Sei sulla pagina 1di 22

27/05/2011

Prof. MScd. Edem Oliveira Milhomem Prof. Esp. Marcos Diego Pereira da Silva
Farmacuticos Generalistas

Prof. Marcos Diego Pereira da Silva

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Valdicley um estudante do curso de Farmc ia, de 26 anos de idade. Apresenta-se com boa sade, apesar de estar consumindo ap roximad amente dois maos de cigarro e tomando cinco xc aras de caf por dia. Neste mo mento, encontrase estressado devido proximid ade do prazo de entrega dos trab alhos para o semin rio institucion al. Alm disso, vem tomando dois comp rimidos de aspirin a por dia nos ltimos dois meses, devido a uma leso do joelho sofrida enquanto atravessava a Av. Bernardo Sayo, bbado, para pegar autgrafo do Stnio na banca de panelada das 4 bocas.

Nessas ltimas du as seman as, Val comeou a sentir u ma dor em queimao na p arte superio r do abdome , que ap arece 1 a 2 horas aps a in gesto de alimento . Alm disso, essa dor o acord a freqentemente por volta d as 3 h da mad rugada. A dor habitualmente aliviada com a ingesto de alimento e o uso de anticidos de venda livre.

Com o aumento d a intensid ade da do r, Val decide consultar o seu mdico, o D r. Pipeto , no Servio do N AISI. O Dr. Pipeto verifica que o exame do abdo me normal, exceto por uma hipersensibilid ade epigstric a p alpa o. Discute as opes de exames diagnsticos com Val, inc luindo uma serio graf ia gastrintestinal superio r e u m exame endoscpico. To m escolhe submeter-se endoscopia. Durante o exame, u ma lcera identif icad a na po ro proximal do duodeno, n a p arede posterior. A lcera mede 0,5 cm de dimetro . Efetua-se uma bipsia de mucosa do antro gstrico para a deteco de Helicobacter pylori.

O diagnstico de lcera duodenal. O D r. Pipeto prescreve omeprazol, u m inibido r d a bo mba de prtons. No d ia seguinte, quando o relat rio de pato logia indic a a presena de infeco po r H. pylori, o Dr. Pipeto p rescreve bismuto, claritro micin a e amoxicilin a, alm do inib idor d a bo mba de prtons . O D r. P ipeto tambm aconselha a Val a p arar de fumar e de beber caf e, sobretudo, a evitar o uso de aspirina.

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Val n o apresentou nenhum proble ma clnico durante os 10 anos que sucederam cicatriza o de sua lcera duoden al. Aos 34 anos, desenvolve a sndrome do tnel do carpo e comea a to mar vrios comprimidos de aspirina ao dia p ara aliviar a dor. U m ms depois, ap arece uma dor e m queimao na p arte superio r do abdome. Aps a ocorrncia de v mito em borra de caf e perceber que as fezes adquiriram uma cor preta, Val decide procurar o seu mdico.

O Dr. Pipeto efetua uma endoscopia e descobre que Val apresenta u ma lcera gstrica que san grou recentemente. O Dr. explic a a Val que a doena ulceros a pptica sofre recorrncia. O teste da respirao negativo p ara H . pylori, e o mdico diz que o uso de aspirina a caus a mais provvel d a recorrncia. Val tratado co m anticidos e ranitidin a, um antagonista dos receptores H2, e o mdico pede que interrompa o uso de aspirina. O Dr. Pipeto explica a Val quais so os analgsicos considerados antiinflamatrios noesterides (AINE).

Passaram-se duas seman as, Val declara ao Dr. Pipeto que a do r no punho to rnou-se insuportvel e que precisa continuar co m a aspirina p ara conseguir se concentrar no trabalho . O D r. responde que ele pode at mesmo continuar com a aspirin a, contanto que a sua medica o antiulcerosa seja mod ificad a, substitu indo o antagon ista H2 por um inibidor da bomba de prtons.

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

So os rgos que, em conjunto, realizam a digesto.


