Sei sulla pagina 1di 8

Angstia, inibies e desejo

Angstia, inibies e desejo


Ana Cristina Teixeira da Costa Salles
Resumo Este trabalho tem por objetivo pesquisar as caractersticas da inibio, suas interfaces com a angstia, o sintoma e a articulao com o desejo, ressaltando a paralisao que pode advir em face do encontro enigmtico com o desejo do Outro. Palavras-chave Angstia, Inibies, Sintoma, Desejo do Outro, Enigma, Paralisao. Primeiras formulaes freudianas sobre o tema O conceito de inibio aparece na obra freudiana quando se esboam as primeiras hipteses acerca do funcionamento do aparelho psquico. A originalidade do emprego do termo em psicanlise consiste no fato de existir um aspecto ativo que intervm no processo de inibio, isto , a inibio acionada pelo prprio sujeito que sofre a ao inibidora. Essa dimenso ativa da inibio foi, desde o incio das formulaes freudianas, associada ao aspecto econmico da vida mental, sobretudo no que se refere s relaes entre os processos consciente e inconsciente, quanto inscrio das representaes pulsionais na cadeia associativa de idias1 . A articulao entre a inibio e os elementos da representao pulsional constri-se paulatinamente e sempre relacionada ao que no funcionamento do aparelho psquico diz respeito s oposies entre princpio de prazer x princpio da realidade, processo primrio x processo secundrio, entre o eu e as pulses sexuais, entre o funcionamento relativo dos sistemas Ics, Pcs e Cs e posteriormente entre as instncias Eu, Isso e Supereu. O primeiro emprego do termo, localizado no Manuscrito A, diz respeito emergncia de um quantum de angstia decorrente da inibio da funo sexual. Freud preocupa-se nesse momento com as quantidades de energia no interior do aparelho psquico e confere ao processo de inibio uma funo decisiva no funcionamento mental... Nesse contexto o termo inibio comea a ser empregado com a conotao explcita de um modo de defesa contra certas ideias fortemente investidas pela libido sexual. A finalidade principal da inibio consiste em controlar e dominar qualquer excedente da sexualidade, fonte de desprazer por excelncia, cuja presena ameaa pr em risco certa constncia do aparelho psquico2 . O eu, instncia responsvel por produzir a defesa, tenta evitar o conflito com a sexualidade acionando a inibio do pensamento para controlar a angstia que derivaria da satisfao das pulses sexuais. Dessa forma, o eu tenta preservar a unidade da vida psquica, evitando o confron-

1. SANTIAGO, Ana Lydia. A inibio intelectual na psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p.113.

2. SANTIAGO, Ana Lydia. A inibio intelectual na psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p.118.

Reverso Belo Horizonte ano 31 n. 57 p. 31 - 38 Jun. 2009

31

Ana Cristina Teixeira da Costa Salles

to com as representaes sexuais insuportveis, que seriam incompatveis com as representaes ideais do sujeito. Para Freud, inibio e recalque so processos distintos. Essa diferenciao importante porque a inibio pode ser intrnseca a vrios mecanismos de defesa diferentes, os quais ele identifica como tpicos de cada afeco neurtica: a converso na histeria, o isolamento, as formaes reativas e a anulao na neurose obsessiva, e o deslocamento do afeto na fobia. A inibio tem uma funo econmica decisiva no funcionamento mental, controlando e dominando a tenso geradora de desprazer, o excesso sexual, enquanto que o recalque sobrevm quando o sujeito se defronta com a sexualidade e o desprazer j no pode mais ser evitado. Na inibio a defesa suspende o desprazer, bloqueando ao mesmo tempo a cadeia de pensamentos ou lembranas: quando um pensamento incmodo, o sujeito para de pensar, o pensamento inibido e as associaes tambm, sendo pouco evidente a reorientao da satisfao pulsional. No recalcamento a traduo do pensamento perturbada, mas a cadeia associativa tem prosseguimento. O pensamento recalcado insiste em se inscrever, retorna conscincia e produz novas associaes. H formao de compromisso criando o prazer em determinada parte do aparelho psquico e o desprazer em outra. A pulso obtm satisfao no sintoma. Alm disso, o recalque tem um estatuto particular, porque por um lado funda o inconsciente e por outro se apresenta como a defesa estruturante dos outros processos defensivos. Projeto para uma psicologia cientfica No Projeto para uma Psicologia Cientfica (1895) encontramos a metfora da realizao alucinatria do desejo, tema que ser retomado por Freud no cap.VII da A Interpretao dos Sonhos (1900).
32

