Sei sulla pagina 1di 4

1 - CONFUSO 1) O que confuso? Cite dois exemplos.

. uma forma de extino de obrigao, e consiste em confundir-se, na mesma pessoa, as qualidades de credor e devedor. Ocorre quando o crdito e o dbito se unem em uma s pessoa, extinguindo a obrigao. Esta podendo ser total, onde toda a dvida extinta ou podendo ser parcial extinguindo-se somente uma parte da dvida. EX: a) confuso ocorre com mais freqncia nas heranas onde o caso mais comum o do filho que deve ao pai e sucessor deste. Morto o credor, o crdito transfere ao filho, que exatamente o devedor b) O casamento sob o regime da comunho universal poder acarretar confuso, quando marido e mulher, antes das npcias, eram credor e devedor, dando-se, ento, a comunicao dos matrimnios e conseqentemente a extino da relao obrigacional. 2) Qual a conseqncia jurdica da confuso operada entre credor ou devedor solidrio? D um exemplo na modalidade de confuso acima citada. 3) Cite um exemplo de confuso parcial.

2 - DAO EM PAGAMENTO 1) Evico a perda da propriedade de um bem em virtude de deciso judicial. Qual a conseqncia jurdica caso o bem dado como pagamento seja devolvido ao real proprietrio? Cite o artigo que fundamenta sua resposta. 2) Podem as normas referentes ao contrato de compra e venda regerem uma dao em pagamento? Se sim, quando isso possvel? 3) A concordncia do credor na dao em pagamento pode ser expressa ou tcita, escrita ou verbal. Tal concordncia imprescindvel para a eficcia da dao? Se sua resposta for afirmativa, fundamente-a. 4) O que dao em pagamento pro solvendo? D um exemplo.

3 - REMISSO 1) D o conceito de remisso e site seus requisitos. 2) A, devedor, d um bem em garantia da realizao de determinado negcio jurdico. Caso o credor devolva ao devedor esse bem, significa que est remitindo toda a dvida? Cite o artigo que fundamenta sua resposta.

3) Sendo os devedores solidrios responsveis por toda a dvida, caso haja remisso concedida a apenas um deles, como fica a situao dos demais frente ao credor? Cite o artigo que motiva sua resposta.

4 - ACCIPIENS, OBJETO E PROVA DO PAGAMENTO 1) Cite trs exemplos em que a legislao presume o pagamento. 2) O que credor putativo? O pagamento feito a este vlido? 3) Qual a conseqncia do pagamento feito ao credor quando o devedor tinha cincia da penhora que recaa sobre o crdito? E quando o devedor no tinha tal cincia? 4) Quando o pagamento feito por terceiro ser vlido em relao ao credor? 5) Conceitue a teoria da impreviso, a clusula de escala mvel e a clusula ouro, demonstrando o fundamento legal desses institutos. 5 - QUESTIONRIO SOBRE ASSUNO DE DVIDA. 1) Na assuno de dvida a concordncia expressa do credor imprescindvel? Por qu? 2) Quais so as espcies de assuno de dvida elencadas pela doutrina? 3) No tocante ao silncio, como este interpretado num contrato de cesso de dbito? 4) O novo devedor pode opor as excees pessoais que tinha o devedor primitivo? 5) Na assuno, como ficam as garantias pessoais prestadas pelo devedor primitivo ao credor? D um exemplo. 6 - QUESTIONRIO SOBRE CESSO DE CRDITO 1) Com relao transmisso das obrigaes, como se deve interpretar o silncio na assuno de dvida e na cesso de crdito? H alguma exceo no tocante primeira? 2) Qual a responsabilidade do cedente nas cesses gratuitas e onerosas? 3) Em relao oposio de excees pessoais, estas podem ser opostas na assuno de dvida? E na cesso de crdito? 4) Um crdito de R$ 10.000,00 foi cedido por R$ 8.000,00 numa cesso onerosa pro solvendo. Pergunta-se: por qual valor ser o cedente responsvel pelo pagamento? Cite o artigo que fundamenta sua resposta. 5) O crdito penhorado pode ser cedido? 6) Qual a conseqncia jurdica de ocorrer vrias cesses do mesmo crdito? 7 - CONSIGNAO EM PAGAMENTO