TRATO GASTRINTESTINAL (TGI): Tubo contnuo que comea na boca e termina no nus; O TGI contm o alimento desde o momento em que este ingerido at ser digerido e absorvido ou eliminado do corpo. rgos: boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado e intestino grosso RGOS ANEXOS ACESSRIOS rgos: dentes, lngua, glndulas salivares, fgado, vescula biliar e o pncreas; Os dentes auxiliam na degradao fsica do alimento e a lngua na mastigao e deglutio; Os demais rgos JAMAIS entram em contato com o alimento, mas produzem secrees liberadas no TGI para auxiliar na degradao qumica do alimento.

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

INGESTO

Envolve a captao dos alimentos e lquidos pela boca (comer)

SECREO
Liberao de H2O, cidos tampes e enzimas no lmen do TGI (cerca de 7 litros/dia)
MISTURA E PROPULSO

Triturao e impulso do alimento atravs do TGI


DIGESTO

Digesto mecnica e qumica do alimento ABSORO


Passagem dos produtos digeridos do TGI ao sangue e a linfa

DEFECAO
Eliminao de fezes do TGI

27/05/2011

Prof. Marcos Diego Pereira da Silva

Esfago Crdia
Fundo gstrico

Piloro

Corpo gstrico Pregas gstricas

Duodeno (partes superior e descendente)

Fibras oblquas

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Alm das clulas secretoras de muco superficiais que revestem toda a superfcie do estmago, a mucosa estomacal possui 2 tipos de glndulas tubulares:

Glndulas oxnticas (ou gstricas):


Formadoras e secretoras de cido clordrico, pepsinognio, fator intrnseco e muco; Localizam-se nas superfcies internas do corpo e do fundo do estmago, constituindo 80% do estmago proximal.

Glndulas pilricas:
Secretam principalmente muco (para proteger a mucosa pilrica do cido estomacal) e o hormnio gastrina; Localizam-se na poro antral, que corresponde aos 20% distais do estmago.

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

A glndula oxntica composta por 3 clulas:


Clulas da mucosa do pescoo (secretam basicamente muco); Clulas ppticas ou principais (que secretam grandes quantidades de pepsinognio); CLULAS PARIETAIS OU OXNTICAS (SECRETAM HCl E FATOR INTRNSECO)
Cls mucosas do pescoo

As clulas parietais secretam uma soluo cida com 160mmol de HCl/L, que exatamente isotnica aos lquidos corporais.

Cls oxntica (parietal) Canalculos

pH 0,8 [H +] 1 milho de vezes maior que a do sangue arterial.

1.500 calorias/L de HCl

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

H 2O dissocia-se em H + e OH -. O H + so secretados nos canalculos em troca com ons K+ . Al m disso ons Na+ so reabsorvidos ativamente para o citoplasma.

Legenda:

1 FASE
2 FASE

3 FASE

CO2 combina-se com com (por ao da anidrase carbnica) formando bicarbonato (HCO3). Os HCO3 saem da clula, custa da entrada de Cl- no citoplasma. HCO3 bloqueiam o HCl protegendo a mucosa gstica!

OH

Transporte ativo de Cl- do citoplasma para o lmen do canalculo, enquanto o Na+ faz o caminho contrrio para cl parietal. Isso cria um potencial negativo, que causa difuso do K+ para o canalculo.

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Secreo e ativao do PEPSINOGNIO:


So secretados vrios tipos ligeiramente diferentes de pepsinognio, que realizam as mesmas funes; Tem atividade aps entrar em contato com o HCl, ser clivado e formar pepsina ativa;

A pepsina atua como enzima proteoltica ativa em meio acido (pH > 5 ela no possui atividade), necessria tanto quanto o HCl para digesto de protenas.

Secreo do FATOR INTRNSECO:


essencial para absoro de vitamina B12 no leo; Na gastrite, ocorre destruio das clulas parietais e o paciente pode desenvolver anemia perniciosa, porque a maturao das hemcias precisa deste nutriente.