A busca de satisfao no recm-nascido, realizada atravs do processo alucinatrio do trao mnmico da primeira experincia de satisfao, revela um modo de funcionamento caracterstico do princpio de prazer. Com o incio de um novo ciclo, a tenso crescente no interior do organismo (como no exemplo da fome) e o desconforto decorrente desta tenso que pede um objeto real foram o aparelho psquico a corrigir seu modo de funcionamento, inibindo o mecanismo alucinatrio e buscando atravs de uma ao motora (choro, por exemplo) a percepo real do objeto de satisfao que capaz de eliminar a tenso. Dessa maneira, as necessidades vitais foram o infans a inibir o processo primrio de satisfao e levar em conta as percepes da realidade. Nesse nvel econmico de funcionamento do aparelho psquico, a inibio introduzida para que a conscincia possa ajustar as informaes psquicas oriundas do inconsciente em funo da realidade3 . Assim, a inibio dos processos primrios possibilita a instaurao dos processos secundrios favorecendo o desenvolvimento do eu. Todo esse processo demonstra o primeiro registro de um ato na organizao psquica. Com a inibio dos processos alucinatrios, iniciam-se no plano do pensamento as primeiras distines entre percepo e lembrana e o infans introduzido na via de realizao do desejo. Nesse momento da elaborao freudiana sobre o aparelho psquico encontramos ento duas funes distintas para a inibio. 1. Orientar a pulso sexual no sentido de buscar satisfao atravs de um objeto da realidade, independente de qualquer registro alucinatrio.

3. SANTIAGO, Ana Lydia. A inibio intelectual na psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005, p.114.

Reverso Belo Horizonte ano 31 n. 57 p. 31 - 38 Jun. 2009

Angstia, inibies e desejo

2. Regulao dos excessos da excitao sexual. Essas duas funes da inibio visam ao limiar da atividade pulsional tendo em vista a evitao do desprazer. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905) Nos Trs Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905), Freud vai demonstrar como o desenvolvimento cognitivo e as atividades intelectuais se desenvolvem a partir da sexualidade. Ressalta tambm no texto a questo da inibio intelectual e a importncia das foras inibidoras no processo de sublimao. Nesse momento a inibio no mais concebida como um processo que se desencadeia a partir do excesso pulsional, mas como uma fora psquica, um dique, uma barreira que faz obstculo pulso sexual. no perodo de latncia, compreendido geralmente entre o sexto ano de vida e a puberdade, quando as vivncias sexuais infantis sucumbem ao recalque, que aparecem estas foras psquicas inibitrias da pulso sexual. Diz Freud: durante esse perodo de latncia total ou parcial que se constroem as foras psquicas que iro mais tarde impedir o curso da pulso sexual e, como barreiras, restringir seu fluxo a repugnncia, os sentimentos de vergonha e as exigncias dos ideais estticos e morais4 . Freud ainda assinala que o fluxo das moes pulsionais infantis no cessa completamente na latncia, de vez em quando um fragmento da sexualidade infantil ressurge podendo suscitar sensaes de desprazer. Essas moes, consequentemente, evocam foras psquicas opostas (impul4. FREUD, S. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1972, v. VII.

sos reativos) que, a fim de recalcar de forma eficaz esse desprazer, constroem as barreiras mentais j mencionadas a repugnncia, a vergonha e a moralidade5 . As foras inibidoras adquiridas no perodo de latncia vm consolidar o processo de inibio da pulso quanto ao seu objetivo trabalhando a favor da sublimao. Alm disso, agem na conteno da pulso sexual que escapa ao processo de sublimao atravs das formaes reativas. Esta funo diferenciada da inibio sexual auxilia no processo de dessexualizao do pensamento, o que, segundo Freud, torna a criana educvel, possibilitando o seu ingresso nas atividades sociais e promovendo o seu desenvolvimento cognitivo. Nesse momento a inibio tem por funo a renncia satisfao atravs da reorientao da finalidade da pulso sexual. Teorias sexuais das crianas Pulso de saber Freud considera que as atividades intelectuais encontram-se relacionadas vida sexual infantil, sobretudo s pesquisas sexuais e s teorias que as crianas constroem a respeito da sexualidade. Ele vai denominar de pulso de saber (Wissenstrieb) ou pulso do pesquisador essa moo pulsional que surge muito cedo na vida da criana, geralmente por volta de trs a cinco anos de idade. interessante salientar a observao de Freud de que essa pulso no pode ser includa entre os componentes pulsionais elementares, nem pode ser classificada como pertencente exclusivamente sexualidade. Sua atividade corresponde, de um lado, a uma maneira sublimada de obter domnio e, de outro, utiliza a energia da escopofilia6 .

