Sei sulla pagina 1di 61

O propsito do tabernculo era alojar a Arca na qual foram colocadas as tbuas dos Dez Mandamentos.

A Arca tinha 2 1/2 cvados x 11/2 cvado, um ba de madeira retangular com sua tampa, o Propiciatrio, com os Querubins da glria um de frente ao outro com suas asas estendidas. O sangue era aspergido abaixo, entre os anjos do juzo, que estavam olhando. Quando eles viam o sangue, a ira de Deus era aplacada. A Arca foi revestida de ouro puro e tinha uma coroa de ouro.

'A Arca da Aliana' (Ex 25:10-22)


Apenas uma vez por ano, no Yom Kippur, o Sumo Sacerdote poderia ir alm do vu. O vu separou o homem do Santo dos Santos. Estava atrs deste vu, um cmodo de 10 cvados quadrados, chamado de Santo dos Santos, que era a parte mais sagrada de toda a estrutura do tabernculo. Esta era a Arca da Aliana, que foi mencionada primeiro, antes de toda a moblia no tabernculo. A tampa em cima da arca era conhecida como o Propiciatrio, que foi considerado uma parte separada da moblia, mas era um com a arca. A arca estava no centro do acampamento, e a nuvem da glria era vista sobre o propiciatrio, na parte mais interior do tabernculo.
Ex 25:10-22 "Tambm faro uma arca de madeira de accia; o seu comprimento ser de dois cvados e meio, e a sua largura de um cvado e meio, e de um cvado e meio a sua altura. E cobri-la- de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirs; e fars sobre ela uma coroa de ouro ao redor; E fundirs para ela quatro argolas de ouro, e as pors nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado. E fars varas de madeira de accia, e as cobrirs com ouro. E colocars as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca. As varas estaro nas argolas da arca, no se tiraro dela. Depois pors na arca o testemunho, que eu te darei. Tambm fars um propiciatrio de ouro puro; o seu comprimento ser de dois cvados e meio, e a sua largura de um cvado e meio. Fars tambm dois querubins de ouro; de ouro batido os fars, nas duas extremidades do propiciatrio. Fars um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma s pea com o propiciatrio, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estendero as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatrio; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estaro voltadas para o propiciatrio. E pors o

propiciatrio em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatrio, do meio dos dois querubins (que esto sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel."

Depois pors na arca o testemunho, que eu te darei. Tambm fars um propiciatrio de ouro puro; o seu comprimento ser de dois cvados e meio, e a sua largura de um cvado e meio. Fars tambm dois querubins de ouro; de ouro batido os fars, nas duas extremidades do propiciatrio. Fars um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma s pea com o propiciatrio, fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estendero as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatrio; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estaro voltadas para o propiciatrio. E pors o propiciatrio em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatrio, do meio dos dois querubins (que esto sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel." A arca era um ba de madeira retangular (madeira de accia) revestido com puro ouro, por dentro e por fora. Tendo 2,5 cvados de comprimento por de 1,5 cvados de altura (1,15 x 0,70 m) tinha uma moldura de ouro, ou coroa ao redor do topo (no hebraico uma palavra diferente da usada para a beira do altar de incenso). A arca estava no cho sujo do Santo dos Santos, com suas quatro argolas de ouro onde as varas de ouro eram inseridas, e mantidas ali, em posio de partida.

Dentro da arca haviam 3 coisas. As 2 tbuas da Lei. Um pote dourado com o man e a vara de Aro que floresceu.

A Arca da aliana era onde justia de Deus, o seu juzo para o pecado eram satisfeitos. Existem quase 200 referncias no Antigo Testamento sobre a Arca. Aqui esto alguns nomes mencionados nas Escrituras para a Arca da Aliana:

Seus Nomes
Ex 25:22 " E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatrio, do meio dos dois querubins (que esto sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel." Js 3:6 " E falou Josu aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca da aliana, e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca da aliana, e foram andando adiante do povo." Js 3:13 " Porque h de acontecer que, assim que as plantas dos ps dos sacerdotes, que levam a arca do SENHOR, o Senhor de toda a terra, repousem nas guas do Jordo, se separaro as guas do Jordo, e as guas, que vm de cima, pararo amontoadas." 1Sm 5:7 " Vendo ento os homens de Asdode que assim foi, disseram: No fique conosco a arca do Deus de Israel; pois a sua mo dura sobre ns, e sobre Dagom, nosso deus." 2Cr 6:41 " Levanta-te, pois, agora, SENHOR Deus, para o teu repouso, tu e a arca da tua fortaleza; os teus sacerdotes, SENHOR Deus, sejam vestidos de salvao, e os teus santos se alegrem do bem." 2Cr 35:3 " E disse aos levitas que ensinavam a todo o Israel e estavam consagrados ao SENHOR: Ponde a arca sagrada na casa que edificou Salomo, filho de Davi, rei de Israel; no tereis mais esta carga aos ombros; agora servi ao SENHOR vosso Deus, e ao seu povo Israel." Sl 78:60-61 " Por isso desamparou o tabernculo em Sil, a tenda que estabeleceu entre os homens. E deu a sua fora ao cativeiro, e a sua glria mo do inimigo."

Seu Contedo 1) as 2 tbuas de pedra (Os 10 Mandamentos) importante notar que a arca continha as duas tbuas do Declogo (os Dez Mandamentos). Lembrando que Deus tinha feito uma aliana com Israel, mas o seu povo tinha quebrado. Por sua graa, Deus renovou a aliana, e ordenou que o registro (as tbuas de pedra) deveriam ser depositados na santa arca. O Livro da Aliana que tratava de outros aspectos da lei e das ordenanas, foi depositado ao lado da arca. Mas os 10 Mandamentos foram armazenados dentro da prpria arca.
Ex 25:16 " Depois pors na arca o testemunho, que eu te darei."

2) um pote de ouro contendo um mer de man (Hb 9:4) Tambm foram colocados dois outros artigos dentro da arca. Um deles era um pote contendo um mer (3,6 litros) de man (Hb. 9:4) como um memorial da proviso de Deus:
Ex 16:32-33 " E disse Moiss: Esta a palavra que o SENHOR tem mandado: Enchers um mer dele e guard-lo-s para as vossas geraes, para que vejam o po que vos

tenho dado a comer neste deserto, quando eu vos tirei da terra do Egito. Disse tambm Moiss a Aro: Toma um vaso, e pe nele um mer cheio de man, e coloca-o diante do SENHOR, para guard-lo para as vossas geraes."

Tambm era um tipo de Cristo que era o Po Vivo que desceu de cu:
Jo 6:50-51 " Este o po que desce do cu, para que o que dele comer no morra. Eu sou o po vivo que desceu do cu; se algum comer deste po, viver para sempre; e o po que eu der a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."

3) depois eles colocaram a vara de Aro que floresceu (Num 17) O terceiro artigo colocado era a vara de Aro que da qual saram brotos, floresceu e frutificou amndoas maduras em uma nica noite, como sinal da escolha de Deus por Aro para o sacerdcio (Hb. 9:4).
Num 17:7-8 " E Moiss ps estas varas perante o SENHOR na tenda do testemunho. Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moiss entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Aro, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amndoas."

Um Tipo de Cristo
A Arca da Aliana era uma figura de Jesus Cristo. A madeira de Accia fala da humanidade incorruptvel de Jesus. Ele era 100% homem. O prprio Deus se tornou carne e sofreu as agonias da experincia humana. Ele foi tentado, Ele se cansou, Ele teve sede, Ele teve que aprender as Escrituras, aprender a obedincia, aprender a ouvir a voz de Deus, e foi conduzido pelo Esprito como homem. A madeira de Accia nos fala que Ele era 100% homem, e o puro ouro que revestia a madeira nos fala que Ele era 100% Deus. Jesus disse "a menos que crerdes que eu SOU que vs morrereis em vossos pecados". Ele usou as mesmas palavras (Heb. eheyay asher aheyay) usadas quando o Senhor falou a Moiss na sara ardente. O Messias judeu no era em nada diferente do prprio Jeov visitando o seu povo, e se tornando Seu salvador, morrendo pelos pecados do mundo, e isso a etimologia do nome Jesus (Heb. Y'shua 'Yaweh se fez salvao'). Jesus condenou os lderes religiosos por no reconhecerem "o tempo da sua visitao ". A coroa de ouro ao redor do topo da arca fala do Senhor Jesus Cristo como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Jesus superou o ataque da oposio contra Ele toda a Sua vida pelos lderes religiosos, a aristocracia judaica, a prpria Roma, e at mesmo todo o poder do inimigo. Ele superou plenamente a morte, e ressuscitou triunfalmente e foi coroado de gloria e honra, porque Ele o Rei. De acordo com Joo,

era Jesus que Isaas viu assentado no trono de glria com os anjos clamando 'Santo, Santo, Santo.' As tbuas de pedra (a Lei) diante de Jesus mostra que Ele cumpriu perfeitamente a Lei e fez toda a Vontade de Deus. A Bblia diz que Ele "no cometeu nenhum pecado, nem falha alguma foi achada em sua boca". Jesus sentiu a presso da tentao e toda a sua intensidade, porm, Ele nunca pecou. At mesmo o Seu olhar, e o tom da Sua voz, refletiam as mesma perfeio da santidade do prprio Deus. A vara de Aro que floresceu, fala de Jesus. Como algo que havia morrido e sobrenaturalmente voltou vida. Jesus disse, "eu sou a ressurreio e a vida ". O pote dourado com o man fala de Jesus como o Po da Vida - a Palavra de Deus -, que desceu do cu para alimentar o mundo que jazia em escurido e morrendo de fome. Tudo aponta para Jesus. At mesmo as varas douradas falam da vida eterna, do Salvador sempre presente, que est conosco em todas as nossas jornadas, e nunca nos deixar nem nos abandonar. Se examinar toda a histria da arca, voc descobrir ainda mais semelhanas com o ministrio de Jesus, nosso Senhor: A arca foi diante do povo - o Jesus foi frente deles:
Jo 10:4 " E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz."

A arca estava no meio do povo de Deus - Jesus est no seu povo:


Jo 14:20 " Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vs em mim, e eu em vs.

As pessoas deviam seguir a arca - Ns devemos seguir a Jesus:


Lc 5:27-28 " E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu."

E sem parar, a arca sempre era a primeira para os conduzir. Trazendo morte a todos os inimigos de Deus. A arca trazia bnos e maldies.
Is 53:2 " Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; no tinha beleza nem formosura e, olhando ns para ele, no havia boa aparncia nele, para que o desejssemos." Is 9:6 " Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado est sobre os seus ombros, e se chamar o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz." Jo 1:14 " E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns, e vimos a sua glria, como a glria do unignito do Pai, cheio de graa e de verdade."

Mt 5:17 " No cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: no vim ab-rogar, mas cumprir." 1Pe 2:22 " O qual no cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano." Gal 4:4 " Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei," Jo 11:25 " Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida; quem cr em mim, ainda que esteja morto, viver;" Jo 6:32 " Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moiss no vos deu o po do cu; mas meu Pai vos d o verdadeiro po do cu." Jo 1:1 " NO princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." Jo 1:14 " E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns, e vimos a sua glria, como a glria do unignito do Pai, cheio de graa e de verdade."

A arca era uma representao da arca real, no cu. Copyright 1998 O Acelerador de Conhecimento Bblico

"O Tabernculo"

Lembra-se que os hebreus foram sujeitos escravido egpcia durante 430 anos? Em xodo Captulo 3, Deus ouve o clamor do seu povo e chama um homem chamado Moiss. Deus fala com Moiss na sara ardente, e diz a para que ele v at Fara, Rei do Egito e simplesmente lhe falar, "deixe o meu povo ir ".
xodo 3:12 " E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te ser por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte."

Note que Ele diz que ser um sinal que eles serviro Deus no Monte Sinai. Assim Moiss vai como o Senhor o instruiu, e depois de uma srie de 10 pragas, os filhos de Israel foram lanados do Egito. Eles foram conduzidos de dia no deserto por uma coluna de nuvem e a noite pela coluna de fogo. Quando eles vieram para o Mar Vermelho, o Senhor dividiu as guas, e eles as atravessaram, e quando o exrcito egpcio tentou atravess-las, as guas desceram neles e eles todos se afogaram. O Senhor os proveu e sustentou-os e ento eles vieram ao Monte Sinai, exatamente como Deus disse a Moiss, e algo acontece. No captulo 19 de xodo que ns vemos a histria. Todos os 2 ou 3 milhes de hebreus estavam acampados ao p de Monte Sinai, e Deus revela a sua glria, e diz que Ele quer que eles se santifiquem durante trs dias, para ento virem e se colocarem diante d'Ele. Assim eles fizeram, e Deus mostra a Sua fora e Seu poder.
xodo 19:16 E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve troves e relmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial.

Eles tremeram da presena d'Ele, dizendo: "No fale Deus a ns para que no morramos," e eles no quiseram ir novamente diante d'Ele e assim eles elegeram Moiss para ser o porta-voz permanente deles, embora o Senhor quisesse que eles fossem um "reino de sacerdotes" (Ex. 19:6). assim, quando o Senhor lhes ordena que construam a estrutura chamada "o tabernculo".
Exod 25:1-9 Ento o SENHOR falou a Moiss dizendo: "Fale aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alada: de todo o homem cujo corao se mover voluntariamente, dele tomarei a minha oferta alada... E me faro um santurio, e habitarei no meio deles. Conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernculo, e para modelo de todos os seus vasos, assim mesmo o fareis.

