Sei sulla pagina 1di 11

DESMISTIFICANDO A ADOO.

Fabrcio Lus Bertoli1 Rafaela Pvoas Cardozo2 Maristela Hertel3

Resumo A pesquisa teve como escopo um estudo acerca da adoo, em especial, quanto aos seus procedimentos, indicando quem pode adotar ou ser adotado, conforme a legislao vigente. Buscou-se a origem desse instituto, apontando a sua evoluo histrica perante a sociedade, diante dos diferentes motivos que contriburam para a efetivao da adoo na atualidade. Foram indicadas as transformaes legais decorrentes da Conveno Internacional sobre os Direitos das Crianas at o Estatuto da Criana e do Adolescente e o Cdigo Civil de 2002. Destarte, criou-se o Estatuto da Criana e do Adolescente para proteger a integridade da criana e do adolescente, colocando-os como uma preocupao central da sociedade.O principal objetivo da adoo proporcionar ao adotando o direito de viver em famlia, inserindo-o em um meio social que lhe oferea melhores oportunidades de vida e condies de crescimento, atribuindo-lhe a condio de filho, gerando os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessrios, dos filhos naturais.

Palavras-chave: adoo; procedimentos; famlia; criana e adolescente.

INTRODUO O Estado brasileiro tem a obrigao de amparar crianas e adolescentes, por tratar-se de uma garantia constitucional, igualando os filhos naturais e adotados, assim como afastando a descriminao anteriormente existente. Busca-se apurar os procedimentos que devem ser realizados por aqueles que objetivam adotar legalmente uma criana ou adolescente no ordenamento jurdico brasileiro. Sabe-se que no Brasil a adoo demasiadamente burocrtica e demorada, alm disso, percebese a carncia de informao que afeta a sociedade sobre os seus direitos. Contudo, a adoo assegurada pelo Estatuto da Criana do e Adolescente (ECA), que garante por lei o direito destes de viver em sua famlia natural ou, na sua impossibilidade, em famlia substituta. Inmeras famlias esperam ansiosas pelo adotando e milhares de crianas e adolescentes envelhecem nos abrigos e instituies similares a espera de novos pais, diante da demora da efetivao desse processo e do preconceito com relao ao perfil das crianas pretendidas pelos adotantes.

1 2 3

Acadmico de Direito, E-mail: bertoli@unerj.br Acadmica de Direito, E-mail: rafaelapc@unerj.br Orientadora, Mestre em Direito Civil. Professora do Curso de Direito da Universidade de Jaragu do Sul - UNERJ.

Esse projeto visa desmistificar a adoo, informando a evoluo histrica desse instituto, demonstrando os caminhos que devem ser percorridos para que os adotandos e os pretendentes a adotantes possam fazer jus a esse direito. CAPTULO I RELATO HISTRICO Durante muito tempo a humanidade vem nutrindo sentimentos relacionados sua existncia. Como relata Fustel de Coulages, a adoo atendia aos anseios de ordem religiosa, pois as civilizaes antigas acreditavam que os vivos eram protegidos pelos mortos e vice-versa. Alm disso, s era permitida a adoo a quem no tinha filhos, porque aqueles que os tivesse j teriam garantido a continuidade da famlia. O procedimento da adoo era, inicialmente, atravs da iniciao no culto, no conhecimento da religio domstica. Passava a existir um novo vnculo religioso, que substitua a linha de parentesco pelo nascimento. Nesse contexto, a adoo no tinha por finalidade o bem estar do adotando, mas visava aos interesses do adotante. Com o passar dos anos, o objetivo mudou. As famlias passaram a adotar com o substrato de amar o semelhante, de se entregar e receber, incondicionalmente, o carinho atribudo ao novo membro. No Brasil, a histria da adoo est vinculada ao abandono de crianas, h anos praticado. Seguindo a tradio ibrica, a iniciativa de atendimento criana abandonada no Brasil coube a Santa Casa de Misericrdia, atravs da roda dos expostos, com o auxlio da respectiva Cmara Municipal. Algumas crianas eram adotadas. Contudo, devido a falta de recursos, a instituio procurava empregar os rfos.

