Sei sulla pagina 1di 28

. PRINCPIOS GERAIS DA ADMINISTRAO PBLICA Princpios Constitucionais L I M P E Legalidade: o princpio bsico de todo o Direito Pblico.

o. A doutrina costuma usar a seguinte expresso: na atividade particular tudo o que no est proibido permitido, na Administrao Pblica tudo o que no est permitido proibido. O administrador est rigidamente preso lei e sua atuao deve ser confrontada com a lei. Impessoalidade Significa que o administrador deve orientar-se por critrios objetivos, no devendo fazer distines fundamentadas em critrios pessoais. Toda a atividade da Administrao Pblica deve ser praticada tendo em vista a finalidade pblica. Se no visar o bem pblico, ficar sujeita invalidao, por desvio de finalidade. em decorrncia desse princpio que temos, por exemplo, o concurso pblico e a licitao. Desse princpio decorre a generalidade do servio pblico todos que preencham as exigncias tm direito ao servio pblico. A responsabilidade objetiva do Estado decorre do princpio da impessoalidade. Moralidade O Direito Administrativo elaborou um conceito prprio de moral, diferente da moral comum. A moral administrativa significa que o dever do administrador no apenas cumprir a lei formalmente, mas cumprir substancialmente, procurando sempre o melhor resultado para a administrao. Pressuposto de validade de todo ato da Administrao Pblica, tem a ver com a tica, com a justia, a honestidade, a convenincia e a oportunidade. Toda atuao do administrador inspirada no interesse pblico. Jamais a moralidade administrativa pode chocar-se com a lei. Por esse princpio, o administrador no aplica apenas a lei, mas vai alm, aplicando a sua substncia. A Constituio de 1988 enfatizou a moralidade administrativa, prevendo que os atos de improbidade importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

Publicidade Requisito da eficcia e moralidade, pois atravs da divulgao oficial dos atos da Administrao Pblica que ficam assegurados o seu cumprimento, observncia e controle; destina-se, de um lado, produo dos efeitos externos dos atos administrativos. Existem atos que no se restringem ao ambiente interno da administrao porque se destinam a produzir efeitos externos da ser necessria a publicidade. Eficincia Exige resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades dos administrados (pblico). Tratase de princpio meramente retrico. possvel, no entanto, invoc-lo para limitar a discricionaridade do Administrador, levandoo a escolher a melhor opo. Eficincia a obteno do melhor resultado com o uso racional dos meios. Atualmente, na Administrao Pblica, a tendncia prevalncia do controle de resultados sobre o controle de meios. Outros princpios da Administrao Pblica Supremacia do interesse pblico Os interesses pblicos tm supremacia sobre os interesses individuais; a essncia do regime jurdico administrativo. Presuno de Legitimidade Os atos da Administrao presumem-se legtimos, at prova em contrrio (presuno relativa ou juris tantum ou seja, pode ser destruda por prova contrria.)

Finalidade Toda atuao do administrador se destina a atender o interesse pblico e garantir a observncia das finalidades institucionais por parte das entidades da Administrao Indireta. A finalidade pblica objetivada pela lei a nica que deve ser perseguida pelo administrador. A Lei, ao atribuir competncia ao Administrador, tem uma finalidade pblica especfica. O administrador, praticando o ato fora dos fins, expressa ou implicitamente contidos na norma, pratica DESVIO DE FINALIDADE.

Autotutela A Administrao tem o dever de zelar pela legalidade e eficincia dos seus prprios atos. por isso que se reconhece Administrao o poder e dever de anular ou declarar a nulidade dos seus prprios atos praticados com infrao Lei. A Administrao no precisa ser provocada ou recorrer ao Judicirio para reconhecer a nulidade dos seus prprios atos; A Administrao pode revogar os atos administrativos que no mais atendam s finalidades pblicas sejam inoportunos, sejam inconvenientes embora legais. Em suma, a autotutela se justifica para garantir Administrao: a defesa da legalidade e eficincia dos seus atos; nada mais que um autocontrole;

Continuidade dos Servios Pblicos O servio pblico destina-se a atender necessidades sociais. com fundamento nesse princpio que nos contratos administrativos no se permite que seja invocada, pelo particular, a exceo do contrato no cumprido. Nos contratos civis bilaterais pode-se invocar a exceo do contrato no cumprido para se eximir da obrigao. Hoje, a legislao j permite que o particular invoque a exceo de contrato no cumprido Lei 8666/93 Contratos e Licitaes, apenas no caso de atraso superior a 90 dias dos pagamentos devidos pela Administrao. A exceo do contrato no cumprido deixar de cumprir a obrigao em virtude da outra parte no ter cumprido a obrigao correlata. Razoabilidade Os poderes concedidos Administrao devem ser exercidos na medida necessria ao atendimento do interesse coletivo, sem exageros. O Direito Administrativo consagra a supremacia do interesse pblico sobre o particular, mas essa supremacia s legtima na medida em que os interesses pblicos so atendidos. Exige proporcionalidade entre os meios de que se utilize a Administrao e os fins que ela tem que alcanar. Agir com lgica, razo, ponderao. Atos discricionrios.

Princpios Gerais

Caractersticas na atividade particular tudo o que no est proibido permitido; na Administrao Pblica tudo o que no est permitido proibido. O administrador est rigidamente preso lei e sua atuao deve ser confrontada com a lei. o administrador deve orientar-se por critrios objetivos, no fazer distines com base em critrios pessoais. Toda atividade da Adm. Pblica deve ser praticada tendo em vista a finalidade pblica. o dever do administrador no apenas cumprir a lei formalmente, mas cumprir substancialmente, procurando sempre o melhor resultado para a administrao. Requisito da eficcia e moralidade, pois atravs da divulgao oficial dos atos da Administrao Pblica que ficam assegurados o seu cumprimento, observncia e controle. a obteno do melhor resultado com o uso racional dos meios. Atualmente, na Adm. Pblica, a tendncia prevalncia do controle de resultados sobre o controle de meios. O interesse pblico tm SUPREMACIA sobre o interesse individual; Mas essa supremacia s legtima na medida em que os interesses pblicos so atendidos. Os atos da Administrao presumem-se legtimos, at prova em contrrio (presuno relativa ou juris tantum ou seja, pode ser destruda por prova contrria.) Toda atuao do administrador se destina a atender o interesse pblico e garantir a observncia das finalidades institucionais por parte das entidades da Administrao Indireta. a autotutela se justifica para garantir Administrao: a defesa da legalidade e eficincia dos seus atos; nada mais que um autocontrole SOBRE SEUS ATOS. O servio pblico destina-se a atender necessidades sociais. com fundamento nesse princpio que nos contratos administrativos no se permite que seja invocada, pelo

Legalidade

Impessoalidade

Moralidade

Publicidade

Eficincia

Supremacia do Interesse Pblico Presuno de Legitimidade

Finalidade

Auto-Tutela Continuidade do Servio Pblico

particular, a exceo do contrato no cumprido. Os servios no podem parar !

7.1. SERVIDORES PBLICOS

AGENTES PBLICOS:

So PESSOAS FSICAS incumbidas de uma funo estatal, de maneira transitria ou definitiva, com ou sem remunerao. O conceito amplo abrange todas as pessoas que de uma maneira ou de outra prestam um servio pblico esto abrangidos por esse conceito desde os titulares dos poderes do Estado at pessoas que se vinculam contratualmente com o Poder Pblico como o caso dos concessionrios.