Veja como se parecia:

O Antigo Tabernculo de Israel

O Tabernculo era uma tenda porttil com uma armao de madeira, para dar estabilidade. O santurio inteiro consistia em trs partes: 1. um trio exterior includo por cortinas apoiadas em pilares. Era oblongo na sua forma, e a entrada estava no lado oriental. 2. o altar de sacrifcio (altar de bronze) estava dentro do trio, em frente da entrada. 3. o prprio Tabernculo, localizado parte ocidental do trio. O Tabernculo foi dividido por um vu ou cortina pendente em duas cmaras. A primeira cmara foi chamada o Lugar Santo, continha a Mesa, o Candelabro, e o Altar de Incenso. S os sacerdotes eram permitidos nesta parte. A segunda cmara foi chamada de Santo dos Santos, continha a Arca da Aliana. O Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos uma s vez no ano, o Santo dos Santos apenas uma vez ao ano, no Dia da Expiao. Os objetos mais interiores para o Santo dos santos foram construdos de metais preciosos e tecidos. Os objetos exteriores foram feitos de bronze e outros tecidos. O Tabernculo foi coberto por uma tenda, e revestido de tecidos adicionais. A rea de Tabernculo era de 50 metros de comprimento e 25 metros de largura. Havia uma cortina de 2,5 metros, feita de linho fino branco, que foi firmado em 60 suportes de apoio de bronze, que cercavam, e com uma entrada pelo porto oriental. Dentro do trio exterior estavam dois artigos de moblia, o altar de bronze, onde tdo os sacrifcios eram feitos, e a pia de bronze onde os sacerdotes lavaram as suas mos e os ps. O Tabernculo construdo estava ao fim do trio ocidental e era uma estrutura de madeira revestida de ouro, de 15 x 5 metros, divididos em duas partes por uma cortina pesada chamada o "Vu". A entrada era

uma cortina colorida suportada por 5 pilares. A maior rea construda do tabernculo (10 x 5 m) , foi chamado "o Santo Lugar" e ali foi colocado trs artigos de moblia dourada. O candeeiro de ouro que iluminava os pes da preposio esquerda, a mesa de dos pes da preposio que representava o povo de Deus direita, e o altar dourado de incens na parte de trs, o que fala de fazer oraes continuamente. A menor parte construda, (5x 5) do tabernculo foi chamada de "Santo dos Santos " e continha apenas a arca da aliana (a arca que continha as duas tbuas da Lei) e sua tampa, o propiciatrio onde o sangue era aspergido uma vez por ano pelo sumo sacerdote no Dia da Expiao. Tudo no tabernculo era porttil de modo que, se a nuvem de glria (Heb. Sh'chinah) se movia, eles se moviam tambm a arca, deste modo:
Nm 10:33-36 Assim partiram do monte do SENHOR caminho de trs dias; e a arca da aliana do SENHOR caminhou diante deles caminho de trs dias, para lhes buscar lugar de descanso. E a nuvem do SENHOR ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial. Acontecia que, partindo a arca, Moiss dizia: Levanta-te, SENHOR, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os odiadores. E, pousando ela, dizia: Volta, SENHOR, para os muitos milhares de Israel.

Eles precisavam aprender que era Yahweh quem estava acampado entre eles. Como os Israelitas marcharam no deserto, os Levitas (tribo sacerdotal) desmontavam o Tabernculo, e, a arca era levada pelos sacerdotes, em duas varas, ento eles iam com a nuvem de glria sobre eles. Haviam trs famlias procedentes da tribo de Levi que eram responsveis para o transporte dos artigos do tabernculo. O povo de Deus tinha que perceber que eles eram peregrinos aqui e quando Deus ordenasse que se movessem, eles precisaram estar prontos. H algumas coisas muito importantes para se notar quanto condio do homem ao estudar o tabernculo. Depois do colapso da f deles, Deus criou algo que atrairia notavelmente os seus cinco sentidos, assim eles se lembrariam de que eram o povo de Deus. Ao longo do Antigo Testamento, Deus teve que estimular os sentidos, porque depois de Ado, e at o tempo de Jesus, o homem estava espiritualmente morto. Deus Esprito, e todo o homem conhecia os cinco sentidos (com os quais ele poderia ver, tocar, provar, ouvir, e cheirar). O Senhor comearia aqui no tabernculo a entesourar o povo de Israel com cerimnias e rituais de forma que eles se lembrariam d'Ele. Deus comearia a vincular um sentido ao povo por Ele governado, com algo espiritual, de forma que eles teria f simplesmente pelo que eles viam. Se voc pensa no pacto da circunciso, cada vez que um homem ia para o banheiro, ele se lembraria do pacto. E o que foi o pacto? Aquele que um dia viria, o

Messias, da nao que Deus iniciou, pelo primeiro hebreu, Abrao. O Messias seria o salvador de todo o mundo. Ele comeou lhes dando uma estrutura fsica chamada o tabernculo, com toda sua moblia, e sacerdcio, e ofertas. Ento Ele lhes daria sacrifcios dirios (memoriais) e oraes, sbados semanais, banquetes e festas, alimentos limpos e imundos, e muitas outras cerimnias e leis escolhidas, que seriam todas lembranas fsicas que culminavam para o Homem que viria, que seria o Messias. Deus lhes deu tantas cerimnias, que quando Ele veio, eles no sentiriam sua falta. E o que aconteceu? Quando Ele veio eles sentiram falta d'Ele. Eles eram to envolvidos em suas tradies e rituais que, quando Jesus veio, Ele que era a realizao de todas as cerimnias, eles estavam completamente em trevas e no O reconheceram, e acabaram forando o governador romano a crucific-lO. Mas Deus, em Sua maravilhosa oniscincia, soube disto e planejou tudo desde o princpio. Por isso, Ele instituiu o sangue como o meio de redeno. Assim o tabernculo era o princpio das lembranas visveis de um Deus que Esprito, e de Seu plano. Tudo no tabernculo era um tipo de Jesus. Por isso que Deus era to especfico sobre o que eles iam construir com isto. Eles no puderam usar uma mnimo de imaginao humana "para que no morram". Ouro, prata, bronze, o linho branco fino, as quatro cores, o leo da uno, o incenso, tudo apontava quele que, "se tornou carne e habitou (literalmente tabernaculou) entre ns ". Jesus disse, "eu no vim destruir a Lei e os profetas mas os cumprir." No nenhuma maravilha que quando Jesus foi trespassado Ele bradou, "est consumado". E o vu do templo foi rasgado pelo meio. O que foi consumado? O cerimonial do Antigo Testamento inteiro, moral, e o direito civil, foi pregado quela cruz fora de Jerusalm. Ele veio ser a incorporao e realizao da prpria Lei. Note o que Jesus disse aos dois homens na estrada para Emas depois de Sua morte:
Lucas 24:25-27 E ele lhes disse: nscios, e tardos de corao para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura no convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glria? E, comeando por Moiss, e por todos os profetas, explicavalhes o que dele se achava em todas as Escrituras.

Tambm quando Jesus apareceu vivo aos discpulos dele depois da morte dele:
Lucas 24:44 E disse-lhes: So estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moiss, e nos profetas e nos Salmos.

Se lembre do que a Palavra diz, "toda a Escritura divinamente inspirada (inspirao de Deus) por Deus... " Quando ns olharmos a Bblia, lembre-monos de que completamente inspirada por Deus. Quando ns olhamos cada Palavra, temos que nos lembrar que, toda Palavra divinamente inspirada. Isso era a viso de Cristo, quanto s Escrituras, que era a viso dos apstolos e que deve ser a nossa viso. Esta a mesma Palavra de Deus. No apenas contm a Palavra de Deus, ou apenas uma experincia religiosa, ela a Palavra de Deus. ento algo maravilhoso que cada e todo detalhe da Palavra sobre o tabernculo tem significado espiritual? Quando olhamos estrutura do tabernculo, e suas partes da redeno, sem igual, vemos na moblia grande simbolismo e tipologia encontrados nelas. Lembre-se, que tudo estava apontando o dedo para o Messias. O tabernculo, como um tipo, especificamente e em detalhes foi projetado por Deus, apontando ao carter e aspectos do ministrio de Cristo. Quando Jesus estava acusando as autoridades judaicas Ele disse, "Vocs transformaram da Casa de Meu Pai em um covil de ladres," e dizendo, " Meu Pai " eles souberam que Ele estava reivindicando autoridade Messinica acima do templo, e assim eles disseram, que sinal tu nos mostra para que faa essas coisas?" Veja o que Ele disse:
Joo 2:19-21 "Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em trs dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantars em trs dias? Mas ele falava do templo do seu corpo."

Eles estavam olhando a estrutura fsica (Heb. Mikdash) do templo mas Ele disse, "Destruam este templo" Ele usou a palavra hebraica "Mishkan" que era a palavra usada no Antigo Testamento para referir a Presena que iluminou o Santo dos Santos, por ocasio do Yom Kippur, no tabernculo ou templo. Jesus disse que eu sou o templo (Mishkan) de Deus. Quando a glria (Heb. Sh'chinah) viria abaixo como um tornado ou como um funil por cima do Santo dos Santos, a Presena se manifestaria no propiciatrio entre os querubins depois do sangue ter sido aspergido, que era o mishkan. Aquela Presena foi o que o Jesus disse que, habitava dentro d'Ele. E de fato o Paulo disse sobre a igreja, no "No sabeis que sois templo (Mishkan) de Deus?" Ns, como o Corpo de Cristo, temos a mesma Presena, que habita em ns. Deus no mora agora em edifcios, mas dentro do Seu povo . Romanos 10 diz que: "Se confessares com a tua boca que Jesus Cristo Yaweh (Senhor) e cr em seu corao que Deus O ressuscitou dentre os mortos, sers salvo." Isto fcil. A partir desse ponto voc se torna o Mishkan de Deus. Quando Deus disse-lhes "Deixe me fazer um santurio que eu possa habitar entre eles," Ele disse literalmente "dentro" deles. O plano de Deus sempre foi habitar dentro dos que Lhe pertencem (Jer. 31:31-33)

e pr o Esprito d'Ele dentro de ns. Quando voc aceita Jesus, voc se torna o Mishkan de Deus. Para voc que comea este estudo rico e maravilhoso do tabernculo, lembre-se que tudo aponta Jesus Cristo. Tudo uma figura d'Ele. Se voc pode, inicie agora este tremendo estudo, que somar um elemento de nova fora, e alegria em sua devoo para com o Senhor.
Joo 1:12-14 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crem no seu nome; Os quais no nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns, e vimos a sua glria, como a glria do unignito do Pai, cheio de graa e de verdade.

O Tabernculo do Antigo Israel

Tipologia

Os materiais foram exatamente especificados por Deus. Qualquer desvio traria morte certa

Os Materiais usados
Os Materias Santos s temos que nos lembrar que os Israelitas saram do Egito como o povo de Deus. Eles eram os descendentes de Abrao, o primeiro hebreu. importante lembrar-nos do juramento que Deus fez quando Ele fez a aliana da circunciso com Abrao:
Gen 15:13-14 "Ento disse a Abro: Sabes, de certo, que peregrina ser a tua descendncia em terra alheia, e ser reduzida escravido, e ser afligida por quatrocentos anos,mas tambm eu julgarei a nao, qual ela tem de servir, e depois sair com grande riqueza.

E eles realmente saram com grandes possesses, como diz:


xodo 3:20-22 " Porque eu estenderei a minha mo, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixar ir. E eu darei graa a este povo aos olhos dos egpcios; e acontecer que, quando sairdes, no saireis vazios, porque cada mulher pedir sua vizinha e sua hspeda jias de prata, e jias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egpcios." xodo 12:35-36 " Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme palavra de Moiss, e pediram aos egpcios jias de prata, e jias de ouro, e roupas. E o SENHOR deu ao povo graa aos olhos dos egpcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egpcios."

Quando os Israelitas vieram ao Monte Sinai, o Senhor os instruiu sobre o que eles deveriam trazer como oferta alada (dar espontnea e voluntariamente) de maneira que eles pudessem construir o tabernculo. Note o que Deus falou a respeito do lugar da Sua habitao - o Tabernculo: (versos mais importantes)
xodo 25:1-9 " ENTO falou o SENHOR a Moiss, dizendo: Fala aos filhos de Israel, que

me tragam uma oferta alada; de todo o homem cujo corao se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alada. E esta a oferta alada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, e azul, e prpura, e escarlata (carmesim), e linho fino, e plos de cabras, e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de accia, azeite para a luz, especiarias para o leo da uno, e especiarias para o incenso, pedras de nix, e pedras de engaste para o fode e para o peitoral. E me faro um santurio, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis."

Estes materiais so relacionados exatamente como Deus havia especificado (nada mais e nada menos) porque cada um deles tinha significado simblico especfico, relativo ao verdadeiro Tabernculo celestial e a Jesus Cristo. Em nada poderia haver o acaso ou a imaginao humana, porque se o Senhor vai morar e lanar a sua tenda entre ns, como homem, ento o homem vai aproximar-se do modo d'Ele, e no h exceo. Os detalhes de sua construo seriam um padro temporal, daquilo Deus faria um dia permanentemente por meio de Jesus Cristo. O Tabernculo se tornaria um modelo visvel de como ns vemos a Deus por meio de Jesus. Olhemos os materiais a serem usados na construo do Tabernculo e lembremo-nos que agora temos que examinar o simbolismo com um fundo hebraico. O Antigo Testamento est repleto de linguagem simblica, que pode ser interpretada na luz do contexto da Bblia hebraica: Materiais (ordenados por Deus) 'Ouro' (Divindade) De acordo com Ex 38 eles deram 1269 Kg de ouro. O Ouro Puro ao longo das escrituras fala da divindade, que no pode ser imitada pelo homem. Ouro feito por Deus e vem de Deus. Ouro fala da deidade de Jesus Cristo. Simboliza a glria divina do Senhor Jesus como o "Filho de Deus" e "Deus, o Filho". De acordo com Ex 38 eles deram 1269 Kg de ouro. Jesus na sua carne em nada era diferente de Jeov. Ele "Malach Yaweh," Jeov, o Rei. Isaas viu o Senhor poderoso e exaltado nas alturas, como Rei, em toda a Sua glria. Joo no Novo Testamento falanos que era Jesus quem ele viu:
Joo 12:41 "Isaas disse isto quando viu a sua glria e falou dele."

