Sei sulla pagina 1di 16

7

U UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

1. INTRODUO

Este trabalho contm um relato de todas as minhas experincias vividas durante o estgio supervisionado 2 etapa, do curso de pedagogia e que visa complementao dos estudos da prtica de ensino da universidade Estadual de Montes Claros, Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil), que perfaz uma carga horria de 120 horas e regulamentado pela Lei de Diretrizes e Base da educao Nacional na Lei 934/96 e pela Resoluo SEE / n. 688/05. O estgio foi desenvolvido no perodo de 02 de abril a 15 de maio no Centro Educacional Dbora Lemes Cavalcanti na turma do 1 perodo da educao infantil da professora Sandra Alpia. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: apresentao da estagiria na escola, planejamento e confeco de materiais para regncia, desenvolvimento da regncia, observao do pedagogo e anlise do seu plano de ao. No decorrer do estgio foi observado que todas as aes e prticas do pedaggico devem partir da realidade da escola e do contexto social onde cada aluno est situado. Essa integrao entre realidade de aprendizagem contribui para o bom desenvolvimento do educando, oferecendo-lhe melhores oportunidades e incentivos de aprendizagens. Essa fase do estgio traz grande benefcio nossa vida acadmica, pois a partir de observaes descobrimos que o papel do professor desempenha funo fundamental de mediador entre o aluno e conhecimento, pois de acordo com Paulo Freire (1983, p.28), a educao tem carter permanente. No h seres educados e no educados. Estamos todos nos educando. Existem graus de educao, mas estes no so absolutos. Deste modo, o estgio me proporcionou a oportunidade de refletir sobre o processo de aquisio da aprendizagem e podendo confront-la com a realidade da escola.

8
U UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A partir do momento em que me apresentei no Centro Educacional Dbora Lemes para a diretora Maringela, esta me encaminhou ao servio pedaggico para que a mesma me encaminhasse para a turma em que iria estagiar. A supervisora Deusngela me recebeu com ateno, explicou todo o procedimento de desenvolvimento das aulas, desde o horrio de chegada at o momento de recreio e sada. Logo aps fomos at a sala do 1 perodo da professora Sandra Alpia onde iria estagiar. Conversei com a professora, na qual me orientou sobre o contedo em que estava trabalhando e como desenvolve as aulas. Este momento de interao entre professora regente de sala e estagiria importante, pois tem o objetivo de orientar e dar segurana para que o estagirio possa organizar os materiais didticos a serem desenvolvidos na sala de aula.

2.1. Planejamento das atividades de regncia e confeco dos materiais a serem utilizados

Para que haja uma atividade frtil e produtiva o ponto de partida para o planejamento das atividades foi o estmulo. Considerando que as crianas na fase pr-escolar trazem consigo um conhecimento prvio do cotidiano em que vive, busquei adequar as atividades de acordo com o nvel de aprendizagem da classe e de acordo com as orientaes repassadas pela professora regente.
O aluno j chega escola com determinados conhecimentos sobre o mundo a sua volta. No uma tabula rasa a ser continuamente preenchida ou esvaziada. Esse conhecimento prvio ponto de

9
U UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

partida para a aprendizagem que acontece na sala de aula. (NEMI, MARTINS, 1996, p. 56)

O planejamento das aulas foi organizado para o desenvolvimento de atividades voltadas para o ensino por meio de brincadeiras, msicas, contao de histrias, valores, coordenao motora, modelagem; tendo por base as orientaes do Referencial Curricular Nacional para Educao Infantil, pois o mesmo expressa que:
Educar significa, portanto, propiciar situaes de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relao interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude bsica de aceitao, respeito e confiana, e o acesso, pelas crianas, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. (BRASIL, 1998, p. 23)

Dessa forma, as atividades esto voltadas para a aquisio de habilidades e competncias indispensveis formao da criana, tendo em vista o seu processo de desenvolvimento. Pensar e refletir sobre a formao da criana foi um ponto importante no planejamento e confeco dos materiais, pois no momento da regncia em que se d a construo da aprendizagem por meio dos aspectos cognitivos, afetivos, sociais, culturais e pessoais; consolidando dia a dia a sua formao intelectual. Nesse contexto, percebo que o planejamento crucial para que as aes de docncia sejam executadas com eficcia, dando segurana na transmisso do pensamento e na realizao das aes. Menegolla e SantAnna (2001) apresentam alguns pontos que mostram a importncia do planejamento para a ao do professor em sala de aula. Os autores chamam a ateno para a importncia do planejamento ao destacar:
- (o planejamento) ajuda o professor a definir os objetivos que atendam os reais interesses dos alunos; - possibilita ao professor selecionar e organizar os contedos mais significativos para seus alunos;