Espcies de Agentes Pblicos: Agentes Polticos: So agentes pblicos nos mais altos escales que decidem a vontade soberana do Estado com atribuies constitucionais sem subordinao hierrquica; so os titulares dos Poderes do Estado. (Presidente, Governador, Deputado, Senador, membros do Ministrio Pblico e membros do Tribunal de Contas etc.) So os servidores pblicos. Exercem as funes comuns da Administrao. So os particulares que exercem funo pblica por delegao. (concessionrios, permissionrios, cartorrios, leiloeiros, etc) so todas as pessoas fsicas que mantm relao de trabalho com a Administrao Pblica, direta, indireta, autrquica e fundacional. Os servidores Pblicos constituem uma espcie de Agentes Pblicos.

Agentes Administrativos: Agentes delegados:

SERVIDOR PBLICO:

Os servidores pblicos podem ser: possuem CARGOS

Estatutrios (Funcionrios Pblicos) Empregados Pblicos (celetistas) Servidores Temporrios

possuem EMPREGOS possuem FUNO

Cargos -

so as mais simples e indivisveis unidades de competncia a serem expressas por um agente pblico, previstos em nmero certo, com determinao prpria e remunerados por pessoas jurdicas de direito pblico, devendo ser criados por Lei. so ncleos de encargo de trabalho a serem preenchidos por agentes contratados para desempenh-los sob uma relao trabalhista (celetista). Sujeitam-se a uma disciplina jurdica que embora sofra algumas influncias, basicamente so aquelas aplicadas aos contratos trabalhistas em geral. a atribuio ou conjunto de atribuies que a Administrao confere a cada categoria profissional, ou comete individualmente a determinados servidores para a execuo de servios eventuais ou temporrios.

Empregos -

Funo -

FORMAS DE PROVIMENTO DOS CARGOS PBLICOS O Provimento o preenchimento do cargo pblico pressupe a inexistncia de uma relao jurdica anterior mantida entre o Servidor e a Administrao. A nica forma de Provimento Originrio a nomeao, que pode ser realizada em carter Efetivo ou para Cargos de Provimento em Comisso.

Originria:

Nomeao

Cargo Efetivo:

pressupe a aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e Ttulos sabemos que a aprovao em concurso NO ENSEJA O DIREITO ADQUIRIDO NOMEAO.

Derivada:

As formas derivadas de provimento dos cargos pblicos, decorrem de um vnculo anterior entre Servidor e Administrao. Promoo Readaptao Reverso Aproveitamento Reintegrao Reconduo O servidor poder progredir na mesma carreira, nos diversos escales de uma mesma carreira. Diante do entendimento do STF, entendeu-se que Ascenso Funcional e a Transferncia SO INCONSTITUCIONAIS.

Promoo:

a elevao de um Servidor de uma classe para outra dentro de uma mesma carreira. Com isso, houve a vacncia de um cargo inferior e consequentemente o provimento do cargo superior. Carreira: o agrupamento de classes de cargos de uma mesma atividade a passagem do Servidor para outro cargo compatvel com a deficincia fsica que ele venha a apresentar. o retorno ao Servio Ativo do Servidor aposentado por invalidez quando insubsistentes os motivos da aposentadoria pode acontecer para o mesmo cargo se ele ainda estiver vago ou para um outro semelhante. Se no houver cargo vago, o Servidor que reverter ficar como EXCEDENTE. o retorno ao Servio Ativo do Servidor que se encontrava em disponibilidade e foi aproveitado deve realizar-se em cargo semelhante quele anteriormente ocupado. A Administrao deve realizar o aproveitamento de forma prioritria, antes mesmo de realizar concurso para aquele cargo. o retorno ao Servio Ativo do Servidor que fora demitido, quando a demisso for anulada administrativamente ou judicialmente, voltando para o mesmo cargo que ocupava anteriormente. D-se com o ressarcimento de todas as vantagens que o servidor deixou de receber durante o perodo em que esteve afastado. o retorno ao cargo anteriormente ocupado, do servidor que no logrou xito no estgio probatrio de outro cargo para o qual foi nomeado decorrente de outro concurso.

Readaptao:

Reverso:

Aproveitamento:

Reintegrao:

Reconduo:

Inconstitucionais Transferncia: Era a passagem de um Servidor de um quadro para outro dentro de um mesmo poder, tambm era uma forma de vacncia e de provimento. Ela implicava em uma mudana de um quadro para outro, ferindo uma norma constitucional. Foi considerada inconstitucional. foi a modalidade considerada inconstitucional significava a passagem de uma carreira para outra

Ascenso:

FORMA DE VACNCIA DOS CARGOS PBLICOS Exonerao a pedido: No assume carter disciplinar; se o servidor estiver respondendo a processo administrativo, no poder ser exonerado a pedido. Exonerao de Ofcio: 1. Em relao aos ocupantes de cargos em comisso: Administrao no precisa motivar o ato, pois o mesmo discricionrio Servidor demissvel ad nutum.

Se houver indicao dos motivos, a Administrao ficar vinculada a esses motivos a aplicao da TEORIA DOS MOTIVOS DETERMINANTES ter que comprov-los.

2.

No aprovao no estgio probatrio: Caracterstica de ato vinculado, pois necessita obedecer ao procedimento estabelecido na lei e apontar os motivos em que se fundamenta. Quando o servidor que j tomou posse no cargo pblico, no entra em exerccio no prazo estabelecido na lei. No existe a pedido (exonerao), diferentemente do celetista. sempre punio disciplinar. assegura a amplitude de defesa. Pressupe processo administrativo disciplinar no qual se

3.

Demisso:

Relativamente aos cargos em comisso e s funes comissionadas o equivalente demisso a destituio de funo ou de cargo, quando houver cometimento de falta pelo servidor, devendo ser observado o devido processo legal (defesa). Se o funcionrio prestar concurso e for nomeado para outro cargo que NO POSSA ACUMULAR tomando posse, a vacncia do outro cargo declarada.

Posse em outro cargo pblico inacumulvel:

Normalmente, o funcionrio pede exonerao. Se voltar ao cargo anterior, por no ter sido aprovado no estgio probatrio, haver RECONDUO, voltando o atual ocupante ao cargo anterior.

Outras formas de vacncia de cargos Pblicos: Aposentadoria Falecimento. REGIMES JURDICOS A Emenda Constitucional n 19 ELIMINOU a exigncia de REGIME JURDICO NICO para a administrao direta, autrquica e fundacional. Sabemos que a CF previu a existncia de um REGIME JURDICO NICO (RJU) para os servidores da Administrao Direta, das Autarquias e das Fundaes Pblicas esse Regime Jurdico nico de natureza estatutria e no mbito da Unio est previsto na Lei 8112/90.

Regime Estatutrio

estabelecido por lei em cada esfera de governo (natureza legal)

A Lei n9.962, de 22 de fevereiro de 2000 , disciplinou o regime de emprego pblico do pessoal da Administrao federal direta, autrquica e fundacional, no mbito federal. Determinou a aplicao do regime celetista aos servidores federais. No entanto, o referido regime apresenta peculiaridades, aplicando-se a legislao trabalhista naquilo que a lei no dispuser em contrrio. imprescindvel a criao dos empregos pblicos, por leis especficas. Os atuais cargos do regime estatutrio podero ser transformados em empregos, tambm por leis especficas. No podero submeter-se ao regime trabalhista os cargos de provimento em comisso, bem como os que forem servidores estatutrios anteriormente s leis que criarem os empregos pblicos. A contratao dos servidores dever ser precedida de concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. A resciso do contrato de trabalho por tempo indeterminado NO PODER ser realizada livremente pela Administrao. Ser imprescindvel que se caracterizem as hipteses previstas no art. 3 da mencionada lei: falta grave; acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas; necessidade de reduo do quadro de pessoal, por excesso de despesa; e insuficincia de desempenho. Regime Estatutrio significa a inexistncia de um acordo de vontades no que tange s condies de prestao do servio A Administrao no celebra contrato com o Servidor Estatutrio as condies de prestao do servio esto traadas na Lei. O servidor ao tomar posse no cargo pblico, coloca-se sob essas condies, no tendo, no entanto, o direito persistncia das mesmas condies de trabalho existentes no momento em que ele tomou posse. Trata-se de um REGIME LEGAL.

