Sei sulla pagina 1di 33

1

1. INTRODUO

O tomate uma das hortalias mais consumida em todo o mundo e por esta razo vrios pases tm desenvolvido tecnologias agrcolas que buscam aumentar a competitividade, com uma produo de alta qualidade (CARVALHO E PAGLIUCA, 2007). A cultura do tomate (Lycopersicon esculentum Mill) uma das mais expressivas culturas no cenrio agrcola mundial, constituindo importante produto para o comrcio in natura e indstria de extratos. Destacando-se por sua produo, industrializao e valor econmico, ocupando assim o segundo lugar no mundo em produo (DOMINGOS, 2009). O mercado mundial se torna cada vez mais competitivo em relao ao consumo in natura de frutos de tomate, bem como dos seus subprodutos. Atualmente a China consome um volume anual de 33 milhes de toneladas, representando 26% da produo mundial e os Estados Unidos da Amrica ocupando a 2 posio no ranking mundial nesta fatia de consumidores (ANDREUCCETTI et al., 2004). O aumento do consumo de tomate est relacionado com as redes de restaurantes que utilizam elevadas quantidades na forma processada e fresca e da necessidade de preparar alimentos de forma rpida. Mas, atualmente esse aumento foi reforado devido busca por alimentos mais saudveis, o que vem favorecendo a venda do produto fresco (CARVALHO E PAGLIUCA, 2007). No Brasil, o tomateiro a espcie do grupo das hortalias que apresenta o maior volume de produo. So comercializadas, anualmente, cerca de 3,77 milhes de toneladas, das quais 82% esto concentradas nos Estados de Gois, So Paulo, Minas Gerais, Paran, Bahia e Rio de Janeiro (AGRIANUAL, 2009). No entanto, a produo interna de tomate, vem diminuindo nos ltimos anos em virtude da ocorrncia cada vez mais severa de pragas e doenas que tem como consequncia o uso indiscriminado de agrotxicos e por tabela ocorre o aumento dos custos de produo. Neste cenrio de uso abusivo de produtos qumicos para o aumento da produo, ocorrem diversos problemas

relacionados com intoxicaes alimentares. Pois, de acordo com um levantamento realizado pela ANVISA, o tomate um dos alimentos com maiores nveis de contaminao por agrotxicos no Brasil (MESQUITA et al., 2010). Em termos regionais, Bahia e Pernambuco so os maiores produtores de tomate do Nordeste, em 2006 concentravam 68,0% da produo, o plantio nesses Estados se concentra principalmente no plo Petrolina-Juazeiro. J o Cear encontra-se como terceiro maior produtor dessa hortalia (VIDAL, 2010). Os Estados de Alagoas, Rio Grande do Norte e Piau no possuam at ento uma produo de tomate significativa. Entretanto, o grande incremento na produo, que estimulou estes Estados a produzir, ocorreu em virtude da reduo da oferta em Pernambuco, levando as empresas processadoras de tomate, l instaladas, a buscar matria prima fora do Estado (VIDAL, 2010). O Agreste de Alagoas destaca-se em seu cenrio com o

desenvolvimento econmico da atividade rural na expanso do cultivo irrigado de hortalias com o apoio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Horticultura no Agreste. Atualmente a produo de hortalias esta voltada mais a produo de folhosas, com destaque para alface, coentro e cebolinha, sendo a produtividade de tomate ainda muito baixa incipiente. O governo Alagoano aposta nas hortalias, uma vez que o consumo local tem crescido e o retorno financeiro rpido (GOMES, 2009). A produo de tomate vem diminuindo nos ltimos anos em virtude da ocorrncia cada vez mais severa de pragas e doenas que tem como consequncia o uso indiscriminado de agrotxicos e o aumento dos custos de produo. Segundo um levantamento realizado pela ANVISA, o tomate um dos alimentos com maiores nveis de contaminao por agrotxicos no Brasil (MESQUITA et al., 2010). O volume de inseticidas utilizado nessa cultura para o controle das principais pragas elevado e contribui significativamente para a elevao nos custos de produo de tomate, causa risco de intoxicao ao aplicador e consumidor e ocasiona uma srie de problemas ambientais, como a eliminao de inimigos naturais e resistncia s pragas (GRIMM, 2010).

1.1. ASPECTOS DA CULTURA DO TOMATE


O tomateiro uma planta da classe dicotilednea, ordem Tubiflorae, famlia Solanaceae e gnero Lycopersicon. O gnero Lycopersicon possui dois novos cultivares, o Eulycopersicon (frutos coloridos) e o Eriopersicon (frutos verdes). Comercialmente o tomate cultivado o Lycopersicon esculentum Miller, (FERRARI, 2008). Outras espcies conhecidas pertencentes mesma famlia so a batata, o tabaco, os pimentes e a berinjela (NAIKA et al., 2006). uma planta herbcea anual, que se desenvolve de forma ereta, semiereta ou rasteira, de acordo com a finalidade da produo. O tomate para processamento industrial produzido de forma rasteira e em campo aberto. Para o consumo in natura, pode ser produzido em campo aberto ou em ambiente protegido com telados e casas-de-vegetao e necessita de tutoramento para manter a planta ereta e os frutos afastados do solo (DOMINGOS, 2009). De acordo com Bacci (2006) alm de apresentar destaque econmico, os frutos apresentam elevada quantidade de nutrientes e vitaminas, possuindo elevado teor de potssio, vitamina A, C e E, pigmento licopeno (considerado antioxidante), possui beta-caroteno, compostos fenlicos (precusores de fitohormnios) e folatos (inibidores do acmulo de homocisteina no sangue) o consumo regular previne doenas cancergenas no estmago, pulmo e vias respiratrias. Socialmente a tomaticultura representa notvel influncia atravs, da gerao do grande nmero de empregos que exerce diretamente no campo e nas diversas fases de sua cadeia produtiva (FIORI et al., 2006). A avaliao da produtividade est diretamente ligada ocorrncia de insetos-praga que causam grandes perdas, e elevado-se os custos de produo. Estas elevaes de preo so notadas principalmente em pocas mais quentes ou de entressafra (PICANO et al., 2004).

