Sei sulla pagina 1di 13

Direito Ambiental para Todos

1 - Introduo
No Sculo XXI, fcil observar que a sobrevivncia humana no planeta, desde os primrdios, esteve sempre condicionada sua interao com o meio ambiente. Ocorre que, essa percepo nem sempre se deu de forma to ntida como a que temos nos dias de hoje, visto que a evoluo dos conhecimentos foi lenta e gradual.

poca das cavernas, os humanos, nmades, viviam ainda em estado de natureza: de acordo com suas necessidades fsicas buscavam este ou aquele local, sob a condio nica de encontrarem gua e alimentao, vez que ainda no se tinha notcias de quaisquer tcnicas agrcolas ou pecuaristas.

Logo, a primeira idia de proteo da natureza foi concebida no pela conscincia de sua necessidade e utilidade na vida do homem, mas sim pelo temor a Deus, j que o homem temia ser julgado por aquilo que fizesse contra a natureza.

Importante tambm mencionar o surgimento dos Direitos Humanos, Fundamentais para o reconhecimento do prprio homem, como tambm, sculos mais tarde, do meio ambiente. Para Bobbio, doutrinador de renome internacional, o surgimento e o crescimento de determinados direitos esto intimamente ligados transformao da sociedade e suas necessidades.

Assim, do ponto de vista jurdico, o meio ambiente, alm de ser elemento essencial para a manuteno da sadia qualidade de vida no planeta, um Direito Fundamental de 3 Gerao e um bem difuso.

2 - Meio Ambiente: Direito Fundamental de 3 Gerao


No h como falar em Direitos Fundamentais, sem mencionar o fato de que por muitos sculos, perdurou no direito ocidental, cuja gnese o Direito Romano, a idia de que os conflitos sociais poderiam ser dirimidos tendo como base o direito positivo, ou seja, aquele estabelecido atravs de uma lei, sob o ponto de vista individual.

Os Direitos Fundamentais surgem e evoluem de acordo com as necessidades que os seres humanos vo apresentando no decorrer dos tempos. Historicamente, nem sempre todos os homens foram reconhecidos como pessoas, sujeitos de direitos, mas sim como coisas, "res". Na sociedade greco- romana, os homens eram escravizados, por que no lhes era assistido o direito de liberdade. O seu corpo, sua alma e bens materiais, no lhe pertenciam. Quem os detinha era o Estado.

O atual entendimento do que sejam Direitos Fundamentais se deu graas ao Cristianismo, atravs da separao entre corpo e alma, pelo qual, o corpo e os bens materiais pertenciam ao Estado, mas alma, esta, sim pertencia ao indivduo, de sorte a ocasionar a liberdade na ordem social. Outros valores tambm foram impressos, como a igualdade e a unidade, j que os filhos do mesmo Deus no podiam se odiar.

Mais tarde, na Idade Mdia, o que se verificava era a eterna imobilidade social, vez que existiam estamentos, onde cada um tinha direitos especficos: o alto clero (1 estamento) e a nobreza (2 estamento) no pagava impostos, ao passo que o 3 estamento, formado pelos servos, custeavam os ricos e os bem nascidos daquela poca.

Nesse nterim, a Revoluo Francesa, representando os interesses da burguesia em ascenso, trouxe consigo profundas mudanas polticas: liberdade, igualdade e fraternidade, refletindo a primeira gerao de Direitos Fundamentais. Logo, a Primeira Gerao de Direitos est relacionada aos direitos e garantias individuais polticos clssicos, remontando a poca da " Magna Cartha".

Como o passar do tempo, apenas os direitos de primeira gerao no eram suficientes frente s necessidades de garantir a dignidade da pessoa humana. Na poca de Revoluo Industrial, o que se assistia era a explorao total dos trabalhadores, inclusive mulheres e crianas. Clama-se, ento, a partir dos meados do Sc. XIX, pelo que passaria a ser conhecido como Segunda Gerao de Direitos, contrapondo o Estado Liberal. Destarte, todas as Cartas Constitucionais, ps Primeira Guerra Mundial reconhecessem os direitos econmicos, sociais e culturais, ainda que no efetivados, porm, visando principalmente apaziguar os conflitos de classe, baseado em um modelo corporativo, coletivo, j que tornara-se impossvel solucionar os embates, apoiando-se no antigo paradigma, pelo qual cada indivduo dono de bens e ponto final.

J os Direitos de Terceira Gerao, mais recentes, surgem aps a Segunda Grande Guerra, perodo em que grandes correntes filosficas, ideolgicas e polticas, abaladas pelos horrores nazistas, passaram a ter maior interesse pelos Direitos Humanos Fundamentais. Nessa categoria de direitos, esto elencados os direitos difusos, como meio ambiente, a qualidade de vida, o direito paz e ao progresso, observado a autodeterminao dos povos.