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Glndulas pilricas

Contm poucas clulas ppticas e quase nenhuma clula parietal, diferente das oxnticas

Contm muitas clulas mucosas idnticas s clulas mucosas do pescoo das glndulas oxnticas

Essas clulas secretam uma pequena quantidade de pepsinognio e uma quantidade particularmente grande de muco.
O muco auxilia na lubrificao e proteo da parede estomacal da digesto pelas enzimas gstricas.

Tambm produzem o hormnio gastrina!


Produzida pelas clulas da gastrina (ou cls G) localizadas nas gls. pilricas Papel crucial no controle da secreo gstrica atua sobre a liberao de histamina

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Controlada por mecanismos nervosos e endcrinos. Alm disso, as cls parietais so controladas pelas cls semelhantes s enterocromafins (cls ECL) secreo de histamina!
As cls ECL localizam-se na submucosa, muito prxima das gls. Oxnticas, liberando histamina no espao adjacente s cls parietais das glndulas; A taxa de secreo de HCl est diretamente relacionada quantidade de histamina; As ECL podem ser estimuladas por: Hormnio gastrina (formado na presena de protenas nos alimentos); Neurotransmissor acetilcolina (liberada pelo nervo vago do plexo entrico); Outros hormnios secretados pelo SN entrico da parede estomacal. Estrutura qumica da histamina

Estrutura qumica da gastrina

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Um canal de Cl- da membrana apical acopla o efluxo de Cl- com o efluxo de H +.

A ativao das proteinocinases resulta em fosforilao e ativao da H +/K +-ATPase, liberando H + para a luz do estmago.

A ativao do receptor H2 aumenta o cAMP e ativa as proteinocinases

A ativao dos receptores M3 e CCK2 estimula a lib erao de clcio pela via IP3 (mediada por DAG/Cq) que, por sua vez, estimula as proteinocinases e as clulas ECL

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Fase ceflica via vago Parassimptico excita produo de pepsina e HCl Fase gstrica

1. Reflexos secretores nervosos centrais 2. Reflexos vagais 3. Estimulao por gastrina-histamina

Fase intestinal 1. Mecanismos nervosos 2. Mecanismos hormonais

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Inflamao da mucosa gstrica.


Pode ser superficial (pouco perigosa) ou profunda (penetra profundamente a mucosa); Em casos de longa durao, pode causar atrofia quase completa da mucosa; s vezes, pode ser aguda e intensa, com escoriao causada pelas secrees gstricas.

A grande maioria dos casos de gastrite causada por infeco bacteriana crnica da mucosa gstrica.
Tratamento intensivo com antimicrobianos costuma ter sucesso.

Na gastrite, a barreira gstrica tem a permeabilidade aumentada, causando uma difuso dos ons H + para o epitlio gstrico leso, destruio progressiva e atrofia.
Digesto da mucosa pelas enzimas ppticas desenvolvendo...

LCERA GSTRICA!!!

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

rea de leso da mucosa gstrica/intestinal, causada principalmente pela ao digestiva do HCl ou das secrees do intestino.
Causa BSICA: Desequilbrio entre a taxa de secreo de HCl e o grau de proteo (dado pela barreira gstrica e pela neutralizao de suco gstrico pelo bicarbonato)

H 2 mecanismos de controle por feedback que neutralizam o cido:


Excesso de HCl no duodeno, causa reflexo de inibio da secreo e peristaltismo gstricos, por reflexos nervosos ou feedback hormonal ( esvaziamento gstrico); Presena de HCl no intestino delgado libera secretina da mucosa intestinal para o sangue, que estimula a produo de suco pancretico (HCO3-).

Portanto, a UP pode ser causada de 2 modos:


Excesso de secreo de cido e de pepsina pela mucosa gstrica. Diminuio da capacidade da barreira mucosa duodenal de proteger contra digesto pela secreo cido-pepsina do estmago.