CAPTULO II O QUE ADOO Por ser um instituto dos mais antigos e integrante dos costumes de quase todos os povos, seu conceito varia de acordo com a poca e as tradies. Em nosso pas, inmeros juristas conceituaram a adoo. Entre eles Orlando Gomes:
Adoo vem a ser o ato jurdico pelo qual se estabelecia, independentemente de procriao, o vnculo da filiao. Trata-se de fico legal, que permite a constituio, entre duas pessoas, do lao de parentesco do primeiro grau na linha reta.4

A adoo no direito civil considerada um ato jurdico, no qual um indivduo permanentemente assumido como filho por uma pessoa ou casal que no so os pais biolgicos do adotado. Isso significa que, na maioria das vezes, as pessoas, por algum motivo, no podem ou no querem gerar seus filhos biologicamente, ento os concebem atravs da adoo. Sua finalidade receber e oferecer um ambiente familiar propcio ao desenvolvimento do adotando, que por algum motivo quedou privada de sua famlia biolgica.

GOMES, Orlando. Direito de Famlia. Rio de Janeiro: Editora Forense. 1983, p. 340.

2.1. TIPOS DE ADOO Costumeiramente, divide-se a adoo em trs tipos: a adoo brasileira, a adoo pronta e a adoo pelo cadastro. A adoo brasileira uma forma de receber um indivduo no seio familiar sem a observncia das formalidades legais. So pessoas que ignoram a legislao, munindo-se de artifcios escusos, para receber o adotante clandestinamente da me biolgica e lavrar o assento de nascimento indevidamente perante o Cartrio de Registro Civil. Considera-se adoes prontas s situaes que chegam at a equipe tcnica das Varas da Infncia, j estabelecidas, ou seja, casais que embora tenham se inscrito para o cadastro de adoo, apresentam-se com uma criana sob seus cuidados recm-nascida ou j crescida pleiteando a sua adoo (Freire, 2001, p.311). Por fim, adoo pelo cadastro, objeto desse estudo, consiste na forma mais segura e incentivada pelo Poder Judicirio. O interessado procura o Frum de qualquer comarca no territrio nacional, independentemente do lugar onde reside, para dar entrada no processo de habilitao para adoo. Em seguida o assistente social elabora um Estudo Social, que dever ser entregue ao Promotor de Justia e ao Juiz. CAPTULO III A EVOLUO LEGAL DA ADOO NO BRASIL Acontecimentos internacionais que nortearam a atual poltica pblica setorial de infncia e juventude e que mais tarde tambm serviram de base para a promulgao do Estatuto da Criana e do Adolescente: Regras Mnimas das Naes Unidas para a administrao da justia Juvenil (Regras de Beijing); Regras Mnimas das Naes Unidas para a Proteo dos Jovens privados de Liberdade; Diretrizes das Naes Unidas para a preveno da Delinqncia Juvenil (Diretrizes de Riad); Pacto de So Jos da Costa Rica.

No Brasil um dos grandes marcos mundiais foi a Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana. um tratado que visa proteo dos menores em todo o mundo. Foi aprovada na Resoluo 44/25 da Assemblia Geral das Naes Unidas, em 20 de novembro de 1989 e transformada em decreto, no Brasil no ano de 19905. Adotou como princpios gerais o direito vida, liberdade, as obrigaes dos pais, sociedade e do estado em relao criana e adolescente. Os estados signatrios ainda comprometeram-se a assegurar a proteo dos menores contra as agresses, ressaltando em seu artigo 19 o combate sevcia, explorao e violncia sexual. Alm dos princpios gerais, temos o Princpio da Participao, o da Sobrevivncia e desenvolvimento, o do Interesse superior da criana e o da No-discriminao.
5

Decreto Lei n 99.710/90.

