Sei sulla pagina 1di 5

Pendrive Bootvel com Ghost | Ricardo Martins

http://ricardomartins.com.br/2010/05/16/pendrive-bootavel-com-ghost/

Search:

Ricardo Martins
Computao & Tecnologia

Search:

Sobre Contato

Pendrive Bootvel com Ghost


16. maio 2010 Comments (23) Categories: Utilidades Tags: dicas, ghost, pendrive A idia deste artigo mostrar como criar um pendrive bootvel que contenha uma imagem do seu equipamento que permita a realizao do auto-restore. Ou seja, basta plugar o pendrive, dar o boot e em 10 minutos seu sistema estar da mesma forma de quando voc criou a imagem, automaticamente. Eu no vou entrar em detalhes sobre como criar a imagem, visto que pr-requisito para o que iremos fazer. Este artigo surgiu em uma necessidade que tive de criar este tipo de sistema utilizando DVDs, com o intuito de criar um sistema de DVD-Restore, atravs do Ghost. Depois de uma longa maratona de testes e pesquisas na internet para fazer isto com DVDs, consegui fazer aps encontrar os dois links destacados abaixo. No entanto, depois de algum tempo perceb que utilizar um pendrive seria bem mais simples e desde ento eu simplemente no utilizo nem recomendo a utilizao de DVDs para este fim. Se voc for levar em conta o preo de um pendrive de cerca de 8GB com espao suficiente pra voc fazer ghost de uma partio de sistema inteira, sem ter problemas com arranhes, etc, vai concordar em utilizar pendrive para isto Se mesmo assim ficou interessado em utilizar DVDs, basta seguir o tutorial dos links abaixo: http://users.telenet.be/satcp/ghostresq01.htm Este processo mais simples. http://radified.com/Ghost/ghost_1.htm Processo um pouco mais complexo e detalhado mas funciona da mesma forma. Mos obra: Primeiro voc vai precisar do HP USB Disk Storage, para formatar o pendrive e configur-lo como bootvel. Execute o download em: http://pcworld.uol.com.br/downloads/2008/04/25/hp-usb-disk-storage-format-tool/ A utilizao simples, primeiro voc deve escoher o dispositivo, escolher o FileSystem (lembrando que para permitir que seja bootvel deve ser FAT32 e no NTFS) e habilitar a opo de criar um disco de inicializao. Nesta ltima opo, escolha using DOS System files located at: e ento aponte para uma pasta contendo os arquivos command.com e io.sys. Voc pode consegu-los em um disquete de boot o Windows98. Baixe em http://www.bootdisk.com/bootdisk.htm e crie o seu. Caso no possua um drive de disquete, baixe neste link http://users.telenet.be/satcp/files/bootdisk.zip e extraia o contedo do arquivo bootimage.ima utilizando o WinImage Por padro, vem embutido no arquivo io.sys uma splashscreen do Windows98. Caso voc no queira que ela aparea durante o boot do seu pendrive, basta criar um arquivo em qualquer editor de imagem (pode ser o paintbrush mesmo) com fundo todo preto, e com as resolues em 320400 e salv-lo como logo.sys. Em seguida copiei tambm este arquivo para o pendrive. Agora crie um arquivo chamado autoexec.bat com o seguinte contedo:
@ECHO OFF ghost.bat

E agora crie um arquivo chamado ghost.bat com o seguinte contedo:


GHOST.EXE -clone,MODE=pload,SRC=imagem.gho:1,DST=2:1

Explicando: Voc cria um arquivo autoexec.bat que ir chamar o ghost.bat, que ser quem efetivamente ir executar o ghost.exe com os parmetros informados. No caso, lembre-se que no campo SRC=imagem.gho, voc deve substituir pelo nome do seu arquivo de imagem, e em DST=2:1, significa disco 2, partio 1, ou seja, eu quero restaurar o contedo de imagem.gho na primeira partio do segundo disco. Ajuste este valor para a sua necessidade Por fim, copie os arquivos da sua imagem para dentro do pendrive e tambm o executvel do ghost. Lembrando apenas que caso a sua imagem seja muito grande,