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Bactria Gram-negativa espiralada que constitui a causa mais comum de UP no associada ao uso de AINES. Erradicao do H. pylori reduz as taxas de recorrncia e recidiva em paciente com lceras. O fato de muitos pacientes com UP terem infeco por H. pylori evidncia do seu papel etiolgico.

Contaminao ocorre por via oral.

O caso Valdicley

Uma vez ingerida, a bactria utiliza seus 4 a 6 flagelos para movimentar-se sinuosamente atravs da camada de muco gstrico; Fixa-se a molculas de adeso sobre a superfcie das clulas epiteliais gstricas;
No dudodeno, o H. pylori fixa-se apenas a reas contendo clulas epiteliais gstricas que surgiram em decorrncia de leso cida excessiva (metaplasia gstrica)

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Produo da enzima UREASE!


Converte uria em amnia. A amnia tampona o H + e forma hidrxido de amnio, criando uma nuvem alcalina ao redor da bactria protegendo-a do ambiente cido do estmago.

A urease tambm fator de virulncia por ser antgeno e desencadear uma poderosa resposta imune; O hidrxido de amnio causa leso das clulas epiteliais gstricas; Lipopolissacardeos (endotoxinas) da membranaexterna da bactria; Lipase e protease secretadas pela bactria que degradam a mucosa; A citotoxicidade tambm foi relacionada a 2 protenas associadas a citotoxinas do vacolo (cagA e vacA)

10

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

A atividade da urease forma amnia, que alcaliniza o meio nas proximidades da clula G, levando a um aumento da produo e liberao de gastrina.

Os mediadores inflamatrios induzidos pelo H. pylori inibem a secreo de somatomastina pelas clulas D. A queda de somatomastina leva desinibio das clulas G, elevando a liberao de gastrina por elas.

11

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

O TGI constitui o alvo mais comum dos efeitos adversos dos AINES.
Mais de 100.000 pessoas so hospitalizadas a cada ano devido a complicaes do TGI associada ao uso de AINES, nestes o sangramento gastrintestinal mata de 5-10%. A leso do TGI associada aos AINES atribuvel tanto leso tpica quanto aos efeitos sistmicos do uso destes frmacos.

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Hipersecreo de cido:
Sndrome Zollinger-Ellison: tumor secretor de gastrina das cls no-beta do pncreas; lceras de cushing: leso cranioenceflica que aumenta o tnus vagal (colinrgico);

Estudos demonstram que a pepsinaproduz papel importante na UP; Tabagismo:


Comprometimento do fluxo sangneo e da cicatrizao da mucosa e inibio da produo pancretica de bicarbonato;

Consumo de cafena, cirrose alcolica, glicocorticides e gentica;

Estresse psicolgico crnico!

12

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

De acordo com o manejo clnico, podem ser agentes que:

1. DIMINUEM A SECREO DE CIDO:


Antagonistas dos receptores H2 da histamina; Inibidores da bomba de prtons; Agentes anticolinrgicos. Anticidos Agentes de revestimento; Prostaglandinas; Estilo de vida (dieta, tabaco e lcool); Tratamento da infeco por H. pylori

2. NEUTRALIZAM O CIDO: 3. PROMOVEM A DEFESA DA MUCOSA :


4. MODIFICAM OS FATORES DE RISCO:

13

27/05/2011

23:46

Mecanismos de ao de agentes antiulcerosos

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Antagonistas H2
Dispe-se de 4antagonistas dos receptores H2 (AH2):
Possuem o arcabouo TIOETANOLAMINA, que N-substitudo por uma cadeia de anel com 5 membros. Seletivos dos receptores H2. Semelhana com a histamina permite a ligao no receptor.

14

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Antagonistas H2

Os AH2 so rapidamente absorvidos pelo intestino delgado e atinge concentraes plasmticas mximas em 1 3 horas; Sua eliminao envolve tanto metabolismo heptico quanto excreo renal diminuir a dose em pacientes com hepatopatias e renopatias!
Uma exceo a nizatidina, que eliminada primariamente pelos rins.