Na Conveno Sobre os Direitos da Criana, conceituou-se criana como todo ser humano menor de 18 anos de idade, salvo se, em conformidade com a lei aplicvel criana, a maioridade seja alcanada antes. (art. 1 BRASIL. Decreto 99.710, de 21 de novembro de 1990: promulga a Conveno Sobre os Direitos da Criana. Dirio Oficial da Unio, Poder Executivo, Braslia, 22 nov. 1990. Seo I, p. 22256). 3.1. ADOO NO CDIGO CIVIL DE 1916 Aps a independncia do Brasil, as ordenaes do reino continuaram a vigorar at a entrada em vigor do Cdigo Civil, em 1917. Desde ento, a adoo entrou para o nosso direito. A adoo era tratada nos artigos 368 a 378, do referido cdigo. A lei n 3.133, de 1957, deu nova redao aos artigos 368, 369, 372, 374 e 377, permanecendo os demais inalterados desde 1916. Com o Cdigo Civil brasileiro de 1916, adotou-se o conceito de filho de criao, estabelecendo diferenas claras entre filhos naturais e adotivos. A grande diferena verificava-se especialmente no que se referia herana. 3.2. O CDIGO DE MENORES A Lei n 6.697 de 10.10.1979 instituiu o Cdigo de Menores. Tal legislao introduziu em nosso ordenamento a adoo plena. Tratava-se de uma lei destinada a proteo dos menores at dezoito anos de idade que se encontrassem em situao irregular, conforme disposto no art. 26. O Cdigo de menores s se aplicava aos menores nas situaes irregulares. Os menores que se encontravam em situao regular poderiam ser adotados nos termos do Cdigo Civil. A grande inovao trazida pelo Cdigo de Menores, foi que pela primeira vez se abordou o problema da adoo por estrangeiros. 3.3. A ADOO NA CONSITUIO DE 1988 Com a entrada em vigor da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, o direito de todos os filhos se igualou, afastando a discriminao antes existente entre os mesmos. Os filhos adotivos tiveram seus direitos igualados e foi proscrito do nosso ordenamento a idia de filho ilegtimo

3.4. A ADOO NO ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE Em 13 de julho de 1990, foi institudo pela Lei n 8.069 o Estatuto da Criana e do Adolescente. Trata-se de um conjunto de normas do ordenamento jurdico brasileiro que tem o objetivo de proteger a
6 Art. 2 - Para os efeitos desse Cdigo, considera-se em situao irregular o menor: I privado de condies essenciais sua subsistncia, sade e instruo obrigatria, ainda que eventualmente, em razo de: a) falta, ao, omisso dos pais ou responsveis; b) manifesta impossibilidade dos pais ou responsvel para prov-las; II vtima de maus-tratos ou castigos imoderados impostos pelos pais ou responsvel; III em perigo moral, devido a: a) encontrar-se, de modo habitual, em ambiente contrrio aos bons costumes; b) explorao em atividade contrria aos bons costumes; IV privado de representao ou assistncia legal, pela falta eventual dos pais ou responsvel; V com desvio de conduta, em virtude de grave inadaptao familiar ou comunitria; VI autor de infrao penal.