10
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

- facilita a organizao dos contedos de forma lgica, obedecendo a estrutura da disciplina; - ajuda o professor a selecionar os melhores procedimentos e os recursos, para desencadear um ensino mais eficiente, orientando o professor no como e com que deve agir; - ajuda o professor a agir com maior segurana na sala de aula; - o professor evita a improvisao, a repetio e a rotina no ensino; - facilita uma maior integrao com as mais diversas experincias de aprendizagem; - facilita a integrao e a continuidade do ensino; - ajuda a ter uma viso global de toda a ao docente e discente; - ajuda o professor e os alunos a tomarem decises de forma cooperativa e participativa. (2001, p.66)

Portanto, o entendimento que o professor tem de planejamento mostrase importante para sua ao em sala de aula uma vez que este pode influenciar a sua prtica de maneiras diferenciadas.

2.2. Regncia na educao infantil

A regncia um momento nico de muita relevncia, por exigir do estagirio uma pesquisa minuciosa, pois ir incumbi-lo de assumir a funo de elaborar e executar um planejamento pedaggico e, alm de tudo oferece subsdios essenciais para a formao profissional do pedagogo, proporcionando-lhe uma reflexo acerca da construo da prxis docente. As atividades de docncia foram desenvolvidas no perodo de 11 a 24 de abril no perodo vespertino. Durante as aulas tive o cuidado de estar atenta s diferentes maneiras de expresso das crianas de agir e interagir com o outro e com o meio e as suas necessidades, tendo como objetivo nutrir o pensamento por meio da ludicidade desta forma auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades e competncias, tornando-os construtores do seu prprio conhecimento.
A ao do professor de educao infantil, como mediador das relaes entre as crianas e os diversos universos sociais nos quais elas interagem, possibilita a criao de condies para que elas

11
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

possam, gradativamente, desenvolver capacidades ligadas tomada de decises, construo de regras, cooperao, solidariedade, ao dilogo, ao respeito a si mesmas e ao outro, assim como desenvolver sentimentos de justia e aes de cuidado para consigo e para com os outros. (BRASIL, 1998, p. 43)

Nesse sentido, o educador assumindo o papel de mediador acarretar como aes o de incentivador do processo de ensino e aprendizagem, tornando-se investigador de novas descobertas. As atividades foram desenvolvidas tendo o cuidado e ateno das percepes das crianas. Iniciava sempre fazendo o momento de orao, trabalhando os valores de afeto, igualdade, diviso, etc. Aps trabalhava com atividades ldicas, organizadas seguindo orientaes e apoio da professora. Sempre antes do lanche cantvamos a msica objetivando desenvolver a expresso oral e a interao. Depois do lanche voltvamos para sala de aula para trabalhar atividades orientadas como, contao de histrias, coordenao motora, recorte e colagem, entre outras. Em seu cotidiano, o professor, vai construindo o saber pedaggico, pois esse saber que fundamenta o seu trabalho.
o saber que possibilita ao professor interagir com seus alunos, na sala de aula, no contexto da escola onde atua. A prtica docente , simultaneamente, expresso desse saber pedaggico construdo e fonte de seu desenvolvimento (AZZI, 2000, p. 43).

Para a autora, o professor, por ser o responsvel direto pela sala de aula, deve ser um profissional qualificado para exercer sua funo. Tendo a responsabilidade de estar formando seres para atuao na sociedade. No decorrer do estgio tive que aprender e me adequar a tarefa de educar, compreendi que ela deve ser considerada como um processo para o desenvolvimento humano, pois uma atividade delicada que exige como princpio, amor, desprendimento, doura,firmeza, pacincia e deciso. O professor deve estar ciente de que esta em suas mos o futuro de muitas crianas.