'Prata' (Redeno) De Prata vieram 4350 Kg. Ao longo das Escrituras, a prata figuradamente fala de redeno. Sempre era usada como preo de redeno:

xodo 30:16 " E tomars o dinheiro das expiaes dos filhos de Israel, e o dars ao servio da tenda da congregao; e ser para memria aos filhos de Israel diante do SENHOR, para fazer expiao por vossas almas. "

O tabernculo estava apoiado em bases de prata. Jos e Jesus foram vendidos em preo de prata. Judas foi pago com moedas de prata como dizem as Escrituras. Prata preo de redeno. Prata smbolo da redeno realizada por Jesus Cristo. Isto prefigura a preciosidade de Cristo como o resgate para os pecadores. Tambm note que no h prata alguma mencionada no cu. As pessoas j tero sido redimidas.
Marcos 10:45 Porque o Filho do homem tambm no veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. "

'Bronze' (Juzo) Um total de 3035 kg de bronze foi empregado para uso em lugares onde se necessitava de fora excepcional, e a resistncia ao calor eram importantes. O Bronze tem um ponto de fuso a 1,985C. Era importante no altar onde o intenso calor estava presente. O bronze uma liga de cobre e zinco. No metal, pois uma liga de cobre e zinco. Bronze representa juzo. Quando Moiss fez a serpente de bronze, falou do poder da serpente, que julgada atravs de se elevar o Filho de Deus:
Num 21:9 " E Moiss fez uma serpente de metal, e p-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a algum, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. "

O Bronze representa juzo. Simboliza o carter divino de Cristo que levou n'Ele o fogo da ira de Deus, em santidade e justia, se tornando oferta pelo pecado.
2 Cor 5:21 "quele que no conheceu pecado, o fez pecado por ns; para que nele fssemos feitos justia de Deus." Mateus 27:46 " E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lam sabactni; isto , Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? "

Azul (Cu) Tecido de linho bordado com linhas de cor azul, purpra, e escarlate. O hebreu usava mariscos para extrair o azul. Uma tintura brilhante foi excretada deste molusco. Esta cor luminosa sempre mencionada

primeiro. O homem precisou de algo que sugestionasse a idia de cu como um lugar no qual Deus se revela mais completamente do que na terra. Ento a cor azul representa o cu, a cor do cu. O azul sempre foi mencionado ao longo do tabernculo para lembrar o homem de que o seu destino cu, e por causa de nosso Redentor, ns somos destinados a estar na Presena de Deus. O azul fala daquele que vem do alto ("do alto" uma expresso judaica para o cu). Lembra-se quando a mulher tocou a orla azul das vestes de Jesus? Ns vemos os versos de amor em azul, na vida de nosso Senhor Jesus Cristo que no s era divino em sua origem, mas em seus modos e natureza.
Jo 3:31 "Aquele que vem de cima sobre todos; aquele que vem da terra da terra e fala da terra. Aquele que vem do cu sobre todos."

'Prpura' (Realeza) Os hebreus obtinham esta cor ao misturar o azul e a escarlata juntos. Esta intensa cor vermelho-purprea era uma cor de realeza (Real).
Juzes 8:26 E foi o peso dos pendentes de ouro, que pediu, mil e setecentos siclos de ouro, afora os ornamentos, e as cadeias, e as vestes de prpura que traziam os reis dos midianitas, e afora as coleiras que os camelos traziam ao pescoo.

A cor prpura simboliza a Jesus como Rei dos reis e Senhor dos senhores, mas h outra importante verdade. A mistura de azul e escarlata. Azul fala do que vem do alto, e escarlata, como ns veremos, representa sangue e morte, sacrifcio. Prpura uma combinao de ambos, que falam de Cristo como Deus e Homem, o Homem que veio de cu para morrer. De algum modo misterioso Ele levou consigo a semelhana de carne pecadora.
Isaas 33:17 Os teus olhos vero o rei na sua formosura, e vero a terra que est longe.

'Fio de escarlata' (Sacrifcio) A escarlata era extrada de um inseto Oriental (verme) que infesta certas rvores. Eram juntadas, esmagadas, secadas, e transformadas em um p que produzia uma matiz carmesim brilhante. Escarlata fala de sacrifcio e simboliza a Cristo em seus sofrimentos. O Salmo 22, de crucificao traz citaes de Jesus, como dizendo - "eu sou um verme". Deus, de alguma maneira deu a Ele mesmo, um corpo de carne e sangue, e ento morreu, e d a Sua vida como um resgate por ns todos, sendo esmagado nos moinhos da justia de Deus

Efsios 5:2 " E andai em amor, como tambm Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por ns, em oferta e sacrifcio a Deus, em cheiro suave. " Hebreus 9:26 " De outra maneira, necessrio lhe fora padecer muitas vezes desde a fundao do mundo. Mas agora na consumao dos sculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifcio de si mesmo. "

'Linho Fino' (Pureza) O linho era muito interessante. Feito de um linho egpcio, foi tecido finamente, branco resplandescente, e levou um nome especial, "byssus ". Este material era usado para artigos de vesturio para a realeza e pessoas de posio, e foi achado nas tumbas dos Faras. Foi encontrado em uma tumba, linho com 152 linhas por polegada na urdidura e 72 linhas por polegada no tecido. Linho branco sempre fala de pureza e retido:
Apocalipse 15:6 "E os sete anjos que tinham as sete pragas saram do templo, vestidos de linho puro e resplandecente, e cingidos com cintos de ouro pelos peitos." Apocalipse 3:5 "O que vencer ser vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos." Apocalipse19:14 " E seguiam-no os exrcitos no cu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. "

Os tecido de linho fino branco fala de retido e simboliza Jesus, o Filho de Homem, imaculado, puro, e sem pecado.
I Joo 3:3-5 " E qualquer que nele tem esta esperana purifica-se a si mesmo, como tambm ele puro. Qualquer que comete pecado, tambm comete iniqidade; porque o pecado iniqidade. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele no h pecado."

Plos de Cabras (Oferta pela maldio do pecado) As cabras eram comuns naqueles dias, e eles usavam o leite, a carne, a pele era usada para muitas coisas como garrafas de gua, etc., e o plo delas que era muito longo, escuro e liso, era tranado e tecido em pano. Davi tinha cabelos como plos negros de cabra. A cabra era um animal sacrificial. A coberta de plos de cabra era a primeiro cortina sobre o tabernculo. Esta cor desbotada nos fala de Jesus na sua humildade e pobreza. Peles de cabra eram usados pelos pobres, e ao longo da Bblia representa pobreza extrema.
Hebreus 11:37 Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados Lucas 9:58 E disse-lhe Jesus: As raposas tm covis, e as aves do cu, ninhos, mas o Filho do homem no tem onde reclinar a cabea.

E o plo fala de Cristo como separado, da mesma maneira que o plo teve de ser separado da cabra, assim Cristo teve que sacrificar a Si mesmo, tirando das suas vestes para prover vestes para outros. Outro ponto interessante sobre a cabra, que ela era usada no Dia da Expiao. Depois que o sumo sacerdote levasse o sangue aspergido no Santo dos santos, ele entraria no trio do tabernculo e poria as mos dele na cabea do bode expiatrio e confessaria em cima dele os pecados do povo. O bode era conduzido ento, por um homem j preparado, ao deserto, e l era deixado livre, significando que l foram levados os pecados de Israel, que Deus havia perdoado. Isto nos faz lembrar de Jesus, humilde e pobre, se tornando por ns maldio, e, que podemos ter os nossos pecados lanados fora, na terra do esquecimento.
2 Corntios 5:21 quele que no conheceu pecado, o fez pecado por ns; para que nele fssemos feitos justia de Deus.

Peles de Carneiro tingidas de vermelho (Sacrifcio Substitutivo) Estas estavam costuradas juntamente com tiras de couro para formar a camada protetora seguinte da cobertura do tabernculo. Um carneiro uma ovelha masculina crescida, e o lder do rebanho. Um pastor pode ter um ou dois carneiros em um rebanho de ovelhas para que haja uniformidade. O carneiro sempre est para os olhos do judeu como um animal substituto, fiel at a morte. Por isto, claro porque Deus proveu um carneiro como um substituto para Isaque, naquele dia quando a f de Abrao foi manifesta.

Gnesis 22:12-13 Ento disse: No estendas a tua mo sobre o moo, e no lhe faas nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e no me negaste o teu filho, o teu nico filho. Ento levantou Abrao os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrs dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abrao, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

As peles de carneiro foram tingidas de vermelho para representar o sacrifcio de um substituto. Assim Jesus como o cabea do gnero humano, o ltimo Ado, sacrificou a Sua prpria vida, como um substituto, para todos os que n'Ele crem.
Hebreus 2:9 Vemos, porm, coroado de glria e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixo da morte, para que, pela graa de Deus, provasse a morte por todos. Hebreus 2:17 Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que de Deus, para expiar os pecados do povo. Joo 1:29 No dia seguinte Joo viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Peles de texugo (aparncia exterior sem atrativo) Peles de texugo eram a coberta final, a cobertura exterior que todos viam. Elas eram resistentes e durveis e muito simples em sua aparncia. Mas como isto fala de Cristo? Fala de Cristo como homem. No havia nenhuma beleza externa no tabernculo, e assim era Cristo quando Ele veio para a terra, quando Ele montou o Seu tabernculo entre os homens. Como o profeta predisse:
Isaas 53:1-2 QUEM deu crdito nossa pregao? E a quem se manifestou o brao do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; no tinha beleza nem formosura e, olhando ns para ele, no havia boa aparncia nele, para que o desejssemos.

O que Jesus foi para aos judeus? Nada mais que algum que passou, uma pele de texugo dura. O que Jesus para o mundo hoje? Nada mais que algum que passou, uma pele de texugo dura. Mas para ns, que abriram seus coraes a Ele, Ele muito, muito mais. Ele o nico digno de louvor, Ele a " Rosa de Sarom ", o " Lrio dos Vales", e o " mais Formoso entre os 10.000 " para nossas almas. Se qualquer um desejar olhar alm da carne exterior que o cobre, ver a transfigurao da glria de Cristo. Alguma coisa boa pode vir de Nazar "? e Jesus diz, " Vem e v ".
Joo 1:10-14 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo no o conheceu.

Veio para o que era seu, e os seus no o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crem no seu nome; Os quais no nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre ns, e vimos a sua glria, como a glria do unignito do Pai, cheio de graa e de verdade.

Madeira de Accia (a humanidade Incorruptvel) tambm chamada de Madeira de Cetim A rvore de Shittah cresce nos desertos do Sinai, e nos desertos ao redor do Mar Morto. A madeira dura, muito pesada, indestrutvel por insetos, e fina, de belo gro . notavelmente exuberante em lugares secos e s vezes atinge uma altura de vinte ps. Tem amveis flores amarelas e resistentes a insetos, sendo que, a madeira da Accia era usada para fazer caixes para mmias. A madeira de Accia fala sem dvida, da humanidade incorruptvel de Cristo, porque nos dito que a humanidade dele nunca viu a corrupo.
Salmo 16:10 Pois no deixars a minha alma no inferno, nem permitirs que o teu Santo veja corrupo.

Ele era o verdadeiramente humano, "Cristo Jesus, homem ". A Bblia o chama de , "o filho de Maria", e o "filho do homem ". Um corpo foi preparado para Ele:
Hebreus 10:5 "Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifcio e oferta no quiseste, Mas corpo me preparaste;"

E aquele corpo, Ele ainda possui, em uma forma glorificada. "Este mesmo Jesus" volta agora dos cus para ns, e tambm nos glorificar:
1 Joo 3:2 "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda no manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como o veremos." Romanos 8:18-21 "Porque para mim tenho por certo que as aflies deste tempo presente no so para comparar com a glria que em ns h de ser revelada. Porque a ardente expectao da criatura espera a manifestao dos filhos de Deus. Porque a criao ficou sujeita vaidade, no por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperana de que tambm a mesma criatura ser libertada da servido da corrupo, para a liberdade da glria dos filhos de Deus."

'leo' (A Uno do Esprito) O leo era obtido ao esmagar os frutos da oliveira na terra. leo, como ns sabemos, era o lquido usado quando eram ungidos o profeta, o sacerdote, e o rei nos dias do Antigo Testamento. E em passagens

como estas:
1 Joo 2:20 "E vs tendes a uno do Santo, e sabeis tudo." 1 Samuel 16:13 "Ento Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmos; e desde aquele dia em diante o Esprito do SENHOR se apoderou de Davi; ento Samuel se levantou, e voltou a Ram." Isaas 32:15 " At que se derrame sobre ns o esprito l do alto; ento o deserto se tornar em campo frtil, e o campo frtil ser reputado por um bosque. "

Ns temos base bblica para ver o leo como um tipo do Esprito Santo. Na Bblia a rvore de Oliveira simbolo de muitas coisas: a) Beleza
Osias 14:6 " Estender-se-o os seus galhos, e a sua glria ser como a da oliveira, e sua fragrncia como a do Lbano. "

b) Fertilidade
Salmo 52:8 " Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericrdia de Deus para sempre, eternamente."

c) Riqueza
Juzes 9:9 " Porm a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as rvores?"