5. FREUD, S. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1972, v. VII. 6. FREUD, S. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1972, v. VII, p.200.

Reverso Belo Horizonte ano 31 n. 57 p. 31 - 38 Jun. 2009

33

Ana Cristina Teixeira da Costa Salles

Toda relao posterior do sujeito com qualquer forma de conhecimento ou saber intelectual est relacionada com a investigao sexual desse perodo da infncia. O progresso da trajetria da investigao sexual da criana tende a ser inibido por uma ignorncia sobre a castrao e por falsas teorias que a constituio de sua prpria sexualidade lhe impe. O insucesso do esforo do pensamento para atingir o objetivo da pesquisa torna-se o prottipo de todo trabalho intelectual posterior. Por volta de 6 anos, com o aparecimento do recalque das pulses sexuais infantis, a atividade intelectual ou a pulso de saber pode encontrar destinos diferentes: 1. a inibio do pensamento 2. a compulso neurtica a pensar 3. a sublimao A terceira possibilidade (sublimao) constitui o destino mais favorvel atividade intelectual e a mais importante para a cultura. Freud explica esse destino pulsional afirmando que a libido no sofre recalque, ela sublimada em avidez de saber que a refora. Dessa maneira, o pensamento pode agir em um espao dessexualizado, livre da investigao sexual infantil e a servio dos interesses intelectuais. Os outros dois destinos da pulso constituem as formas neurticas do pensamento, muito frequentes na histeria e na neurose obsessiva. Na inibio neurtica a curiosidade intelectual fica inibida, a liberdade das atividades intelectuais reduzida e o sujeito fica limitado no ato de pensar e de agir. Inibio, Sintomas e Angstia Em Inibio, Sintomas e Angstia (1925), Freud vai apresentar a sua ltima concluso clnica a respeito da inibio, elaborada luz da segunda tpica do aparelho psquico. Esse texto vai apresentar
34

tambm uma nova concepo da teoria da angstia e assinalar as relaes entre as inibies, os sintomas e a angstia. Inicialmente, Freud vai investigar a questo da inibio e do sintoma mostrando que os dois conceitos no se encontram no mesmo plano, sendo processos distintos. Enquanto que a inibio pode ser definida como uma limitao funcional do eu ou como uma simples diminuio da sua funo, no tendo necessariamente uma dimenso patolgica, o sintoma realmente manifesta a presena de algum processo patolgico nessas mesmas funes7 . O sintoma pode ou no estar ligado a uma inibio e geralmente o substituto de uma satisfao pulsional no ocorrida, manifestando o retorno do recalcado, bem como uma soluo de compromisso entre as representaes recalcadas e as instncias recalcadoras. Nota-se, portanto, um certo trabalho psquico no sintoma que na inibio est paralisado. A inibio, por outro lado, apresenta-se nos quadros neurticos como uma verdadeira renncia funo do eu, havendo desde o incio um eu enfraquecido, pois a renncia realizada implica a fora da ao inibidora. No processo inibitrio o eu no entra em luta com as demais instncias, como acontece na formao de sintomas, pelo contrrio, evita o conflito com o Isso e o Supereu. A renncia aparece como a defesa possvel e a inibio manifesta-se no mbito do eu como uma restrio funcional. Freud vai dizer que uma restrio dessa espcie pode ter origens muito diversas, sendo que a correlao entre a angstia e a inibio evidente: Algumas inibies representam o abandono de uma funo porque sua prtica produziria angstia8 .

7. FREUD, S. Inibio, sintomas e angstia (1925). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. XX, p.107. 8. FREUD, S. Inibio, sintomas e angstia (1925). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. XX, p.108.