1 de 5

29/5/2012 23:44

Pendrive Bootvel com Ghost | Ricardo Martins

http://ricardomartins.com.br/2010/05/16/pendrive-bootavel-com-ghost/

voc ter que utilizar a opo de split do prprio ghost para dividir a imagem em vrios arquivos de cerca de 3.5GB. Isto necessrio pois o FAT32 tem uma limitao onde os arquivos no podem ser maiores que 4GB. Note que neste caso, ser gerado um arquivo com a extenso .gho e os demais tero a extenso .ghs. Resumindo: Arquivos que devero ser copiados para dentro do pendrive: command.com io.sys autoexec.bat ghost.bat ghost.exe logo.sys arquivos de imagem Agora que voc leu at o final, vou dar o pulo do gato. Clique nos links abaixo e baixe os arquivos necessrios: - Ghost.exe - Insumos At a prxima!

Publicar no Facebook 2

Comments (23)
Sort by: Date Rating Last Activity Luiz Eduardo Cunha 96 weeks ago

Login

Boa noite Ricardo, achei muito interessante o seu mini tutorial de pen drive do ghost bootvel, mas, mais do que isso, se no me engano voc menciona a opo de direcionar uma determinada imagem uma partio especfica do disco, no caso a de sistema. Se isso funcionar, ser simplesmente a resoluo de uma questo para a qual, h tempos procuro resposta ! realmente disso que se trata ? Caso possa me responder ficarei muito grato. Venho tentando uma forma de clonar apenas a partio de sistema e, restaur-la, mantendo as demais, atravs de diversos programas, e os que o fazem, no a tornam inicializvel. Nas verses que conheo do Ghost, a opo Boot Image, invlida para parties em separado. De qualquer forma agradeo desde j o seu auxlioe sua boa vontade. Abrao, Eduardo
Reply

Ricardo Martins 96 weeks ago Ol Luiz Eduardo, Isso mesmo! V pode direcionar uma determinada imagem uma partio especfica do disco. oc Alm do Ghost, voc pode dar uma procurada na internet pelo Acronis, outra ferramente muito boa para gerao de imagens. Abrao!
Reply

+1

Luiz Eduardo Cunha 96 weeks ago

J utilizei o Acronis, o Paragon, o Disk Copy, o Boot It, o XML Drive Image, dentre alguns outros bem conhecidos. Porm quando o assunto clonar e restaurar somente a partio do sistema ( c : ) e preservar a ou as restantes, nada tem se mostrado funcional. Seria pegar a partio de sistema somente, j com drivers, programas preferenciais e seus incrveis MBRs e setores de boot, integralmente, salvar s ela em forma de imagem em mdia ou disco remomvel, e restaur-la, quando necessrio, sem apagar as lgicas e naturalmente, mantendo o sistema tal qual ele era. ( E, de preferncia inicializvel ! rs.. ) Se voc tem alguma receita ou mtodo para fazer exatamente isso, de preferncia atravs de um cd inicilizvel, ou mesmo pelo pen drive, segundo o supracitado tutorial, e se eu no estiver te importunando, vou lhe agradecer muito que me passe esse tesouro ! De qualquer forma, agradeo muito ateno. Abrao
Reply

Alexandre Bortolanza 92 weeks ago

Muito interessante esse tutorial. Pra compartilhar informao eu uso o norton ghost 12 e normalmente fao assim para meus clientes: divido o hd em 2 parties e redireciono os meus documentos e favoritos para o d: e fao a imagem do c: quando precisa restaurar coloco o cd de boot do norton j com a imagem dentro. essa com pendrive parece ser bem mais prtica. Vlw!!!
Reply

2 de 5

29/5/2012 23:44

Pendrive Bootvel com Ghost | Ricardo Martins

http://ricardomartins.com.br/2010/05/16/pendrive-bootavel-com-ghost/

Rafael 89 weeks ago

Gostaria de uma pergunta, no exemplo que vc deu em DST=2:1 que siginifica a 1 partio do segundo disco certo? Como ficaria pra mim devolver uma imagem em um pc que possui somente um HD e uma nica partio? A imagem eu tambem fiz de uma nica partio, no caso o hd a receber a imagem ser o primeiro (j que o unico)? ou o pen drive entra como um disco tambem? Num sei se consegui me expressa muito bem mas espero que entenda. Valeu!
Reply

1 reply active 38 weeks ago

Ricardo Martins 89 weeks ago Rafael, Na verdade o DST=2:1 significa a primeira partio do primeiro HD.