O Esprito Santo, ento, como o leo de oliva, o que possui tudo aquilo o homem precisa para a vida e a piedade. Riqueza, fertilidade, e beleza so todos Seus, em uma medida abundante. Jesus foi ungido por Deus como profeta, sacerdote, e rei. Tudo o que Cristo fez estava cheio de riqueza, fertilidade, e beleza porque Ele o templo do Esprito Santo e cheio de toda a plenitude:
Joo 3:34 " Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois no lhe d Deus o Esprito por medida."

interessante que as azeitonas no eram batidas ou apertadas, mas esmagadas. Assim Jesus foi esmagado no Jardim de Getsmani (Heb. Prensa de leo) e ento, pela mesma ira de Deus em uma cruz romana, como as Escrituras dizem:
Isaas 53:10 " Todavia, ao SENHOR agradou mo-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiao do pecado, ver a sua posteridade, prolongar os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperar na sua mo. "

O leo da uno era restringido apenas para uso no tabernculo, qualquer um que violasse a ordem seria morto. O leo de oliva devia

ser puro e nada mais que puro, porque representa o Esprito Santo de Cristo. A palavra o "Cristo" a frmula grega para o hebraico "Mashiach" (Messias) os quais significam " o Ungido", literalmente "o que coberto com leo". O leo tambm foi usado para ungir o Santo Tabernculo e a sua moblia, e iluminar o candeeiro de ouro. Especiarias para o leo e incenso (Doce e suave fragrncia para Deus) Havia trs especiarias para serem adicionadas ao puro incenso e ao leo:
Ex 30:34 Disse mais o SENHOR a Moiss: Toma especiarias aromticas, estoraque, e onicha, e glbano; estas especiarias aromticas e o incenso puro, em igual proporo;

a) Estoraque Um p das gotas de uma resina endurecida e fragrante encontrada na cortia do arbusto de Mirra. A palavra significa " uma gota ". b) Onicha Um p da cobertura crnea da concha de um molusco idntico a um marisco encontrado no Mar Vermelho. Quando queimado, este p libera um aroma penetrante. A palavra hebraica para - concha aromtica". O Mar Vermelho um bolso de gua morna isolada do Oceano ndico e conhecido por suas subespcies peculiares de molucos. c) Glbano Uma resina pungente, castanha que aparece na parte mais baixa do talo de uma planta de Ferula. Esta erva encontrada no Mar Mediterrneo com talos espessos, flores amarelas, e verde como folhas de samambaia. Tem um cheiro almiscarado, pungente e valioso porque preserva o odor de um perfume misturado, e permite a sua distribuio por um perodo longo de tempo. Nestas especiarias ou perfumes ns vemos a Jesus como o doce aroma, que traz alegria para o corao do Pai. Quando misturado com o leo de oliva, ns vemos o iluminante e doce trabalho do Esprito de Cristo, e quando misturado com o puro incenso ns vemos a doura da orao como um "doce aroma aspirado pelas narinas de Deus." Estes perfumes apropriadamente apontam Cristo.
Jo 8:29 " E aquele que me enviou est comigo. O Pai no me tem deixado s, porque eu fao sempre o que lhe agrada." Ef 5:2 "E andai em amor, como tambm Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por ns, em oferta e sacrifcio a Deus, em cheiro suave." 2 Cor 2:15-16 " Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e

nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem idneo?"

O Tabernculo era uma tenda porttil com uma armao de madeira para dar estabilidade. O santurio inteiro consistia em trs partes: (1) um trio externo cercado por cortinas apoiadas em colunas. Era oblongo em sua forma, e a sua entrada estava ao lado oriental. (2) o altar de holocausto (altar de bronze) estava dentro do trio, em frente entrada. (3) o prprio Tabernculo foi localizado parte ocidental do trio. O Tabernculo foi dividido por um vu ou cortina pendente em duas cmaras. A primeira cmara chamada de Lugar Santo, contendo a Mesa, o Candelabro, e o Altar de Incenso. S os sacerdotes eram permitidos nesta seo. A segunda cmara chamada o Santo dos Santos, contendo a Arca da Aliana. O Sumo Sacerdote adentrava somente uma vez ao ano no Santo dos Santos, no Dia da Expiao. Os objetos reservados para o Santo dos Santos foram construdos de metais preciosos e tecidos. Os destinados s reas mais externas foram feitos de bronze e tecidos e materiais comuns. O Tabernculo foi coberto por uma tenda e coberturas de tecido.

'O trio Exterior' santurio do tabernculo estava ao lado ocidental, sendo a metade de um ptio retangular, cujas dimenses eram 100 x 50 cbitos (50 x 25 metros). O tabernculo estava situado de Leste para Oeste, tendo a entrada ao Leste. A nuvem da Glria de Deus desceu no tabernculo:
Exod 40:38 Porquanto a nuvem do SENHOR estava de dia sobre o tabernculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

Qualquer israelita poderia entrar nos trios, mas s a tribo sacerdotal poderia ir, no Tabernculo, e apenas o Sumo Sacerdote poderia ir alm, no Santo dos Santos, uma vez por ano no dia do Yom Kippur, O Dia da Expiao.

A Aproximao de Deus As palavras de Deus para Moiss eram muito claras acerca da maneira como eles deveriam se aproximar de Deus. Eles nunca tinham se aproximado Deus enquanto eram escravos no Egito, mas se sentaram mesa com Ele por ocasio da libertao, comeram a Pscoa apressadamente em suas casas, pois eles estavam deixando a terra de escravido e estavam preparando-se para a jornada terra prometida. Mas enquanto isso, Deus tinha se revelado em Sua santidade no Monte Sinai e, eles completamente horrorizados, foram conscientizados de que nenhum homem poderia se aproximar de Deus, a no ser seu lder Moiss. Mas Deus quis que eles fossem um reino sacerdotal, e aproximar-se-iam d'Ele, e teriam uma relao contnua da mesma maneira que o marido e a mulher. Ento Deus lhes revelou um padro de adorao que era consistente com a Sua santidade, tornando possvel para o homem pecador entrar em Sua presena . Este padro de adorao estava no tabernculo inteiro, e Deus comeou a lhes revelar que tudo aquilo estava envolvido no sangue de um sacrifcio expiatrio, com o qual eles estavam identificados, mas no completamente. Comeou com a conscincia de pecado na vida de cada indivduo. Assim quando um Israelita reconhecia que ele havia pecado, e que isto o separou de Deus, se ele quisesse ser perdoado, iria buscar o seu lugar junto a Deus no tabernculo. Quando ele (o pecador) se aproximava, achava uma parede de linho branco formando uma barreira contra ele. Tendo ao redor 300 cbitos (150 metros) exceto em uma extenso de 20 cbitos (10 metros) onde era diferente. Era conhecida como A Porta de Entrada. No era formada de linho branco mas era multi-colorido em tecido branco, azul, purpra e carmesim. Era distinto, e destacado o modo pelo qual o pecador poderia ter acesso para o trio da casa de Deus. (Veja A Porta de Entrada).
Sl 84:2 A minha alma est desejosa, e desfalece pelos trios do SENHOR; o meu corao e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Sl 84:10 Porque vale mais um dia nos teus trios do que mil. Preferiria estar porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos mpios.

'O Santo Lugar' gora, ns faremos nossa entrada no Santo Lugar, e examinaremos a porta, a armao, as cobertas, e os artigos internos. Quando o sacerdote entrava no Lugar Santo, ele estava entrando na estrutura do tabernculo. A tenda do tabernculo era a caracterstica principal do complexo. Era uma estrutura retangular que mede 30 cbitos (15 metros) de extenso e 10 cbitos (5 metros) de altura e largura. A Estrutura O Santo Lugar era onde os sacerdotes partiam o po da Preposio. Era um quarto de 20 cbitos de extenso, por 10 cbitos de largura e 10 cbitos de altura (10 x 5 x 5 metros). Seus lados eram formados por armaes verticais douradas. A bela cortina de linho com seu molde (bordado) de querubim, poderia ser vista pela armao na frente e no teto. Havia quatro colunas douradas entrada e na parte de trs do quarto, e atrs do vu santo estava a arca da aliana. Dentro do quarto cada detalhe de moblia santa era dourado. O castial dourado na esquerda, a mesa de pes direita, e o altar dourado de incenso na parte de trs, antes do vu. (Veja A Porta)

O Santo lugar - esboo de um artista. Clique na figura para ver as definies.

'O Santo dos Santos'


Vamos agora para o Santo dos Santos, um pequeno cmodo de 10 cbitos x 10 cbitos (5 x 5m) separado do Santo Lugar pelo vu. Ali havia uma pea da moblia remissria, a Arca da Aliana, com seu propiciatrio. Ali no havia nenhuma luz natural como a do sol, e nenhuma luz artificial, mas a prpria Glria de Deus a "Shekinah " iluminava o Lugar Santssimo. No havia ali nenhum assento para o homem, aqui, Jeov sentou-se s, no trono de glria e justia. Como o Sumo Sacerdote entrava uma vez ao ano, ele entrava com cabea curvada, ps descalos, e sinos. Nenhuma voz humana era ouvida, s a voz de Deus.

Yom Kippur - O Grande Dia da Expiao

'A Expiao pelo Sangue' sta talvez a verdade mais difcil do ser humano aceitar, a de que a vida de uma vtima inocente seria sacrificada em nome do culpado. Para entender isto completamente ns precisamos voltar para o jardim do den no Livro de Gnesis. 1. Ado Entrega a Coroa Para o Diabo O Senhor criou o homem Sua imagem. No porque Deus se parece um homem ou com uma mulher. De acordo com Lucas 24:39, Deus no tem um corpo mas Ele um Esprito eterno. (Jo 4:24). Ado e Eva foram criados como seres de natureza espiritual, imortais, eternos. Naquele estado, era impossvel para eles deixarem de existir. Ado teve domnio absoluto e autoridade com s uma restrio, no comer da rvore do conhecimento do bem e do mal. Tudo o que voou, nadou, e rastejou estava debaixo do domnio de Ado. Quando a serpente entrou no jardim, tambm estava debaixo dos ps da autoridade de Ado . Ado permitiu esta serpente (Heb. Nachash, "o envenenador" ) dialogar com a mulher (sua esposa) que proibido nas Escrituras. Nem sequer Cristo falou com o diabo, pois isso o sujeitaria vontade ao diabo. Naquele estado perfeito de controle e domnio, Ado permitiu que a sua esposa dialogasse com esta criatura que estava debaixo de sua autoridade, a qual chamou a Deus de mentiroso, e em nenhum momento, em quaisquer dessas fases do pecado, Ado notou que os seus olhos e os de sua esposa estavam sendo abertos. importante a nota de que ele no estava neutro, escolhendo a fruta, mas estava "com ela" quando ela foi enganada:
Gen 3:6 "E viu a mulher que aquela rvore era boa para se comer, e agradvel aos olhos, e rvore desejvel para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu tambm a seu marido, e ele comeu com ela."

Paulo, o apstolo, deixou tambm muito claro que Ado no foi

enganado:
1 Tim 2:14 "E Ado no foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgresso."

Ado soube exatamente o que ela estava fazendo, e como ela escolheu pecar, Ado que estava com ela tambm escolheu pecar e morrer por causa do amor dele para com sua mulher (um tipo de Cristo). Mas fazendo isto, ele deu literalmente ao diabo a coroa de poder espiritual e de domnio que ele possuiu anteriormente, e colocou isto na cabea do Nachash. partir daquele instante, a morte e satans passaram a dominar legalmente. Neste ponto, em 2 Cor 4:4, Satans denominado como o "deus deste mundo". A palavra 'mundo' no grego interessante, significa "cosmos" que literalmente significa "o sistema mundial". Algum pode perguntar, "Onde, na Escritura diz que Ado deu a coroa de autoridade ao diabo? " A resposta est na tentao de Jesus em Lucas 4:
Lucas 4:5-8 "E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glria; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo ser teu. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vaite para trs de mim, Satans; porque est escrito: Adorars o Senhor teu Deus, e s a ele servirs."

2. O Plano de Deus Assim o mundo inteiro ficou desesperadamente mergulhado em escurido e morte. Embora Ado e Eva s houvessem morrido fisicamente muitos anos depois, foi a morte espiritual que veio primeiro, como Deus os tinha advertido, "no dia em que dela comeres, certamente morrers.". Morte significa separao de Deus. Eles no conheciam a morte, mas eles souberam que Deus havia dito "No" e quando eles desobedeceram a Deus, a morte passou a reinar em seus espritos e corpos. Seus espritos eram a parte eterna, e a parte deles que tomou conhecimento de Deus, estavam agora cheios de escurido e de morte reinando neles, contudo em Gnesis 3, onde a queda aconteceu, no verso 15 Deus d a primeira luz de profecia messinica onde ele prediz "Aquele que vir" (Heb. Haba):
Gen 3:15 "E porei inimizade (guerra) entre ti (satans) e a mulher (o Israel), e entre a tua semente (Gnero humano) e a sua semente (Messias); esta te ferir a cabea, e tu lhe ferirs o calcanhar."

Este verso muito importante para se lembrar, porque a primeira meno da linha de escarlata da redeno de Deus, e de como as promessas so reveladas ao longo da histria de Israel (O Antigo Testamento) e termina na cruz do Calvrio, quando o sangue do Cordeiro de Deus derramado. Assim Gnesis 3:15 o ponto de partida, quando Deus lana de Sua primeira promessa d'Aquele que um dia vir, o Messias, que transformar tudo. Em todas as pocas, as pessoas estavam a esperar por Ele. Assim, Ado e Eva ao desobedecer, mergulharam todo o gnero humano em escurido, e trazendo neles a natureza cada, e tudo aquilo que a rvore personificava, que era a natureza rebelde de Satans. Daquele ponto em diante o epitfio da humanidade:
Isa 53:6 Todos ns andvamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqidade de ns todos. Rom 3:23 Tudo pecaram destitudos esto da glria de Deus.