Reverso Belo Horizonte ano 31 n. 57 p. 31 - 38 Jun. 2009

Angstia, inibies e desejo

Distinguem-se cinco funes do eu sujeitas a inibies: funo sexual, alimentar, de locomoo, trabalho social e inibies especficas. Nas trs primeiras funes a inibio est referida atividade normal do rgo. A funo do trabalho definida como diminuio do prazer de trabalhar ou execuo defeituosa do trabalho, uma vez que no se acha associada a um rgo especfico. A inibio do trabalho remete histeria e tambm neurose obsessiva. Freud identifica duas razes associadas renncia do eu quanto ao exerccio da funo profissional: o eu s renuncia a uma funo sua disposio para evitar um conflito com o Isso ou com o Supereu9 . No primeiro caso a limitao funcional do Eu est correlacionada a um aspecto sexual. Descobriu-se como fato geral que a funo do Eu de um rgo fica prejudicada se a sua erogeneidade sua significao sexual for aumentada10 . O mecanismo caracterstico dos processos histricos o que serve de modelo nestes casos de sexualizao do rgo. O eu renuncia a essas funes, que se acham dentro de sua esfera, a fim de no ter de adotar novas medidas de recalcamento a fim de evitar um conflito com o Isso11 . No segundo caso, quando necessrio evitar um conflito com o supereu, as inibies ocorrem a servio da autopunio. So inibies muito frequentes em atividades profissionais, quando nenhum sucesso ou reconhecimento permitido. O supereu punitivo impe uma recusa de satisfao pelo trabalho. O eu no pode realizar

essas atividades porque trariam xito e lucro, e isso so coisas que o severo supereu proibiu12 . Freud ainda ressalta dois fenmenos bastante comuns: pessoas que fracassam diante do sucesso ou que saem ganhando com o fracasso. Nessas vrias formas de inibio do trabalho verifica-se o modo de satisfao masoquista da pulso. Aps essas consideraes, Freud conclui que a inibio uma medida de precauo, inerente ao eu, e no se confunde com o sintoma. Isso no impede que se possam considerar certas inibies como sintomas, como nos casos de fobias ou em determinadas inibies intelectuais que articulam a inibio a um modo de satisfao pulsional especfico que caracteriza a estrutura do sintoma. As inibies mais generalizadas do eu so correlacionadas por Freud a um mecanismo diferente de natureza simples. o caso do empobrecimento do eu diante de uma tarefa difcil como o trabalho de luto, ou quando uma quantidade excessiva de fantasias sexuais tem que ser mantida sob controle. Nesses casos o eu perde uma quantidade to grande de energia sua disposio que tem que reduzir o dispndio da mesma em vrios pontos ao mesmo tempo13 . Podemos concluir que nesse texto Freud trabalha a inibio como limitao, indicando a impossibilidade de harmonizar as trs instncias (Isso, Eu e Supereu) ou expressando o limite energtico do aparelho psquico. Apresenta tambm a dimenso sintomtica da inibio, aspecto diferente do utilizado na concepo da inibio como defesa. Nos textos freudianos a inibio apresenta causas diversas e est relacionada

9. FREUD, S. Inibio, sintomas e angstia (1925). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. XX, p.110. 10. FREUD, S. Inibio, sintomas e angstia (1925). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. XX, p.110. 11. FREUD, S. Inibio, sintomas e angstia (1925). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. XX, p.110.

12. FREUD, S. Inibio, sintomas e angstia (1925). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. XX, p.110. 13. FREUD, S. Inibio, sintomas e angstia (1925). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. XX, p.110.

Reverso Belo Horizonte ano 31 n. 57 p. 31 - 38 Jun. 2009

35

Ana Cristina Teixeira da Costa Salles

tanto angstia quanto ao sintoma, sempre referenciada ao desejo inconsciente. Nas ltimas consideraes clnicas de Freud sobre o tema, a inibio permanece como possibilidade de barrar a emergncia do perigo evidenciado pela angstia de castrao. A inibio aparece como medida de precauo e anteparo ao que a angstia denuncia. Consideraes lacanianas sobre o tema Lacan no Seminrio 10 sobre a Angstia, ao se questionar sobre o que a inibio, vai assinalar que esta a introduo numa funo de rgo de um desejo que perturba o funcionamento normal desse rgo, manifestando assim uma satisfao pulsional diferente. Correlaciona, dessa maneira, a inibio ao desejo, mostrando que por isso que o desejo pode tomar a funo de defesa. A inibio se apresenta como um sintoma, ou seja, ligada a um desejo inconsciente, manifestando um aspecto pulsional, sendo por isso diferente da inibio enquanto defesa do eu. Lacan diz que a primeira forma evolutiva do desejo se assemelha com a ordem da inibio, pois quando o desejo aparece pela primeira vez, ele se ope ao ato, pelo fato de estar identificado ao desejo de reter. No nvel anal, o objeto excremento funda o desejo de expulsar e a formao de outro desejo se volta contra a prpria funo que o introduz. No lugar de dar as fezes (demanda materna) aparece o desejo de reter, de se opor ao desejo do Outro. Nesse nvel, o desejo de reter assume a forma de dar-se ao Outro, sendo por isso mesmo estruturante. A reteno aparece como um modo de defesa diante da angstia de castrao e o objeto fezes, que simboliza retroativamente a castrao, adquire um valor flico. Lacan vai mostrar ainda que a inibio pode se apresentar tambm como uma
36