1.2. IMPORTNCIA DO LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA


Os insetos so classificados como benficos e prejudiciais. So benficos quando atuam como inimigos naturais ou polinizadores e so prejudiciais quando ocasionam danos econmicos. O conhecimento da entomofauna possibilita a compreenso da dinmica das interaes ecolgicas permitindo estabelecer manejos adequados como a utilizao de produtos qumicos para o controle das pragas que afeta diretamente as populaes de inimigos benficos que so responsveis pelo o controle natural dos insetos (MESQUITA et al., 2010).

1.3. PRAGAS DA CULTURA DO TOMATE


De acordo com Vendramin (1990), a cultura altamente susceptvel ao ataque de insetos-pragas, que so agrupadas de acordo com o tipo de dano ocasionado. Os insetos sugadores de seiva que causam dano devido sua suco, tambm podem ser transmissores de viroses, ocorrendo em diversos estgios fenolgicos da cultura. Esses insetos so conhecidos como; moscabranca (Hemiptera: Aleyrodidae), pulges (Hemiptera: Aphididae), tripes (Thysanoptera: Thripidae), cigarrinhas (Hemiptera: Cercopidae e Cicadellidae) e percevejos (Hemipter: Coreidae). J os insetos minadores como a traa-dotomateiro (Lepidoptera: Gelechiidae) e a larva-minadora (Diptera:

Agromyzidae), destroem a rea foliar com a construo de galerias ao se alimentar do limbo foliar, reduzindo a capacidade fotossinttica e ocasionando a secagem das folhas (GALLO, 2002). Existem outras espcies de insetos que so responsveis pelo broqueamento dos frutos. Estes, alm de reduzir o valor comercial do fruto o torna imprprio para a comercializao como espcies de Lepdoptera, conhecidas como a broca-pequena (Neoleucinodes elegantis) Guene 1854, broca-grande (Helicoverpa zea) Boddie 1850, lagarta-rosca (Agrotis spp) e a traa-do-tomateiro (Tuta absoluta) Meyrick (TOGNI, 2009).

O conhecimento das pragas associadas cultura do tomate de fundamental importncia para o planejamento da poca de plantio, levando em considerao a poca desfavorvel ocorrncia das pragas atravs da antecipao ou prorrogao do plantio (VENDRAMIN, 1990). Um sistema de cultivo adequado ir minimizar os impactos ao meio ecolgico como os aspectos financeiros, em que a lucratividade da cultura passa a ser maior em perodos de menor ocorrncia populacional de pragas.

1.4. INSETOS BENFICOS NA CULTURA DO TOMATE


Atualmente o uso de defensivos agrcolas o principal mtodo de controle das pragas e uma alternativa para minimizar os prejuzos causados pela utilizao indiscriminada dos produtos qumicos o uso do controle biolgico (ECOLE et al., 2002). Para Santos et al., (2002) a determinao de inimigos naturais no ambiente de fundamental importncia, pois proporciona a reduo ou

excluso da utilizao de inseticidas convencionais, sendo necessria uma conscientizao de produtores rurais sobre a utilizao e conservao de inimigos naturais no controle de pragas alvo. No Brasil j foram identificados e registrados doze espcies de parasitides pertencentes s famlias Bethylidae, Braconidae, Chalcididae, Eulophidae, Ichneumonidae, Mymaridae e Trichogrammatidae. J para a populao de predadores podemos citar vespas, formigas, neurpteros e crisopdeos (VINSON, 1997).

1.4.1. Parasitides
Os parasitides so indivduos que apresentam grande importncia devido o seu papel no controle de populaes de outros insetos-praga que interferem, direta ou indiretamente no desenvolvimento das culturas

(PERIOTO, 2004). Um ambiente que apresenta uma alta diversidade de

vegetao na rea cultivada torna-se favorvel para a populao de inimigos naturais, fornecendo recursos essenciais, aumentando assim, sua populao no ambiente agrcola (ALTIERI et al., 2003). Uma das principais espcies de parasitides utilizadas no controle biolgico de insetos-praga est os pertencentes famlia Trichogrammatidae, destacando-se como os mais utilizados para o controle de pragas agrcolas da ordem lepidptera (PARRA E ZUCCHI, 2004).

1.4.2. Predadores
Os Predadores so organismos de vida livre, considerados entre os inimigos naturais, a primeira linha de defesa contra insetos fitfagos. Normalmente, esto presentes em baixas populaes no agroecossistema, sendo dependentes da abundncia e da qualidade das presas (PARRA E ZUCCHI, 2004). Dentre os predadores associados s pragas da cultura destacam-se os Hemipteras, cujo consumo mdio pode chegar a 846,85 pulges Aphis gossypii (Hemptera: Aphididae) e 253,20 ninfas de mosca branca (Bemisia argentifolii) durante seu ciclo de vida (FERNANDES et al., 2003).

1.5. MONITORAMENTO E CONTROLE DAS PRAGAS DA CULTURA DO TOMATE


Diversos fatores contribuem para a ocorrncia de pragas na cultura do tomate, como as condies climticas da regio, o plantio de reas extensas de tomateiros, a monocultura que proporciona a reduo e muitas vezes a ausncia de reas de refgio e de alimentos alternativos, e o uso indiscriminado e excessivo de produtos fitossanitrios. Muitos desses produtos utilizados no so seletivos aos agentes de controle biolgico, e acabam ocasionando o surgimento de linhagens resistentes aos ingredientes ativos utilizados (LEBEDENCO, 2006).

