Sei sulla pagina 1di 16

Atmosfera Camada gasosa que envolve a Terra.

Protege a Terra Permite o equilbrio trmico Filtra raios solares prejudiciais vida na Terra Possui oxignio essencial vida.

Poluio atmosfrica - a alterao da composio qumica natural da atmosfera.

Indstrias Queima de combustveis Fsseis

Transportes Poluio Atmosfrica

Queima de Resduos

Resultam do(a):
Fogos Florestais

Sistemas de Refrigerao

-Crescimento populacional; -Crescente industrializao; -Desenvolvimento dos Transportes

Aerossis

Concentra o Agropecuria

Alguns gases lanados para a Atmosfera: Dixido de carbono (CO) Monxido de Carbono (CO) Dixido de Enxofre (SO) Metano (CH) xidos de Azoto (NO, NO) Ozono (O) Chumbo (Pb)

Chuvas cidas Aumento do Efeito de Estufa Aquecimento Global/Alteraes Climticas Degradao da qualidade do ar Danos nos ecossistemas e na sade humana Smog

So guas com pH inferior a 5,6 (a 25C), e nas quais se podem encontrar dissolvidos poluentes como os xidos de azoto (NOx) e o dixido de enxofre (SO2) que, ao reagirem com a gua, originam dois cidos: o cido ntrico e o cido sulfrico, respectivamente. No so apenas chuva (no estado lquido), podendo apresentar-se sob a forma de geada, neve ou smog (neblina).

Central termoelctrica de Sines, uma das mais poluentes da Europa

Queima de combustveis Fsseis :

- transportes - indstrias - centrais trmicas alimentadas a carvo - gases emitidos pelos vulces

Resultantes da actividade Humana

-deteriorao de edifcios, pontes, monumentos; -eroso de blocos rochosos; -alterao qumica dos solos; -destruio da folhagem das rvores; -introduo de distrbios em rios e lagos, podendo levar morte das espcies neles existentes; -pode causar problemas de sade ao ser humano (ex: perturbaes nervosas) se, por exemplo, ingerir peixe de guas acidificadas/contaminadas; -pode em casos extremos causar a MORTE

- a destruio das florestas; - o envenenamento do solo, das plantas e dos animais; - a morte da vida nas gua (rios e lagos); - a reaco qumica nas rochas, monumentos e edifcios;

O efeito de estufa : um fenmeno natural regula a temperatura da Terra

Gases de Efeito de Estufa/Causas

Dixido de Carbono(CO2)

Combusto de combustveis fsseis: petrleo, gs natural, carvo, desflorestao (libertam CO2 quando queimadas ou cortadas). O CO2 responsvel por cerca de 64% do efeito estufa. Diariamente so enviados cerca de 6 mil milhes de toneladas de CO2 para a atmosfera. Tem um tempo de durao de 50 a 200 anos.

So usados em sprays, motores de avies, plsticos e solventes utilizados na indstria electrnica. Responsvel pela destruio da Clorofluorcarbono (CFC)camada de ozono. Tambm responsvel por cerca de 10% do efeito estufa. O tempo de durao de 50 a 1700 anos.

Metano (CH4)

Produzido por campos de arroz, pelo gado e pelas lixeiras. responsvel por cerca de 19 % do efeito estufa. Tem um tempo de durao de 15 anos.

Produzido pela combusto da madeira e de combustveis fsseis, cido ntrico (HNO3) pela decomposio de fertilizantes qumicos e por micrbios. responsvel por cerca de 6% do efeito estufa.

Ozono (O3)

originado atravs da poluio dos solos provocada pelas fbricas, refinarias de petrleo e veculos automveis

O excesso de GEE provoca, tambm, vrios sintomas na sade do ser


humano, tais como:

Dores de cabea;
Desconforto;

Cansao;
Palpitaes no corao; Diminuio dos reflexos; Asma aguda e crnica; Bronquite e enfisema; Cancro; Degenerao do sistema nervoso central e doenas nos ossos,

principalmente em crianas;
Irritao dos olhos, nariz, garganta e pulmes;

Infiltrao de partculas nos pulmes formando cidos sulfricos; etc.

Degelo dos glaciares e das calotes polares Subida do nvel mdio das guas do mar
Se todo o gelo da Gronelndia, do rctico e da Antrctida derreter, o nvel das guas subir cerca de cem metros o que afectaria inmeras zonas do nosso planeta. O Algarve, por exemplo, ficaria quase reduzido zona de montanha e Lisboa, Setbal, Aveiro e Porto ficariam submersos.

Nas camadas superiores da atmosfera o ozono actua como um escudo protector, absorvendo os raios ultravioleta provenientes do Sol.

A principal causa da diminuio do ozono estratosfrico a libertao de clorofluorcarbonetos (CFC) para a atmosfera. Os CFC so compostos estveis, no txicos, inodoros e no inflamveis, pelo que tm uma grande variedade de aplicaes.

Com o aumento da radiao ultravioleta:

- d-se o aparecimento de queimaduras na pele - cancro de pele - contribui para a ocorrncia de cataratas - afecta o sistema imunitrio - prejudica as colheitas agrcolas - causa danos na vegetao e na vida marinha.

Potrebbero piacerti anche