integridade da criana e do adolescente. Colocou crianas e adolescentes como uma preocupao central da sociedade e passou a orientar a criao de polticas pblicas em todas as esferas de governo mediante a criao de conselhos paritrios. O Estatuto da Criana e do Adolescente considera como criana as pessoas at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquelas entre doze e dezoito anos de idade. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade. A partir deste momento, desaparecem todas as diferenas entre filhos biolgicos e filhos adotivos, como tambm se define claramente que a adoo deve priorizar as reais necessidades, interesses e direitos da criana e do adolescente. No se fala mais em adoo simples e adoo plena, mas sim em uma adoo nica que tem por objetivo criar laos de paternidade e filiao entre adotante e adotado, desligando-o da famlia biolgica. A abrangncia desta lei protegeu a adoo de toda criana e de todo adolescente, independente da sua situao jurdica. No se fala mais de situao de abandono ou de situao irregular, para que haja a interveno do poder pblico. Portanto, mesmo que o menor no esteja em situao de abandono e que tenha expressamente o desejo dos pais entregarem o mesmo para adoo a uma pessoa determinada ou um casal escolhido, necessrio uma sentena judicial para que a adoo tenha efeito. 3.5. A ADOO NO NOVO CDIGO CIVIL Com relao a adoo, o Cdigo Civil de 2002 traz as disposies contidas no Livro IV Do Direito de Famlia, Ttulo I Do Direito Pessoal, subttulo II Das relaes de Parentesco, Captulo IV Da Adoo. Encontra-se disposto nos artigos 1.618 1.629. Com a entrada em vigor do novo Cdigo Civil, em 11.01.2003, tivemos grandes mudanas no instituto da adoo. No atual cdigo, as mesmas disposies aplicveis aos menores, trazidas pela Constituio Federal e pelo Estatuto da Criana e do Adolescente, passam a abranger tambm a adoo dos maiores, com algumas ressalvas. Com a entrada em vigor do Novo Cdigo Civil, o anterior foi totalmente revogado, com determinao expressa do art. 2.045 da nova lei. Porem, nos casos em que j houver direito adquirido, aplica-se o Cdigo de 1916. Em relao ao Estatuto da Criana e do Adolescente, o novo Cdigo no o revogou, sendo perfeitamente possvel a coexistncia das regras e requisitos previstos no Cdigo Civil com os requisitos do ECA para adoo de crianas e adolescentes. CAPTULO IV ADOO E O ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE 4.1. QUEM PODE ADOTAR? O homem ou a mulher maior de idade, qualquer que seja o estado civil e desde que dezesseis anos mais velho do que o adotado;

Os cnjuges ou concubinos, em conjunto desde que um deles seja maior de idade e comprovada a estabilidade da famlia; Os divorciados ou separados judicialmente, em conjunto, desde que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o estgio de convivncia haja sido iniciado na constncia da sociedade conjugal; Tutor ou curador, desde que encerrada e quitada a administrao dos bens do pupilo ou curatelado; Requerente da adoo falecido no curso do processo, antes de prolatada a sentena e desde que haja manifestada sua vontade em vida; Famlia estrangeira residente ou domiciliada fora do Brasil.

4.2. QUEM NO PODE ADOTAR? Avs ou irmos do adotado; Adotantes cuja diferena de idade seja inferior a dezesseis anos do adotado.

4.3. QUEM NO PODE ADOTAR? Criana ou adolescente, com no mximo, 18 anos de idade data do pedido de adoo e independentemente da situao jurdica; Pessoal maior de 18 anos que j estivesse sobre a guarda ou tutela dos adotantes.

4.4. CADASTRO NACIONAL O Cadastro Nacional de Adoo, que funcionar via web, tem por objetivo agilizar o encaminhamento de crianas e adolescentes para a adoo, alm de simplificar a inscrio dos interessados, racionalizando-se o sistema e evitando a multiplicidade de pedidos. Alm disso, visa facilitar a adoo de crianas de outros estados para coibir a adoo internacional, prevista pela legislao somente depois de findadas as possibilidades locais. O cadastro disponibilizar o histrico dos pretendentes, crianas e abrigos, a partir dos dados registrados no sistema, possibilitando o cruzamento de informaes. As Comisses Estaduais de Adoo e as Comisses Estaduais de Adoo Internacional sero responsveis pela centralizao dos dados, disponibilizao das senhas e capacitao das equipes tcnicas. O sistema pretende reduzir a burocracia do processo, tendo em vista que uma pessoa considerada apta adoo em sua comarca ficar, tambm, habilitada em qualquer outro lugar do Brasil. Cada tribunal de justia ser responsvel pelo levantamento do perfil dos abrigos de adoo no seu estado. O Cadastro nico Informatizado de Adoo (CUIDA), implantando no nosso Estado ser usado como referncia para o desenvolvimento da ferramenta. O processo de incluso de dados para formao do Cadastro Nacional comeou no dia 29 de abril deste ano, e prev a concluso para seis meses. Aps, o sistema dever ser alimentado permanentemente pelos juizados da criana e do adolescente. 4.5. O PROCEDIMENTO DA ADOO

