Sei sulla pagina 1di 7

COMO SE DEVE PORTAR O PROFISSIONAL DO ENSINO DE HISTORIA?

FABIO CALISTO DA CRUZ SILVA*


Estar no mundo sem fazer historia, sem por ela ser feito, sem fazer cultura, sem traar sua prpria presena no mundo, sem sonhar sem cantar, sem musicar, sem pintar, sem cuidar da terra, das guas, sem usar as mos, sem esculpir, sem filosofar, sem pontos de vistas sobre o mundo, sem fazer cincia, sem aprender, sem ensinar, se idias de formao, sem politizar no possvel. (Paulo Freire) 1

O interesse pela histria das religies ou sobre a compreenso da presena do homem no mundo atravs da espiritualidade vem desde a antiguidade. Aristteles formulara a teoria da degenerescncia religiosa da humanidade. Segundo o filsofo Deus seria o conhecimento de si mesmo. Na teoria da degenerescncia, o mundo sublunar2 caracteriza-se pela imperfeio, o que equivale a dizer que as coisas que o compem esto sujeitas gerao e a corrupo, isto , ao nascimento, a degenerescncia e morte. A imperfeio tambm significa violncia: o nascimento de uma coisa implica a morte de outra. Alm disso, os movimentos fsicos tambm so uma violncia. Para Aristteles, os elementos do mundo sublunar s saem do seu lugar natural mediante a violncia. Aristteles para dar conta disso elabora as noes de ato (energia) e de potencia (dynamis), o primeiro refere-se ao estado natural do ser a potencia indica aquilo que esse ser se transforma, sem deixar de s-lo:
Sendo assim, se tudo tem sua causa, preciso supor uma causa primeira, que tenha dado inicio ao ciclo infindvel de potncia-ato-potncia. Deve ser imvel porque o movimento supe uma causa, e nesse caso ela no seria a primeira. No pode ser material: a rigor a matria s existe numa forma, o que significa que uma causa eficiente a uniu; deve ser ento forma pura. Imvel ato puro, sem potncia e pura forma, a causa primeira pos em movimento o conjunto do universo. o motor imvel () esse deus deve ser tambm conhecimento, inteligncia e pensamento, mas no pode conhecer o mundo que lhe exterior, pois conhecer algo que esta fora significa suprir uma privao nessa medida deus s pode ser pensamento do pensamento, o conhecimento de si mesmo. E s pensa em si prprio numa autocontemplao () antes o mundo que se move pela atrao que sua perfeio provoca. Tal atrao o amor. Deus porem no ama o mundo ele no * Aluno de Graduao do Curso de Licenciatura em Histria Pela Ufrb Cachoeira BA.
1

FREIRE, Paulo: Pedagogia da autonomia; saberes necessrios prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996.
2

Segundo Aristteles o mundo sublunar composto de quatro elementos: gua, ar, terra e fogo. So eles a causa material de tudo o que existe nesse mundo, desde coisas inanimadas, como pedra e mar, at os seres (vegetais e animais), dependendo da forma que assumem.

deus dos cristos. o mundo que o ama e quer se assemelhar a ele, repetir sua eterna perfeio. () 3

Eis que o pensador evidencia a existncia de Deus como sendo a imobilidade da causa primeira que daria origem a existncia da matria e nesta do mundo sublunar, no h noo de tempo, para o autor no existe, assim como no se mostra uma evoluo linear. Metaforicamente Aristteles remete a criao da matria ao Sol, que seria o motor imvel onde tal perfeio provoca a rotao cclica da terra em torno do astro rei. E sentencia tal atrao o amor.
A idia de que haveria uma unidade fundamental a todas as religies, de que os mltiplos nomes de deuses designariam uma s divindade ou de que a razo humana poderia por si mesma chegar ao conhecimento da verdade, foram concluses que, segundo Mircea Elade, demonstraram o interesse pela historia das religies desde a antiguidade () 4

Lanadas as bases no Renascimento,5 do que viria a ser o mundo contemporneo em suas relaes econmicas na mentalidade mais laica se desligando do sagrado para se ocupar de preocupaes mais imediatistas; e materiais centrados principalmente no homem. Foi a partir das ultimas dcadas do sculo XVII e inicio do XVIII, tempos de muitas transformaes naturais, mudanas sociais e desenvolvimento tecnolgico que muitos autores se debruaram sobre a especificidade do sagrado. Se antes se conferia a religio um sentido pragmtico,6 no sculo posterior que atravs de uma nova concepo cientifica, d-se as analises religiosas bem como o poder emanado atravs da igreja outros significados e novos conceitos.
Esse processo, denominado por alguns historiadores laicizao da sociedade e por outro, descristianizao, atingiu seu apogeu no sculo XIX, quando se desenvolveu o materialismo e quando apropria religio se viu transformada em objeto de estudo pelos cientistas sociais. (COSTA, 2005) 7

HISTORIA DA FILOSOFIA. Organizao e texto final, Bernadete Siqueira Abro. Ed, Nova Cultural, 2004.
4

HERMAN, Jackeline: Histria das Religies e Religiosidade. In DOMNIOS DA HISTRIA. p, 474-506.


