Sei sulla pagina 1di 5

1.

INFECO HOSPITALAR E CONTROLE DE INFECO HOSPITALAR Desde os primrdios das atividades referentes rea de sade, o ser humano tem-se batido com o fator infeco, sendo freqentemente derrotado. Essas derrotas, porm, vm, atravs da histria, diminuindo em nmero devido s atenes que gradualmente foram sendo dispensadas limpeza, higiene, s boas condies ambientais e alimentares, evoluindo para a desinfeco e a esterilizao de materiais hospitalares, entre outros fatores no menos importantes. (COSTA, 1994) Consideram-se Infeces Hospitalares ou nosocomiais as adquiridas nesse ambiente, mesmo que manifestas aps a alta, desde que o perodo de incubao esteja relacionado internao prvia no mesmo hospital (MARTINS, 2001). A infeco hospitalar (IH) representa importante problema de sade pblica mundial, constituindo uma das principais causas de mortalidade e letalidade associadas a pessoas submetidas a procedimentos clnicos e de assistncia hospitalar (LACERDA, 2003). No Brasil, as prticas de Controle de Infeco Hospitalar (CIH) so determinadas por polticas pblicas e sociais na rea da sade por meio da Lei n 9.431/97 e da portaria n 2.616/98 do Ministrio da Sade. Comisso de Controle de Infeco Hospitalar CCIH: grupo de profissionais da rea de sade, de nvel superior, formalmente designado para planejar, elaborar, implementar, manter e avaliar o Programa de Controle de Infeco Hospitalar, adequado s caractersticas e necessidades da Unidade Hospitalar, constituda de membros consultores e executores. Controle de Infeco Hospitalar CIH: aes desenvolvidas visando preveno e reduo da incidncia de infeces hospitalares Infeco Hospitalar IH:. a infeco adquirida aps a admisso do paciente na Unidade Hospitalar e que se manifesta durante a internao ou aps a alta, quando puder ser relacionada com a internao ou procedimentos hospitalares; Membros Consultores so os responsveis pelo estabelecimento das diretrizes para o Programa de Controle de Infeco Hospitalar, representando os seguintes servios: mdicos, de enfermagem, de farmcia, de microbiologia e administrao. Membros Executores representam o Servio de Controle de Infeco Hospitalar e, portanto, so encarregados da execuo das aes programadas de controle de infeco hospitalar;

Programa de Controle de Infeco Hospitalar PCIH: conjunto de aes desenvolvidas, deliberada e sistematicamente, para a mxima reduo possvel da incidncia e da gravidade das infeces hospitalares.

2. DESINFECO

2.1 LCOOL So utilizados os lcoois etlico e isoproplico. So bactericidas rpidos, eliminando tambm o bacilo da tuberculose, os fungos e os vrus, no agindo, porm, contra os esporos bacterianos. Sua concentrao tima d-se entre 60 e 90% por volume, sua atividade caindo muito com concentrao abaixo de 50%. Suas propriedades so atribudas ao fato de causarem desnaturao das protenas quando na presena de gua. Observa-se tambm ao bacteriosttica pela inibio da produo de metablitos essenciais para a diviso celular rpida. So usados como desinfetante de alto nvel para alguns materiais semicrticos e para os no crticos. No se prestam esterilizao, por no apresentarem atividade contra esporos bacterianos. (COSTA, 1994)

2.2 COMPOSTOS BICLORADOS Geralmente usam-se os hipocloritos, de sdio ou clcio, apresentando estes amplo espectro de atividade antimicrobiana, com baixo custo e ao rpida. So fatores que levam sua decomposio, interferindo em suas propriedades, temperatura, concentrao, presena de luz e pH. Acredita-se que estes produtos agem por inibio de algumas reaes enzimticaschave dentro das clulas, por desnaturao de protena e por inativao do cido nuclico. (TORTORA; FUNKE & CASE, 2000)

2.3 FORMALDEDOS

usado como desinfetante ou esterilizante nas formas gasosa ou lquida. comumente encontrado como formalina, sendo esta sua diluio aquosa a 37%. A formalina bactericida potente, fungicida, agindo tambm contra vrus, bacilos da tuberculose e esporos bacterianos. (NISENGARD & NEWMAN, 1997)

2.4 GLUTARALDEDEOS Dialdedo saturado largamente aceito como desinfetante de alto nvel e quimioesterilizador. Sua soluo aquosa necessita de pH alcalino para eliminar esporos bacterianos. (NISENGARD & NEWMAN, 1997)