4.5.1. Competncia A competncia para processar e julgar os casos de adoo do Juiz da Infncia e Juventude, de acordo com o artigo 148, inciso III, do Estatuto da Criana e do Adolescente. A competncia ser determinada pelo domiclio dos pais ou responsveis, ou pelo lugar onde se encontre a criana ou adolescente, falta dos pais ou responsveis, conforme determina o art. 147. De acordo com o art. 206 do Estatuto, o processo corre em segredo de justia e, por fora do art. 141, pargrafo 2 da mesma lei, isento de custas e emolumentos. 4.5.2. Requisitos da Petio Inicial O processo inicia mediante petio inicial, formulada por advogado (art. 206, do Estatuto da H uma exceo a essa regra, conforme dispe o art. 166 do Estatuto7, ou seja, o pedido poder ser formulado diretamente em cartrio, em petio assinada pelos prprios requerentes.
Criana e do Adolescente).

necessria a oitiva dos pais pela autoridade judiciria e pelo representante do Ministrio Pblico e de se tomar por termo as declaraes, na hiptese de concordncia com o pedido. o art. 165 do Estatuto da Criana e do Adolescente que enumera os requisitos necessrios para a concesso de pedidos de colocao em famlia substituta. Alm disso, dever o adotante juntar atestado de sade fsica e mental, atestado de idoneidade moral, comprovao da situao financeira, comprovao de residncia ou domiclio, documentos que comprovem estabilidade familiar, nos casos de adoo por concubinos. 4.5.3. Atos Judiciais Durante o processo, pode o Juiz definir a guarda aos adotantes, mediante termo de guarda e de responsabilidade, momento em que se inicia o estgio de convivncia. Preceitua o Estatuto da Criana e do Adolescente, em seu artigo 46 e pargrafos, a realizao do estgio de convivncia do adotante com o adotando. O Estatuto deixa a critrio do Juiz a fixao do prazo do estgio, podendo o mesmo ser dispensado quando se trata de criana com menos de um ano de idade ou se o adotando j est em companhia dos adotantes por tempo suficiente para se poder avaliar a convivncia. Ao constituir um perodo de adaptao do adotando e adotante, afasta-se adoes precipitadas que geram situaes irreversveis e de sofrimento para todos os envolvidos. Aps ser designada audincia de instruo e julgamento, com a presena obrigatria do representante do Ministrio Pblico, quando sero ouvidos os pais do adotando, que devero consentir na adoo. Essa concordncia ocasiona a destituio do ptrio poder dos pais biolgicos. Essa anuncia dispensada em relao aos pais desconhecidos ou destitudos do ptrio poder.
Art. 166. Se os pais forem falecidos, tiverem sido destitudos ou suspensos do ptrio poder, ou houverem aderido expressamente ao pedido de colocao em famlia substituta, este poder ser formulado diretamente em cartrio, em petio assinada pelos prprios requerentes.
7

Dever, ainda, ser observada a idade do adotando e, nos casos em que o mesmo for maior de doze anos, dever ser colhido o seu consentimento, (art. 45, pargrafo 2, do Estatuto da Criana e do Adolescente). Sanada a fase instrutria, ser realizado um estudo psicossocial, com o objetivo de avaliar a convivncia da adoo pretendida. Esse estudo ir analisar a adaptabilidade do adotando durante o estgio de convivncia e a estabilidade familiar. Aps o transcurso do prazo de convivncia, a oitiva do representante do Ministrio Pblico, havendo concluso do estudo social e tendo o Juiz formado o seu convencimento, ir proferir a sentena, a qual ir dar efeitos aos vnculos da adoo. Existe a possibilidade de recurso, no prazo de dez dias, de acordo com o art. 198, incisos I e II do Estatuto. Aps o transito em julgado que temos os efeitos da sentena de adoo, ressalvada a hiptese prevista no art. 47, pargrafo 6 do Estatuto, que ter fora retroativa data do bito. Conforme preceitua o art. 48 do Estatuto, a adoo torna-se irrevogvel, sendo expedido mandado para o cartrio de registro civil para que se proceda ao novo registro do adotado, procedendo s alteraes constantes na sentena e, ainda, se cancele o registro original (art. 47 e pargrafos). 4.6. EFEITOS DA ADOO ESTATUTRIA A sentena de natureza constitutiva modifica o status quo, gerando efeitos de ordem patrimonial e de ordem pessoal. Efeitos pessoais: constituio do vnculo de filiao, o estabelecimento de parentesco com a famlia do adotante e o direito ao uso do sobrenome deste. Efeitos patrimoniais: direito sucessrio, a obrigao alimentar e o usufruto e administrao dos bens do adotado, pelo adotante, beneficirio nos direitos provenientes de indenizao, subrogao de seguro, entre outros..

