Sei sulla pagina 1di 3

Referncias http://www.gfsolucoes.net/trabalhos/correspondencia.pdf https://wwws.pc.mg.gov.br/atestado/inicial.do?evento=cookie http://www.meuadvogado.com.br/entenda/aviso-previo.

html ROTINAS TRABALHISTAS E PREVIDENCIRIAS, Elizeu Domingues Gomes, Editora Lder, 12a Edio

INTRODUO Fundamentado por pesquisas tericas em artigos online e em livros referentes aos assuntos, o presente trabalho visa a elucidao de temas recorrentes no quotidiano e na vida profissional das pessoas. De forma detalhada, encontra-se nesta obra as principais informaes acerca dos temas, como a conceituao, os tipos principais, a forma de elaborao e, somando-se a isso, os exemplos de cada um.

CONCLUSO Com base no trabalho apresentado fcil perceber que o abaixo-assinado, os atestados e o aviso prvio, embora no se d tanta ateno a eles, so documentos muito simples e de suma importncia no dia-a-dia. Devidamente utilizados garantem ao seu portador a garantia de direitos, provam fatos e circunstncias e so ferramentas de uso coletivo em busca de melhorias.

ATESTADO CONCEITO Atestado o documento firmado por uma pessoa a favor de outra, atestando a verdade a respeito de determinado fato (Martins, 2003, pg. 153). Atestado uma declarao, firmado por uma autoridade competente em favor de uma pessoa ou de algum fato que se tenha conhecimento, ou seja, de um fato verdico. um documento oficial em que se certifica, afirma, assegura, demonstra algo que interessa a outrem. Em razo de sua natureza, as reparties pblicas fornecem atestados e no declaraes. Se refere a fatos transitrios e a sua data de expedio determinante.

COMO FAZER? a) b) O Atestado, geralmente, fornecido por algum que exerce posio de cargo superior ou igual ao

da pessoa que est pedindo o atestado; O papel do atestado deve conter carimbo ou timbre da entidade que o expede; O atestado costuma ser escrito em atendimento solicitao do interessado; A redao de um atestado apresenta a seguinte ordem: Ttulo, ou seja, a palavra ATESTADO em maisculas; Nome e identificao da pessoa que emite (que pode ser escrito no final, aps a assinatura) e o

nome e identificao da pessoa que solicitou;

c) d)

Texto, sempre resumido, claro e preciso, contendo o que se est confirmando ou negando; Assinatura, nome e cargo ou funo de quem atesta.

TIPOS: Dentre os vrios tipos de atestados existentes, os mais comuns so: - Atestado de Antecedentes Criminais: tem por finalidade informar a existncia ou no de registro de antecedentes criminais, apresentando a situao do cidado requisitante no exato momento da solicitao. - Atestado ou Declarao de pobreza: um documento usado para comprovar que uma pessoa no tem condies de pagar os custos exigidos para ter acesso a alguns servios como: assessoria jurdica e segunda via do RG, entre outros. - Atestado de Sade Ocupacional (ASO): o atestado que define se o funcionrio est apto ou inapto para a realizao de suas funes dentro da empresa. - Atestado mdico: o documento, emitido por mdico ou dentista, que tem por objetivo justificar ou abonar ausncias ao trabalho, com base em situaes que envolvam doena ou acidente do empregado. Por intermdio do atestado, o profissional descreve a situao de sade do empregado, indicando o tempo de afastamento necessrio para a sua plena recuperao. AVISO PRVIO CONCEITO O Aviso Prvio a comunicao que uma parte do contrato de trabalho deve fazer outra de que pretende rescindir o pacto laboral sem justa causa, de acordo com o prazo previsto em lei. Esse prazo serve para que o empregado consiga um novo servio, ou para que o empregador preencha a lacuna deixada pela ausncia do empregado que no mais deseja trabalhar em seu negcio. O aviso prvio um direito irrenuncivel do empregado. O pedido de dispensa de seu cumprimento no exime o empregador de pagar o valor respectivo, salvo comprovao de haver o prestador dos servios obtido novo emprego. (En. 276 do TST). Entretanto o mesmo no acontece com o empregador, que pode renunciar ao direito que a lei lhe d, e no exigir que o funcionrio cumpra o aviso prvio que havia lhe concedido. No h que se falar em aviso prvio em contratos de prazo determinado, inclusive de experincia, uma vez que as partes j sabem de antemo quando o pacto entre ambas ir se encerrar, havendo somente uma multa que deve ser paga pela parte que pediu a resciso do contrato antecipadamente; nem tampouco em dispensas por justa causa, j que nessa situao o contrato termina de imediato, inexistindo o aviso prvio.

Situaes em que devido aviso prvio I Resciso sem justa causa (art. 487 CLT); II Resciso indireta (art. 487 4 CLT); III Extino da empresa sem fora maior (Enunciado n. 44 do TST); IV Extino da empresa por ato da autoridade Municipal, Estadual e Federal (art. 486 CLT); V Falncia ou concordata (art. 449 CLT); VI Resciso sem justa causa nos contratos de prazo determinado com clusula assecuratria de direito de resciso antecipada (art. 481 CLT).

TIPOS O Aviso Prvio pode ser de dois tipos: trabalhado e indenizado. - Aviso Prvio Trabalhado Quando for determinado que o cumprimento do aviso prvio seja trabalhado, o empregado dever continuar exercendo suas funes normalmente, at que o prazo se extinga e ele saia da empresa. O empregado que cumprir aviso prvio trabalhado ter direito reduo no horrio de trabalho em duas horas dirias (art. 488, CLT), sem prejuzo do salrio. O objetivo da reduo de horrio que o empregado tenha tempo de buscar no mercado de trabalho novo emprego, sendo facultado ao empregado, optar por faltar 7 dias corridos, em vez de reduzir diariamente sua jornada em 2 horas (pargrafo nico do artigo 488). Para tanto, no ato do recebimento do aviso prvio, o empregado deve indicar se prefere que sua jornada seja reduzida em 2 horas dirias ou optar pela no-prestao de servios por 7 dias corridos. - Aviso Prvio Indenizado O aviso prvio indenizado d ao empregado direito a uma indenizao referente a um salrio do empregado, no sendo necessrio cumprir o perodo de trabalho estipulado em lei. Ocorre quando h interesse em que o funcionrio desligue-se imediatamente da empresa. Aviso prvio de 90 dias Lei n 12.605, 13-11-2011 TEXTO DA LEI Artigo 1 - O aviso prvio, de que trata o Captulo VI do Ttulo IV da Consolidao das Leis do Trabalho CLT, aprovada pelo Decreto-Lei n 5.452, de 1 de maio de 1943, ser concedido na proporo de 30(trinta) dias aos empregados que contm at 1 (um) no de servio na mesma empresa. Pargrafo nico Ao aviso prvio previsto neste artigo sero acrescidos de 3 (trs) dias por ano de servio prestado na mesma empresa, at o mximo de 60 (sessenta) dias, perfazendo um total de at 90 (noventa) dias. Lei n 12.605/2011 determina que a partir de 13-11-2011, o aviso prvio ser de 90 dias proporcional ao tempo de trabalho. Anterior publicao dessa Lei, o empregado que fosse demitido sem justa causa, independente do tempo de trabalho, faria jus somente a 30 dias de aviso, trabalhado ou indenizado. Com a alterao, o empregado com at um ano de trabalho continua com o aviso de 30 dias. A partir da, a cada ano completado far jus a 3 dias, at atingir o mximo de 90 dias.

Potrebbero piacerti anche