Sei sulla pagina 1di 2

H um site nota dez, o www.historianet.com.br , mantido pelo timo Prof.

Cludio Recco, que tambm autor do livro "Histria e Vestibular". O Histria Net disponibiliza, gratuitamente, uma grande quantidade de textos bem-escritos. a melhor referncia de Histria em lngua portuguesa que conheci nos ltimos tempos. So 18 temas selecionados, contextualizados, com roteiro estudos e exerccios. Considero o livro "Histria e Vestibular" uma importante referncia para quem deseja se preparar bem para o vestibular. um tesouro do presente.

Tcnicas para estudar Histria:

1) Faa resumos inteligentes: quando estudar um determinado tema (Revoluo Francesa, Feudalismo, Renascimento, etc), focalize sua ateno nas causas e conseqncias de cada evento histrico. Quem lucrou? Quem perdeu? Como foi o processo, quais foram as ocorrncias historicamente relevantes e que podem ser exploradas no vestibular? 2) Siga o dinheiro: ao longo dos tempos, sempre houve um pequeno grupo social que predominava e quase sempre se dava bem. Mas, no raro, a bonana durava no mximo alguns sculos; depois surgia uma nova classe social que ascendia e tomava o poder, por bem ou por mal. Algumas vezes, essa transio era relativamente lenta, tranqila e negociada; em outras, foi violenta, gerou revolues traumticas e sanguinrias. Para verdadeiramente entender os processos histricos, siga o dinheiro. Analise quem eram os detentores do poder econmico, pois os fenmenos polticos, militares e sociais geralmente escondem fortes interesses monetrios. Uma classe com poder econmico raramente admitia ficar de fora das altas esferas polticas e sociais. Mais cedo ou mais tarde, os detentores do dinheiro acabavam por tomar o poder ou por influenci-lo fortemente. 3) Pense o pior dos chamados "vultos histricos", pois a voc ter um quadro realista do que aconteceu numa determinada poca. A natureza bsica do ser humana essecialmente mesquinha e egosta. Raras foram as manifestaes de altrusmo e humanidade, infelizmente. Os eventos "ganha-perde" foram muito mais numerosos do que os "ganha-ganha". A predao e o parasitismo predominaram sobre a cooperao e a competio leal. Nossas vidas devem ser norteadas pelo sagrado princpio do "ganha-ganha", mas infelizmente sempre existiram e existiro predadores, parasitas e criminosos em geral a esgarar o tecido social. Voc notar, em seus estudos, que muitos buscaram prestgio, fama, grana, poder, etc, de modo maquiavlico, brutal e at mesmo doentio, esquecendo-se de priorizar o que realmente importa: a prpria sade e uma vida digna, tica, correta. Um exemplo clssico dessa miopia o do frio e cruel Stlin, que perseguiu e mandou eliminar milhes de pessoas inocentes. Tornou-se to odiado e temido que, em 1953, ficou sofrendo durante dias como um cachorro, sem qualquer assistncia mdica, at finalmente falecer. Ser que, em seu desvario e egosmo, ele achava que era imortal, que nunca ficaria doente? Outro triste exemplo o de Alexandre, o Grande, que no era to grande assim. Belicoso e autoritrio, preferia guerrear/conquistar a negociar a paz. Aparentemente, gostava de lutar, talvez gostasse da adrenalina dos campos de batalha... O fato que ficou guerreando durante doze longos anos at que foi quase mortalmente ferido no vale do rio Indo quando tentou conquistar a ndia, sem sucesso.

Morreu jovem, com apenas trinta e trs anos de idade. Hbil estrategista militar, era, contudo, imaturo em diversos aspectos, principalmente na poltica. Falhou na consolidao no-violenta de suas conquistas. Nem sempre soube negociar e descuidou do mais importante: sua prpria existncia. Consta que um de seus generais, velho e experiente, proferiu o seguinte em seu discurso pstumo: "Pobre Alexandre! Ganhaste um vasto e rico imprio, mas perdeste a maior das conquistas: sua prpria vida..." O SEGREDO: Leia, como estria, com mil personagens, engrenados do passado ao presente. No estude como obrigao, pense em divertimento. Meu carinho,

Potrebbero piacerti anche