Sei sulla pagina 1di 6

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.

cc

RESUMOS GEOLOGIA 10ANO

ESTRUTURA E DINMICA DA GEOSFERA


Mtodos para o estudo do interior da geosfera:
Mtodos directos: - Estudo dos materiais que afloram tectonicamente; - Perfuraes na crosta; - Materiais emitidos durante a actividade vulcnica (magmas e xenlitos); - Explorao de jazigos minerais efectuada em minas e escavaes. Mtodos indirectos: - Planetologia e astrologia (as tcnicas aplicadas no estudo de outros planetas do Sistema Solar podem ser usadas no estudo da Terra); - Gravimetria (medio, tanto a nvel local como global, da fora gravtica terrestre, que varia consoante a densidade dos materiais desse local, ou seja, consoante a concentrao de massas; assim possvel identificar os materiais de um determinado local tendo em conta as anomalias gravimtricas registadas); - Geomagnetismo (as rochas que se formam registam o campo magntico presente nesse momento, a simetria das anomalias magnticas em relao ao rifte fornece informaes acerca da expanso dos fundos ocenicos); Origem do campo magntico da Terra: O material do ncleo externo da Terra dever ser condutor de electricidade, logo, ter uma composio metlica e dever estar no estado lquido tornando, assim, possvel um movimento de rotao o qual cria uma corrente elctrica que dever estar na origem do campo magntico terrestre. - Geotermismo (no interior da Terra, a temperatura aumenta com a profundidade e a principal fonte de energia dessa elevada temperatura a desintegrao de elementos radioactivos; o gradiente geotrmico a taxa de aumento da temperatura com a profundidade); - Vulcanologia (estuda os fenmenos de vulcanismo na Terra); - Sismologia (permite, atravs da interpretao do comportamento das ondas ssmicas no interior da Terra, definir as caractersticas das suas diferentes regies).

Vulcanologia:

Elementos constituintes de um vulco

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS GEOLOGIA 10ANO

Tipos de actividade vulcnica: - Explosiva associada a lavas muito viscosas, com origem em magmas cidos e de temperatura baixa (ricos em slica e gases; 800C), ocorrendo exploses violentas; emisso de piroclastos e libertao de grande quantidade de gases e materiais slidos que formam nuvens ardentes; devido sua viscosidade, podem formar agulhas vulcnicas, domos ou cpulas; associada a cones com vertentes inclinadas. - Efusiva associada a lavas muito fluidas, com origem em magmas bsicos e de temperatura elevada (pobres em slica e em gases; 1500C), havendo uma fcil libertao de gases e uma erupo calma com abundante derrame de lava; pode ocorrer a formao de mantos de lava ou de correntes de lava; associada a cones baixos. - Mista assume aspectos intermdios entre as erupes explosivas e as efusivas; observam-se fases explosivas que alternam com fases efusivas; associada a cones bem definidos mas no muito grandes. Tipos de actividade vulcnica/origem tectnica:

- Fronteiras divergentes tipo efusivo - Fronteiras convergentes tipo explosivo (por vezes misto) - Pontos quentes (intra-placa) tipo efusivo Vulcanismo residual: - Fumarolas emisses de gases e vapores em regies com manifestaes de vulcanismo; sulfataras (enxofre) ou mofetas (dixido de carbono). - Giseres repuxos intermitentes e peridicos de gua e vapor. - Nascentes termais guas subterrneas sobreaquecidas devido ao calor dissipado nas regies vulcnicas. Minimizao dos riscos vulcnicos: - Evacuao das populaes; - Ordenamento do territrio; - Condicionamento do avano das escoadas; - Sensibilizao e educao das populaes para uma situao de risco. Mtodos utilizados na anteviso de uma erupo: - Detectar a deformao do cone vulcnico; - Determinar variaes do campo magntico; - Registar diferenas de temperatura de fumarolas, termas, etc., prximas do vulco; - Registar sismos; - Detectar variaes na fora gravtica; - Analisar a composio qumica dos gases libertados.
2