Um dos problemas preocupantes que tem ocorrido devido ao mau uso do controle qumico, pois tem causado srios riscos sade do trabalhador rural, do consumidor e do ambiente. Isto verificado devido ao grande nmero de aplicaes de defensivos (VENDRAMIN, 1990). Outro problema ambiental srio que ocasiona com a mortandade de uma srie de inimigos naturais que so de fundamental importncia para o controle natural de pragas. De acordo com Fernandes et al., (2003) para o controle das pragas que atacam o tomateiro com possibilidades de destruio em massa com o plantio, tem-se realizado o controle qumico associado a outras prticas, especialmente o uso do controle biolgico, que tem apresentado eficincia no combate a alguns insetos-praga. A busca por alimentos livres de resduos de agrotxicos e que apresentem reduzido impacto social e ambiental em sua produo, tem-se tornado uma demanda social crescente para a comercializao (VILAS BAS et al., 2009). Uma soluo apresentada por Castelo Branco et al., (2001) que as aplicaes sejam monitoradas, uma vez que ir proporcionar o momento exato em que as pulverizaes devem ser realizadas nas lavouras. Atualmente existe no mercado armadilhas de feromnio disponveis, que so colocadas ao redor da cultura e que determinam o momento certo da chegada das pragas, proporcionando o momento adequado para o controle qumico ser iniciado, reduzindo os impactos ambientais causados pelos agrotxicos e os custos de produo para os produtores. Outra tcnica utilizada atravs de amostragens realizadas semanais, feitas a partir da parte superior das plantas em que se verifica a presena de ovos da praga, isso um indicativo tambm que determina o momento de se iniciar as aplicaes nas lavouras. A utilizao de produtos que apresentem eficincia comprovada garante que o produtor obtenha sucesso durante o controle das pragas. Em alguns casos so feitas misturas de inseticidas, visando obter um maior resultado no controle, mas isto reflete em efeitos drsticos ao ambiente como poluir a gua subterrnea ou da superfcie, afetando negativamente as populaes locais de outros seres vivos e se tornado um gasto desnecessrio (CASTELO BRANCO

et al., 2001), a tcnica mais correta o uso de um produto por vez e a realizao da rotao de inseticidas. No perodo correspondente a dcada de 70 do sculo XX, quando o plantio no era to intensivo, o uso de agrotxicos era relativamente pequeno, com o aumento da rea plantada comearam a surgir pragas e doenas associadas cultura, exigindo uma interveno cada vez maior e intensiva, resultando no aumento do custo de produo, para compensar o investimento inicial. No incio dos anos de 1980, apareceu a traa do tomateiro (Tuta absoluta) constituindo-se o primeiro grande problema fitossanitrio na cultura do tomate. Essa praga ataca toda a planta em qualquer estdio de desenvolvimento, fazendo galerias nas folhas, ramos e principalmente nas gemas apicais, onde destroem brotaes novas, alm dos frutos, que so depreciados para a comercializao, sendo controlada com o uso de inseticidas qumicos (REIS FILHO et al., 2009). Outra praga de elevada importncia a mosca-branca (Bemisia tabaci Gennadius) que se tornou um problema srio devido o desenvolvimento da resistncia em populao de mosca-branca e apresentar alta plasticidade genotpica. Os insetos provocam a suco de seiva das plantas e excretam grande quantidade de lquido aucarado (denominado de honeydew) que favorece o desenvolvimento de fungo (Capnodium). Com isso, as folhas e frutos ficam recobertos por fumagina que pode causar reduo da fotossntese e comprometer o desenvolvimento das plantas (LIMA et al., 2005). altamente generalista e possui ampla distribuio geogrfica, causando danos severos diretos e, indiretamente por meio da transmisso de viroses, tendo assim enfoque maior (TOGNI et al., 2009) O controle qumico ainda o mtodo mais usado, devendo ser entendido, tambm, como uma maneira potencial de se aumentar ao dos organismos benficos num determinado agroecossistema, atravs de sua seletividade. A grande populao de pragas uma realidade enfrentada pelos produtores que geram perdas elevadas na produo, devido no haver controle e a populao se encontrar em nvel de resistncia devido carga de produtos

qumicos aplicados. Desta maneira de fundamental importncia determinar as principais pragas ocorrentes e a populao de inimigos naturais presentes.

2. OBJETIVO 2.1. OBJETIVO GERAL


Reconhecer a entomofauna na cultura do tomate no Agreste Alagoano.

2.2. OBJETIVO ESPECFICO


Levantar a populao de insetos-praga presentes na cultura do tomate e verificar seu grau de resistncia a inseticidas.

Levantar a populao de insetos-benficos presentes na cultura do tomate.

3. MATERIAL E MTODOS

3.1. LOCAL E CONDUO DO PLANTIO


O estudo foi realizado no sitio Furnas municpio de Arapiraca, AL, de propriedade do Sr. Niraldo Almeida da Silva, onde foi cultivada uma rea de 1/3 de hectare com a variedade de tomate Supera, bastante utilizada no Agreste Alagoano, no perodo de fevereiro a maro de 2011. Toda a implantao e tratos culturais do cultivo foram realizados pelo proprietrio. As mudas utilizadas foram adquiridas de viveirista produtores e plantadas em um espaamento de 60 cm entre plantas. O sistema de irrigao foi por gotejo, e adubao feita por fertirrigao. O histrico de aplicao de inseticidas foi feito como segue: para o inicio da cultura at os 40 dias do

10

transplantio foram realizadas aplicaes duas vezes semanais de dois dos produtos constates na Tabela 1. Aps os 40 dias as aplicaes foram realizadas todos os dias, j no perodo de colheita as aplicaes foram reduzidas para apenas duas por semana.

