Sei sulla pagina 1di 3

MOTIVAO -Caso do Tio (inscrio 3 vezes no SPC e 3 vezes a indenizao foi do mesmo montante 1 mil reais) -Curso para

Conciliador (juiz falou que acreditava que gerava um enriquecimento ilcito o critrio punitivo) -Caso grvida x CAESB ( mil reais de indenizao) -Contraposio com caso dos bombons( 5 a 10 mil reais, o que h de diferente desses casos? Me parece que em casos mais comuns o juiz acaba diminuindo o valor da indenizao com medo de uma enxurrada de processos) 2 COMO FOI FEITA A MONOGRAFIA -(Para fazer a monografia eu tentei fazer uma progresso, comeando por certos temas mais simples e genricos relativos ao dano mora em si, como conceito deste, reparabilidade e valorao). -Parto em seguida para aplicao destes conceitos relativos aos danos morais aplicados ao direito do consumidor. -No terceiro e ltimo captulo parto para as questes principais a respeito da funo compenstoria e funo punitiva dos danos morais assim como crticas a esta funo e a multa como substituto da funo punitiva. -Obviamente que por questo de tempo no falaremos de todo esse caminho mas falaremos sobre os temas mais importantes e as concluses do trabalho. 3 CRITRIOS PARA VALORAO DOS DANOS MORAIS -Art. 53 da Lei de Imprensa ( art. 53 da Lei 5. 250/67 (Lei de Imprensa), ao prescrever que
deve ser considerar, no arbitramento de indenizao por dano moral: a intensidade do sofrimento do ofendido, a gravidade, a natureza e repercusso da ofensa e a posio social e poltica do ofendido; a intensidade do dolo ou o grau da culpa do responsvel, sua situao econmica e sua condenao anterior em ao criminal ou cvel fundada em abuso no exerccio da liberdade de manifestao do pensamento e informao; a retratao espontnea e cabal, antes da proposio da ao, a publicao ou transmisso da resposta ou pedido de retificao, nos prazos previstos na lei e independentemente de interveno judicial, e a extenso da reparao por esse meio obtido pelo ofendido.) -Problemas com esses parmetros (antigo e voltado para crimes a honra cometidas por meios de telecomunicao)

- Parametros propostos no tabalho ( Diante da importncia de ser oferecido algum critrio para que o arbtrio do juiz se torne arbitrrio apresentamos no trabalho alguns critrios principais a serem levados em considerao nos danos morais decorrentes de relaes consumeristas, tais critrios so intensidade do dano, grau de culpa do fornecedor, situao econmica do consumidor e do fornecedor, condies pessoais da vtima, lucro do fornecedor com o ato, entre outros. 4- FUNO DA INDENIZAO POR DANO MORAL - Funo da indenizao (Porm obvio que para definir mais propriamente a valorao da indenizao tem que levar em conta qual o objetivo do juzo com aquela indenizao, meramente compensar o consumidor ou tambm punir o fornecedor pelos atos praticados) - O que muda de uma funo pra outra na valorao(Isso importante porque quando se tem a funo compensatria o juzo volta-se para o dano sofrido e para a vtima, j quando se deseja um carter punitivo o autor tambm tem que levar em conta a situao financeira da empresa, lucros que ela obteve com o ato e a gravidade do ato)

-Funo punitiva no Direito do Consumidor: ( art. 7 So direitos bsicos dos consumidores, inciso VI -a efetiva preveno e reparao de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos)-- (Nesse sentido interessante vermos que se a efetiva preveno dos danos morais um direito bsico do consumidor ento a funo punitiva tem um papel fundamental na busca deste direito) - O porqu desta importncia: (Considerando que os fornecedores se comportam sempre em busca do lucro no h maneira mais fcil de moldar suas atitudes que no seja punir severamente menoscabos praticados contra os consumidores, dessa forma indenizaes pesadas podem ensinar fornecedores que tais atos no compensam, e impedir reincidncias em atitudes antisociais.) - Crticas a esta funo punitiva ( Falta de Legislao especifica, problema na transparncia das decises e o enriquecimento ilcito) (dentre destas crticas a mais contundente a relativa ao enriquecimento ilcito, isto porque duas pessoas podem sofrer o mesmo dano e ser reparadas de maneira distinta. -Logo, a questo do enriquecimento ilcito junto com o medo de um aumento no numero dos processos so a principal causa que o juizes no apliquem, ou apliquem de forma tmida, a dupla-funo das indenizaes por danos morais) -Soluo das multas (uma soluo que poderia juntar os benefcios da funo punitiva, sem o risco de causar enriquecimento ilcito ou gerar um grande aumento no numero de aes seria criar uma multa a ser aplicada pelo juiz, e que os valores seria destinados a um fundo de amparo ao consumidor, ou um fundo genrico de direitos difusos)

5 CONCLUSES DO TRABALHO 1- A funo punitiva no utilizada de maneira prtica e efetiva nas indenizaes por danos morais o que acaba gerando uma grande vulnerabilidade deste em relao as grandes corporaes. 2- Os principais motivos desta no utilizao o medo de um aumento no numero de aes e o enriquecimento ilcito. 3- Tais problemas poderiam ser solucionados com a criao legislativa de uma multa em que o juiz poderia punir os fornecedores, e essa punio seria revertida para a sociedade atravs de um fundo de amparo ao consumidor.

Potrebbero piacerti anche