Sei sulla pagina 1di 12

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAO

CINCIAS PROVA 2 BIMESTRE 9 ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANH

Prova elaborada pela Equipe do Projeto Cientistas do Amanh.

2010

AVALIAO 9o ANO MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES 2 BIMESTRE/2010 QUESTO 1 A figura mostra um pedao de borracha natural e uma tira de borracha de pneu. A borracha natural, depois de esticada volta ao seu comprimento original e a tira de pneu, ao ser esticada com a mesma fora, quase no muda de comprimento.

Com essas informaes sobre as amostras, possvel afirmar que (A) o tubo de borracha tem mais elasticidade que a tira de borracha. (B) a tira de borracha tem mais elasticidade que o tubo de borracha. (C) o tubo de borracha pode ser esticado indefinidamente e a tira no. (D) o tubo e a tira de borracha tem a mesma elasticidade. QUESTO 2 O lato, o bronze e o ao so misturas, denominadas ligas metlicas. Pode-se dizer que o lato, o bronze e o ao so tipos diferentes de:

(A) Misturas heterogneas (B) Solues lquidas (C) Solues slidas (D) Minerais rochosos

QUESTO 3 A figura mostra uma etapa da produo de lato pelo processo de eletrodeposio. O copo contm uma soluo de sulfato de zinco e nela esto imersos um fio de cobre e uma lmina de zinco, formando um circuito com os fios de ligao e as pilhas. Ao se passar uma corrente eltrica pelo circuito, observa-se a formao de uma camada muito fina de zinco sobre a superfcie do fio de cobre.

Depois dessa etapa, para que o cobre e o zinco se transformem na liga de lato, o procedimento seguinte deve ser (A) remover a camada de zinco com a palha de ao. (B) aquecer o fio de cobre em uma chama. (C) mergulhar o pedao de cobre no cido clordrico. (D) aquecer o fio de cobre por atrito com flanela seca. QUESTO 4 O ao inoxidvel, ou ao inox, a combinao resultante da mistura entre os elementos qumicos ferro, carbono e cromo. utilizado na produo de eletrodomsticos, talheres e de estruturas que ficam expostas ao ar. O ao inox, com relao a outros materiais, (A) muito resistente corroso. (B) pouco resistente ao choque. (C) pouco rgido e malevel. (D) muito leve e dctil.

QUESTO 5 Em geral, as pessoas consideram a gua mineral engarrafada como gua pura. Do ponto de vista qumico, entretanto, se observarmos o rtulo de uma garrafa de gua mineral, podemos afirmar que ela constitui uma:

(A) Mistura heterognea (B) Mistura homognea (C) Substncia pura (D) Substncia composta QUESTO 6 Os minerais esto presentes nas rochas da superfcie terrestre e para retir-los preciso destruir a vegetao, como se observa na foto. Dentre as medidas a seguir, escolha a mais vivel para minimizar os impactos da minerao.

(A) Reduzir o consumo, reaproveitar e reciclar os materiais. (B) Impedir completamente a explorao de minrios. (C) Obrigar as mineradoras a utilizarem sempre as mesmas reas. (D) Exigir que as mineradoras mudem mais vezes os locais de extrao.

QUESTO 7 O carvo mineral e o carvo vegetal provm do processo de carbonizao da madeira. O carvo vegetal produzido pelo aquecimento da madeira em fornos e o mineral surge de processos naturais que demoram milhes de anos.

Carvo vegetal e carvo mineral so fontes de energia e sobre eles podemos afirmar: (A) O carvo mineral fonte renovvel de energia, pois se forma naturalmente. (B) O carvo vegetal fonte no renovvel de energia, pois as rvores podem acabar. (C) Ambos so fonte renovvel de energia, pois provm da carbonizao da madeira. (D) O carvo mineral fonte no renovvel de energia, pois demora muito para se formar. QUESTO 8 Uma bola de borracha e uma de massa de modelar so soltas de dois metros de altura. A primeira bate no cho e sobe, enquanto a segunda bate no cho, amassa e para. Esses experimentos indicam que (A) a bola de massa de modelar muito flexvel e muito plstica. (B) a bola de massa de modelar e a de borracha so muito plsticas. (C) a bola de borracha mais plstica do que a de massa de modelar. (D) a bola de borracha muito flexvel e pouco plstica.

QUESTO 9 Um aluno deseja calcular a densidade de uma bola de gude. Primeiramente, mediu na balana a massa do objeto e obteve 10 g. Depois, determinou o volume utilizando uma proveta com gua que indicava 50 ml: mergulhou a bola de gude e a nova leitura foi 54 ml.

Os valores obtidos permitiram saber que a densidade do material de que feita a bola de gude : (A) 5,0 g/ml (B) 5,4 g/ml (C) 2,5 g/ml (D) 4,0 g/ml QUESTO 10 A imagem representa um cubo de isopor e um cubo de ferro, cada um com 1 quilograma de massa. Com essas informaes, pode-se afirmar que (A) a densidade do cubo de ferro menor porque apresenta volume menor que o de isopor. (B) a densidade do cubo de isopor maior porque apresenta volume maior que o de ferro. (C) a densidade do cubo de ferro maior porque apresenta volume menor que o de isopor. (D) as densidades dos dois cubos so iguais, essa propriedade no depende do volume.

QUESTO 11 Uma maneira de fazer a separao de metais por meio da utilizao de eletroms uma vez que estes equipamentos atraem somente os metais ferromagnticos. Considere os objetos abaixo e os materiais de que so feitos: 1. Parafuso de Ferro 2. Clipe para papel de Ferro 3. Cilindro de Alumnio 4. Fio metlico de liga de Nquel e Cromo 5. Fio metlico de Cobre

Sero atrados por um eletrom os materiais numerados por: (A) 1, 2, 3 (B) 1, 2, 5 (C) 3, 4, 5 (D) 1, 2, 4

QUESTO 12 A foto um registro da montagem de um eletrom. Para isso foi utilizado um parafuso no qual enrolado um fio pelo qual se faz passar uma corrente eltrica. Nessas condies, o parafuso atrai materiais ferromagnticos.

Sobre o parafuso podemos afirmar que (A) torna-se um im permanente, uma vez que depois de alinhados os domnios magnticos no se desalinham mais. (B) torna-se um m temporrio, porque essa caracterstica do parafuso depende do tempo que utilizado depois de desligada a corrente. (C) torna-se um im temporrio, porque ao se desligar a corrente eltrica os domnios magnticos se desalinham de novo. (D) torna-se um m permanente porque transforma-se em magnetita, que naturalmente tem caractersticas de m.

QUESTO 13 Plsticos so materiais classificados como polmeros pelos qumicos. Qual a principal matria prima da maior parte dos plsticos que utilizamos hoje? (A) Seiva extrada de espcies vegetais (B) Petrleo extrado do subsolo (C) Minrios extrados do solo (D) lcool obtido a partir da cana de acar

QUESTO 14 O vidro utilizado na fabricao de grande variedade de utenslios, como garrafas e lmpadas. Qual das alternativas a seguir refere-se principal matria prima e a uma condio necessria para produo do vidro?

(A) Slica (areia) submetida a altas temperaturas (B) Estanho lquido submetido a altas temperaturas (C) Slica (areia) submetida a baixas temperaturas (D) Argila submetida a baixas temperaturas QUESTO 15 A tabela peridica uma ferramenta que organiza, de acordo com suas propriedades:

(A) Os compostos minerais (B) Os elementos qumicos (C) As substncias simples (D) Os materiais simples

RASCUNHO

RASCUNHO

Potrebbero piacerti anche