Alguns doutrinadores entendem que os Direitos Fundamentais j estariam em sua Quarta Gerao. Estes direitos so relacionados com as descobertas cientficas e os avanos tecnolgicos, como o direito informtico, a proteo propriedade intelectual e imaterial e as questes relacionadas com a biotica e a biotecnologia.

3 - Meio Ambiente: Bem Difuso


Os bens, levando em conta sua titularidade podem ser pblicos, privados ou de natureza difusa.

Segundo o Cdigo Civil/ 02 os bens pblicos so aqueles de domnio nacional, pertencentes s pessoas jurdicas de direito pblico interno, sendo que todos os outros bens so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencem.

Os direitos difusos foram preconizados pelo Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC) em seu Art. 81, pargrafo nico, inciso I. Diz, a referida lei que os direitos difusos so transindividuais, isto , so aqueles que transcendem, ultrapassam a figura do indivduo. Alm disso, so de natureza indivisvel, vez que pertencem a uma coletividade simultaneamente e no a esta ou aquela pessoa ou grupo de pessoas.

Em suma, os direitos difusos so transindividuais, cuja titularidade indeterminada e interligada por uma mesma circunstncia de fato e tem seu objeto um direito indivisvel.

Direitos Difusos:

*Transindividuais;

*Titularidade indeterminada;

*Mesma circunstncia de fato;

*Direito indivisvel.

J os direitos coletivos "stricto sensu" so delimitados tambm pelo Art. 81, pargrafo nico, inciso II, tambm do CDC. Trata-se tambm de um direito transindividual, cujo objeto tambm indivisvel. O que os difere dos direitos difusos a determinabilidade de seus titulares, ou seja, seus titulares so pessoas ou um grupo de pessoas bem definidos, como por exemplo, os afiliados de um determinado sindicato de empregados, os moradores do bairro Z, etc...

4 - Teoria Geral do Direito Ambiental 4.1 - Conceito de Meio Ambiente


Inmeros so os conceitos de meio ambiente. Cabe dizer que o termo meio ambiente bastante criticado por doutrinadores de vrios ramos do conhecimento, isso porque, a palavra meio diz respeito a aquilo que o centro de alguma coisa. Do mesmo modo, ambiente quer indicar uma rea onde se encontram os seres vivos. Logo, do ponto de vista lingstico, estaramos, diante de um pleonasmo.

O meio ambiente o habitat dos seres vivos. Esse habitat (meio bitico), formado por um conjunto harmonioso de condies essenciais para a existncia da vida como um todo. A biologia estuda os seres vivos de modo isolado, independentemente do seu meio ambiente. A ecologia estuda os a relao dos seres vivos com o meio ambiente. A expresso ecologia provm das palavras gregas oikos (casa) e logos (estudo), ou seja, estudo do habitat dos seres vivos. (SIRVINSKAS, 2003, 28)

Do ponto de vista legal, o conceito de meio ambiente, em se tratando de Brasil, encontrado no bojo da Lei 6938/81.

Art. 3- Para fins previstos nesta Lei, entende-se por:

I- meio ambiente, o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;

4.2 - Direito Ambiental: Conceito/Natureza Jurdica

O Direito Ambiental trabalha as normas jurdicas dos vrios ramos do direito, e se relaciona com outras reas do saber humano como a biologia, a fsica, a engenharia, o servio social, etc. , portanto o Direito Ambiental uma matria transdisciplinar que busca adequar o comportamento humano com o meio ambiente que o rodeia.

um ramo bastante recente dentro do ordenamento jurdico: no Brasil, at 1981, no se falava em tal disciplina de forma autnoma, sendo a mesma considerada um desdobramento do Direito Administrativo.

Com o advento da Lei 6938/81 e, por conseguinte, da Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA), o Direito Ambiental adquiriu status de ramo independente do direito, sendo perfeitamente possvel estabelecer seu regime jurdico, suas definies, princpios, conceitos, diretrizes, instrumentos e rgos peculiares. um ramo do Direito Pblico, mas os interesses defendidos pelo Direito Ambiental no diz respeito categoria dos direitos pblicos, nem tampouco dos direitos privados, por se tratar uma disciplina que cuida dos direitos que pairam entre a zona do pblico e do privado; a categoria dos direitos difusos.

5 - Marcos Legislativos 5.1 - Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente- PNMA (Lei 6938/81)
fruto da mudana de paradigma da sociedade, que at ento se mantinha sob a falsa idia de que os recursos naturais eram infinitos e renovveis, desconhecendo o Princpio do Desenvolvimento Sustentvel.

A Lei 6938/81 determina como seus objetivos a preservao, a melhoria e a recuperao da qualidade de vida, assegurando condies para o desenvolvimento scio-econmico, aos interesses da segurana nacional e a proteo da dignidade da pessoa humana.

Estabelece como um de seus princpios a educao ambiental (Art. 2, X), formadora de uma conscincia pblica sobre a necessidade de preservao da qualidade ambiental e do equilbrio ecolgico (Art. 4, V).

A Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA) utiliza-se de alguns instrumentos, para que possa ser efetivada a cidadania na esfera administrativa. Esses instrumentos da PNMA encontram-se arrolados no art. 9 da Lei 6938/81 e tm por diretriz, cumprir os objetivos estabelecidos em seu art. 4 .

Todo cidado, em princpio, pessoa legitimamente interessada na qualidade do meio ambiente, que patrimnio pblico a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, conforme reza o Art. 2.

Administrao Pblica, neste contexto, compete a informao acerca da qualidade do meio ambiente, para atender solicitao dessa "pessoa" referida no artigo acima citado e que tanto pode ser pessoa fsica quanto jurdica.

Em suma, inovou por estabelecer o conceito de meio ambiente, por instituir o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e estabelecer a obrigao do poluidor, independentemente de culpa, de reparar os danos causados (responsabilidade objetiva), alm de elencar os instrumentos da PNMA, como o estabelecimento de padres de qualidade ambiental (ar, gua e rudos), o zoneamento ambiental, a avaliao de impactos ambientais (EIA/ RIMA) e o Licenciamento Ambiental, etc.

5.1.1 - Padres de qualidade ambiental


O Conselho Nacional do Meio Ambiente- CONAMA, criou atravs da Resoluo 5 de 15/06/89, o PRONAR- Programa de Controle de Qualidade do Ar, com o objetivo de estabelecer limites de poluentes do ar atmosfrico, com vistas proteo da sade, ao bem estar das populaes e melhoria da qualidade de vida. Essa resoluo fixa o limite mximo de poluentes no ar atmosfrico: partculas totais em suspenso, fumaa, partculas inalveis, dixido de enxofre, monxido de carbono, oznio, e dixido de nitrognio.

Por outro lado, A Resoluo n 20 de 18/06/86 do CONAMA, classificou as guas em: doces, salobras e salinas. Essa classificao visa estabelecer o uso preponderante dos corpos dgua, que foram divididos em nove grupos. E com base nesta classificao que se dar o destino do uso da gua, em conformidade com os padres estabelecidos pelas resolues. Esse enquadramento foi regulamentado pela Resoluo CONAMA n 12 de 19/07/2000.

E finalmente, com base na Resoluo CONAMA n 1/90, foi validada a NBR n 10.152 da ABNT, que dispe sobre a avaliao de rudos em reas habitadas, pois os rudos podem causar graves danos ao aparelho auditivo do ser humano, especialmente se forem de uma forma continuada e ultrapassarem os limites permitidos pelas normas padres.

5.1.2 - Zoneamento ambiental

Seria praticamente impossvel falar em Direito Ambiental sem a existncia do Zoneamento Ambiental, que um dos instrumentos mais importantes da Poltica Nacional do Meio Ambiente (PNMA).

Atravs dele, procura-se evitar a ocupao do solo urbano ou rural de forma desordenada. O zoneamento consiste na diviso do territrio em parcelas, nas quais podero se autorizar ou interditar, total ou parcialmente, determinadas atividades.

Para tanto fez-se necessrio o estabelecimento de critrios legais bsicos, atravs do Poder Pblico. No Brasil, o Zoneamento furto de uma deciso do Poder Executivo ou de uma deciso conjunta do Poder Executivo e do Poder Legislativo. Trata-se de uma limitao administrativa ao direito de propriedade, cujo solo deve ser utilizado com base no princpio da funo social.

indispensvel a participao do cidado na elaborao do zoneamento da cidade, vez que a ordenao espacial em que ele interage e vive lhe diz respeito diretamente, alm do que o Zoneamento tem a proposta de redimensionar o desenvolvimento urbano, partindo do binmio homem/ territrio e atribuindo a cada funo e a cada indivduo, um lugar adequado no territrio com vistas consecuo do bem -estar da coletividade, respeitando os valores ambientais, para garantir melhores condies de vida e assegurar o alcance do Princpio da Dignidade Humana.

5.1.3 - Espaos Territoriais Especialmente Protegidos

So espaos protegidos pelo Poder Pblico Federal, Estadual e Municipal e so enquadrados como reas de Proteo Ambiental (APAs), de Relevante Interesse Ecolgico (ARIEs) e Reservas Extrativistas (AREX).

5.1.4 - Avaliao de Impactos Ambientais (AIA)


Mais um dos instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente, que se traduz por ser um conjunto de estudos preliminares ambientais, abrangendo "todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados com a localizao, instalao, operao e ampliao de uma atividade ou empreendimento, apresentando como subsdio para anlise da licena requerida, tais como: relatrio ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatrio ambiental preliminar, diagnstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperao de rea degradada e a anlise preliminar de risco. (Art. 1 da Resoluo CONAMA n 237/97).

A avaliao de impactos ambientais antecede o licenciamento ambiental.