Tabela 1- Inseticidas aplicados no controle dos insetos-praga na cultura do tomateiro. Arapiraca, AL. Safra 2010/11.
Nome comercial Ingrediente(s) ativo Grupo Qumico Ciromazine (Lyriomyza huidobrensis) Broca-pequena-do-fruto (Neoleucinodes elegantalis) CYPTRIN 250 CE Cipermetrina Piretride Traa-do-tomateiro (Tuta absoluta) Broca-pequena-do-fruto (Neoleucinodes elegantalis) Tripes LANNATE BR Metomil Carbamatos (Frankliniella schultzei) Pulgo-verde (Myzus persicae) Broca-pequena-do-fruto FASTAC 100 Alfa-Cipermetrina Imidacloprido Beta-Ciflutina Piretride (Neoleucinodes elegantalis) CONFIDOR SUPRA Neonicotinides Piretride Pragas Mosca-minadora TRIGARD750 WP Ciromazine

De acordo com as especificaes dos produtos, os inseticidas aplicados so sistmicos e de ao por contato e ingesto, com classe toxicolgica variada. Boa parte dos produtos usados pertence s classes I e II (Tabela 2), estas geraro srios danos ao meio ambiente e ao homem (PRATISSOLI E PARRA, 2000). Inicialmente os inseticidas foram aplicados separados. Porm,

11

com o aumento da populao das pragas, os produtos foram aplicados na forma de calda, que consistia na mistura dos cinco produtos j utilizados. Este procedimento adotado estava relacionado ao fato de no se ter controle das pragas existentes.

Tabela 2- Inseticidas aplicados no controle dos insetos-praga na cultura do tomateiro. Arapiraca, AL. Safra 2010/11.
Intervalo de segurana 4 dias 10 dias 3 dias 7 dias Periculosidade Ambiental III Perigoso I - Altamente perigoso III Perigoso I - Altamente perigoso II - Muito perigoso

Nome comercial TRIGARD 750 WP CYPTRIN 250 CE LANNATE BR FASTAC 100 CONFIDOR SUPRA

Classe Toxicolgica IV - Pouco txico I - Extremamente perigoso I - Extremamente txico II - Altamente txico III - Medianamente txico

3.2. LEVANTAMENTO DA POPULAO DE INSETOS-PRAGA E INSETOS BENFICOS NA CULTURA DO TOMATEIRO 3.2.2. Coleta de insetos em campo
As avaliaes foram feitas aos 75 dias de implantao da cultura, durante os dias 01, 04, 07 e 11 de maro de 2011. Inicialmente foi feita uma visualizao cuidadosa das plantas, verificando a parte abaxial das folhas. Para a coleta do material foi mantido 1 m de bordadura em toda a rea para evitar influncia do ambiente. Foram feitas quatro tipos de coleta, coleta com rede entomolgica, coleta de folhas aleatria, coleta de folhas por planta e coleta de frutos. A coleta do material foi realizada com rede entomolgica, sacola de plstico grande e sacos plsticos com capacidade para 3Kg .

12

Na coleta feita com o uso da rede, procurou-se capturar o mximo de insetos presentes na rea. Aps serem capturados estes foram colocados em frascos contendo lcool 70%, e todo o material foi levado para o laboratrio de Entomologia/Acarologia da UFAL. Para a coleta de folhas na rea, esta foi realizada de forma aleatria percorrendo toda a rea e observando grandes flutuaes de pragas sobre a cultura, entre elas populaes de mosca-branca e mosca-minadora (Fig. 1 a e 1 b). As folhas foram coletadas e em seguida colocadas dentro de sacolas de plstico grande, para serem levadas para o laboratrio de entomologia. Para a realizao das coletas feita por planta foi realizada coletando duas folhas de cada planta, sendo uma da regio basal e uma da regio apical, a uma distncia de um metro entre plantas. Foram utilizados os sacos plsticos com capacidade para 3Kg, devidamente numerados e etiquetados e separando por cada categoria de folha. Toda a coleta foi feita de maneira aleatria. Na planta o saco era colocado prximo folha e revestia-se a folha por completo pegando a maior quantidade possvel de adultos de mosca-branca presentes, em seguida amarrada abertura do saco para no haver perda dos indivduos. Na coleta dos frutos, estes foram de toda a rea com observao daqueles que tinham sintomas de broca, retirando da planta ate completar um conjunto de 12 frutos. Estes por sua vez teriam que estar em estado fisiolgico esverdeado para garantir a presena da larva de broca-pequena-do-fruto no seu interior, e estando maduro, a larva j poderia ter sado para pulpar no solo. O procedimento adotado na coleta foi coletar frutos com sintomas de broca, com estado fisiolgico relativamente esverdeado (Fig. 2 a). A quantidade de frutos coletados era dose, em seguida eram levados para o laboratrio.

13

Figura 1- Pragas do tomate. a - Adultos de mosca-branca sobre folha de tomateiro, b - Danos em folha, larva e pupa de larva minadora.

Figura 2- Praga do tomate Neoleucinodes elegantalis (Guene 1854) a - Frutos em campo com sintomas de broca, b - Adultos da broca.

3.2.3. Montagem do Material


No laboratrio as folhas e os frutos coletados aleatoriamente, foram separados em 12 unidades independentes. Cada folha foi colocada dentro de bolsa de papel e a esta foi acoplado um frasco de gua mineral de 500 mL (reutilizado) na abertura do saco e para fixar o conjunto um prendedor de borracha de elstico foi utilizada (Fig. 3 a). Para os frutos a mesma

14

metodologia utilizada para as folhas foi empregada. Porm, cada fruto foi colocado no interior da bolsa de papel dentro de copo descartvel para que no houvesse o derramamento de lquido do fruto, com consequente molhamento e rompimento da bolsa de papel, o copo foi mantido na posio vertical para no haver deslocamento do fruto de dentro do mesmo (Fig. 3 b). Nos sacos contendo folhas os insetos que iriam imergindo migravam para o frasco em busca de luminosidade, isto ocorre pelo seu comportamento de fototropismo, facilitando assim a coleta e avaliao de indivduos imergidos. Durante 30 dias, diariamente todo inseto imergido foi quantificado e recolhido para em frascos contendo lcool a 70%, para tal as bolsas contendo as amostras foram transferidas durante trs (3) minutos para freezer com finalidade de reduzir a atividade do adulto imergido e possibilitar a captura do mesmo para posterior observao, triagem e identificao em suas devidas categorias dos espcimes com o auxilio de uma lupa. Para a coleta de espcimes de insetos de frutos, a avaliao ocorreu com a anlise visual se havia ou no presena de pupas dentre outros, aquele contendo pupas foram colocadas novamente dentro dos sacos de papel com o frasco preso e mantido at que imergissem, para os que no possuam pupas, as amostras foram descartadas. Passado o perodo necessrio, em torno de quinze a trinta dias, foi observado que imergia mariposas e dpteras. As mariposas foram montadas e colocadas em estufa para secarem e serem mantidos no acervo (Fig. 2 b), os dpteros mantidos em lcool 70% para posteriormente serem classificados de acordo com a chave dicotmica.

