Sei sulla pagina 1di 10

RESOLUO N 3.954 Altera e consolida as normas que dispem sobre a contratao de correspondentes no Pas.

O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9 da Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna pblico que o Conselho Monetrio Nacional, em sesso realizada em 24 de fevereiro de 2011, com base nos arts. 3, inciso V, 4, incisos VI, VIII e XXXI, da referida Lei, e art. 14 da Lei n 4.728, de 14 de julho de 1965, RESOLVEU: Art. 1 As instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem observar as disposies desta resoluo como condio para a contratao de correspondentes no Pas, visando prestao de servios, pelo contratado, de atividades de atendimento a clientes e usurios da instituio contratante. Pargrafo nico. A prestao de servios de que trata esta resoluo somente pode ser contratada com correspondente no Pas. Art. 2 O correspondente atua por conta e sob as diretrizes da instituio contratante, que assume inteira responsabilidade pelo atendimento prestado aos clientes e usurios por meio do contratado, qual cabe garantir a integridade, a confiabilidade, a segurana e o sigilo das transaes realizadas por meio do contratado, bem como o cumprimento da legislao e da regulamentao relativa a essas transaes. Art. 3 Somente podem ser contratados, na qualidade de correspondente, as sociedades, os empresrios, as associaes definidos na Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Cdigo Civil), os prestadores de servios notariais e de registro de que trata a Lei n 8.935, de 18 de novembro de 1994, e as empresas pblicas. (Redao dada pela Resoluo n 3.959, de 31/3/2011.) 1 A contratao, como correspondente, de instituies financeiras e demais instituies integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN), deve observar o disposto no art. 18 desta resoluo. (Redao dada pela Resoluo n 3.959, de 31/3/2011.) 2 vedada a contratao, para o desempenho das atividades de atendimento definidas nos incisos I, II, IV e VI do art. 8, de entidade cuja atividade principal seja a prestao de servios de correspondente. (Redao dada pela Resoluo n 3.959, de 31/3/2011.) 3 vedada a contratao de correspondente cujo controle seja exercido por administrador da instituio contratante ou por administrador de entidade controladora da instituio contratante. (Redao dada pela Resoluo n 3.959, de 31/3/2011.) 4 A vedao de que trata o 3 no se aplica hiptese em que o administrador seja tambm controlador da instituio contratante. (Includo pela Resoluo n 3.959, de 31/3/2011.) Resoluo n 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Art. 4 A instituio contratante, para celebrao ou renovao de contrato de correspondente, deve verificar a existncia de fatos que, a seu critrio, desabonem a entidade contratada ou seus administradores, estabelecendo medidas de carter preventivo e corretivo a serem adotadas na hiptese de constatao, a qualquer tempo, desses fatos, abrangendo, inclusive, a suspenso do atendimento prestado ao pblico e o encerramento do contrato. Art. 4-A A instituio contratante deve adotar poltica de remunerao dos contratados compatvel com a poltica de gesto de riscos, de modo a no incentivar comportamentos que elevem a exposio ao risco acima dos nveis considerados prudentes nas estratgias de curto, mdio e longo prazos adotadas pela instituio, tendo em conta, inclusive, a viabilidade econmica no caso das operaes de crdito e de arrendamento mercantil cujas propostas sejam encaminhadas pelos correspondentes. (Includo, a partir de 2/1/2012, pela Resoluo n 4.035, de 30/11/2011.) Pargrafo nico. A poltica de remunerao de que trata o caput deve considerar qualquer forma de remunerao, inclusive adiantamentos por meio de operao de crdito, aquisio de recebveis ou constituio de garantias, bem como o pagamento de despesas, a distribuio de prmios, bonificaes, promoes ou qualquer outra forma assemelhada. (Includo, a partir de 2/1/2012, pela Resoluo n 4.035, de 30/11/2011.) Art. 5 Depende de prvia autorizao do Banco Central do Brasil a celebrao de contrato de correspondente com entidade no integrante do SFN cuja denominao ou nome fantasia empregue termos caractersticos das denominaes das instituies do SFN, ou de expresses similares em vernculo ou em idioma estrangeiro. Art. 6 No admitida a celebrao de contrato de correspondente que configure contrato de franquia, nos termos da Lei n 8.955, de 15 de dezembro de 1994, ou cujos efeitos sejam semelhantes no tocante aos direitos e obrigaes das partes ou s formas empregadas para o atendimento ao pblico. Art. 7 Admite-se o substabelecimento do contrato de correspondente, em um nico nvel, desde que o contrato inicial preveja essa possibilidade e as condies para sua efetivao, entre as quais a anuncia da instituio contratante. 1 A instituio contratante, para anuir ao substabelecimento, deve assegurar o cumprimento das disposies desta resoluo, inclusive quanto s entidades passveis de contratao na forma do art. 3. 2 vedado o substabelecimento do contrato no tocante s atividades de atendimento em operaes de cmbio. CAPTULO II DO OBJETO DO CONTRATO DE CORRESPONDENTE Art. 8 O contrato de correspondente pode ter por objeto as seguintes atividades de atendimento, visando ao fornecimento de produtos e servios de responsabilidade da instituio contratante a seus clientes e usurios: Resoluo n 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