12
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

Assim, o professor escolhe a sua forma de trabalhar os contedos em sala de aula, a melhor maneira de transmitir aos seus alunos os contedos que eles devem assimilar, podendo, inclusive, escolher ferramentas no adequadas para aquela determinada sala, ou situao. No entanto, cabe a ele orientar a ao e reflexo do aluno, auxili-lo na construo do conhecimento, ser o mediador da aprendizagem. (AMIGUES, 2004). Para as crianas o mundo um enorme parque de diverses cheio de coisas fascinantes, que provocam o olhar, tudo um convite, e ns na qualidade de acadmicos e futuros professores temos que estar preparados para utilizar essas armas a nosso favor. Somos ns que construiremos uma base para essas crianas, designaremos o certo e o errado, a fim de deix-los preparados para enfrentar esse mundo de exigncias. Assim, vejo a prtica pedaggica como um conjunto de atividades integradoras que permite a transposio didtica do contedo de diferentes reas do saber, a elaborao e reelaborao de conhecimentos, com o objetivo de desenvolver a capacidade de anlise, compreenso, problematizao e encaminhamento de solues para situaes da prtica educativa cotidiana na escola e na sala de aula.

2.3.

Atividades no ambiente escolar

No dia 25 de abril no turno vespertino realizou-se na escola reunio com o objetivo de discutir sobre como seria a entrega de resultados pelos professores aos pais. Estavam presentes a diretora, a supervisora, as professoras da educao infantil e estagirias. Neste dia foram debatidas situaes de aprendizagem e relacionamento famlia e escola. A supervisora, junto com a s professoras, organizaram uma pauta para que todos seguissem contendo, mensagem, dinmica, reflexo sobre a formao da criana na escola e na famlia e apresentao dos

13
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

resultados. Ficou decidido que a entrega de resultados seria no dia 26 de abril no turno vespertino. No dia da reunio de pais, 26 de abril, compareceram vrias famlias. Este momento importante para a escola, pois proporciona a interao entre escola e famlia e a percepo da famlia pela escola. Quando as famlias chegaram foram encaminhadas para o salo de entrada, sendo recebidos pela supervisora e diretora que deram abertura a reunio, fazendo a leitura de uma mensagem e dinmica. Aps cada pai e ou responsvel foi encaminhada para sala de aula onde deu prosseguimento as atividades da pauta. Neste dia percebi a importncia do estreitamento de relao entre famlia e escola. Uma depende da outra para a continuidade das aes e para que o objetivo da escola, formao de seres conscientes e participativos na sociedade, acontea de maneira produtiva e eficaz.

14
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

3. VIVENCIAR A PRTICA DO PEDAGOGO NA FUNO DE ORIENTADOR EDUCACIONAL

A participao do pedagogo na escola fundamental para a continuidade das atividades executadas pelo professor e como alicerce nas aes da escola como um todo. No Centro Educacional Dbora Lemes Cavalcanti possui uma pedagoga com formao em superviso escolar trabalhando 8 horas semanais. No seu trabalho so executadas atividades de superviso e orientao pedaggica. A supervisora j trabalha na escola h aproximadamente 4 anos, conhecendo todos os funcionrios e horrios de servio, bem como os alunos e familiares. Durante o momento de observao percebi que tambm conhece os problemas enfrentados pela escola e pelos alunos, permitindo ver a escola na sua prtica cotidiana, nas suas relaes com as demais agncias educativas, sentindo, analisando e atuando, atravs da observao e do contado com a ao dos atores envolvidos na dinmica da instituio escolar. Com isso, refora o que diz Gadotti (2004)
Considerando que a teoria (...) o pedagogo aquele que no fica indiferente, neutro, diante da realidade. Procura intervir e aprender com a realidade em processo. (...) pois, fazer pedagogia fazer prtica terica por excelncia. descobrir e elaborar instrumentos de ao social. Nela se realiza de forma essencial a unidade entre teoria e prtica (GADOTTI, 2004, p. 36).

No sistema escolar, o pedagogo deve tornar seu saber pedaggico uma alavanca desencadeadora de mudanas, no somente ao nvel da escola que parte integrante, mas tambm ao nvel do sistema social, econmico e poltico. O supervisor ou orientador dever ser uma fonte inesgotvel de conhecimentos no cotidiano da escola, retirar dos elementos tericos que permitam a compreenso e um direcionamento para a ao docente.

15
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

Neste aspecto, a presena do pedagogo fundamental. ele que ir articular a organizao das prticas pedaggicas e consequentemente a efetivao das propostas. esse profissional o articulador do processo ensino aprendizagem, de forma a garantir a consistncia das aes pedaggicas e administrativas.
O pedagogo aquele que domina sistemtica e intencionalmente as formas de organizao do processo de formao cultural que se d no interior das escolas. [...] Da a necessidade de um espao organizado de forma sistemtica com o objetivo de possibilitar o acesso cultura erudita (SAVIANI, 1985, p. 28).