Isso porque como o boot feito pelo pendrive, a USB reconhecida como o primeiro dispositivo de boot e o HD passa a ser o segundo. Por esta razo o 2:1, para indicar a primeira partio do HD. Se o boot fosse pelo CD/DVD, isto no ocorreria, ento poderia ser utilizado o 1:1 para indicar a primeira partio do primeiro HD. No seu caso, voc deve fazer como no exemplo, utilizando DEST=2:1 para indicar a primeira partio do primeiro HD.
Reply

Rafael 88 weeks ago Obrigado pelo esclarecimento, dica de muita utilidade! Parabns pelo Blog.
Reply

Renato Ranzani 87 weeks ago Me tira uma dvida, esse metodo eu no consigo escolher que imagem ser executada? (ter mais de 1 imagem no pen drive!)
Reply

1 reply active 38 weeks ago

Ricardo Martins 87 weeks ago Correto. Desta forma no aparece nenhum menu para escolha da imagem. Ser executada a que estiver definida na linha de comando.
Reply

Rafael 78 weeks ago Muito til!


Reply

Pendrive Bootvel com Ghost rockes.com.br/blog


[...] Fonte: http://ricardomartins.com.br/2010/05/16/pendrive-bootavel-com-ghost/ [...] gleno 37 weeks ago Ol! Gostaria de saber, qual a verso do Ghost que foi usado para fazer a imagem.gho e o ghost.exe? Testei, mas deu um erro: No foi encontrado a imagem.gho!
Reply

Eduardo 35 weeks ago

Ol, meu problema no era com o ghost(velho amigo meu) e sim criar um pen drive bootavel. Valeu pela dica, site adicionado nos meus favoritos, TKS!!
Reply

Adeilton 29 weeks ago qual o tamaho do pendrive que voce recomenda, pois tentei em um de 2 gb e no deu certo
Reply

2 replies active 8 weeks ago

Ricardo Martins 6p 25 weeks ago Cara, isso vai depender do tamanho do HD que vai fazer o ghost. Para HD's de sistema, eu tenho utilizado pendrives de 64Gb.
Reply

+1

Rodrigo 8 weeks ago

3 de 5

29/5/2012 23:44

Pendrive Bootvel com Ghost | Ricardo Martins

http://ricardomartins.com.br/2010/05/16/pendrive-bootavel-com-ghost/

Ol Ricardo, Estou tendo problemas com HD de 500Gb, o Ghost tem algum limite ?
Reply

Marcos 24 weeks ago

Ola Ricardo, muito legal sua dica. Eu gostaria de saber se possivel fazer uma imagem de um pen drive bootavel atravs da interface ghost (dos). Exemplo: Fao um pen drive do jeito que quero e depois s fao a imagem dele para copi-lo para outros pendrives... Obrigado Marcos
Reply

cristiano 19 weeks ago sou completamente leigo nisto... mas j agora uma pergunta a ver se consigo soluo. tenho 4 ficheiros .GHO gravados por um informtico quando fiquei sem um dos discos do meu computador. algum sabe como posso aceder aos ficheiros que esto dentro destas pastas? agradeo qualquer ajuda possvel. Cristiano
Reply

Marcelo 16 weeks ago

Boa noite RIcardo, me tira uma dvida? No meu caso, eu tenho um hd com 3 parties, e minha imagem tem 3 parties, no posso mandar as trs parties para uma partio s, queria mandar para o hd todo... Espero que tenha sido compreendido hahahha. Como fao para subir a imagem do ghost nesse caso?
Reply

Marcelo 16 weeks ago

Boa noite RIcardo, me tira uma dvida? No meu caso, eu tenho um hd com 3 parties, e minha imagem tem 3 parties, no posso mandar as trs parties para uma partio s, queria mandar para o hd todo... Espero que tenha sido compreendido hahahha.
Reply

