Sei sulla pagina 1di 5

Antropologia cincia?

Motivado por uma recente polmica internacional sobre essa questo, Luiz Fernando Dias Duarte comenta, em sua coluna de estreia, as tenses existentes entre a faceta cientfica e objetivista e o lado interpretativo e subjetivo dos vrios campos do conhecimento. Por: Luiz Fernando Dias Duarte
Publicado em 11/02/2011 | Atualizado em 11/02/2011

A antropologia abrange desde propostas que valorizam mais o cientificismo, como a do socilogo franc s mile Durkheim ( esquerda), at modelos mais interpretativos, como o do socilogo alemo Max Weber ( direita). (fotos: Wikimedia Commons) No comeo de dezembro de 2010, um artigo publicado no The New York Times com o mesmo ttulo acima desencadeava uma polmica internacional. O texto foi escrito a partir da constatao de que um documento programtico da prestigiosa Associao Antropolgica Americana (AAA) deixava de mencionar a categoria cincia entre os objetivos da associao e levantava diversas dvidas sobre o sentido dessa deciso, umas mais polticas, outras mais epistemolgicas. A posterior declarao oficial da associao de que no tinha havido uma inteno especfica para a controversa ausncia no amainou a celeuma. A questo que a se apresenta no especfica da antropologia, nem do conjunto das cincias humanas, mas abrange todo o empreendimento em que se construiu a ambio de um conhecimento objetivo, no mediado e sistematicamente controlado sobre a chamada realidade. O projeto iluminista de esclarecimento racional universal permanece mais vivo do que nunca

O projeto iluminista de esclarecimento racional universal baseado na reduo e controle das circunstncias empricas dos fenmenos naturais comeou a se institucionalizar no sculo 17, sobretudo a partir da poderosa obra do fsico e matemtico ingls Isaac Newton (1643-1727). E hoje permanece mais vivo do que nunca, alimentado pelo crescente poderio da tecnologia derivada das cincias naturais e pela ambio de uma autonomizao ilimitada da experincia humana em relao s condies originrias da espcie. Ocorre, porm, que, desde muito cedo, levantou-se no Ocidente uma dvida e reao a esse projeto. Essa reao, que se pode englobar sob a rubrica de uma filosofia romntica, ponderava que a experincia humana era muito mais complexa e mediada do que a da simples matria, mesmo que no se considerasse necessrio recorrer a concepes de cunho religioso, sobrenatural ou extraordinrio. A mediao pela percepo subjetiva se impunha como limitao constante ambio de um conhecimento puramente objetivo e tambm como condio para uma verdadeira e profunda compreenso das condies e do sentido da presena humana no mundo.

O nascimento das cincias humanas


As cincias humanas nasceram ao longo do sculo 19 como resultado da tensa imbricao entre o empenho iluminista e a pulso romntica. As cincias humanas nasceram como resultado da tensa imbricao entre o empenho iluminista e a pulso romntica A antropologia, desde o seu incio, apresenta os sinais dessa tenso de modo paradigmtico, j que compe um leque amplo de investimentos de conhecimento e compreenso, influenciados pelas diversas correntes filosficas da modernidade, e em confronto com os mais variados sistemas simblicos alternativos. Esse leque sempre abrangeu desde propostas mais positivistas (que valorizavam o cientificismo), como as que se acredita serem caractersticas do socilogo francs mile Durkheim (1858-1917) ou do cientista social britnico Alfred Radcliffe-Brown (18811955), at propostas mais interpretativas, simblicas, como as do socilogo e economista poltico alemo Max Weber (1864-1920), do antroplogo britnico Edward Evans-Pritchard (1902-1973), do antroplogo estadunidense Clifford Geertz (19262006) ou, mais recentemente, as do antroplogo estadunidense Marshall Sahlins (1930). Mas a tenso est presente no interior de cada corrente, de cada obra. O antroplogo polaco-britnico Bronislaw Malinowski (1884-1942) tanto pode ser considerado um defensor de uma viso materialista, objetivista da tarefa antropolgica, como o fundador do grande marco da metodologia compreensiva: o trabalho de campo, em que a mediao subjetiva no um obstculo, mas a condio mesma do saber antropolgico.