Nesse sentido, o trabalho do pedagogo constitui base para o exerccio profissional do educador, representando seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade, frente aos novos tempos e a uma nova era que se impe, a de preparar projetos para que professores estimulem os alunos para se tornarem cidados ativos e participantes na famlia, no trabalho e na vida cultural e poltica. , portanto, uma atividade fundamentalmente social, porque contribui para a conscientizao e a conquista democrtica.

3.1. Anlise do plano de ao do pedagogo

Desde o momento de observao percebi o quanto importante o trabalho do pedagogo na escola quanto as orientaes transmitidas aos alunos e aos professores. Aps a observao solicitei da pedagoga o seu plano de ao para leitura, anlise e reflexo acerca do seu planejamento e das aes executadas e a serem executar. A pedagoga disponibilizou, dizendo que ainda era necessrio fazer algumas alteraes, pois a partir de leitura posterior a concluso da proposta

16
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

percebeu a necessidade de fazer adequaes. Essa fala nos remete que a pedagoga faz reflexo e que esta essencial para o desenvolvimento e humanizao do seu trabalho. partindo da anlise e interpretao de sua prpria prtica, que o pedagogo tem a possibilidade de tornar-se um profissional reflexivo, crtico, autnomo, criativo, aberto a novas possibilidades, objetivando contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. Para os profissionais da educao, No seu plano de ao est contemplado: a identificao da escola, do quantitativo de funcionrios e alunos atendidos, objetivos e cronograma de aes. Este plano foi realizado de acordo com as orientaes de analista da Superintendncia Regional de Ensino de Januria-MG. No cronograma esto especificadas as aes a serem desenvolvidas durante o ano e o ms de execuo. Fazendo leitura minuciosa percebi que so muitas as aes a serem executadas e que o trabalho do pedagogo perpassa em todos os setores da escola. Esta anlise se faz necessrio, pois permite ao estagirio confrontar as aes do pedagogo com o seu planejamento e conhecer na ntegra quais metas, aes e objetivos a serem alcanados.

17
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

4. SEMINRIO

Aps o primeiro momento presencial com a professora da disciplina Estgio Supervisionado, a professora dividiu os alunos em grupos para apresentao de seminrio sobre o Referencial Curricular para a Educao Infantil no dia 18 de maio. O meu grupo ficou responsvel por organizar apresentao sobre o tema: Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educao Infantil - Resoluo CNE/CEB n. 5 - 17/12/2009. A partir de ento o grupo fez a subdiviso do tema para leitura, estudo, anlise e organizao da apresentao. Fiz pesquisas em documentos na Secretaria Municipal de Educao e na internet para poder me auxiliar no momento de apresentao. Fazendo leitura do tema me possibilitou construir uma linha do tempo acerca do contedo conhecendo o histrico da legislao educacional brasileira e seus princpios ticos, polticos e estticos. Anteriormente ao dia do seminrio o grupo se reuniu para debate e planejamento da apresentao, foram pontuadas as falas, cronometrando o tempo para que no excedesse. Tudo planejado chegado o momento do seminrio. No dia 18 de maio, a partir das 18h e 30 min iniciou a apresentao dos grupos. Cada grupo demonstrou conhecimento sobre o tema, fazendo a sua explanao com firmeza e finalizando com as consideraes da professora. Este momento foi importante para aprofundamento do estudo, pois conhecer as diretrizes que norteia a educao infantil necessrio para todos os profissionais que atuaro e atuam na rea.

18
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

5. CONSIDERAES FINAIS

Esta etapa do estgio supervisionado II foi importante tanto para a minha formao educacional, quanto para a formao social e cultural. A partir os momentos de regncia pude perceber o quanto importante a educao na vida do ser humano. Como diz Libneo (2008)
Educao corresponde, pois, a toda modalidade de influncias e interrelaes que convergem para a formao de traos de personalidade social e do carter, implicando uma concepo de mundo, idias, valores, modos de agir, que se traduzem em convices ideolgicas, morais, polticas, princpios de ao frente a situaes reais e desafios da vida prtica. (LIBNEO, 1994, p. 68)