O gnero humano inteiro categorizado como esses, que buscam o seu prprio caminho. Em Romanos 8:2 Paulo fala sobre "a lei espiritual de pecado e morte". Assim quando Ado e Eva pecaram, naquele momento eles estavam nus, perdidos, em total escurido e mortos espiritualmente, eles esto limitados, e em um novo reino, escravos dos seus desejos e com a natureza rebelde de Satans a habitar neles. Mas neste momento algo acontece. 3. O Sangue Neste momento Deus lhes d vestes, atravs do sangue de um animal inocente:
Gen 3:21-24 "E fez o SENHOR Deus a Ado e sua mulher tnicas de peles, e os vestiu. Ento disse o SENHOR Deus: Eis que o homem como um de ns, sabendo o bem e o mal; ora, para que no estenda a sua mo, e tome tambm da rvore da vida, e coma e viva eternamente, o SENHOR Deus, pois, o lanou fora do jardim do den, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lanado fora o homem, ps querubins ao oriente do jardim do den, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da rvore da vida."

Note que Ele os vestiu com tnicas de "pele", e que houve um sacrifcio para vestir a ambos. A palavra vestidos fala de expiao pelo sangue. Eles nunca tinham visto qualquer coisa morrer, e eles viram Deus, o doador da vida, sacrificando uma vida, porque quando Deus os vestiu, Ele tinha sacrificado um animal inocente para fazer isto, e eles souberam que a partir da, eles s

poderiam se aproximar de Deus somente atravs do sangue de um substituto, porque este substituto era um tipo do Cordeiro de Deus que estava por vir. Deste ponto em diante, qualquer pessoa s pode se aproximar de Deus pelo sangue. Este seria o meio de redeno. Sem o sangue no havia nenhum outro meio possvel para o homem ser salvo. No importa quo bom ele seja.
Lev 17:11 "Porque a vida da carne est no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiao pelas vossas almas; porquanto o sangue que far expiao pela alma."

Sangue (Heb. dam) vida, e a vida o sangue. Quando o sangue derramado, uma vida derramada. O sangue se torna o veculo de redeno ao longo da Bblia inteira. Se voc no puder entender o sangue, voc no pode entender a Jesus. Jesus no veio curar o doente, Ele fez isto com sua vida. Ele veio e determinou a si mesmo, ir para Jerusalm, e morrer. Jesus disse, "Para esta causa eu vim."
Joo 10:18 "Ningum ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tom-la. Este mandamento recebi de meu Pai."

Jesus veio por uma razo, derramar o sangue dele. Lembre-se, Jesus veio restaurar o que Ado e Eva haviam perdido.
1 Cor 15:21-22 "Porque assim como a morte veio por um homem, tambm a ressurreio dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Ado, assim tambm todos sero vivificados em Cristo."

Quando Joo Batista viu Jesus, ele disse, "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo ". Por que Joo chamou Jesus de O Cordeiro de Deus? Porque o cordeiro era o animal cujo sangue foi derramado em lugar do pecador. Todo ser humano era culpado de pecar e o salrio do pecado a morte, e plano de Deus era que o sacrifcio de um inocente sem pecado cobriria a culpa de muitos pecadores. Deus santo. O Cu santo. Tudo o que est perfeito e justo na presena de Deus. Ado e Eva deveriam ter sido destrudos pelo anjo do juzo de Deus, "O Querubim," contudo as suas espadas foram suspensas porque Deus, em Seu amor lhes permitiu contemplar o sangue precioso. Veja a espada de juzo descendo sobre Ado e Eva, e no ltimo momento, Deus revela que, em sua oniscincia, j havia preparado um substituto de forma que a espada pararia o seu curso e cairia sobre ele. Cai sobre aquele substituto toda a justia, e Ado e Eva poderiam ir livres. Pense nisto como uma dvida, e que era tempo da dvida ser paga, e no

ltimo minuto algum paga isto por completo. Mas h algo mais que Deus quer que o homem saiba sobre o sangue. 4. O Sangue - Um Significado mais Profundo Quando ns olhamos Gnesis 9, precisamos nos lembrar de que Deus instituiu um plano, chamou o plano de redeno pelo sangue, e ns vamos comear a ver sangue por todo o Antigo Testamento. Desde o princpio, haviam aqueles que no concordaram e chamaram isto de "a religio do matadouro" , mas Deus ainda est advertindo do mesmo modo que ele advertiu Caim. Assim, vemos o sangue ao longo do Antigo Testamento em todos os lugares. Em certos momentos durante a celebrao da Pscoa haviam mais de 250.000 cordeiros sacrificados por todos os lados, com sangue, por todo o Templo, e fluiu tanto sangue como o riacho Cedron, que foi chamado de uma "viso horrorizante." Vendo o cordeiro que em casa, se tornou um animal de estimao por quatro dias, e depois, assistir a isto: golpes e gritos, e ento ele sido sacrificado na presena da famlia, e para as crianas era uma lio, um legado que as marcaria para sempre. Pode nos fazer encolher, ver uma garganta de animais ser cortada, mas a nossa garganta que merecia ser cortada. Aquele animal estava nos representando. Deus nos amou, e por sua graa, proveu para ns um meio pelo qual a sua justia seria completamente satisfeita, e no seria executada em ns. Deus tinha permitido que a medida da sua justia se completasse nisto, no um pouco, mas completamente. O substituto "suportaria" o juzo que pertenceu ao pecador, e "identificaria com a sua condio ", porque, literalmente "se fez pecado " Deus s pretendia que os pecados do povo estivessem nele, mas aquele animal aos olhos de Deus se tornou a mesma natureza pecadora odiada, e o juzo cheio de Deus caiu sobre ele. Lembra-se do que a Escritura diz de Jesus?
2 Cor 5:21 " quele que no conheceu pecado, o fez pecado por ns; para que nele fssemos feitos justia de Deus."

Jesus no suportou somente um pouco dos nossos pecados, mas, Ele se tornou a mesma coisa ptrida, odiada que havia dentro de Ado, e que o separou de Deus. Quando Cristo se

tornou pecado e se identificou completa e totalmente com a condio de homem cado, Ele no suportou somente os nossos pecados, mas, Ele suportou toda a natureza do pecado, e Ele a suportou para se identificar completamente com a nossa condio. E quando Cristo se identificou com a nossa condio, Ele se tornou o "objeto da Ira ". Todo o juzo de Deus foi posto n'Ele, e por isso no nenhuma maravilha que Jesus bradou em alta voz , " Eli, Eli, sabactni" o que significa "Meu Deus, Meu Deus, por que me desamparaste?" porque Ele literalmente se tornou pecado para o mundo. Todo pecado, passado, presente, e futuro, todo pecado que foi ou que ser, estava naquele instante sobre Ele.
1 Cor 15:21-22 "Porque assim como a morte veio por um homem, tambm a ressurreio dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Ado, assim tambm todos sero vivificados em Cristo."

Assim, ao longo do Antigo Testamento, quando eles sacrificavam um cordeiro, quando a penalidade recaa completamente no substituto inocente, e o homem, que era o verdadeiro culpado, j no era nenhum pouco culpado, porque o preo do pecado foi pago. Ele poderia proclamar que ele estava perdoado, e que a dvida foi liquidada, at que pecasse novamente, e ento ele viria novamente a cada vez, e uma vez por ano no Yom Kippur, onde todos os pecados da nao eram expiados. Claro que isto era ano a ano, todos os anos, at que veio o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, e levou o pecado para sempre. 5. Restries do Sangue Como ns vemos em Gnesis 9, notamos que depois do dilvio Deus permitiu que o homem comesse carne animal. No e sua famlia (8 pessoas) sobreviveram ao dilvio. No fez um sacrifcio, e ento Deus disse:
Gen 8:20-9:3 "E edificou No um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu corao: No tornarei mais a amaldioar a terra por causa do homem; porque a imaginao do corao do homem m desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e vero e inverno, e dia e noite, no cessaro. E abenoou Deus a No e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. E o temor de vs e o pavor de vs viro sobre todo o animal da terra, e sobre toda a ave dos cus; tudo o que se move sobre a terra, e todos os peixes do mar, nas vossas mos so entregues. Tudo quanto se move, que vivente, ser para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde."

Note que Deus permitiu que o homem comesse carne animal. At ento eles eram vegetarianos. Mas, note que Deus comea a dar instrues restritivas, com relao ao sangue:
Gen 9:4 " A carne, porm, com sua vida, isto , com seu sangue, no comereis." Gen 9:6 " Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue ser derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem."

Desde ento, o sangue no poderia ser comido, e nem poderia ser derramado. Tambm em Levtico:
Lev 17:10 " E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo." Lev 7:26-27 " E nenhum sangue comereis em qualquer das vossas habitaes, quer de aves quer de gado. Toda a pessoa que comer algum sangue, aquela pessoa ser extirpada do seu povo."

Por que Deus deu ordens to restritas sobre no comer ou no derramar sangue? Porque o sangue era o instrumento de redeno. Era santo, rigidamente separado. Deus teve que dizer literalmente que Ele mataria qualquer um que comesse sangue. Ele santificou o sangue, e fez com que o sangue fosse assim limitado, para que em todo o mundo ele fosse tratado com reverncia. At mesmo durante o perodo menstrual da mulher, ela era considerada imunda, e no podia ser tocada nem sequer pelo seu marido, antes da sua purificao. At mesmo aps dar luz, havia restries por causa de contato com o sangue. Assim por que Deus ps tal proibio no sangue? Por que Ele ps tal restrio, em toda possibilidade de contato com ele? Porque o sangue era o meio de redeno. O sangue no podia ser manuseado em qualquer outro contexto, a no ser o do sacrifcio. Deus estabeleceu o sangue separadamente como uma coisa santa. 6. A F e o Sangue No bastava s trazer uma vtima substituta. Era necessrio derramar o seu sangue de modo correto e colocar corretamente a sua gordura no altar. Lembra-se de Abel e Caim? Caim ficou transtornado porque ele pensou ser uma pessoa melhor que seu irmo, e ainda mais, porque Deus aceitou o sacrifcio de Abel. Caim era uma pessoa melhor que Abel em todos os sentidos,

afinal de contas, ele apareceu para trazer uma oferta primeiro. Ele mostrou o primeiro ato de devoo religiosa. Mas Abel que clama Deus acerca da indignidade, aproximou-se dele com o sangue de um substituto. Qual seria justificado? Qual Deus aceitaria? Caim trouxe o fruto do solo. Caim trouxe o melhor das suas boas obras e foi rejeitado por Deus. No h nenhuma boa obra em um homem apartado de Jesus Cristo. Abel soube que ele era indigno, e por isso que, pela f ele trouxe um substituto. Note o que diz em Hebreus 11:
Heb 11:4 " Pela f Abel ofereceu a Deus maior sacrifcio do que Caim, pelo qual alcanou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala."

No era porque ele trouxe do modo ritualmente correto, fazendo a coisa certa, mas foi a atitude dele. Note que diz, "Pela f Abel ofereceu a Deus um sacrifcio mais excelente, " ele soube que ele merecia morrer e que o Senhor na Sua misericrdia, proveu um substituto para ele. Era a condio do corao. No era o ato cerimonial do Antigo Testamento que justificava e trazia perdo, mas a aceitao do ritual adicionada f. Somente o Ritual, com a atitude errada nunca foi aceito. Lembrase quando Jesus condenou as cerimnias e tradies dos fariseus? Imagine que o Messias a tanto esperado, tinha finalmente chegado Israel e os lderes do Judasmo estavam to endurecidos e cegados em seus costumes, que eles perderam tudo completamente. Jesus disse a eles, "No me vers novamente at venha a dizer, Bendito Aquele que vem em nome do Senhor ". duro para a pessoa religiosa, que dedica-se severamente aos seus rituais e obras de caridade, aceitar o fato de que Deus aceita o mais miservel pecador, que, porm, vem com um corao justo, um corao de f. O amor de Deus cobre uma multido de pecados. Ao longo de toda a histria, e igualmente hoje, a atitude de f que o Senhor deseja. um corao que verdadeiramente acredita nas promessas de Deus, no importando o quo ruim ele tenha sido. No importa qual a profundidade do pecado no qual ele tenha cado. Quando um Israelita trazia um cordeiro, Deus no queria apenas a cerimnia. Ele no queria um ritual formal. Ele queria um

corao confiante nas promessas mantidas por Deus. por isso que o louvor era sempre uma parte do sacrifcio. Voc no pde louvar a Deus verdadeiramente, de corao, a menos que voc soubesse que foi perdoado. Se voc fosse bater o ombro de um dos Israelitas ao altar e lhe perguntar, "Por que voc est aqui?" Se ele era um homem de f ele diria: "porque eu sou um pecador e mereo morrer, mas o Senhor meu Deus, Bendito seja, me deu um meio, chamado de Sua Lei, e de acordo com a lei cerimonial, este animal, quando eu coloco minha mo em sua cabea, torna-se eu, e eu me torno to inocente como ele , e a sua inocncia torna-se minha, o meu julgamento torna-se dele, e quando eu o mato, eu percebo que era eu quem deveria ser morto, mas por causa daquilo que Deus disse, eu sou perdoado". Sempre haviam essas pessoas que, h pouco passaram por estes sinais, e nunca compreenderam a misericrdia de Deus. Eles levavam o animal como perfeitamente justos, punham as suas mos como justos, cortavam sua garganta como justos, punham seus pedaos no altar como justos, e olhavam para o sujeito ao lado vendo suas falhas, porm o corao estava errado, e ele ento, era rejeitado por Deus. O olho desnudo mostra apenas duas pessoas idnticas, porque ns olhamos o exterior, porm, Deus v o interior. Jesus falou acerca desses dois homens. Um construiu a sua casa em uma fundao de pedra e o outro construiu a sua em uma fundao de areia. Ambas as casas eram iguais, contudo elas foram construdas em duas fundaes diferentes. Mas voc no percebe, at que vem o juzo. A F age simplesmente pelas promessas de Deus. "Eu acredito no que Tu disse e eu recebo Teu perdo.
Heb 11:1 "ORA, a f o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se no vem."