15

Figura 3- Metodologia utilizada para obteno de adultos de insetos-praga e insetos predadores. a Bolsas de papel contendo folhas. b Bolsas de papel contendo frutos.

Para as folhas basais e apicais, inicialmente foram feitas contagens diretas para a populao de adultos de mosca-branca e mosca-minadora. Aps essa contagem, foi utilizando um vazador (Fig. 4 a) de 1 cm de dimetro para a obteno de cinco (5) amostras denominados de discos foliares (Fig. 4 b).

Figura 4- Metodologia empregada na avaliao dos insetos-praga. a - vazador utilizado para a obteno de discos de folha. b Folhas de tomateiro sem e com a retirada dos discos de foliares para avaliao dos insetos-praga.

16

Aps

retirada

dos

discos

foliares,

utilizou-se

microscpio

estereoscpico para realizar a contagem de ovos e/ou ninfas de mosca. A retirada dos discos contemplava uma regio representativa de cada folha.

3.3. AVALIAO DO GRAU DE RESISTNCIA A INSETICIDAS


Para avaliar o grau de resistncia dos espcimes presentes observouse a imergncia de adultos do material coletado em campo e que diariamente havia sido pulverizado com a soluo de uma mistura de produtos (mencionados anteriormente). Neste caso, observou-se o ndice de sobrevivncia das formas imaturas, s quais passaram para a fase seguinte que foi a adulta.

4. RESULTADOS E DISCUSSO

4.1. OBSERVAES EM CAMPO COM A CULTURA DO TOMATE E FAUNA DE INSETOS NA REA COM A CULTURA
De acordo com as observaes de campo, a populao das pragas encontrava-se ao nvel de dano econmico elevado (Fig. 5). Pois, as plantas apresentavam folhas com necroses, devido ao severo ataque de mosca-branca e mosca-minadora. Os danos eram bastante visveis e isto levava o produtor a aplicar diariamente um coquetel de inseticidas sobre a cultura. Neste caso foi registrado relacionada quantidade de produtos qumicos utilizados os quais chegaram a um total de cinco (5) produtos, TRIGARD750 WP, CYPTRIN 250 CE, LANNATE BR, FASTAC 100 e CONFIDOR SUPRA. Esse alto volume de produtos favoreceu o surgimento de insetos resistentes aos produtos aplicados, explicando com isto a constante rotina de pulverizaes

17

com inseticidas que a cultura recebia sem haver efeitos sobre as populaes das pragas alvo. A resistncia um dos principais problemas resultantes do uso inadequado de inseticidas. De acordo com as especificaes de cada produto utilizado pelo agricultor, estes no esto tendo controle devido aos produtos terem o mesmo grupo qumico, agindo no mesmo stio de ao do inseto, como exemplo os produtos CYPTRIN 250 CE, FASTAC 100 e CONFIDOR SUPRA que so piretrides e atuam primeiramente nos canais de sdio (Na) das clulas nervosas do sistema nervoso central e perifrico dos insetos, fazendo com que o inseto morra devido hiperexcitabilidade provocada por estes inseticidas (CARVALHO et al., 1999). Uma soluo ou recomendao vivel realizar rotao de produtos tendo como base no Sistema de Agrotxicos fitossanitrios (AGROFIT) em que so apresentadas as

especificaes de cada produto, uso de variedades resistentes, controle biolgico, semioqumicos (feromnios) e amostragem da rea realizada, determinando assim o nvel de controle. No contexto de recomendaes de produtos fitossanitrios para a cultura pelo Ministrio da Agricultura o inseticida Confidor Supra e suas especificaes de uso, no indicado para nenhuma praga relacionada cultura do tomate. Isto remete ao grande descaso com a emisso de receiturio.

18

Figura 5- Cultivo de tomate com alta infestao por moscabranca e mosca-minadora, Arapiraca, Al.

Em frutos foi observada uma elevada quantidade de perfurao em sua estrutura devido o ataque de broca-pequena-do-fruto. Esta praga gera srios danos as culturas devido tornar o fruto totalmente invivel para a comercializao. Outro inseto encontrado durante as observaes dos frutos coletados e mantido em laboratrio foi de moscas do gnero Drosophila. At o momento no se tem nenhum registro desses espcimes de insetos causando danos em frutos. Porm estes insetos so oportunistas buscando frutos com sintomas da broca para depositar seus ovos. Esta a nica explicao para o aparecimento das mesmas. Pois, quando em laboratrio os frutos estavam isentos de contato com qualquer adulto desse inseto, vedados em sacos de papel com frascos dgua sem aberturas para contatos internos. Para a populao de insetos coletados no campo durante os dias avaliados, houve uma maior proporo de insetos classificados em morfoespcies 2 e 8 e menor proporo para insetos classificados como morfoespcies 5,6 e 9 (Fig. 6). Dentre as morfoespcies classificadas foram encontrados insetos pertencentes s ordens Diptera, Hemiptera e Coleoptera.

19

Esta diversificao de indivduos esta relacionada s vrias espcies vegetais que encontravam-se dentro da rea e no entorno da cultura.

Figura 6- Mdia do nmero de morfoespcie, encontrada no campo na cultura do tomateiro durante a realizao de quatro coletas. Arapiraca, AL. Safra 2010.