3. ESTERILIZAO

3.1 ESTERILIZAO POR VAPOR O vapor quente sob presso o mtodo mais usado para esterilizao de materiais mdico hospitalares do tipo crtico. no txico, de baixo custo e esporicida. Por esses motivos, deve ser usado para todos os itens que no sejam sensveis ao calor e umidade. O calor mido destri os microorganismos por coagulao e desnaturao irreversveis de suas enzimas e protenas estruturais. Este tipo de processo realizado em autoclaves. (TORTORA; FUNKE & CASE, 2000)

3.2 XIDO DE ETILENO quase que exclusivamente utilizado para esterilizao de equipamento que no pode ser autoclavado. A efetividade do processo depende da concentrao do gs, da temperatura, da umidade e do tempo de exposio. Age por alcalinizao de protenas, DNA e RNA. (TORTORA; FUNKE & CASE, 2000)

3.3 ESTERILIZAO POR CALOR SECO Este mtodo reservado somente aos materiais sensveis ao calor mido. Guarda suas vantagens na capacidade de penetrao do calor e na no corroso dos metais e dos instrumentos cortantes, sendo porm mtodo que exige tempo de exposio para alcanar seus objetivos, por oxidao dos componentes celulares. (TORTORA; FUNKE & CASE, 2000)

4. FISIOTERAPIA E ESTERILIZAO No Brasil a pneumonia hospitalar ocorre de sete a quarenta e seis por cada mil admisses em adultos (MARTINS, 2001). Fernandes et al (2000) afirmam que as pneumonias so a principal causa de morte nos pases em desenvolvimento. Tambm constituem a mais importante causa de infeco nosocomial em pacientes internados em UTI. Os riscos de pneumonia ocorrem mais em pacientes submetidos a ventilao mecnica, sendo o risco de trs a vinte uma vezes maiores do que em pacientes no ventilados artificialmente. O contato com vrios pacientes no mesmo dia faz com que a necessidade de cumprir com normas bsicas de preveno no seja esquecida ou ignorada pelos fisioterapeutas, pois falhas nesse sentido colocariam em risco tanto o paciente quanto o fisioterapeuta (OLIVEIRA; TRINDADE, 2002). A limpeza, a desinfeco e a esterilizao adequadas de materiais utilizados no nosocmio so alicerces da preveno das infeces hospitalares, tornando o tema fundamental para os profissionais do ambiente hospitalar. Os materiais existentes no mercado brasileiro so empregados de forma coletiva, ou seja, por mais de um paciente, enquanto que em outros pases sua utilizao individual, conforme evidencia, em seus manuais, a expresso single use: uso individual (GTZ; TRINDADE, 1998). Levando em conta a variedade de materiais que compem os equipamentos fisioteraputicos utilizados no nosocmio, como silicone, plstico, borracha e metal, devem - se levar em considerao rotinas de procedimentos de desinfeco ou esterilizao adequados aos materiais, visando segurana do paciente.

5. A UTILIZAO DO ALCOL PELO FISIOTERAPEUTA

Na pratica fisioterapeutica comum utilizar o lcool, ou lcool 70% para que seja feita a limpeza de alguns tipos de silicones, eletrodos, macas. Denomina-se anti-sepsia ao conjunto de medidas empregadas com a finalidade de destruir ou inibir o crescimento de microrganismos existentes nas camadas superficiais (microbiota transitria) e profundas (microbiota residente) da pele e de mucosas, pela aplicao de agentes germicidas, classificados como anti-spticos. (KRIEG et al, 1996) Na assistncia sade, a principal funo dos anti-spticos o preparo da pele, na higienizao das mos ou antecedendo alguns procedimentos como cirurgias, aplicaes de injees, punes venosas e arteriais, cateterismos vesicais e outros procedimentos invasivos, onde ocorre o rompimento das barreiras normais de defesa do indivduo. Os anti-spticos que mais satisfazem as exigncias para aplicao em tecidos vivos so o lcool diludo em gua e compostos alcolicos ou aquosos de iodo e clorexidina. Solues aquosas de permanganato de potssio e formulaes base de sais de prata tambm so empregadas com esta finalidade. Formulaes preparadas com mercuriais orgnicos, acetona, quaternrio de amnio, lquido de Dakin, ter ou clorofrmio no possuem atividade microbicida ou apresentam toxicidade excessiva quando aplicados pele e no devem ser usados para a anti-sepsia. (KRIEG et al, 1996)

Potrebbero piacerti anche