A Expiao pelo Sangue Os Sacerdotes

'As 5 Ofertas Levticas' Os Sacrifcios ste sistema de sacrifcios foi ordenado por Deus e foi colocado no centro e no corao da vida da nao judaica. O que quer que os judeus pensassem, naquela ocasio, por causa do sacrifcio contnuo de animais, e o fogo ardendo continuamente no altar do holocausto, no h nenhuma dvida de que era Deus quem estava impregnando nos coraes de cada homem, uma conscincia do pecado de cada um. Uma lio de objeto que faria marcas na pele de cada um, um quadro de longa data do sacrifcio vindouro do Messias. Os sacrifcios apontaram a Ele e foram cumpridos n'Ele. H muitas instrues para o sacrifcio ao longo do Pentateuco, mas em Levtico so dedicados os captulos 1-7 completamente s 5 ofertas de levticas que eram os principais sacrifcios usados nos rituais. Eles descrevem 5 tipos de sacrifcios: O holocausto, a Oferta de Manjares, a Oferta Pacfica, a Oferta pelo Pecado, e a Oferta pela Culpa. Cada um dos sacrifcios foi cumprido exclusivamente em Jesus Cristo. O Holocausto O holocausto era um sacrifcio que estava completamente queimado. Nada dele era comido, e ento o fogo consumia o sacrifcio inteiro. importante notar que o fogo jamais se apagava:
Lev 6:13 O "fogo arder continuamente sobre o altar; no se apagar."

O adorador israelita trazia um animal masculino (um touro, cordeiro, cabra, pombo, ou rola, que dependem da riqueza do adorador) para a porta do tabernculo.
Lev 1:3 Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecer macho sem defeito; porta da tenda da congregao a oferecer, de sua prpria vontade, perante o SENHOR.

O animal devia ser sem defeito. O adorador ento colocava as mos

dele na cabea do animal, e em conscincia que este animal inocente estava sendo reputado por pecador, ele buscaria o Senhor para perdo, e ento mataria o animal imediatamente.
Lev 1:4-9 E por a sua mo sobre a cabea do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiao. Depois degolar o bezerro perante o SENHOR; e os filhos de Aro, os sacerdotes, oferecero o sangue, e espargiro o sangue em redor sobre o altar que est diante da porta da tenda da congregao. Ento esfolar o holocausto, e o partir nos seus pedaos. E os filhos de Aro, o sacerdote, poro fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. Tambm os filhos de Aro, os sacerdotes, poro em ordem os pedaos, a cabea e o redenho sobre a lenha que est no fogo em cima do altar; Porm a sua fressura e as suas pernas lavar-se-o com gua; e o sacerdote tudo isso queimar sobre o altar; holocausto , oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR.

Os sacerdotes eram responsveis por lavar as vrias partes do animal antes de colocar sobre o altar:
Lev 1:6-9 "Ento esfolar o holocausto, e o partir nos seus pedaos. E os filhos de Aro, o sacerdote, poro fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. Tambm os filhos de Aro, os sacerdotes, poro em ordem os pedaos, a cabea e o redenho sobre a lenha que est no fogo em cima do altar; Porm a sua fressura e as suas pernas lavar-se-o com gua; e o sacerdote tudo isso queimar sobre o altar; holocausto , oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR."

Depois, na histria de Israel haviam ofertas queimadas feitas duas vezes por dia, uma pela manh e uma ao entardecer (quando aparecia a primeira estrela:
Num 28:3-4 "E dir-lhes-s: Esta a oferta queimada que oferecereis ao SENHOR: dois cordeiros de um ano, sem defeito, cada dia, em contnuo holocausto; Um cordeiro sacrificars pela manh, e o outro cordeiro sacrificars tarde; "

A oferta queimada era realizada para reconciliao dos pecados do povo contra o Senhor, que os separavam de Deus, e era uma oferta de dedicao contnua de suas vidas ao Senhor. A Oferta de Manjares Os Israelitas ofereciam manjares (cereais) ou legumes alm dos animais. Levtico captulo 2 menciona 4 tipos de ofertas de cereal, e d instrues de preparo para cada uma. O pecador poderia oferecer massa de farinha de trigo assada em um forno, cozida em uma forma, frita em uma panela, ou amassada para fazer po (como na oferta das primeiras frutas). Todas as ofertas de manjares eram feitas com leo e sal e nenhum mel e fermento seria usado (leo e sal preservaram, enquanto o mel e fermento deteriorariam). O adorador tambm traria uma poro de incenso (puro incenso).

As ofertas de manjares eram trazidos a um dos sacerdotes que levaram isto ao altar e lanaram uma "poro memorial" ao fogo e fazia o mesmo com o incenso. O sacerdote comia o restante, a menos que ele mesmo estivesse trazendo a comida como oferta, e ele queimaria ela por inteiro. O propsito da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, e fala de uma vida que dedicada a dar, e generosidade. As Ofertas Pacficas A oferta pacfica era uma comida que foi dada pelo Senhor, aos sacerdotes, e s vezes ao cidado comum. O adorador trazia bois ou vacas, ovelhas, ou uma cabra. O ritual foi comparado com o das ofertas queimadas, at ao ponto de queimar, onde o sangue de animais era vertido ao redor das extremidades do altar. Foram queimadas a gordura e as entranhas, e o restante era comido pelos sacerdotes, e, (se fosse uma oferta expontnea) pelos adoradores. Este sacrifcio de louvor e ao de graas era quase sempre, um ato voluntrio. As ofertas pacficas, incluram bolos sem levedura. Os sacerdotes comiam tudo, menos a poro comemorativa dos bolos, e certas partes do animal, no mesmo dia que o sacrifcio foi feito, e quando o adorador os levava juntos, como oferta voluntria, o adorador poderia comer durante 2 dias do animal inteiro, menos o peito e a coxa direita que era comida pelos sacerdotes. Jac e Labo deram suas ofertas pacficas quando eles fizeram o seu pacto (Gen 31:43 ss). era exigido fazer estas ofertas quando se fizesse um voto de consagrao Deus, e Lhe agradecendo com louvores enquanto, espontaneamente, se traziam as ofertas voluntrias. A Oferta pelo Pecado As Ofertas pelo pecado expiavam, (liquidavam a dvida por completo) das fraquezas e fracassos no intencionais dos adoradores e fracassos diante do Senhor.
Lev 4:1-4 FALOU mais o SENHOR a Moiss, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando uma alma pecar, por ignorncia, contra alguns dos mandamentos do SENHOR, acerca do que no se deve fazer, e proceder contra algum deles; Se o sacerdote ungido pecar para escndalo do povo, oferecer ao SENHOR, pelo seu pecado, que cometeu, um novilho sem defeito, por expiao do pecado. E trar o novilho porta da tenda da

congregao, perante o SENHOR, e por a sua mo sobre a cabea do novilho, e degolar o novilho perante o SENHOR.

Cada classe do pessoas tinha vrias ordenanas para executar: Os pecados do sumo sacerdote requeriam o oferecimento de um touro, e o sangue no era vertido no altar mas aspergido do dedo do sumo sacerdote 7 vezes no altar. Ento a gordura era queimada, e o restante era queimado (nunca comido) fora do arraial "em um lugar limpo" onde o sacrifcio era feito e as cinzas se despejavam.
Lev 4:12 "Enfim, o novilho todo levar fora do arraial a um lugar limpo, onde se lana a cinza, e o queimar com fogo sobre a lenha; onde se lana a cinza se queimar."

Os pecados dos lderes requeriam o oferecimento de um bode. O sangue era aspergido somente uma vez, e o restante era vertido ao redor do altar como com o oferecimento queimado. Os pecados do povo requeriam animais fmeas, cabras, cordeiros, rolas, ou pombos e no caso de ser muito pobre, um oferecimento de gros era aceitvel s como um oferecimento de manjares. Os pecados no intencionais eram difceis identificar e poderiam acontecer a qualquer hora, e ento os sacerdotes trabalhavam de perto como mediadores com Deus e o povo, e instruam as pessoas sobre como eles buscariam ao Senhor. No caso de qualquer pecado cuja oferta no foi trazida diante do Senhor, havia ofertas para a nao e para o sumo sacerdote que os cobriam de um modo coletivo. No Dia da Expiao (Yom Kippur) o sumo sacerdote aspergia sangue no propiciatrio para os seus prprios pecados e pelos pecados da nao. As Ofertas pela Culpa A Oferta pela culpa era bem parecida com a oferta pelo pecado, mas a diferena principal era que a oferta pela culpa era uma oferta em dinheiro para pecados de ignorncia relacionados fraude. Por exemplo, se algum enganasse sem querer a outro por dinheiro ou propriedade, o sacrifcio dele devia era ser igual quantia levada, mais um quinto para o sacerdote e para o ofendido. Ento ele reembolsou a quantia levada mais 40%.
Lev 6:5-7 " Ou tudo aquilo sobre que jurou falsamente; e o restituir no seu todo, e ainda sobre isso acrescentar o quinto; quele de quem o dar no dia de sua expiao. E a sua expiao trar ao SENHOR: um carneiro sem defeito do rebanho, conforme tua estimao, para expiao da culpa trar ao sacerdote; E o sacerdote far expiao por

ela diante do SENHOR, e ser perdoada de qualquer das coisas que fez, tornando-se culpada. "

A Tradio Judaica - O Tratamento dos Animais Embora o Senhor prescrevesse a matana de animais para sacrifcio e para comida, o tratamento dos animais de importncia extrema no Judasmo. O Talmude descreve com cuidado as mincias e o detalhe de como um animal seria sacrificado para comida, e os regulamentos so principalmente determinados por causa do desejo de proporcionar como possvel uma morte indolor . O matador no podia ser um surdo-mudo, ou um menor de idade, e ele devia ser de mente s (Chul. 1. 1). A faca deve ser perfeitamente lisa sem o mais leve entalhe, e "a faca deve ser testada sobre seus trs lados na carne do dedo e na unha " (ibid. 17b). H cinco causas de desqualificao (ibid. 9a). [1] Demora (Heb. shehiyah), deve haver um contnuo movimento para frente e para trs da faca sem qualquer interrupo. [2] presso (Heb. derasah), o corte deve ser feito com suavidade, sem o exerccio de qualquer fora. [3] inserir (Heb. chaladah), a faca no deve ser inserida na carne, mas puxada transversalmente pela garganta. [4] penetrar (Heb. hagramah), o corte no deve ser feito, exceto por uma seo prescrita do pescoo. [5] rasgar (Heb. ikkur), o corte deve ser feito sem deslocar a traquia ou garganta. Qualquer uma destas aes faria o animal imprprio para consumo, porque teria infligido dor no animal. O Judasmo ensina formalmente o cuidado dos animais, e um amor e respeita para com eles. Eles deviam ser alimentados corretamente (pg. Jeb. 14d), e "um homem no deve comer a comida dele antes de dar comida ao seu gado" (Ber. 40a). Isto foi retirado das Escrituras: Deut 11:15 " E darei erva no teu campo aos teus animais, e comers, e fartar-te-s." O Judasmo ensina o homem a ser grato pelos animais, porque eles so como modelos para os homens imitar. "Se o Torah no sido dado a ns para nossa direo, ns no poderamos aprender a modstia do gato, a honestidade da formiga, a castidade da pomba, e os modos do galo" (Erub. 100b). O Senhor ensinou a Moiss ter cautela com as ovelhas antes de ele se ocupar em conduzir os membros do seu povo (Exod. R 11.2)

Um Tipo de Cristo Toda oferta um quadro claro de Cristo. Cada uma das 5 ofertas de Levtico apontavam Cristo, e Ele era cada uma delas.

'Moiss e o xodo'
Moiss nasceu aproximadamente em 1500 AC. Ele foi escolhido para tirar Israel da escravido, e lhes entregar as leis de Deus. Quando o Livro de xodo comea, os hebreu moravam no Egito, e com o passar do tempo cresceram em nmero e o novo Fara que no conheceu a Jos, escravizou os hebreus, com amarga escravido. Os escravos hebreus, com o tempo, comearam a se reproduzir to rapidamente que o rei se sentia ameaado por uma revolta em potencial contra a sua autoridade. Ento, ele deu ordens de que a mais nenhuma criana hebria do sexo masculino poderia viver. Para salvar o pequeno Moiss, sua me fez uma cesta de papiro, e a impermeabilizou com asfalto e piche. Ela colocou Moiss no cesto, e o deixou-o e flutuando entre os juncos s margens do Rio Nilo. Pela providncia de Deus, Moiss - filho de escravos hebreus - foi encontrado e adotado pela princesa egpcia, a filha do Fara, sendo criado no palcio real como prncipe dos egpcios: "E Moiss era instrudo em toda a sabedoria dos egpcios, e era poderoso em palavras e obras" (Atos 7:22). Ao mesmo tempo, o Senhor determinou que Moiss deveria ser ensinado em sua infncia, pela sua prpria me. Isto significa que, ele foi instrudo na f de seus pais, embora sendo criado como um egpcio (Ex. 2:1-10). Moiss foi educado na civilizao mais adiantada daquele tempo. O seu treinamento foi projetado para o preparar para um alto cargo, ou at mesmo o trono do Egito. Ele ficou familiarizado com a vida na corte de Fara, com toda a pompa e grandeza da adorao religiosa egpcia. Foi educado na escrita e nas literatura do seu tempo. Tambm aprendeu a administrao e a justia. Quando tinha 40 anos, Moiss se indginou com um feitor egpcio que estava batendo em um escravo hebreu; e ele matou o egpcio e o enterrou na areia (Ex. 2:12). Quando isto ficou conhecido, ele temeu por sua prpria vida, e fugiu do Egito para a terra do deserto de Midi, onde ele se casou uma das filhas de Jetro, passando ento a cuidar dos rebanhos de Jetro. Depois de aproximadamente 40 anos, Deus falou a Moiss de uma sara que ardia, mas no se consumia. Deus mandou Moiss de volta para o Egito, para resgatar os hebreus da escravido, para a terra prometida a Abrao. Deus demonstrou o Seu poder para Moiss e revelou a Ele o Seu Santo Nome "YHVH " ou " Yaweh " (Jeov se tornou uma pronuncia popular no 16 sculo por tradutores alemes, embora no h nenhum som para o " J " em Hebraico).