No caso do servidor pblico no existe contrato, existe um Estatuto ao qual se submete que o Regime Jurdico Estatutrio o qual se ajusta ao interesse pblico. As modificaes so unilaterais porque so ditadas pelo interesse pblico, da porque preservam a sua supremacia. Importante a exigncia do Concurso Pblico, que no se limitou ao ingresso na Administrao Direta, mas tambm na Indireta, inclusive nas Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista. regido pela CLT, mas submete-se s normas constitucionais (natureza contratual)

Regime Trabalhista

O servidor celetista ocupante de emprego pblico. No adquirir estabilidade. No entanto, a sua dispensa ter de fundamentar-se em um dos motivos legais. os empregados em geral regidos pela CLT possuem um regime contratual o que significa dizer que em princpio ajustam as condies de trabalho e assim ajustadas no podem ser modificadas unilateralmente.

NORMAS CONSTITUCIONAIS Existem normas constitucionais disciplinadoras do Funcionalismo Pblico.

1) ESTABILIDADE Conceito: a garantia constitucional de permanncia no servio pbico, outorgada a funcionrio que, tendo sido nomeado em carter efetivo, ultrapassou o estgio probatrio de 3 (TRS) ANOS. necessrio distinguir efetividade e estabilidade uma caracterstica do provimento do cargo, os cargos pblicos podem ser providos em carter efetivo ou em comisso. so aqueles cargos em que se exige aprovao em concurso pblico e pressupem uma situao de permanncia. so os livremente nomeados, mas em carter provisrio. So de livre nomeao e exonerao.

Efetividade:

Efetivo:

Comisso:

A efetividade refere-se ao cargo. uma caracterstica do provimento do cargo. a permanncia do Servidor Pblico, nomeado para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico, que satisfez o estgio probatrio. por isso que se diz que estabilidade se d no Servio Pblico e no no cargo o direito de permanncia no Servio Pblico, mas no o direito de permanncia no mesmo cargo para o qual o Servidor foi nomeado.

Estabilidade:

durante o estgio probatrio o funcionrio pode ser exonerado (simples dispensa) ou demitido (se comete falta grave). Sempre se exige um procedimento administrativo, pois, h necessidade do controle da legalidade, h necessidade de se justificar o ato. O estvel no pode ser exonerado, a no ser a pedido. Para ser demitido se exige processo administrativo onde se assegure ampla defesa, ou por sentena transitado em julgado. O servidor pblico estvel s PERDER O CARGO: III III em virtude de sentena judicial transitada em julgado; mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa.

Ex.:

Imaginemos um Servidor Pblico, em cargo efetivo e estvel. Um belo dia DEMITIDO do servio pblico. Pode ocorrer: a demisso foi INVALIDADA por deciso judicial

a)

- ele ser REINTEGRADO, e o eventual ocupante da vaga, se estvel, ser RECONDUZIDO ao cargo de origem, sem direito indenizao; APROVEITADO em outro cargo (de natureza e vencimento compatveis) ou POSTO EM DISPONIBILIDADE com remunerao proporcional ao tempo de servio. b) o cargo que ele ocupava foi EXTINTO: - EXTINTO o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estvel ficar EM DISPONIBILIDADE, com remunerao proporcional ao tempo de servio, at seu adequado APROVEITAMENTO em outro cargo.

2) EXERCCIO DE MANDATO ELETIVO Ao servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposies: Itratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, FICAR afastado de seu cargo, emprego ou funo; investido no mandato de Prefeito, SER AFASTADO do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horrios, perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo, e, no havendo compatibilidade, ser aplicada a norma do inciso anterior; em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio ser contado para todos os efeitos legais, EXCETO para promoo por merecimento; para efeito de benefcio previdencirio, no caso de afastamento, os valores sero determinados como se no exerccio estivesse.

II -

III -

IV -

V-

3) ACESSIBILIDADE os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis: aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, aos estrangeiros, na forma da lei;

4) CONDIES DE INGRESSO a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em CONCURSO PBLICO de provas ou de provas e ttulos, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao; o prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo; funes de confiana exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo; a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei,

cargos em comisso

atribuies: de direo, chefia e assessoramento;

5) PORTADORES DE DEFICINCIAS a lei reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia e definir os critrios de sua admisso;

no afasta a EXIGNCIA de concurso pblico.

6) DIREITOS GARANTIDO ao servidor pblico civil o direito livre associao sindical; o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica; aos servidores militares so proibidas a sindicalizao e a greve;

7) SISTEMA REMUNERATRIO Vencimento = vencimento-base = retribuio pelo exerccio do cargo pblico; Remunerao = Vencimento + vantagens pecunirias (adicionais); Subsdio = espcie de remunerao que probe o acrscimo de qualquer gratificao, adicionais, abonos, prmios, verbas de representao ou outra espcie remuneratria. O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais, Ministros do TCU, membros do Ministrio Pblico, integrantes da Advocacia Pblica e da Defensoria Pblica e os servidores policiais: sero remunerados exclusivamente por SUBSDIO fixado em parcela nica.

a REMUNERAO dos servidores pblicos e os SUBSDIOS somente podero ser fixados ou alterados por LEI ESPECFICA, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada reviso geral anual, sempre na mesma data e sem distino de ndices; TETO REMUNERATRIO: a remunerao e o subsdio dos ocupantes de cargos, funes e empregos pblicos da administrao direta, autrquica e fundacional, NO PODERO EXCEDER O SUBSDIO MENSAL, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal; os VENCIMENTOS dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio NO PODERO SER SUPERIORES aos pagos pelo Poder Executivo;

VEDADA: a VINCULAO (subordinao de um cargo a outro) ou EQUIPARAO (tratamento jurdico paralelo de cargos com funes desiguais) de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico; EFEITO CASCATA - os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores; Irredutibilidade de vencimentos e subsdios Observando-se: vedao do efeito cascata; o teto remuneratrio e o princpio da igualdade tributria e incidncia do IR. A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro Conselho de Poltica de Administrao e Remunerao de Pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes. A fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar: III III a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; os requisitos para a investidura; as peculiaridades dos cargos

8) PROIBIO DE ACUMULAO DE CARGOS vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, OU quando forem observados os requisitos do teto remuneratrio. Podero acumular cargos (Exceo): a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro, tcnico ou cientfico; c) a de dois cargos privativos de mdico; a proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, fundaes, empresas pblicas, sociedades de economia mista, suas subsidirias, e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder pblico;

9) DIREITOS SOCIAIS DOS SERVIDORES OCUPANTES DE CARGOS PBLICOS salrio mnimo, fixado em lei, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim; dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; remunerao do trabalho noturno superior do diurno; salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa ; durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal; gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal; licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias; licena-paternidade, nos termos fixados em lei; proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei; reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil;

Direitos Sociais suprimidos pela EC n 19/98 irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei;