4.2. FAUNA DE INSETOS-PRAGA OBTIDA DE FOLHAS E FRUTOS DE TOMATEIRO COLETADOS EM CAMPO


A mdia da populao de ninfas (Tab. 3) foi maior nas folhas apicais, especialmente no primeiro dia de coleta, sendo que a frequncia maior, ocorreu nas folhas basais. Esse resultados corroboram com os encontrados por Toscano et al., (2002), que comprovou a preferida para oviposio pela moscabranca ser nas folhas apicais. Sendo assim, fato na atual pesquisa o grande nmero de ninfas que foi encontrado nas folhas medianas. Quando a referncia para folhas basais a populao de ninfas encontrada poder est relacionado idade da planta, uma vez que segundo Toscano et al., (2002) em plantas com idade de 30 dias que ocorre a preferncia da mosca branca para ovoposio, posteriormente as folhas s quais foram feito posturas passaro a condio de mediana ou basal, de acordo com sua idade fonolgica.

20

Tabela 3 - Nmero mdio de ninfas e adultos de mosca-branca por folha de tomateiro, Arapiraca, AL. Tipo de folha
Data

Mdia EP 101,44 12,43 59,60 6,22 20,44 2,38 59,40 6,36 85,84 9,10 86,72 9,59 45,84 7,56 64,08 7,74

Mdia EP 54,40 16,79 45,60 16,62 39,60 9,09 54,50 12,42 81,20 10,84 118,30 26,78 123,10 19,22 112,00 26,56

01/03/2011 04/03/2011 Folha apical 07/03/2011 11/03/2011 01/03/2011 04/03/2011 Folha basal 07/03/2011 11/03/2011

Para formas jovens (ninfas) de mosca-branca (Fig. 7) o maior nmero de ninfas foi encontrado na primeira coleta para as folhas apicais com mdia de 253,6 indivduos. Nas coletas seguintes houve uma brusca reduo do nmero de ninfas. Este resultado pode estar relacionado ao estgio de

desenvolvimento da cultura que encontrava-se em fase de colheita de frutos. Estudos mostram que folhas mais nova so preferidas para alimentao e oviposio (TOSCANO et al., 2002).

21

140

Insetos/disco de folha

120 100 80 60 40 20 0 01.03.11 04.03.11 07.03.11 11.03.11 Data de coleta Folha apical Folha basal

Figura 7 - Comparao espacial e temporal de formas jovens (ninfas) de mosca-branca na cultura do tomate, Arapiraca, AL. Safra 2010/11.

No laboratrio os resultados obtidos para a populao de mosca-branca, indicam que esta se encontrava em nvel elevado, este fato demonstrado devido o rpido aumento no nmero de hospedeiros e da alta capacidade de adaptao (LIMA et al., 2005). Os maiores ndices encontrados para adultos de mosca branca foram adquiridos nas folhas basais (Fig. 8) com uma mdia de (81,2), no havendo um destaque no aumento de insetos ao longo das coletas. Entretanto, observa-se que a menor mdia desse inseto foi obtida nas folhas apicais com mdia de 54,4 indivduos (Tab. 3).

22

160 140

N de insetos/planta

120 100 80 60 40 20 0 01.03.11 04.03.11 07.03.11 11.03.11 Data de coleta Folha Apical Folha Basal

Figura 8 Comparao espacial e temporal de adultos de mosca-branca na cultura do tomate, Arapiraca, AL. Safra 2010/11.

Os resultados obtidos para mosca minadora esto dispostos na Tabela 4 os quais indicam que a maior quantidade desses insetos ocorreu tambm nas folhas basais, especialmente nas duas primeiras coletas (Fig. 9). As plantas propiciam um microclima mais favorvel na regio das folhas basais, este fator contribui para a maior concentrao de indivduos nesta rea. De acordo com Lima (2005), ocorre uma variao de mudanas na biologia do inseto em funo da temperatura, caracterizando reduo do perodo de

desenvolvimento. Outro aspecto importante relacionado ao comportamento do inseto que a larva sai da folha e pupa no solo em condies de umidade elevada. Para cada fase de ovo, larva e pupa, existe uma temperatura adequada. Estudos baseados no desenvolvimento e nas exigncias trmicas desta praga apontam que a infestao pode estar presente durante todo o ano se desenvolvendo com sucesso na faixa trmica de 25 C a 30 C (Lima, 2008). A variao da temperatura o fator que determina uma maior ou menor populao de indivduos presentes na rea durante os dias de coleta de material.

23

Tabela 4- Nmero mdio de mosca-minadora na cultura do tomate, Arapiraca, AL. Safra 2010/11. Tipo de folha Folha apical 01/03/2011 0,30 0,20 0,40 0,19 Folha basal 01/03/2011 0,70 0,37 0,80 0,34 5,50 1,52 6,60 3,20
Data Mdia EP

2,60 0,62 6,70 1,83

9 8 7

Insetos/planta

6 5 4 3 2 1 0 01.03.11 04.03.11 07.03.11 11.03.11 FOLHA APICAL FOLHA BASAL

Data de coleta

Figura 9- Comparao espacial e temporal da populao de moscaminadora na cultura do tomate, Arapiraca, AL. Safra 2010/11.

O maior nmero de insetos encontrados nos frutos ocorreu durante a segunda coleta (Fig. 10).

24

13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 -

12,00

Insetos/fruto

8,33

4,83

1,25 01.03.2011 04.03.2011 07.03.2011 11.03.2011

Data de coleta

Figura 10- Comparao espacial e temporal de insetos coletados em frutos de tomateiro, Arapiraca, AL. Safra 2010/11.

Os insetos presentes nos frutos do tomateiro foram classificados em cinco morfoespcies, havendo um maior nmero para a populao de mofoespcies 2 e menor para a mofoespcies 4 (Fig. 11). Os insetos

pertencentes morfoespcies 2 foram identificados como Lepdopteras, j para a morfoespcie 4 pertence a ordem Hymenoptera. A grande populao de Lepdopteros em virtude das larvas estarem dentro dos frutos protegidas de intempries climticas, inimigos naturais e inseticidas (PICANO et al., 2004).