I - recepo e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depsitos vista, a prazo e de poupana mantidas pela instituio contratante; II - realizao de recebimentos, pagamentos e transferncias eletrnicas visando movimentao de contas de depsitos de titularidade de clientes mantidas pela instituio contratante; III - recebimentos e pagamentos de qualquer natureza, e outras atividades decorrentes da execuo de contratos e convnios de prestao de servios mantidos pela instituio contratante com terceiros; IV - execuo ativa e passiva de ordens de pagamento cursadas por intermdio da instituio contratante por solicitao de clientes e usurios; V - recepo e encaminhamento de propostas referentes a operaes de crdito e de arrendamento mercantil de concesso da instituio contratante; VI - recebimentos e pagamentos relacionados a letras de cmbio de aceite da instituio contratante; VII - Revogado. (Revogado pela Resoluo n 3.959, de 31/3/2011.) VIII - recepo e encaminhamento de propostas de fornecimento de cartes de crdito de responsabilidade da instituio contratante; e IX - realizao de operaes de cmbio de responsabilidade da instituio contratante, observado o disposto no art. 9. Pargrafo nico. Pode ser includa no contrato a prestao de servios complementares de coleta de informaes cadastrais e de documentao, bem como controle e processamento de dados. Art. 9 O atendimento prestado pelo correspondente em operaes de cmbio deve ser contratualmente restrito s seguintes operaes: I - compra e venda de moeda estrangeira em espcie, cheque ou cheque de viagem, bem como carga de moeda estrangeira em carto pr-pago; (Redao dada, a partir de 2/1/2012, pela Resoluo n 4.035, de 30/11/2011.) II - execuo ativa ou passiva de ordem de pagamento relativa a transferncia unilateral do ou para o exterior; e III - recepo e encaminhamento de propostas de operaes de cmbio. 1 As operaes mencionadas no inciso I do caput somente podem ser realizadas pelos seguintes contratados:

Resoluo n 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

I - instituio financeira ou instituio autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil; II - pessoas jurdicas cadastradas no Ministrio do Turismo como prestadores de servios tursticos remunerados, na forma da regulamentao em vigor; III - a Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ECT); e IV - os permissionrios de servios lotricos. 2 O contrato que inclua o atendimento nas operaes de cmbio relacionadas nos incisos I e II do caput deve prever as seguintes condies: I - limitao ao valor de US$3.000,00 (trs mil dlares dos Estados Unidos), ou seu equivalente em outras moedas, por operao; II - obrigatoriedade de entrega ao cliente de comprovante para cada operao de cmbio realizada, contendo a identificao das partes, a indicao da moeda estrangeira, da taxa de cmbio e dos valores em moeda estrangeira e em moeda nacional; e III - observncia das disposies do Regulamento do Mercado de Cmbio e Capitais Estrangeiros (RMCCI). CAPTULO III DAS CONDIES GERAIS DO CONTRATO DE CORRESPONDENTE Art. 10. O contrato de correspondente deve estabelecer: I - exigncia de que o contratado mantenha relao formalizada mediante vnculo empregatcio ou vnculo contratual de outra espcie com as pessoas naturais integrantes da sua equipe, envolvidas no atendimento a clientes e usurios; II - vedao utilizao, pelo contratado, de instalaes cuja configurao arquitetnica, logomarca e placas indicativas sejam similares s adotadas pela instituio contratante em suas agncias e postos de atendimento; III - divulgao ao pblico, pelo contratado, de sua condio de prestador de servios instituio contratante, identificada pelo nome com que conhecida no mercado, com descrio dos produtos e servios oferecidos e telefones dos servios de atendimento e de ouvidoria da instituio contratante, por meio de painel visvel mantido nos locais onde seja prestado atendimento aos clientes e usurios, e por outras formas caso necessrio para esclarecimento do pblico; IV - realizao de acertos financeiros entre a instituio contratante e o correspondente, no mximo, a cada dois dias teis;