As consoantes hebraicas Yod (Y) Eh (H) Vav (V ou W) Eh (H), ou Yahweh, na Catedral de Winchester. YHWH chamado o Tetragrammaton, significado do grego "quatro letras". Os escribas de masorticos omitiram as vogais, assim ningum pronunciaria este Nome Santo. (Jeov se tornou uma pronunciao popular no 16 sculo por tradutores alemes, embora no h nenhum som "J" no Hebraico). O Mishnah estabeleceu a regra "No santurio, o nome de Deus ser pronunciado na Beno Sacerdotal como escrito: YHVH, mas fora do santurio deve ser parafraseado e pronunciado como Adonai."

Deus ungiu Aro para ir com Moiss, para ser o seu porta-voz. Eles, ento, convenceram o povo de Israel para os seguir, mas, Fara no lhes deixaria ir.

Tradio Judaica O Midrash d o relato da primeira entrevista que aconteceu entre Fara e Moiss e Aro. Quando o rei egpcio lhes perguntou, " Quem seu Deus para que eu deva ouvir a sua voz? eles responderam, "O universo est cheio do poder do nosso Deus. Ele existiu antes que o mundo fosse criado, e Ele continuar a existir quando o mundo acabar. Ele te formou e colocou em ti flego da vida. Ele estendeu os cus e ps os fundamentos da terra. A Sua expele chamas de fogo, rasga as montanhas, e quebra as pedras. O seu arco fogo e as chamas so as suas flechas. A sua lana uma tocha, e ele se cobre com as suas nuvens, e o relmpago a sua espada. Ele formou as montanhas, as colinas e os cobriu com a relva. Ele faz cair as chuvas e o orvalho, e faz com que brotem as pastagens. Ele tambm forma o embrio no tero da me, e permite que se torne um ser vivente." (Exod. R. v. 14).

Ento Deus enviou as 10 pragas aos egpcios. A ltima praga foi a morte dos primognitos em toda casa, cujas portas no estavam marcadas com o sangue. Quando as pragas do juzo foram todas lanadas, o Egito estava devastado. As pragas no s escarneceram do

orgulho dos egpcios, mas tambm escarneceu dos seus deuses, porque nenhum lhes podia ajudar. A 10 praga golpeou os egpcios. 1. Primeira Praga: Sangue 2. Segunda Praga: Rs 3. Terceira Praga: Piolhos 4. Quarta Praga: Moscas 5. Quinta Praga: Peste nos Animais 6. Sexta Praga: lceras 7. Stima Praga: Saraiva 8. Oitava Praga: Gafanhotos 9. Nona Praga: Escurido 10. Dcima Praga: Morte dos primognitos Todas as outras pragas reunidas no lanaram fora os hebreu da escravido, mas a dcima praga tocou em todo o Egito, e matou meia-noite os seus primognitos, inclusive o de Fara.
Ex 12:29-31 " E aconteceu, meia noite, que o SENHOR feriu a todos os primognitos na terra do Egito, desde o primognito de Fara, que se sentava em seu trono, at ao primognito do cativo que estava no crcere, e todos os primognitos dos animais. E Fara levantou-se de noite, ele e todos os seus servos, e todos os egpcios; e havia grande clamor no Egito, porque no havia casa em que no houvesse um morto. Ento chamou a Moiss e a Aro de noite, e disse: Levantai-vos, sa do meio do meu povo, tanto vs como os filhos de Israel; e ide, servi ao SENHOR, como tendes dito."

Para os egpcios foi uma tragdia e um embarao quando o Deus dos Hebreus fez uma exibio aberta vista de todos, da sua superioridade. Deus ordenou que os Israelitas celebrassem a " Pscoa" onde o anjo da morte poupou as casas que tinham o sangue de um cordeiro.
Ex 12:1-14 "E FALOU o SENHOR a Moiss e a Aro na terra do Egito, dizendo: Este mesmo ms vos ser o princpio dos meses; este vos ser o primeiro dos meses do ano. Falai a toda a congregao de Israel, dizendo: Aos dez deste ms tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada famlia. Mas se a famlia for pequena para um cordeiro, ento tome um s com seu vizinho perto de sua casa, conforme o nmero das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O cordeiro, ou cabrito, ser sem mcula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras. "

A ovelha era reconhecida por sua gordura, rabo carnudo. A cor de sua l normalmente era branca, marrom ou s vezes as pernas e a cabeas pretas. As ovelhas eram descritas como bondosas, no teimosas, temerosas, sem defesa, pacientes, sofredoras, e eram abundantes em Israel. " E o guardareis at ao dcimo quarto dia deste ms, e todo o ajuntamento da congregao de Israel o sacrificar tarde. E tomaro do sangue, e p-lo-o em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. E naquela noite comero a carne assada no fogo, com pes zimos; com ervas amargosas a comero. No comereis dele cru, nem cozido em gua, seno assado no fogo, a sua cabea com os seus ps e com a sua fressura. E nada dele deixareis at amanh; mas o que dele ficar at amanh, queimareis no fogo." " Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos ps, e o vosso cajado na mo; e o comereis apressadamente; esta a pscoa do SENHOR. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primognito na terra do Egito, desde os homens at aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juzos. Eu sou o SENHOR. E aquele sangue vos ser por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vs, e no haver entre vs praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos ser por memria, e celebr-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas geraes o celebrareis por estatuto perptuo."

Tradio Judaica

Pesach
A Pscoa (Pesach) a festa da libertao. O Pesach uma combinao de 2 palavras, peh que significa boca, e sach - que pretende falar. De acordo com a tradio judaica, a escravido era to severa, que eles eram obrigados a trabalhar e se manter calados. E eles deviam manter silncio sobre o seu Deus. Na noite de Pscoa os judeus ficaram livres e ento foi-lhes permitido falar d'Ele e louv-lO livremente. Ex 15:1-2 "ENTO cantou Moiss e os filhos de Israel este cntico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lanou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR a minha fora, e o meu cntico; ele me foi por

salvao; este o meu Deus, portanto lhe farei uma habitao; ele o Deus de meu pai, por isso o exaltarei."

A Pscoa Moderna
Nos lares judaicos de hoje, a cerimnia da Pscoa celebrada anualmente. A cerimnia chamada de um Seder que literalmente quer dizer "a ordem" da cerimnia. Hoje, o ritual que foi projetado para os lembrar da amarga escravido dos seus antepassados no Egito, a tremenda libertao que Deus lhes deu, relatado no livro de orao chamado de Haggadah. A mesa do banquete decorada com artigos festivos que estimularo perguntas que contaro toda a histria de Pscoa. Os artigos so: gua salgada e Verdura (Representando a vida que vai adiante - a primavera). Um Osso Assado (recordando o Cordeiro Pascal). Po sem fermento ou Matzos (Comido durante toda a semana). Ervas amargas ou Moror, como rabanete (para os lembrar da amargura da escravido). Mas, castanhas e vinho, ou Haroseth (a mistura de cores os lembra do barro do qual so feitos os tijolos e a doura do gosto, simbolizando a esperana de liberdade que adocicou a escravido). As crianas fazem quatro perguntas acerca da cerimnia de Pscoa, pois esta era uma noite diferente de todas as outras: 1. Por que em todas as outras noites ns comemos po fermentado ou matzah e nesta noite ns comemos s matzos? 2. Por que em todas as outras noites ns comemos todo tipo de verduras e nesta noite ns s comemos ervas amargas? 3. Por que nesta noite ns mergulhamos as ervas na salmora, e ervas amargas em haroseth? 4. Por que em todas as outras noites ns comemos sentados ou reclinados, e nesta noite ns comemos em p? (Antigamente um homem comia o jantar dele, sem pressa, reclinado mesa).

Meshiach Y'shua Jesus Nossa Pscoa


1 Cor 5:7 "... Porque Cristo, nossa pscoa, foi sacrificado por ns." 1 Pedro1:18-19 " Sabendo que no foi com coisas corruptveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa v maneira de viver que por tradio recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado." O Novo Testamento ensina que o Egito era um tipo do mundo, e Fara um tipo de Satans, e a escravido egpcia era um tipo do pecado, e o Cordeiro Pascal fala de Jesus, nosso Cordeiro Pascal que morreu em nosso lugar, e pelas suas pisaduras ns somos curados. O Anjo da Morte ignorou a casa dos hebreus pois viu o sangue que apontava ao Messias que um dia seria entregue, e morreria pelo seu povo. Os escritos Rabnicos mostravam que o Messias, na Sua vinda, conquistar a morte [Pesikta Rabbah 161b]. Hb 2:14-15 " E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, tambm ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o imprio da

morte, isto , o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos servido."

Depois, Fara finalmente cedeu e deixou o povo de Israel sair (e com toda a riqueza do Egito). Depois, Fara finalmente cedeu e deixou o povo de Israel sair, (e com toda a riqueza do Egito), mas assim que eles partiram, Fara mudou de idia. Ele enviou o seu exrcito atrs de Israel, que estava acampado diante do Mar Vermelho. Deus separou as guas e os levou em solo seco.
Ex 14:21-22 "Ento Moiss estendeu a sua mo sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as guas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as guas foram-lhes como muro sua direita e sua esquerda."

Fara conduzindo as suas tropas em uma carruagem de guerra. Ao seu lado estavam carruagens quebradas e soldados agonizantes. A carruagem de guerra era um poderoso intrumento de guerra no Egito em 1700 AC. Cada carruagem tinha um motorista e um tripulante que lutava, armado com um arco, lanas, e proteo.

Ento as guas se precipitaram sobre os exrcitos de Fara:


Ex 14:28-29 "Porque as guas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exrcito de Fara, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Mas os filhos de Israel foram

pelo meio do mar seco; e as guas foram-lhes como muro sua mo direita e sua esquerda."

Os Israelitas eram guiados pela Shekinah, a misteriosa nuvem de glria que os conduziu no Monte Sinai. No caminho foi provada a f deles, pois experimentaram intenso calor, fome, sede, e guerra. Deus fez muitos milagres inclusive o "man", o po que veio do cu.

Tradio Judaica O deserto era um lugar de misria e morte com uma temperatura que s vezes alcana mais de 120 graus. Sem o Senhor, os judeus nunca teriam sobrevivido isto. Depois da libertao do Egito, e da cruel escravido, os judeus tiveram que enfrentar o castigo do amargo frio, e do calor devastador do deserto. Eles sobreviveram por causa da nuvem de glria protetora que pairou por cima deles de dia e de noite. Durante a Festa das Cabanas (Heb. Sukkah), os judeus faziam pequenas cabanas protetoras ou barracas, para lembrarse dos perigos que eles enfrentaram, durante a Festa das Cabanas. De acordo com tradio judaica, Sukkah, o mizvah que celebra o cuidado divino do Senhor, e as letras da palavra Sukkah so um acrstico para: somekh - apoiando kol - tudo ha'noflim - que se caem

Sl 145:14 " O SENHOR sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos."

O Propsito e o mago da Lei

Jebel Musa, o nome rabe para a "Montanha de Moiss" no extremo sul da pennsula do Sinai, um local de visita para muitos peregrinos cristos desde o 4 sculo DC.

'Entregando a Lei'
Quando os Israelitas chegaram ao Monte Sinai, eles se acamparam na plancie que estava abaixo dele. A vista do Sinai era tremenda. Hoje, a montanha foi identificada por alguns como a montanha conhecida como Jebel Musa (aproximadamente 6.000 ps de altura), mas esta apenas uma especulao. Este era um dos momentos mais importantes em toda a histria do povo judaico, pois aqui eles receberiam a revelao da lei de Deus, e a maneira de se achegar a Ele no tabernculo.

Tradio Judaica O Midrash diz, "Se a Torah tivesse sido determinada na terra de Israel, Israel poderia ter dito s naes do mundo: 'vocs no tem parte'. Ento a Torah foi entregue no deserto, ie., em pblico, para todos verem; e todo para todo o mundo que a deseja receber, lhes permitido vir e receber" [Mekhilta]

Eles estavam prestes a conhecer o Seu Deus. O Senhor ordenou dois dias de preparao por parte da congregao, assim eles perceberiam que Ele estava queria falar a eles, e que deve haver um perodo de consagrao antecede ouvir a Sua voz. Eles tinham que ser purificados, e todas as suas roupas foram lavadas. Eles se privaram das relaes sexuais com as suas esposas, porque seus os coraes e mentes estavam se preparando para ouvir Deus falar. Moiss marcou um limite ao p do monte, que se alguma pessoa ou gado passasse, a penalidade seria a morte. E ao terceiro dia, haviam

sinais visveis e audveis vindo da montanha que causou enorme medo no acampamento.
xodo 19:16-18 " E aconteceu que, ao terceiro dia, ao amanhecer, houve troves e relmpagos sobre o monte, e uma espessa nuvem, e um sonido de buzina mui forte, de maneira que estremeceu todo o povo que estava no arraial. E Moiss levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao p do monte. E todo o monte Sinai fumegava, porque o SENHOR descera sobre ele em fogo; e a sua fumaa subiu como fumaa de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente."

Ento Deus falou. Ele no s falou ao seu servo Moiss, como aconteceu antes, mas para toda a congregao (Ex 20:1,19; Dt. 5:4, 22). Ao invs da trombeta, o povo ouviu a voz do Senhor, embora eles no O vissem. As que eles ouviram era o Declogo, ou os Dez Mandamentos, a que ns nos referimos agora como os Dez Mandamentos. Um depois do outro, do modo mais atemorizador, Deus ditou os Dez Mandamentos.

