Sei sulla pagina 1di 19

Manual para instalao e configurao do Terminal Server

no Windows Server 2003. Terminal Server. O Terminal Server nos fornece a possibilidade de vrios usurios utilizarem o mesmo sistema ao mesmo tempo. Windows foi desenvolvido inicialmente para ser um sistema operacional monousurio, permitindo que apenas um usurio pudesse estar interativamente conectado ao sistema. Terminal Server freia este modelo atravs da implementao do gerenciador de sees entre o sistema operacional e os usurios. A idia dos servios de terminais bem simples e ser familiar a qualquer usurio com um pouco de experincia. De uma mquina remota o usurio tem acesso ao uso das aplicaes do servidor podendo utilizarse do poder de processamento do mesmo e deixando para a mquina do cliente apenas a entrada e sada de dados no servidor de forma visual.

Os servios de terminais do Windows permitem que vrios usurios com mquinas de poucos recursos possam utilizar aplicativos que no poderiam nem ao menos ser instalados em suas mquinas. O servidor de terminais torna-se prtico em diversos sentidos, pois alm de permitir que vrios usurios acessem o sistema operacional ao mesmo tempo de computadores remotos, permite que cada usurio tenha a sua sesso de uso nica e exclusiva de forma que um usurio no interfira nas atividades de outro usurio. Torna-se muito til nos casos de economia com licenas, pois muitas vezes a empresa no pode pagar as licenas de toda uma gama de softwares e pagando apenas as licenas de usurios de terminal pode economizar significativamente. Instalando e configurando o Terminal Server no Windows Server 2003. Instalando o Windows Server 2003. Os requisitos mnimos para a instalao do Windows Server 2003 em uma mquina de uso domstico 512 MB de RAM. Para iniciar a instalao do Windows Server 2003 inserir o CD-ROM no drive e configurar o computador de modo a acessar o drive antes de qualquer outra mdia. Desta maneira o programa de instalao do Windows Server 2003 ser iniciado. Durante a instalao dever ser fornecida algumas informaes bsicas para que o Windows Server 2003 seja instalado. Elas esto listadas abaixo na ordem que aparecem: 1. Nome e Organizao 2. Chave do Produto 3. Modo de licenciamento (por nmero de conexes ou por usurio; escolha por usurio caso voc no saiba qual usar) 4. Nome do Computador 5. Senha do Administrador 6. Data, hora e fuso horrio

7. Configurao tpica ou personalizada na configurao de rede (escolha tpica pois voc poder modificar isso mais tarde) 8. Nome do domnio ou grupo a qual este computador pertence. Depois disso a instalao prosseguir automaticamente, sendo que o tempo total de instalao em mdia de 30-40 minutos (dependendo muito das caractersticas do servidor). Primeiro vamos criar uma partio no HD.

Aps criar a partio, formatar o HD utilizando o sistema de arquivos NTFS.

Depois da formatao comear o processo que copiar os arquivos necessrios para a instalao no HD e o servidor ser inicializado.

Aps o servidor ser reiniciado, a instalao vai continuar por alguns minutos instalando os dispositivos. A seguir deve ser informado o Nome completo e Nome da organizao. O prximo passo para informar a chave da licena. Na prxima tela selecione o modo de licenciamento que pode ser por servidor ou por usurio. Na prxima tela, voc dever fornecer o Nome do computador, bem como a Senha do administrador do sistema.

Na etapa de Definies de Rede, escolha configuraes Tpicas e, na tela seguinte, deixe marcada a opoNo, este computador no est em rede...

Aguardar mais alguns minutos que a instalao ser concluda. Iniciando o Windows Server 2003.

Depois de finalizada a instalao, vai aparecer tela de login. Voc deve digitar a senha do Administrador para que o Windows permita que voc utilize-o.

Agora necessrio modificarmos algumas configuraes iniciais para que voc possa utilizar o Windows Server 2003 de maneira mais eficiente. Inicialmente voc deve minimizar a janela "Gerenciar o servidor" que abre automaticamente.