5.1.5 - Estudo de Impacto Ambiental (EIA)


O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) um dos elementos da Avaliao de Impactos Ambientais (AIA). um procedimento administrativo destinado a estabelecer na viabilidade ambiental de empreendimentos, obras ou atividades que possam causar significativas modificaes ao meio ambiente. Toda e qualquer atividade potencialmente causadora de significativa degradao do meio ambiente, dever se submeter ao EIA/RIMA.

Impacto Ambiental qualquer alterao de qualidade ambiental que resulte das modificaes dos recursos naturais ou sociais, provocadas por uma ao humana. Os impactos podem ser positivos e negativos (benficos e adversos), diretos e indiretos e, a mdio e longo prazo, e temporrios e perenes.

O rgo licenciador da atividade ou obra potencialmente ou impactante quem tem legitimidade para exigir a apresentao do EIA/RIMA, sendo que o EIA dever ser realizado na fase preliminar de planejamento da obra ou atividade impactante.

O objetivo do EIA intervir no planejamento da obra ou atividade modificadora do meio ambiente, de forma a avaliar impactos e restabelecer os termos de sua viabilidade ambiental. O EIA vai possibilitar uma anlise dos impactos ambientais do projeto e suas alternativas atravs da identificao, da previso da magnitude e da interpretao da importncia dos provveis impactos considerados relevantes, levando em conta o grau de reversibilidade, as suas propriedades cumulativas e sinrgicas, a distribuio dos nus e benefcios sociais e a positividade ou negatividade dos impactos.

O EIA compem-se de 4(quatro) fases, que so:

1- Informaes Bsicas/Termo de Referncia;

2- Elaborao dos Estudos da Equipe multidisciplinar e do Relatrio de Impacto

Ambiental (RIMA);

3-Anlise dos Estudos por Equipe Tcnica do rgo ambiental;

4-Apreciao dos estudos pelo rgo licenciador.

Abrangncia dos estudos do EIA:

1- Identificao da rea de influncia do projeto;

2- Diagnstico ambiental;

3- Avaliao de Impactos ambientais;

4- Definio de medidas de mitigao e compensao;

5- Definio dos parmetros fundamentais de acompanhamento e controle de impactos.

5.1.6 - Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental o procedimento administrativo pelo qual, o rgo ambiental competente, nas respectivas esferas (Federal, Estadual e Municipal) por exemplo, IBAMA, COPAM (MG) E COMAM(BH), licencia, atravs da Licena Ambiental, a localizao, a instalao, a ampliao e a operao de empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras, bem como os empreendimentos capazes sob qualquer forma, causar degradao ambiental.

E neste contexto, quando a Constituio Federal de 88 fala em degradao ambiental, precisamos entend-la como uma agresso ambiental provvel, capaz de causar um dano sensvel, ainda que no seja excepcional ou excessivo, ou melhor dizendo, precisa ser uma degradao ambiental de proporo relevante.

A competncia para o licenciamento ambiental definida em razo do grau do impacto a ser considerado, da provvel rea a ser atingida e da proporo da degradao causada pela atividade a ser instalada.

As etapas fundamentais do licenciamento so:

1- Definio pelo rgo ambiental competente, dos documentos, projetos e estudos ambientais necessrios ao incio do processo de licenciamento, correspondente licena a ser requerida;

2- Requerimento da licena ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade;

3- Anlise pelo rgo ambiental competente, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente- SISNAMA, dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados e a realizao de vistorias tcnicas, quando necessrias;

4- Solicitao de esclarecimentos e complementaes pelo rgo ambiental competente, integrante do SISNAMA, uma nica vez, em decorrncia da anlise dos documentos, projetos e estudos ambientais apresentados, quando couber, podendo

haver a reiterao da mesma solicitao complementaes no tenham sido satisfatrios;

caso

os

esclarecimentos

5- Audincia Pblica, quando couber, de acordo com a regulamentao pertinente;

6- Solicitao de esclarecimentos e complementaes pelo rgo ambiental competente, decorrentes de audincias pblicas, quando couber, podendo haver reiterao da solicitao, quando os esclarecimentos e complementaes no forem satisfatrios;

7- Emisso de pareceres tcnicos conclusivos e quando couber, parecer jurdico;

8- Deferimento ou Indeferimento do pedido de Licena, respeitando a exigncia da devida publicidade.

As licenas ambientais podem ser modificadas, suspensas ou canceladas, toda vez que ocorrer violao ou inadequao de quaisquer condicionantes ou normas legais, ou quando houver omisso ou falsa descrio de informaes relevantes que subsidiaram a expedio da licena requerida. Ou ainda, quando houver supervenincia de graves riscos ambientais e de sade.

Incorre no crime capitulado no art. 60 da Lei Federal 6905/98, Lei de crimes ambientais, alm de constituir uma infrao administrativa, quem instala, opera ou amplia atividade sem licenciamento ambiental.