4.7. CURIOSIDADES 4.7.1. Permanece algum vnculo entre o adotado e a famlia biolgica? O objetivo da lei cortar qualquer vnculo com a famlia consangnea e, portanto, se tivermos a cumulao da destituio do ptrio poder e a concesso da adoo, em uma nica sentena e, mesmo, em um nico procedimento, os pais naturais vo saber qual a famlia que adotou seu filho. Em muitos casos, estes acabam por criar uma srie de situaes extremamente prejudiciais ao menor e famlia adotante. Portanto, para que os dispositivos do artigo 47 do Estatuto tenha eficcia, tendentes a fazer desaparecer os vestgios da paternidade e maternidade naturais do adotado, seria necessrio o legislador ter determinado a separao do processo de destituio do poder familiar, daquele de adoo. 4.7.2. O que acontecer com a criana adotada caso os pais coloquem fim sociedade conjugal? Em relao obrigao alimentar, como conseqncia do vnculo paterno filial, gerado pela sentena de adoo, surge a obrigao de prestar alimentos, pois no existe mais distino entre filhos

biolgicos e filhos adotivos, por fora de regra constitucional. Assim, caso os adotantes coloquem fim sociedade conjugal, o menor ter os mesmos direitos como se filho biolgico fosse.

4.7.3. possvel modificar do prenome do adotado? Autoriza o pargrafo 5 a modificao do prenome em qualquer idade. um liberalismo inadequado e que contraria o art. 58 da Lei 6.015/72, que considera o prenome imutvel. preciso cautela e exame apurado neste particular pedido. 4.7.4. possvel voltar atrs na adoo? A adoo irrevogvel (art. 48 Estatuto da Criana e do Adolescente), contudo persistem a excluso da herana e a deserdao. Nada impede, contudo, que esta criana j adotada seja de novo adotada por outra famlia, em face da existncia de motivos que coloquem o menor em situao de risco social ou moral (maus tratos, abuso sexual, etc) e justifique a destituio do ptrio poder. A irrevogabilidade do ato no pode tornar a adoo um ato inexorvel, perfeito e imune s fraquezas humanas, o que sobrelevaria em importncia prpria famlia natural, com a produo de efeitos manifestadamente nocivos formao moral da criana ou adolescente. A adoo pode, ainda, ser anulada a pedido do adotado ou de seus pais biolgicos quando tenha sido decretada com grave violao da lei, observando-se que a declarao restrita e no ocorrer por meros vcios formais e nem quando impliquem graves prejuzos para o menor.

CONSIDERAES FINAIS A adoo o ato jurdico pelo qual se estabelece um vnculo de filiao, atribuindo a estranho a condio de filho, gerando efeitos patrimoniais e pessoais, desde que sejam observados os requisitos legais. Esse instituto est regulamentado dentro do ordenamento jurdico brasileiro, atravs da Constituio Federal, do Estatuto da Criana e do Adolescente e do Novo Cdigo Civil. O objetivo da adoo proporcionar ao adotando o direito de viver em famlia, inserindo-o em um meio social que lhe oferea melhores oportunidades de vida e condies de crescimento. Existem muitas pessoas ansiosas por adotar e inmeras crianas e adolescentes em abrigos e instituies similares esperando serem adotados. No entanto, diante da grande burocracia existente nos processos judiciais e do preconceito com relao ao perfil das crianas pretendidas, a adoo demora a se efetivar. A questo da demora tambm se d face a necessria determinao legal sobre a destituio do poder familiar, o qual nem sempre aceito pelos pais biolgicos, o que transforma a adoo em processo litigioso. Existem alguns caso, que casais pretendentes "disputam" a mesma criana, o que torna o processo em litgio. Em vista disso, foi criado um cadastro nacional que visa dar maior celeridade na busca pelo perfil da criana desejada ou da famlia. Com a sua implementao ser possvel a adoo interestadual.

