Sei sulla pagina 1di 12

Causas do aquecimento global

As causas que do origem ao aquecimento global, so o efeito de estufa, a destruio da camada do ozono e a poluio atmosfrica. O efeito de estufa um processo que ocorre quando uma parte da radiao solar refletida pela superfcie terrestre absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Consequentemente, o calor fica retido, no sendo libertado para o espao. A concentrao de dixido de carbono na atmosfera aumenta devido sua libertao atravs da indstria, transportes e pela desflorestao (as plantas retiram o dixido de carbono da atmosfera). Com o agravamento do efeito estufa, que destabiliza o equilbrio energtico no planeta, d-se o aquecimento global.

A camada do ozono, localiza-se na estratosfera, entre 10 a 50Km acima da superfcie terrestre. Esta camada fundamental para assegurar a vida na Terra, uma vez que o ozono estratosfrico tem a de absorver grande parte da radiao ultravioleta (UV), que pode provocar efeitos nefastos nos seres vivos. Com o aumento dos raios ultravioleta, que vo atingir a superficie da Terra vo promover a destruio das protenas, e do ADN, provocando cancro de pele, cataratas, alteraes no sistema imunitrio, assim como, alteraes da viso, danos nas colheitas, nos peixes e no plncton de que se alimentam. Quando a camada do ozono se forma na troposfera extremamente prejudicial, pois nocivo tanto para o Homem como para outros seres vivos.

O aumento da emisso de poluentes atmosfricos, deve-se ao desenvolvimento industrial e urbano. O acrscimo das concentraes atmosfricas destas substncias, origina a contaminao do ar por meio de desperdcios gasosos, lquidos, slidos, ou por quaisquer outros produtos que podem vir a prejudicar a sade humana, animal ou vegetal, ou danificar materiais, reduzir a visibilidade ou produzir odores indesejveis . E muitas vezes origina desequilbrios nos ecossistemas.

Regies do mundo que iro sofrer um aumento da temperatura


A bacia do mediterrneo uma das regies do mundo mais susceptveis s alteraes climticas. Anualmente, sero registados mais 40 dias em que o ndice de calor atingir nveis perigosos nas regies costeiras de Espanha e Portugal, no sul da Itlia e em boa parte das margens sul e leste do Mediterrneo. No interior da Espanha e no sul da Frana registar-se-o entre 20 a 30 dias de calor perigoso para alm do normal, enquanto boa parte da Europa sofrer entre 10 e 15 dias com este ndice elevado de temperatura.

Aumento da temperatura na Europa

Consequncias:
As concluses de um estudo feito pela Comisso Europeia, prevem graves consequncias climticas e econmicas para a Europa. Verificaram um aumento da temperatura de trs graus que causaria um nmero anual de 86 mil vtimas mortais devido ao calor e ao frio, alteraes significantes nas colheitas europeias, graves consequncias econmicas na regio turstica do mediterrneo. Segundo o estudo, mesmo que se conseguisse reduzir as emisses de gases com efeito de estufa, e o aumento da temperatura fosse 2.2 graus, morreriam 36 mil pessoas.

Sade pblica
As mudanas climticas vo piorar a sade da humanidade, alertou a ONU, e um dos efeitos ser o aumento da incidncia de doenas (como a dengue e a malria). Segundo a OMS (Organizao Mundial de Sade), em 2080 o nmero de casos de dengue em todo o mundo pode chegar a 2 bilhes - hoje de 50 milhes. Existem ainda mais riscos para a sade devido ao aquecimento global, como a escassez de alimentos, que leva desnutrio e mata 3,5 milhes de pessoas por ano. Doenas relacionadas diarria, em grande parte causada por gua contaminada. E ainda h a malria, que mata 1 milho por ano.

Espcies animais e vegetais


Os problemas ambientais planetrios, que so vastos e ameaadores, e que no se resumem apenas no aquecimento global, derivam das nossas aes dirias, do nosso comportamento em relao natureza, e da forma como temos agido ao longo dos anos. Secas, inundaes, ondas de calor, tornados e furaces que antes eram foras da natureza, actualmente so fenmenos cada vez mais frequentes e intensos devido a enormes quantidades de calor adicional acumulado na atmosfera e devido queima de combustveis fsseis. Espcies animais e vegetais esto a ser obrigadas pelo aquecimento climtico a migrar para altitudes mais elevadas, tanto nas florestas tropicais da Amrica Central como nas montanhas da Califrnia. No entanto, essas migraes podero ficar comprometidas pela actividade humana que modifica os habitats naturais, como os abates de rvores nas florestas. Cerca de metade dessas espcies, vivia em zonas muito estreitas em termos de altitude e com o aumento das temperaturas , vai for-las a adaptarem-se a um ambiente totalmente novo, pondo em risco a sua sobrevivncia. A extino de espcies vegetais, que podem servir de alimento e tambm de base para medicamentos, tanto para seres humanos como animais, pode desequilibrar toda a cadeia ecolgica.

Abastecimento de guas
Surgiro problemas, com o facto do regime das chuvas se tornar mais episdico, ou seja, chover pouco mas com chuvas mais fortes. E isto traz problemas para o abastecimento de gual, pois existir mais poluio no ar, mais secas, etc.

ANEXOS
As emisses antrpicas originam-se de diversas actividades econmicas. O grfico abaixo mostra-nos a participao dos principais sectores da economia mundial nas emisses globais de gases de efeito estufa em 2004:

Vemos abaixo que as emisses globais antrpicas (causadas pelo ser humano) de gases de efeito estufa (GEE) aumentaram 70% entre 1970 e 2004:

Concluso
Com a realizao deste trabalho, aumentamos o nosso conheimento sobre o tema, aprofunda-mos e ficamos mais coincientes do perigo em que pusemos o nosso mundo. Esperamos ter obtido informaes necessrias sobre o aquecimento global que nos possam ser teis mais tarde.

Bibliografia
http://esbatalha.ccems.pt/area_projecto/8D_C/causas_aquecimento.html http://www.prof2000.pt/users/vitorpires/ozono.html http://portal.alertonline.com/noticias_de_saude/?key=680B3D50093A6A002E42140A321A2A5C0B683E 0A7607527B655D7C http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=169&doc=12480&mid=2 http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,, 11492712EX,00.jpg&imgrefurl=http://blog.ccbi.com.pt/blog/bioscience.php%3Fblogid%3D1%26 archive%3D2009-02&usg=__i1oDouaGEqUw8sDIHTbqLKbv_g=&h=335&w=535&sz=25&hl=ptPT&start=46&um=1&itbs=1&tbnid=AsooxNvjnaJtTM:&tbnh=83&tbnw=132&prev=/im ages%3Fq%3Despecies%2Banimais%2Be%2Bvegetais%2B%2Baquecimento%2Bglobal%26start%3D36%26um%3D1%26hl%3DptPT%26sa%3DN%26ndsp%3D18%26tbs%3Disch:1 http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=28114&action=coluna

Potrebbero piacerti anche