Tradio Judaica Antigas tradies judaicas ensinaram que Deus deu os Dez Mandamentos ao ar livre no deserto e declarou isto na lngua de todas as naes. Isto era porque as Ordens no foram dadas somente a Israel, mas representam um resumo dos deveres humanos, que dizem respeito a todos os homens.

Antes que Deus terminasse de falar, o povo, que estava terrificado, implorou para Moiss intervir e lhes comunicar as palavras de Deus, ao invs de Deus a eles. A voz de Deus lhes fez temer a morte, e assim, eles pediram para Moiss entrar adiante, na escurido, e falar com Deus.

Moiss subiu na montanha e l ficou durante 40 dias. As leis que Moiss recebeu de Deus eram a aliana entre Deus e o Seu povo. O registro destas leis transmitido em mais de trs captulos da Bblia (Ex 20:22-24:4). Eles trazem leis referentes ao altar, escravos, assassinatos, ofensas civis, direito de propriedade, deveres sociais, ticos, e muitos outros.

Tradio judaica Quando os judeus deixaram o Egito, foram contadas 7 semanas, e eles estavam recebendo a Lei (Heb. Torah) no Sinai. Deus mostraria a sua vontade na montanha acima de suas cabeas, smbolo de uma cobertura (dossel) de casamento judeu (Heb. Chuppah) ficando marcada a imagem de que Deus verdadeiramente se casava com o Seu povo. Os judeus, para comemorar este dia, ainda contam os 49 dias da Pscoa (Peseach) at o Pentecoste (Shavuot) e chamado de dias de Sephirah. Sephirah vem de duas palavras hebraicas, Sephir (Livro) e Yah (O Nome de Deus).

Quando Moiss voltou congregao, ele relatou a eles todas as palavras do Senhor, e as vrias ordenanas, e eles assim responderam a tudo:
xodo 24:3.... " Todas as palavras que o SENHOR disse ns faremos ".

O prximo dia foi um dos mais importante na sua histria, porque eles iriam estabelecer uma aliana com Deus. Isto foi contado como o dia no qual "estes escravos hebreus se tornaram uma nao". Eles tinham recebido uma revelao divina, e eles responderam a isto entrando na aliana que Deus lhes ofereceu.

A definio Bblica para Aliana (Testamento) "um pacto que une duas partes". A palavra hebraica para aliana b'rit que quer dizer "estabelecer a aliana". E a aliana foi estabelecida pelo derramamento de sangue, e por andar entre as duas partes de carne (Gnesis 15). Uma b'rit no pode ser quebrada. Quando se entra em uma aliana, se faz uma solene promessa de amor e de proteo de um para o outro. Uma Aliana um acordo que une duas ou mais pessoas, e a Escritura menciona que algumas foram feitas entre homens, como Jac e Labo, e Davi e Jnatas. Mas a principal aliana foi feita entre Deus e o homem. Este tipo de aliana era distinta de um acordo humano, no qual as duas partes se aproximavam uma da outra em nvel igual. Na aliana divina, Deus o nico que pode cumprir a Aliana verdadeiramente, e alcana o homem, como um ato de graa, e faz a Aliana que une, porque a Sua Palavra um juramento de honra. O fato de Deus estabelecer uma aliana com o povo de Israel imediatamente aps a sua sada do Egito era de grande significado. Eles eram um povo fraco e desmoralizado que anteriormente haviam sido escravos, mas Deus ofereceu a eles uma teocracia poderosa (uma nao com Deus como o Rei invisvel). No dia que a aliana foi legalizada, Moiss construiu um altar de pedra ao p da montanha e ergueu doze pilares, um para cada uma das tribos de Israel. Foram feitos sacrifcios e enter eles foi aplicado o sangue dos animais no altar do SENHOR. Este o primeiro registro de uma nao fazendo sacrifcio de animais. Depois que o foi realizado publicamente, Moiss leu todo o livro da aliana, aos ouvidos do povo. Esta leitura da Lei foi ordenada que se repetisse a cada sete anos publicamente, na Festa dos Tabernculos. Uma vez mais eles responderam alegremente:
xodo 24:7 E eles disseram, " tudo o que o SENHOR falou faremos, e obedeceremos".

Deus fez a Aliana com eles que eles quebrariam a sua promessa. Mas novamente a Aliana no dependia do seu desempenho, mas da integridade de Deus. Moises ento aspergiu o povo:
Ex 24:8 " Ento tomou Moiss aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliana que o SENHOR tem feito convosco sobre todas estas palavras.".

Depois de subir o monte, Moiss permaneceu na presena divina durante quarenta dias, enquanto lhe eram dadas novas revelaes. O registro destes quarenta dias na presena de Deus cobre sete captulos do Livro de xodo (25-31). Ao longo deste perodo Deus deu instrues

a Moiss sobre como os homens deveriam se aproximar d'Ele. E durante esta revelao que ns nos encontramos pela primeira vez a palavra 'tabernculo' - uma palavra que aparece mais de quatrocentas vezes na Bblia. Vash'kanti - mikdash - li - v'assoo - b'tocham
" E me faro um santurio, e habitarei no meio deles. " (possa estar neles).

Pararemos aqui por um minuto. Veremos agora a rebelio.

'Idolatria e Rebelio'
Quando Moiss demorou a descer do Monte Sinai, o povo incrdulo ficou inquieto. Eles persuadiram Aro a tomar os seus brincos de ouro outras jias para fazer um bezerro de ouro para o adorar. Quando desceu da montanha, Moiss ficou horrorizado com a idolatria a e

rebelio do seu povo. Os filhos de Levi foram leais a Moiss, porm, ele ordenou que eles castigassem os rebeldes (Ex. 32:28).

Por causa da sua ira ao bezerro de ouro, Moiss lanou as duas tbuas pedra com os Dez Mandamentos, e os quebrou ao p da montanha (Ex. 32:19).

'A Lei dada novamente'


Logo aps a rebelio, Moiss subiu novamente para o Monte Sinai. Moiss tinha quebrado as tbuas da aliana em pedaos ao p da

montanha. Depois que Moiss suplicou a Deus, o Senhor falou novamente a Moiss sobre a Lei:
Ex 34:1-2 "ENTO disse o SENHOR a Moiss: Lavra duas tbuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tbuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tbuas, que tu quebraste. E prepara-te para amanh, para que subas pela manh ao monte Sinai, e ali pe-te diante de mim no cume do monte."

Assim, Moiss recebeu os Dez Mandamentos em uma segunda ocasio:


xodo 34:1-4 "ENTO disse o SENHOR a Moiss: Lavra duas tbuas de pedra, como as primeiras; e eu escreverei nas tbuas as mesmas palavras que estavam nas primeiras tbuas, que tu quebraste...Ento Moiss lavrou duas tbuas de pedra, como as primeiras; e levantandose pela manh de madrugada, subiu ao monte Sinai, como o SENHOR lhe tinha ordenado; e levou as duas tbuas de pedra nas suas mos... 28 E esteve ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; no comeu po, nem bebeu gua, e escreveu nas tbuas as palavras da aliana, os dez mandamentos. E aconteceu que, descendo Moiss do monte Sinai trazia as duas tbuas do testemunho em suas mos, sim, quando desceu do monte, Moiss no sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele."

" Moiss mostrando as tbuas da lei " por Rembrandt 1659. Museu Staatliche, Berlim. Os Dez Mandamentos so ilustrados como: gravados em letras de ouro, em pedras negras, e com um esplendor que vem da face de Moiss'. A palavra hebraica krn traduzida como "brilhante", irradiando raios de luz. A Vulgata latina traduz o palavra krn como chifres. Isto levou os artistas medievais como Michelangelo a representar Moiss como tendo chifres de animais que saram de sua testa.

Tradio Judaica De acordo com tradio Rabnica, foram colocadas as primeiras leis referentes a Deus direita da tbua de pedra, e, esquerda como a maioria assume, porque o hebraico escrito da direita para a esquerda. Na tradio judaica, so colocadas as cinco ordens em ambos os lados da tbua. Tambm interessante a notar que na tradio judaica est o Primeiro Mandamento: "Eu sou o SENHOR teu Deus" em lugar do que normalmente ensinado no catolicismo romano e tradies Crists, "Tu no ters outros deuses diante de mim ".

Tambm havia centenas de leis determinadas, divididas de trs em trs: Leis morais (10 Mandamentos escritos pelo dedo de Deus), Leis civis (Leis civis e judiciais), Leis cerimoniais (Sacrifcios, Dias de Festas, etc.).

Sobre o governo Hebraico. . . "Algumas naes colocam a soberania da Sua terra nas mos de uma nica regra (a monarquia), algumas nas mos de um nmero pequeno de regras (oligarquia), e algumas nas mos de pessoas (democracia). Moiss nosso Mestre nos ensinou a colocar a no colocar a nossa f em nenhuma destas formas de governo. Ele nos ensinou a obedecer a Lei de Deus, para que somente Deus governe. De acordo com o Seu poder, Deus sempre ordenou que o Seu povo elevasse os olhos para Ele, porque n'Ele est todo o bem, e todo a proviso para o ser humano, e para cada um em particular, e n'Ele as pessoas encontram auxlio quando eles oram a Ele. Quando passam por sofrimentos, nada Lhe. Da Sua compreenso nenhum pensamento do corao do homem oculto." -Flvio Josefo, Contra Apion, Volume Um.

Quando Moiss entregou a Lei ao povo Hebreu, ele ensinou aos Israelitas que o Senhor esperava, que eles fossem pessoas santas, separadas da imoralidade pag e da idolatria. Aqui foi estabelecido o Judasmo. Deus determinou o sistema religioso centrado no Tabernculo (o lugar onde o sangue era aspergido na arca), os sacrifcios, e o sacerdcio. Os Levitas eram a tribo sacerdotal, e Aro (o irmo de Moiss') foi o primeiro Sumo Sacerdote. O Israel foi numerado e organizado para guerra. As 12 Tribos foram estabelecidas (os Filhos de Jac) e foram designados os lderes para cada tribo.

Tradio Judaica Por que a montanha santa era onde o Torah foi dado era chamado Sinai? porque foi nesta montanha que Moiss (Heb. Mosheh) conheceu o Senhor. O Senhor apareceu a ele meio de uma sara ardente que no se consumia. A palavra arbusto em hebraico "sneh". De acordo com tradio judaica a palavra Sinai vem de 'sneh', e foi o nome dado montanha por causa do sneh. Nesta montanha, o sneh, se queimou, mas no se consumiu, da mesma foi que o Torah iria iluminar resplendorosamente a muitos, e nunca se consumiria. Exdo 3:2 "E apareceu-lhe o anjo do SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sara; e olhou, e eis que a sara ardia no fogo, e a sara no se consumia."

A Oferta para o Tabernculo


Ex 25:1-8 Ento o SENHOR falou a Moses e diz: " ENTO falou o SENHOR a Moiss, dizendo: Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alada; de todo o homem cujo corao se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alada. E esta a oferta alada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre, e azul, e prpura, e carmesim, e linho fino, e peles de texugos, e peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de accia, azeite para a luz, especiarias para o leo da uno, e especiarias para o incenso, pedras de nix, e pedras de engaste para o fode e para o peitoral. E me faro um santurio, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis. "

(Veja tambm os Materiais Santos) Deus estava chamando o povo a entregar os seus coraes para Ele. Estas palavras ecoam nas palavras de Jesus Cristo:
Mt 10:8 " De graa recebestes, de graa dai".

Isto revelou que o Deus deles no estaria distante do seu povo como com todos os deuses dos gentios. O Deus que falou a Moiss era um Deus pessoal, imensamente interessado na vida do seu povo, sempre recebendo a sua adorao, e recebendo as ofertas de materiais em uma obra que proveria uma tenda para o Deus vivente. Deus lhes pediu que fizessem este grande trabalho com toda a sua habilidade. De alguns, a oferta era de ouro, de outros simplesmente bronze . De um o linho fino do Egito, enquanto de outro uma oferta de pelo de cabra. Um homem poderia ter prata enquanto outro, um pouco

de leo de oliva. Ele um Deus corts, e as ofertas deles exemplificavam um atributo que eles trariam a Ele. Realmente este tempo de dar espontaneamente, revelou o que estava em seus coraes, da mesma maneira que a viva nos dias de Jesus:
Marcos 12:43-44 "E, chamando os seus discpulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento."

Assim, o povo que estava pasmado, com terror na Presena de Deus, estava aprendendo que o Deus deles era agora o Seu marido, e realmente foi casado com o seu povo, e Ele tomaria o lugar dele no centro do acampamento, e daria a eles um padro de adorao, pela qual eles poderiam estar em relacionamento com Ele. Centenas de anos mais tarde, o Rei Salomo, estava pasmo com o pensamento de que Deus preparou uma maneira de se aproximar de Deus. Ele perguntou:
2 Crnicas 6:18 " Mas, na verdade, habitar Deus com os homens na terra? Eis que os cus, e o cu dos cus, no te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?"

Quando Deus disse a Moiss que eles estariam construindo um santurio para o Deus todo-poderoso, Ele no deixou que Moiss ou Aro ou o conselho dos setenta ancies inventassem um templo para que Ele manifestasse a Sua presena:
xodo 25:9 "Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis."

No houve nada da imaginao do homem. O povo de Deus poderia prover os materiais, mas o plano pertencia exclusivamente ao prprio Deus. O homem no poderia inventar uma maneira prpria de se aproximar de um Deus santo. No obstante, Deus na Sua graa estava disposto a proporcionar um local pelo qual o homem todo pecador, poderia aproximar-se de Deus, e poderia ter a garantia de que Deus estaria com ele, e em relacionamento com Ele, porque a Aliana de Deus garantia que Deus no pode falhar. Vash'kanti - mikdash - li - v'assoo - b'tocham
" E me faro um santurio, e habitarei no meio deles. " (possa estar neles).

Potrebbero piacerti anche