Resoluo n 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

V - utilizao, pelo correspondente, exclusivamente de padres, normas operacionais e tabelas definidas pela instituio contratante, inclusive na proposio ou aplicao de tarifas, taxas de juros, taxas de cmbio, clculo de Custo Efetivo Total (CET) e quaisquer quantias auferidas ou devidas pelo cliente, inerentes aos produtos e servios de fornecimento da instituio contratante; VI - vedao ao contratado de emitir, a seu favor, carns ou ttulos relativos s operaes realizadas, ou cobrar por conta prpria, a qualquer ttulo, valor relacionado com os produtos e servios de fornecimento da instituio contratante; VII - vedao realizao de adiantamento a cliente, pelo correspondente, por conta de recursos a serem liberados pela instituio contratante; VIII - vedao prestao de garantia, inclusive coobrigao, pelo correspondente nas operaes a que se refere o contrato; IX - realizao, pelo contratado, de atendimento aos clientes e usurios relativo a demandas envolvendo esclarecimentos, obteno de documentos, liberaes, reclamaes e outros referentes aos produtos e servios fornecidos, as quais sero encaminhadas de imediato instituio contratante, quando no forem resolvidas pelo correspondente; X - permisso de acesso do Banco Central do Brasil aos contratos firmados ao amparo desta resoluo, documentao e informaes referentes aos produtos e servios fornecidos, bem como s dependncias do contratado e respectiva documentao relativa aos atos constitutivos, registros, cadastros e licenas requeridos pela legislao; XI - possibilidade de adoo de medidas pela instituio contratante, por sua iniciativa, nos termos do art. 4, ou por determinao do Banco Central do Brasil; XII - observncia do plano de controle de qualidade do atendimento, estabelecido pela instituio contratante nos termos do art. 14, 1, e das medidas administrativas nele previstas; e XIII - declarao de que o contratado tem pleno conhecimento de que a realizao, por sua prpria conta, das operaes consideradas privativas das instituies financeiras ou de outras operaes vedadas pela legislao vigente sujeita o infrator s penalidades previstas nas Leis n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, e n 7.492, de 16 de junho de 1986. Pargrafo nico. A vedao de que trata o inciso VIII no se aplica s operaes de financiamento e de arrendamento mercantil de bens e servios fornecidos pelo prprio correspondente no exerccio de atividade comercial integrante de seu objeto social.

Resoluo n 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

CAPTULO IV DO ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTAS DE OPERAES DE CRDITO E DE ARRENDAMENTO MERCANTIL Art. 11. O contrato de correspondente que incluir as atividades relativas a operaes de crdito e de arrendamento mercantil, referidas no art. 8, inciso V, deve prever, com relao a essas atividades: I - obrigatoriedade de, no atendimento prestado em operaes de financiamento e de arrendamento mercantil referentes a bens e servios fornecidos pelo prprio correspondente, apresentao aos clientes, durante o atendimento, dos planos oferecidos pela instituio contratante e pelas demais instituies financeiras para as quais preste servios de correspondente; II - uso de crach pelos integrantes da respectiva equipe que prestem atendimento nas operaes de que trata o caput, expondo ao cliente ou usurio, de forma visvel, a denominao do contratado, o nome da pessoa e seu nmero de registro no Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF); III - envio, em anexo documentao encaminhada instituio contratante para deciso sobre aprovao da operao pleiteada, da identificao do integrante da equipe do correspondente, contendo o nome e o nmero do CPF, especificando: a) no caso de operaes relativas a bens e servios fornecidos pelo prprio correspondente, a identificao da pessoa certificada de acordo com as disposies do art. 12, 1, responsvel pelo atendimento prestado; e b) nas demais operaes, a identificao da pessoa certificada que procedeu ao atendimento do cliente; e IV - liberao de recursos pela instituio contratante a favor do beneficirio, no caso de crdito pessoal, ou da empresa fornecedora, nos casos de financiamento ou arrendamento mercantil, podendo ser realizada pelo correspondente por conta e ordem da instituio contratante, desde que, diariamente, o valor total dos pagamentos realizados seja idntico ao dos recursos recebidos da instituio contratante para tal fim. Art. 12. O contrato deve prever, tambm, que os integrantes da equipe do correspondente, que prestem atendimento em operaes de crdito e arrendamento mercantil, sejam considerados aptos em exame de certificao organizado por entidade de reconhecida capacidade tcnica. 1 No caso de correspondentes ao mesmo tempo fornecedores de bens e servios financiados ou arrendados, admite-se a certificao de uma pessoa por ponto de atendimento, que se responsabilizar, perante a instituio contratante, pelo atendimento ali prestado aos clientes.