Neste contexto que estou inserida possvel identificar esses fatores em tempo real, pois neste momento diante dos alunos em sala de aula percebi quo grande so as inter-relaes que esto contidas nesse espao da educao, que antes via apenas de maneira terica e hoje sinto um pouquinho da prtica docente. Este um grande desafio, como tambm esse momento da minha vida que estou prestes a concluir esta graduao, onde a mesma traz por principal objetivo transmitir normas de comportamento tcnico - cientifica e moral que podem ser compartilhados por todos os membros da sociedade, direto ou indiretamente, e em minhas mos esto os mais diversos ideais, princpios e valores para serem desenvolvidos, porm,devem ser sempre analisados e revistos diante da realidade que se esta inserido, evoluindo constantemente das mais variadas formas. Nesta arte de educar como Willian Lara, diz:
Educar como ensinar algum a andar ou a falar (nada de metafrico existe nessa comparao). Andar verticalmente e falar a educao mais fundamental do modo de ser quem somos: humanos. Aprender a ler, a fazer contas e a dominar a tcnica,o conhecimento cientfico e o processo de desenvolvimento de mais e mais conhecimentos no mbito de uma comunidade em que estamos imersos a mesma coisa que aprender a falar. (Disponvel em

19
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_lista.asp? artigo=artigo0047)

No decorrer do Estgio tive que aprender e me adequar a tarefa de educar, compreendi que ela deve ser considerada como um processo para o desenvolvimento humano, pois uma atividade delicada que exige como princpio, amor, desprendimento, doura,firmeza, pacincia e deciso. O professor deve estar ciente de que esta em suas mos o futuro de muitas crianas.Diante das dificuldades que a educao tem enfrentado, a construo de um conhecimento dinmico e motivador tornam-se um desafio cada vez maior. No que diz respeito ao ensino de histria, uma das perguntas mais recorrentes entre os alunos : para que estudar histria? Isso acontece devido ao lanamento por algumas Universidades de novos e inexperientes professores com conhecimentos que se chocam com a realidade do ensino fundamental e mdio..Essas contradies entre teoria e prtica se baseiam em uma historiografia tradicional arcaica. Em meio a essas dificuldades na estrutura educacional vigente preciso encontrar novos caminhos na tentativa de elaborar propostas que articulem questes atuais ao contedo tradicional como, por exemplo, a produo em sala de aula interagindo com a sociedade onde os alunos passam a discutir e no simplesmente reproduzir. Para as crianas o mundo um enorme parque de diverses cheio de coisas fascinantes, que provocam o olhar, tudo um convite, e ns na qualidade de acadmicos e futuros professores temos que estar preparados para utilizar essas armas a nosso favor. Somos ns que construiremos uma base para essas crianas, designaremos o certo e o errado, a fim de deix-los preparados para enfrentar esse mundo de exigncias. Para as crianas o mundo um enorme parque de diverses cheio de coisas fascinantes, que provocam o olhar, tudo um convite, e ns na qualidade de acadmicos e futuros professores temos que estar preparados para utilizar essas armas a nosso favor. Somos ns que construiremos uma base para essas crianas, designaremos o certo e o errado, a fim de deix-los preparados para enfrentar esse mundo de exigncias.

20
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AMIGUES, Ren. Trabalho do professor e trabalho de ensino. In: MACHADO, Anna Rachel. O Ensino como Trabalho. Uma abordagem discursiva. Londrina: Eduel, 2004. p. 37-53. AZZI, Sandra. Trabalho Docente: autonomia didtica e construo do saber pedaggico. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedaggicos e atividade docente. 2. ed. So Paulo: Cortez, 2000. p. 35-60. BRASIL. Referencial curricular nacional para a educao infantil. Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental, volume 1. Braslia: MEC/SEF, 1998. _______. Referencial curricular nacional para a educao infantil. Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental, volume 2. Braslia: MEC/SEF, 1998. FREIRE, Paulo. Educao e mudana. Rio de Janeiro. Paz e terra, 1983. GADOTTI, M. Pedagogia da Prxis. So Paulo: Cortez, 2004. LARA, William. Educar com arte e a arte de educar. Disponvel em <http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_lista.asp? artigo=artigo0047> Acesso em 12 de maio de 2012.

LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. So Paulo: Cortez, (Coleo magistrio Srie Formao do professor). 2008. MENEGOLLA, M. & SANTANNA, I. L. Por que planejar? como planejar? Petrpolis-RJ: Vozes, 2001.

21
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

NEMI, Ana Lucia Lana. MARTINS, Joo Carlos. O tempo vivido: uma outra Histria. So Paulo: FTD, 1996.

SAVIANI, Dermeval. Sentido da Pedagogia e Papel do Pedagogo. In: Revista da ANDE, So Paulo, n. 9, p. 27-28, 1985.

22
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS PR-REITORIA DE ENSINO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB/UNIMONTES

ANEXOS

Potrebbero piacerti anche