O antroplogo Bronislaw Malinowski inaugurou o uso da observao direta e subjetiva na metodologia antropolgica. A foto mostra o pesquisador com nativos nas ilhas Trobriand (Nova Guin) durante trabalho de campo em 1918. (foto: Wikimedia Commons) O filsofo e economista alemo Karl Marx (1818-1883), o antroplogo germanoamericano Franz Boas (1858-1942), o antroplogo francs Claude Lvi-Strauss (19082009), o filsofo francs Michel Foucault (1926-1984), todos os grandes inspiradores da reflexo antropolgica apresentam sinais de uma disposio de esclarecimento objetivo entrelaados com a conscincia e explicitao das condies de significao em que a ao e o pensamento humanos se atualizam. Menciono aqui apenas os clssicos, mas a tenso continua a articular todos os grandes pensadores contemporneos, tanto mais porque as condies atuais de atividade dos antroplogos vm favorecendo a adoo de perspectivas mais romnticas, em face dos efeitos destrutivos do projeto iluminista que se alastram por todo o planeta. A antropologia se construiu pelo dilogo com a alteridade cultural, por meio de uma complexa trama de hipteses, modelos e interpretaes que tem reiteradamente reforado a desconfiana da mquina de achatamento do mundo implicado pela via iluminista, reducionista, epifenomenista, desenvolvimentista.

Racionalidade X subjetividade
, assim, apenas mais um movimento dessa tenso constitutiva o fato de a AAA descrever sua tarefa como a de promover a compreenso pblica da humanidade.

Pgina da Associao Antropolgica Americana na internet. A no incluso da categoria 'cincia' entre os objetivos da entidade gerou dvidas e polmica a respeito dessa deciso. A locuo muito interessante. O verbo em ingls to advance, absolutamente caracterstico do projeto iluminista e, portanto, cientfico. Seu objeto understanding, que traduz normalmente em ingls a grande categoria romntica da compreenso (Weber particularmente conhecido pelo seu mtodo compreensivo o Verstehen alemo). E os complementos retornam ao argumento iluminista, sublinhando que deve ser algo pblico, a servio de uma humanidade categorias igualmente constitudas no horizonte de afirmao da racionalidade moderna. No h, portanto, muito com o que se preocupar. A antropologia continuar a ser uma cincia e um saber, estratgia de conhecimento e meio de compreenso. Manter essa tenso nunca foi fcil e continuar no sendo; como um grave desafio para cada antroplogo e para toda a comunidade dos que assim se consideram. A antropologia continuar a ser uma cincia e um saber, estratgia de conhecimento e meio de compreenso Alguns, como os critical anthropologists citados na denncia do programa da AAA feita pelo NYT, desejaro que a disciplina seja menos objetivista em nome da assuno da defesa dos interesses de seus interlocutores mais frgeis ou subordinados. Outros, como os ps-modernos, desejaro que seja menos objetivista em nome do carter radicalmente dialogal, interconstrudo, de que qualquer saber sobre o humano se revestiria. Mas afinal, ainda assim, todos estaro de algum modo respondendo demanda de um avano, de uma iluminao, mesmo que paradoxal. Ningum propugna um encerramento da tarefa de conhecer ou compreender. E talvez a caracterstica mais profunda da cincia seja essa, a de no se resignar com o j sabido, de desconfiar das convenes vigentes e sempre ambicionar mais luz. A preocupao deve ser ainda menor porque os cientistas ditos hard h muito vm se questionando sobre diversas facetas do projeto iluminista que os constituiu e que os sustenta fundamentalmente.

Mais ou menos prximos de frmulas romnticas, fsicos, bilogos, mdicos, matemticos inquirem-se tambm sobre o que quer dizer cincia, matria, realidade, sem que precisem banir essas intrigantes categorias dos programas de suas sociedades. O reconhecimento da mediao subjetiva, seja no plano da prpria produo do conhecimento, seja no das implicaes sociais do conhecimento cientfico, tende a se generalizar em todas as reas. Se a preocupao no deve ser grande, o interesse de compreender a presente polmica enorme, no entanto. Porque, mesmo que reitere um movimento de longo alcance histrico, emerge de uma forma especfica neste tempo especfico e assim sintoma dos agenciamentos de significao que hoje nos cercam. Uma questo de sentido, certamente; mas no apenas da antropologia. Luiz Fernando Museu Universidade Federal do Rio de Janeiro Antropologia Dias Duarte Nacional

Potrebbero piacerti anche