Sei sulla pagina 1di 3

Brucelose e Tuberculose

Definies, sintomas e fontes de infeco


A brucelose uma doena causada por uma bactria, sendo responsvel por grandes prejuzos no rebanho de bovinos, devido a abortos, reduo da fertilidade e queda na produo leiteira. Afeta tambm o homem. Os principais sinais da Brucelose so a presena de aborto a partir do 7 ms de gestao, reteno de placenta e aumento de repetio de cio. A fonte de contgio principal a contaminao ambiental pelas bactrias que so eliminadas durante as ocorrncias de aborto, podendo contaminar gua, alimento e pastagens. A Tuberculose bovina uma doena crnica causada por uma bactria, caracterizada por desenvolvimento de leses em diversos rgos, podendo afetar os animais e o homem. Os principais sintomas da tuberculose so perda de peso, diminuio na produo de leite, mastite, emagrecimento, tosse, corrimento nasal, diarria e debilidade. O animal com tuberculose a principal fonte de contgio a outros animais, transmitindo a doena via ar e pela contaminao ambiental, da gua, pastagens, utenslios e cochos, atravs das fezes, urina, escarros, secrees vaginais e uterinas, e leite.

Diagnstico, controle e tratamento


O diagnstico da Brucelose baseado na observao de ocorrncias de abortos a partir do 7 ms de gestao e realizao de exames laboratoriais aceitos pelo Ministrio da Agricultura. O controle da Brucelose feito com a compra de animais livres da doena e vacinao obrigatria de todas as fmeas com idade entre 3 e 8 meses, efetuada sob a responsabilidade do mdico veterinrio e marcao das fmeas vacinadas utilizando-se ferro quente, no lado esquerdo da cara com um V e ano de vacinao. Para o diagnstico de tuberculose so utilizados testes alrgicos de tuberculinizao em bovinos, com idade igual ou superior a 6 semanas, realizados por um mdico veterinrio. O controle da tuberculose feito com o sacrifcio dos animais doentes. Ainda no existe vacina contra esta doena.

No se recomenda o tratamento para a Brucelose e Tuberculose, sendo extremamente difcil, com resultados insatisfatrios e antieconmicos. Os animais positivos para tuberculose e brucelose devem ser marcados a ferro quente no lado direito da cara com um P contido num crculo, devem ser afastados da produo leiteira, devem ser isolados de todo o rebanho e sacrificados.

Potencial zoontico
A Brucelose e Tuberculose so zoonoses, isto , uma doena dos animais transmissvel ao homem. A principal via de contaminao da brucelose para o homem a ingesto de produtos lcteos crus (no pasteurizados) e contaminados, e atravs do contato com secrees ou tecidos contaminados. Os sintomas da brucelose no homem so fraqueza, febre, dores de cabea, dores musculares, constipao, anemia, distrbios nervosos, sudorese e orquite. As vias de contaminao da tuberculose para o homem so pelo ar, pela ingesto de leite cru, tosse, espirro, urina, fezes, secrees vaginais e smen. Os sintomas da tuberculose no homem so tosse persistente por mais de 3 semanas, emagrecimento, e presena de sangue no escarro. Pode-se empregar algumas medidas para evitar a contaminao por brucelose e tuberculose como: obrigatoriedade da pasteurizao do leite; evitar ingerir derivados do leite cru; evitar ingerir carne sem estar devidamente cozida; evitar ingerir subprodutos de carne no cozidos. No consumir carne de abatedouros que no possuam servio de inspeo veterinria; campanhas educativas para a populao

A Brucelose uma doena que pode causar perda econmica por:

diminuio, em mdia, de 20% da produo de leite; diminuio de 50% da produo de bezerros devido a abortos e infertilidade; perda de vacas devido a metrite; sacrifcio de vacas de alto valor econmico.
Os prejuzos econmicos considerarmos: causados pela tuberculose so altos se

a diminuio na produo de leite; descarte precoce; eliminao de animais de alto valor zootcnico; condenao de carcaas no abate; diminuio de 10 a 25% da eficincia produtiva; alm da perda de prestgio e credibilidade da unidade de criao.

Potrebbero piacerti anche