10) APOSENTADORIA o direito inatividade remunerada. A EC n 20/98 implantou a REFORMA PREVIDENCIRIA. Titular de Cargo Efetivo SERVIDOR PBLICO Demais Servidores + Regime previdencirio + Regime geral da dos servidores pblicos observa o que couber Previdncia Social; + Carter contributivo; Modalidades de Aposentadoria Por Invalidez Integral: Por Invalidez Proporcional: Compulsria: Voluntria: acidente de servio; molstia profissional; doena grave, contagiosa ou incurvel; demais casos; aos 70 anos; o valor da aposentadoria ser proporcional ao tempo de servio; requisitos mnimos: 10 anos de efetivo exerccio no servio pblico e 5 anos no cargo em que se dar a aposentadoria; Proventos integrais IDADE Tempo de contribuio Proventos Proporcionais ao tempo de contribuio IDADE

HOMEM 60 35 65 MULHER 55 30 60 Professores de educao Infantil, ensino fundamental e ensino mdio, para efeito de pedido de aposentadoria, devem reduzir em 5 anos os limites da tabela acima. vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados, ressalvados os casos de atividades sob condies que prejudiquem a sade ou integridade fsica

Proventos da Aposentadoria: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. totalidade da remunerao; no podero exceder a remunerao dos servidores ativos; vedada a percepo de mais de uma aposentadoria estatutria, salvo as decorrentes de cargos acumulveis na atividade; vedada a percepo de aposentadoria c/ remunerao de cargo, ressalvados os cargos acumulveis, em comisso e eletivos, salvo anterior emenda, por concurso pblico; reviso na mesma data e na mesma proporo (sempre que modificar a remunerao dos servidores em atividade); extenso de quaisquer vantagens ou benefcios posteriormente concedidos, inclusive quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo; no podero exceder o limite do teto remuneratrio;

12) PENSES o pagamento efetuado famlia do servidor em virtude de seu falecimento. igual ao valor dos proventos ou ao valor dos proventos a que teria direito o servidor em atividade; reviso na mesma data e na mesma proporo (sempre que modificar a remunerao dos servidores em atividade); extenso de quaisquer vantagens ou benefcios posteriormente concedidos, inclusive quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo;

13) RESPONSABILIDADES DOS SERVIDORES PBLICOS Improbidade Administrativa: Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, SEM PREJUZO DA AO PENAL CABVEL. A lei estabelecer os prazos de prescrio para ilcitos praticados por qualquer agente, servidor ou no;

Ilcitos que causem prejuzo ao errio

aes de ressarcimento: NO H PRESCRIO.3 RESPONSABILIDADE OBJETIVA As PJ Direito Pblico e Privado, prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, NESSA QUALIDADE, causarem a terceiros ... RESPONSABILIDADE SUBJETIVA culpa. assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou

8. PODER LEGISLATIVO 8.1. ESTRUTURA DO PODER LEGISLATIVO O PODER LEGISLATIVO exercido pelo Congresso Nacional, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. A nvel Federal, um sistema Bicameral Cada legislatura ter a durao de quatro anos.

CONGRESSO NACIONAL:

a funo legislativa de competncia da Unio EXERCIDA pelo CONGRESSO NACIONAL, que se compe da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, integrados respectivamente por deputados e senadores; no bicameralismo brasileiro, no h predominncia substancial de uma cmara sobre outra.

CMARA DOS DEPUTADOS:

compe-se de REPRESENTANTES DO POVO, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Territrio e no Distrito Federal. nmero total de Deputados: 513 (base: ano 2002) nenhuma unidade da Federao ter menos de oito ou mais de setenta Deputados. O nmero de Deputados depende do nmero de eleitores de cada Estado. Somente Lei Complementar pode definir mudanas a esse respeito.

SENADO FEDERAL:

compe-se de REPRESENTANTES DOS ESTADOS E DO DISTRITO FEDERAL, eleitos segundo o princpio majoritrio. um requisito Federativo. nmero total de Senadores: 81 (base: ano 2002) Cada Estado e o Distrito Federal elegero 3 Senadores, com mandato de oito anos (so eleitos para 2 legislaturas). SENADO FEDERAL (81 membros) Dos Estados e do DF Paritrio = 3 por Estado Majoritrio 8 anos (1/3 e 2/3) 2 suplentes, eleitos na mesma chapa

CMARA DE DEPUTADOS (513 membros) REPRESENTANTES REPRESENTAO SISTEMA ELEITORAL DURAO DO MANDATO SUPLNCIA Do Povo Proporcional mnimo = 8 e mximo = 70 Proporcional 4 anos Prximo mais votado no partido.

Sistema de Eleio para a Cmara de Deputados Cada estado tem sua bancada e o nmero de representantes varia conforme o nmero de seus eleitores, de forma que um Estado menos populoso ter menos representantes que o mais populoso. Vejamos como o clculo para a definio dos eleitos: Bancada de So Paulo = 70 cadeiras (deputados) Votos vlidos = Votos nos partidos (em candidato + legenda) + votos em branco VOTOS VLIDOS = 19.615.000 QE (Coeficiente Eleitoral) = votos vlidos / n de cadeiras = 19.615.000 / 70 QE = 280.214 votos ou seja, para cada 280.214 votos, um deputado eleito. QP = Coeficiente Partidrio a diviso dos votos vlidos de um partido pelo Coeficiente Eleitoral. QP = votos do partido (candidatos + votos na legenda) / QE No nosso exemplo, utilizaremos os dados da eleio de 2002 para o Estado de So Paulo, mais especificamente do fenmeno Dr. Eneas, que sozinho, conseguiu levar junto com ele mais 5 deputados federais (4 deles com votaes inexpressivas, abaixo de 600 votos cada). O Dr. Eneas teve 1.570.000 votos e os demais candidatos de seu partido tiveram, na soma, pouco mais de 20 mil votos. Somando-se os votos na legenda, o PRONA atingiu o seguinte QP: QP = 1.700.000 / 280.212 = 6,06 ou seja, o PRONA tem direito a 6 cadeiras. Portanto, o Dr. Enas com 1.600.000 votos, conseguiu eleger mais 5 deputados. OBS.: O preenchimento das vagas com que cada partido ou coligao for contemplado obedecer ordem de votao recebida por seus candidatos

Organizao interna das Casas do Congresso: elas possuem rgos internos destinados a ordenar seus trabalhos; cada uma deve elaborar seu regimento interno que dispor sobre: sua organizao e funcionamento, criao, transformao ou extino de cargos, empregos e funes de seus servios fixao da respectiva remunerao, observados os parmetros estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias; no h interferncia de uma em outra, nem de outro rgo governamental.

FUNCIONAMENTO DO CONGRESSO NACIONAL: o CN desenvolve suas atividades por legislaturas, sesses legislativas ordinrias ou extraordinrias, sesses ordinrias e extraordinrias; a legislatura tem a durao de 4 anos, do incio ao trmino do mandato dos membros da Cmara dos Deputados; o Senado contnuo por ser renovvel parcialmente em cada perodo de 4 anos;

sesso legislativa ordinria:

o perodo em que deve estar reunido o Congresso para os trabalhos legislativos (15.02 a 30.06 e 01.08 a 15.12); os espaos de tempo entre as datas da sesso legislativa ordinria constituem o RECESSO PARLAMENTAR, ou seja: 01.07 a 31.07 e 16.12 a 14.02

sesso legislativa extraordinria:

sesso ordinria: Reunies conjuntas:

so as reunies dirias que se processam nos dias teis; so as hipteses que a CF prev (57, 3), caso em que a direo dos trabalhos cabe Mesa do Congresso Nacional; metade (n inteiro) + 1 dos membros da respectiva casa. No caso da Cmara de Deputados, a maioria absoluta 257 votos (513 / 2 = 256.5 n inteiro = 256 + 1 = 257) metade (n inteiro) + 1 dos membros presentes na sesso legislativa. 2/3 para aprovar a instaurao de processo contra o Presidente da Repblica e aprovar a Lei Orgnica; 3/5 somente no caso de aprovao de Emenda Constituio.