Primeiro deve-se verificar as configuraes de rede para confirmar que ele ter acesso Internet. Isso deve ser feito para que voc possa

atualizar o Windows Server 2003 via Windows Update, instalando todas as atualizaes crticas disponveis ali. No incio da instalao, se o seu Windows Server 2003 for conectado diretamente na Internet sem haver nenhum firewall protegendo-o, altamente recomendvel voc habilitar o firewall do Windows Server 2003. Para isso, clique no boto Iniciar > Painel de Controle > Conexes de Rede > Clique na conexoexistente (normalmente "Conexo Local") > Propriedades > Avanado > Clique em Proteger o Computador e clique em OK. Clique agora no boto Iniciar > Todos os programas > Windows Update. Se o Windows Server 2003 pedir para voc clicar para configurar a rede, faa isso para que voc possa acessar a Internet e o Windows Update.

Para desligar o computador voc pode informar o motivo do desligamento, que criar um log no Visualizador de Eventos.

Instalando e configurando o Terminal Server no Windows Server 2003 O TS (Terminal Server) um servio que permite que voc acesse o seu servidor remotamente, trabalhando nele em modo grfico como se voc estivesse ali. O TS no Win2003 utiliza o protocolo RDP 5.2. Para iniciar instalao do TS: Clique no boto Iniciar > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > clique em Assistente para configurar o Servidor

Clique em Avanar.

Clique na opo Terminal Server e clique em Avanar.

Aparecer uma mensagem informando que o servidor ter de ser reiniciado durante a instalao do TS: Ao ser reiniciado, o Windows Server 2003 mostrar uma tela informando que o servidor agora funciona como Terminal Server.

Para utilizar o TS, basta voc deve definir quais usurios podero acessar o servidor remotamente. Para isso, clique no boto Iniciar > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador.

De um duplo-clique em Usurios e Grupos locais > clique com o boto direito do mouse em Usurio para adicionar novos usurios.

Digite os dados do Novo usurio e clique em Criar.

Para permitir que o usurio tenha acesso remoto no servidor clique com o boto direito do mouse sobre o nome do usurio e aps clique em Propriedades.

Clique na aba Membro de;

Clique em Adicionar;

Clique em Avanado;

Clique em Localizar agora e d um duplo-clique em Usurios de rea de trabalho remota;

Clique em OK.

Com isso, os usurios com permisso de acesso via TS podero acessar o servidor remotamente. Para fazer isso de um computador com Windows XP, por exemplo, basta clicar no boto Iniciar > Todos os programas> Acessrios > Comunicaes > Conexo de rea de trabalho remota. Em Computador, digite o IP do servidor e clique em Conectar-se. Assim que a tela de login do servidor abrir, deve-se preencher o nome deusurio e senha para poder acess-lo. Usurios que tentarem se logar sem terem permisso para isso no conseguiro acessar o servidor via TS:

Para se desconectar do TS, jamais feche a janela dele. Ao invs disso, clique no boto Iniciar > Fazer logoffpara que a sua sesso seja fechada e a conexo com o servidor seja finalizada corretamente. Para saber se h algum usurio acessando o seu servidor via TS, clicar com o boto da direita do mouse naBarra de Tarefas, Gerenciador de Tarefas e Usurios. Os usurios acessando o servidor via TS aparece com Sesso RDP-Tcp#x, aonde x o nmero da conexo:

Configurando computadores com Windows 95 ou 98 para Conexo com a rea de Trabalho Remota. O msrdpcli.exe o software que instalar a parte cliente da rea de Trabalho Remota em um desses sistemas operacionais: Windows 95, Windows 98 e 98 Second Edition, Windows Me, Windows NT 4.0 ou Windows 2000. Ao ser executado, esse software permite que as plataformas anteriores do Windows se conectem remotamente com um computador que estiver funcionando com o Windows Server. O software encontra-se no CD de instalao do Windows Server, o caminho : D:\ support\tools\msrdpcli.exe ou atravs do site da microsoft.

http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/downloads/tools/rdclientdl.ms px

Abaixo a tela de um computador com o Windows 98 antes de instalar o software de conexo com a rea de trabalho remota.

A tela abaixo j mostra que o software de conexo com a rea de trabalho j foi instalado.

Potrebbero piacerti anche