5.2 - Lei da Ao Civil Pblica- responsabilidade de danos causados ao meio ambiente (Lei 7347/85)
Condizente com os Direitos Fundamentais de 3 Gerao introduziu no ordenamento jurdico a Ao Civil Pblica (ACP), instrumento processual especfico para a defesa do ambiente e outros interesses difusos e coletivos como o direito do consumidor, quando atingidos por danos morais e patrimoniais.

Implementou o sistema de acesso coletivo Justia, ao dispor em seu Art. 5, I e II sobre a legitimidade ativa (quem pode propor a ao) das associaes civis, fundadas h mais de um ano, nos termos da lei civil, cuja finalidade compreenda a proteo ao meio ambiente.

5.3 - Constituio Federal/ 1988 (CF/88)

A CF/ 88 recepcionou o conceito atribudo ao meio ambiente pelo legislador ordinrio. Em 1.988 nossa Lei Fundamental, pela primeira vez na histria, abordou o tema meio ambiente, dedicando a este um captulo, que contempla no somente seu conceito normativo, ligado ao meio ambiente natural, como tambm reconhece suas outras faces: o meio ambiente artificial, o meio ambiente do cultural, o meio ambiente do trabalho e o patrimnio gentico, tambm tratados em diversos outros artigos da Constituio.

O Art. 225 exerce na Constituio Federal de 88 o papel de principal norteador do meio ambiente, devido a seu complexo teor de direitos, mensurado pela obrigao do Estado e da Sociedade na garantia de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, vez que um bem de uso comum do povo, plausvel de total preservao e manuteno para as presentes e futuras geraes.

Bastante ntidos tambm so os objetos de tutela ambiental oferecidos pelo Art. 225. Seu objeto imediato representado pela qualidade ambiental, enquanto que o objeto mediato vai de encontro ao trinmio sade, bem estar e segurana, resumidos na expresso qualidade de vida.

5.3.1 - Classificao do Meio Ambiente


Ainda persiste a equivocada concepo de que preservar o meio ambiente proteger somente a fauna e a flora. Hoje, sabemos que o meio ambiente, bem jurdico tutelado, pode ser enquadrado sob cinco prismas diferenciados: o meio ambiente natural, o meio ambiente artificial, o meio ambiente cultural, o meio ambiente do trabalho e o patrimnio gentico.

Meio Ambiente Natural ou Fsico

composto pelos recursos naturais; gua, solo, ar atmosfrico, fauna e flora.

Est explicitado mediatamente no Art. 225 da Constituio Federal de 88.

A tutela imediata encontrada no 1, I e VII do referido artigo.

Meio Ambiente Artificial

Formado pelos espaos urbanos, incluindo as edificaes que so os espaos urbanos fechados (ex: um prdio residencial) e os equipamentos pblicos ou espaos urbanos abertos (ex: uma via pblica, uma praa). Em suma, o meio ambiente artificial tem seus olhos voltados para a cidade, o que no significa desprezo pelo que rural, pois no conceito de cidade est implcita a idia relativa espaos habitveis, como um todo.

Alm do Art. 225, existem outros dispositivos constitucionais disciplinando o tema, como o caso do Art. 182, inserido no captulo que cuida da poltica urbana, do Art. 21, XX, determinando a competncia material da Unio nas diretrizes para o desenvolvimento urbano, promovendo a habitao, o saneamento bsico e o transporte urbano, do Art. 5, XXIII pelo qual, toda propriedade dever atender sua funo social. Vale destacar ainda, a Lei 10257/01, popularmente conhecida como Estatuto da Cidade, como norma fundamental para a proteo do meio ambiente artificial.

Meio Ambiente Cultural

O meio ambiente cultural formado pelo patrimnio cultural, este composto pelo patrimnio histrico, artstico, turstico, paisagstico e arqueolgico. Est disciplinado no Art. 216 da CF/88.

A proteo ao patrimnio cultural tem sua relevncia no fato de ser um dos princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, por se tratar da memria do povo: um indicador de cidadania. Para Jos Afonso da Silva, constitucionalista brasileiro, o meio ambiente cultural tambm artificial, mas com sentido e valorao especial.

Meio Ambiente do Trabalho

o local onde homens e mulheres desenvolvem suas atividades de trabalho. Para que esse local seja considerado adequado para o trabalho, dever apresentar alm de condies salubres, ausncia de agentes que coloquem em risco o corpo fsico e a sade mental dos trabalhadores.

A tutela mediata do meio ambiente do trabalho se encontra no Art. 225, enquanto que no Art. 200, VIII a CF/88 tutela imediatamente o meio ambiente do trabalho, pois afirma que compete ao Sistema nico de Sade colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

No entanto, a proteo conferida pelo meio ambiente do trabalho diversa da oferecida pelo direito do trabalho. Ao se falar em meio ambiente do trabalho est se referindo manuteno da sade e da segurana do trabalhador no local onde trabalha. J o direito do trabalho protege o trabalhador no sentido de ser um conjunto de normas disciplinadoras entre empregador e empregado.