Resoluo n 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

2 A certificao de que trata este artigo deve ter por base processo de capacitao que aborde, no mnimo, os aspectos tcnicos das operaes, a regulamentao aplicvel, o Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC), tica e ouvidoria. 3 O correspondente deve manter cadastro dos integrantes da equipe referidos no caput permanentemente atualizado, contendo os dados sobre o respectivo processo de certificao, com acesso a consulta pela instituio contratante a qualquer tempo. Art. 12-A. Para cada convnio celebrado visando concesso de crdito com consignao em folha de pagamento, cujas propostas de operaes sejam encaminhadas por correspondentes, a instituio financeira deve implementar sistemtica de monitoramento e controle acerca da viabilidade econmica do convnio, com a produo de relatrios gerenciais contemplando todas as receitas e despesas envolvidas, tais como custo de captao, taxa de juros e remunerao paga ao correspondente sob qualquer forma, bem como prazos das operaes, probabilidade de liquidao antecipada e de cesso e seus efeitos na rentabilidade. (Includo, a partir de 2/1/2012, pela Resoluo n 4.035, de 30/11/2011.) Pargrafo nico. Os relatrios gerenciais referidos no caput devem ficar disposio do Banco Central do Brasil at cinco anos aps o trmino de vigncia do convnio. (Includo, a partir de 2/1/2012, pela Resoluo n 4.035, de 30/11/2011.) CAPTULO V DO CONTROLE DAS ATIVIDADES DO CORRESPONDENTE Art. 13. A instituio contratante deve colocar disposio do correspondente e de sua equipe de atendimento documentao tcnica adequada, bem como manter canal de comunicao permanente com objetivo de prestar esclarecimentos tempestivos referida equipe sobre seus produtos e servios e deve atender, conforme o art. 10, inciso IX, s demandas apresentadas pelos clientes e usurios ao contratado. Art. 14. A instituio contratante deve adequar o sistema de controles internos e a auditoria interna, com o objetivo de monitorar as atividades de atendimento ao pblico realizadas por intermdio de correspondentes, compatibilizando-os com o nmero de pontos de atendimento e com o volume e complexidade das operaes realizadas. 1 A instituio contratante deve estabelecer, com relao atuao do correspondente, plano de controle de qualidade, levando em conta, entre outros fatores, as demandas e reclamaes de clientes e usurios. 2 O plano a que se refere o 1 deve conter medidas administrativas a serem adotadas pela instituio contratante se verificadas irregularidades ou inobservncia dos padres estabelecidos, incluindo a possibilidade de suspenso do atendimento prestado ao pblico e o encerramento antecipado do contrato nos casos considerados graves pela instituio contratante. 3 Fica o Banco Central do Brasil autorizado a estabelecer procedimentos a serem integrados aos controles de que trata este artigo, bem como, alternativa ou cumulativamente: Resoluo n 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

I - determinar a adoo de controles e procedimentos adicionais, estabelecendo prazo para sua implementao, caso verifique a inadequao do controle que a contratante exerce sobre as atividades do correspondente; II - recomendar a suspenso do atendimento prestado ao pblico ou o encerramento do contrato, na forma do 2 deste artigo; e/ou III - condicionar a contratao de novos correspondentes prvia autorizao do Banco Central do Brasil, que verificar o atendimento das medidas de que tratam os incisos I e II. CAPTULO VI DA DIVULGAO DE INFORMAES Art. 15. A instituio contratante deve manter, em pgina da internet acessvel a todos os interessados, a relao atualizada de seus contratados, contendo as seguintes informaes: I - razo social, nome fantasia, endereo da sede e o nmero de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ) de cada contratado; II - endereos dos pontos de atendimento ao pblico e respectivos nomes e nmeros de inscrio no CNPJ; e III - atividades de atendimento, referidas no art. 8, includas no contrato, especificadas por ponto de atendimento. Pargrafo nico. A instituio contratante deve disponibilizar, inclusive por meio de telefone, informao sobre determinada entidade ser, ou no, correspondente e sobre os produtos e servios para os quais est habilitada a prestar atendimento. Art. 16. A instituio contratante deve segregar as informaes sobre demandas e reclamaes recebidas pela instituio, nos respectivos servios de atendimento e de ouvidoria, apresentadas por clientes e usurios atendidos por correspondentes. CAPTULO VII DISPOSIES GERAIS Art. 17. vedada a cobrana, pela instituio contratante, de clientes atendidos pelo correspondente, de tarifa, comisso, valores referentes a ressarcimento de servios prestados por terceiros ou qualquer outra forma de remunerao, pelo fornecimento de produtos ou servios de responsabilidade da referida instituio, ressalvadas as tarifas constantes da tabela adotada pela instituio contratante, de acordo com a Resoluo n 3.518, de 6 de dezembro de 2007, e com a Resoluo n 3.919, de 25 de novembro de 2010.

