Sei sulla pagina 1di 5

BIOMASSA A energia de biomassa aquela fornecida por materiais de origem vegetal renovvel ou obtido pela decomposio de dejetos.

. O Brasil tem desenvolvido tecnologia a vrios anos para a utilizao da biomassa como fonte geradora de energia, gerando empregos e com muito pouco recurso financeiro. Hoje so conhecidas diversas fontes renovveis de biomassa como : lenha, carvo vegetal, babau, leos vegetais, resduos vegetais, sisal, biogs, casca de arroz, cana de acar (bagao da cana, palha e lcool ). Alm destas, temos outras fontes geradoras de energia como solar, elica, mars, e outras, que tambm poderiam agregar o seu potencial matriz energtica do pas. Espera-se, que a utilizao da biomassa como fonte de energia, aumente consideravelmente, atravs de uma poltica clara de comercializao, pela sua vantagem de gerao descentralizada, prxima aos pontos de carga e pelos benefcios ambientais decorrentes da sua utilizao. Devemos encontrar alternativas que dinamizem ao mximo a presente fase de crescimento da economia brasileira, impulsionado pela indstria. Alm disso, no possvel ignorar que refrear as atividades industriais trar fortes efeitos de longo prazo no desenvolvimento do pas, com potencial de prejudicar a prpria insero do Brasil na globalizao. O setor industrial entende no ser vivel para o desenvolvimento do nosso pas estarmos sujeitos a situaes como esta da crise energtica, que na prtica, impede a expanso da produo industrial Devemos encontrar alternativas que dinamizem ao mximo a presente fase de crescimento da economia brasileira, impulsionado pela indstria. Alm disso, no possvel ignorar que refrear as atividades industriais trar fortes efeitos de longo prazo no desenvolvimento do pas, com potencial de prejudicar a prpria insero do Brasil na globalizao. A co-gerao de energia atravs da biomassa do bagao de cana de acar no nenhuma novidade. A utilizao da queima do bagao em caldeiras j uma prtica utilizada pelas usinas e outros setores industriais para suprir as necessidades prprias de

energia, e algumas, inclusive, j disponibilizam o excedente para as companhias distribuidoras de energia eltrica. O que se busca agora um incremento dessa disponibilizao de excedente de energia, atravs da otimizao dos processos industriais e a maximizao do aproveitamento da queima do bagao. Acreditamos que aes devam ser tomadas que viabilizem esta alternativa, com um sentido nico de diminuir os riscos de novas crises no setor eltrico, possibilitando o perene crescimento industrial e do pas, sem comprometimento da sua capacidade produtiva, gerando empregos e contribuindo para o bem estar da coletividade. Com a atual necessidade de ampliar o parque nacional de gerao de energia eltrica, devido a tendncia de aumento do consumo de energia eltrica, associado diminuio dos nveis dos reservatrios das hidreltricas, fazem com que as usinas de acar e destilarias de lcool fiquem em evidncia. Consequentemente percebeu-se neste setor um potencial at ento pouco explorado que a co-gerao de energia eltrica atravs da queima do bagao da cana ( Biomassa ) e posterior venda de excedentes s concessionrias, aproveitando-se melhor, os recursos disponveis. A explorao deste potencial, alm disto, traz benefcios para o meio ambiente e contribui para consolidar o modelo competitivo do setor eltrico, alm de agregar ao sistema uma energia de custo baixo, imune s variaes internacionais do preo do petrleo e cambiais, e que pode ser disponibilizada em prazos relativamente curtos, contribuindo, desta forma, para a reduo do risco de dficit. Do ponto de vista energtico, as usinas sempre produziram um volume grande de bagao, tornando-se um grande transtorno quanto disposio deste bagao na natureza. Diante deste fato, as Usinas instalaram ao longo dos anos, modelos que consomem todo esse resduo sem deixar nada sobrar, dessa forma, evita-se o consumo de combustveis externos e se dispe do bagao produzido.

BIOMASSA NO BRASIL O Brasil tem hoje uma predominncia energtica de origem hdrica, representando aproximadamente 95% da capacidade nominal instalada, tornando-se um pas praticamente monoenergtico.

Boa parte do potencial hdrico, j encontra-se em operao ou em construo, contudo a implantao de novas hidreltricas nas bacias existentes, carecem de altos investimentos, excessivo tempo de construo e implicam em promover impactos ambientais significativos que no devem ser negligenciados.

ASPECTOS AMBIENTAIS O atendimento aos requisitos ambientais legais de um empreendimento obrigatrio e constitui pressuposto bsico para sobrevivncia empresarial, vantagens competitivas e maior aceitao no mercado. No entanto, o quadro legal formado por numerosas regras dispersas em leis, decretos, portarias e deliberaes, nos trs nveis de governo, muitas vezes se superpondo, ou com conceitos heterogneos e complicados. Dentre as questes legais relevantes para o setor sucroalcooleiro, que incluem o tendimento desde a padres de emisses e lanamentos at a diretrizes de uso do solo, sero aqui destacadas as relativas ao uso de agrotxicos, queimada e ao licenciamento ambiental. A questo ambiental associada produo de energia do bagao da cana-de-acar possui vrios aspectos de ordem tcnica, legal e social. A produo de energia normalmente considerada atividade modificadora do meio ambiente nos termos da lei. No entanto. a produo de energia a partir do bagao de cana, quando gerenciada com cuidados ambientais, tende a ser melhor aceita, por ser renovvel,

de carter sustentvel, com resduos reaproveitveis, e de insero adequada na questo de emisses de gases do efeito estufa. As alteraes ambientais e os impactos (alteraes significativas) desencadeados nas diferentes etapas do sistema de gerao de energia do bagao, desde o cultivo da cana at a colocao da energia na subestao da distribuidora, so diversificados e necessitam ser previstos e mitigados. As principais atividades modificadoras do meio ambiente envolvidas no sistema correspondem ao cultivo da cana, unidade industrial de lcool e acar, usina de gerao e linha de transmisso at a subestao da distribuidora. Este sistema quase totalmente eficiente, com adio relativamente pequena de insumos, sendo que a maior parte dos resduos, efluentes e emisses pode ser reintroduzida ou recapturada no campo. A ocorrncia e a intensidade dos aspectos ambientais associados esto condicionadas s caractersticas fsicas, biolgicas e socioeconmicas do ambiente em que se insere o empreendimento e, principalmente das aes preventivas e corretivas das conseqncias ambientalmente adversas. Os principais aspectos ambientais que podem adquirir alguma significncia so: desmatamento, intensificao de processos erosivos e de assoreamento de corpos dgua; modificao do escoamento guas superficiais e no movimento das guas de subsuperfcie; alterao de processos pedogenticos e de interaes fsico-qumicas na gua e no solo (compactao do solo devido ao uso intensivo de mquinas, poluio do solo e guas por agroqumicos); circulao de partculas e gases (de queimada, poeiras e biocidas pulverizados). Cabe destacar a questo do destino final dos resduos e embalagens de agrotxicos que disciplinada por legislao especfica, anteriormente comentada. Tambm so lembrados aspectos regionais decorrentes da monocultura extensiva, com empobrecimento da biodiversidade, e os reflexos sociais da crescente mecanizao da colheita e conseqente dispensa de mo-de-obra. Na mecanizao da colheita acentua-se tambm o risco de incndio nas plantaes. A queimada e o controle do fogo esto regulamentados em legislao. A cana uma das mais eficientes plantas em captao de luminosidade e, consequentemente, em realizar a fotossntese e capturar e fixar o dixido de carbono (CO2).

Potrebbero piacerti anche