Quorum de Maioria absoluta:

Quorum de Maioria relativa: Quorum Qualificado:

8.2. FUNES DO PODER LEGISLATIVO Compete privativamente CMARA DOS DEPUTADOS: IAUTORIZAR, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica e os Ministros de Estado; II proceder tomada de contas do Presidente da Repblica, quando no apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias aps a abertura da sesso legislativa; III - ELABORAR seu regimento interno; IV - DISPOR sobre sua organizao, funcionamento, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para a fixao da respectiva remunerao; V - ELEGER membros do Conselho da Repblica.

Compete privativamente ao SENADO FEDERAL: Iprocessar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles; II processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio nos crimes de responsabilidade; III - APROVAR PREVIAMENTE, a escolha de: a) magistrados; b) Ministros do Tribunal de Contas da Unio; c) Governador de Territrio; d) presidente e diretores do banco central; e) Procurador-Geral da Repblica; IV - AUTORIZAR operaes externas de natureza financeira, de interesse da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios; VI - FIXAR limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios; XSUSPENDER A EXECUO, no todo ou em parte, de LEI DECLARADA INCONSTITUCIONAL por deciso definitiva do Supremo Tribunal Federal; XII - elaborar seu regimento interno; XIII - DISPOR sobre sua organizao, funcionamento, criao, transformao ou extino dos cargos, empregos e funes de seus servios, e a iniciativa de lei para fixao da respectiva remunerao; XIV - eleger membros do Conselho da Repblica

COMISSES PERMANENTES E TEMPORRIAS O Congresso Nacional e suas Casas tero COMISSES PERMANENTES E TEMPORRIAS, constitudas na forma e com as atribuies previstas no respectivo regimento ou no ato de que resultar sua criao.

Na constituio das Mesas e de cada Comisso, assegurada, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participam da respectiva Casa.

8.3. PROCESSO LEGISLATIVO

8.3.1. CONCEITO E OBJETO Entende-se o CONJUNTO DE ATOS (iniciativa, emenda, votao, sano, veto) realizados pelos rgos legislativos visando a formao das leis constitucionais, complementares e ordinrias, resolues e decretos legislativos; tem por OBJETO a elaborao de emendas Constituio, leis complementares, ordinrias, delegadas, medidas provisrias, decretos legislativos e resolues.

8.3.2.

ATOS DO PROCESSO LEGISLATIVO o ato pelo qual se inicia o processo legislativo; a apresentao do Projeto de Lei; nas Comisses e no Plenrio; anlise da sua compatibilidade; votao / aprovao ou rejeio dos projetos de lei; constituem proposies apresentadas como acessria a outra; sugerem modificaes nos interesses relativos matria contida em projetos de lei; constitui ato coletivo das casas do Congresso; o ato de deciso que se toma por maioria de votos, simples ou absoluta, conforme o caso; so atos legislativos de competncia exclusiva do Presidente; somente RECAEM sobre projeto de lei; VETO a discordncia com o projeto aprovado. SANO a adeso ou aceitao do projeto aprovado; ato que revela os fatos geradores da Lei, tornando-a executvel e obrigatria; torna pblica a EXISTNCIA DA NORMA LEGAL.

a) iniciativa legislativa: b) discusso: c) deliberao: d) emendas:

e) votao:

f) sano e veto:

g) promulgao: h) publicao:

8.3.3

PROCEDIMENTO LEGISLATIVO o modo pelo qual os atos do processo legislativo se realizam, distinguem-se em: o procedimento comum, destinado elaborao das leis ordinrias; desenvolve-se em 5 fases: a introdutria, a de exame do projeto nas comisses permanentes, a das discusses, a decisria e a revisria; se o Presidente solicitar urgncia, o projeto dever ser apreciado pela Cmara dos Deputados no prazo de 45 dias, a contar do seu recebimento; se for aprovado na Cmara, ter o Senado igual prazo; so os estabelecidos para a elaborao de EMENDAS CONSTITUCIONAIS, de leis financeiras, de leis delegadas, de medidas provisrias e de leis complementares.

I. Procedimento Legislativo Ordinrio:

II. Procedimento Legislativo Sumrio:

III. Procedimento Legislativo Especial:

Ex.:

a seguir, exemplificamos como uma proposta feita por iniciativa do Presidente da Repblica, tramita na Cmara dos Deputados.

8.4. ESPCIES NORMATIVAS

O PROCESSO LEGISLATIVO compreende a elaborao de: III III IV VVI VII EC - Emendas Constituio; LC - Leis Complementares; LO - Leis Ordinrias; LD - Leis delegadas; MP - Medidas Provisrias; DL - Decretos Legislativos; Resolues.

8.4.1. EMENDA CONSTITUIO

A Constituio poder ser EMENDADA mediante PROPOSTA de 1/3 dos membros da Cmara, ou de 1/3 dos membros do Senado, ou do Presidente da Repblica ou de mais da metade das Assemblias Legislativas (maioria relativa em cada uma delas).

Ser discutida e votada em cada uma das casas, em 2 turnos, devendo, para ser aprovada, ter em cada turno o voto de 3/5 dos respectivos membros. A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara e do Senado. A Constituio no poder ser emendada na VIGNCIA de INTERVENO FEDERAL, de ESTADO DE DEFESA ou de ESTADO DE STIO.

Limitao ao poder de Emendar: No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente A ABOLIR: III III IV a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e peridico; a separao dos Poderes; os direitos e garantias individuais. A matria constante de proposta de emenda REJEITADA ou HAVIDA POR PREJUDICADA no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

8.4.2. LEI COMPLEMENTAR E ORDINRIA A INICIATIVA das LEIS COMPLEMENTARES E ORDINRIAS cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados.

So de INICIATIVA PRIVATIVA do Presidente da Repblica as leis que: III fixem ou modifiquem os efetivos das Foras Armadas; disponham sobre: a) criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao direta e autrquica ou aumento de sua remunerao; b) organizao administrativa e judiciria, matria tributria e oramentria, servios pblicos e pessoal da administrao dos Territrios; c) servidores pblicos da Unio e militares das Foras Armadas, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; d) organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio; e) criao, estruturao e atribuies dos Ministrios e rgos da administrao pblica;

Os procedimentos tomados quando da apresentao da Lei Complementar e da Lei Ordinria so idnticos. S existem 2 diferenas: LEI COMPLEMENTAR LEI ORDINRIA O restante Quorum: maioria relativa

Aspecto material Aspecto Formal

Constituio Federal, s as reservadas pelo Constituinte Quorum: maioria absoluta

A INICIATIVA POPULAR pode ser exercida pela apresentao Cmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mnimo, 1 % do eleitorado nacional, distribudo pelo menos por cinco Estados, com no menos de 0.3 % dos eleitores de cada um deles.

8.4.3.

LEI DELEGADA As LEIS DELEGADAS sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional. No sero objeto de delegao: os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional, os de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matria reservada lei complementar, NEM a legislao sobre: I-

organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; II nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais; III - planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos. Toda delegao temporria; se o Presidente no legislar extingue automaticamente os efeitos da resoluo. O limite temporal no pode nunca exceder legislatura.

Eficcia:

A Lei Delegada tem o mesmo nvel de eficcia da Lei Ordinria; a delegao no impede que o Congresso Nacional legisle sobre o mesmo tema. A delegao no abdicao.

