Sei sulla pagina 1di 5

DIMENSIONAMENTO DE RESERVATRIO O MTODO DO DIAGRAMA TRIANGULAR DE REGULARIZAO

(DTR) O DRT, alm de instrumento para dimensionamento hidrolgico, pode ser usado para entender as trocas regularizao1 x evaporao2 x sangria3 que ocorrem no processo de estocagem de guas superficiais. O mtodo aborda o comportamento de um reservatrio isolado alimentado por deflvios anuais serialmente independentes. Para avaliar a operao do reservatrio, foi utilizada a regra do modelo mutuamente exclusivo que considera o ano dividido em duas estaes: a mida e a seca. Na estao mida ocorrem todas as entradas de gua no sistema e sadas s ocorrem por sangria no vertedouro; na estao seca ocorrem retiradas para fins utilitrios e as perdas por evaporao. Admitiu-se tambm que:

Durante a estao mida as perdas por evaporao oriundas do espelho dgua seriam compensadas pela precipitao pluvial sobre a bacia hidrulica. A retirada e a evaporao forma consideras constantes ao longo dos anos. O volume regularizado foi calculado para o caso de uma garantia anual de 90%.

As guas regularizadas constituem a parte dos deflvios naturais, controladas pelo aude, que As guas evaporadas a partir do lago consistem em perdas irreversveis da bacia hidrogrfica. Essas guas superfcie sob forma de

proporcionam benefcios sociedade. Pode ser entendida como um ajustamento da oferta demanda.
2

so transferidas para a atmosfera para, em algum outro lugar, retornarem Precipitao.


3

A sangria forma a parte dos deflvios a qual o reservatrio, por ser de tamanho finito, no consegue

controlar.

DEFINIES BSICAS Conceituao e simbologia dos principais parmetros e variveis usadas no

desenvolvimento metodolgico.

Volume afluente mdio anual () representa o volume mdio que anualmente escoa para o reservatrio. Volume anual regularizado (MX) volume programado para retirada anualmente do reservatrio sempre que houver disponibilidade. Esse volume est associado a uma garantia. MX significa que o volume anula regularizado tem X % de garantia anual, ou seja, existe disponibilidade para retirada desse volume em X % dos anos.

Nvel de garantia anual (Ga) representa a probabilidade do reservatrio prover sem restries, em um ano qualquer, o volume regularizado M. Probabilidade de falha anual (Fa) representa a probabilidade do reservatrio no dispor de um volume suficiente para atender demanda Mais as perdas por evaporao a partir do lago. Esse valor representa o complemento percentual para 100% do nvel de garantia anual.

Capacidade do reservatrio (K) representa o volume total acumulado no reservatrio quando o nvel da gua encontra-se na cota da soleira do seu sangradouro.

Fator adimensional de capacidade (f k) representa a razo entre a capacidade do reservatrio (K) e o volume afluente mdio anual ().

Fator de forma do reservatrio () pode ser obtido pela diviso entre a capacidade do reservatrio (K) e a altura da gua na cota do sangradouro (h elevado ao cubo. A forma da bacia hidrulica do lago pode ser representada pela equao: Z(h) = h3 Onde: Z(h) volume da reserva quando a superfcie do lago encontra-se na altura h; h medido em relao ao ponto mais profundo do aude.
mx

Fator adimensional de evaporao (f E) - obtido da equao adimensional do balano hdrico (Campos, 1987). f E = 3 1/3 .EL / 1/3 EL representa a lmina evaporada durante a estao seca.

Fator adimensional retirado (f M) representa a razo entre o volume regularizado (M) e o volume afluente mdio anual ().

Retirada efetiva da reserva (R) - o valor esperado do volume anual de gua efetivamente retirado do reservatrio. Corresponde soma dos volumes retirados ao longo do perodo de estudo dividido pelo numero total de anos.

Eficincia de regularizao do reservatrio (M) representa a percentagem do volume afluente anual que efetivamente utilizada para atendimento demanda. M = (R / ).100 Volume mnimo4 do reservatrio (Z Volume til do reservatrio (Z ) volume do reservatrio abaixo do qual

mn

cessam as retiradas continuando porm as por evaporao.

til

) representa a diferena entre a capacidade do

reservatrio (K) e o volume mini,p do reservatrio (Z mn) DESENVOLVIMENTO DO DTR Para construir os digramas, utilizou-se o seguinte procedimento: 1. Fixou-se um valor para o coeficiente de variao dos deflvios anuais (Cv) e geraramse series sintticas de 2000anos de extenso, com mdia igual a 100, a partir de uma populao gama de dois parmetros; 2. Admitiu-se para o reservatrio um volume inicial igual a 50% do deflvio mdio anual; 3. Fixaram-se valores de f k e f E e, para cada ponto (Cv, f k, f E) simulou-se a operao do reservatrio com a srie sinttica e obtiveram-se os percentuais evaporados, sangrado e utilizado para uma garantia de 90%; 4. Para cada valor de Cv, elaborou-se um diagrama com os percentuais obtidos, e traaram-se as isolinhas de f k e f E.
4

Sempre que esse volume atingido, antes de atender demanda total anual, fica caracterizado a ocorrncia

de uma Falha.

APLICAO DO DTR O uso do DTR como ferramenta auxiliar ao dimensionamento de reservatrio

restritos, aos casos em que se deseja uma garantia anual de 90% no fornecimento da gua. ETAPAS DO DIMENSIONAMENTO

CLCULOS DAS DISPONIBILIDADES

1. Determinar atravs de sries histricas de vazes, ou de regionalizao, os parmetros estatsticos que caracterizam os deflvios anuais (Cv), quais sejam: media, desvio padro e coeficiente de variao; 2. Com os dados da tabela Cota x Volume, determina o coeficiente de forma do reservatrio () atravs da relao K / h max3; 3. Determinar os valores do fator adimensional de evaporao f adimensional de capacidade f K = K / ; 3.1. estimativa do fator de forma da bacia hidrulica () V = h 3 Onde, h profundidade da superfcie do lago em relao ao ponto mais profundo da bacia hidrulica; V representa o volume acumulado correspondente profundidade h, ou seja, a capacidade do reservatrio (K); - fator de forma 3.2. Estimativa da evaporao durante a estao seca Com os valores de E e aplica-se a equao f E = 3 1/3 .EL / 1/3 4. Selecionar o diagrama correspondente ao Cv determinado a partir do ponto de encontro com as isolinhas de f E e f K, determinar os percentuais de sangria, evaporao e utilizao.
Obtm-se:
E

= 3 1/3 .EL / 1/3 e fator

Volume efetivamente regularizado (% de )

Volume sangrado (% de ) Volume evaporado (% de )

Para os valores anuais mdios tem-se : R = Volume efetivamente regularizado x Volume afluente mdio anual (h m3/ano) VE = Volume evaporado x Volume afluente mdio anual (h m3/ano) VS = Volume sangrado x Volume afluente mdio anual (h m3/ano) O clculo do volume anual regularizado obtido pela relao M = R /0,95

Potrebbero piacerti anche