato de manterem a temperatura constante, melhorando o processo de alisamento.

Produtos Bsicos
Nota: Voc ter que secar os cabelos (e no lav-los por trs dias) aps passar os produtos, portanto d preferncia aos lquidos. Os cremosos dificultam o secamento e deixam os cabelos com um aspecto pesado. - Composto a base de queratina ou ela mesma pura (no recomendada, apenas quando os cabelos estiverem muito danificados por qumicas). Pode ser lquido, em gel ou cremoso. - Shampoo de limpeza profunda ou anti-resduos. Preferncia para os alcalinos (pH geralmente em torno de 7,5 e 8,5) pois ajudam a abrir as cutculas dos fios e removem a capa de gordura dos cabelos, que nesse caso atrapalhariam a eficincia do processo.. - Soluo de formol a 37% de concentrao vendida em farmcias. (NO formaldedo puro) - Neutralizador cido para qumicas (a venda em lojas de produtos profissionais). Em seu lugar, pode ser usada 2 colheres de sopa de vinagre branco ou meio limo espremido.

Produtos complementares
- 1 ampola de vitamina A: age como hidratante da fibra capilar e estimula a formao de mais queratina

- 1 ampola de vitamina E: age como anti oxidante - 1 ampola de vitamina C (cido ascrbico): ajuda na assimilao das outras vitaminas e deixa a mistura mais cida, o que facilita o fechamento das escamas aps o processo - 1 gota de essncia escolha: apenas para ajudar a neutralizar o cheiro do formol. A mistura constituida do composto a base de queratina, da soluo de formol, das ampolas de vitaminas e da essncia. No coloque mais que 10ml de vitaminas, pois deixar os cabelos pesados.

Concentrao da mistura:
A concentrao do formol na mistura no a concentrao total do formaldedo, pois o formol j est diluido a 37%. Para calcular a final, use a frmula: Concentrao Final = 37 X Quantidade de formol Quantidade total da mistura Quantidade de formol = em mililitros (ml) Quantidade total da mistura = inclui a queratina e o formol (se colocar as ampolas, some-as tambm. Alguns valores j calculados: Formol => Total (mistura) 100ml 90ml 80ml 70ml 60ml 50ml 2ml 5ml 10ml 15ml 20ml 30ml

0,74% 0,82% 0,92% 1,05% 1,23% 1,48%

1,85% 2,05% 2,31% 2,64% 3,08% 3,7%

3,7% 4,11% 4,62% 5,28% 6,16% 7,4%

5,55% 6,16% 6,93% 7,92% 9,25% 11,1%

7,4% 8,22% 9,25% 10,57% 12,33% 14,8%

11,1% 12,33% 13,87% 15,85% 18,5% 22,2%

Verde = Concentrao permitida pela ANVISA.

Amarelo = Quimicamente, no trar estragos aos cabelos, se feito com segurana. Vermelho = No recomendvel, pode causar queda e srios problemas ao couro cabeludo e aos fios. Para um cabelo comprido, 100ml da mistura total so suficientes.

Processo
- Em um lugar ventilado, coloque os instrumentos de proteo. - Misture a queratina e o formol. Adicione as ampolas de vitamina, se desejar, porm, so opcionais, apenas hidrataro os cabelos. Acondicione a mistura em um recipiente que evite a evaporao, caso a queratina seja lquida, ou numa vasilha de plstico (no de metal), caso seja cremosa/gel. - Lave o cabelo com o shampoo anti-resduos em gua morna para quente, isso ajudar a abrir as cutculas, enxgue e lave mais uma vez. No use condicionador, leave-in ou qualquer outro produto. - Enxugue levemente com uma toalha, desembarace cuidadosamente, divida em mechas pequenas e prenda-as com as presilhas. - Solte uma mecha da nuca, passe a mistura, evitando o couro cabeludo. Esfregue para melhor absoro. Seque como se estivesse fazendo uma escova e passe a chapinha de cermica para finalizar. Repita o procedimento com todas as mechas, faa uma de cada vez. O procedimento trabalhoso mas o efeito liso depende do modelar liso, portanto capriche. - No lave os cabelos e evite a umidade por no mnimo 48hrs, o ideal so 72hrs. Nesse perodo, evite marcar os cabelos com grampos, elsticos e presilhas. Evite prender atrs da orelha. Tome cuidado para no marcar o cabelo quando for dormir. Se isso ou qualquer outra coisa acontecer, utilize a chapinha para consertar o estrago. - Aps 72hrs, passe o neutralizador, o limo ou o vinagre e deixe apenas alguns minutos (apenas 2 j bastam). Lave os cabelos em gua morna para fria. mas evite shampoo anti-resduos, anti-caspa ou com zinco para conservar melhor o efeito da progressiva.