1) Pode o devedor fazer uso do pagamento em consignao caso o credor no faa a escolha da coisa a ser entregue nas obrigaes de dar coisa incerta ou nas obrigaes alternativas? Qual artigo do CC fundamenta sua resposta? 2) O Cdigo Civil elenca trs possibilidades de levantamento do depsito realizado pelo devedor. Disserte, sucintamente, sobre cada uma delas. 3) Se dois herdeiros litigam para saber quem o verdadeiro sucessor do de cujus, pode o devedor, para exonerar-se da obrigao, depositar a coisa devida? Fundamente sua resposta. 4) A empresa JC quer entregar a moblia comprada por Ticio, mas este se recusa a receb-la por no ter local para guard-la. Pergunta-se: pode a referida empresa fazer uso do pagamento em consignao? Fundamente sua resposta. 8 - IMPUTAO DO PAGAMENTO 1) Em relao imputao do pagamento, a quem cabe, em regra, a escolha sobre qual dbito quer quitar? E qual ser a conseqncia, caso o responsvel pela escolha no o faa? 2) Havendo capital e juros a serem quitados, pode a imputao ser feita primeiro ao capital? Cite o artigo que fundamenta sua resposta. Cite trs requisitos para que a imputao do pagamento seja vlida 9 - PAGAMENTO COM SUB-ROGAO 1) Quando o terceiro no interessado paga a dvida do devedor, opera-se subrogao legal ou convencional? Cite o fundamento legal de sua resposta. 2) possvel, na sub-rogao convencional, que o terceiro que paga a dvida seja reembolsado somente at o valor por ele pago? 3) Qual a conseqncia jurdica caso ocorra a sub-rogao parcial? Cite o artigo que fundamenta sua resposta. 10 - QUEM DEVE PAGAR LUGAR DO PAGAMENTO - TEMPO DO PAGAMENTO. 1) Qual a conseqncia jurdica do pagamento realizado pelo terceiro no interessado em nome e conta do devedor? E se o pagamento for feito pelo terceiro no interessado em seu prprio nome, qual a conseqncia?

2) Joo, devedor de Marclio, vai at o domiclio do seu credor para pagar uma dvida decorrente de contrato de compra e venda. Pergunta-se: essa dvida portable ou qurable? 3) Ocorrendo renncia tcita ao local do pagamento, por parte do credor, poder ele, posteriormente, exigir que a dvida seja paga no local ajustado no contrato? 4) Pode o credor exigir antecipadamente a obrigao de todos os devedores solidrios, caso um deles caia em insolvncia? Fundamente sua resposta com o devido dispositivo legal que trata da matria. 11 - NOVAO 1) Joo, terceiro no interessado, realiza contrato de novao com Joaquim, sem que Paulo, devedor primitivo, soubesse do referido negcio jurdico. Pergunta-se: poderia a novao ser feita sem a anuncia do devedor originrio? Cite o artigo que fundamenta sua resposta. 2) No tocante novao, responda: a) Em determinado contrato, Fbio, que devedor, tem como seu fiador Jos. Fbio firma com Terncio, seu credor, uma novao. Feita esta, persiste no novo negcio jurdico a garantia dada por Jos? b) Qual a conseqncia jurdica da novao realizada entre o credor e um dos devedores solidrios? c) Tcio, devedor primitivo, indica Mvio para pagar sua dvida, firmando contrato de novao com Caio, seu credor. Ocorre que Mvio no tem condies de quitar com Caio a obrigao. Nesse caso, ter Caio direito de regresso contra o devedor originrio? Por qu? Cite o artigo que motiva sua resposta. 3) Uma obrigao vlida, porm anulvel, pode ser novada? Cite o artigo que fundamenta sua resposta. 12- COMPENSAO 1) No tocante compensao, responda: a) Qual a classificao e quais so os requisitos da compensao legal? b) Quando duas dvidas no so pagveis no mesmo local, podero ser compensadas sem a deduo das despesas necessrias operao. Tal afirmativa verdadeira ou falsa? Cite o artigo que fundamenta sua resposta. 2) Caso um terceiro interessado queira, pode compensar uma obrigao? Cite o artigo que fundamenta sua resposta. 3) Caso o devedor no seja notificado da cesso, poder ele compensar o crdito? 4) Em que situao se aplica as regras da imputao do pagamento em se tratando de compensao?

Potrebbero piacerti anche