25

Figura 11- Nmero de morfoespcie encontrada em frutos de tomateiro durante realizao de quatro coletas. Arapiraca, AL. Safra 2010/11.

4.3. FAUNA DE INSETOS-BENFICOS DA CULTURA DO TOMATE


O maior nmero de insetos benficos encontrado no material coletado em campo e colocado para imergi em laboratrio ocorreu no segundo dia de coleta (Fig. 12). Estes foram separados de acordo com sua morfologia externa, o que possibilitou separ-los em morfoespcie e pertencentes s ordens Hymenoptera e Diptera. Dentre os insetos imergidos, destacou-se uma vasta diversidade de inimigos naturais especialmente espcies de parasitidios, pertencentes famlia Trichogrammatidae. A presena destes parasitidios evidencia a capacidade de adaptao destes inimigos naturais s condies de presso de seleo por inseticida a que lhes so submetidos. Neste sentido, testes de seletividade com produtos so interessantes de serem realizados com estes agentes de controle de praga, pois, as populaes a que este trabalho se refere podero ser promissores agentes de controle biolgico especialmente para utilizao em programas de manejo integrado de pragas.

26

Carvalho et al., (1999) que observaram que os inseticidas do grupo qumico piretride, possui uma alta toxidade para a populao de Trichogarma, reduzindo o parasitismo aps os 31 dias de sua aplicao em

aproximadamente 60%. Os estudos realizados em laboratrio por estes autores demonstraram que o inseticida possui efeito de repelncia ao grupo de inseto estudado. Desse modo, a alta taxa de mosca-branca e broca-pequena-do-fruto esta relacionado baixa taxa de parasitismo alcanada e a grande mortalidade provocada por este inseticida aos parasitides, caso este que no foi observado no presente trabalho.

25 20 21,67

Insetos/folha

15 10 5 0

14,25 10,17 12,00

01.03.2011

04.03.2011

07.03.2011

11.03.2011

Data de coleta

Figura 12- Nmero mdio de insetos coletados em folhas de tomate, Arapiraca, AL. Safra 2010/11.

Foram classificadas oito morfoespcie de insetos benficos (Fig. 13). As morfoespcie de Trichogrammatidae sp 4 foi a que apresentou um maior nmero de indivduos, seguida de Trichogrammatidae sp 1. Outras

morfoespcies pertencentes a outras ordens e/ou famlias (6,7,8) foram encontradas mas sem representatividade numrica dentre elas algumas pertencentes a Hymenoptera, Diptera, Zoraptera e Coleoptera.

27

Figura 13- Nmero mdio de morfoespcie, encontrada em folhas de tomate, Arapiraca, AL. Safra 2010/11.

28

5. CONSIDERAES FINAIS

Houve o reconhecimento das principais pragas ocorrentes e um potencial elevado da populao de inimigos naturais de insetospraga, uma vez que desconhecida pelos produtores. O reconhecimento da populao de insetos da cultura do tomate possibilita a realizao e a utilizao de produtos qumicos de forma adequada, apresentando medidas de manejo, a partir da utilizao de inseticidas que evitem a resistncia da praga.

29

6. REFERNCIAS

AGRIANUAL. So Paulo: FNP Consultoria e Agroinformativos, 324p. 2009.

ALTIERI, M.A.; SILVA, E.N.; NICHOLLS, C.I. O papel da biodiversidade no manejo de pragas. Ribeiro Preto: Holos, p. 226, 2003.

ANDREUCCETTI, C.; FERREIRA, M.D.; GUTIERREZ, A.S.D.; TAVARES, M.


Classificao e Padronizao dos Tomates cv. carmem e dbora dentro da

CEAGESP SP. Eng. Agrcola, Jaboticabal, v.24, n.3, p.790-798, set./dez. 2004.

BACCI, L. Fatores Determinantes do Ataque de Tuta absoluta ao Tomateiro. Viosa, 2006. Tese Doutorado em Fitotecnia. Universidade Federal de Viosa, p.11, 2006.

CARVALHO, J. L.; PAGLIUCA, L. G. Tomate: um mercado que no pra de crescerglobalmente. Revista Hortifruti Brasil, Piracicaba Ano 6, n. 58, p. 6-14, jun., 2007.

CARVALHO, G.A.; PARRA, J.R.P.; BAPTISTA, G.C.; Ao Residual de Alguns Inseticidas Pulverizados em Plantas de Tomateiro Sobre Duas Linhagens de Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae) em Casa-de-Vegetao. Cinc. e agrotec., Lavras, v.23, n.4, p.770-775, out./dez., 1999.

CASTELO BRANCO, M.; FRANA, F.H.; MEDEIROS, M.A.; LEAL, J.G.T. Uso de inseticidas para o controle da traa-do-tomateiro e traa-das-crucferas: um estudo de caso. Horticultura Brasileira, Braslia, DF, v. 19, p. 60-63, 2001.

30

DOMINGOS, S.F.S. VALORIZAO DO TOMATE. Extrao supercrtica de

compostos bioactivos a partir de repiso de tomate; p.53, 2009 Tese de mestrado. Instituto Superior de Agronomia. Universidade Tcnica de Lisboa.

ECOLE, C.C.; SILVA, R.A.; LOUZADA, J.N.C.; MORAES, J.C.; at el.; 2002. Predao do bicho-mineiro-do-cafeeiro (Leucoptera).Cienc.agrotec. Lavras, v. 26, p. 318-324, mar/abr. 2002.

FERRARI, esculentum

A.A.

Caracterizao empregando

qumica anlise

de

tomates

(Lycopersicon neutrnica

Mill)

por

ativao

instrumental. Tese de mestrado. Universidade de So Paulo. Centro de Energia Nuclear na Agricultura. Piracicaba SP, p.14. 2008.

FERNANDES, O.P.; CARDOSO, A.M.; MARTINELLI, S. Manejo Integrado de Pragas do Tomate: manual de reconhecimento das pragas e tticas de controle. Jaboticabal: Funep, p.38, 2003.