Como prolongar o efeito da progressiva

Procure no lavar os cabelos com muita frequencia, sempre evitando gua quente e utilizando shampoos suaves, com pH prximo ao fisiolgico (levemente cido). Hidrate o cabelo a cada semana, pois a queratina reconstri a fibra, mas no hidrata. De quebra ainda ajuda baixar o volume. Evite cauterizaes, pois fazem a progressiva durar menos.

Produtos e base de preos


Shampoo de limpeza profunda / anti-resduos - Anti resduos, da Ox (no recomendado) R$08,00 - Johnsons Bio Pr Shampoo (No Bio Puro) - Anti resduos, da Biorene (recomendado) R$07,00 - Pure Wind, da Aquamarine (Revlon) R$08,00 - Hair Dry, da Amend - Frmula Anti resduos, da Neutrogena (recomendado) R$20,00 - Limpeza Profunda Ma, da Ecologie - Remoo de resduos, da Mahogany (no recomendado) - Interage Anti resduos, da Natura Queratina - Kerafix, da Bioderm R$27,00 - Keratina, da Amend R$17,00 - Queratina, da Phytogen - Queratina lquida, da Rayervas - Queratina Hair Fill Up (gel), da Red Iron (recomendado)R$46,00 - Queratina, da Wella 500ml R$46,00 - Reconstrutor queratina, da Lanza 125ml R$73,00 - Queratina, da Lanoly 1L R$120,00 - Queratina, da Flynett 500ml R$75,00 - Keratin Magix Straight (gel) 250ml (recomendado) R$35,00 - Novex Max Keratin, da Embelleze R$18,00 - Liquid Hair, da Wella 100ml (recomendado) R$12,00 - Queratina, da BeloFio 200ml R$10,00 - Queratina, da Lanoly 170ml R$13,00 - Max Beauty (gel), da SoftHair 500ml R$22,00 - Keratin Booster, da Lanza - Queratina, da Misuke (recomendado) 480ml R$ 135,00

- Kerapower, da Tnagra (recomendado) Complementos - Fluido Fortalecedor, da Biorene - Queatina Lquida, da Biorene Shampoo ps progressiva - Shampoo Ps Alisamento Trmico, da Payot Produtos ps progressiva - Leave in, da Kenzza - Choque de Queratina, da Capicilin - Spray revitalizante de queratina, da Basic Hair - Lifetex Keratin Spray, da Wella

R$21,45

R$03,00 R$02,00

R$15,00

R$25,00

Sobre a Apostila
Essa apostila foi escrita por Marcela Soares, engenheira qumica, e a cpia parcial ou integral com fins lucrativos sem autorizao da autora PROIBIDA. Dvidas, sugestes e crticas podem ser enviadas para masoares1984@yahoo.com.br ; todas sero muito bem vindas e respondidas. A apostila est em constante fase de aprimoramento e as verses seguintes sero mandadas gratuitamente para todos os emails cadastrados de compradores do Mercado Livre.

Contato
Marcela Soares masoares1984@yahoo.com.br Apelido no Mercado Livre: MASOARES1984

Potrebbero piacerti anche