5

considerado um dos mais importantes momentos da historia do ocidente, entendido por muitos estudiosos como ruptura do mundo medieval, com suas caractersticas de sociedade agrria, estamental, teocrtica e fundiria, e o mundo moderno urbano, burgus e comercial. Marcado pelo racionalismo se d a emergncia da nova classe burguesa, desenvolvimento da economia capitalista, revoluo comercial, renascimento das artes, letras e da filosofia.
6 7

HERMAN, Jackeline: op. cit, p, 483.

COSTA, Maria Cristina Castilho: Introduo cincia da sociedade. 3. ed. ver e ampl. - So Paulo: Moderna, 2005.

As primeiras teorias vieram marcadas pela influencia do positivismo de Augusto Comte com a sua proposta de um novo sistema orgnico cientifico, aliadas as teses evolucionistas de H. Spencer e ao naturalismo de C. Darwin. Eram adeptos de uma religio natural, evolutiva e animista, esta ultima atribui alma aos animais a coisas e fenmenos da natureza.8 A sociologia surge ento, no final do sculo XIX e com ela o estudo do papel das religies de suas crenas e praticas passam a ser sistematizados. Durkeim oferece um primeiro esboo terico metodolgico. Para este autor o toteismo,9 seria a base original da vida social, pois, a representao do homem reunia as caracteristas essenciais de todas as religies. Atravs desta crena haveria a distino entre os objetos sagrados e profanos; a noo de alma e esprito; de personalidade mtica e divindade nacional; ritos de elaborao e comunho; ritos comemorativos; ritos de expiao. Max Weber atravs do mtodo de anlise que ele denomina de sociologia compreensiva, parte da premissa que toda a ao social pode ser compreendida. Focalizou aspectos e sistematizou conceitos-tipos relevantes ao definir carisma e esprito refletiu sobre a relao simblica do pensar mitolgico suas questes e problemas conceituais levantados, estavam longe de conhecer uma definio mais objetiva. O que difere das analises de Marx e Engels que segundo o estudo das religies s poderia ser feito atrelado luta de classe, as reflexes do prprio Marx em 1842, afirmara que a religio no vive no cu, mas sim na terra, percebiam a religio como uma forma de justificar as desigualdades entre as classes sociais. No bojo efervescnte do debate do paradigma sociolgico. Na dcada de cinqenta dos oitocentos, na Frana surge o espiritismo como doutrina esclarecedora do mundo espiritual atravs do trip cincia, filosofia e religio. Seu principal estudioso Allan Kardec, pseudnimo do professor Francs, Len-Hippolyte Denizart Rivail, fundador da doutrina esprita, ou melhor, dizendo, o decodificador da espiritualidade moderna. Nesse contexto ocorre que a Franca vive um golpe de Estado; Napoleo III torna-se imperador; eclodem na Europa as revolues, principalmente as de cunho cientfico e econmico; mais tarde s sociais seguida de vrias crises. A doutrina esprita esta fundamentada na moral do Cristo, acredita na reencarnao para que se possa evoluir em vrios setores. O objetivo do
8

Na Europa vigorava a crena no cristianismo, por isso devemos entender a singularidade destas teorias e explicaes na perspectiva eurocntrica que comenta Jackeline Herman. (Opus cit.) A expresso singular remete neste, caso ao domnio do cristianismo. Maiores detalhes consultar a obra.
9

O sentido do sistema totmico diz que um animal um vegetal ou qualquer outro objeto considerado como ancestral ou smbolo de uma coletividade (tribo, cl) sendo seu protetor e objeto de tabus e deveres particulares.