armadilha protetora, em que o sujeito fica preso numa captura narcsica para evitar o encontro angustiante do que ele como objeto para o Outro. Essa captura narcsica est articulada constituio do sujeito como um tempo lgico necessrio e estruturante, o estdio do espelho, em que sua imagem ideal refletida autenticada pelo Outro. Essa iluso narcsica de completude a condio necessria para a constituio do sujeito e sua inscrio no campo do Outro, no simblico. Corre-se entretanto o risco de se ficar preso ao imaginrio, ao ideal, numa alienao imagem e portanto detido, paralisado. Freud j denunciava essa situao quando, no artigo Sobre o Narcisismo: Uma Introduo (1914), falava de Sua Majestade o Beb, que realizar todos os sonhos e aspiraes, todos os desejos paternos. Assim, o sujeito inibido porque est preso ao ideal. Evitando a renncia de ser o objeto imaginrio que obtura a falta do Outro, renncia que possibilita o acesso ao desejo, o sujeito se paralisa, fica impedido e embaraado. Sabemos com Lacan que o desejo do sujeito sempre desejo do Outro, sempre desejo de desejo do Outro. nesse ponto que, a meu ver, a angstia se presentifica mais intensamente, pois o desejo do Outro sempre enigmtico, misterioso, inconsistente; nunca se sabe o que pode advir desse encontro. Freud j mencionava em O Mal-Estar na Civilizao que o relacionamento com outros homens a principal causa do sofrimento humano. Perante o Que queres, o sujeito se angustia e responde com a inibio, que se manifesta nesse momento como paralisao diante do desejo do Outro, ou em outras palavras, diante da angstia de castrao.

Reverso Belo Horizonte ano 31 n. 57 p. 31 - 38 Jun. 2009

Angstia, inibies e desejo

ANXIETY, AND WISH INHIBITIONS

SOBRE A AUTORA
Ana Cristina Teixeira da Costa Salles
Psicloga. Psicanalista. Membro do Crculo Psicanaltico de Minas Gerais CPMG. Presidente do Crculo Psicanaltico de Minas Gerais Binio 2007/2009. Endereo para correspondncia: Rua Piau, 778/503 Santa Efignia 30150-320 BELO HORIZONTE/MG Tel.: (31)3273-4351 E-mail: anacristinatcsalles@hotmail.com

Abstract In this article, the author intends to research the characteristics of inhibition: its intersection with anxiety and with the symptom, its connections to wishing. Special attention is given to emphasize the paralysis that can appear in face of the Others wish. Keywords Anxiety, Inhibitions, Symptom, Others desire, Enigma, Paralysis.

Bibliografia
FREUD, S. Projeto para uma psicologia cientfica (1895). Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1977, v. I. FREUD, S. Anlise de uma fobia em um menino de cinco anos (1909). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. X. FREUD, S. Dostoiewski e o parricdio (1928). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1974, v. XXI. FREUD, S. Inibio, sintomas e angstia (1925). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. XX. FREUD, S. O mal-estar na civilizao (1930). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1974, v. XXI. FREUD, S. Teorias sexuais das crianas (1908). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1976, v. IX. FREUD, S. Trs ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905). ESB. Rio de Janeiro: Imago, 1972, v. VII. HENCKEL, M. e BERLINCK, M. T. Consideraes sobre inibio e sintoma: distines e articulaes para destacar um conceito do outro. In Estilos da Clnica, v.8, n.14, 2003, p.14-125. KAUFMANN, P Dicionrio enciclopdico de psica. nlise: o legado de Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. LACAN, J. O seminrio, livro X: a angstia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. SANTIAGO, Ana Lydia. A inibio intelectual na psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

RECEBIDO EM: 15/04/2009 APROVADO EM: 27/04/2009


Reverso Belo Horizonte ano 31 n. 57 p. 31 - 38 Jun. 2009

37

Potrebbero piacerti anche