FIORI, M.P. Comportamento de Cultivares de Tomateiro Quanto a Utilizao de Escrias Siderrgicas em Ambiente Protegido. Tese de mestrado. Universidade de Marlia UNIMAR. Programa de ps-graduao em agronoma Produo Integrada em Agroecossistemas. Faculdade de Cincias Agrarias.Marlia SP. mar.2006.

REIS FILHO, J.S.; MARINS, J.O.B.; FERNANDES, P.M.; Os Agrotxicos na Produo de Tomate de Mesa na Regio de Goianpolis, Gois. Goinia, v. 39, n. 4, p. 307-316, out./dez. 2009.

GALLO, D.; NAKANO, O.; SILVEIRA NETO, S.; CARVALHO, R.P.L.; BAPTISTA, G.C.; BERTI FILHO, E.; PARRA, J.R.P.; ZUCCHI, R.A.; ALVES, S.B.; VENDRAMIN, J.D.; MARCHINI, L.C.; LOPES, J.R.S.; OMOTO, C. Entomologia Agrcola. Piracicaba: FEALQ, p.920, 2002.

31

GOMES, F. L. Extenso em Agroecologia: Redesenhando Sistemas de Produo de Hortalias no Agreste Alagoano. Revista Brasileira de Agroecologia. vol. 4, n. 2, nov. 2009.

GRIMM, E.L. Previso da Ocorrncia de Requeima e Alternaria em tomateiro Industrial Irrigado sob duas Condies Climticas e seu Custo. Dissertao (Doutorado em Engenharia Agricola) Universidade Federal de Santa Maria, 2010.

LEBEDENCO, Transmissores

A. de

Eficiencia Vrus na

de

Mtodos do

de

Controle

de

Insetos

Cultura

Tomateiro

(Lycopersicon

esculentum Mill). Tese de mestrado. Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. Presidente Prudente SP. Cap.2, p.38, mar.2006.

LIMA, A.N.; BATISTA, J.L.; COSTA, N.P. Efeito de Variedades de Tomateiro no Controle da Mosca-branca (Bemisia tabaci L.). CAATINGA, Mossor-RN, v.18, n.2, p.92-97, abr./jun. 2005.

MESQUITA, A.L.M.; SILVA, J.S.; MIRANDA, F.R.; FERNANDES, C.M.F.; MARTINS, M.V.V. Impacto do Manejo Integrado de Pragas na Reduo do Nmero de Pulverizaes em Cultivo Protegido do Tomateiro na Serra da Ibiapaba. 2010.

NAIKA, S.; JEUDE, J.V.L.; GOFFAU, M.; HILMI, M.; DAM, B.V.; A Cultura do Tomate. Agrodok 17, n.6, set. 2006.

PARRA, J.R.P. e ZUCCHI, R.A.. Trichogramma in Brazil: feasibility of use after twenty years of research. Neotrop. Entomol. 2004, vol.33, n.3, pp. 271281. ISSN 1519-566X.

32

PRATISSOLI, D.; PARRA, J.R.P. Tabela de fertilidade de Trichogramma pretiosum (Hym., Trichogrammatidae) em ovos de Tuta absoluta (Lep., Gelechiidae) em diferentes temperatura. Jornal de Entomologia Aplicada, v.124, n.9-10, p.339-342, 2000.

PERIOTO, N.W.; LARA, R.I.R.; SELEGATO,A.;

et al., 2004. Himenpteros

parasitides (Insecta, Hymenoptera) coletados em cultura de caf Cofeea arbica L. (Rubiaceae) em Ribeiro Preto-SP, Brasil. Instituto Biolgico, So Paulo, v. 71, n. 1, p. 41-44, jan./mar. 2004.

PICANO, M.C.; PAULA, S.V.; JUNIOR, A.R.M.; OLIVEIRA, I.R.;SEMEO, A.A.; ROSADO, J.D.; Impactos financeiros da adoo de manejo integrado de pragas na cultura do tomateiro. Acta Scientiarum, v.26, n.2, p.245-252, 2004.

SANTOS, S. P.; WANDERLEY, P. A.; MORAES FILHO, JR.; WANDERLEY, M. A. Conscientizao de agricultores e avaliao do conhecimento do potencial de inimigos naturais de pragas em pequenas reas produtoras de erva-doce. In: I Congresso Brasileiro de Extenso Universitria. Joo Pessoa: UFPB, v. 01, 2002.

TOGNI, P.H.B. Bases Ecologicas para o Manejo de Bemisia tabaci (Genn.) bitipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) em Sistema Orgnico de Produo de Tomate. Tese de mestrado. Universidade de Brasilia. Instituto de Cincias Biolgicas. Programa de Ps Graduao em Ecologia. Brasilia DF, p.3, 2009.

TOSCANO, L.C.; BOICA J.; ARLINDO L. e MARUYAMA, W.I. Fatores que Afetam a Oviposio de Bemisia tabaci (Genn.) Bitipo B (Hemiptera: Aleyrodidae) em Tomateiro. Neotrop. Entomol. 2002, vol.31, n.4, pp. 631-634. ISSN 1519-566X.

33

VENDRAMIN, J.D. A Resistncia de Plantas e o Manejo de Pragas. Manejo integrado de pragas. So Paulo: Unesp, p.177-197, 1990.

VIDAL, M.F. Produo e rea Colhida de Tomate no Nordeste. Escritrio Tcnico de Estudos Econmicos do Nordeste ETENE. n. 21, 2010.

VILAS BAS, G.L.V.; BRANCO, M.C.; MEDEIROS, M.A. Manejo Integrado da Traa-do-tomateiro (Tuta absoluta) em Sistema de Produo Integrada de Tomate Indstria (PITI). Braslia, DF. Embrapa Hortalias. Circular Tcnica, n.73, p.2, Dez. 2009.

VINSON, S.B. Comportamento de seleo hospedeira de parasitides de ovos, com nfase na famlia Trichogrammatidae e o controle aplicado. Piracicaba: FEALQ. p.67-119, 1997.

Potrebbero piacerti anche