Resoluo n 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Art. 17-A. vedada a prestao de servios por correspondente no recinto de dependncias da instituio financeira contratante. (Includo, a partir de 2/1/2012, pela Resoluo n 4.035, de 30/11/2011.) Pargrafo nico. A vedao mencionada no caput aplica-se a partir de 1 de novembro de 2012. (Redao dada pela Resoluo n 4.058, de 29/2/2012.) Art. 18. Aplicam-se aos contratos de correspondente em que as partes sejam instituies financeiras ou instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil as seguintes condies: I - so dispensadas as exigncias estabelecidas nos arts. 11 e 12, na hiptese de a instituio contratada oferecer a seus prprios clientes operaes da mesma natureza; II - no incide a vedao estabelecida no art. 10, inciso VIII; e III - na relao de correspondentes a ser mantida em pgina da internet, referida no art. 15, devem constar, no mnimo, os seguintes dados: a) razo social, nome fantasia, endereo da sede e o nmero de inscrio no CNPJ da instituio contratada; e b) atividades de atendimento, referidas no art. 8, includas no contrato. Pargrafo nico. Revogado. (Revogado pela Resoluo n 3.959, de 31/3/2011.) Art. 19. A instituio contratante deve realizar os seguintes procedimentos de informao ao Banco Central do Brasil, na forma definida pela referida autarquia: I - designar diretor responsvel pela contratao de correspondentes no Pas e pelo atendimento prestado por eles; II - informar a celebrao de contrato de correspondente, bem como posteriores atualizaes e encerramento, discriminando os servios contratados; III - proceder atualizao das informaes sobre os contratos de correspondente enviadas at a data de entrada em vigor desta resoluo; e IV - elaborar relatrios sobre o atendimento prestado por meio de correspondentes. Art. 20. O art. 38 da Resoluo n 3.568, de 29 de maio de 2008, passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 38. .......................................................................................................... .......................................................................................................................... Resoluo n 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

II - limites operacionais das agncias de turismo, bem como das empresas contratadas na forma prevista em regulamentao especfica, includos os critrios para o seu cumprimento." (NR) Art. 21. Fica o Banco Central do Brasil autorizado a baixar as normas e a adotar as medidas necessrias execuo do disposto nesta resoluo. Art. 22. Esta resoluo entra em vigor na data de sua publicao, produzindo efeitos: I - trs anos aps a sua publicao, com relao aos arts. 11, inciso III, e 12; II - um ano aps a sua publicao: (Redao dada pela Resoluo n 3.959, de 31/3/2011.) a) com relao ao art. 3, caput e 2 e 3, e aos arts. 7 e 8, para o ajuste de contratos firmados at a data de publicao desta resoluo; e (Redao dada pela Resoluo n 3.959, de 31/3/2011.) b) com relao aos arts. 10, incisos I, IX e XII, 11, inciso II, 13, 14, 15 e 16; e III - na data de sua publicao, com relao aos demais dispositivos. Art. 23. Ficam revogados: I - as Resolues ns. 3.110, de 31 de julho de 2003, 3.156, de 17 de dezembro de 2003, e 3.654, de 17 de dezembro de 2008; II - os incisos I, II e III e os 2, 3 e 4 do art. 4 da Resoluo n 3.568, de 29 de maio de 2008; III - o inciso III do 1 e o 2 do art. 1 da Resoluo n 3.518, de 6 de dezembro de 2007, com redao dada pela Resoluo n 3.693, de 26 de maro de 2009; e IV - o inciso III do 1 do art. 1 da Resoluo n 3.919, de 25 de novembro de 2010, a partir de 1 de maro de 2011. Braslia, 24 de fevereiro de 2011.

Alexandre Antonio Tombini Presidente Este texto no substitui o publicado no DOU de 25/2/2011, Seo 1, p. 44/45, e no Sisbacen.

Resoluo n 3.954, de 24 de fevereiro de 2011.

Potrebbero piacerti anche