Todos os 4 frmacos so, em geral, bem tolerados:


Efeitos adversos ocasionais mnimos (diarria, cefalia, dor muscular e fadiga); Podem causar confuso e alucinaes em alguns pacientes (administrao IV); Cimetidina atravessa a barreira hematoenceflica e secretada no leite! Cimetidina pode exercer efeitos antiandrognicos causando ginecomastia em homens e galactorria em mulheres.

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Antagonistas H2
Interaes medicamentosas:
O cetoconazol precisa de um meio cido para absoro gstrica, tendo uma reduo da sua captao.

Competem pela secreo tubular renal de procainamida e outros frmacos.

Cimetidina inibe enzimas do CYP-450, podendo interferir no metabolismo de vrios frmacos

15

27/05/2011

23:46

Inibidores da bomba de prtons (IBP)

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Os IBP bloqueiam a H +/K+-ATPase (bombade prtons). Quando comparados com os AH2, os IBP so superiores na supresso da secreo de cido e na promoo da cicatrizao de lceras ppticas.

Todos so pr-frmacos que so ativados no canalculo da clula parietal

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

16

27/05/2011

23:46

Inibidores da bomba de prtons (IBP)

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Os IBP apresentam taxas semelhantes de biodisponibilidadeoral; O rabeprazol e o lansoprazol parecem ter incio significativamente mais rpido de ao do que o omeprazol e o pantoprazol. O esomeprazol inibe a secreo de cido mais efetivamente que outros IBP em doses teraputicas. INDICAES CLNICAS:
lceras associadas ao H. pylori (inibem o crescimento do microorganismo); lceras hemorrgicas (mantm a integridade dos cogulos no meio cido); Permitir uso contnuo de AINES em paciente com lcera pptica conhecida.

23:46

Inibidores da bomba de prtons (IBP)

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Grvidas AH2 so mais seguros!


Os AH2 vm sendo utilizados h mais tempo que os IBP, e seus efeitos adversos foram mais bem estudados.

Os AH2 (com exceo da cimetidina) possuem segurana comprovada na gravidez, enquanto os IBP carecem de mais estudos relacionados.

17

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

No caso apresentado, Val recebeu inicialmente, um inibidor da bomba de prtons, devido presena do H. pylori associada.
No 2 episdio, foi prescrito um antagonista H2, visto que no havia infeco causada por H. pylori e o AH2 era de custo mais acessvel; Entretanto, quando percebeu que Val necessitava continuar com o uso da Aspirina, o Dr. Pipeto prescreveu um inibidor da bomba de prtons para permitir o uso constante de AINES!

23:46

Inibidores da bomba de prtons (IBP)

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

METABOLISMO E EXCREO:
Metabolismo de 4 dos IBP ocorre no fgado via CYP-450 e o rabeprazol metabolizado por uma via de reduo no-enzimtica; Aps metabolismo no fgado, ocorre excreo renal; Pacientes com insuficincia renal crnica no precisam de ajuste de dose, porm... ... PACIENTES COM INSUFICINCIA HEPTICA PRECISAM DE DOSES MENORES!

Idosos:
Mesmo com as limitaes farmacocinticas, no necessitam de ajuste de dose, pois a vida plasmtica dessas drogas curta e no ocorre acmulo dos IBP; Porm, queles com doena heptica e renal concomitante devem tomar doses menores, a fim de evitar um risco aumentado de efeitos adversos;

18

27/05/2011

23:46

Inibidores da bomba de prtons (IBP)

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Em geral os IBP so bem tolerados.


EFEITOS ADVERSOS:
Podem incluir: cefalia, nusea, distrbios intestinais e dor abdominal; s vezes, diminuem tanto a se creo podendo ocorrer infecco entrica (Salmonella); Elevao dos nveis plasmticos de gastrina TUMORES CARCINIDES! A elevao da gastrina tambm pode levar a hipersecreo de rebote com a interrupo do inibidor da bomba de prtons.