Patrimnio Gentico

Relacionado com a engenharia gentica que manipula molculas de ADN/ARN reconbinante originando a produo de transgnicos, a fertilizao " in vitro", etc. Tutelado imediatamente no Art. 225 V.

5.3.2 - Competncias constitucionais em matria ambiental

A Constituio Federal de 88, alm de consagrar a preservao do meio ambiente, anteriormente protegido somente a nvel infraconstitucional, procurou definir as competncias dos entes da federao, inovando na tcnica legislativa, por incorporar ao seu texto diferentes artigos disciplinando a competncia para legislar e para administrar. Essa iniciativa teve como objetivo promover a descentralizao da proteo ambiental.

Assim, Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal possuem ampla competncia para legislarem sobre matria ambiental, apesar de no raro surgem os conflitos de competncia, principalmente junto s Administraes Pblicas.

Competncia Privativa da Unio:

Somente pode ser exercida pela Unio, salvo mediante edio de Lei Complementar que autorize os Estados a legislarem sobre as matrias relacionadas com as guas, energia, populaes indgenas, jazidas e outros recursos minerais, alm das atividades nucleares de qualquer natureza.

Competncia Comum:

O Art. 23 concede Unio, Estados, Municpios e o Distrito Federal competncia comum, pela qual os entes integrantes da federao atuam em cooperao administrativa recproca, visando alcanar os objetivos descritos pela prpria Constituio. Neste caso, prevalecem as regras gerais estabelecidas pela Unio, salvo quando houver lacunas, as quais podero ser supridas, por exemplo, pelos Estados, no uso de sua competncia supletiva ou suplementar.

Competncia Concorrente:

Implica no estabelecimento de moldes pela Unio a serem observados pelos Estados e Distrito Federal. (Art. 24)

Competncia Municipal:

A Constituio Federal de 88 estabelece que mediante a observao da legislao federal e estadual, os Municpios podem editar normas que atendam realidade local ou at mesmo preencham lacunas das legislaes federal e estadual (Competncia Municipal Suplementar).

5.4 - Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9605/98)

Os ambientalistas brasileiros h bem tempo, ansiavam por um Cdigo Ambiental que sistematizasse todo o ordenamento jurdico do Direito Ambiental. A base desta aspirao nas dificuldades encontradas por todos aqueles que desenvolviam ou vivenciavam atividades empresariais DISCIPLINADAS CONTRADITORIAMENTE OU INCORRETAMENTE PARA A PROTEO E CONSERVAO AMBIENTAL.

Com o advento da Lei dos Crimes Ambientais (LCA), as reivindicaes dos ambientalistas foram parcialmente atendidas, no sentido de que as infraes penais e administrativas ambientais, passaram a ser disciplinadas de modo a se atribuir um cunho de maior relevncia s primeiras, transformando as punies criminais nas agresses ao meio ambiente, em importante captulo do Direito Penal Ambiental.

Isto porque, a LCA fez surgir uma nova mentalidade incriminadora, que rompeu com os clssicos esquemas jurdicos penais e passou a julgar as infraes ambientais sob a tica especialssima da educao ambiental, como forma de preveno aos abusos e usos indiscriminados e incorretos dos recursos naturais.

A Lei de Crimes Ambientas, tambm chamada de Lei da Natureza, enfocou a questo da proteo ambiental, sistematicamente, quando reuniu em cinco sees, num nico texto legal, delitos que se encontravam esparsos em outras legislaes diferenciadas tais como o Cdigo de Pesca, o Cdigo Florestal, o Cdigo de Minerao, etc. e tipificou crimes contra a fauna (Artes. 29 ao 37), a flora (Arts. 38 ao 53), a poluio (Arts.54 ao 61) o ordenamento urbano, o patrimnio cultural, alm de prever crimes contra a Administrao Ambiental.

Todavia, infelizmente, alguns importantes aspectos da proteo ecolgica no foram abrangidos, tais como a biodiversidade, a manipulao gentica, os cetceos, entre outros assuntos.

Introduzindo inovaes como a responsabilidade da pessoa jurdica (Art. 3), que , com toda certeza a maior delas, rompe definitivamente com o paradigma do axioma "societas delinquere non potest", ao atribuir pessoa jurdica legitimidade passiva no crime ambiental, assim como, com a desconsiderao da personalidade jurdica em caso de fraude, traduz a acuidade do legislador ambiental em evitar que a responsabilidade penal da pessoa jurdica mascarasse a responsabilidade pessoal, individual dos autores, co-autores e partcipes do fato incriminado; como ainda permite a fixao de penas alternativas pena de priso, como uma forma de ressocializao do infrator ambiental, que passa a ter um papel diferenciado dentro do ordenamento jurdico punitivo.