Lei Delegada Estadual:

possvel, desde que tenha previso na Constituio Estadual; um instituto comum do Parlamentarismo, hoje pouco utilizado.

8.4.3. MEDIDA PROVISRIA Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica PODER ADOTAR MEDIDAS PROVISRIAS, com fora de lei, devendo submet-las ao Congresso Nacional. As MEDIDAS PROVISRIAS perdero eficcia, desde a edio, se no forem convertidas em lei no prazo de 60 dias, prorrogveis por mais 60 dias, a partir de sua publicao, suspendendo-se o prazo durante os perodos de recesso parlamentar, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relaes jurdicas delas decorrentes. se a MEDIDA PROVISRIA no for apreciada em at 45 dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia; as MP tero sua votao iniciada na Cmara dos Deputados; as MP so semelhantes ao Decreto-lei da CF/69 criado para ser usado em casos excepcionais e de extrema urgncia.

vedada a edio de MEDIDAS PROVISRIAS sobre matrias:

I.

relativa a: a. nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; b. direito penal, processual penal e processual civil; c. organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; d. planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos que vise a deteno ou seqestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; reservada a Lei Complementar; j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica.

II.

III. IV.

Pressupostos Constitucionais da MP:

relevncia e urgncia, so cumulativos sob pena de abuso ou excesso de poder - O Presidente tem juzo discricionrio mas deve observar o razovel, sob pena de controle judicial.

Seqncia dos Atos:

editada a MP pelo Presidente sobre qualquer matria, publicada no Dirio Oficial, passa a ter vigncia e eficcia, com fora de lei; mas, depende de aprovao do CN, sendo possveis as seguintes hipteses: se transforma em LO e promulgada pelo Presidente do Congresso; dispensa sano. ato declaratrio, a Medida Provisria deixa de existir desde sua publicao (ex tunc). As relaes jurdicas do perodo em que vigorava a MP posteriormente rejeitada sero disciplinadas pelo Congresso, por Decreto Legislativo. Rejeitada a MP no pode ser reeditada na mesma legislatura. decorrido o prazo sem manifestao do Congresso a MP est rejeitada (aprovao s expressa). possvel reedio com o mesmo nmero s mudando o dgito, colocando clusula de convalidao. aprovado o projeto de lei com as alteraes teremos o PROJETO DE LEI DE CONVERSO - em substituio MP - da em diante segue o rito ordinrio (sano e veto)

a) MP aprovada: b) rejeitada:

c) decurso do prazo:

d) emendada:

Limitaes materiais:

podem ser:

a) expressas texto alterado por EC NO ADMITE MP b) implcitas: 1. norma penal incriminadora: princpio da legalidade e anterioridade, aplicabilidade imediata e a provisoriedade da norma; princpio da legalidade STF discorda;

2. matria tributria: 3. matria reservada a lei complementar.

MP Estadual:

possvel, desde que tenha previso na constituio estadual. A possibilidade de MP Municipal depende de previso na Constituio Estadual e na Lei Orgnica mas, a doutrina entende incompatvel porque o pressuposto de relevncia exigido no poderia ter um mbito territorial to reduzido. no lhe revoga, somente lhe suspende a eficcia (continua vigente, mas ineficaz). No se trata de anomia (falta de lei) ou represtinao (restabelecimento de vigncia).

MP contrria a uma lei:

8.4.4. DECRETO LEGISLATIVO

instrumento formal de que se vale o Congresso Nacional para praticar os atos de sua competncia exclusiva. III III IV VVI VII VIII IX XXI XII XIII XIV XV RESOLVER definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais; AUTORIZAR o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente; AUTORIZAR o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a 15 dias; APROVAR o estado de defesa e a interveno federal, AUTORIZAR o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas; SUSTAR os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; FIXAR idntico subsdio para os Deputados Federais e os Senadores; FIXAR o subsdio do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado; JULGAR anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; FISCALIZAR e CONTROLAR, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, includos os da administrao indireta; ZELAR pela preservao de sua competncia legislativa em face da atribuio normativa dos outros Poderes; APRECIAR os atos de concesso e renovao de concesso de emissoras de rdio e televiso; APROVAR INICIATIVAS do Poder Executivo referentes a atividades nucleares; AUTORIZAR referendo e CONVOCAR plebiscito; AUTORIZAR, em terras indgenas, a explorao e o aproveitamento de recursos hdricos e a pesquisa e lavra de riquezas minerais; APROVAR, previamente, a alienao ou concesso de terras pblicas com rea superior a dois mil e quinhentos hectares.

8.5. GARANTIAS DOS PARLAMENTARES So GARANTIAS dos membros do Senado Federal e Cmara dos Deputados:

Vencimentos: Servio Militar:

fixados por eles mesmos, mas no pode exceder ao teto; reservista civil mas no ser convocado;

Dever de Testemunhar: tem sigilo da fonte e no pratica falso testemunho; Foro Privilegiado: Imunidade Formal priso: NO podero sofrer QUALQUER TIPO DE PRISO, de natureza penal, seja provisria ou definitiva ou, de natureza civil, salvo o caso de flagrante por crime inafianvel, desde que apreciada pela casa s no campo penal, para ser processado precisa de autorizao, licena da casa, prescrio fica suspensa at deliberao. = inviolabilidade, so inviolveis por suas palavras, votos e opinies, desde que proferidas no exerccio do mandato; devem estar ligadas s suas funes. Se refere ao campo penal, cvel e poltico tem carter perptuo. processados e julgados pelo STF, s para infraes penais, regra da contemporaneidade e atualidade).

processo:

Imunidade Material:

8.5. FISCALIZAO CONTBIL,FINANCEIRA E ORAMENTRIA A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e

renncia de receitas, SER EXERCIDA PELO CONGRESSO NACIONAL, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Prestar contas qualquer pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiro, bens e valores pblicos .

Controle Externo:

fica a cargo do Congresso Nacional, e ser exercido com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, ao qual compete:

III -

apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica; julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico; III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal, a qualquer ttulo, na administrao direta e indireta, excetuadas as nomeaes para cargo de provimento em comisso; IV - realizar, por iniciativa prpria, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comisso tcnica ou de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio, e demais entidades da Administrao Pblica Direta e Indireta; Vfiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe, de forma direta ou indireta; VI - fiscalizar a aplicao de quaisquer recursos repassados pela Unio mediante convnio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio; VII - prestar as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspees realizadas; VIII - aplicar aos responsveis, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio; IX - assinar prazo para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade; Xsustar, se no atendido, a execuo do ato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal; XI - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados. O Tribunal encaminhar ao Congresso Nacional, trimestral e anualmente, relatrio de suas atividades. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio MANTERO, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

Controle Interno:

III -

III IV -

avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio; apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato PARTE LEGTIMA para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio.

9. PODER EXECUTIVO 9.1. ESTRUTURA E FUNES O Poder Executivo exercido pelo Presidente da Repblica, auxiliado pelos Ministros de Estado. No sistema Federalista o Presidente ao mesmo tempo o Chefe de Governo e o Chefe de Estado. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica tomaro posse em sesso do Congresso Nacional, prestando o COMPROMISSO de: MANTER, DEFENDER e CUMPRIR a Constituio, OBSERVAR as leis, PROMOVER o bem geral do povo brasileiro, SUSTENTAR a unio, a integridade e a independncia do Brasil.