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Anticolinrgicos

Os agentes anticolinrgicos como a DICICLOMINA antagonizam os receptores muscarnicos (M3) e, assim, diminuem a secreo gstrica.

Raramente so utilizados para UP!


No so to efetivos quanto os AH2 e os IBP; Apresentam muitos efeitos adversos:
Boca seca; Viso turva; Arritmias cardacas; Reteno urinria.
Diciclomina

19

27/05/2011

23:46

So utilizados quando necessrio para alvio sintomtico da dispepsia. Atuam reagindo com HCl para formar gua e sais. Os mais usados so misturas de:
Hidrxido de alumnio; Hidrxido de magnsio.

O magnsio e o alumnio reagem com o bicarbonato formando sais. O on hidrxido reage com os H + do estmago formando gua OH + H = H 2O

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Anticidos
Efeitos adversos comuns so diarria (MgOH2) e obstipao [Al(OH)3], sendo que se forem administrados juntos, estes efeitos ocorrem juntos.
Anticidos contendo alumnio podem se ligar ao fosfato e causar hipofosfatemia, que desencadeia fraqueza, mal-estar e anorexia. Os pacientes com doena renal crnica devem evitar anticidos contendo magnsio, visto que podem levar ao desenvolvimento de hipermagnesemia.

O NaHCO3 reage rapidamente com HCl, formando gua, CO2 e sal.


Apresentam grandes quantidades de Na Reteno de Na (cuidado em HAS);

O CaCO3 menos solvel que NaHCO3: reage com HCl produzindo CaCl2 e CO2. tambm serve para tratamento da osteoporose;
Pode causar obstipao!

20

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Agentes de revestimento
SUCRALFATO:
Sal complexo de sacarose e Al(OH)3 usado para aliviar sintomas da UP; Pouca capacidade de modificar o pH gstrico liga-se s protenas e forma gel viscoso que adere s clulas epiteliais gstricas (incluindo reas de ulcerao);

pouco solvel e, portanto, ocorre pouca absoro sistmica; Provoca obstipao e liga-se a frmacos (fluoroquinolonas) diminuindo a absoro.

BISMUTO COLOIDAL:
Os sais de bismuto com binam-se com glicoprotenas do muco, formando uma barreira que protege a lcera contra leso adicional pelo HCl e pepsina; Estimulam secreo de bicarbonato e prostaglandinas (2 efeito); Impede o crescimento de H. pylori muito usado em esquemas associados.

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Prostaglandinas (PGs)
Usadas no tratamento de UP, principalmente em casos induzidos pelo uso contnuo de AINES Impedem ao gastroprotetorada PGE2.
MISOPROSTOL:
Anlogo das PGs utilizado na preveno de UP causadas por AINE; Efeitos adversos mais comuns: diarria e desconforto abdominal (aderncia);

Proibido em grvidas e mulheres que podem engravidar

21

27/05/2011

23:46

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem

Uso de antibiticos de amplo espectro como amoxicilina ou tetraciclina, combinada com metronidazol ou claritromicina, juntamente com citrato de bismuto ou um IBP ou ranitidina.
Esquemas comuns: TERAPIA TRPLICE
(amoxicilina + claritromicina + IBP)

Esquemas comuns: TERAPIA QUDRUPLA


(tetraciclina + metronidazol + IBP + bismuto)

Podem apresentar resistncia!!!


Efeitos adversos da antibioticoterapia:
Hipersensibilidade aos anlogos da penicilina; Nusea, cefalia e diarria; Podem levar a no aderncia ao tratamento.

Prof. Marcos Diego P. da Silva Prof. Edem Milhomem


23:46

Obrigado pela Ateno!


fisiofarmacologia@gmail.com Senha: fisio123
Prof. Marcos Diego Pereira da Silva Farmacutico Generalista

22

Potrebbero piacerti anche