A LCA ratifica com essas inovaes o carter essencialmente educativo da norma penal ambiental, numa tentativa de harmonizar as normas incriminadoras e suas respectivas penas, com os vrios elementos especiais que compem o meio ambiente e fazendo reconhecer ao lado da criminalidade tradicional, uma outra idia do injusto penal, o ambiental, fruto de uma sensibilidade social emergente e transformadora, face s exigncias dos tempos atuais.

Outra inovao digna de considerao diz respeito preocupao com a reparao do dano ao meio ambiente, que o art. 27 da LCA, institui como valioso mecanismo de tutela efetiva ao meio ambiente, quando condiciona a transao penal, que a aplicao imediata de multas ou imposio restritiva de direito, prvia composio do dano ou ainda quando condiciona a transao processual, reparao do dano, atravs do laudo de constatao de reparao de dano ambiental.

E, finalmente, importante destacar o carter tambm criminalizador da LCA, vez que, elevou categoria de delitos, comportamentos, antes classificados como meras infraes administrativas ou ainda como contravenes penais, entrando at mesmo, em dissonncia com os princpios constitucionais penais da interveno mnima e da insignificncia.

6 - Meios Processuais para a Defesa do Meio Ambiente

Como vivemos em um Estado Democrtico de Direito, no nos assistido o direito de "fazer justia com as prprias mos".Deste modo, cabe ao Judicirio, toda vez que provocado dizer o direito, solucionando a lide proposta por um autor(es) contra determinado (s) ru (s). Eis a o famoso Princpio da Indeclinabilidade da Jurisdio.

No caso especfico da proteo do meio ambiente, existem algumas aes que podem ser utilizadas como a Ao Civil Pblica, a Ao Popular, o Mandado de Segurana Coletivo e o Mandado de Injuno.

Para efeitos didticos, vamos tratar apenas da Ao Civil Pblica e da Ao Popular, meios processuais de defesa, alm da atuao do Ministrio Pblico, extremamente

relacionados com o Princpio da Participao, pelo qual h uma efetiva participao social, na defesa e proteo de um bem que pertence a todos.

6.1 - Ao Civil Pblica (ACP)

Modalidade de ao prevista constitucionalmente no Art. 129, III e legalmente atravs da Lei 7.347/85.

ajuizada no Juzo Cvel visando defender e proteger bens sociais e pblicos e os interesses coletivos e difusos.

A Lei 7.347/85 prev duas espcies de tutela: a repressiva (ocorre quando o agente j cometeu a conduta lesiva ao meio ambiente) e a preventiva (permite evitar a consumao de danos ao meio ambiente). A tutela preventiva pode ser exercida mediante a utilizao de dois mecanismos distintos: atravs da ao cautelar (acautela o direito- Art. 4 da Lei), ou atravs da liminar (desde que presentes o "periculum in mora" e o "fumus boni iuris" - Art. 12 da Lei).

Em se tratando da legitimidade ativa (legitimidade para propor a ao), a Unio, os Estados e os Municpios, o Ministrio Pblico, como tambm as Autarquias, Empresas Pblicas, Fundaes, Sociedade de Economia Mista e Associaes, fundadas h mais de um ano, nos termos da lei civil, que inclua entre suas finalidades institucionais a proteo ao meio ambiente ou a qualquer outro bem ou interesse difuso/ coletivo esto aptas para propor a ACP. Importante ressaltar que permitido o Litisconsrcio (quando h mais de um autor propondo a mesma ao) e a Assistncia (pelo Ministrio Pblico, por exemplo).

Quanto ao plo passivo, no h qualquer especificidade. Assim, tanto pessoas fsicas quanto jurdicas que de alguma forma causaram ou contriburam para que o dano ambiental ocorresse sero demandadas.

O causador do dano ou poluidor poder ser condenado, dependendo da natureza do pedido formulado na ao, de acordo com o caso concreto, conforme diz o Art. 3, pelo qual as condenaes na ACP podero ter por objeto a condenao em dinheiro ou o cumprimento da obrigao de fazer ou no fazer.

6.2 - Ao Popular

A Ao Popular um antigo remdio jurisdicional, cujas origens remontam o Direito Romano, porquanto o direito defendido no correspondia ao individual, mas sim do indivduo como membro da sociedade.

No Brasil, essa garantia constitucional foi prevista primeiramente na Constituio de 1934.

A Constituio Federal de 88 em seu Art. 5, LXXIII, dispe que qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular o ato lesivo contra o meio ambiente e outros direitos e interesses difusos.

O pressuposto para a propositura da Ao Popular a ocorrncia de um ato lesivo contra o meio ambiente.

Como bem aponta o Professor Fiorillo, em seu Curso de Direito Ambiental Brasileiro, a finalidade da Ao Popular anular o ato lesivo, portanto desconstituir o ato j praticado. No entanto, se for um ato material propriamente dito, v.g, se uma empresa sem licena para funcionar desrespeitar a norma e poluir o ambiente, a pretenso da Ao Popular ser extirpar o ato que est sendo praticado, de modo a prescrever a absteno da prtica.