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS GEOLOGIA 10ANO

Sismologia:
Um sismo um movimento vibratrio e brusco da crosta terrestre, devido, muitas vezes, a uma libertao de energia em zonas instveis do interior da Terra, que ocorre num perodo de tempo restrito, num determinado local e que se propaga em todas as direces. Abalos premonitrios ocorrem antes do sismo e rplicas ocorrem depois. Teoria do ressalto elstico: - Tenso que deforma lentamente as rochas; - Acumulao de energia potencial; - Fractura (falha activa) e libertao da energia acumulada acompanhada por um movimento relativo entre dois blocos; - O deslocamento desses blocos origina vibraes no solo que se propagam segundo ondas ssmicas; - Este movimento permite que a rocha recupere parte da sua forma original. Tipos de sismo: - Sismo tectnico ocorre devido a movimentos tectnicos (compressivo, distensivo ou de cisalhamento); - Sismo de colapso ocorre devido a abatimentos em grutas e cavernas ou desprendimentos de massas rochosas; - Sismo vulcnico ocorre devido a fortes presses que um vulco experimenta antes de uma erupo e devido a movimentos de massas magmticas relacionados com fenmenos de vulcanismo Tendo em conta a profundidade um sismo pode ser: superficial (< 70 km), intermdio (entre 70 e 300 km) ou profundo (> 300 km). Tipos de ondas ssmicas: Ondas de volume (profundidade): - Ondas P (primrias ou longitudinais) as partculas vibram paralelamente direco de propagao, a propagao da onda produz uma srie de impulsos de compresso e distenso atravs das rochas, so as mais rpidas e propagamse em todos os meios. - Ondas S (secundrias ou transversais) as partculas vibram perpendicularmente direco de propagao, s se propagam em meios slidos.

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS GEOLOGIA 10ANO

Ondas superficiais (ondas L): - Ondas de Love o deslocamento das partculas perpendicular direco de propagao e paralelo superfcie. - Ondas de Rayleigh a trajectria das partculas tem uma forma elptica e move-se em sentido contrrio ao dos ponteiros do relgio. Intensidade e magnitude ssmica: A intensidade de um sismo determinada em funo dos efeitos provocados pelas ondas ssmicas nas regies atingidas e medida atravs da Escala de Mercalli Modificada (12 nveis). A magnitude ssmica uma grandeza definida em funo da amplitude mxima das ondas ssmicas verificada nos sismogramas e medida atravs da Escala de Richter. Um tsunami ocorre quando o hipocentro localizado nos fundos ocenicos e h um deslizamento vertical dos blocos (a energia ssmica comunicada massa de gua ocenica). Atitudes a tomar na ocorrncia de um sismo: Antes: - Estudo geolgico dos terrenos antes de construes; - Planos de ordenamento do territrio que definam a utilizao das diferentes parcelas de acordo com o seu risco ssmico; - Estabelecimento de normas de construo anti-ssmica; - Educao das populaes atravs de aces de simulacro de catstrofe; - Preparar um kit de emergncia. Durante: - Manter a calma; - Procurar locais seguros (cantos de divises, ombreiras de portas, descampados, etc.). Depois: - Desligar a gua, luz e gs; - Sair das habitaes devido a possveis rplicas.

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS GEOLOGIA 10ANO

Descontinuidades internas da geosfera:


A velocidade das ondas ssmicas varia de acordo com as propriedades dos materiais que atravessam. Estas tm uma grande capacidade para se propagarem por todo o globo, podendo ser registadas a muitos quilmetros do foco ssmico. O seu perfil de propagao evidencia a existncia de um planeta diferenciado em vrias camadas com propriedades fsicas distintas e permite, assim, determinar as descontinuidades internas da geosfera (a fronteira entre duas zonas contguas do interior da Terra com caractersticas diferentes). - Descontinuidade de Mohorovicic (Moho) 30 km, separa a crosta do manto; - Descontinuidade de Gutenberg 2900 km, separa o ncleo externo do manto inferior; - Descontinuidade de Lehmann 5150 km, separa o ncleo interno do ncleo externo.

Resumindo: - at 100 km, a velocidade das ondas P e S aumenta (litosfera); - dos 100 aos 250 km, a velocidade das ondas P e S diminui (astenosfera); - dos 250 aos 2900 km, a velocidade das ondas P e S aumenta (manto); - aos 2900 km, a velocidade das ondas P diminui e as ondas S deixam de se propagar (descontinuidade de Gutenberg); - dos 2900 aos 5150 km, a velocidade das ondas P aumenta (ncleo externo); - aos 5150 km, a velocidade das ondas aumenta muito (descontinuidade de Lehmann); - a partir dos 5150 km, a velocidade das ondas aumenta.

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS GEOLOGIA 10ANO

Estrutura interna da geosfera:


Modelo geoqumico (baseado na composio qumica do interior da Terra): - Crosta (continental e ocenica) - Manto - Ncleo (externo e interno) Modelo fsico (baseado nas propriedades fsicas dos materiais): - Litosfera - Astenosfera - Mesosfera - Ncleo externo lquido Endosfera - Ncleo interno slido _____/

Potrebbero piacerti anche