Por fim, procuramos com essa pesquisa desmistificar a adoo, prestando informaes para aqueles que pretendem o caminho da adoo, mostrando a maneira mais segura e legal de adotar.

REFERNCIAS ALBERGARIA, Jason. Adoo Plena. Belo Horizonte: Del Rey, 1996.

BANDEIRA, Marcos. A Adoo na Prtica Forense. Ilhus: Editus, 2001.

BARROS, Felipe Luiz Machado. Uma Viso Sobre a Adoo Aps a Constituio de 1988. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 632, 1 abr. 2005. Disponvel em:

<http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6552>. Acesso em: 17 jan. 2008.

BETTONI, Michele. Adoo: Uma anlise comparativa sobre o perfil das crianas pretendidas ara adoo na Comarca de Guaramirim. Universidade Regional de Blumenau, 2005.

BRASIL. Lei n. 3.071 de 1 de janeiro de 1916. Cdigo Civil.

BRASIL. Lei n. 6.697 de 10 de outubro de 1969. Cdigo de Menores.

BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL. Lei n. 8.069 de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criana e do Adolescente. BRASIL. Lei n. 10.406 de 10 janeiro de 2002. Cdigo Civil.

Conveno Internacional sobre os Direitos da Criana: Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_Internacional_sobre_os_Direitos_da_Crian %C3%A7a>. Acesso em: 17jan. 2008.

Estatuto da Criana e do Adolescente: Wikipdia, a enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_da_Crian%C3%A7a_e_do_Adolescente>. Acesso em: 17 jan. 2008.

FIUZA, Ricardo. Novo Cdigo Civil Comentado. So Paulo: Saraiva, 2002.

FONSECA, Claudia. Caminhos da Adoo. So Paulo: Cortez, 1995.

GUIMARES, Giovane Serra Azul. Adoo, Tutela e Guarda: Conforme o Estatuto da Criana e do Adolescente. So Paulo: Juarez de Oliveira, 2000.

GRANATO, Eunice Ferreira Rodrigues. Adoo: doutrina e prtica. 1 ed., ano 2003, 3 tir. Editora Curitiba, Juru, 2005.

LIBORNI, Siqueira. Adoo no Tempo e no Espao: (Doutrina e Jurisprudncia). Rio de Janeiro: Forense, 1993.

MARANGONI, Denise. A Adoo na Perspectiva dos Pretendentes da Comarca de Guaramirim. Universidade Regional de Blumenau, 2006.

MORAES, Mabel Cristiane. A Proteo dos Direitos Humanos e sua Interao diante do Princpio da Dignidade da Pessoa Humana. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 157, 10 dez. 2003. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4607>. Acesso em: 17 jan. 2008.

NERY JNIOR, Nelson. NERY, Rosa Maria de Andrade. Novo Cdigo Civil e Legislao Extravagante Anotados. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

PACHER, Maike Evelise. Anlise da Poltica de Tutelagem Estatal de Crianas e Adolescentes no Estado de Santa Catarina. Universidade do Vale do Itaja, 2005.

PASOLD, Cesar Luiz. Prtica da pesquisa jurdica: idias e ferramentas teis para o pesquisador do direito. 7. ed. rev. atual. amp. Florianpolis: OAB/SC, 2002.

RIBEIRO, Alex Sandro. A Adoo no Novo Cdigo Civil. Jus Navigandi, Teresina, ano 6, n. 59, out. 2002. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=3302>. Acesso em: 17 jan. 2008.

WEBER, Ldia Natalia Dobrianskyj. Aspectos Psicolgicos da Adoo. 1 ed. Curitiba: Juru, 2002.

Potrebbero piacerti anche