Por derradeiro, importante frisar que, estando o ato consumado, ainda que as conseqncias nocivas ao meio ambiente estejam sendo produzidas, no caber Ao Popular, porquanto esta no se presta a reparao do dano- seno estaramos no campo de incidncia da ACP, alm do que visa atacar o ato e no suas conseqncias.

Para a determinao do rito processual a ser seguido, dever ser levado em conta o bem tutelado. Na defesa dos bens pblicos dever ser observado o procedimento prescrito pela Lei 4.717/65 e na defesa do meio ambiente o procedimento adotado o da Lei 7.347/ 85 e o Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC).

Em se tratando da legitimidade ativa, estabelece a Lei 4.717/ 65 ser necessria a prova de cidadania para ingresso em juzo, feita mediante a apresentao do ttulo eleitoral ou documento equivalente. No entanto, parte da doutrina tm afirmado que na defesa do meio ambiente, seria o ttulo eleitoral uma prova dispensvel, justamente pelo fato de ser o meio ambiente um bem difuso.

6.3 - Inqurito Civil

Procedimento administrativo de carter investigatrio e natureza inquisitorial, exclusivo do Ministrio Pblico, destinado a fornecer provas e demais elementos de convico que fundamentem uma futura ao judicial, na busca da defesa de valores e interesses transindividuais.

A Constituio Federal de 88 o disciplina em seu Art. 129, III, enquanto que a Lei 7.347/85 o retrata no Art. 8.

Como se trata de procedimento administrativo no destinado a aplicao de penas ou sanes, mas sim para a apurao de fatos para embasamento de uma futura ao judicial (Ao Civil Pblica- ACP), no confere ao investigado a Ampla Defesa e o Contraditrio. Esta caracterstica se torna ainda mais evidente quando a lei dos crimes ambientais explicita em seu Art. 19, Pargrafo nico que a percia produzida no inqurito civil ou no juzo cvel poder ser aproveitada no processo penal, instaurando- se o contraditrio.

Todavia, se o Promotor de Justia entender j existirem elementos convincentes, poder promover de imediato a ACP, alm do que, poder promover a Ao Penal Pblica, desde que haja materialidade de crime e indcios de autoria.

Portanto, o pressuposto para a instaurao do Inqurito Civil a existncia de fato determinado, do qual decorra ou possa decorrer leso ao meio ambiente. Cabe dizer ainda, que o Inqurito Civil ser instaurado por meio de portaria, por despacho admitindo representao, por determinao do Procurador Geral de Justia ou do Conselho Superior do Ministrio Pblico.

A concluso do Inqurito Civil se d com a propositura da ACP ou o seu arquivamento. Fato curioso que a Lei 7.347/85 no estipulou prazo para a concluso do Inqurito Civil, deixando tal determinao a cargo do Ministrio Pblico local, atravs de suas Leis de Organizao.

Se o Promotor de Justia entender ser o caso de arquivamento, o Inqurito Civil dever ser enviado para o Conselho Superior do Ministrio Pblico para exame, do qual, poder se chegar as seguintes concluses: a ratificao do arquivamento (no haver prosseguimento no Inqurito, nem a propositura da ACP) ou a discordncia com o arquivamento (outro Promotor ser designado para prosseguir com as investigaes ou para ajuizar a ACP).

Por fim, uma vez arquivado o Inqurito Civil, fica o Ministrio Pblico impedido de propor ACP. Mas, nada impede que os outros legitimados o faam.

6.3.1 - Compromisso de Ajustamento de Conduta ou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC):

O Compromisso de Ajustamento de Conduta no pode ser visto como uma Transao, instituto jurdico utilizado no Direito Civil, de cunho eminentemente privado, residindo a, o motivo pelo qual suas regras no podem ser aplicadas quando esto em pauta os direitos ou interesses difusos.

Via de regra, o TAC um acordo extrajudicial firmado entre o Ministrio Pblico ou qualquer outro rgo co- legitimado na propositura da Ao Civil Pblica (ACP) e o interessado, por ocasio do Inqurito Civil ou procedimento avulso, afim de evitar a propositura da ACP. Se o TAC for obtido por no legitimado, ser considerado ato inexistente.

Tambm poder ser negociado no curso do processo ou levado em procedimento avulso homologao judicial.

O TAC corrobora com o Princpio da Participao, vez que um meio de efetivao do pleno acesso Justia, ainda que a partir de tomado e efetivamente cumprido, torna- se uma eficaz medida que evita o ingresso em Juzo, mas ao mesmo tempo tenta recuperar o mais fielmente possvel o dano causado ao meio ambiente.

Para a homologao do TAC os seguintes critrios devero ser cumpridos:

1- Integral reparao do dano, em razo da natureza indisponvel do direito violado;

2- Identificao das obrigaes a serem estipuladas;

3- Cominaes de obrigaes para a hiptese de inadimplemento;

4- Anuncia do MP, quando no seja o autor.

Potrebbero piacerti anche