Em caso de impedimento do Presidente e do Vice-Presidente, ou vacncia dos respectivos cargos, sero sucessivamente chamados ao exerccio da Presidncia o Presidente da Cmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio 90 dias depois de aberta a ltima vaga. Ocorrendo a vacncia nos ltimos dois anos do perodo presidencial, a eleio para ambos os cargos ser feita trinta dias depois da ltima vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei. Em qualquer dos casos, os eleitos devero completar o perodo de seus antecessores. O Presidente e o Vice-Presidente da Repblica no podero, sem licena do Congresso Nacional, ausentar-se do Pas por perodo superior a quinze dias, sob pena de perda do cargo.

ESTRUTURA DO PODER EXECUTIVO PRESIDNCIA DA REPBLICA

VICE-PRESIDNCIA DA REPBLICA

MINISTROS DE ESTADO

CONSELHO DA REPBLICA

CONSELHO DE DEFESA NACIONAL 9.2. RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE DA REPBLICA

So crimes de responsabilidade os atos do Presidente da Repblica que atentem contra a Constituio Federal e, especialmente, contra: III III IV VVI VII a existncia da Unio; o livre exerccio do Poder Legislativo, do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico e dos Poderes constitucionais das unidades da Federao; o exerccio dos direitos polticos, individuais e sociais; a segurana interna do Pas; a probidade na administrao; a lei oramentria; o cumprimento das leis e das decises judiciais.

Admitida a acusao contra o Presidente da Repblica, por 2/3 da Cmara dos Deputados, ser ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infraes penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade. O Presidente ficar suspenso de suas funes: Inas infraes penais comuns, se recebida a denncia ou queixa-crime pelo Supremo Tribunal Federal; II nos crimes de responsabilidade, aps a instaurao do processo pelo Senado Federal.

Enquanto no sobrevier sentena condenatria, nas infraes comuns, o Presidente da Repblica no estar sujeito a priso. O Presidente da Repblica, na vigncia de seu mandato, RESPONSABILIZADO por atos estranhos ao exerccio de suas funes. NO PODE SER

9.3. ESTADO DE DEFESA O Presidente da Repblica PODE, ouvidos o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional, DECRETAR ESTADO DE DEFESA para PRESERVAR ou PRONTAMENTE RESTABELECER, em locais restritos e determinados, a ordem pblica ou a paz social ameaadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes propores na natureza. O decreto que instituir o estado de defesa determinar: o tempo de sua durao, as reas a serem abrangidas as medidas coercitivas I - restries aos direitos de: a) reunio, ainda que exercida no seio das associaes; b) sigilo de correspondncia; c) sigilo de comunicao telegrfica e telefnica; II - na hiptese de calamidade pblica, ocupao e uso temporrio de bens e servios pblicos,. O tempo de durao do estado de defesa NO SER SUPERIOR a 30 dias, podendo ser prorrogado uma vez, por igual perodo, se persistirem as razes que justificaram a sua decretao. Decretado o estado de defesa ou sua prorrogao, o Presidente da Repblica, dentro de vinte e quatro horas, submeter o ato com a respectiva justificao ao Congresso Nacional, que decidir por maioria absoluta. O Congresso Nacional apreciar o decreto dentro de dez dias contados de seu recebimento, devendo continuar funcionando enquanto vigorar o estado de defesa. Rejeitado o decreto, cessa imediatamente o estado de defesa.

9.4. ESTADO DE STIO

O Presidente da Repblica PODE, ouvidos o Conselho da Repblica e o Conselho de Defesa Nacional, SOLICITAR AUTORIZAO ao Congresso Nacional para decretar o ESTADO DE STIO nos casos de: III comoo grave de repercusso nacional ou ocorrncia de fatos que comprovem a ineficcia de medida tomada durante o estado de defesa; declarao de estado de guerra ou resposta a agresso armada estrangeira.

O Presidente da Repblica relatar os motivos determinantes do pedido, devendo o Congresso Nacional decidir por maioria absoluta.

O decreto do ESTADO DE STIO indicar : sua durao, as normas necessrias a sua execuo As garantias constitucionais que ficaro suspensas, depois de publicado o decreto, o Presidente da Repblica designar o executor das medidas especficas e as reas abrangidas.

O estado de stio no poder, no caso do inciso I, ser decretado por mais de 30 dias, nem prorrogado, de cada vez, por prazo superior; no do inciso II, poder ser decretado por todo o tempo que perdurar a guerra ou a agresso armada estrangeira. Na vigncia do ESTADO DE STIO, S podero ser tomadas as seguintes medidas:

Iobrigao de permanncia em localidade determinada; II deteno em edifcio no destinado a acusados por crimes comuns; IIIrestries relativas inviolabilidade da correspondncia, ao sigilo das comunicaes, prestao de informaes e liberdade de imprensa; IV suspenso da liberdade de reunio; Vbusca e apreenso em domiclio; VI interveno nas empresas de servios pblicos; VII - requisio de bens. 10. PODER JUDICIRIO

10.1. ESTRUTURA E FUNES So RGOS do PODER JUDICIRIO: III III IV VVI VII STF - o Supremo Tribunal Federal; STJ - o Superior Tribunal de Justia; os Tribunais Regionais Federais e Juizes Federais; os Tribunais e Juizes do Trabalho; os Tribunais e Juizes Eleitorais; os Tribunais e Juizes Militares; os Tribunais e Juizes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios.

O STF - Supremo Tribunal Federal e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal e jurisdio em todo o territrio nacional. Supremo Tribunal Federal TSE TRE Junta Eleitoral Justia Especial Auditoria STM

STJ TJ / TA Juiz de Direito TRF Juiz Federal

TST TRT Vara de Trabalho

Justia Comum

Estadual

Federal

Trabalho

Eleitoral

Militar

Regra do Quinto constitucional - aplicado nos TRFs e Tribunais Estaduais (TJ, TA) e DF - 1/5 dos lugares do tribunal ser composto de membros do Ministrio Pblico com mais de 10 anos de carreira e Advogados de notrio saber jurdico e ilibada reputao com mais de 10 de efetiva atividade profissional (alternadamente). Os candidatos sero indicados em lista sxtupla pelos rgos representativos da respectiva classe, e o tribunal, recebida a lista, elaborar outra trplice, enviando-a ao Poder Executivo que, ento, nos 20 dias subsequentes, escolher um dos integrantes para a nomeao. I-

Compete PRIVATIVAMENTE: aos TRIBUNAIS: a) b) c) d) e) eleger seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos internos; organizar suas secretarias e servios auxiliares e os dos juzos que lhes forem vinculados; prover os cargos de juiz de carreira da respectiva jurisdio; propor a criao de novas varas judicirias; prover, por concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos, os cargos necessrios administrao da Justia, exceto os de confiana assim definidos em lei;

II -

ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, aos TRIBUNAIS SUPERIORES e aos TRIBUNAIS DE JUSTIA propor ao Poder Legislativo respectivo: a) b) a alterao do nmero de membros dos tribunais inferiores; a criao e a extino de cargos e a remunerao dos seus servios auxiliares e dos juzos que lhes forem vinculados, bem como a fixao do subsdio de seus membros e dos juizes, inclusive dos tribunais inferiores, onde houver; a criao ou extino dos tribunais inferiores; a alterao da organizao e da diviso judicirias;

c) d)

III -

aos TRIBUNAIS DE JUSTIA julgar os juizes estaduais e do Distrito Federal e Territrios, bem como os membros do Ministrio Pblico, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral.

Ao Poder Judicirio assegurada autonomia administrativa e financeira.

10.2. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL O Supremo Tribunal Federal compe-se de 11 Ministros, escolhidos dentre cidados com mais de 35 e menos de 65 anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada.

