Sei sulla pagina 1di 3

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.

cc

RESUMOS BIOLOGIA 10ANO

UTILIZAO DOS MATERIAIS QUE CHEGAM S CELULAS


Metabolismo celular conjunto de reaces que ocorrem no interior das clulas de qualquer ser vivo. O metabolismo celular compreende dois tipos de reaces: - Anabolismo conjunto de reaces qumicas endoenergticas que conduzem sntese de molculas complexas a partir de molculas mais simples. - Catabolismo conjunto de reaces qumicas exoenergticas de degradao de molculas complexas em molculas mais simples. Exemplo: obteno de energia (ATP) pelas clulas. Tipos de vias de sntese de ATP: - Aerbia (aerobiose; com interveno de oxignio): respirao aerbia; - Anaerbia (anaerobiose; sem interveno de oxignio): respirao anaerbia e fermentao.

Fermentao:
- d-se a oxidao parcial da glicose. - Rendimento = 2 ATP Seres anaerbios obrigatrios so seres que utilizam este processo como nico modo de obteno de energia. Seres anaerbios facultativos so seres que, apesar de habitualmente realizarem respirao aerbia, utilizam como via energtica alternativa a fermentao. Exemplo: leveduras. A fermentao compreende duas fases sequenciais: Gliclise: ocorre no citosol e nela realizada a degradao da glicose (6C) em duas molculas de cido pirvico (3C), oxirreduo, e a reduo das molculas NAD+, que se transformaram em NADH. Reduo do cido pirvico: - Fermentao alcolica descarboxilao do cido pirvico, libertando-se dixido de carbono e originando etanol (2C); oxidao do NADH formando NAD +. - Fermentao lctica reduo do cido pirvico formando cido lctico (3C); oxidao do NADH, formando-se NAD+. Fermentao alcolica: Glicose + 2ADP + 2P 2etanol + 2CO2 + 2ATP Fermentao lctica: Glicose + 2ADP + 2P 2cido lctico + 2ATP

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 10ANO

Aplicaes prticas: - Fermentao alcolica: fabrico de po e de bebidas alcolicas. - Fermentao lctica: fabrico de iogurtes e queijo.

Respirao aerbia:
- d-se a oxidao total da glicose. - rendimento = 2 (gliclise, citosol) + 2 (ciclo de Krebs, matriz mitocondrial) + 32 (cadeia transportadora de electres, membrana interna da mitocndria) = 36 ATP A respirao aerbia compreende duas fases sequenciais: Gliclise: ocorre no citosol e nela realizada a degradao da glicose (6C) em duas molculas de cido pirvico (3C), oxirreduo, e a reduo das molculas NAD+, que se transformaram em NADH. Ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial, d-se a libertao de dixido de carbono, reduo do NAD+ a NADH, atravs de uma cadeia transportadora de electres o oxignio junta-se ao hidrognio formando gua e por fosforilao do ADP forma-se ATP.

ESPAO ESCOLAR www.espacoescolar.co.cc

RESUMOS BIOLOGIA 10ANO

TROCAS GASOSAS NOS SERES MULTICELULARES


Nos organismos multicelulares com respirao aerbia ocorre um fluxo constante de oxignio para as clulas e uma remoo de dixido de carbono para o meio exterior.

Plantas:
- a respirao, a fotossntese e a transpirao envolvem trocas gasosas que ocorrem predominantemente nos estromas.

Animais:
- Difuso directa os gases respiratrios difundem-se das superfcies respiratrias para as clulas, sem interveno de um fluido circulante. - Difuso indirecta o oxignio passa atravs das superfcies respiratrios para um fluido circulante que o transporta at s clulas.

Superfcies respiratrias e sua adaptao ao meio:


Superfcies respiratrias reduzida espessura, uma nica camada de clulas, permanentemente hmidas, grande rea de contacto entre o meio interno e o externo e vascularizadas (na difuso directa). Tegumento (pele) ambientes muito hmidos ou na gua (exemplos: minhoca, hidra); hematose cutnea trocas gasosas que envolvem sangue e tm como superfcie de troca a pele (difuso directa). Brnquias (guelras) gua (exemplo. Peixes); hematose branquial trocas gasosas que envolvem sangue e tm como superfcie de troca as brnquias (difuso indirecta). Pulmes ambiente terrestre (exemplo: mamferos); hematose pulmonar trocas gasosas que envolvem sangue e tm como superfcie de troca os pulmes (difuso indirecta). Traqueias ambiente terrestre; troca gasosa traqueal trocas gasosas que no envolvem sangue e tm como superfcie de troca as traqueias (difuso directa).

Potrebbero piacerti anche