espiritismo a evoluo. Cultua a reencarnao e o mundo espiritual atravs das Leis espirituais que so leis naturais de Deus as chamadas leis universais, difundidas principalmente pelas teorias eurocntricas. Em todos os seus aspectos o espiritismo surge no bojo dos questionamentos acerca de paradigmas religiosos mencionados anteriormente e de maneira multifacetada consegue agrupar a morfologia destes, atravs de um trip apoiado pela filosofia, cincia e religio. E a partir da trama da decodificao relatado por Allan Kardec sua heurstica aflora. Por estar vinculado ao vis filosfico, acredita na matria e na materializao da forma e nas leis que regem o cotidiano espiritual. Deus a inteligncia suprema e causa primria de todas as coisas. Apropria-se da teoria da degenerescncia de Aristteles. (Entretanto a mesma interpretao consiste na movimentao desse Deus, ou seja, o sol esta em constante movimento e brilho no universo) atravs do mdium (elo entre o mundo espiritual e material) que se decodifica as mensagens e desvenda a linguagem do mundo dos espritos. o mdium que mantm esse elo de vivncia entre os dois mundos em um intrigante mistrio que de alguma maneira, imprime o carter religioso 10 social da doutrina. Enfim, por ter sido inspirada ou concebida pelos espritos e decodificada dialticamente atravs de perguntas e respostas que esto registradas em sua bblia (que se diferencia das demais em sua dimenso, contedo e volume) seguindo seu dogma:
O espiritismo se apresenta sob trs aspectos diferentes: o das manifestaes, o dos princpios e da filosofia que delas decorrem e o da aplicao desses princpios. Da trs classes, ou, antes, trs graus de adeptos: 1 os que creem nas manifestaes esse limitam a comprova-las; para esses o espiritismo uma cincia experimental; 2 os que lhes percebem as consequncias as consequncias morais. 3 os que praticam ou se esforam por praticar essa moral. Qualquer que seja o ponto de vista cientifico ou moral, sob que considerem esses estranhos fenmenos, todos compreendem constituem eles uma ordem, inteiramente nova, de ideias que surgem e da qual no pode deixar de resultar uma profunda modificao no estado da humanidade e compreendem igualmente que essa modificao no pode deixar de operar-se no sentido do bem 11.

10

Este carter percebido geralmente pela sociedade uma construo sociolgica, no se aplica a um tpico esprita, que por ter uma base intelectual formal concreta, auto-intitula-se como um pesquisador, estudante ou filosofo da doutrina.
11

O livro dos espritos. Allan Kardec. 76 Ed. FEB.

A partir da anlise desde a antiguidade com a teoria da degenerescncia de Aristteles atravs deste fio condutor que a sociologia com alguns dos seus principais nomes e postulados conclumos que o ensino de historia deve estar precavido para situaes constrangedoras que possam ocorrer com o profissional da educao. Entretanto, percebemos que no se pode forjar a histria ao bel prazer ou vontade de quem se ache contrariado em descobri-la da maneira como os fatos ocorreram em sua veracidade. Proceder do contrrio, seria incorrer em uma perspectiva que no levaria o aluno a reflexo ou a problematizao almejada. Sendo assim, deve haver uma preocupao dos futuros profissionais do ensino da disciplina histria em contextualizar o assunto trazendo elementos histricos que proporcione (aos que so adeptos a religio, cincia, filosofia ou a doutrina esprita) um conhecimento que se aproxime das condicionantes da prtica e vivncia dos discentes. Agindo desta maneira, como futuros professores, poderemos com a prtica responder a questo de como ensinar o espiritismo ou qualquer outra vertente religiosa em sala de aula para um grupo de pessoas que so adeptas da mesma interferindo em sua viso de mundo e nas prticas coletivas.

Referencia Bibliogrfica: ALMEIDA, L. A. Concepo de mundo religiosa e Ensino de Histria In: Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria: ANPUH, 2011. Disponvel em HTTP://www.snh2011.anpuh.org/resource/anais/141212324345 ARQUIVO religiaoAulaHistoria-r.pdf. ARANHA, Maria Lucia de Arruda: Temas de Filosofia. So Paulo: moderna, 1992. COSTA, Maria Cristina Castilho: Introduo cincia da sociedade. 3. ed. ver e ampl. - So Paulo: Moderna, 2005. HISTORIA DA FILOSOFIA. Organizao e texto final, Bernadete Siqueira Abro. Ed, Nova Cultural, 2004. HERMAN, Jackeline: Histria das Religies e Religiosidade. In; DOMNIOS DA HISTRIA. p, 474-506.
FREIRE, Paulo: Pedagogia da autonomia; saberes necessrios pratica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996.

INTRODUO AO PENSAMENTO SOCIOLOGICO: Col. (org) Ana Maria de Castro e Edmundo Ferreira Dias, 18. ed.- So Paulo, Centauro, 2005. O livro dos espritos. Allan Kardec. 76 Ed. FEB. QUINTANEIRO, Tnia: um toque de Clssicos: Durkheim, Marx e Max Weber. / Tnia Quintaneiro, Maria Ligia de Oliveira Barbosa, Mercia Gardenha de Oliveira. Belo horizonte, editora UFMG, 1995. Sites visitados, Revistas e Enciclopdia: http://www.oespiritismo.com.br/aceeso em 25/04/2012 Enciclopdia Abril. Enciclopdia Barsa. Revista Realismo Fantstico: outubro de 1995 numero 07, estudo pag. 06-07. Ncleo Editorial Realismo Fantstico (NERF) Ncleo Pesquisa Ufolgica (NPU) CURITIBA PR.

Potrebbero piacerti anche