Os Ministros do Supremo Tribunal Federal sero nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: I - PROCESSAR e JULGAR, originariamente: a) a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal;

b) c)

d)

e) f) g) h) i) j) l) m)

nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus prprios Ministros e o Procurador-Geral da Repblica; nas infraes penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da Unio e os chefes de misso diplomtica de carter permanente; o habeas corpus, sendo paciente qualquer das pessoas referidas nas alneas anteriores; o mandado de segurana e o habeas data contra atos do Presidente da Repblica, das Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da Unio, do Procurador-Geral da Repblica e do prprio Supremo Tribunal Federal; o litgio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a Unio, o Estado, o Distrito Federal ou o Territrio; as causas e os conflitos entre a Unio e os Estados, a Unio e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administrao indireta; a extradio solicitada por Estado estrangeiro; a homologao das sentenas estrangeiras; a reviso criminal e a ao rescisria de seus julgados; os conflitos de competncia entre o Superior Tribunal de Justia e quaisquer tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro tribunal; o pedido de medida cautelar das aes diretas de inconstitucionalidade; o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio do Presidente da Repblica, do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, das Mesas de uma dessas Casas Legislativas, do Tribunal de Contas da Unio, de um dos Tribunais Superiores, ou do prprio Supremo Tribunal Federal;

II - JULGAR, em recurso ordinrio: a) b) o habeas corpus, o mandado de segurana, o habeas data e o mandado de injuno decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso; o crime poltico;

III - JULGAR, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituio; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio. 10.3. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA compe-se de, no mnimo, 33 Ministros. Os Ministros do Superior Tribunal de Justia sero nomeados pelo Presidente da Repblica, dentre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada, depois de aprovada a escolha pelo Senado Federal.

Compete ao Superior Tribunal de Justia: IPROCESSAR e JULGAR, originariamente: a) nos crimes comuns, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios e os do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante tribunais; b) os mandados de segurana e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica ou do prprio Tribunal; c) os habeas corpus, quando o coator ou paciente for qualquer das pessoas mencionadas na alnea a, ou quando o coator for tribunal sujeito sua jurisdio, Ministro de Estado ou Comandante da Marinha, do Exrcito ou da Aeronutica, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral; d) os conflitos de competncia entre quaisquer tribunais,; e) as revises criminais e as aes rescisrias de seus julgados; f) o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio de rgo, entidade ou autoridade federal, da administrao direta ou indireta, excetuados os casos de competncia do Supremo Tribunal Federal e dos rgos da Justia Militar, da Justia Eleitoral, da Justia do Trabalho e da Justia Federal;

II -

JULGAR, em recurso ordinrio: a) os habeas corpus decididos em nica ou ltima instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso for denegatria; b) os mandados de segurana decididos em nica instncia pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando denegatria a deciso; c) as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional, de um lado, e, do outro, Municpio ou pessoa residente ou domiciliada no Pas; JULGAR, em recurso especial, as causas decididas, em nica ou ltima instncia, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso recorrida: a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigncia; b) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face de lei federal; c) der a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro tribunal.

III -

10.3. TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS So rgos da JUSTIA FEDERAL: I - os Tribunais Regionais Federais; II - os Juizes Federais.

Os TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS compem-se de, no mnimo, 7 juizes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio e nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de 30 e menos de 65 anos. Compete aos TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS: IPROCESSAR e JULGAR, originariamente: a) os juizes federais da rea de sua jurisdio, includos os da Justia Militar e da Justia do Trabalho, nos crimes comuns e de responsabilidade, e os membros do Ministrio Pblico da Unio, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral; b) as revises criminais e as aes rescisrias de julgados seus ou dos juizes federais da regio; c) os mandados de segurana e os habeas data contra ato do prprio Tribunal ou de juiz federal; d) os habeas corpus, quando a autoridade coatora for juiz federal; e) os conflitos de competncia entre juizes federais vinculados ao Tribunal; JULGAR, em grau de recurso, as causas decididas pelos juizes federais e pelos juizes estaduais no exerccio da competncia federal da rea de sua jurisdio.

II -

10.4.

JUZES FEDERAIS Ingressam no cargo inicial da carreira (juiz substituto) mediante concurso pblico de provas e ttulos, com participao da OAB em todas as fases, devendo ser obedecida a ordem de classificao para as nomeaes. O concurso e a nomeao so da competncia do Tribunal Regional Federal, sob cuja jurisdio se achem os cargos a serem provido.

COMPETNCIA:

so TODAS AS CAUSAS em que a Unio, entidade autrquica ou empresa pblica federal FOREM INTERESSADAS NA CONDIO DE AUTORES, rs, assistentes ou oponentes, EXCETO AS DE FALNCIA, as de ACIDENTES DE TRABALHO e as SUJEITAS JUSTIA ELEITORAL E DO TRABALHO, e todas as causas indicadas no art. 109 da CF.

10.5. GARANTIAS DA MAGISTRATURA

Os JUZES gozam das seguintes GARANTIAS: a) VITALICIEDADE, que, no primeiro grau, s ser adquirida aps dois anos de exerccio, dependendo a perda do cargo, nesse perodo, de deliberao do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentena judicial transitada em julgado; salvo por motivo de interesse pblico; de subsdio.

b) INAMOVIBILIDADE, c) IRREDUTIBILIDADE

Aos JUZES VEDADO: a) EXERCER, b) RECEBER, c) DEDICAR-SE ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processo; atividade poltico-partidria.

10.6. FUNES ESSSENCIAIS JUSTIA

10.6.1. MINISTRIO PBLICO O MINISTRIO PBLICO instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis.

PRINCPIOS INSTITUCIONAIS:

a UNIDADE, FUNCIONAL.

INDIVISIBILIDADE

INDEPENDNCIA

Ao MINISTRIO PBLICO assegurada: AUTONOMIA funcional e administrativa, podendo propor ao Poder Legislativo: a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso; a poltica remuneratria e os planos de carreira; O MINISTRIO PBLICO abrange: I - o Ministrio Pblico da Unio, que compreende: a) o Ministrio Pblico Federal; b) o Ministrio Pblico do Trabalho; c) o Ministrio Pblico Militar; d) o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios;

II - os Ministrios Pblicos dos Estados. Os membros do MINISTRIO PBLICO gozam das seguintes GARANTIAS: a) VITALICIEDADE: aps 2 anos de exerccio, no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado; salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do Ministrio Pblico, por voto de 2/3 de seus membros, assegurada ampla defesa;

b) INAMOVIBILIDADE:

c) IRREDUTIBILIDADE de subsdio;

Aos membros do MINISTRIO PBLICO VEDADO: a) RECEBER: a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais;

b) EXERCER

a advocacia;

c) PARTICIPAR de sociedade comercial, na forma da lei; d) EXERCER, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; ou atividade poltico-partidria.

So FUNES INSTITUCIONAIS do MINISTRIO PBLICO: IPROMOVER: a) privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; b) o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; c) a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio; ZELAR pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados na Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; DEFENDER judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; EXPEDIR notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; REQUISITAR diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais; EXERCER a) o controle externo da atividade policial; b) outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe VEDADA a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas

II -

III IV -

VI-

VI -

10.6.2. ADVOCACIA GERAL DA UNIO A ADVOCACIA-GERAL DA UNIO a instituio que, diretamente ou atravs de rgo vinculado, representa a Unio, JUDICIAL E EXTRAJUDICIALMENTE, cabendo-lhe, nos termos da lei, as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo. A ADVOCACIA-GERAL DA UNIO tem por chefe o ADVOGADO-GERAL DA UNIO, de livre nomeao pelo Presidente da Repblica dentre cidados maiores de 35 anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada.

Potrebbero piacerti anche