Paulo 14 weeks ago Ol, Ricardo. Excelente tutorial, at porque fornece os componentes necessrios... interessante dizer que no encontrei na internet nenhum outro tutorial to claro e com resultados to positivos. Excelente trabalho e iniciativa.
Reply

LUIZ 5 weeks ago

cara, eu consegui fazer o pendrive bootar e ate le a imagem normal, so que chega em um determinado ponto ele da uma messagem com as seguintes opoes : " OK CANCELAR BROWSE, creio eu que e pra mim procurar a segunda parte da imagem que no caso e a foi gerado no formato GHS, porem seleciono a imagem GHS so que da um erro falando que essa imagem nao e uma imagem do GHOST, alguem sabe a soluao? sera que e a versao do meu GHOST.EXE?
Reply

Felipe 4 weeks ago Cara, tem algum tutorial ou algum documento sei l de como fazer a restaurao de um windows 2000? Eu tenho ja um disquete, tenho o ghost 2003 tudo fil... Abro no DOS o D:> e na hora de executar "ghost.exe" diz que esse arquivo no pode ser executado em modo DOS... E por ae vai... Obg.
Reply

Post a new comment


Enter text right here!

Comment as a Guest, or login: Name Email Website (optional)

4 de 5

29/5/2012 23:44

Pendrive Bootvel com Ghost | Ricardo Martins

http://ricardomartins.com.br/2010/05/16/pendrive-bootavel-com-ghost/

Displayed next to your comments.

Not displayed publicly.

If you have a website, link to it here.

Subscribe to

Submit Comment

Busca Search:

Pginas Sobre Contato Categorias Backup Carreira Certificao Linux Networking Programao Segurana Utilidades Virtualizao Windows Top Posts Alterar o idioma do Windows 7 e Vista (Qualquer verso) - 191.397 visualizaes Pendrive Bootvel com Ghost - 27.929 visualizaes Ataques brute force utilizando o Hydra - 26.526 visualizaes Instale o plugin do Flash Player no Firefox Portable - 18.874 visualizaes Bloqueando sites atravs do arquivo HOSTS Parte 2 - 17.841 visualizaes Sistemas operacionais 64 bits: Vale a pena? - 12.540 visualizaes Acesso remoto via Team Viewer - 11.330 visualizaes Tornando seu Windows 7 um access point wireless - 11.181 visualizaes Download do disco de restaurao do Windows 7 - 10.350 visualizaes Janelas transparentes no Ubuntu 9.04 - 10.253 visualizaes ltimos tweets Teste 456 10 hours ago Teste 123 10 hours ago RT @EspiritoLivre: Como reconhecer suas parties do #Linux no #Windows bit.ly/KWHIWF via @sejalivrelinux #desktop 15 hours ago RT @estudeccna: Curso de Introduo ao IPV6. #OldPost estudeccna.com.br/tutoriais/curs 15 hours ago RT @efetividadeblog: Bis Como mandar e-mails que recebem respostas efetivida.de/!4614 15 hours ago "Installing Lighttpd With PHP5 (PHP-FPM) And MySQL Support On Ubuntu 12.04"( twitthis.com/lhcu7y ) 15 hours ago RT @exame_carreira: Foi convidado para entrevista de emprego? Saiba o que perguntar bit.ly/MNev2v 15 hours ago RT @voltemos: Paul Washer - Voc Est Fazendo a Vontade de Deus ou a Sua? - Por Paul Washer. HeartCry Missionary Society... http://t. ... 15 hours ago RT @voltemos: Tim Conway - O Poder da Cruz Realmente Libertou Voc? - Por Tim Conway. Grace Community Chruch. Website:... http://t.co ... 15 hours ago RT @voltemos: John Owen - Estudo Sobre a Tentao: Como combater e vencer as Tentaes - O alvo da tentao ... bit.ly/GK5u55 15 hours ago 2012 Ricardo Martins. All rights reserved. Design by picomol. Powered by WordPress.

5 de 5

29/5/2012 23:44

Potrebbero piacerti anche